Issuu on Google+

e d i ç ã o:

renascimento

historia da arte

Leonardo da Vinci: Monalisa


renascimento

O Renascimento foi uma transformação da Idade Média para a Moderna, se iniciou por volta de 1300 a 1650. Foi um período importante para a história, fora a representação da arte grego-romana, o Homem começou a buscar a si próprio e deixar a religião de lado. Por curiosidade foi neste período que surgiu o Humanismo.


Na pintura renascentista, o homem, por meio das técnicas que já haviam sido feitas na arte gótica, começaram a fazer uso do realismo, da perspectiva e do claro-escuro. Faziam isso através dos princípios da matemática e da geometria e, através do volume e as técnicas anteriormente citadas. A pintura se aproximava do realismo. Cada artista possuía seu estilo e individualidade e não estavam presos às regras como os artistas da Idade Antiga.


Sandro Botticelli Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento cultural. Em suas obras havia representação de Beleza, detalhes, delicadeza e muitas coisas graciosas.

Sandro Botticelli: Nascimento de vĂŞnus


Fra Angélico Seu verdadeiro nome é Guido di Pietro, foi um artista da religião Cristã, por isso a maioria de suas obras são de religiosidade. Sua pintura surpreende tanto por sua qualidade técnica quanto pela profunda devoção que a inspira.

Fra Angélico: O juízo Universal

Paolo Uccello: Uccello fez parte do Quattrocento do Renascimento, destacando-se por sua maestria nas pinturas em perspectiva e pela impressão de relevo que deu à pintura, recorrendo para isso ao claro-escuro. Era obcecado pela perspectiva.

A batalha de São Romano


Piero della Francesca Foi um pintor italiano do Quattrocento, nome dado à segunda fase do movimento Renascentista italiano. Piero primou sempre pela criatividade em relação ao passado medieval, apresentando técnicas e temáticas inovadoras como, por exemplo, o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, e, sobremaneira, a perspectiva e a criação do volume.

A Ressurreição de Cristo.

Retrato de Federico Montefeltro

leonardo da vinci Antes de tudo fora o Leonardo ser um ótimo pintor ele também era um grande Pesquisador, que contribuiu para diversos trabalhos, entre eles auxiliou no estudo da perspectiva da Anatomia Humana e também das proporções matemáticas. Para a pintura ele Dominou a técnica de luz e sombra e da perspectiva.


A Santa Ceia.

Michelangelo di Lodovico Buonarroti

Pieta de Michelangelo

Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte doocidente. Desde pequeno Michelangelo tinha um grande conhecimento, já entendia sobre o padrão grego de belezae a filosofia de Platão, entre outras coisas.


As esculturas do renascimento são caracterizadas pelo grande naturalismo, realismo e pelo humanismo. Os escultores representavam em suas obras figuras humanas nuas onde expressavam os sentimentos e as emoções características do ser humano, baseando-se na bíblia, mitologia e a natureza. Os artistas que mais de destacaram foram : Michelangelo e verrocchio. Foi no renascimento em que os escultores começaram a utilizar com perícia o mármore, a pedra,o bronze, a madeira ou a terracota.


Michelangelo: Davi Andréa del Verrocchio: Davi

Principais características: * Ordens Arquitetônicas * Arcos de Volta-Perfeita * Simplicidade na construção * A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas * Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares)


O principal arquiteto renascentista: Brunelleschi - é um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi como construtor, porém, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cúpula da catedral de Florença e a Capela Pazzi.

Capela da família Pazzi

Nave da Spirito Santo


Editor de Arte Camila Monteiro Textos Gabriel Catore Giovani Ivan Richard Zanetti Camila Monteiro RevisĂŁo Camila Monteiro Imagens Weheartit WikipĂŠdia Pinterest


e d i ç ã o:

renascimento

historia da arte


Revista HDA