Page 1

A CARAVANA, dezembro 2013

Página 1

A$$

CARAVANA$ Rio$de$Janeiro$+$Brasil$ Nº$536$–$Ano$XLVI$

Dezembro(2013( INFORMATIVO$DO$

CENTRO$ESPÍRITA NAIR$MONTEZ$DE$CASTRO

QUE É O NATAL? Eu, menino, sentado na calçada, sob um sol escaldante, observava a movimentação das pessoas em volta, e tentava compreender o que estava acontecendo. Que é o Natal? - Perguntava-me, em silêncio. Eu, menino, ouvira falar que aquele era o dia em que Papai Noel, em seu trenó puxado por renas, cruzava os céus distribuindo brinquedos a todas as crianças. E por que então, eu, que passo a madrugada ao relento nunca vi o trenó voador? Onde estão os meus presentes? Perguntava-me. E eu, menino, imaginava que o Natal não deveria ser isso. Talvez fosse um dia especial, em que as pessoas abraçassem seus familiares e fossem mais amigas umas das outras. Ou talvez fosse o dia da fraternidade e do perdão. Mas, então, por que eu, sentado no meio-fio, não recebo sequer um sorriso? - Perguntava-me, com tristeza - E por que a polícia trabalha no Natal? E eu, menino, entendia que não devia ser assim... Imaginava que talvez o Natal fosse um dia mágico porque as pessoas enchem as igrejas em busca de Deus. Mas por que, então, não saem de lá melhores do que entraram? Debatia-me, na ânsia de compreender essa ocasião diferente. Via risos, mas eram gargalhadas que escondiam tanta tristeza e ódio, tanta amargura e sofrimento... E eu, menino, mergulhado em tão profundas reflexões, vi aproximar-se um homem... Era um belo homem... Não era gordo nem magro, nem alto nem baixo, nem branco, nem negro, nem pardo, nem amarelo ou vermelho. Era apenas um homem com olhos cor de ternura e um sorriso em forma de carinho que, numa voz em tom de afago, me saudou: Olá, menino! Oi!... Respondi, meio tímido. E, com grande admiração, vi-O acomodar-se ao meu lado, na calçada, sob o sol escaldante. Eu, menino, aceitei-o como amigo, num olhar. E atirei-lhe a pergunta que me inquietava e entristecia: Que é o Natal? Ele, sorrindo ainda mais, respondeu-me, sereno: Meu aniversário. Como assim? - Perguntei, percebendo que Ele estava sozinho.

Por que você não está em casa? Onde estão os seus familiares? E Ele me disse: Essa é a minha família, apontando para aquelas pessoas que andavam apressadas. E eu, menino, não compreendi. Você também faz parte da minha família... Acrescentou, aumentando a confusão na minha cabeça de menino. Não O conheço! – Disse. É porque nunca lhe falaram de mim. Mas eu o conheço. E o amo... Tremi de emoção com aquelas palavras, na minha fragilidade de menino. Você deve estar triste, comentei, porque está sozinho, justo no dia do próprio aniversário... Neste momento, estou com você. – Respondeu-me, com um sorriso. E conversamos... Uma conversa de poucas palavras, muito silêncio, muitos olhares e um grande sentimento, naquela prece que fazia arder o coração e a própria alma. A noite chegou... E as primeiras estrelas surgiram no céu. E conversamos... Eu, menino, e Ele. E Ele me falava, e eu O entendia. E eu O sentia. E eu O amava... Eu, menino: sou as cordas. Ele: o artista. E entre nós dois se fez a melodia!... E eu, menino, sorri... Quando a madrugada chegou, enquanto piscavam às luzes que iluminavam as casas, Ele se ergueu e eu adivinhei que era a despedida. E eu suspirava, de alma renovada. Abracei-O pela cintura, e lhe disse: Feliz aniversário! Ele ergueu-me no ar, com Seus braços fortes, tão fortes quanto à paz, e disse-me: Presenteie-me compartilhando este abraço com a minha família, que também é sua... Ame-a com respeito. Respeite-a com ternura, com carinho e amizade. E tenha um Feliz Natal! E porque eu não queria vê-lO ir-se embora, saí correndo em disparada pela rua. Abandonei-O, levando-O para sempre no mais íntimo do coração... E saí em busca de braços que aceitassem os meus... E eu, menino, nunca mais O vi. Mas fiquei com a certeza de que Ele sempre está comigo, e não apenas nas noites de Natal... E eu, menino, sorri... Pois agora eu sei que Ele é Jesus... E é por causa d’Ele que existe o Natal. Redação do Momento Espírita, com base em texto de Fábio Azamor, da cidade de Rio Bonito-RJ.


A CARAVANA, dezembro 2013

Página 2

MENSAGEM PARA O ANO NOVO No Ano Novo que chega, repleto do amor de Deus, desejamos muitas bênçãos para ti e para os teus. Que tenhas boa saúde, mesmo que estejas doente, com o pensamento em Jesus levando a vida p'ra frente. Que possas manter acesa a chama azul da bonança, semeando a fraternidade, a caridade e a esperança. No ano que chega agora, cheio de oportunidades, que transformes desafetos em felizes amizades. Tem cuidados pela rota do ano agora nascente, nos esforços p'ra que possas viver bem com toda gente. Não deixes nunca passar as chances de progredir, sem corromper bons costumes e sem a ninguém ferir. Estuda firme e trabalha p'ro bem do mundo, onde estejas, pois só gozarás as bênçãos dos valores que projetas. Pensa melhor na vivência junto aos teus familiares. Educa, ama e orienta, para te felicitares. Pais, irmãos, esposos, filhos, afins da esfera do ar são-te as preciosas gemas que te cabe resguardar. Nesse Ano Novo promete a ti mesmo, de verdade, exercitar na família mais atenção e bondade. Procura passar distante, no tempo que Deus te oferta, das dissipações, dos vícios, na busca da estrada certa. Cuida melhor do corpinho com que nasceste na Terra, p'ra que não te sintas presa do suicídio que a alma emperra. Saúda esse novo tempo com paz no teu coração, envolvendo os teus afetos na mais sentida oração. E se plantares, com fé, as sementes de alegria, teu Novo Ano, então, será de belezas, dia-a-dia. Redação do Momento Espírita, com base na mensagem Ano Novo, pelo Espírito Sebastião Lasneau, psicografia de Raul Teixeira, em 05.01.1998, na Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói, RJ. Em 02.01.2012.

CONVITE MANHÃ COM JESUS Convidamos a todos para participarem do 32º Encontro “Manhã com Jesus”, com o tema “O EVANGELHO DE JESUS” que será realizado no domingo, dia 08 de dezembro de 2013, ás 8h30min. Esperamos vocês entre nós! AGRADECIMENTO Agradecemos a todos os frequentadores, trabalhadores e colaboradores pelas doações realizadas em 2013. Desejamos a todo vocês um Natal e Ano Novo repleto de realizações com Jesus, queridos companheiros de caminhada. Direção do CENMC. NAS ORAÇÕES DE NATAL Rememorando o Natal, lembramo-nos de que Jesus é o Suprimento Divino à Necessidade Humana. Para o Sofrimento, é o Consolo; Para a Aflição, é a Esperança; Para a Tristeza, é o Bom Ânimo; Para o Desespero, é a Fé Viva; Para o Desequilíbrio, é o Reajuste; Para o Orgulho, é a Humildade; Para a Violência, é a Tolerância; Para a Vaidade, é a Singeleza; Para a Ofensa, é a Compreensão; Para a discórdia, é a Paz; Para o egoísmo, é a Renúncia; Para a ambição, é o Sacrifício; Para a Ignorância, é o Esclarecimento; Para a Inconformação, é a Serenidade; Para a Dor, é a Paciência; Para a Angústia, é o Bálsamo; Para a Ilusão, é a Verdade; Para a Morte, é a Ressurreição. Se nos propomos, assim, aceitar o Cristo por Mestre e Senhor de nossos caminhos, é imprescindível recordar que o seu Apostolado não veio para os sãos e, sim, para os antigos doentes da Terra, entre os quais nos alistamos... Buscando, pois, acompanhá-lo e servi-lo, façamos de nosso coração uma luz que possa inflamar-se ao toque de seu infinito amor, cada dia, a fim de que nossa tarefa ilumine com Ele a milenária estrada de nossas experiências, expulsando as sombras de nossos velhos enganos e despertando-nos o espírito para a glória imperecível da Vida Eterna.

Do livro "Os Dois Maiores Amores" - Francisco C. Xavier - Autores Diversos


A CARAVANA, dezembro de 2013

Página 3

LIVRO DO MÊS

19/10/2013

ANTOLOGIA MEDIÚNICA DO NATAL Espíritos diversos – Psicografia Francisco C. Xavier "Ao clarão do Natal, que em ti acorda a música da esperança, escuta a voz de alguém que te busca o ninho da própria alma! Alguém que te acende a estrela da generosidade nos olhos e te adoça o sentimento, qual se trouxesses uma harpa de ternura escondida no peito. Sim, é Jesus, o amigo fiel, que volta."

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES ASSISTENCIAIS 05/11/2013

19/11/2013

ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO DO NOVO AMBULATÓRIO DO CENMC

Irmãos, as obras do novo prédio do ambulatório estão a pleno vapor. Com a dedicada atuação dos irmãos Geraldo (Livraria) e Leydervan (Estudo Sistematizado), tanto na elaboração dos projetos como na fiscalização das obras, o cronograma de construção está dentro do prazo e os imprevistos de obras sendo resolvidos. O pavimento térreo já está com paredes e no fim de novembro demos início a concretagem da laje do segundo pavimento. Graças à colaboração de todos vocês o andamento das obras está dentro do cronograma e os compromissos assumidos honrados pontualmente. Agradecemos a todos que tem colaborado com nossa obra e ratificamos a necessidade da colaboração de todos os que puderem e quiserem ajudar a Casa de Pedro e Nair neste desafio que é a construção do novo prédio do Ambulatório. Quem desejar e puder contribuir com qualquer quantia, basta dirigir-se a nossa tesouraria. Desde já conte com o nosso muito obrigado! AJUDE-NOS A AJUDAR, TORNANDO-SE ASSOCIADO DO CENMC

AMBULATÓRIO MÉDICO Quartas-feiras, às 14h. CAMPANHA DO QUILO 2º domingo do mês, às 9h. DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS 1º domingo do mês, às 9h. DISTRIBUIÇÃO DE ENXOVAIS PARA BEBÊS Inscrição: segundas-feiras, às 15h (a partir do 7º mês) Distribuição: última segunda-feira do mês, às 15h. DISTRIBUIÇÃO DE LEITE-CRIANÇAS ATÉ 3 ANOS Segundas-feiras, às 14h. DISTRIBUIÇÃO DE ROUPAS E CALÇADOS Quartas-feiras, às 14h30min. OFICINA DE INFORMÁTICA Crianças da Evangelização: sábados, das 9h15min às 10h30min. Centro de Recreação Mestra Tereza de Jesus: quartas, das 9h às 11h. OFICINA DE PINTURA, PONTO DE CRUZ E CROCHÊ Segundas, às 14h. SALA DE COSTURA / BAZAR Segundas-feiras, às 14h. SOPA DAS QUARTAS-FEIRAS Quartas-feiras, às 14 h. SOPA DA POPULAÇÃO EM RUA 3º sábado do mês.

CAMPANHAS EM ANDAMENTO Leite em pó integral, óleo vegetal, sal, espaguete, farinha de mesa e fubá; cobertores de adultos; conjuntinhos de camisinhas de pagão de malha, fraldas de tecido e toalhas de banho para recém-nascidos (cores neutras, para ambos os sexos), mamadeiras, sabonetes infantis e alfinetes para fraldas; latas vazias (400g) de leite em pó ou achocolatado. Agradecemos pela grande colaboração!


A CARAVANA, dezembro de 2013

REUNIÕES(PÚBLICAS( PROGRAMAÇÃO(DE(DEZEMBRO(DE(2013( DOMINGOS,(ÀS(9H( DIA( TEMA( POR"QUE"E"PARA"QUE"JESUS"NASCEU"ENTRE"NÓS? " 1" 8"

NOSSAS"CRIANÇAS"E"O"NATAL"

15" COMO"CONSIDERAMOS"JESUS" 22" RECORDANDO"O"SENTIDO"DO"NATAL" 29" UM" DESEJO" PARA" O" ANO" NOVO:" ERRAR" MENOS" E" ACERTAR"MAIS"

SEGUNDAS?FEIRAS,(ÀS(20H( DIA( TEMA( 2" POR"QUE"E"PARA"QUE"JESUS"NASCEU"ENTRE"NÓS?" 9" NOSSAS"CRIANÇAS"E"O"NATAL" 16" COMO"CONSIDERAMOS"JESUS" 23" RECORDANDO"O"SENTIDO"DO"NATAL" 30" UM" DESEJO" PARA" O" ANO" NOVO:" ERRAR" MENOS" E" ACERTAR"MAIS"

QUINTAS?FEIRAS,(ÀS(14H30MIN( DIA( TEMA( 5" POR"QUE"E"PARA"QUE"JESUS"NASCEU"ENTRE"NÓS?" 12" NOSSAS"CRIANÇAS"E"O"NATAL" 19" RECORDANDO"O"SENTIDO"DO"NATAL" 26" UM" DESEJO" PARA" O" ANO" NOVO:" ERRAR" MENOS" E" ACERTAR"MAIS"

SEXTAS?FEIRAS,(ÀS(20H( TEMA(

DIA( 6" POR"QUE"E"PARA"QUE"JESUS"NASCEU"ENTRE"NÓS?" 13" REENCARNAÇÃO:"UMA"LEI"DIVINA" 20" RECORDANDO"O"SENTIDO"DO"NATAL" 27" UM" DESEJO" PARA" O" ANO" NOVO:" ERRAR" MENOS" E" ACERTAR"MAIS"

SÁBADOS,(ÀS(15H( TEMA(

DIA( 7" POR"QUE"E"PARA"QUE"JESUS"NASCEU"ENTRE"NÓS?" 14" NOSSAS"CRIANÇAS"E"O"NATAL" 21" RECORDANDO"O"SENTIDO"DO"NATAL"(SPLEB)" 28" UM" DESEJO" PARA" O" ANO" NOVO:" ERRAR" MENOS" E" ACERTAR"MAIS"

CENTRO ESPÍRITA NAIR MONTEZ DE CASTRO Presidente: Teresinha C. Maranhão Vice-Presidente: Terezinha Vianna Rua Vilela Tavares 173 – Méier Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20.725-220 CNPJ: 73.956.559/0001-63 - Telefone: 2595-5462

Página 4

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS DOUTRINÁRIOS ATENDIMENTO FRATERNO Segundas, das 19h30min às 20h30min. Quintas, das 14h30min às 15h30min. Sextas, das 18h às 19h30min. Sábados, das 15h às 16h. CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO TERESA DE JESUS Segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h. ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (Introdutório) ! Sextas, das 20h às 21h30min. ! Sábados, das 16h45min às 18h15min. ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”: ! Domingos, das 8h às 9h30min. ! Sextas, das 20h às 21h30min. ! Sábados, das 16h45min às 18h15min. “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”: Segundas, das 19h40min às 21h10min. “DEPOIS DA MORTE”: Quintas, das 16h30min às 18h - coordenação do C. E. Léon Denis. ESTUDO DO EVANGELHO (Trabalhadores do CENMC) Segundas-feiras, às 16h. ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS Sábados, das 16h45min às 18h15min. CURSO DE ESPERANTO IV (Quarto módulo) Quintas-feiras, das 10h às 11h30min. EVANGELIZAÇÃO Sábados, das 9h15min às 10h30min e 15h às 16h. JUVENTUDE I E II Sábados, das 15h às 16h. REUNIÃO DE DISCIPLINA MEDIÚNICA Terças, às 20h; quartas, às 16h15min e às 20h; sábados, às 14h30min. REUNIÕES PÚBLICAS Segundas e sextas, às 20h; quintas, às 14h30min; sábados, às 15h; domingos, às 9h. REUNIÕES DE TRATAMENTO Terças, às 18h; quintas, às 19h30min; sextas, às 18h (para depressivos).

A Caravana - Dezembro 2013  

Informativo mensal do Centro Espírita Nair Montez de Castro

A Caravana - Dezembro 2013  

Informativo mensal do Centro Espírita Nair Montez de Castro

Advertisement