Psicologia do Desenvolvimento - Infância e Adolescência - Tradução da 8ª ed. norte-americana

Page 20

xx

Prefácio

do desenvolvimento, veremos – muitas vezes – que diferentes teorias enfatizam diferentes aspectos do desenvolvimento e que o conhecimento de diversas teorias é necessário para explicar o curso e as complexidades do desenvolvimento humano. Assim, este livro não tenta convencer os leitores que uma teoria, em especial, seja “melhor”. As perspectivas psicanalítica, comportamental, cognitivo-desenvolvimental, ecológica, sociocultural, sociocognitiva, de processamento da informação, etológica, evolucionista e genético-comportamental são todas, sem exceção, abordadas com cuidado (assim como outras teorias que tratam de aspectos específicos do desenvolvimento).

As Melhores Informações sobre o Desenvolvimento Humano Provêm da Pesquisa Sistemática Para ministrar este curso com eficácia, acreditamos que é preciso convencer os estudantes do valor da teoria e da pesquisa sistemática. Embora existam diversos modos de alcançar isso, optamos por discutir e ilustrar as muitas abordagens utilizadas pelos pesquisadores para testar suas teorias e responder a perguntas importantes sobre crianças e adolescentes em desenvolvimento. Tomamos o cuidado de explicar por que não existe “o melhor método” para estudar o desenvolvimento e, destacamos, repetidas vezes, que nossas conclusões mais confiáveis são as que podem ser repetidas usando-se diferentes métodos.

Uma Forte Orientação do Processo Uma das principais reclamações sobre livros que tratam do desenvolvimento (incluindo muitos best-sellers) é que descrevem o desenvolvimento humano sem explicar adequadamente por que ele ocorre. Nos últimos anos, os pesquisadores preocuparam-se em identificar e entender os processos desenvolvimentais – os fatores biológicos e ambientais que nos levam a mudar, e esta obra reflete essa preocupação. Nossa própria orientação baseia-se na crença de que os estudantes se lembrarão com maior facilidade sobre o que se desenvolve e, quando isso ocorre, se souberem e entenderem o porquê de este desenvolvimento ocorrer.

Uma Forte Orientação “Contextual” Uma das lições mais importantes que os desenvolvimentalistas aprenderam é que crianças e adolescentes vivem em contextos históricos e contextos socioculturais que afetam todos os aspectos do seu desenvolvimento. Optamos por destacar estas influências contextuais de três diferentes maneiras. Primeira, comparações interculturais são discutidas no decorrer do livro. Os estudantes têm interesse de aprender aspectos relacionados ao desenvolvimento de pessoas de culturas e subculturas diferentes do ponto de vista étnico, e a pesquisa intercultural os ajuda a perceber como os seres humanos podem ser ao mesmo tempo tão parecidos e tão diferentes uns dos outros. Além disso, os impactos das influências contextuais imediatas, como família, escola e grupos constituídos por pares, são levados em conta no decorrer dos primeiros 14 capítulos, à medida que discutimos cada aspecto do desenvolvimento; no Capítulo 15, são considerados novamente, mas como temas importantes por seu próprio mérito.

O Desenvolvimento Humano é um Processo Holístico Apesar de os pesquisadores, individualmente, se concentrarem em tópicos particulares do desenvolvimento humano, como o desenvolvimento físico, cognitivo ou da moral, o desenvolvimento não é constituído por partes – ele é um processo

Cap. 00C Prefacio F.indd 20

13/05/11 14:34


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.