Psicossomática e suas interfaces – O processo silencioso do adoecimento

Page 28

BREVE REFLEXÂO SOBRE A POSTURA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE

[...] 13

alvissareiras no tocante ao respeito à condição humana. Impressão que se tem é que, ao falar de humanização do relacionamento interpessoal, estamos falando de algo que implica em uma ruptura drástica com a nossa própria condição humana. E isso é totalmente inverossímil. Parece até que estamos falando de algo que necessita um arrojo e um desprendimento semelhantes aos empreitados por Claude Debussy3 no final do século XIX que, ao romper com as estruturas musicais do romantismo e criar prelúdios e peças em harmonias dissonantes, iria influenciar a música de maneira radical e irreversível até a contemporaneidade. Pensar em tal comparação soa inicialmente como algo dantesco. Mas é igualmente verdadeiro que necessitamos de muito arrojo e determinação para o resgate de nossa humanidade perdida ao longo do caminho. Falamos do desrespeito do profissional da saúde nas instituições de saúde tradicionais. Mas, seguramente, como mera citação da absurdidade vivida pelos pacientes em todos os níveis possíveis e imagináveis, temos a condição vivida com o domínio dos planos de saúde sobre a população. É comum, e já não causa qualquer alarde, o paciente ligar para um especialista em busca de atendimento e ouvir a pergunta da secretária se o atendimento é particular ou convênio. Diante da resposta de que se trata de atendimento conveniado o atendimento é agendado somente para períodos bem distantes, muitas vezes até para daí a dois ou três meses. Do contrário, quando se trata de consulta particular, a consulta é agendada para períodos imediatos à solicitação. Observe que esses profissionais da saúde, para pertencerem aos quadros de uma determinada empresa de saúde, e, portanto, fazerem parte de sua lista de profissionais conveniados, submeteram-se a uma série de procedimentos que vão desde análise cur3 Claude

Achille Debussy é um dos mais importantes compositores de música erudita contemporânea e também de todos os tempos. E um de seus principais traços foi justamente o inconformismo com as estruturas musicais vigentes. A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. E pode-se mesmo afirmar que sua música inovadora estabeleceu novos padrões de harmonia dissonantes, bem como a estruturação das composições contemporâneas. Outro grande compositor contemporâneo, o também francês Pierre Boulez, cita uma de suas peças, o magnífico Prélude à l’ après-midi d’un faune, como o início da chamada música moderna. No Brasil vamos encontrar a influência de Debussy predominantemente na música de Heitor Villa-Lobos e também na de Tom Jobim. Debussy inovou ao romper com as normas musicais vigentes, lançando-se em padrões inovadores em seus prelúdios e peças musicais. Muitas de suas obras são referências obrigatórias a todos que se debruçam sobre a história da música e seus tentáculos contemporâneos. O grande público, até mesmo por esse padrão inovador, não tem muita familiaridade com a obra de Debussy. E com exceção de algumas peças, como a famosa Claire de La Lune, sua obra é requinte de apreciação apenas para os estudiosos e amantes da música erudita contemporânea. Apenas os Noturnos de Chopin podem ser comparados em leveza e beleza melódica aos Prelúdios de Debussy, mas, ainda assim, o arrojo inovador em ondulações dissonantes criadas por Debussy não tem precedentes na história das artes. Suas peças orquestrais estabelecem um marco divisório nos detalhes de orquestração e estruturas melódicas, enfeixando estruturas de composições únicas. Além de Prélude à l’après-midi d’un faune temos a esplendorosa La Mer e a Le Bateau, verdadeiras referências de esplendor melódico e de beleza estrutural. Debussy nasceu em Saint-Germain-enLaye em 1862, e faleceu em Paris em 1918. Sua música é tão fascinante que o ouvinte, para admirá-la e ser envolvido por sua magia, não precisa ter conhecimento sobre estética musical, tampouco sobre o virtuosismo de suas composições.

Livro Psicossomática.indb 13

18/09/2012 16:19:55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.