Issuu on Google+

Escola Estadual Professora Alice Nunes Zampiere


Agradecimentos Agradecemos imensamente a colaboração para a produção deste livro digital, aos professores Laurizete Cação Nicolau (Artes), Alcineia Aparecida Sangalli(Literatura e Produção Interativa),Thaís Umar Neves(PROGETEC), Celso Ricardo Guimarães (História). Também as nossas queridas diretoras Vera Luiza Galvan e Marcia Moreira Vicente. Sem o apoio e orientação de todos este projeto não se realizaria.  Aos nossos entrevistados Ecila Karolina Nunes Zampieri Lima, Isac Nunes Zampieri , Marilda Zampieri Vieira e D.Lurdes Guardiano pela disponibilidade, colaboração com o projeto e extrema boa vontade em nos atender  A toda a turma do 2º Ano B, matutino pela união na execução das tarefas e a consciência de que o pouco que cada um fez, quando somado, se torna muito. 


Introdução 

O presente livro digital tem como objetivo apresentar o projeto “Tecnologia, História e Arte:Tudo é uma coisa só!” desenvolvido pelos alunos do 2°B, matutino, assim como todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano e relacionadas ao projeto. Dessa forma o livro apresentará assuntos relacionados à história da Professora Alice Nunes Zampieri e da escola que leva o seu nome, para que isso se concretizasse, foram pensadas atividades em várias frentes, numa perspectiva interdisciplinar –Arte, História e produção de texto também do comprometimento dos alunos a melhorar a qualidade da infraestrutura escolar, com pinturas das portas das salas de aula.


BIOGRAFIA 

Nome: Alice Nunes Zampieri Data de Nascimento: 26 de março

de 1914; Aposentada em 1976; 

Data de Falecimento: 23 de junho de 1991. 6.8

A patrona da escola foi diretora e professora da primeira Escola Estadual do Município de Terenos: Escola Estadual Barão do Rio Branco, diretora da Escola Estadual de 1º Grau Caetano Pinto Miranda; convidada especial por indicação do Delegado de Ensino da D.R.E.C. (Delegacia Regional de Ensino Central) de Aquidauana para organizar a Secretaria do Centro Educacional D. Rosa Pedrossian no município de Miranda, onde permaneceu trabalhando até o ano de 1974,quando foi transferida para o Município de Campo Grande e aguardou sua aposentadoria trabalhando no Cartório Eleitoral,na Rua 26 de agosto.


A Professora Alice Nunes Zampiere prestou relevantes serviços a educação de nosso Estado, tempo em que ministrava aulas sob a luz de lampião em prédios improvisados das escolas, onde uma única Professora ministrava aulas simultaneamente para alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Neste período havia muita precariedade de materiais didáticos assim como instalações com carteiras insuficientes para os alunos. Sempre muito criativa a Professora Alice Nunes Zampiere improvisava até fogão a lenha como mesa para alfabetizar seus alunos.


Como educadora sempre trabalhou com muita serenidade, humildade, dedicação e amor pelo seu trabalho, deixando por

onde passou sementes da verdade e o perfume do afeto. Da abnegação e dedicação ao seu trabalho junto as crianças da

época, nasceu a luz do saber para muitos adultos de hoje, como, por exemplo, Sr. Félix Balaniuc, Victor Eugenio e

outros. 


Dados da Escola 

     

A Escola Estadual Alice Nunes Zampiere situa-se na rua Constantinopla, s/n – Jardim Panamá, Campo Grande, MS – CEP-79112-180; seu número de telefone é (67) 3314-7051; e-mail: eepanz@sed.ms.gov.br. Níveis e Modalidades de Ensino: A Escola Alice oferece: Ensino fundamental do 3º ao 5º ano dos anos iniciais e 6º ao 9º ano dos anos finais. Período: Matutino e Vespertino Ensino Médio: 1º ao 3º ano. Período: Matutino e Noturno Projeto EJA III-Educação de Jovens e Adultos- Fase Única do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O ato de criação da referida escola está englobado no decreto nº 3469 de 21 de Fevereiro de 1986.


Metodologia do Projeto  

Para o desenvolvimento do projeto foram pensadas atividades que englobassem as três frentes, arte, história e tecnologia. Em conversas com professores das referidas disciplinas, juntamente com os alunos, foram pensadas em formas de integrar essas frentes de atuação e ao mesmo tempo intervir no espaço escolar deixando para as gerações futuras algo de concreto. Sendo assim chegamos ao consenso de aliar a pesquisa da história da escola, englobando nesta etapa uma pesquisa sobre a personagem que a nomeia (Professora Alice Nunes Zampiere)e, a partir de então. Para que tal atividade fosse concretizada, primeiramente foram realizadas pesquisas no ambiente digital – tanto sobre a professora Alice quanto dados da escola. O objetivo era armazenar informações para a realização desse livro digital. Como intervenção no espaço físico da escola foi pensado na disciplina de Arte em portas temáticas. Como essa atividade demanda a aquisição de tintas estratégias foram pensadas para a viabilidade dessa atividade.


Sobre as portas Primeiro passo: Fizemos uma reunião com os alunos e professores, para organizar um modo de arrecadar dinheiro para comprar tintas das portas. Segundo passo: Foi feita uma pastelada, junto com a direção ainda com a intenção de arrecadar fundos pra execução das pinturas . Terceiro Passo: A realização de um brechó foi mais um modo de arrecadar dinheiro para realização do projeto. A escola não tinha verba suficiente para realizar o projeto da pintura das portas. Então, os alunos do 2°B se reuniram para realizar o brechó. As roupas vendidas foram doadas pelos membros da comunidade escolar e o dinheiro arrecadado foi dividido entre o Conecta e o Byer (aluno da escola Alice Nunes Zampiere – extensão) este mesmo sofria de uma doença e precisava da nossa colaboração para o tratamento. Foi marcada uma data e um horário para a realização do evento. As roupas, sapatos e acessórios ficaram expostos em uma sala para que as pessoas interessadas pudessem fazer suas escolhas. O resultado foi melhor do que esperávamos, e através disso aprendemos que sempre há uma forma de ajudar o próximo, e se acreditar obteremos as nossas metas.


Quarto passo: Pesquisamos na internet alguns autores de destaques e principais obras de cada período da Arte, foram selecionados autores como Leonardo da Vince, Picasso, Tarsila do Amaral, Edvard Munch, entre outros. Quinto passo: Durante as férias tiramos uma semana para preparar as porta. Foi necessário raspá-las, pois havia muitas camadas de tintas antigas. Sexto passo: Foram feitas releituras das obras, primeiramente em papel. Este esboço foi transposto para as portas e com ajuda dos professores e alunos começamos pintura. Sétimo passo: Fizemos a inauguração das portas com a participação do Grupo de Hap Universo Lírico e depois explicamos em todas as salas o motivo das portas estarem pintada . Ao lado de cada releitura foram postos cartazes plastificados com informações sobre a obra original e seu autor. Esses cartazes permanecem fixados para que as informações estejam sempre disponíveis aos alunos.


INICIO DA PREPARAÇÃO DAS PINTURAS


PREPARAÇÃO PARA PINTURA DAS PORTAS


PREPARAÇÃO PARA PINTURA DAS PORTAS


PREPARO DE TINTAS


SEPARAÇÃODAS TINTAS E SELEÇÃO


MATERIAIS PARA PINTURA DAS PORTAS


PROCESSO DAS RELEITURAS NAS PORTAS


RASPAGEM DAS PORTAS


ALUNOS LIXANDO AS PORTAS


ALUNOS LIXANDO AS PORTAS

ALUNOS LIXANDO AS PORTAS


PROFESSORES AJUDANDO NA RASPAGEM DAS PORTAS


ALUNOS E PROFESSORES PINTANDO AS PORTAS


ALUNOS FAZENDO A RELEITURA NAS PORTAS


PINTURA DAS PORTAS


CONCLUSテグ DAS PINTURAS


SELFIE COM MONALISA


INAUGURAÇÃO DAS RELEITURAS DAS PORTAS


INAUGURAÇÃO DAS RELEITURAS DAS PORTAS


APRESENTAÇÃO EM SALA SOBRE AS RELEITURAS


APRESENTAÇÃO EM SALA SOBRE AS RELEITURAS


ENTREVISTAS 

Como parte integrante do processo de pesquisa sobre a história da escola, os dados obtidos pela pesquisa digital se mostraram muito restritos. Como a professora Alice Nunes Zampiere foi moradora da cidade de Campo Grande, alguns de seus descendentes permanecem como residentes da mesma. Dessa forma, após contato com alguns membros da família da professora, foram marcadas entrevistas, no ambiente escolar para obtenção de informações sobre a personalidade da nossa personagem principal, histórias familiares, curiosidades, entre outras.


As entrevistas tiveram como objetivo coletar mais informações sobre a vida da prof° Alice Nunes Zampieri . O processo foi feito com Neto Isac Zampieri , Duas das sete Filhas, Ecila Karolina, a penúltima filha da Prof° Alice e Marilda Zampieri Vieira, a filha numero cinco, com a diretora Vera Lucia e uma funcionaria da Escola Alice Nunes Zampiere D. Lurdes Guardiano que trabalhou na escola desde sua fundação até o ano de 2015. Os primeiros processos foram selecionar as perguntas para cada um dos entrevistados, foi feito vídeos e gravado áudios das entrevistas . Cada entrevista foi feita em um dia determinado de acordo com o processo .


PREPARAÇÃO PARA ETREVISTA COM ISAC


ENTREVISTA COM ISAC


ISAC, NETO DE ALICE, PATRONA DA ESCOLA


ENTREVISTA COM AS FILHAS DA ALICE


Conecta ANZ 2015