Issuu on Google+

REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte: As Redes Sociais a história. As redes Sociais nos dias atuais. As Empresas e as Redes Sociais. Mobilidades e Redes Sociais.

As Redes Sociais a história Neste Módulo vamos trabalhar com algumas das principais Redes Sociais. Vamos aprender a obter o melhor resultado delas, seja para uso pessoal ou profissional. Umas bem básicas, outras nem tanto a maioria delas são de uso livre e gratuito, outras são pagas para poder usar todos os recursos disponíveis. Além de muito divertido, também será muito útil no seu dia a dia para uso apenas de contato com amigos, para desenvolver trabalhos escolares e na vida profissional já que muitos empregos estão relacionados com as Redes Sociais, seja para pesquisa do perfil do candidato ou para a empres manter as suas redes atualizadas para os clientes. Vamos lá.

Enquanto o Facebook está imerso em glória, devemos por um instante dar um passo atrás e considerar a história dos computadores e da comunicação social, a fim de avaliar o valor real das redes sociais e entender como elas são susceptíveis de evoluir no futuro. Rede social é uma estrutura social composta de nós (eles podem ser tanto as pessoas e grupos de pessoas, comunidades e organizações) que estão ligados uns aos outros uma forma ou de outra por meio da interação social. Redes sociais na Internet, ou rede social virtual, é um site ou um espaço de interação social entre pessoas, grupos e organizações, onde a conexão entre esses nós fornece o componente de software do site.

Primeira rede social na Internet Classmates.com apareceu em 1995. Nesta época um homem chamado Randy Conrads decidiu criar um site que pudesse ajudar os utilizadores registrados encontrar e manter contato com amigos e conhecidos, com aqueles com quem eles têm enfrentado ao longo de sua vida, no jardim de infância, na escola, na faculdade, no trabalho ou serviço militar. Atualmente, a rede Classmates.com tem mais de 40 milhões de usuários a maioria é dos EUA e Canadá. Em 2002, a primeira e hoje uma das redes sociais mais populares Friendster lançou uma versão beta em forma de uma rede privada. O rápido desenvolvimento das redes sociais

1


REDES SOCIAIS

virtuais começou em 2003, quando se tornaram populares, como o Linkedin, Myspace etc. Em 2004, havia Orkut, Facebook e Friendster. Em 2005 surgiram outras, Bebo e Yahoo 360.

As Redes Sociais nos dias Atuais Quando á primeira rede social surgiu com o nome de classmates.com a web ainda era um monte de páginas estáticas e sem vida na internet. De lá para os dias atuais, muita coisa mudou na internet e consequentemente na maneira das pessoas se relacionarem, tanto na vida real, quanto na vida “on-line”.

Antes das grandes redes sociais que temos hoje, tínhamos os blogs que eram tidos como uma espécie de diário virtual onde se postavam coisas do dia á dia. Até que começaram a surgir às redes sociais mais famosas e que estão ai até hoje como Facebook, Orkut e Myspace e muitas outras conectando pessoas independente de onde estiverem. Hoje em dia já contamos como uma grande variedade de Redes Sociais voltadas para os mais diferentes tipos de públicos e interesses.

2


REDES SOCIAIS

Algo que não podemos deixar de lado também é o grande avanço tecnológico da internet, algo que hoje chamamos de web 2.0. Onde o próprio usuário produz, analisa, julga e consome a maior parte do conteúdo digital disponibilizado na grande rede. E devido exatamente este avanço tecnológico que além dá possibilidade de compartilhar mensagens e fotos, hoje seus usuários contam também com uma infinita quantidade de serviços extras como o compartilhamento de arquivos, documentos, vídeos, jogos, musica e muitas outras coisas, além da possibilidade de criação de comunidades em torno de um assunto especifico. Podemos observar também que as redes sociais tornaram as pessoas mais “ligadas” independentes de onde estejam, no celular, no computador nos Tablets e em qualquer lugar como: em São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Recife, em Nova York ou em qualquer lugar do mundo. E com os últimos avanços, principalmente no setor de tecnologias moveis a tendência é cada vez mais estarmos sempre conectados, independente de onde estejamos. Portanto podemos perceber que talvez a palavra chave para o futuro da tecnologia seja: mobilidade e compartilhamento. Pelo menos é para esta realidade que aponta os últimos avanços da indústria. Os Tablets hoje são populares e com preços muito mais acessíveis chegando até mesmo a ameaçar outros mercados como os de notebooks e netbooks. Além disso, temos também os próprios celulares que hoje são praticamente computadores portáteis, com grande capacidade de armazenamento, possibilitam rodar todo tipo de software, acessam a internet e fazem todo tipo coisa que era difícil de imaginar a alguns anos atrás, ou seja, junto com os Tablets os celulares hoje podem ser considerados as estações de trabalho do futuro ou quem sabe da nossa atual realidade! Pensando nisso tudo, se você acha que as redes sociais são uma moda passageira, ou apenas coisa de quem não tem o que fazer, comece a repensar suas opiniões, o fato é que: as redes sociais vieram para ficar. Elas complementam a interação entre as pessoas na internet, possibilitando um contato mais direto e multimídia entre quem faz parte delas.

As Empresas e as Redes Sociais Com a massificação das redes sociais podemos citar a mais importante nos dias atuais o Facebook, a maior rede social do mundo, com uma base de mais de 500 milhões de usuários espalhados por diversos países e claro que as empresas não poderiam fechar os olhos para esse “mercado em potencial”, principalmente as empresas de publicidade, pois se analisarmos bem percebermos que as redes sociais são um “prato cheio” para qualquer publicitário,

3


REDES SOCIAIS

pois nelas os usuários postam todo tipo de conteúdo sobre suas vidas: Filmes que assistiram, times que torcem, estilos musicais, lugares que frequentam e todo tipo de informação que qualquer publicitário faria o possível e talvez o impossível para consegui-las. Seguindo esta tendência é natural que grandes empresas criem seus perfis nas redes sociais mais famosas. Isso torna estas mesmas empresas mais “humanas”, pois seus clientes podem ter um contato mais direto com estas empresas como, por exemplo, questionar sobre uso de produtos, lançamentos, dicas de uso e muito mais. As empresas estão lucrando muito com isso, um ótimo exemplo é a empresa Dell uma das maiores fabricantes de computadores do mundo que só no ano de 2009, faturou mais de 10 milhões de dólares com vendas indicas pelo Twitter, outra rede social muito popular nos dias atuais.

Outro ponto a se levar em consideração é que cada vez mais as empresas usam a internet para contratar seus funcionários, tanto recebendo currículos por e-mail ou em sites especializados como também pesquisando perfis dos mesmos em grandes redes sociais. Portanto é de extrema importância que usuários de internet tomem cuidado com o que postam na internet, comunidades ou grupos como ”odeio acordar cedo”, “odeio meu chefe”, “não quero trabalhar”, não podem fazer parte da sua lista de comunidades.

4


REDES SOCIAIS

Mobilidade e Redes Sociais Como vimos no tópico anterior com o avanço da tecnologia a nova tendência é o acesso à internet através de dispositivos moveis como celulares e Tablets. Atualmente no Brasil contamos com mais dispositivos moveis que habitantes. São 190 milhões de habitantes para 203 milhões Figura 1

de celulares ativos.

E isto não é uma exclusividade do nossa, o mundo inteiro segue esta tendência, já são 5,3 bilhões de celulares ativos para uma população de 6,8 bilhões de pessoas. As pessoas hoje passam mais tempo acessando a internet do que assistindo TV. Na maior parte do tempo estas pessoas estão atualizando seu perfil em redes sociais ou postando conteúdos diversos nelas. Isto mostra que estamos vivendo uma nova revolução está a mobilidade, nunca as empresas investiram tanto em tecnologias moveis quanto estão investindo agora. Outro ponto a favor da popularização desta mobilidade é o barateamento das conexões moveis, onde as empresas de telefonia devido a esta grande demanda conseguem “entregar” mais velocidade de acesso a Internet móvel por preços cada vez mais baixos. Junte isto ao barateamento dos gadgets como celulares, Tablets, notebooks e netbooks. Não é difícil ver pessoas em vários lugares como ônibus, shoppings, praças e vários outros lugares acessando a internet em seus dispositivos moveis. Dois ótimos exemplos são o Facebook e principalmente o micro-blog Twitter, Redes Sociais muito famosas nos dias atuais e que possibilitam que seus usuários postem mensagens, fotos, joguem games, compartilhem vídeos do Youtube, e conteúdos em geral. Portanto não se espante se hoje você ainda não usa nenhum destes recursos, mais cedo ou mais tarde você também estará dentro desta nova revolução.

5


REDES SOCIAIS

Atividades

1ª – O que você sabe sobre Rede Social? _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

2ª – Qual foi a Primeira Rede Social criada no Mundo? Ela ainda existe? Qual a sua finalidade? (Faça uma visita e descubra) _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

3ª – Qual é a principal característica de uma Rede Social? Redes Sociais e Mídias Sociais são a mesma coisa? Navegue e descubra. _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 4ª – Qual a influencia que as redes sociais possuem na sua vida? Com que frequência você acessa, atualiza e num modo geral como você as utilizam para se manter conectado com seus colegas? _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

Desafio. Quais são os Sistemas Operacionais de Celulares que permitem a instalação de Aplicativos de Redes Sociais? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

6


REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte: Perigos reais e virtuais. Mundo Real e virtual. Como se prevenir.

Perigos reais e virtuais (matéria do Jornal Nacional 28/07/2011) O Jornal Nacional começa nesta quarta (27/07/2011) com um assunto que afeta milhões de brasileiros e que vai afetar mais gente amanhã e depois, porque o uso da internet se espalha no país e coloca todo mundo diante de serviços novos e de perigos novos. Exatamente pra alertar as pessoas pra esses perigos e pra fazê-las aproveitar melhor os serviços da internet foi criada uma espécie de cartilha. É um guia que pode ajudar crianças e adolescentes inclusive a não se tornarem criminosos sem saber. Para saber mais acesse: http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/ "Pense bem antes de publicar qualquer coisa na internet". Sabrina não seguiu essa regra básica. Ela e um grupo de amigas trocaram xingamentos com alunas de outra turma pela internet. A escola e a mãe tiveram de intervir. “Começa com uma pequena rivalidade, mas isso pode gerar até violência. Não é bom pra ela, não é bom pros outros”, alerta Mariana de Sousa Araújo, mãe de Sabrina. “A gente resolveu que agora a gente tem respeito, cada uma no seu canto”, contou a estudante Sabrina Mariana de Sousa. Uma pesquisa divulgada este ano por uma ONG que promove direitos humanos mostrou que 33% dos quase 2,2 mil estudantes entrevistados têm um amigo que já sofreu algum tipo de humilhação na internet.

7


REDES SOCIAIS

Boa parte dos problemas ocorre porque muita gente não tem ideia do alcance da internet e não sabe se comportar no mundo virtual. Os especialistas alertam que a internet é como uma grande praça pública, mas com uma diferença: as informações e imagens divulgadas podem ser vistas por milhões de pessoas, copiadas e manipuladas, o que exige um cuidado extra. Nesta quarta, o Comitê para Democratização da Informática lançou uma nova cartilha com dicas para uma navegação segura. “Da mesma forma que ela presta atenção ao atravessar a rua e olha bem por onde anda, na internet também os perigos são reais. Ela precisa tomar muito cuidado consigo mesma para evitar cair em armadilhas online”, orienta Rodrigo Nejm, psicólogo da ONG Safernet. A versão que circula na internet é para crianças, jovens, pais e professores. As dicas aparecem em forma de jogos, brincadeiras e histórias em quadrinhos. A principal é: não informe dados pessoais, como endereço ou telefone. O internauta vai saber como identificar uma situação de cyberbulling, que é o uso da internet pra humilhar ou ofender uma pessoa. Outra recomendação é não responder a ameaças e provocações. Se souber de alguém que esteja sendo intimidado, avise um adulto pai, mãe ou outro responsável em quem confie. Esta reportagem foi publicada no jornal nacional em 28/07/2011 e com certeza acompanhará muitos usuários de internet e Redes Sociais mundo afora por muito tempo ainda.

Mundo Real e virtual. É só ligar o aparelho de TV em um programa jornalístico para ver que a violência está muito grande, assusta famílias inteiras, às vezes cidades ou até o País. São relatos de grande crueldade e violência, sem contar as pequenas violências que nem são noticiadas. Esta violência é mais visível, é real, as pessoas tomam os cuidados para não se envolverem ou pelo menos para evitar o pior. Poderíamos ficar aqui escrevendo por várias páginas e ainda sobrariam assuntos sobre violência no mundo real e físico.

8


REDES SOCIAIS

Mas e no mundo virtual não existe violência? Não tem crime? Não tem pornografia, ou isto não é uma forma de violência? Não tem invasão de privacidade? Roubo de dados? Não tem crimes? Há sim e eles não são virtuais, são muito reais e causam muito sofrimento para muita gente. A violência está nos computadores sim e só você e suas atitudes poderão resolver este problema. Além de roubos de dados ou conteúdos pornográficos que são muitos na Internet, encontramos ainda o Cyberbullying veja o que diz o escritor Fernando Rebouças no site Info Escola: “Cyberbullying é uma prática que remete a hostilização do próximo por meio de tecnologias da informação. Envolve o fortalecimento de comportamentos nocivos, maldosos e repetidos contra uma pessoa. Sabemos que o termo “Bullying ” designa uma ação de violência física, psicológica e de perseguição hostil contra uma pessoa, é uma prática muito comum nas escolas. O termo “cyber”, popularmente, refere-se ao uso virtual de meios digitais como a internet. Associando os significados, o “Cyberbullying” é praticar Bullying pela internet, celular e demais dispositivos tecnológicos. É ridicularizar alunos, professores, amigos e desconhecidos perante a sociedade virtual. Pelo celular é praticado por meio de torpedos; na internet os praticantes de Cyberbullying atuam via e-mail, blog, fotologs e redes sociais. A prática reúne ações de discriminação não identificadas, porém a legislação do crime da internet possibilita a quebra de sigilo de trafego da internet e o praticante de Cyberbullying pode ser descoberto. Entre as mídias sociais, as mais populares são o principal local para o Cyberbullying. Já é comum encontrar ultrajes no Orkut, no Facebook, no Twitter e em mensagens pelo MSN. Há vários relatos no Brasil e no exterior, de adolescentes que entraram em estado depressivo a ponto de se suicidarem após sofrerem, por meio de mensagens eletrônicas, discriminação e diversas ofensas. Esse problema tem sido discutido em nível mundial não somente pelas autoridades, mas também pelas famílias dos jovens e professores. Trata-se do uso da tecnologia da informação para, de forma covarde, ameaçar, humilhar e intimidar uma pessoa. Nas mídias sociais há comunidades que possuem o objetivo de ofender e xingar pessoas por meio de palavras de baixo escalão e de fotos manipuladas. No Rio de Janeiro, a Delegacia de Crimes Virtuais considera a prá-

9


REDES SOCIAIS

tica como um conjunto de crimes contra a honra, considerado uma forma de injúria (ofensa) e calúnia (acusação injusta). Se o praticante de Cyberbullying for menor de idade poderá responder de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, podendo sofrer desde uma advertência até internação em centro de recuperação. A escola só é responsabilizada se a prática partir do ambiente escolar. Sob decisão judicial há casos em que a vítima pode receber das empresas detentoras dos sites de relacionamento uma quantia em dinheiro referente ao pagamento de danos morais sofridos.

Como se prevenir. Veja o que diz Milena Evelyn no site http://www.empregolandia.com/ A entrevista de emprego para a maioria das pessoas é um momento de tensão e nervosismo. Mas para que tudo corra bem, uma série de medidas e cuidados devem ser tomados. Além dos cuidados básicos com a aparência no dia da apresentação para a entrevista, todos devem ficar atentos a sua vida na rede social. Provavelmente a maioria dos jovens participa de redes sociais, nelas além de amigos podemos fazer bons contatos profissionais, e então, nesse quesito todo cuidado é pouco. Evite fazer parte de comunidades que expressem gosto por bebidas alcoólicas, cigarros e determinados hábitos extremamente pessoais. A exposição nas redes sociais é muito grande, por isso devemos atentar a muitos detalhes, comentários maldosos, certas brincadeira com amigos, criticas preconceituosas ou qualquer outro indicio que revele uma personalidade descuidada ou de difícil convivência podem alterar a sua imagem. Se necessário faça um perfil apenas para seus amigos e outro para realizar contatos profissionais. Cuidado nunca é demais. Veja mais um recorte de um jornal do Paraná sobre redes sociais.

10


REDES SOCIAIS

Quando se fala em segurança na Internet não podemos dizer que tem uma dica apenas. São conceitos de vida e de comportamentos. Quando nossos avós diziam “não fale com estranhos” ou “Não aceite presentes”, ou ainda evite locais desconhecidos, eles não sabiam nada de Internet nem de Redes Sociais só sabiam de pessoas, de comportamentos. O mundo mudou, evoluiu, quer dizer, criou novas tecnologias e deixou tudo mais rápido. Melhor e ampliou a comunicação. Tudo isso tem um preço. Para diminuir os aborrecimentos e por que não dizer, os sofrimentos siga algumas dicas: 1. Procure não se expor demais. 2. Faça parte de comunidades que respeite limites. 3. Não divulgue dados pessoais sem necessidade. 4. Fale o necessário e com que conhece. 5. Não revele dados familiares (endereços ou hábitos e costumes). 6. Não compartilhe todos os dados pessoais. 7. Use senhas fortes. 8. Use antivírus atualizados. 9. Não aceite qualquer link mesmo de pessoas confiáveis. 10. Não coloque na Rede o que não mostraria ou falaria para o seu pai, sua mãe e seu chefe. 11. Não acredite em tudo que aparece na internet. 12. Mesmo no seu quarto com as portas fechas o mundo vai te ver por inteiro. CUIDADO. Encontre outras dicas de segurança para Redes Sociais e Internet. 13................................................................................................................................................... 14................................................................................................................................................... 15................................................................................................................................................... 16................................................................................................................................................... 17................................................................................................................................................... 18................................................................................................................................................... 19................................................................................................................................................... 20................................................................................................................................................... 21................................................................................................................................................... 22................................................................................................................................................... 23................................................................................................................................................... 24................................................................................................................................................... 25...................................................................................................................................................

11


REDES SOCIAIS

ATIVIDADES 1 – Encontre na Internet outras 10 dicas de cuidados e segurança na Internet e nas Redes Sociais. --------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

2 – Pesquise na Internet e depois faça um texto explicando (não copiando) o que Cyberbullying. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desafio Monte um vídeo com aproximadamente 2 minutos para orientar as pessoas a se prevenirem de invasões em seus computadores e os cuidados com os dados na Rede Mundial. Envie o Link para o E-mail do seu Instrutor. Escreva um roteiro aqui. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBS: Ainda falaremos muito sobre segurança e perigos nas Redes Sociais. Aguardem.

12


REDES SOCIAIS

– Nesta aula você aprenderá o seguinte: o O que é o Twitter

13


REDES SOCIAIS

o o o o

Quando surgiu? Como criar sua conta e personalizar sua conta Procurar amigos Entendendo seguir, ser seguido e seguidores.

O que é o Twitter? Apesar de ser tecnicamente considerado o que nos chamamos de servidor de microblog, podemos considerar o twitter também como uma rede social, devido aos relacionamentos estabelecidos entre as pessoas que utilizam o serviço. Um pequeno entrave ainda existente no uso do twitter é devido a muitos usuários estarem acostumados a redes sociais mais “tradicionais” como Orkut e Facebook e tenderem a estranhar o twitter achando que vão encontrar os mesmos elementos encontrados nos outros.

Como já foi dito, tecnicamente o twitter não é uma rede social, mas um micro blog, onde em vez de você postar matérias completas, se posta apenas textos mais simples ao qual só podem ter no máximo 140 caracteres e que são popularmente chamados de tweets. Isso faz com que a mensagem seja mais curta e objetiva tornando o twitter uma ótima plataforma para a divulgação de mensagens diversas como dicas de diversos assuntos, sites de noticias, comentários sobre matérias relevantes do dia a dia ou ainda qualquer coisa que você queira compartilhar com seus seguidores e que caiba em 140 caracteres. Outro ponto forte do twitter é a sua simplicidade, como não é possível postar imagens e conteúdos multimídia diretamente no post, isso torna o twitter acessível de qualquer tipo de equipamento móvel, através de acesso direto a internet ou até mesmo através de mensagens SMS em celulares mais antigos, possibilitando que você esteja sempre conectado ao micro blog acompanhando seus amigos onde quer que você esteja.

14


REDES SOCIAIS

Quando surgiu? O Twitter surgiu em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone sendo inicialmente um projeto interno da empresa formada pelos três a Odeo. A ideia era que o usuário pudesse postar mensagens curtas através do celular como um SMS. Apesar de não ter sido o precursor dos microblogs o Twitter hoje é sem duvida o mais popular dentre todos, sendo literalmente um fenômeno neste setor. A grande popularização do twitter aconteceu no South by Southewest (SXSW), um festival de música e filmes para novos talentos, e que tinha como diferencial o uso de tecnologias novas para conferências interativas. Onde foram colocados duas telas de 60 polegadas onde era mostrado o que estava rolando no evento através do Twitter. A partir dái o twitter continuou sua jornada até se tornar o que é hoje.

Como criar sua conta? Agora vamos então iniciar o uso do twitter. A primeira coisa a se fazer é se cadastrar no site, algo que você pode fazer de uma maneira extremamente fácil e o melhor, sem pagar nada. O Twitter ainda não possui tradução para a língua portuguesa, mas isso não irá atrapalhar em nada o uso do serviço. Para isso siga o passo á passo que vamos descrever logo abaixo:

Se você já possui uma conta no twitter basta preencher os campos 1 e 2, se não tem uma conta será necessário criar uma, para isto preencha os campos 3, 4 e 5 e clique no botão inscrever-se. Se precisar localizar algum assunto, clique no campo número 6 e pressione enter

15


REDES SOCIAIS

ou clique na lupa que aparece mais a direita. Muitas vezes as empresas em geral atualizam suas páginas e modificam o layout, caso no momento que for acessar estiver diferente observe com atenção que todas as informações aparecerão mesmo que em locais diferentes. Confira os dados digitados, se estiverem corretos é só confirmar, se não terá que refazer. Veja, dados incorretos, precisa refazer para depois criar a conta. .

Personalizar sua conta no Twitter Antes de qualquer coisa que tal personalizar a sua conta no Twitter, isso deixará o serviço mais parecido com você tornando sua experiência com o serviço ainda mais interessante. Para fazer estes ajustes mais avançados em sua conta basta acessar a pagina de configurações clicando no ícone com sua imagem de exibição e seu nome no canto superior direito da tela e selecionar a opção settings como mostrado a seguir.

16


REDES SOCIAIS

Nesta próxima tela que se abrira você poderá fazer varias configurações na sua conta do Twitter como, dados de cadastro, design, e muitas outras opções serão mostradas ainda nesta aula. As guias de configuração do Twitter.

Como criar e personalizar uma conta Já na primeira guia de configuração chamada de Account você poderá configurar opções relacionadas ao seu nome de usuário, e-mail, linguagem (Que ainda não possui português), Localização geográfica através de time zone e Tweet location, esta ultima opção permite que seja adicionado aos seus tweets a sua localização, com isso os seus seguidores saberão de onde você esta twittando. Caso queira também poderá tornar sua conta protegida clicando em protect my account, com isso apenas usuários que você autorizar poderá ver o que você twitta.

Modificar sua senha Hoje em dia com a quantidade de sites em que nos cadastramos muitas vezes temos que criar senhas para diferentes sites, tendo em vista que usar uma única senha para todos os nossos serviços e sites na internet é algo que foge totalmente dos princípios de segurança na web. O problema é que devido exatamente a essa grande quantidade de cadastros uma vez ou outra acabamos nos esquecendo de alguma destas senhas. Caso tenha acontecido isso com sua conta no Twitter, calma não se desespere basta seguir o passo a passo abaixo para consegui-la de volta:

17


REDES SOCIAIS

1. Clique em: “Forgot your password?" Em português seria “Esqueceu sua senha?” localizado abaixo do botão "Sign in" na página de entrada. 2. Você será direcionado a pagina de recuperação de senha. 3. Digite o seu nome de usuário no Twitter ou seu endereço de e-mail. 4. Se o seu celular estiver associado à sua conta, você será solicitado a digitar o seu número de celular também, por favor, digite seu número no formato sugerido. 5. Twitter enviará uma mensagem imediatamente ao seu e-mail. Verifique a caixa de entrada do endereço de e-mail associado à sua conta. 6. Clique no link enviado e crie uma nova senha. Você será direcionado à página inicial do seu perfil. 7. Escolha uma senha forte, de preferência com números, letras e símbolos. Mantenha sua conta segura escolhendo uma senha difícil de adivinhar.

Caso você não tenha esquecido sua apenas queira alterá-la, aliás, procedimento este que deve ser feito periodicamente, faça o seguinte: Abra a página do Twitter, clique no link da conta, escolha “Setings” e abra a guia de senha “Password”, não esqueça de clicar em Change para trocar. Veja a imagem.

OBS: Abaixo são mostradas duas janelas, uma em Inglês e outra em Português. Quando iniciamos esta apostila ainda não tinha uma tradução para o português Agora já estão disponíveis em nosso idioma.

18


REDES SOCIAIS

Personalizar dados do Perfil “Profile” Agora vamos começar a aprender a alterar opções relacionadas com a aparência do seu perfil no Twitter, começando pela sua imagem e dados do profile. Para alterar sua imagem de exibição: Ainda nesta página é possível alterar informações como: Nome, Localização, Site pessoal, além de poder escrever uma pequena biografia sobre você. Veja a tela de configuração do profile.

19


REDES SOCIAIS

Nota: A miniatura da sua foto não aparecerá até que você clicar em "Salvar".

Personalizando sua pagina de perfil Continuando nossa personalização do perfil dentro do Twitter veremos que outra opção legal é a personalização da aparência da pagina, background (plano de fundo) e cores de links e fontes em geral. Isto vai permitir que você crie uma página pessoal única personalizada de acordo com sua características e gostos pessoais. Esta personalização relacionada à aparência geral da sua pagina de perfil está localizada na guia design da pagina de configurações: Com esta opção você visualiza as configuração do design. Uma observação a ser feita é no caso da sua imagem ser pequena para que a mesma se repita no plano de fundo antes de clicar em save changes marque a opção tile background.

20


REDES SOCIAIS

Mais opções.

Faça da página do Twitter a página mais agradável para você, use os diversos recursos para deixa-la do seu jeito.

Procurar por Amigos Muitos inicialmente vão achar o twitter chato, mas a partir do momento que você começar a seguir e ser seguido por outras pessoas à coisa vai mudar de figura. E agora que já cri-

21


REDES SOCIAIS

amos nossa conta e personalizamos a aparência do nosso perfil, podemos começar a seguir pessoas. Para isso clique na opção “Who to Follow” no menu superior. O twitter irá te sugerir o perfil de varias pessoas famosas, empresas ou órgãos, para seguir não tem segredo apenas clique em “Follow” nas pessoas que deseja seguir.

Para procurar e seguir outras pessoas que não estejam na lista, basta clicar em “find users by name” e digitar o nome da pessoa que deseja encontrar, depois é só seguir o procedimento anterior, clicando em Follow nas pessoas desejadas.

Entendendo Seguir, ser seguido e seguidores. Quando alguém te seguir significa que esta pessoa irá receber todos os tweets que você postar, assim como, de todas as outras pessoas que ela segue também. Este histórico de mensagem pode ser chamado também de timeline e fica localizado exatamente na pagina

22


REDES SOCIAIS

principal. Já quando você seguir alguém as regras acima explicadas se aplicam a você, ou seja, você receberá em sua timeline o que os usuários que você segue postarem. Para seguir alguém acesse a pagina de perfil do usuário onde você verá um botão com sinal de “+” escrito Follow um simples clique e pronto a partir daquele momento tudo o que o usuário postar no Twitter aparecerá na sua timeline. Agora no perfil dos usuários que você está seguindo você verá um botão verde Following se você passar o mouse sobre este botão, ele mudará para vermelho Unfollow, neste caso ao clicar agora nesta opção você deixara de seguir este usuário. Veja um exemplo de timeline de um usuário no Twitter

Como vimos é relativamente fácil encontrar pessoas no twitter. E para começar a seguir uma pessoa basta clicar no botão “follow” na página do mesmo. A questão que queremos discutir aqui é sobre os motivos que levam de alguém seguir ou ser seguido no twitter.

O Twitter como já foi dito não é exatamente uma rede social, mas um micro-blog onde podemos simplesmente postar textos de até 140 caracteres, ou seja, nada de jogos, fotos e afins. Claro! Não diretamente no micro blog, mas nada os impede de passar links através das mensagens. O legal do Twitter é que por ser uma plataforma simples e acessível pelos mais variados tipos de periféricos você pode estar conectado em qualquer lugar com ele. E como as mensa-

23


REDES SOCIAIS

gens possuem um tamanho máximo definido obriga as pessoas a serem mais objetivas ao postar alguma mensagem. Ou seja, no Twitter não adianta você ter milhares de seguidores, aqui o que importa é conteúdo. Portanto poste coisas legais, use para conversar com seus amigos, ou passar dicas para outras pessoas, mas lembre-se aqui o mais importante é CONTEÚDO! Isso é o que faz uma pessoa seguir ou ser seguida no Twitter.

TWITTER CEDASPY OFICIAL -> @cedaspy_oficial

24


REDES SOCIAIS

Atividades 1ª – Crie sua conta no Twitter, após isso converse com seus colegas e veja entre eles quem deseja seguir e ser seguido. _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ 2ª – Personalize seu perfil e design da sua pagina no Twitter. _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ 3ª – use a opção Who to Follow e pesquise por outros usuários que sejam interessantes e passe a segui-los. _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ 4ª – Encontre as palavras.

REDE SOCIAL LINKEDIN FACEBOOK GOOGLE CLASSMATES MICROBLOG TWITTER FOLLOWING PESSOAS SEGURANÇA

25


REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte: o Como Twittar e Retwittar o Falando com Alguém? o Saber Quem está Falando Comigo? o Falar com uma Pessoa de Maneira Privada? o Como inserir Links e Fotos o Quais os Cuidados

Como Twittar e Retwittar? Ok, agora que estamos com nosso twitter totalmente configurado já podemos começar a twittar. Basta clicar dentro da caixa de texto “What’s happening?”;Que significa algo como: “O que está acontecendo?”, depois é só digitar a mensagem e clicar em “tweet”. Pronto!

Figura 2

Observe que é exibida a quantidade máxima de caracteres (140) e que conforme você vai digitando a mensagem este numero vai diminuindo mostrando o total de caracteres restantes que ainda podem ser usados. -Simples, não? Agora vamos á algumas dicas de como postar conteúdo no Twitter.

Falando com Alguém? Para indicar que você esta falando especificamente com uma pessoa sempre coloque um “@” antes do nome de usuário dela, por exemplo: @cedaspyoficial (este é o twitter oficial do cedaspy.) depois é só digitar a mensagem e enviar clicando em tweet. Lembre-se que

26


REDES SOCIAIS

mesmo que você esteja identificando para quem vai à mensagem outras pessoas que seguem você verão esta mesma mensagem.

Figura 3

Saber Quem está Falando Comigo? Quando alguém falar com você irá fazer exatamente da maneira mostrada anteriormente, então para ver as mensagens enviadas ou onde seu nickname foi citado basta clicar em mentions na parte inferior da caixa de mensagens.

Figura 4

27


REDES SOCIAIS

Falar com uma Pessoa de Maneira Privada? Para enviar ou ler uma mensagem especificamente para uma pessoa ou que tenha sido enviada para você, sem que as outras pessoas vejam, basta clicar no link Messages localizado no menu do topo. Abaixo vai ter a lista de todos os que mandaram mensagens privadas para você ordenados por ordem de envio de mensagens, clique no usuario que desejar para ler as mensagens enviadas ou mandar uma resposta sobre as mensagens. Como na lista só estarão os usuários que enviarão mensagem para você, caso queira enviar uma mensagem outra pessoa, clique em

para Figura 5

new

messages na primeira caixa digite o nome da pessoa, logo abaixo digite a mensagem e para finalizar clique em send. Esta mensagem apenas a pessoa selecionada poderá ler.

Como inserir Links e Fotos Como o Twitter tem um limite de mensagens de até 140 caracteres algo que se popularizou muito nos últimos anos foi o que chamamos de encurtadores onde os mesmos transformam URLs gigantes em endereços bem menores. Infelizmente o twitter ainda não possui o recurso de encurtar URLs incorporado, sendo necessário utilizar um serviço à parte como, por exemplo, o http://bit.ly/

28


REDES SOCIAIS

Para utilizar o bit.ly é muito fácil basta copiar a URL original e colar na caixa no site e clicar em shorten depois no link que irá abrir abaixo copy, pronto cole o novo link no twitter digite o resto da mensagem e tweet.

Quais os Cuidados Como o twitter é uma plataforma muito simples onde o conteúdo como links, imagens e afins nunca estão no mesmo, o único cuidado que se deve ter é não sair clicando em todo link que se vê, principalmente com a utilização dos encurtadores que esconde o caminho verdadeiro dos links postados onde podem levar a sites maliciosos ou ao download de algum vírus. Portanto lembre-se nunca clique em qualquer link que aparecer, verifique sua procedência antes.

29


REDES SOCIAIS

Atividades 1ª – O que é o Twitter? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------2ª – Qual é a diferença entre Followings e Followers? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3ª – Qual é a principal característica da Rede Social Twitter? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desafio. Com quais outras redes sociais o Twitter se Relaciona? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30


REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte: o O que é o Facebook o Como criar sua conta o Como funciona o Facebook? o Personalizando seu Profile o Procurar amigos o Postar Conteúdos o Bate-papo

O que é o Facebook O Facebook é uma rede social criada por um jovem estudante da Universidade de Harvard, chamado Mark Zuckerberg (Erro! Fonte de referência não encontrada.), hoje uma das maiores do mundo com 500 milhões de usuários cadastros. A mesma vem ganhando muito destaque nos últimos anos ameaçando até mesmo a soberania de outras redes sociais em países onde até pouco tempo não tinha destaque como é o caso do Orkut aqui no Brasil. Atualmente o Facebook está avaliado em 50 bilhões de dólares, tendo sua fonte de receita vinda principalmente da venda de publicidade dentro do próprio site. A historia inicial de como o site foi criado até se tornar o fenômeno que é hoje, pode ser conferido no filme: The Social Network (mais conhecida no Brasil como “A Rede Social”) do diretor David Fincher.

Como criar sua conta Para se criar uma conta no Facebook, não é muito diferente das demais, basta preencher um formulário localizado já na pagina inicial do site com seus dados como nome de usuário, senha, e-mail data de nascimento entre outras informações básicas.

31


REDES SOCIAIS

Logo depois você será guiado por um assistente para encontrar amigos em outros, sites como contatos do Gmail, Hotmail, e muito mais, também não á segredo nesta tela basta seguir a configuração e ir clicando em próxima etapa até finalizar, Pronto! Agora você faz parte da maior rede social do mundo.

Como funciona o Facebook? A palavra chave no Facebook como nas redes sociais mais “tradicionais” é compartilhamento. Dentro do Facebook é praticamente possível compartilhar todo tipo de conteúdo. É importante salientar que o Facebook está em constante evolução e sua equipe de desenvolvimento não cansa de nos oferecer sempre mais recursos através da rede. Portanto é comum verificar diferença nas paginas do Facebook de tempos em tempos. A organização do Facebook é um pouco diferente de outras redes sociais como, por exemplo, o Orkut que baseia seus relacionamentos principalmente por comunidades, já o Facebook é mais voltado para o relacionamento direto entre seus usuários. É notório também que já a algum tempo o Facebook incorporou a ideia de timeline assim como vimos no Twitter, onde é visualizado tudo o que seus amigos postam. A grande diferença deste para o Twitter é que além do conteúdo é compartilhado também o que seus usuários fazem dentro da rede como inicio de novas amizades, jogos dentre outras coisas. Outro ponto forte do Facebook também são seus aplicativos, pois o mesmo possui incorporado dentro da própria rede social aplicativos como jogos, negócios, educação, entretenimento e muito mais como veremos nos próximos capítulos.

32


REDES SOCIAIS

Com isso não é necessário sair do site para usar tais aplicativos, pois os mesmos já estão incorporados dentro da própria rede, como já foi dito antes. O mais legal é que não existem apenas aplicativos desenvolvidos pela própria empresa do Facebook, mas também temos outros, desenvolvidos por outras empresas, como por exemplo, o Twitter onde é possível ter uma integração entre Twitter e Facebook. Logo abaixo na Erro! Fonte de referência não encontrada. vemos a tela principal do usuário depois de logado.

Personalizando seu Profile Agora que criamos nossa conta podemos começar a configurar o nosso profile dando a ele uma “cara mais nossa!”. Para isso vamos iniciar clicando no link editar meu perfil localizado no canto superior esquerdo da tela. Na próxima tela você poderá personalizar suas informações como cidade onde mora, data de nascimento, além de seus gostos pessoais relacionados a esporte, cinema, livros e vários outros itens.

33


REDES SOCIAIS

Nesta mesma tela você encontrara um link Visite suas configurações de privacidade clique para configurar o que os outros usuários podem ver e até onde eles podem interagir com você. O legal do Facebook é que já existem algumas configurações já pré-definidas, dentre elas temos: todos, amigos de amigos, somente amigos, recomendados, e personalizado. Caso queira personalizar de uma maneira mais avançada.

Procurar amigos Na tela inicial do Facebook tem uma caixa de texto “Procurar”, onde se deve colocar o nome, sobrenome ou apelido da pessoa que deseja localizar, aparecerá uma lista contendo todos os nomes selecionados de acordo com o que foi digitado na caixa de texto, logo, é só localizar o nome ou foto da pessoa que procura e clicar na opção “Adicionar aos amigos” e depois em “Enviar Solicitação”.

34


REDES SOCIAIS

Caso alguma pessoa tenha localizado você e queira te adicionar em sua lista de amigos, na tela inicial do Facebook na parte superior à esquerda tem um ícone chamado “Solicitações de amizade”, onde posicionando o cursor sobre este ícone aparecerá às solicitações de amigos que desejam te adicionar, você terá a opção de adicionar em sua lista de amigos ou ignorar caso não conheça ou não queira adicionar. Para cancelar uma solicitação de amizade feita erroneamente, deverá ir até a página inicial do amigo adicionado e na tela inferior à esquerda selecionar a opção “Cancelar solicitação de amizade”.

35


REDES SOCIAIS

Postar Conteúdos Para compartilhar mensagens, vídeos, fotos ou links você deverá utilizar o menu “Compartilhar” na página Inicial do Facebook, está publicação aparecerá no seu perfil e também no “Feed de Notícias” (Página Inicial do Facebook): Status Utilize o menu “Compartilhar” e selecione a opção “Status” , escreva o texto que deseja e clique em “Compartilhar”.

Fotos Utilize o menu “Compartilhar” e selecione a opção “Fotos”, para postar foto existente no seu computador selecione a opção “Enviar foto” clique em “Browser” e selecione a foto desejada, escreva um comentário (opcional) e clique em “Compartilhar”, caso você deseja postar uma foto da sua webcam, selecione a opção “Tirar uma foto” selecione a imagem, escreva um comentário (opcional) e clique em “Compartilhar”.

Links Utilize o menu “Compartilhar” e selecione a opção “Link” , escreva o link desejado e clique em Anexar, o Facebook mostrará uma ou várias opções de imagens para postar juntamente com o seu link, chamado de Miniatura, que você poderá ignorar essa opção selecionando “Nenhuma Miniatura”, escreva um comentário (opcional) e clique em “Compartilhar”.

36


REDES SOCIAIS

Vídeo Utilize o menu “Compartilhar” e selecione a opção “Vídeos”, para postar um vídeo existente no seu computador selecione a opção “Enviar Vídeo” clique em “Browser” e selecione o vídeo desejado, escreva um comentário (opcional) e clique em “Compartilhar”, caso você deseja postar um vídeo da sua webcam, selecione a opção “Gravar um vídeo” grave o filme, escreva um comentário (opcional) e clique em “Compartilhar” . Obs.: Para postar vídeos de sites como youtube, o mesmo deve ser feito na opção Links.

Perguntar Esta última opção foi acrescentada a pouco tempo no Facebook e permite que seja criados enquetes para serem respondidas por seus colegas, com isso você pode pedir a opinião de seus colegas para os mais variados assuntos como por exemplo sobre um produto que deseja comprar e que saber o que seus colegas pensão sobre este produto, ou qualquer outra dúvida que você deseje compartilhar com seus colegas.

37


REDES SOCIAIS

Bate-papo Uma forma de as pessoas conversarem entre amigos é utilizar o bate-papo que já vem assim que você criar uma conta no Facebook. Às vezes temos a necessidade de uma resposta mais rápida e não temos tempo de esperar a pessoa mandar a resposta por e-mail, utilizamos então o batepapo, que nada mais é do que um chat on-line como o conhecido Windows Live Messenger (MSN), ele fica localizado logo abaixo do menu a esquerda, fica mostrando quem são as pessoas que estão on-line e as pessoas que não podem responder no momento. Assim os usuários podem ficar mais tempo dentro da Rede social e não tenham a necessidade de criar uma conta em outra rede para simplesmente conversarem.

38


REDES SOCIAIS

Atividades 1ª – crie uma conta no Facebook e junto com seus colegas adicionem uns aos outros -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª – personalize suas informações de perfil com seus dados. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3ª – usando a pesquisa procure por outras pessoas que você deseja fazer amizade. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

39


REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte: o Aplicativos do Facebook o Adicionar e Remover Aplicativos o Alguns aplicativos o Segurança no Facebook

Aplicativos do Facebook O grande diferencial do Facebook em relação às outras redes sociais sempre foi sua organização, oferecendo um melhor controle ao usuário sobre o que está sendo compartilhado com outras pessoas. Além disso, temos uma grande quantidade de aplicativos já incorporados dentro do próprio site que vão deste um simples jogo, editor de imagens e até mesmo aplicativos para o envio de SMS gratuitos. Isso faz com que o usuário passe mais tempo dentro da rede social, e não tenha que sair para utilizar algum aplicativo.

40


REDES SOCIAIS

Adicionar e Remover Aplicativos Como já foi dito um dos grandes diferenciais do Facebook são seus aplicativos incorporados dentro da rede social. Uma forma de manter as distração dentro de sua Rede social e também compartilhar jogos e outros aplicativos com as pessoas de sua lista. Para adicionar ou remover aplicativos do seu perfil clique na opção Aplicativos no menu principal localizado no lado esquerdo. Na página que se segue você encontrara a lista de todos os aplicativos instalados em seu perfil e também os aplicativos utilizados por alguns de seus amigos. Para ver mais aplicativos utilizados por outros amigos clique no link Mais, localizado logo abaixo a lista de seus amigos. Para ver outros aplicativos acesse o link Diretório de aplicativos.

Figura 6

No diretório de aplicativos você terá a listagem completa de aplicativos separados por tema e categoria. Ao clicar em algum aplicativo especifico você inicialmente será redirecionado para pagina do aplicativo, onde você vera as pessoas que também usam o mesmo, além de outras informações. Clique no botão ir para aplicativo, localizado na parte superior da pagina logo depois é só seguir o passo á passo para adicionar o aplicativo no seu profile. Para fazer uso do aplicativo basta voltar para a pagina inicial e clicar sobre o link do mesmo no menu principal.

41


REDES SOCIAIS

Alguns aplicativos Abaixo você entra alguns aplicativos legais dos mais variados tipos para Facebook é fato destacar que esses são apenas uma gota no oceano de aplicativos que você pode encontrar dentro da rede. No diretório de aplicativos você vai encontrar aplicativos dos mais variados gostos, jogos, carreira, noticias, artistas e muito mais.

Segurança no Facebook Como já foi dito antes o Facebook é mais popular em outros países, apesar de já vir a algum tempo ganhando novos usuários aqui no Brasil de maneira exponencial. Oque garante de certa maneira a popularidade do Facebook por ser a rede social mais popular e consequente mais famosa do mundo é sua organização e principalmente seu controle de segurança. Podemos pegar, por exemplo, a questão de usuários fakes (perfis falsos), algo que no Orkut é algo muito utilizado por diversas pessoas inclusive hackers se se utilizam destes perfis falsos para promover todo tipo de golpe, roubos, estelionato inclusive em muitos casos envolvendo questões de pedofilia. Fazendo com que a Google tivesse vários problemas com a justiça brasileira em relação a este assunto.

42


REDES SOCIAIS

Outro ponto positivo na questão de segurança do Facebook é seu controle de privacidade, nele você consegue de maneira mais robusta ter um controle sobre o conteúdo que esta sendo compartilhado com as outras pessoas. Para acessar o controle de privacidade da sua conta no Facebook acesse no canto superior direito acesso o menu conta e depois clique em configurações de privacidade coo é mostrado na Erro! Fonte de referência não encontrada..

Já na próxima tela como vemos na

podemos notar que você pode separar por catego-

rias como todos, amigos de amigos, somente amigos, outros, neste ultimo você pode escolher pessoas especificas que poderão visualizar o conteúdo. Ainda nesta tela é possível selecionar uma dentre as configurações personalizadas existentes: recomendado, Somente amigos, Amigos de amigos e todos.

A melhor opção para quem esta começando no Facebook é sem duvida a opção “recomendada”, mas caso o usuário queira também poderá criar uma configuração mais personalizada definindo como cada item será compartilhado no Facebook. Para isso clique em personalizar configurações. Será mostrada a tela conforme Erro! Fonte de referência não encontrada..

43


REDES SOCIAIS

Nela veja que podemos especificar qual o grupo de pessoas poderá visualizar cada item compartilhado dentro do Facebook ou ainda selecionar a opção personalizar que neste você poderá escolher as pessoas de maneira bem mais especifica que poderão acessar o conteúdo compartilhado. Então para uma ajuste mais “fino” das suas configurações especifique em cada tem do seu perfil e como e com quem o mesmo será compartilhado.

44


REDES SOCIAIS

Voltando para a tela anterior podemos ver também que existe a possibilidade de controlar suas conexões dentro do Facebook nesta tela exibida na Erro! Fonte de referência não encontrada.. Controlando como as pessoas que ainda não são seus contatos dentro da rede poderão te adicionar como amigo, pesquisar por você dentro da rede, mensagens dentre outras opções. Assim como foi visto anteriormente simplesmente defina com quais grupos de usuários você deseja compartilhar tais conteúdos.

Depois disso podemos ver que o Facebook dispõe de recursos avançados de configurações de privacidade e que cabe ao usuário controla-las.

45


REDES SOCIAIS

Atividades 1ª – crie uma conta no Facebook -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª – Adicione colegas de classe e compartilhe conteúdo com eles. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3ª – Pesquise no diretório de aplicativos, 05 aplicativos relacionados a temas de seu gosto pessoal e adicione ao seu profile. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desafio – Pesquise por algum aplicativo que faça a integração entre sua conta no Twitter e o Facebook e adicione o aplicativo ao seu perfil. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

46


REDES SOCIAIS

– Nesta aula você aprenderá o seguinte: o O que é o Orkut?

o o o o o o o

História Criando sua conta Procurando Amigos

A timeline Personalizando a aparência do seu perfil Enviando recados (Scraps) Álbuns de fotografias

O que é o Orkut? O Orkut dispensa apresentações principalmente aqui no Brasil onde é sem dúvida sinônimo de rede social e principalmente inclusão digital. E hoje mesmo com todo o avanço de outras redes sociais como o Facebook principalmente. O mesmo ainda se mantem firme e forte como a rede com maior numero de usuários aqui no nosso pais.

Com toda essa massa de usuários ativos no uso da rede aqui em nosso pais nada mais natural que a sede da empresa também ser aqui no Brasil. E foi o que aconteceu em agosto de 2008 quando a sede deixou a Califórnia e veio ter suas operações administradas aqui no Brasil. Além da quantidade de usuários outro ponto que tornou necessário a migração da central da empresa para o nosso pais foi o aspecto legal, este devido a quantidade de casos ligados a pedofilia, pirataria, racismo, brigas, gangues e até mesmo confrontos de torcidas organizadas.

47


REDES SOCIAIS

Neste contexto não é de hoje que aparecem noticias sobre o fechamento do Orkut. Apesar de tudo isso se bem explorada a rede social da Google pode ser utilizada de maneira a conhecer novas pessoas e muitas outras coisas, além de varias comunidades onde são discutidos assuntos realmente relevantes, ótimo para aprender mais sobre vários segmentos.

História

A rede deu inicio as suas atividades em 24 de janeiro de 2004, sendo desenvolvida pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten. Inicialmente a empresa esperava conquistar a maior quantidade possível de usuários dos Estados Unidos. O mesmo não aconteceu e apesar disso a rede teve maior aceitação em outros países como Índia e principalmente Brasil. O Orkut passou a operar também na língua portuguesa a partir de 05 de abril de 2005. Onde teve uma explosão vertiginosa da quantidade de usuários. Talvez principalmente pelo fato de servir como uma plataforma de inclusão digital. E como já foi dito no inicio devido a grande quantidade de usuários brasileiros cadastrados (48%) e problemas relacionados e fatores legais a sede do serviço foi migrada da Califórnia para o Brasil em agosto de 2008, tendo a Google Brasil como principal responsável pela administraç��o da rede social e a partir de então a palavra final nas melhorias e alterações gerais que a rede social venha a ter. Nos últimos tempos tentando conter a migração em massa de usuários para outras redes principalmente Facebook e Twitter o Orkut passou por alguma reformulações em suas páginas tendo como slogan desta mudança o termo Novo Orkut. Além de melhorias visuais o Orkut passou também por reformulações de funcionalidades perdendo ou adquirindo novas funcionalidades e até mesmo recursos já existentes em outras redes sociais.

Apesar disso o Orkut ainda é a rede social mais popular do Brasil. Com uma base de usuários ainda considerável. A pergunta é: Até quanto? Por que com os problemas enfrentados pela empresa a migração para outras redes sociais tem sido inevitável. Tendo isto em vista empresa vem nos últimos tempos tentando se reinventar para conter esta saída de usuários. Será que vai funcionar? Isso só o tempo dirá.

48


REDES SOCIAIS

Criando sua conta A criação de uma conta no serviço é diretamente ligado à criação de uma conta Google. Portanto se você já possuir algum serviço da Google como: Gmail, reader ou qualquer outro, não será necessário se cadastrar, basta digitar seu nome de usuário e senha e logo depois preencher suas informações de gostos pessoais e interesses que será feita logo após o login. Se você não possui ainda nenhum serviço Google comece clicando em Criar sua conta e preenchendo o formulário de cadastrado e depois seguindo para o outro formulário de gostos pessoais.

Procurando Amigos É fato que diferentemente do Facebook o Orkut é mais organizado com base nas comunidades do que diretamente na relação direta entre as pessoas. Claro que isso não impede de que você se relacione com seus colegas sem a necessidade das comunidades. Caso você tenha começado agora, a primeira coisa a se fazer é procurar amigos, para isso existem algumas maneiras: A primeira é pela caixa de pesquisa ao lado do menu principal no topo da pagina.

49


REDES SOCIAIS

Na caixa de pesquisa digite todo ou parte do nome da pessoa que você está procurando, será mostrado o resultado da pesquisa para você e caso não tenha achado ainda seu amigo(a) tente refinar a pesquisa adicionando alguma característica desta pessoa como o nome da cidade ou bairro onde ela mora ou qualquer outra informação de relevância que leve a diferenciar esta pessoas das demais. Outra maneira é adicionar amigos de seus amigos. Caso você já tenha amizades firmadas dentro da rede, você pode acessar á pagina de perfil do seu amigo e dentro dela procurar amigos em comum com este seu colega. Baseado nestas ligações entre os usuários um recurso interessante que existe a partir das versões mais atuais do Orkut é a sugestão de amigos que aparece já no topo da pagina inicial do Orkut, nela são indicadas pessoas pelo próprio Orkut com base nos seus relacionamentos atuais e vínculos que você possuem em comunidades e amigos em comum com seus amigos atuais.

Para adicionar uma pessoa como amigo(a) basta acessar o profile da pessoa e clicar em adicionar como amigo será enviado um convite a pessoa e cabe a ela definir se vai te aceitar como amizade ou não. Já para saber se você possui solicitações de amizade acesse a opção lembrete no menu lateral. Lá estram listados todas as pessoas que solicitaram uma amizade com você, analise e caso queira confirmar a amizade clique em confirmar solicitação de amizade.

50


REDES SOCIAIS

A timeline A organização do Orkut como já foi dito antes é baseado principalmente nos relacionamentos através das comunidades, apesar disto ter mudado um pouco. Quem já usa o Orkut á bastante tempo percebe as mudanças que o mesmo sofreu ao longo destes anos. A rede social ganhou e perdeu vários recursos muitos dos existentes hoje foram copiados de outras redes sociais.

Um recurso que tanto o Orkut quanto o Facebook ganharam foi a timeline, que mostra as ultimas atualizações de seus amigos, mostrando tudo o que eles fizeram nos últimos minutos ou dias. Este recurso já é diretamente visualizado assim que você entra na sua conta, ficando localizado na coluna do meio.

Personalizando a aparência do seu perfil As versões anteriores do Orkut praticamente não tinham personalizações. Apenas em casos bem isolados e dias especiais, como natal, copa do mundo entre outros, mas num contexto geral não tinha muitas opções de personalização. A partir das novas versões o site passou a incorporar também o recurso de temas, onde pode ser aplicada uma cor especifica como também podem ser personalizado através de temas.

51


REDES SOCIAIS

Esta personalização como vermos é extremamente simples. No menu do topo você encontra um menu chamado Temas ao selecionar esta opção você inicialmente poderá selecionar uma cor especifica para o plano de fundo do seu perfil. Caso deseje uma personalização ainda mais profunda neste mesmo menu selecione a opção mostrar mais nesta próxima pagina você poderá escolher dentre vários temas prontos e em varias categorias, basta selecionar na opção experimentar e pronto o tema será aplicado depois é só clicar em sim e seu tema será aplicado definitivamente .

52


REDES SOCIAIS

Outro recurso legal é caso você esteja no perfil de outro usuário e gostar do tema utilizado por ele, para começar a usar o mesmo simplesmente clique no menu do topo na opção usar este tema. E se ainda preferir você pode escolher para navegar pelo Orkut sem ver nenhum tema nas páginas de outras pessoas. Para isso, basta selecionar a opção Navegar no Orkut sem temas, dentro da mesma página da galeria de temas.

Enviando recados (Scraps) Os recados dentro do Orkut são conhecidos como scraps e permitem uma comunicação simples e direta com outros. Para enviar um scrap na página de recados de alguém, visite o perfil dessa pessoa e clique na caixa de texto para escrever a mensagem. Você pode personalizar seus scraps alterando a cor do texto, adicionando emoticons, imagens, vídeos do Youtube e mapas.

Depois se mudar de ideia e se arrepender de ter enviado aquela mensagem para a pessoa ainda dentro da caixa de recados da pessoa ao na sua timeline clique sobre o ícone de uma lixeira localizado ao lado direito do scrap desejado. É interessante salientar que os scraps enviados por padrão não são públicos e os mesmos são visualizados apenas por seus amigos.

Para alterar a visibilidade do scrap observe que logo abaixo da caixa de texto da mensagem existe a opção de alterar a visibilidade do scrap onde dentre as opções temos: privado,

53


REDES SOCIAIS

amigos e publico. Altere de acordo com o que desejar escreve sua mensagem e depois clique em postar.

Em privado significa que quem postou o conteúdo (um scrap, foto, vídeo, etc.) escolheu apenas algumas pessoas para verem esse conteúdo. Outras pessoas não vão ver absolutamente nada. Amigos significa que todos os amigos podem ver esse conteúdo (uma foto, vídeo, etc.). Se for um scrap, tanto os amigos de quem enviou como os amigos de quem recebeu esse scrap poderão vê-lo. Outras pessoas simplesmente não vão ver nada. Público significa que qualquer usuário do Orkut pode ver esse conteúdo.

Para enviar recados para varias pessoas ao mesmo tempo na sua pagina inicial observe que tem uma caixa onde você poderá enviar recados para varias pessoas, bastando que para isso você digite sua mensagem com imagens mapas e o que mais você desejar, selecione o nível de visibilidade do scrap (note que aqui obviamente só temos a opções amigos e publico). E após selecionar estas opções básicas clique no botão alterar, selecione as pessoas que irão receber o scrap e para finalizar clique em postar.

54


REDES SOCIAIS

Álbuns de fotografias Um dos recursos mais antigos do Orkut é a possibilidade criar e compartilhar álbuns de fotografias, permitindo que você compartilhe com seus amigos aqueles momentos inesquecíveis da sua vida. Apesar de ser um recurso já existente desde as primeiras versões os álbuns de fotografias ganharam recursos que melhoram o envio e controle de fotos dentro da rede.

Um deles é que você pode importar fotos do picasa que para quem não sabe é um serviço de compartilhamento de fotos também do Google. Isso é interessante quando você utiliza o picasa para armazenamento de fotos online e queira também compartilhar dentro do Orkut, agora este tipo de trabalho ficou bem mais fácil. Já na seção minhas fotos são exibidas todas as fotos em que você aparece e que você e seus amigos marcaram.

55


REDES SOCIAIS

Mas caso o que você queira fazer é colocar as fotos diretamente no Orkut faça o seguinte:

1. Acesse suas fotos clicando em Fotos no menu lateral. 2. Clique em Criar um álbum e selecione as fotos no seu computador a serem enviadas para o Orkut. 3. Enquanto as suas fotos são enviadas, é possível criar um nome para o álbum e uma descrição. 4. Durante esse processo, também é possível reordenar a posição das fotos, arrastando e soltando-as, e também adicionar legendas. 5. Selecione um nível de privacidade

1

para esse álbum escolhendo quem poderá

ver as suas fotos: só alguns amigos, os seus amigos do Orkut ou todos do Orkut. 6. Clique no botão Salvar alterações na parte inferior da página. 7. Seu novo álbum automaticamente aparecerá na seção meus álbuns.

Já para fazer o contrario e excluir um álbum de fotografias faça o seguinte:

1. Clique em fotos na parte superior da sua página inicial. 2. Clique em excluir álbum ao lado do álbum a ser excluído. 3. Confirme sua ação para concluir.

Tome cuidado ao excluir os seus álbuns, pois não será possível recuperar as fotos de um álbum excluído.

1

As opções de privacidade funcionam da mesma maneira como vimos no capitulo sobre scraps

56


REDES SOCIAIS

57


REDES SOCIAIS

Atividades 1ª - Crie sua conta no Orkut -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª – Compartilhe seu perfil no Orkut com seus colegas de classe -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desafio – Crie um álbum de fotografias e envie uma mensagem para 10 de seus amigos visita-lo. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

58


REDES SOCIAIS

Postando vídeos A postagem de vídeos no Orkut é diretamente ligada ao youtube, portanto só é possível inserir vídeos no Orkut que já estejam no youtube, caso o mesmo ainda não esteja primeiro é necessário fazer o upload do mesmo para o youtube, logo depois copie o link do vídeo e cole na caixa de texto na seção Vídeos e clique em postar. Vale ressaltar que apenas podem ser adicionados vídeos do youtube, não sendo aceitos vídeos de outros serviços.

Depoimentos Depoimentos como próprio nome diz são textos escritos por seus amigos sobre a sua pessoa e para visualizar depoimentos escritos sobre você, vá para sua página inicial, clique em depoimentos no menu lateral. Depoimentos escritos sobre você aparecerão na parte inferior da página, na seção minhas atualizações. Para escrever um depoimento sobre alguém, você precisará fazer parte da rede de amigos dessa pessoa. Depois de se tornar amigo dessa pessoa, siga estes procedimentos:

59


REDES SOCIAIS

1. Visite o perfil da pessoa, clique no menu lateral e depois em depoimentos. 2. A seção depoimentos de seu amigo aparecerá na parte inferior da página. Clique em criar depoimento. 3. Escreva seu depoimento (você pode adicionar vídeos e iamgens) e clique em postar. 4. Assim que seu amigo aceitar o depoimento, este aparecerá em seu perfil.

Comunidades Como vimos nos capítulos anteriores diferentemente do Facebook que é mais focado nos relacionamentos direto entre as pessoas, O Orkut apesar de também possuir esta possibilidade sempre foi mais focado no relacionamento dos seus usuários através das comunidades. A finalidade básica de comunidades é reunir o maior numero possível de pessoas em torno de um único assunto ou assuntos específicos. Hoje o Orkut conta com comunidades dos mais variados assuntos, desde temas importantes até coisas sem qualquer sentido ou relevância. Para ingressar numa comunidade qualquer basta acessar a pagina de comunidades se você não sabe como chegar a pagina da mesma faça o seguinte clique sobre o opção Comunidades no menu superior, será exibido a lista completa de comunidades que você participa, logo mais abaixo todas as categorias de comunidades. Para pesquisar uma comunidade especifica use a caixa de pesquisa no topo como vimos na pesquisa de amigos.

60


REDES SOCIAIS

Na caixa superior direita de pesquisa digite o assunto da comunidade que você deseja seguir, selecione a esquerda a opção comunidades depois procure em qual das comunidades você deseja ingressar. Após acessar a pagina da comunidade clique em participar. È importante sabe que algumas comunidades são controladas, ou seja precisam da autorização do dono da comunidade para que sua entrada na mesma seja confirmada, neste caso não resta nada apenas esperar.

61


REDES SOCIAIS

Criando sua comunidade As comunidades servem para unir as pessoas em torno de um assunto especifico. Qualquer pessoa pode criar uma comunidade mesmo que já existam comunidades com o mesmo nome ou que fale sobre o mesmo assunto. Para criar uma comunidade faça o seguinte:

1. Clique em comunidades no menu da parte superior de qualquer página do Orkut. 2. Clique no botão criar. 3. Insira o texto conforme mostrado na caixa de verificação de palavras e clique em confirmar. 4. Preencha os detalhes relativos à sua comunidade e clique em criar comunidade para concluir. Caso você não queira mais fazer uso desta comunidade e claro, você for o dono da comunidade e quiser excluí-la, siga estes passos:

1. Vá para a página inicial da comunidade. 2. Clique em editar perfil, abaixo da foto da comunidade. 3. Selecione excluir comunidade. 4. Clique em excluir na tela de confirmação.

Se caso você não quiser exclui-la mas transferi-la para outro usuário faça o seguinte:

1. Acesse a página inicial da comunidade. 2. Clique em ver membros abaixo da caixa de membros no lado direito da página.

62


REDES SOCIAIS

3. Encontre a pessoa para quem gostaria de transferir a titularidade e clique no ícone de lápis ("gerenciar") ao lado do nome. 4. Selecione transferir a titularidade da comunidade para usuário e clique em sim.

Bate papo Outro recurso imprescindível nos dias atuais é a possibilidade bate papo instantâneo, no caso do Orkut o mesmo é integrado ao Gtalk também da Google que também esta presente em vários outros serviços da empresa, principalmente Gmail. Para ativar o recurso de Bate papo altere seu status para disponível no topo do menu lateral logo abaixo do seu nome de usuário.

63


REDES SOCIAIS

Ao ativar o bate papo observe que irá aparecer uma caixa no canto inferior direito da tela amigos on-line, clique para que a lista de amigos que também estejam conectados neste exato momento apareça, depois é só clicar na pessoa com que deseja falar e sair digitando.

Nas ultimas atualizações a Google incorporou recurso de bate-papo por vídeo e por vós no Gtalk e consequentemente o bate papo do Orkut, Além de também disponibilizar o recurso de bate-papo em grupo. Para ativar qualquer um destes recursos clique no botão respectivo ao que deseja ativar.

Aplicativos Como vimos nas outras aulas as redes sociais deixarem de ser sites de apenas compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens em geral para também incorporar serviços que antes estavam fora da rede, principalmente no sentido de jogos casuais. Neste setor temos os aplicativos desenvolvidos pelo próprio Google, como também outros desenvolvidos por empresas terceiras.

64


REDES SOCIAIS

A finalidade básica destes aplicativos é aprimorar a interessam entre você e seus amigos, permitindo a troca de conteúdo rico e divertido dentro do Orkut. Adicionar aplicativos ao seu perfil do Orkut é fácil. Todos os aplicativos estão listados no Diretório de aplicativos. Para acessá-lo rapidamente, clique na opção aplicativos no menu do topo depois na opção adicionar aplicativos.

Aqui, você pode buscar aplicativos disponíveis, navegar pelos aplicativos mais populares, verificar os aplicativos adicionados por seus amigos e os aplicativos mais recentes do Orkut. Você também pode obter mais informações sobre cada aplicativo e ver como os outros usuários o classificam. Se você quiser adicionar um aplicativo ao seu perfil do Orkut, clique no aplicativo para obter mais informações. Basta clicar em Adicionar aplicativo na lateral direita da página.

65


REDES SOCIAIS

Observe que ao adicionar um aplicativo, ele será adicionado ao seu perfil e os seus amigos começarão a receber atualizações em suas seções "Atualizações dos meus amigos" sobre a sua atividade nesse aplicativo. Se você quiser desativar essas atualizações, desmarque a opção "Postar atualizações para os meus amigos" acima do botão Adicionar aplicativo, na página do aplicativo. Você pode remover facilmente qualquer aplicativo clicando no ícone de lixeira ("remover este app") no canto superior direito da página do aplicativo.

Segurança no Orkut Apesar da ideia básica de uma rede social ser o compartilhamento de informações e o Orkut ter sido alvo de acusações de violação de privacidade, hoje o mesmo conta com recursos avançados de gerenciamento do que você deseja compartilhar com seus amigos. Você pode usar as configurações de privacidade do Orkut para restringir quem tem permissão de escrever mensagens para você, comentar sobre as suas fotos e ver o seu álbum dentre varias outras opções. Para isso, basta fazer o seguinte:

1. Clique em configurações na parte superior de qualquer página do Orkut. 2. Selecione a guia privacidade. 3. Use o menu suspenso ao lado de cada recurso para alterar as permissões de acesso. Altere de acordo com o que você desejar.

Vale lembrar que determinadas partes do seu perfil não podem ficar ocultas para outros usuários, como a foto do seu perfil e o nome. Da mesma forma, não é possível ocultar o seu endereço de e-mail principal das pessoas que você adicionou à sua lista de amigos.

66


REDES SOCIAIS

E caso queira um bloqueio ainda mais forte a determinadas pessoas use o recurso de ignorar usuários. Isso vai impedir que usuários específicos enviem a você solicitações de amigo ou mensagens indesejadas; basta adicionar esses usuários à sua lista de ignorados. Para fazer isso, visite seus perfis, clique na opção ignorar usuário na no menu lateral.

67


REDES SOCIAIS

Atividades 1º - Procure por comunidades relacionadas ao Cedaspy e ingresse nelas. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª – Junte-se a seus colegas de turma e escolham alguém na sala para criar a comunidade da turma e ingressem nela. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3ª – Pesquise por 03 aplicativos de seu interesse -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4ª – Faça depoimentos sobre seus colegas -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

68


REDES SOCIAIS

O que é o linkedin O Linkedin é considerado uma rede profissional no mesmo layout de uma rede social, onde os seus usuários chamados de conexões possuem uma página com seus dados profissionais (seu currículo) e uma lista de contatos e empresas para uma eventual oportunidade profissional. Atualmente esta rede possui mais de 100 milhões de usuários cadastrados mundialmente. Esta rede é uma excelente opção para quem procura uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho ou para quem necessita contratar um profissional, devido à exposição do perfil dos usuários e as diversas empresas cadastradas.

Como Surgiu o Linkedin Surgiu nos Estados Unidos pelo co-fundador Reid Hoffman em 2002, mas houve seu lançamento oficial em Maio de 2003.

69


REDES SOCIAIS

O Linkedin e as Empresas Hoje devido a grande demanda e carência de profissionais qualificados no atual mercado de trabalho, as empresa estão tendo que conseguir maneiras diferentes e mais objetivas na busca por estes profissionais. Portanto qualquer profissional que se prese hoje deve ter seu perfil criado na rede para ter mais chances de aproveitar as oportunidades de mercado.

Além disso, a mesma serve também para a troca de informações e experiências entre empresas, possibilitando um melhor conhecimento do mercado para profissionais que queiram também ser donos de suas empresas.

Criando sua Conta Para se inscrever no site você pode se cadastrar entrando no próprio site ou recebendo uma indicação por e-mail através de um contato. Será necessário informar seus dados pessoais como e-mail, nome, se está empregado ou não, se estiver trabalhando informar o nome da empresa, o setor que você trabalha e o cargo que você atualmente está exercendo.

70


REDES SOCIAIS

Publicando seu currículo no Linkedin O seu perfil no Linkedin nada mais é do que suas informações profissionais, e como qualquer currículo deve ser feito com uma boa grafia, informações verdadeiras e resumidas, coloque informação sobre essas experiências profissionais, sobre sua formação e cursos complementares. É muito importante, sempre atualizar deixar o seu perfil atualizado e evitar informações particulares como dados familiares, piadas ou frases de humor, etc.

71


REDES SOCIAIS

Este ponto deve ser muito bem montado dentro do linkedin pois seu perfil é o passaporte para uma possível vaga de emprego, pelas empresas cadastradas no serviço. Para configurar seu perfil dentro do linkedin faça o seguinte: No menu do topo clique em perfil depois em editar Perfil nesta tela cadastre suas informações de acordo com as dicas que demos logo acima. Não há segredo pois os campos são totalmente auto explicativos.

Usando o Linkedin Após ter configurado seu perfil é hora de começar a usar o linkedin, adicionando novas conexões, procurando empregos ou até mesmo criando uma empresa dentro da rede. Observe que na sua pagina inicial temos assim como já vimos nas redes sociais anteriores a timeline. Com as ultimas atualizações feitas por suas conexões. Observe que também temos uma caixa para compartilhamento do status, que é diretamente ligada a sua conta no Twitter que foi informada no seu cadastro de perfil, como vimos anteriormente.

Procurando Emprego O Linkedin disponibiliza um menu chamado Emprego na parte superior, fazendo um filtro com palavras chaves você encontrará as vagas disponíveis conforme a sua pesquisa. Outra alternativa é participando dos Grupos. Existem diversos grupos relacionados a vagas de trabalho e também grupos de empresas que disponibilizam as suas vagas disponíveis. Faça interação com os grupos, participe respondam os fóruns e crie pesquisas.

72


REDES SOCIAIS

Criando seu Networking Através do seu e-mail você pode localizar os contatos já cadastrados no site, informando seu e-mail e senha o site atualizará e você poderá adicionar como sua conexão. O Linkedin também disponibiliza uma lista de pessoas que talvez você conheça, essas são conexões de seus contatos na qual você também pode se relacionar, para isso você deverá selecionar se este contato é um Colega, ou um colega de classe, ou fizemos negócio juntos, amigo, grupo, não conheço e mandar junto uma mensagem que informa que você quer convidar para a sua rede profissional.

73


REDES SOCIAIS

Para recomendar um usuário do Linkedin é necessário ser uma conexão da sua rede, para isso você deverá selecionar o perfil do usuário que você quer recomendar e escolher a categoria que se enquadra: "Prestador de serviço", "Parceiro de negócios", "Colega" ou "Estudante". Essa recomendação ficará disponível no seu perfil informando que você recomendou esta pessoa.

Ligando o linkedin nas Redes Socias No seu perfil, você tem a opção de compartilhar informações da sua conta do Twitter com as suas conexões, para isso deve informar seu usuário em seu perfil na opção Twitter e configurar de acordo com as seguintes opções: - Exibir sua conta de Twitter para suas conexões

- Compartilhar somente tweets com #in ou #li no seu status do Linkedin

- Exibir em formato compreensivo (fotos, titulo de página ou breve descrição).

74


REDES SOCIAIS

Atividades 1ª – O que é o Linkedin? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª – Qual é função do Linkedin com as Empresas? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3ª – Qual é a principal característica da Rede Social Linkedin? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4ª – Estabeleça conexões com seus colegas de sala de aula ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5ª – Que tal procurar possíveis vagas de estágios para jovens? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

75


REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte: o Aplicativos do Facebook o Adicionar e Remover Aplicativos o Postar Contéudos o Bate-papo

O que é o Myspace O MySpace é uma das mais antigas entre as mostradas até agora foi lançada em 2003 e hoje oferece os mais variados tipos de serviços: blogs, albuns de fotos, musica, vídeos jogos e muito mais. Dentro deste contesto e devido à facilidade com que se pode compartilhar musicas em formato mp3 o myspace frequentemente utilizado por vario artistas iniciantes ou não para a divulgação de seus trabalhos, muitas chegando a utilizar a própria pagina dentro da rede como pagina oficial. Segunda o site wikipedia o myspace hoje conta com uma base de usuários de 110 milhões de registos ativos, sendo a segunda maior rede social dentro dos Estados Unidos.

76


REDES SOCIAIS

Criando sua conta O cadastro não se difere praticamente em nada das outras redes apresentadas até aqui, basta clicar em inscrever-se no topo da pagina logo ao lado do logótipo do site, preencha o formulário com suas informações como e-mail endereço, data de nascimento e afins. O custo do cadastro assim como nas outras também é GRATUITO.

Após efetuar seu cadastro no site você já será redireccionado para a página de edição do perfil. Preencha seu perfil informando seus dados complementares e faça o upload de suas fotos de perfil e para finalizar procure seus amigos em outras redes sociais.

77


REDES SOCIAIS

Aplicativos no MySpace

Bom no geral o myspace não muda muito de redes sociais como Facebook ou Orkut, pois assim como essas duas o Myspace também possue serviços como postagem de fotos, videos, e-mail interno, jogos e muitos mais. Todos estes recursos ficam localizados no topo da tela do myspace onde você encotra um menu com as opções home: que é onde você pode postar seu conteudo, visualizar o que seus amigos andam fazendo e compartilhando, no geral essa tela funciona como a time line tanto do twitter quando a do Facebook.

78


REDES SOCIAIS

Na caixa de compartilhamento você poderá postar mensagens, fotos podendo montar um album de fotografias ou simplemente uma foto diretamente de sua webcam, caso seu computador disponha de uma instalada, poderá também compartilhar links de sites interessantes, videos que podem ser carregados de seu computador ou gravados na hora também com o auxilio de uma webcam claro e por ultimo compartilhe musicas que podem ser pesquisadas na caixa abaixo da de mensagens. O myspace dispoe ainda de varios outros recursos que podem ser encontrados no menu superior na opção “minhas coisas”.

79


REDES SOCIAIS

Algo que devemos dar destaque dentro do myspace é a possibilidade de criar listas de reprodução de musicas dos artistas cadastrados no serviço. Onde pode se ouvir as musicas diretamente no site sema a necessidade de ter que baixar as mesmas.

80


REDES SOCIAIS

Adicionando Fotos e Vídeos

Como vimos anteriormente o myspace assim como o facebook e Orkut possue varios serviços incorporados à rede social, permitindo que seus usuario s compartilhem os mais variados tipos de informações, incluindo também fotos e vídeos.

Para compartilhar fotos não há muito segredo, vá ao menu do topo minhas coisas e selecione a opção fotos, depois clique em carregar fotos e selecione as fotos que deseja adicionar e siga as etapas seguintes. è interessante notar que junto destas opções também existe a opção de se capturar a imagem de uma webcam. Para compartilhar vídeos selecione a opção vídeos no menu minhas coisas depois clique no botão carregar vídeo para fazer o upload de um vídeo previamente gravado ou se preferir selecione a opção gravar vídeo para gravar um vídeo na hora com uma webcam. E além destas opções nesta mesma tela no menu lateral você poderá organizar seus vídeos que já estão on-line atráves das opções meus uploads, meus favoritos, Meus canais seguidos e meu canal.

81


REDES SOCIAIS

82


REDES SOCIAIS

Atividades 1ª – O que é o MySpace? _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

2ª – Qual é função do MySpace? _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

3ª – Qual é a principal característica da Rede Social MySpace? _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

Desafio. Descreva passo a passo como colocar a rede social MySpace junto com o MSN. _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

83


REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte: o Aplicativos do Facebook o Adicionar e Remover Aplicativos o Postar Contéudos o Bate-papo

O que é o FormSpring

O FormSpring é uma rede social baseada nos fatos dos seus usuarios pooderem fazer perguntas entre-si podendo ser aceito perguntas tanto de pessoa cadastradas quando de pessoas não cadastradas no serviço. Claro que existe um controle sobre o que será exibido ao publico podendo ser descartadas perguntas ofensivas, ou quando o usuário achar necessário.

Como criar uma conta

Novamente para que possamos usar o serviço devemos nos cadastrar clicando em signup and find Friends. Logo depois é só preencher o formulário com seus dados básicos e email.

84


REDES SOCIAIS

Configurações e Personalização

Antes de perguntarmos qualquer coisa, vamos configurar o serviço ao nosso gosto, tornando nosso pagina mais atrativa para as pessoas perguntarem com mais frequencia, para isso clique em Settings no canto superior da tela. As possibilidades de configuração são simples em Your Profile você pdoerá personalizar suas informações pessoais e aparência do profile, como plano de fundo e cores de fontes.

85


REDES SOCIAIS

Já em privacy Options você pode escolher quem poderá fazer perguntas para você no serviço: Qualquer usuário (até não cadastrados), Qualquer membro cadastro no serviço ou apenas usuários cadastrados e identificados no serviço.

Em e-mail você poderá configurar as opções de recebimento de e-mail. Quando deseja receber e-mails.

86


REDES SOCIAIS

Em SMS configure o recebimento de SMS avisando quando seus amigos fizerem perguntas.

Em Services configure a integração do FormSpring com outras redes sociais como por exemplo Twitter e Facebook entre outras.

87


REDES SOCIAIS

Em goodies integre um botão de perguntas em seu blog ou site.

Primeiros Passos

Ok. Agora que temos nosso formSpring configurado vamos começar a usa-lo. A ideia e o conceito são muito parecidos com as do twitter. Clicando em Home você pode ver as perguntas feitas a seus colegas e pode fazer perguntas a todos eles, ou escolher quem será direcionada as perguntas.

88


REDES SOCIAIS

Em Questions você poderá visualizar e responder as perguntas feitas a você. Em Sent Questions você poderá ver as perguntas pendentes de respostas feitas por você a seus amigos.

Como Fazer Perguntas

Para fazer perguntas no formspring clique no menu do topo na opção home, na caixa de texto logo abaixo digite sua pergunta e clique em Next step: select friends slecione para quem deseja enviar a pergunta e clique em ask friends.

Outra maneira de se fazer perguntas é indo diretamente ao profile de usuario que você deseja fazer a perguta e na caixa superior digitar sua pergunta e logo depois clica em send your question. Simples não?

89


REDES SOCIAIS

Responder Perguntas

Como já dito antes para veêr as pergutnas que fizeram á você basta ir às opções questions no menu do topo e visualizar as mesmas na guia questions. Além de responder as questões você pode escolher em quais redes sociais você irá compartilhar as repostas.

Nesta mesma tela ao lado em get more questions você pode indagar seus colegas de outras redes sociais a fazerem perguntas a você. Para isso apenas digite uma mensagem encorajadora, marque em quais redes deseja compartilhar e clique em announce. Pronto numa mais faltara perguntas para se responder.

90


REDES SOCIAIS

Atividades 1ª – O que é o Formspring? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------2ª – Qual é função do Formspring? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3ª – Como add o Formspring junto com o Facebook? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desafio. Descreva as diferenças entre Formspring e o Twitter. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

91


REDES SOCIAIS

92


REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte: o Aplicativos do Facebook o Adicionar e Remover Aplicativos o Postar Contéudos o Bate-papo

TweetDeck O TweetDeck é um gerenciador de redes sociais mais utilizado nos celulares e desktops pois com ele você pode acessar mais de uma rede ao mesmo tempo, podendo estar sempre por dentro de todas as informações em um único aplicativo. Esse Aplicativo também foi desenvolvido para ser utilizados na maioria dos celulares que hoje tem acesso a internet por meio de conexão 3g e WiFi. Nele você pode se conectar com varias amigos e receber noticias das suas redes sociais mais favoritas e mandar fotos e compartilhar vídeos, ficar por dentro do que todos os seus amigos estão falando.

O TweetDeck é utilizado para acessar as Redes Sociais como: Twitter, Facebook, Linkedin e MySpace.

93


REDES SOCIAIS

Vamos Apreender a configurar o TweetDeck para podermos começar a utilizar. Para configurar o TweetDeck, clique em settings

A janela com as principais configurações do TweetDeck

Vamos descrever as mais importantes. Faça seus próprios testes e vá configurando conforme suas necessidades. Twitter – Vamos configurar o tempo de recebimento dos tweets, replies. Recomendamos que deixem como está, para não correr o risco de exagerar na quantidade máxima. Para configurar os Retweet clique em retweet button should:

94


REDES SOCIAIS

Notifications – Serve para configurar as notificações quando recebermos tweets e replies. Colors/Fonts – Oferece varias possibilidade de alteração de seu fundo preto. Services – Use para escolher quais serviços você deseja usar para encurtamento de urls. Accounts – Adicionar ou excluir contas como Twitter, Facebook, MySpace e Linkdin.

95


REDES SOCIAIS

Um das principais diferenças do TweetDeck é que ele divide em grupos colocando em colunas. Para excluir uma coluna, clique sobre o título dela e depois no ícone X.

96


REDES SOCIAIS

Na barra localizada na parte superior, fica onde escrevemos a mensagem para ser postada direta no twitter.

Agora que apreendemos a utilizar o TweetDeck vamos começar a fazer nossas postagens.

Webware Twitterfeed

Se você gosta de alimentar sua rede social Twitter com feeds e rss de outros blog esse é um ótimo aplicativo.

97


REDES SOCIAIS

Seesmic

O Seesmic Desktop é um programa exclusivo para os usuários do Twitter e Facebook que preferem atualizar a sua rede social através do Desktop. Além disso, o usuário pode conferir as novidades, sem ter que abrir um navegador agilizando o mais rápido possível as suas informações nas redes sociais.

98


REDES SOCIAIS

– Nesta aula você aprenderá o seguinte: Aprendendo idiomas com as redes sociais. A importância de um segundo idioma. Tradutores Online. Conhecendo o Livemocha.

Ao longo das aulas ministradas neste módulo aprendemos a tirar maior proveito das redes sociais, que além de nos aproximar das outras pessoas, possibilita um intercâmbio de conhecimentos. Essa possibilidade de inteiração também pode ser usada como uma oportunidade de ensino a distância de outros idiomas. Para tanto, contamos com a ajuda de alguns sites, que além de oferecerem conteúdo didático, gramática e vocabulário, possibilitam a toca de experiência, através da prática. Os sites oferecem chats internos, onde os usuários podem teclar no idioma de interesse de ambos. Desta maneira fica mais fácil avançar em um diálogo que poderia transcorrer em situações do cotidiano. O nível de conversação melhora com a freqüência do uso desta ferramenta, assim o usuário alcança um maior nível de fluência. Como existem pessoas nativas é possível que elas colaborem com o vocabulário e também com as particularidades do idioma, palavras que podem ser usadas coloquialmente e que facilitam a compreensão.

99


REDES SOCIAIS

Geralmente os usuários são pessoas com interesses bem claros de troca de conhecimento, no entanto é importante ressaltar que assim como em outras redes sociais, existem perigos que devem ser levados em consideração, portanto evite disponibilizar informações pessoais que possam comprometer a sua segurança. No mais aproveitem bastante, em nenhuma escola seria possível pagar tão pouco para aprender na comodidade do seu dia a dia, respeitando seus horários e ainda conhecendo pessoas de todas as partes do mundo.

A importância de um segundo idioma

É fato que dominar mais de um idioma é um grande diferencial no mercado de trabalho, essa realidade ocorre porque vivemos em um mundo globalizado e competitivo. As empresas buscam cada vez mais por profissionais capacitados e completos, e que saibam se comunicar em outras línguas. O idioma é tão importante que para algumas empresas ele não se constitui somente como diferencial, mas como prérequisito. As multinacionais, responsáveis por alguns dos melhores salários do mundo, além de solicitarem o certificado de proficiência em uma segunda língua, conduz as entrevistas com os candidatos no idioma escolhido, atestando assim a eficiência do novo funcionário. Contudo, não somente no trabalho somos cobrados pelo domínio de outro idioma, muitas vezes no dia a dia nos deparamos com situações bem constrangedoras por não conhecermos, por exemplo, um simples problema no computador poderia ser resolvido se o usuário entendesse algo em inglês. As musicas você as entende? Você come, ouve e vive em uma sociedade imersa pela influência de outras culturas, já se deu conta disso?Quantas vezes você usou alguma roupa ou algum outro objeto estampado com alguma frase que nem mesmo conhecia a tradução? Aprender outra língua nem sempre é a tarefa mais fácil, mas pode ser divertida quando usamos alguns recursos, tais como cursos online, ou mesmo presencial. Você sabia que existem escolas de idiomas que oferecem bolsas de estudos para alunos da rede pública? Outra forma de aprender um idioma é traduzir as musicas que geralmente ouvimos, assim é possível fazer associações de palavras com a sua pronúncia correta, bem como a sua sonoridade, que é um conceito bem importante, algumas associações de palavras adquirem

100


REDES SOCIAIS

outra sonoridade, assemelhando se com outra palavra e, no entanto esta situação pode tornar-se problemática para os menos inteirados no assunto. Os filmes legendados também são uma ótima alternativa para o aprendizado. É comprovado que o cérebro tem áreas mais ativadas quando forçamos a fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Ao assistirmos um filme legendado desenvolvemos uma técnica de decodificar o texto, ouvir a pronuncia no idioma de origem e ainda fazer associações com os objetos mostrados em cenas. Atitudes simples como as citadas acima podem ajudar bastante a melhorar o vocabulário e assim nos preparar para o mercado competitivo e facilitar o nosso cotidiano.

Tradutores Online Com a introdução das mídias eletrônicas, as formas de aprendizado se transformaram. Ainda usamos o material didático para realizarmos atividades teóricas, no entanto o uso do dicionário está se restringindo as versões online. Mais interativos, dinâmicos e ágeis, eles facilitam o nosso dia a dia. Temos como exemplo de tradutores online o Google tradutor, também conhecido como Google Translate. O aplicativo oferece tradução para 64 idiomas, além das opções de áudio e de sinônimos, assim o usuário pode aprender não somente o significado, mas também a sua pronúncia correta.

O que faz do Google tradutor uma das ferramentas mais confiáveis e inteligentes na internet é o fato das traduções serem baseadas em artigos acadêmicos. Toda vez que um texto é inserido na rede, o motor de busca do Google aprende palavras novas, desta maneira, assim que inserimos uma palavra ele já consegue detectar em que idioma estamos nos expressando. Além disso, é possível traduzirmos sites inteiros com o auxilio desta ferramenta.

101


REDES SOCIAIS

Outros tradutores também ganham espaço na web, tais como Bing e babel fish, no entanto, o Google é o responsável pelo maior número de idiomas incorporados, além de tudo é uma ferramenta gratuita. Na aula de hoje precisaremos contar com a ajuda de tradutores para desenvolvermos nossas atividades.

Conhecendo o Livemocha A fim de facilitar a comunicação entre pessoas de vários países e culturas foi criada em 2007 a rede social de idiomas denominada Livemocha, que logo se popularizou pela sua facilidade e eficiência. Atualmente oferece 35 idiomas e possui mais de nove milhões de membros cadastrados. Entre os recursos oferecidos estão: vocabulário, gramática, compreensão oral e leitura. Além do diferencial de um chat interno, onde os usuários podem convidar os inscritos para um bate papo em tempo real. Contudo, o acesso gratuito expira em sete dias. Para ativar a sua conta basta efetuar o pagamento que geralmente é calculado em dólares. Os valores podem variar isto porque, quanto mais colaborar com o site, mais vantagens podem obter inclusive se candidatando como professor, e corrigindo atividades de outros usuários, você passa a acumular Tokens, que é uma espécie de moeda virtual. Ela serve para obter mais privilégios, tais como jogos, vídeos e revisão.

Cadastro

Para se cadastrar é muito fácil, basta acessar o site www.livemocha.com e preencher um pequeno formulário informando o idioma falado, o idioma que pretende aprender, colocar um email, que se tornará o seu login, além de inserir uma senha e concordar com o termo de serviço.

102


REDES SOCIAIS

Primeiros passos Antes de começar a usufruir das vantagens do site o usuário precisa responder uma pesquisa.

A segunda página mostra os benefícios que o usuário poderá utilizar, explicando cada um dos intens.

Escolhendo qualquer um dos tópicos explicados você automaticamente inicia o aprendizado. Há uma breve introdução explicando como desenvolver a atividade.

103


REDES SOCIAIS

O bate papo é um excelente recurso para conversar com pessoas de diversas partes do mundo. Para contatá-las, basta fazer um convite para um bate papo online. Na lateral aparece um pequeno quadro com as expressões mais usadas e que em muito podem auxiliar.

Conhecendo o Busuu.com

O busuu.com é outro excelente site para aprender um idioma. O nome do site faz referência a um idioma, quase extinto falado na Republica dos camarões. O designer e o vocabulário são mais modernos que no Livemocha. Contudo as seqüências de atividades propostas seguem as mesmas. O Busuu.com possui um amplo vocabulário e atividades interativas. Conta inclusive com um aplicativo para ipod e celulares, onde o usuário pode fazer as suas atividades de qualquer lugar e a qualquer momento. O usuário cadastrado passa a ter um perfil onde pode compartilhar fotos e suas particularidades, atualmente o site possui três milhões de usuários e oferece nove idiomas. O curso é divido em quatro modalidades A1,A2 e B1e B2. O site também oferece os sete dias gratuitos, no entanto existe uma taxa a ser paga, é o que o site chama de Premium. Ela pode variar, pois o site tem algumas promoções relâmpagos. A taxa anual, sem descontos é de R$ 159, 62 por ano, existem planos mais flexíveis como os de um mês, três meses, seis meses e um ano. A assinatura é renovada automaticamente, e o usuário pode cancelar o contrato quando quiser e sem o pagamento de taxas. Outro grande beneficio para os usuários Premium é o certificado, após a conclusão de todas as unidades gramaticais.

104


REDES SOCIAIS

App para celulares, ipods e tabletes Outro diferencial importante sobre o Busuu é o fato de o programa possuir uma versão inédita de aplicativo para celulares, ipods, tabletes, entre outros dispositivos móveis. O programa também oferece sete dias gratuitos para desfrutar de todos os benefícios de um usuário Premium, o interessante deste dispositivo é que o usuário pode acessar a sua conta de qualquer lugar, e não necessita de conexão com a internet. A versão gratuita oferece vinte lições, além da possibilidade de sincronizar as atividades desenvolvidas no computador.Para fazer o download do aplicativo basta clicar sobre a opção de apps iTunes Store ou Android Market e digitar Busuu, logo será necessário fazer um rápido cadastro.

Cadastro

O registro é simples e fácil, é necessário inserir um nome de usuário, email e senha, escolher idioma que fala e o que gostaria de aprender e qual o nível. Logo após um link é enviado para a caixa de email do usuário, que precisará acessá-lo para liberar o acesso.

105


REDES SOCIAIS

Primeiros passos Antes de iniciar o uso das novas ferramentas o usuário editará o seu perfil. Podendo adicionar uma foto e fazer uma pequena descrição.

A conta básica como o site informa é gratuita, contudo as funções Premium duram apenas sete dias.

106


REDES SOCIAIS

Logo será aberta uma tela oferecendo os primeiros passos, ou a opção iniciar as atividades. Escolhendo iniciar as atividades será oferecido um rápido esquema de aprendizado. Nessa tela é dada a previsão de quantos dias o usuário terminará o modulo, calculado a partir de uma unidade por dia. A primeira unidade A1, se feita todos os dias, levará dois meses para ser concluída.

Cada unidade possui oito procedimentos sendo eles: vocabulário, leitura, texto dialogo, avaliação, texto em pdf, áudio e pronúncia, para os últimos dois itens é necessário fone e microfone. Toda vez que o usuário completa uma atividade, recebe Busuu-Berries, moeda corrente do site, responsável por incentivar o aprendizado.

Quanto mais frutas

você tiver, mas ativo você é na nossa comunidade. A moeda pode ser dada aos novos amigos para incentivá-los.

O bate papo também é uma ótima opção para quem quer aprender um novo idioma. O ambiente é bem parecido com o do Livemocha,mudando pouca coisa no designer.

107


REDES SOCIAIS

Cultive seu jardim A fim de verificar os níveis de dedicação do usuário é realizada uma pequena brincadeira por parte do Busuu. Na página inicial são exibidos os idiomas, representados por árvores, toda vês que o usuário realiza suas atividades, automaticamente o jardim ganha formas, quanto mais participar e ajudar as pessoas, mais recursos vão aparecendo em seu perfil. Clicando em cada árvore o usuário têm acesso as atividades referentes à unidade desenvolvida. Assim que termina as atividades, se elas tiverem níveis de excelência o usuário recebe Busuu-Berries. Essa simpática fruta funciona como gratificação por realizar as suas tarefas, ou ajudar outros usuários. Ao iniciar uma conta no site, o usuário recebe 10 BusuuBerries como forma de incentivo. Contudo, os participantes não precisam acumular essa moeda, mas podem compartilhar com seus amigos, como uma forma de incentivo.

Para receber as Busuu-Berries os usuários devem:

*Terminar um capítulo, composto por cinco atividades, entre as quais estão: vocabulário, diálogo, exercício de escrita, busuu-talk, revisão. *Quando for avaliado positivamente por mais de três usuários *Por finalizar um módulo *Por fazer correções úteis * Por criar grupos *Por ser líder de alguma equipe

108


REDES SOCIAIS

Metodologia

O Busuu trabalha com uma série de atividades, que estão divididas em sete partes, sendo elas: vocabulário, diálogo, escrita, Busuu-Talk e revisão, além de oferecer recursos materiais em PDF e de áudio, para o último é necessário possuir recursos multimídia no computador. O usuário pode ainda estipular uma média de aprendizagem, que aparece na área interna do aplicativo, através de uma régua especial, o aluno pode saber se sua dedicação está satisfatória ou não, desta forma poderá acompanhar seu empenho nas atividades. Em outros momentos os exercícios podem ser enviados para o email de algum amigo para correção. Outro item interessante é o Busuu-Badges, prêmios oferecidos pelo site toda vez que o usuário realiza atividades no site, na tabela ao lado é possível sabermos quais prêmios são oferecidos e por qual desempenho. Agora que aprendemos mais sobre esse universo de aprendizado em idiomas online, vamos criar nossa conta no Busuu e iniciar nossa experiência com a língua estrangeira. I see you!!

109


REDES SOCIAIS

Atividades

110


REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte: o O que é o Google+ o Como participar do Google+Como funciona o Facebook? o O seu perfil do Google+ o Definições de privacidade do seu perfil o Círculos o Stream O que é o Google+ Depois de algumas tentativas “frustradas” de se criar uma rede social que fizesse frente ao avanço meteórico do Facebook em todo mundo, a Google finalmente lança em junho de 2011 a sua rede social, denominada inicialmente de Projeto Google+. A empresa veio com um projeto ambicioso, dinâmico, ao qual ela mesma fez questão de apresentar. Fazer uma rede social “simples” e que o “processo de relacionamentos entre pessoas na Web fosse mais semelhante ao da vida real” era a meta da empresa. Pretendia ser o carro chefe para ajudar a Google a voltar a sua hegemonia. Construída para agregar os serviços sociais do Google, a rede social conseguiu em apenas 3 semanas, a partir da data do lançamento oficial, recrutar 10 milhões de seguidores pelo mundo. E continua crescendo. Como participar do Google+ Inicialmente, a Google trabalha com a mesma

ideia

que o Orkut introduziu quando começou: os convites.

Para

participar é necessário que você receba um convite de algum amigo já participante. Mas isso é questão de tempo até a Google liberar seus acessos a todo público. Recebido um convite e após ser aceito pelo usuário que o recebeu, automaticamente, sugirá bem no inicio da Barra do Google a sua ligação com o Google+. Com a sua sessão iniciada (Google Accounts), você poderá identificar facilmente a conta em que se encontra no momento e integrar todos os serviços oferecidos pela empresa.

Como funciona o Google+?

111


REDES SOCIAIS

Da mesma forma que outras redes sociais trabalham, o Google+ permite o compartilhamento de todo tipo de conteúdo, seja ele vídeo, links, imagens e textos. É importante salientar que o Google+ é um projeto em constante evolução. Semanalmente, ou até mesmo diariamente, a equipe de desenvolvimento introduz novos recursos que venham a justificar a real integração em rede. Portanto, é comum verificar diferenças nas páginas do Google+ de tempos em tempos. Mesmo que a base principal da rede seja de compartilhamento, a organização do Google+ adiciona termos e conceitos diferentes de outras redes sociais. Veja o exemplo: o Orkut baseia seus relacionamentos principalmente por comunidades; o Facebook é mais voltado para o relacionamento direto ou através de páginas; já o Google+ introduz o conceito de círculos e sparks, onde os relacionamentos pode ser realizados dentro de círculos fechados de amigos e com conteúdo integrado sobre interesses em comum. O seu perfil do Google+ Assim como todas as outras redes sociais estudadas, o perfil é a maneira como você se apresenta ao público. Nele, você pode gerenciar as suas informações, liberando apenas os itens que você deseja que as pessoas possam ver, garantindo então a sua segurança. Como seu perfil é público, as únicas informações obrigatórias são o seu nome completo e sexo. Depois de criado o perfil no Google, podemos alterá-lo conforme nossa necessidade, inclusive aceitando novos serviços. O processo para editar seu perfil no Google+ é bem simples: ao clicar no link com o seu nome de usuário ao lado da sua foto, o seu perfil ficará exposto na sua tela. Para editar, basta clicar no botão Editar perfil.

Definições de privacidade do seu perfil

Como dito, o Google+ permite controlar as informações que aparecem no seu perfil e a forma como elas

112


REDES SOCIAIS

são compartilhadas. Vamos ao exemplo: Imagine que você queria reservar a sua ocupação apenas aos integrantes de seus círculos. Basta clicar no item Ocupação (qualificação profissional) e em seguida selecionar qual círculo você deseja compartilhar a informação. Vamos falar dos círculos na próxima página.

As pessoas que o adicionaram aos respectivos círculos podem ver o seu perfil clicando na sua fotografia. No entanto, estarão limitadas pelas restrições de visibilidade que você definiu no seu perfil.

Encontrando pessoas

A intenção principal de uma rede social é formar grupo de pessoas conhecidas ou de mesmos interesses. Para que isso seja possível, é necessário encontrar essas pessoas na rede. Para isso use a caixa de texto Encontrar pessoas disponível na sua tela principal.

Cí rculos

Cí rculos são

as

formas de como o Projeto Google+ organiza as suas relações sociais virtuais baseadas nas suas relações sociais reais. Exemplos: "Família", "Amigos", "Faculdade”, “Curso”, entre outros. O círculo estabelece uma restrição com outras pessoas no intuito de compartilhar todo conteúdo relevante ou que julgue interessante. Vamos ao exemplo: Você poderá usar o círculo “Amigos do curso” para publicar um convite de aniversário aos participantes, na certeza de que apenas eles terão acesso, de forma preliminar, àquela informação. Dentre outras, o usuário pode optar também por personalizar os dados pessoais que deseja tornar público dentro de um determinado círculo. Veja o exemplo: O círculo de “Colegas de trabalho” poderá ter acesso aos seus dados de contato, tais como e-mail e telefones, assim como a localização.

113


REDES SOCIAIS

O processo de criação de círculos é bastante simples e amigável.

Clicando dentro do círculo mestre, a janela aberta permitirá você criar toda a estrutura do seu círculo, assim como adicionar as pessoas com quem você deseja relacionar através do botão +Adicionar pessoas. Caso deseje, você pode criar o círculo vazio e posteriormente adicionar as pessoas.

Depois de criado o círculo, você pode adicionar descrições e incluir detalhes a ele. Para adicionar uma descrição basta clicar no círculo e quando abrir a janela de dialogo círculo clique em Adicionar uma descrição bem abaixo do nome do círculo.

Incluindo pessoas no círculo.

114


REDES SOCIAIS

Somente você tem o controle sobre seus círcu-

los.

Lá podem estar presentes aqueles que você deseja.

São

várias as formas de incluir uma pessoa em um círculo.

A

seguir, apresentamos as mais comuns. 

Arraste e solte o imagem (avatar) da pes-

soa

desejada dentro do círculo. 

Clique na imagem (avatar) da pessoa de-

se-

jada para abrir o perfil dela. Uma vez aberto, clique em adicionar aos círculos.

Detalhe: Você pode colocar a mesma pessoa em quantos círculos quiser. Por exemplo: um primo pode pertencer tanto ao círculo “Família” quanto ao círculo “Curso”, uma vez que ambos fazem curso na mesma unidade.

Finalizando nosso estudo sobre círculos, qualquer pessoa pode ser bloqueada ou excluída de um círculo. Para bloquear, clique no nome do círculo e selecione a pessoa que pretende bloquear. No menu Mais ações, situada no canto superior direito, basta selecionar a opção de Bloquear. Quando bloqueadas surgirá um círculo chamado Bloquea-

das em

vermelho na parte inferior da página de círculos. É ali que você

montará

o seu espaço de pessoas bloqueadas. Caso necessite, você po-

derá ar-

rastar e soltar outras pessoas que

pretenda

bloquear futuramente. Caso você queira remover uma pessoa de um círculo, abra o editor do círculo e selecione pessoa que pretende excluir. Um menu na parte superior permite a exclusão do selecionado.

Streams O projeto Google+ define o stream como “o local para ter conversas importantes com as pessoas que lhe interessam”. É

115


REDES SOCIAIS

neste espaço que o projeto centraliza os conteúdos de interesse público, bem parecido com o Mural do Facebook e o Meus Scraps do Orkut. Ali, podem ser postadas mensagens de texto, vídeos, imagens, links, entre outros. Quando você compartilha informações com pessoas, estejam elas ligadas ou não diretamente aos seus círculos, o seu conteúdo surgirá nos respectivos streams. A seguir, vamos entender um stream: No lado esquerdo da pagina você poderá visualizar todos os círculos que você já criou. Clicando em um círculo, todo o conteúdo do stream referente àquele círculo estará disponível no meio da página. Veja o exemplo:

Simples,

não é?

Ainda no lado

esquerdo,

você

poderá

vi-

suali-

zar o stream

denominado “Fora dos círculos” que permite visualizar o conteúdo de pessoas que compartilham com você, mas que ainda não estão nos seus círculos. Temos ainda o stream “Notificações”, onde são apresentadas as notas do Google+. Ali você pode receber as notificações sempre que ocorrer um evento importante, como, por exemplo, quando é adicionado a um círculo ou é mencionado numa mensagem. No lado direito da tela de principal de streams podemos visualizar alguns pontos úteis para facilitar o seu deslocamento dentro da rede. Entenda cada um deles: Em seus círculos: Apresenta as pessoas

que

estão nos seus círculos, indicadas pelas suas

res-

pectivas fotografias.

116


REDES SOCIAIS

Hangouts: é um ponto de encontro online que permite uma conversa de áudio e vídeo com os integrantes de um determinado círculo. Falaremos dele posteriormente.

Sugestões: Mostram pessoas que o Google+ julga que você possa conhecer. Esta forma fácil de encontrar pessoas permite uma maior agilidade na hora de aumentar a sua rede de amigos.

Como compartilhar um Stream

Você pode compartilhar mensagens de texto, vídeos, links, fotos com todos os seus círculos ou com alguns deles apenas. O processo é simples: Na parte superior do stream, existe uma caixa de texto como a da figura abaixo. Nela você introduz a sua mensagem. Por padrão, todos os seus círculos estarão prontos para receber a esta mensagem. Caso queira adicionar mais pessoas para recebê-la, o link mostrado na figura abaixo é mais do que sugestivo. Agora, se pretender remover um círculo, clique no X.

117


REDES SOCIAIS

Para compartilhar mensagens com mídias adicionais, clique nos ícones de Câmera, Play, Link ou de Localização para adicionar uma fotografia, vídeo, link ou localização, respectivamente, à sua mensagem. Em seguida é só clicar em Compartilhar. Observação importante: Você pode mencionar pessoas em suas mensagens, utilizando para isso os sinais de "+" ou "@". Ao fazê-lo, a pessoa que você mencionou receberá uma notificação. Mencionar é útil quando você pretende dirigir-se a uma determinada pessoa ou quando pretende adicionar alguém a uma mensagem.

Fotos

Existem várias formas de carregar e compartilhar fotos dentro do Google+. Uma delas é a que nos já comentamos: partir do stream ou da Barra do Google+ através do uso do Álbum da Web do Picasa. Vamos conhecer outras formas:  Partilhar diretamente a partir do seu dispositivo móvel.  A partir do ícone Fotos da página principal. Aqui, você pode optar por: 

Criar um álbum – Clicando no botão Fazer Upload você tem a possibilidade de criar um álbum ou gravar as fotos dentro de álbuns existentes.

118


REDES SOCIAIS

Editar uma foto – Clicando sobre o álbum abre-se a galeria de fotos do mesmo. Clicando sobre a foto desejada, você tem a opção de editar essa foto, através do menu Ações logo abaixo da foto.

119


REDES SOCIAIS

Atividades 1) Chegou a hora de trabalhar com o seu perfil no Google. Vamos integrar o serviço do Google+ na sua conta e editar o seu perfil. Caso você ainda não tenha uma conta, vamos criála.

2) Com o perfil criado, vamos trabalhar com seus círculos. Além dos círculos já definidos pelo próprio Google+ você pode criar outros de seu interesse, além do que vamos sugerir nesta atividade. São eles: Curso, Igreja, Família, Notícias, Sites Importantes.

3) Vamos trabalhar com as definições de privacidade. Altere as definições dos seus círculos de acordo com os seus interesses.

4) Encontrando pessoas: Vamos encontrar o perfil dos colegas do curso e adicioná-los ao círculo “Curso”. Em seguida compartilhar no stream do círculo, informando que você agora faz parte do Projeto Google+.

Questionário 1) Qual a principal intenção da Google ao criar o Projeto Google+? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________

2) Qual a definição de stream? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________

3) Explique como bloquear uma pessoa que você não deseja mais manter contato. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________

120


REDES SOCIAIS

Nesta aula você aprenderá o seguinte:

o o o o o o o

Hangouts Chats Sparks O botão +1s Segurança Notificações O projeto Google+ para dispositivos móveis.

Hangouts Hangouts são os famosos “pontos de encontro”

on-line

do Google+. Nele você pode conversar diretamente

com

seus círculos, através de chat, vídeo e som, como se

esti-

vesse dentro de um ambiente real com estas mesmas

pes-

soas presentes. São várias as utilidades de uso do Hangout. Uma empresa pode, por exemplo, debater planejamentos, trabalhar em um projeto, fazer reuniões, entre outros, por dentro de seus vários departamentos. Para iniciar um Hangout clique no ícone Iniciar um hangout na sua tela principal. Você será levado a sala de encontro, com os recursos de chat ou videoconferência. Inicialmente, você se encontrará em "bastidores". Quando clicar no ícone Entrar no Hangout o seu feed de vídeo será transmitido automaticamente e você então sairá do bastidor. No entanto, também é fácil juntar-se a um Hangout em andamento. O seu stream pode indicar que um hangout está ocorrendo naquele momento, através de um botão que diz

Participar deste hangout.

121


REDES SOCIAIS

Mesmo que não tenha sido convidado, você poderá participar se alguém compartilhar o URL do hangout com você. Assim que seu hangout for iniciado, você verá os participantes atuais, divididos em dois grupos: os que estão nos seus círculos e os que não estão. Assim, você não precisa estar num hangout com alguém quem não gosta ou que não conheça. E mais: mesmo que você crie um hangout com um grupo de pessoas conhecidas, ele pode evoluir para uma audiência bem maior. Vamos ao exemplo: Imagine que um amigo participante deseje publicar o URL do hangout em andamento dentro do seu blog. Assim, qualquer pessoa poderá seguir esse link e juntar-se ao encontro.

Hangout com audiência.

Hangout iniciado.

ícone

“Convi-

dar” você pode adicionar

círculos

ou pessoas com as quais

você

Através

do

queira compartilhar o ponto

de

en-

contro. E os recursos não

param

por aí: Através do ícone YouTube você pode assistir vídeos dentro do próprio hangout. Qualquer um dos participantes pode promover a exibição do vídeo para os outros integrantes.

122


REDES SOCIAIS

Chats Assim como a maioria das experiências com chat nas outras redes sociais, o Google+ permite conversas com pessoas com quem você já se relacionou virtualmente dentro Gmail, iGoogle, Google Talk e no Orkut. Para adicionar pessoas no seu papo, basta escrever o endereço de e-mail da pessoa na caixa de pesquisa do chat e clicar em Convidar para. Essa pessoa irá receber uma nota no seu chat informando de que está sendo convidada. Atenção: Por definição, o chat no stream aparecerá desativado.

Sparks O “Sparks” possibilita participar de grupos de interesse que lhe agradem, com diversos temas disponíveis. É uma maneira rápida de iniciar conversas interessantes com amigos que se interessam pelas mesmas coisas que você. Vamos ao exemplo: imagine que você é apaixonado por cinema. Para se manter sempre atualizado no mundo da sétima arte é só escolher o tema e participar.

123


REDES SOCIAIS

Quando encontra algo que lhe interessa no Sparks, você poderá compartilhar isso com outras pessoas dentro dos seus círculos, clicando em Compartilhar. Mas muita atenção: não se esqueça de passar o mouse sobre o ícone do círculo para que você possa marcar a caixa de verificação denominada “Notificar círculo”. Só assim, uma notificação aparecerá no stream das pessoas do círculo selecionado. Para remover um spark, basta clicar no X ao lado do nome do interesse que você deseja excluir.

O botão +1 O botão +1 vem para mostrar publicamente o que você gosta ou o que recomendam para você. Ele pode aparecer em vários locais, tanto no Google como em websites. Nunca pesquisa do Google o botão +1 sugere que você pode se juntar a um grupo que se interessa pelo mesmo assunto. Veja a figura:

124


REDES SOCIAIS

Quando você clica no botão +1 ele ficará na cor azul indicando que você adicionou, por exemplo, o Olhar Digital como interesse seu na guia +1s do seu perfil. E através do botão Editar Perfil você pode configurar para apresentar ou não publicamente esta guia.

Segurança Você já se arrepiou alguma vez só de

pensar

que alguém pode usar informações importantes

do seu

perfil em uma rede social de forma errada?

Acredi-

tamos que sim. Para resolver essa dificuldade, o

Goo-

gle+ estabelece as configurações de privacidade

com

base no contexto quando você compartilha ou

edita

suas informações. Para configurar use a opção

Perfil e

privacidade que está disponível na barra Goo-

gle+,

através do link do seu nome e a opção Configurações da conta. Todos nos precisamos estar atentos para as melhores formas de proteção das nossas informações. É hora de conhecer algumas delas: 1. Perfis do Google a. Resultados da pesquisa - Seu nome e quaisquer outros campos que você torne públicos poderão ser exibidos nos resultado de pesquisa do Google. 2. Compartilhando a. Círculos - Configure se a lista de pessoas em todos os seus círculos ficará visível em seu perfil público. b. Visibilidade da rede - Controle quais pessoas são exibidas em seu perfil. c. Quem pode compartilhar postagens com você - Qualquer pessoa pode compartilhar uma postagem com você, mas em "Fora dos círculos" você pode ver o que as pessoas que não estão em seus círculos desejam compartilhar com você. d. Pessoas com quem as postagens são compartilhadas - Cada postagem tem um indicador que resume com quem a postagem está sendo compartilhada (Pública, Limitada e assim por diante). Assim você pode

125


REDES SOCIAIS

acompanhar como e por quem suas publicações estão sendo usadas ou vistas. 3. Fotos - Você pode especificar quem pode marcá-lo automaticamente através de uma tag vinculada ao seu Perfil do Google ou se deseja adicionar o local onde você tirou uma foto ao fazer upload.

Notificações A forma mais rápida com que o Google+ usa

para

informar seus usuário sobre as alterações e comen-

tários

feitos por outros usuários sobre ele ou sobre você é

atra-

vés das notificações. O Google+ cria essas notifica-

ções

quando ocorrem eventos, como, por exemplo, quan-

do

alguém compartilha uma mensagem com você ou quando é adicionado a um círculo. Essas notifica-

ções

podem ser através de e-mail, SMS ou na barra do

Goo-

gle+. O link para Notificações está na parte lateral da página no lado esquerdo. Você pode escolher que tipo de notificações deseja receber. Para chegar lá basta clicar no seu nome na barra do Google+ e escolher a opção Configurações da conta. Um menu semelhante a figura será disponibilizado para você. Selecionando o link do Google+ você terá acesso a um conjunto de informações que vão permite você configurar o que deseja receber.

Projeto Google+ para dispositivos móveis Assim como outras redes sociais, a associação do Goo-

gle+

com o serviço Mobile é uma realidade palpável. Se o seu dis-

positi-

126


REDES SOCIAIS

vo móvel permite a utilização dos aplicativos de redes sociais, o Google+ oferece diversos recursos para a sua utilização. Como complemento, conheça alguns recursos interessantes do Projeto Google+ Mobile.

Huddle

O Huddle permite que você transforme várias conversas em um simples chat em grupo.

Instant Upload Você pode enviar uma foto ou vídeo produzidos no seu celular diretamente para a sua conta do Google+ e compartilhar com quem você quiser. Utilizando os círculos, você pode escolher compartilhar com “algumas coisas” com seus amigos do curso, outras com seus familiares, assim como na vida real.

Stream

Todas as atualizações de seus círculos podem ser acompanhadas diretamente no seu celular. Você pode descobrir instantaneamente o que está acontecendo nos locais de seu interesse.

SMS Por fim, se você tiver um celular em que o plano permite o envio e recebimento de SMS, você poderá inscrever-se para receber as notificações de SMS ou usá-lo para postar no Huddle.

Atividades 1) Você possui os seus interesses no mundo real. Transportando esses interesses para o mundo virtual, podemos compartilha-los com os nossos amigos. Esses grupos de interesse

127


REDES SOCIAIS

são os Sparks. Vamos integrar alguns Sparks a sua conta Google+ e compartilhar com os colegas da turma.

2) Altere as configurações de segurança do seu perfil para que ele se torne o mais seguro possível. Após a configuração ser realizada, mostre ao seu professor e peça outras sugestões a ele.

3) Encontre assuntos de seu interesse nas pesquisas do Google e utilize o botão +1s para gravá-los em seu perfil.

Questionário 1) Pesquise quais dispositivos móveis disponíveis no mercado que estão habilitados para trabalhar com o Projeto Google+ Mobile ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________ 2) Explique resumidamente o que é um HANGOUT e quais as vantagens do seu uso. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________

3) Faça um pequeno resumo indicando quais as vantagens e desvantagens do Projeto Google+ em relação as outras redes sociais aqui estudadas. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

128


Apostila Redes Sociais