Issuu on Google+

NTE 11 CURSO EDUCAÇÃO DIGITAL ESCOLA MANOEL NASCIMENTO NETO / LIONS CLUBE COMPONENTES:Ana Clécia Alves Calado Ana Claúdia de Souza Ferreira Márcia Lima Bezerra FACILITADORA:Ceiça


TEXTO

Durante a infância, a criança aprende a amar e a ser amada dentro de um contexto de dependência. O grande desafio da adolescência está em desvincular essas duas coisas. Para isso, o adolescente confronta continuamente os pais, como se testasse :Posso ser amado mesmo na discordância ? Se eu for diferente deles ainda assim serei amado? ARATANGY, Lídia. O sexo é um sucesso. São Paulo, 1989, p.134.


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 1. Qual é o maior conflito do adolescente ? A) A rejeição pela concordância. B) A impossibilidade de discordância. C) A auto-afirmação sem a perda do amor. D) A autonomia através da rejeição. 2. A palavra “contexto” pode se substituida: A) ligação C) composição

B) encadeamento D) situação

3. A partir da interpretação do texto, qual seria a função dos dois pontos ? A) Indicação de pausa longa. B) Enumeração de fatos . C) Interpretação do pensamento. D) Citação de nomes e expressões.


COMPREENSÃO DE TEXTO 1. Que informação pode ser considerada como assunto básico do texto? A) Conflitos na adolescência . B) Insegurança. C) Frustração. 2. A respeito do texto, o que é possível afirmar? A) Emite uma opinião sobre o comportamento dos adolescentes. B) Informa sobre a vida do adolescente. C) Discordância de opiniões com os pais.


VOCABULÁRIO DO TEXTO

A) Contexto B) Desvincular C) Confrontar D) Discordância


Texto