Issuu on Google+

GUIA DE PONTUAÇÃO


PONTUAÇÃO


GAL  O Grupo Articulador Local deve ser constituído por, no mínimo, dois representantes de organizações sociais, dois representantes do poder público, dois representantes de grupos de adolescentes e dois representantes de livre escolha da comunidade. Entre as atribuições do Grupo Articulador Local, estão:      

Mobilizar e articular a comunidade; Dialogar com redes de serviços públicos e parceiros potenciais; Participar de atividades de capacitação; Contribuir com a formação de outros integrantes da comunidade; Apoiar a participação ativa de crianças e adolescentes; Ouvir a comunidade sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.


ATUAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO GRUPO ARTICULADOR LOCAL (10 pontos)

1. O Grupo Articulador está completo neste momento? 2. Com que frequência o Grupo faz suas reuniões internas? 3. Nas reuniões internas do Grupo Articulador, que representantes dos segmentos abaixos estão sempre ou quase sempre presentes? ◦ Serviços /Poder Público ◦ Grupos e Organizações Locais ◦ Adolescentes Comunicadores ◦ Outros representantes da comunidade 4. O Grupo Articulador avalia que conseguiu mobilizar a comunidade para dialogar com parceiros / poder público e demandar melhor seus direitos? 5. Depois da entrada do Grupo Articulador na Plataforma, seus integrantes tem participado de outros fóruns ou outros espaços de debate sobre os direitos das crianças, dos adolescentes e da comunidade?


GAL – consultas e fórum (1ª e 2ª etapa) •O Grupo Articulador realizou as consultas às lideranças? •A consulta foi realizada dentro do tempo estipulado?

•Quantos questionários foram respondidos?

•Que organizações foram entrevistadas na Consulta às Lideranças da Comunidade?

•As consultas às crianças e adolescentes foram feitas?

•O Grupo Articulador ajudou os Adolescentes Comunicadores na realização da Consulta às Crianças e aos Adolescentes?

Quantas pessoas participaram do Fórum Comunitário? Quais instituições participaram do Fórum Comunitário? Houve participação de adolescentes no Fórum Comunitário? O Fórum Comunitário aconteceu no prazo previsto?


LISTAGEM DE PARTICIPANTES – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Conselho Tutelar Escola pública estadual de Ensino Médio Escola pública de Ensino Fundamental Centro de Educação Infantil (CEI) Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Creche conveniada Centro de Juventude (CJ) Instituição Religiosa Associação Comunitária/de Moradores ONG que atua com crianças e/ou adolescentes Programa Saúde da Família Representante da subprefeitura, , ou regionais de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, meio ambiente, etc Movimentos sociais (saúde, habitação etc.) Movimento Negro/Grupos que discutam questões étnico-raciais (ex. grupo de hip hop) Programa Ação Jovem Casa de Cultura Biblioteca Pública Distrito Policial/Batalhão de Polícia/CONSEG Grupo Cultural Moradores (sem outra filiação) Outros. Qual:


PARTICIPAÇÃO DOS ADOLESCENTES  Cada Grupo Articulador conta com a participação de uma dupla de adolescentes que tem disponibilidade e desejo de se envolver utilizando estratégias de comunicação para mobilizar a sua comunidade em torno dos direitos das crianças e dos adolescentes. Entre suas atribuições estão:  Participar no Grupo Articulador;  Divulgar problemas e soluções encontradas pela comunidade no esforço para alcançar seus objetivos;  Desenvolver ações e produtos de comunicação e mobilização social voltados à garantia dos direitos de crianças e adolescentes da sua região;  Envolver e dar voz a outras crianças e outros adolescentes;  Estimular todos os moradores a participarem da Plataforma.


PARTICIPAÇÃO DOS ADOLESCENTES (10 pontos) 1. No momento, quantos Adolescentes Comunicadores participam do seu Grupo Articulador? 2. Quantos grupos de faixa etária diferente responderam à consulta às crianças e aos adolescentes? 3. Os Adolescentes Comunicadores participaram dos encontros de formação? 4. Os adolescentes comunicadores ou outros adolescentes da comunidade têm participado de outros fóruns ou outros espaços de debate sobre os direitos das crianças, adolescentes e da comunidade? 5. Os adolescentes comunicadores ou outros adolescentes da comunidade têm conseguido mobilizar outras crianças e jovens para participar de atividades sobre os seus direitos? 6. Que atividades abaixo foram desenvolvidas pelos Adolescentes Comunicadores? – – –

Mapeamento dos recursos/ativos de comunicação existentes na sua comunidade (0,5) Plano de Comunicação para apoiar a mobilização em sua comunidade (0,5) Outras ações de comunicação para apoiar a mobilização em sua comunidade

1. Os Adolescentes Comunicadores tem conseguido apoio necessário de rádios, jornais, comerciantes, organizações sociais, etc para colocar em prática as ações previstas no Plano de Comunicação?


MAPEAMENTO PARTICIPATIVO (10 pontos) 1. O Grupo Articulador participou das oficinas de capacitação para o mapeamento? 2. O Grupo Articulador fez o mapa falante? 3. O mapeamento cobre o território definido pelo Grupo Articulador? 4. O mapa falante foi inserido no Google Earth ou algum outro sistema / formato onde outras pessoas podem ter acesso fácil ao mapa? 5. O mapeamento foi realizado no prazo estipulado? 6. O mapeamento foi atualizado? 7. O mapeamento foi divulgado para comunidade?


PLANO DE AÇÃO  O Plano de Ação detalha o desenvolvimento de estratégias para o alcance das metas, redução ou solução de problemas. Na Plataforma dos Centros Urbanos, os problemas a serem enfrentados são aqueles que atingem direta e indiretamente a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.  É necessário compreender que o Plano de Ação deve ser visto como um instrumento prático para ajudar na organização das idéias, do planejamento e do desenvolvimento da ação, para que se possa alcançar as mudanças desejadas pela comunidade.  ELABORAÇÃO + IMPLEMENTAÇÃO + 2 ATIVIDADES TEMÁTICAS


PLANO DE AÇÃO: Elaboração (5 pontos) 1. O Grupo Articulador participou das oficinas do Plano de Ação? 2. O Grupo Articulador finalizou o seu Plano de Ação? 3. O Plano de Ação contempla ações de comunicação planejadas pelos Adolescentes Comunicadores? 4. As ações do Plano de Ação estão baseadas nas seis metas escolhidas no Fórum Comunitário? 5. O Grupo Articulador realizou pelo menos um encontro com a comunidade para apresentar e discutir o Plano de Ação? 6. O Plano de Ação apresenta, pelo menos, duas Atividades Temáticas a serem desenvolvidas?


PLANO DE AÇÃO: Implementação (15 pontos) 1.

1. 2. 3. 4.

5.

Com relação as ações do Plano de Ação: ◦ Quantas ações ao todo estavam planejadas?______ ◦ Dessas, quantas ações foram implementadas?______ Os Adolescentes Comunicadores e/ou outros adolescentes da comunidade participaram na implementação do Plano de Ação? O Grupo Articulador se reuniu com a comunidade para acompanhar / monitorar a implementação do Plano de Ação? As ações previstas no Plano de Ação estão relacionadas com as metas escolhidas no Fórum Comunitário? A implementação do Plano de Ação incluiu estratégias de articulação política, mobilização social e desenvolvimento de capacidades? Que instituições participaram da implementação do Plano de Ação? (LISTAGEM)


ATIVIDADE TEMÁTICA 1 (10 pontos) 1. A Atividade Temática 1 foi realizada? 2. Os Adolescentes Comunicadores participaram da Atividade Temática 1? 3. Outros adolescentes da comunidade participaram da Atividade Temática 1? 4. A Atividade Temática 1 estava relacionada a pelo menos uma meta escolhida pelo Fórum Comunitário? 5. Como o Grupo Articulador avalia a presença da comunidade na Atividade Temática 1? 6. A Atividade Temática gerou algum desdobramento posterior na comunidade?


ATIVIDADE TEMÁTICA 2 (10 pontos) 1. A Atividade Temática 2 foi realizada? 2. Os Adolescentes Comunicadores participaram da Atividade Temática 2? 3. Outros adolescentes da comunidade participaram da Atividade Temática 2? 4. A Atividade Temática 2 estava relacionada a pelo menos uma meta escolhida pelo Fórum Comunitário? 5. Como o Grupo Articulador avalia a presença da comunidade na Atividade Temática 2 6. A Atividade Temática gerou algum desdobramento posterior na comunidade?


METAS COMUNITÁRIAS [6] (30 PONTOS – 5 PARA CADA) • Fórum Comunitário (40/60 representações convidadas para participação no Fórum que terão respondido a consulta) – Apresentação das Ações Desenvolvidas – Avaliação das Metas (cores) – Se a meta melhora – em comparação com o 1º Fórum, haverá pontuação.


Guia Pontuação