Page 1

Preservação dos rios

Editoras: Ana Paula Wessling Elda Correa Kauane Palhano Marinalva Cardoso Vitória Freitas


Fatores que Geram Desequilíbrio e Escassez

Poluição lançar esgotos domésticos, fluentes industriais, lixo e entulho diretamente nos corpos d'água, consome o seu oxigênio provocando a morte da fauna, da flora e da própria água. A aplicação indiscriminada de agrotóxicos na agricultura também causa contaminação nas águas.


Ocupação e Uso Desordenado do Solo O processo de urbanização, nas regiões de mananciais e a ocupação das áreas naturais de inundação, geram redução das áreas de infiltração da água no solo, produzindo enchentes e assoreamento nos rios, lagos e represas.


Desmatamento das matas ciliares As pastagens são a principal razão da destruição das matas ciliares. A maior umidade das várzeas e beira de rios permite o melhor desenvolvimento de pastagens na estação da seca e, por essa razão, os fazendeiros recorrem a essa opção mais simples. Alguns produtores também desmatam para que os igarapés aumentem a produção de água no período de estiagem. Esta realidade deve-se ao fato de as árvores deixarem de “bombear” água usada na transpiração das plantas. Contudo, pesquisas mostram que esta prática, com o tempo, tem efeito contrário, pois com a ausência da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático (de água).


Conseqüências da não preservação •

Enchentes Quando o leito de um rio ou um córrego recebe uma quantia de água, proveniente da chuva, maior do que sua capacidade de comportála, ele transborda, ocasionando a enchente. Isso é um processo natural e todo rio necessita de uma área chamada de “área de inundação” para onde a água escoará. É nessa área que se encontra um dos grandes problemas das enchentes e alagamentos nas cidades: essa área de inundação, em várias cidades, não foi respeitada e muitas pessoas construíram suas moradias onde o rio naturalmente irá transbordar e alagar suas casas.


Erosões e Assoreamentos A erosão é um processo de deslocamento de terra. O ser humano é um dos agentes que provocam erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo. Esta infiltração pode causar a instabilidade do solo e a erosão.


Água contaminada A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água.


Morte dos peixes O esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes. Os produtos químicos que muitas indústrias despejam na rede de esgoto e nos rios também provocam a morte de peixes e de outros tipos de vida que costumam habitar as águas dos rios. Embora esta prática seja crime ambiental no Brasil, ainda é muito comum, principalmente, em locais onde a fiscalização do poder público não existe ou é ineficiente.


Redução da água doce Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial do mundo. Embora ele seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País. Os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas.


Matas Ciliares •

O que é ? Mata Ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão especificada. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

Qual a função da mata ciliar? Controlar a erosão nas margens dos cursos d’água, evitando o assoreamento de acordo com a largura dos rios, lagos, represas e mananciais.


Minimizar os efeitos de enchentes. Manter a quantidade e a qualidade da água. Filtrar os possíveis resíduos de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes. Auxiliar na proteção da fauna local. Formar uma barreira natural contra a força da chuva, fazendo com que a água proveniente da chuva, entre em contato com o solo de maneira menos agressiva. •

Regras permanentes para APPs São consideradas APPs as faixas de proteção de recursos hídricos de 30 metros, para rios com até 10 metros de largura; de 50 metros, para rios entre 10 e 50 metros de largura; de 100 metros, para rios entre 50 e 200 metros de largura; de 200 metros, para rios entre 200 a 600 metros de largura; e 500 metros, para rios com largura superior a 600 metros.


Algumas atitudes para preservarmos os rios •

- Pessoas e empresas não devem jogar lixo dentro dos rios; - Os governos devem punir rigorosamente pessoas e empresas que poluem os rios. - Os governos não devem permitir a ocupação irregular próxima às margens dos rios. - Começarmos a pensar que somos nós os responsáveis pela sustentabilidade do planeta e se não cuidarmos do que ainda nós resta dele não será os animais ou os “Marcianos” que cuidará dele para nós. Porque o homem que se julga cidadão ou até mesmo cristão e não se preocupa com o ambiente que vive não merece ser chamado de Ser Racional. - Cabe a nós geração presente construir um mundo melhor para as nossas futuras gerações. Não criando lugares lindos de muito luxo mas sim cuidando daquilo que já está criado e que o homem nunca conseguirá criar outro igual: O meio Ambiente.

PRESERVAÇÃO DOS RIOS 9º C  

TRABALHO DE SOCIOLOGIA ESCOLA HEITOR VILLA-LOBOS ARIQUEMES – RO PROFESSORA ZENAIDE PARMIGIANI