Issuu on Google+

GEOGRAFIA 6º ANO

TEMA:

1º TEMA: O Homem e o Espaço Geográfico: A Geografia é uma Ciência Humana. (5 aulas)

OBJETIVO:

Reconhecer a Geografia enquanto Ciência Humana. Compreender a formação do espaço geográfico, constituído por elementos naturais e culturais. Diferenciar os conceitos-chave da geografia: espaço, território, paisagem e lugar. Reconhecer a desigualdade social presente na construção do espaço geográfico. Entender as mudanças ocorridas no espaço geográfico no decorrer dos tempos e das mudanças das técnicas e tecnologia. Assistir vídeos com diferentes paisagens, constituídos por diferentes elementos geográficos. Interpretar texto em forma de tirinha. Valorizar a leitura e observação de imagens. Confeccionar um mosaico com fotografias de diferentes paisagens. Fazer um desenho do próprio bairro, definindo quais são os elementos naturais e os elementos culturais daquela paisagem, definindo se o espaço é urbano ou rural. (2) Criação de um mosaico em uma cartolina com fotografia das diferentes paisagens de Itapecerica da Serra-SP, classificando quais são as imagens cujas paisagens são constituídas por elementos naturais e/ou elementos culturais, definindo se o espaço é urbano ou rural. (5) Cada aluno escrevera uma carta com sua estrutura básica (destinatário, remetente, local, etc.) contando sobre as mudanças ocorridas em seu bairro nos últimos 5 anos e o que ele acredita que mudará nos próximos 10 anos. Ao termino das atividades os alunos poderão trocar as cartas entre eles. (3) Questionário do livro. (2) Questionário do professor. (1) Participação (2)

ESTRATÉGIA:

AVALIAÇÃO:

CRÉDITOS:

15

INTRODUÇÃO:

Durante sua vida escolar, você vem estudando sobre diversos assuntos relacionados ao espaço onde vive: sua rua, seu bairro, seu município, seu es tado, seu país. Porém, já parou para pensar em como o homem se relaciona com esse espaço? Você já parou para pensar como seria o mundo sem a presença humana? Seria bem diferente do que é hoje, não é mesmo? A grande maioria dos animais causam pouquíssimas alterações no local onde habitam, já que são eles que têm que se adaptar ao meio ambiente e não o meio ambiente que tem que se adaptar a eles. No caso dos seres humanos ocorre o contrario, pois adaptamos o meio ambiente às nossas necessidades, e nisso modificamos os mundo em que vivemos. Pois é isso que estudaremos nessa aula tema.


GEOGRAFIA 7º ANO

TEMA:

1º TEMA: Brasil: Extensão territorial e posição geográfica. (5 aulas)

OBJETIVO:

Conhecer as principais características do território brasileiro. Reconhecer as vantagens e desvantagens da extensão territorial do Brasil. Localizar geograficamente o Brasil no mundo. Refletir sobre as conseqüências naturais do posicionamento geográfico brasileiro, principalmente com relação ao clima. Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. A idéia da grande extensão territorial brasileira será analisada de forma que o aluno perceba as conseqüências climáticas e de fusos horários decorrentes dela. Será investigado o que o aluno já sabe sobre o assunto. Observação de diferentes paisagens do Brasil Assistir vídeo do poema “Triste Partida”, do poeta popular Patativa do Assaré, na interpretação musical de Luiz Gonzaga. Nele analisaremos as diferentes paisagens e culturas encontradas em nosso país, além das desigualdades sociais. Ao explicar fusos horários, fazer uso de globo terrestre e lanterna, aplicando conhecimento dos movimentos de rotação e translação. Confeccionar um mosaico com fotografias de diferentes paisagens. (3) Pesquisar sobre a importância dos jesuítas e dos bandeirantes na formação do nosso território. (3) Trabalho sobre o Tratado de Tordesilhas e sobre o Tratado de Madrid. (3) Desenho da Rosa dos Ventos (1) Questionário do livro. (2) Questionário do professor. (1) Participação (2)

ESTRATÉGIA:

AVALIAÇÃO:

CRÉDITOS:

15

INTRODUÇÃO:

Você, caro aluno, já se perguntou do porque de o nosso território ser tão grande? Será fruto do acaso ou conseqüência de acontecimentos históricos? Obviamente, a segunda opção é a correta. Assim sendo, estudaremos quais acontecimentos foram esses e as conseqüências desses. Analisaremos também a localização do nosso grande país no globo terrestre e os diferentes climas que isso proporciona. Sim, caro aluno, nosso país é grande. Temos um grande território e uma variedade de clima, o que possibilita uma agricultura rica e diferenciada, além de muita matéria prima. Porém, será fácil administrar um território com tamanha dimensão? Será fácil cuidar de uma fronteira tão extensa? Abordaremos as vantagens e desvantagens de um país possuir uma extensão territorial tão grande. As idéias formadas nessa aula tema serão analisadas e discutidas no decorrer de todo ano.


GEOGRAFIA 8º ANO

TEMA:

1º TEMA: Planeta Terra: Sua origem e sua evolução estrutural (5 aulas)

OBJETIVO:

Obter informações a partir da escala geológica do tempo Através de mapas, conhecer a divisão do planeta por continentes Localizar geograficamente a Antártida e perceber a sua importância, preocupando-se com seu futuro e sua fauna. Que o aluno aprenda a valorizar e preservar nosso planeta. Que ele pense na importância de valorizar e respeitar o próximo. A idéia da grande extensão territorial brasileira será analisada de forma que o aluno perceba as conseqüências climáticas e de fusos horários decorrentes dela. Será investigado o que o aluno já sabe sobre o assunto. Observação de diferentes paisagens do planeta terra. Ouvir a musica “Terra”, do cantor e compositor Caetano Veloso, para depois criar sua própria musica sobre o tema. Os alunos criarão uma música (samba, pagode, reggae, rap, emo, funk, rock, pop) de sua preferência para homenagear o nosso planeta. (Conversar com o professor de musica) (5) Pesquisa sobre a fauna da região da Antártida. (4) Dinâmica de percepção do outro (1) Questionário do livro. (2) Questionário do professor. (1) Participação (2)

ESTRATÉGIA:

AVALIAÇÃO:

CRÉDITOS:

15

INTRODUÇÃO:

Quando os homens não conheciam os continentes, acreditavam que a terra era plana e que os mares eram povoados por monstros. A idéia que se tinha do mundo era aquele limitado por medo e impressões, mas alguns desafiaram esses medos e provaram que o horizonte poderia ser mais amplo. Que tal conhecermos nosso planeta? Com as nossas amizades, se tivermos coragem de nos permitir conhecer o outro, nos poderemos abrir horizontes e ajudar quem precisa. Que tal percebermos o outro?


GEOGRAFIA 9º ANO

TEMA:

1º TEMA: As Guerras Mundiais (1914-1918; 1939-1945) (5 aulas)

OBJETIVO:

Entender causas e conseqüências da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Identificar o novo modelo de combate inaugurado com os conflitos. Valorizar o papel do individuo no desenrolar dos acontecimentos Estimular o espírito critico dos alunos e a percepção do contexto em que vivem. Condenar toda forma de conflito armado e todas as formas de agressão ao direito humano. Demonstrar que a Primeira Guerra Mundial foi o primeiro combate no qual não bastou a luta dos soldados. Aula expositiva Explicação e exposição de pinturas da corrente artística conhecida como Dadaísmo, falando da sua importância para a época. Apresentação de cartazes elaborados pelas nações envolvidas na batalha. Questionar os alunos sobre como as populações são afetadas pelas guerras. Conversar sobre o esforço nos conflitos - racionamentos, ausência dos homens e destruição de campos e cidades. Pesquisar em fontes variadas. Valorizar a leitura e observação de imagens. Vídeos sobre o tema. Musica “Canção do Senhor da Guerra” da banda Legião Urbana. Criação de um mosaico em uma cartolina com fotografia de algumas obras de artistas do movimento artístico dadaísta. (5) Trabalho dobre o período entre guerras (5) Questionário do livro. (2) Questionário do professor. (1) Participação (2)

ESTRATÉGIA:

AVALIAÇÃO:

CRÉDITOS:

15

INTRODUÇÃO: O século passado foi marcado por inúmeros conflitos que marcaram profundamente a humanidade, dando um novo rumo para a história mundial. Dentre tantos conflitos, abordaremos nessa aula tema a I Guerra Mundial e a II Guerra Mundial, suas causas, suas conseqüências, onde perceberemos as diferenças e semelhanças entre elas, Para maior entendimento do tema, fará necessário um aprofundamento no período que separa uma da outra.


GEOGRAFIA 6º ANO

TEMA:

2º TEMA: O ambiente terrestre e seus recursos. (5 aulas)

OBJETIVO:

Reconhecer as esferas que compõem nosso planeta e o modo como se inter-relacionam Conhecer as camadas da terra e sua importância geológica. Diferenciar os recursos naturais renováveis dos não renováveis

ESTRATÉGIA:

Levantamento de conhecimentos prévios Aulas expositivas Estudo de verbos de comando aplicados para a geografia. Participação (2) Questionário do livro. (3) Questionário do professor. (3)

AVALIAÇÃO: CRÉDITOS:

8

INTRODUÇÃO:

Nesse capitulo conheceremos as camadas que constituem o nosso planeta, analisando a formação delas percebendo sua importância. Também realizaremos uma abordagem introdutória dos recursos renováveis e não renováveis de nosso planeta.


GEOGRAFIA 7º ANO

TEMA:

2º TEMA: Os domínios morfoclimáticos do Brasil. (5 aulas)

OBJETIVO:

Conhecer as principais características e as particularidades de cada complexo regional brasileiro Respeitar a importância de cada complexo regional bem como sua preservação Levantamento de conhecimentos prévios Aulas expositivas Estudo de verbos de comando aplicados para a geografia. Imagens e vídeos Trabalho: Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros (5) Questionário do livro. (3) Questionário do professor. (1) Participação (1)

ESTRATÉGIA:

AVALIAÇÃO:

CRÉDITOS:

10

INTRODUÇÃO: Dentre os diversos tipos de clima e relevo existente no Brasil, observamos que os mesmos mantêm grandes relações, sejam elas de espaço, de vegetação, de solo entre outros, caracterizando vários ambientes ao longo de todo território nacional. Para entende-los, é necessário distinguir um dos outros e a sua compreensão deve ser feita isoladamente. E assim conheceremos as principais características e as particularidades de cada complexo regional brasileiro, salientando a importância de cada um e a necessidade de que eles sejam preservados.


GEOGRAFIA 8º ANO

TEMA:

2º TEMA: Os oceanos e os mares (3 aulas)

OBJETIVO:

Valorizar as águas oceânicas como um importante recurso natural do planeta. Preocupar-se com as questões ambientais: a exploração dos oceanos e a degradação das águas potáveis Que o aluno aprenda a valorizar e preservar nosso planeta. Levantar conhecimentos prévios Realizar pesquisas em fontes variadas Aulas expositivas Estudo de verbos de comando aplicados para a geografia. Questionário do livro. (2) Questionário do professor. (1) Participação (2)

ESTRATÉGIA:

AVALIAÇÃO: CRÉDITOS:

5

INTRODUÇÃO:

Os oceanos são importantes para o planeta, neles se originou a vida. Eles são os grandes produtores de oxigênio (as microalgas oceânicas), regulam a temperatura da Terra, interferem na dinâmica at mosférica, caracterizam tipos climáticos. Além disso, a maior parte da população mundial mora junto ao litoral. O mar é uma importante via de transporte. Sua biodiversidade é equivalente à de ecossistemas terrestres. Além disso, é uma fonte de extração de minerais e destino dos que buscam turismo e lazer. Vamos conhecer melhor esse imenso mundo azul?


GEOGRAFIA 9º ANO

TEMA:

2º TEMA: A bipolarização do mundo (5 aulas)

OBJETIVO:

Diferenciar Capitalismo x Comunismo x Stalinismo x Imperialismo Conhecer a importância política da OTAN e do Pacto de Varsóvia Reconhecer a importância da Doutrina Truman no papel de consolidação do capitalismo Valorizar o papel dos indivíduos no desenrolar dos acontecimentos Estimular o espírito critico dos alunos e a percepção do contexto em que vivem Levantamento de conhecimentos prévios Ler e interpretar textos e fotografias Argumentar e defender idéias próprias. Aulas expositivas Estudo de verbos de comando aplicados para a geografia. Participação (2) Questionário do livro. (3) Questionário do professor. (3)

ESTRATÉGIA:

AVALIAÇÃO: CRÉDITOS:

8

INTRODUÇÃO:

Nesses capítulos analisaremos as conseqüências imediatas e em longo prazo das duas grandes guerras mundiais do século 20. Veremos como ficou a política mundial e o reflexo disso na vida dos cidadãos.


AULA-TEMA GEOGRAFIA - 1º e 2º