Issuu on Google+

URCA

$

ESPORTE

Juazeiro é destaque na prática do xadrez

Curso de Direito terá investimentos de R$ 1 milhão 6

O periódico do Cariri independente

8

REGIÃO DO CARIRI l DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2556 R$ 1,50

LEGISLATIVO

Vale-tudo pela presidência da Câmara de Juazeiro do Norte Os vereadores eleitos e reeleitos em Juazeiro já se articulam para nova disputa nos primeiros dias pós-eleições. Agora, as conversas se voltam para a eleição da Presidência da Casa, que deve ser bem concorrida. Representantes do poder legislativo alertam para um processo eleitoral baseado na compra de votos. 3 FIM DE GOVERNO

BARBALHA

Sistema reaproveita água nas escolas Desenvolvido com base nos aspectos da sustentabilidade, o projeto “Gotas de Ouro” proporciona ação educadora e ecológica na zona rural de Barbalha. Há um ano, estudantes da rede pública de ensino desenvolvem mecanismo de reutilização da água dos bebedores escolares.

6

PLANO DE SAÚDE

Médicos do Cariri ficam fora de paralisação nacional

CRATO

Índice de cães e gatos nas ruas supera recomendação de OMS Samuel Macedo

Santana prepara transição Risco de sucateamento e desordem dos serviços públicos podem representar prejuízos e condenações. O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana (PT), criou uma equipe de transição que, segundo ele, deve entregar o governo em ordem ao prefeito eleito.

3

PREFEITOS

Eleitos do PT no Cariri são convocados por Elmano Freitas

Coluna do Donizete 3

AO LADO DE CID

Articulado com Eunício, Raimundão vai apoiar Roberto em Fortaleza

Até o dia 25 de outubro, médicos de todo o país manifestam sua insatisfação com as operadoras de planos de saúde, protestando sob a forma de assembleias e caminhadas. Apesar de entidades médicas do Estado terem decidido pela adesão à greve, os pacientes dos planos de saúde na região podem ficar tranquilos, pois, até o momento, não houve interesse, por parte dos médicos, em aderir ao movimento.

Coluna do Donizete 3

FICHA SUJA

Futuro político de Nova Olinda à espera de decisão do TSE

8

No Crato, o número de cães e gatos supera o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entretanto, essa não é a principal preocupação da sociedade, mas o grande número desses animais vivendo nas ruas. O Centro de Zoonoses não tem censo canino, como recomenda a OMS, e trabalha com estimativas. No município, não foram registrados casos de raiva, em 2011 e 2012. Mas, registros de calazar foram diagnosticados fora e dentro da sede municipal.

6

Se o TSE conceder o registro de Ronaldo Sampaio, ele será o novo prefeito de Nova Olinda. A questão é saber quando a Côrte irá julgar o caso. A previsão é de que esse julgamento ocorra até o dia 19 de dezembro Coluna do Donizete 3

ALFARMA, a primeira farmácia de manipulação genuinamente Cratense. Diretora Técnica

Drª Fabiana Pereira Rodovalho Alencar Gomes

Rua Senador Pompeu, Nº 429 - Centro - Crato-CE Fone/Fax (88) 3253.1080

A Rádio Mais Popular do Brasil www.somzoom.com.br


Opinião 2

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012

Editorial JUAZEIRO: SEM NORTE E SEM PROJETO POLÍTICO

Um município como Juazeiro do Norte, polo central de desenvolvimento do Sul cearense, cresceu com base em um projeto político, econômico e religioso. Seu sucesso deveu-se a isso. A visão histórica do Padre Cícero Romão Batista foi seguida por uma série de líderes, muitos deles forjados no convívio com esse grande homem, que souberam conduzir Juazeiro a um círculo virtuoso de sucesso em diversas áreas. Nos últimos anos, porém, Juazeiro parece ter-se desviado desse caminho. O servir tornou-se o “servir-se”. O projeto político converteu-se em “projeto do político”. A noção de coisa pública transformou-se em “coisa de família”. A Câmara de Vereadores, a sede do Poder Legislativo, o espaço mais democrático em uma estrutura de governo moderna, é onde se mais observa essa triste transformação dos costumes políticos. Não se vá ao extremo de criticar os parlamentares e associá-los a uma atividade criminosa.

Isso não é bom para ninguém, muito menos para a Democracia. As contradições do Legislativo são o resultado das escolhas do povo. Acabar ou demonizar o Parlamento é o discurso dos ditadores e não dos democratas. Fundamentalmente, a crise política na Câmara de Vereadores é o sinal visível da influência desastrosa do poder econômico e da influência política do Executivo. Mal encerradas as eleições, por exemplo, o Legislativo de Juazeiro assiste a uma disputa surda pela presidência da Câmara, o que implica o controle de verbas, a possibilidade de pagamento de jetons, de autorizar licenças e de contratar terceirizados. A guerra tem todos os contornos de uma disputa baixa, sem qualquer conteúdo político-ideológico e destituída de projeto para a cidade. O prefeito eleito Raimundo Macedo deseja eleger seu irmão para a presidência da Câmara Municipal. Qual o sentido desse gesto? Haveria

qualidades únicas e insuperáveis no currículo de seu irmão para esse cargo? É pouco provável. E, essa atitude, só resultará no sentimento do vale-tudo, de que não há prevalência do interesse público e sim do interesse familiar. Juazeiro não precisa disso. A cidade necessita de um norte, para além daquele que já possui em seu nome oficial. A pujança econômica hoje vivenciada em Juazeiro do Norte foi planejada e visualizada há cem anos, quando a pequena vila de moradores começou a crescer em torno da pessoa superior de Cícero Romão Batista, o sacerdote, o político e o dirigente municipal. O atual sucesso só continuará se as medidas para o futuro foram tomadas hoje. Com a elite política atual, Juazeiro tem tudo para experimentar um futuro não tão generoso e sorridente. Sem projeto político, Juazeiro perderá seu maior diferencial: sua eterna capacidade de se reinventar.

CHARGE

LIXÕES

MEDIDAS SIMPLES MELHORAM A PRODUTIVIDADE Você sabia que o espaço físico que o seu funcionário ocupa na empresa influencia diretamente na produtividade dele? Estou me referindo à mesa, à cadeira, ao computador, ao espaço... Sabe aquele papo de que nós passamos a maior parte do dia no trabalho? Pois é, aquele ambiente precisa ser aconchegante e familiar. Mesas pequenas demais, cadeiras desconfortáveis, salas muito quentes ou muito geladas certamente influenciam no desempenho do funcionário. Ele precisa se sentir quase em casa quando chega naquele espaço, para produzir mais e contribuir para um bom ambiente de trabalho. Eu estive na sede da Google, na Califórnia, e voltei absolutamente embasbacado com o que vi. As pessoas simplesmente não querem sair da empresa porque é muito legal ficar lá. E na sua em-

presa? Como é o espaço de trabalho? Além de conforto neste ambiente onde passamos quase todo o dia, outras medidas simples podem ajudar na imagem positiva da empresa. Você sabia que colaboradores e familiares também são propagadores da sua marca? É, provavelmente você deve saber, mas então lá vem a segunda pergunta: o que você está fazendo em relação a isso? Pequenos cuidados no dia a dia, como um agrado para os aniversariantes, uma surpresa para quem comemora muito tempo de empresa ou para quem volta de férias são pequenas ações que permitem que seus funcionários se sintam especiais e comentem essa sensação com os familiares. Outra ação interessante é distribuir para eles alguns dos brindes

SEXTILHA APRENDER HUMILDEMENTE E ENSINAR PRATICANDO OBEDECER PRESTATIVO E AMAR EDIFICANDO SÃO ENSINOS DE JESUS NOSSO MESTRE VENERANDO!

Expediente:

Welington Costa

que são entregues em eventos. Seus funcionários ficarão felizes e valorizarão esse gesto mais do que qualquer outra pessoa. É importante dedicar uma atenção para este público; afinal de contas, ninguém com mais credibilidade perante o cliente do que o próprio funcionário na hora de dar uma opinião sobre a empresa, não é?

Claudio Nasajon Presidente do Conselho de Micro e Pequenas Empresas da Associação Comercial do Rio de Janeiro

É uma forma inadequada de disposição final dos resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou a saúde pública. Os resíduos assim lançados a céu aberto acarretam problemas de saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas e ratos, etc.), geração de odores e principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume (líquido de cor preta, mau cheiroso e de elevado potencial poluidor produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo), comprometendo os recursos hídricos. Em termos ambientais, os lixões agravam a poluição do ar, do solo e das águas e ainda provocam poluição visual. O chorume, que surge pela decomposição dos resíduos, acaba se infiltrando no solo causando sua poluição, devido á geração de líquidos percolados. Se ocorrer a contaminação do lençol freático, pela infiltração desse líquido, poderá resultar na poluição de poços, rios e riachos, alimentando endemias e desenvolvendo surtos epidêmicos. Acrescenta-se a esta situação o total descontrole quanto aos tipos de resíduos recebi-

dos nestes locais, verificando-se até mesmo a disposição de dejetos originados dos serviços de saúde principalmente dos hospitais e clínicas, como também das indústrias. Comumente ainda se associam aos lixões fatos altamente indesejáveis, como a presença de animais, e problemas sociais e econômicos com a existência de catadores, os quais retiram do lixo o seu sustento, muitas vezes residindo no próprio local. Portanto, muito tem sido discutido acerca da implantação do aterro sanitário consorciado com os municípios que compõem a região metropolitana do cariri, principalmente do triângulo crajubar como as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha, uma vez que diminuiria os custos. Mas infelizmente por ausência de políticas públicas voltadas para solução do problema, o destino que ainda é dado aos resíduos sólidos urbanos nessa região, é o conhecido lixão.

Cícero Thiago Ribeiro Professor, Ambientalista e Agente de Saúde Pública

CARTA Tivemos muitas surpresas no quadro eleitoral dos municípios do Cariri. Em algumas cidades, que contavam com a eleição de certos candidatos, os eleitores surpreenderam e elegeram àqueles que apareciam em segundo lugar nas pesquisas. Como no caso de Santana do Cariri, onde a tradicional família Garcia abriu caminho para a gestão de Danieli. Em Campos Sales não foi diferente. As pesquisas apontaram a vitória do Major Herman, mas ele foi derrotado por Moésio Loiola, apoiado pelo atual prefeito Paulo Ney. Política é mesmo surpreendente!

João Costa, Crato Envie sua carta para jornaldocariri@jornaldocariri.com.br e dê sua opinião faça sua sugestão, uma crítica. Esse espaço é aberto para você, caro leitor. Diretor-presidente: Donizete Arruda

Diretora de Redação: Jaqueline Freitas

Diretoria Jurídica: Vicente Aquino

Conselho Editorial: Geraldo Menezes Barbosa | Francisco Huberto Esmeraldo Cabral | Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho

O periódico do Cariri independente Fundado em 5 de setembro de 1997 O Jornal do Cariri é uma publicação da Editora e Gráfica Cearasat Comunicação Ltda CNPJ: 34.957.332/0001-80

Fale conosco

Administração e Redação: Rua Pio X, 448 - Bairro Salesianos - CEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte – Ceará - Fone (88) 3511.2457 Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905, sala 05, Telefone: 085.3462.2607 - Celular: 085.9161.7466 Sucursal Brasília: Edifício Empire Center, Setor Comercial Sul, Sala 307, Brasília-DF Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

Redação w cidades@jornaldocariri.com.br w policia@jornaldocariri.com.br w politica@jornaldocariri.com.br w redacao@jornaldocariri.com.br Departamento Comercial w comercial@jornaldocariri.com.br | Geral w jornaldocariri@jornaldocariri.com.br


Política 3

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012

DONIZETE ARRUDA

Política

Prefeitos do PT mobilizados

Os prefeitos eleitos do PT no Cariri estiveram na noite desta segunda-feira,15, em reunião com a prefeita Luizianne Lins em Fortaleza. O encontro no Hotel Gran Marquise objetivou deflagrar um movimento em todo o Estado para assegurar a vitória de Elmano de Freitas no segundo turno da capital. Petistas eleitos em outras regiões do Ceará também compareceram à reunião. Do Cariri, coube ao prefeito Zé Leite, de Barbalha, liderar essa mobilização ao lado dos prefeitos de Salitre, Assaré e Mauriti. Também os atuais, como Manoel Santana de Juazeiro do Norte e Isaac Junior, de Mauriti, se engajaram na corrida eleitoral a favor do candidato petista através de campanha no Cariri para conquistar votos dos eleitores em Fortaleza.

Raimundão engajado com Cid

Ciente de que precisará e muito do apoio do governador Cid Gomes para cumprir suas promessas, o prefeito eleito de Juazeiro, Raimundo Macedo, participou, na semana passada, de evento promovido pelo PSB com prefeitos do partido e da coligação que apoia a candidatura de Roberto Cláudio à Prefeitura de Fortaleza. Raimundão esteve reunido com Cid e Roberto no mesmo hotel em que o PT se reuniu e se comprometeu a ajudar a assegurar a vitória do candidato do PSB no segundo turno de Fortaleza. A presença de Raimundão na reunião chamou atenção e agradou ao governador Cid e, principalmente a seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes. Quem também destacou o fato de Raimundão estar colaborando com a campanha em Fortaleza foi o próprio candidato, Roberto Cláudio. Essa ida de Raimundão para a plenária de Cid e Roberto Cláudio se deveu à uma articulação do presidente regional do PMDB, senador Eunício Oliveira.

Futuro político de Nova Olinda

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou jurisprudência e vai dar registro de candidatura a todos os candidatos fichas sujas que, no dia de suas convenções, tiverem obtido liminares. Assim, o candidato Ronaldo Sampaio, de Nova Olinda, tem todas as condições de ser declarado prefeito eleito pelo TSE. O Ministério Público Eleitoral contesta essa tese e ameaça ir até o Supremo Tribunal Federal(STF) para barrar a liberação dessa turma que foi condenada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), mas não teve essa condenação referendada pela Câmara dos Vereadores. Quem não foi julgado pelos vereadores irá escapar.

Alternativas para Nova Olinda

Se o TSE conceder o registro de Ronaldo Sampaio, ele será o novo prefeito de Nova Olinda. A questão é saber quando a Côrte irá julgar o caso. A previsão é de que esse julgamento ocorra até o dia 19 de dezembro. Caso haja atraso e no dia 1º de janeiro de 2013, o TSE não tenha julgado, Gerlânio Sampaio assumirá a Prefeitura de Nova Olinda. Agora, se o TSE indeferir o registro de Ronaldo, deverá haver uma nova eleição em data a ser agendada pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará.

Casal eleito conquista mídia

Marido e mulher, eleitos para governar duas cidades vizinhas do Cariri, ganharam ampla repercussão nacional. PuÍca e Neide são empresários, moram em Cajazeiras, no Estado da Paraíba, mas fazem política no Ceará. O estranho é que eles atuam em dois municípios. PuÍca em Ipaumirim e Neide em Umari. Os dois não são do mesmo partido. Ele é do PR, partido de oposição do exgovernador Lúcio Alcântara. Ela é da situação, do partido do governador Cid Gomes, o PSB. Como se percebe, a ideologia não interessa muito. Demonstraram querer conquistar o poder e conseguiram. Foram eleitos no último dia 7. Vão continuar morando em Cajazeiras e administrando as duas cidades.

Disse me disse... • Prefeito do Crato, Samuel Araripe, irá entregar as contas da Prefeitura em dia e com os salários pagos. • Samuel está aberto e disponível ao prefeito eleito Ronaldo Matos para debater com ele até mesmo a proposta orçamentária que será enviada à Câmara dos Vereadores. • Essa atitude tem uma explicação: não quer prejudicar em nada a sua gente. Um exemplo de administrador a ser seguido no País. • Manoel Santana voltou a trabalhar normalmente na Prefeitura. Diz que está despachando e continuando sua vida política. • Confirmou que será candidato a deputado, como a coluna antecipou aqui na edição passada com o respaldo do PT. • Isaac Júnior, que acaba de eleger seu sucessor em Mauriti, é outro petista também a concorrer a uma vaga de deputado. Tentará chegar à Assembleia em 2014. • O secretário Camilo Santana, apesar da forte ligação com o governador Cid Gomes, está empenhado na eleição de Elmano Freitas em Fortaleza. Essa participação agradou a prefeita Luizianne Lins. • Desculpe a ignorância, qual político do Cariri que terá mais poder de influenciar e transferir votos nas eleições de Fortaleza para ajudar Elmano de Freitas ou Roberto Cláudio?

CÂMARA DE JUAZEIRO

Vereadores se articulam para disputar a presidência Mirelly Morais

M

al terminou um processo eleitoral, os vereadores já se preparam para uma nova eleição. Os eleitos e reeleitos em Juazeiro se articulam para disputar a Presidência da Casa. Essa é a conversa mais frequente entre eles e a unânime opinião é de que a cadeira deva ser bem disputada. A eleição só acontece no próximo ano, no início do primeiro período legislativo de 2013, e vale por dois anos, mas a briga pela conquista de votos já começou. Quatro nomes já aparecem na disputa e se articulam para conseguir os votos necessários: o atual presidente José de Amélia Júnior (PSL), o vice-presidente Glêdson Bezerra (PTB), o vereador Adauto Araújo (PSC), além do mais comentado, o do vereador eleito Preto Macedo, irmão do prefeito eleito, Raimundo Macedo (PMDB). Há, ainda, a possibilidade de surgirem mais postulantes. Os edis tem a difícil missão de convencer, primeiro, o número de colegas necessário para lhes garantir a figuração na luta pela cadeira da presidência. Porém, a maioria ainda acredita que prevalecerá a vontade do prefeito eleito no processo. A concorrência é entre duas chapas, compostas pelos cargos de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários. Outra preocupação dos vereadores é que a disputa pela presidência também seja baseada na compra de votos, como aconteceu, muitos afirmam, no processo eleitoral para vereador. Nivaldo Cabral (PMDB), eleito para seu quinto mandato, diz ter sido este o pleito mais difícil que enfrentou, haja vista a grande influência do poder econômico. Para ele, alguns candidatos gastaram absurdos nas suas campanhas. “O prefeito terá problemas, pois teve

n Disputa pela presidência movimenta Câmara de Juazeiro inclusive com denúncias sobre compra de votos

candidatos com campanhas milionárias”, alerta. O vereador Roberto Sampaio (PSB), que deixará o cargo em dezembro, manifesta a sua preocupação com aqueles que, segundo ele, foram eleitos pela compra de votos. “Vi muitos políticos comprando votos nesta campanha e aqueles que se elegem pela compra de votos costumam não ter compromisso com a cidade”. Ele considera inconcebível a gastança, já que acredita que depois de eleitos, eles tencionam querer de volta tudo que gastaram em campanha. “Tem vereador que pra ser eleito gastou entre R$ 800 a 1milhão. O salário de vereador, a partir de 2013, deve ficar em torno de R$ 10.500,00, o que totalizará, ao final dos quatro anos, cerca de R$ 400 mil”, comenta Roberto. Glêdson Bezerra (PTB) também reclama que a campanha eleitoral foi baseada na compra de votos. “Foi uma

campanha sem precedentes, em termos de compras de votos. Foram compras escancaradas. O processo eleitoral de Juazeiro mais está parecendo um balcão de negócios”. Glêdson, que fez parte das duas bancadas, de situação e de oposição, afirma que iniciará o mandato juntamente com o prefeito eleito Raimundo Macedo. Ele ressalta não ter sido um vereador de oposição por excelência, pois votou inúmeros projetos da administração, entendendo serem de relevante importância para o Município.

Bancada indefinida

Adauto Araújo (PSC), que atuou durante os quatro anos na bancada de situação, sendo líder do prefeito Santana durante mais de dois anos, adianta que a partir de janeiro as coisas podem mudar. “Nada está definido. A partir de 1º de

janeiro de 2013 é outro momento político de Juazeiro. Vamos entender o que a população escolheu e avaliar essa escolha. Só depois nos posicionaremos”. De acordo com ele, o papel do vereador não é já entrar fazendo oposição, mas avaliar e depois tomar seu posicionamento.

Orçamento

O Projeto de Lei que fixa os valores orçamentários para o ano de 2013 deu entrada na Câmara com um valor estimado em R$ 351. 988.979,28 milhões. As receitas decorrentes da arrecadação de tributos, contribuições e outras receitas correntes e de capital, estão discriminadas da seguinte forma: Receita do Tesouro, Receitas Correntes, Receitas de Capital, Receitas Intra-Orçamentárias e Deduções de Receitas. A Câmara Municipal terá um orçamento de quase R$ 10 milhões. A previsão orçamentária deve ser votada nas próximas sessões.

GOVERNO

Santana cria Comissão de Transição O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana Neto (PT), assinou decreto que forma uma equipe de transição de governo. De acordo com ele, o sucessor vai receber um governo organizado administrativamente, equilibrado e com muitos projetos em andamento. “Temos R$ 56 milhões de convênios com os Governos Federal e Estadual - a maioria por serem executados - duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sendo construídas, uma macrodrenagem em andamento e várias outras obras. Vamos entregar também todas as secretarias equipadas, do ponto de vista de material”, garante. Para evitar o desmonte e o sucateamento da máquina administrativa Santana avisa que já se reuniu com todos os secretários e os deixou a par das responsabilidades. “Faremos um acompanhamento rigoroso para que ninguém pense em fazer algo que possa causar prejuízo a nossa população”. Santana disse, ainda, ter pedido esforço para que todas as ações e serviços públicos dessem continuidade,

ção de contas do nosso trabalho e as pessoas reconheceram as dificuldades que tivemos e nos compreenderam. Isso nos fez crescer na campanha e o futuro vai mostrar a verdade dos fatos. Saímos revigorados e voltaremos daqui há dois anos”.

Pretensões Políticas

n Manoel Santana Neto (PT): disposição para o diálogo com Raimundão

tendo inclusive programado a entrega de algumas obras. O prefeito afirma ter

saído revigorado do processo eleitoral, pela recepção do povo. “Fizemos uma presta-

Santana confirma que continuará na política e fará oposição ao governo de Raimundão. Diz que poderá disputar um mandato de Deputado nas eleições de 2014. “Vamos continuar, somos oposição ao governo Raimundo Macedo. Vou cobrar que sejam cumpridos todos os compromissos feitos em campanha, como o novo hospital, o viaduto”. Santana diz que voltará a atender no seu consultório médico, estará atento ao uso dos recursos do Município e se coloca à disposição para ajudar no que puder. Santana afirma que pretende manter a aliança com os deputados federais Manoel Salviano (PSD) e José Guimarães (PT), que poderá disputar um cargo majoritário em 2014.


Cidades 4

REGIテグ DO CARIRI(CE), DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012


Cidades Polテュtica REGIテグ DO CARIRI(CE), DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012

5


Cidades 6

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012

CRATO

População de cães e gatos supera indicação da OMS Wilson Rodrigues

Samuel Macedo

n Crato possui cerca de 19 mil cães e gatos. O número está acima do recomendado pela OMS

ou seja, o controle de natalidade desses animais, através da castração ou esterilidade. “São cirurgias que custam entre R$ 20 e 250,00. Por falta de campanhas educativas, não existe, sequer, a aplicação de anticoncepcionais nas fêmeas, que custam R$ 5,00, valem por quatro meses. A maioria das pessoas acha mais cômodo abandonar os animais, sem o mínimo de constrangimento”, diz a bióloga. De acordo com o diretor do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique Pierre, a vacinação é feita com base em

estimativas. O dia D de vacinação está previsto para 10 de novembro. A última campanha aconteceu em 2011, com 16.887 cães e 4.357 gatos vacinados, atingindo mais de 80% de cobertura vacinal. Apesar do êxito, na sorologia realizada em setembro deste ano de 2012,foram registrados casos de calazar, no Sitio Umarí, há 20 quilômetros da sede municipal. Um caso foi diagnosticado no centro da cidade e outro no bairro Pimenta. A OMS recomenda a realização periódica de censo canino para obter dimensão

populacional e, paralelamente a isto, fazer trabalhos educacionais, transferindo aos proprietários a responsabilidade de terem seus cães vacinados. A campanha vacinal só terá êxito total quando é feita com base na quantidade de animais a serem imunizados. A cobertura deva chegar ao mínimo de 80% e, com isto, se ter o controle adequado da raiva nas áreas urbanas. Sem estas avaliações, os resultados alcançados pela imunização serão absolutamente insignificantes, sob o ponto de vista de vigilância epidemiológica.

URCA

Curso de Direito ganhará nova dimensão até 2014 O curso de direito da Universidade Regional do Cariri (Urca) ganhou conceito nacional por está entre 70, de todo o Brasil, que mais aprovam no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Avaliado pelo Ministério da Educação, através do Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes (ENAD), recebeu nota 5, no item qualidade de ensino, no tocante as matérias aplicadas que envolvem os estudos do direito e afins, sendo esta a média máxima a ser atingida em nível nacional. Neste ano de 2012, o curso foi agraciado com o selo “OAB Recomenda”, que é uma aferição a sua respeitabilidade por parte da instituição representativa dos advogados. Do ponto de vis-

ta de infraestrutura do curso e de toda universidade, este conceito cai para 3, que é o mesmo índice obtido pela Universidade Vale do Acarau (Uva) e Universidade Estadual do Ceará (Uece). A informação é do chefe do departamento de direito da Universidade Regional do Cariri, professor Ulisses Olinda, que anunciou a consignação de R$ 1.080.000,00 para investimentos em vários setores do curso e, com isto, garantir conforto e comodidade aos acadêmicos e professores. De acordo com Ulisses, o curso de direito é o maior da universidade, com aproximadamente 900 estudantes ocupando 15 salas, que serão totalmente reformadas, adaptadas, informatizadas e climatizadas. A

antiga rede elétrica será toda substituída e ganhará capacidade suficiente de carga para garantir o funcionamento do sistema de refrigeração. A biblioteca, que se encontra desatualizada, inadequada para o estudo, leitura e pesquisa, ganhará mais espaços e será informatizado o controle de entrada e saída de livros. Hoje, esse trabalho é feito manualmente. Haverá, ainda, a reconstrução e cobertura do auditório e outros investimentos na melhoria na qualificação do corpo docente, com a implantação de um mestrado e um doutorado, em convênios com universidades dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, além da aquisição de material e novos equipamentos. Segundo Ulisses, o dinheiro para

execução do projeto é oriundo da verba de 15.600.000,00 destinada pelo Governo do Estado para serem investidos na infraestrutura da Urca, até o final de 2014. Para o presidente da OAB Crato, Fabrício Siebra Calou, os professores e alunos do curso de direito da Urca estão de parabéns por mais esta nova conquista. “Indubitavelmente, beneficiará os corpos docente e dicente, fortalecendo ainda mais a qualidade do ensino jurídico da instituição, que já se notabiliza com relevante destaque no cenário nacional. Conseqüência disto é que temos observado um bom nível de preparo e atuação dos profissionais formados por esta prestigiada instituição de ensino.

BARBALHA

Projeto promove conscientização ecológica Ingrid Monteiro Sustentabilidade, dedicação e a preservação da água são algumas das muitas características que compõe o projeto Gotas de Ouro. Desenvolvido por alunos da Escola de Ensino Médio Almiro da Cruz, localizada na zona rural do município de Barbalha, a iniciativa alcança bons resultados e visibilidade nacional. Há um ano, uma aula de biologia foi o suficiente para incentivar o empenho e dedicação dos estudantes Anderson Matias e Jonas dos Santos. A tarefa de realizar pesquisas em torno da quantidade de água, desperdiçada nos bebedouros da escola, proporcionou a criação de um projeto que

Palavra de fé

CRIAÇÃO FÍSICA, CRIAÇÃO ESPIRITUAL Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

É

preocupante a quantidade de cães soltos nas ruas e praças do Crato, principalmente na periferia. O quadro remete perigo para motoristas e pedestres, além dos riscos de transmissão de doenças. A bióloga Arlene Pessoa, membro da Associação de Proteção a Vida (Aprov), revela que o aumento desses animais deve-se ao descuido dos proprietários, que adotam os filhotes e os abandonam quando eles se tornam adultos. O número de canídeos no Crato é de aproximadamente 14.300. Já os gatos somam 4.500. Um total de 18.800 animais, equivalente a 18% da população humana do município. O número está acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza entre 10% a 15%. O Centro de Zoonoses no Crato não tem censo canino nos 13 municípios de sua jurisdição. Segundo Arlene, o Centro de Controle de Zoonoses não pode sacrificar cães e gatos sadios porque estaria cometendo crime federal, perante a Lei de Proteção Ambiental. Arlene explicou que faltam políticas públicas para a implantação de programas resolutivos,

Pr. Jecer Goes

evitasse o desperdício. De acordo com a pesquisa, em uma semana de funcionamento, a escola desperdiçava 75 litros de água. “A partir da avaliação deste volume desperdiçado, tivemos a ideia de reutilizar esta água, promovendo a conscientização e educação ambiental dentro e fora da escola”, explica o estudante Anderson Matias. A água dos bebedouros é levada pelas tubulações para um reservatório, que serve para a limpeza do ambiente escolar, uso nos banheiros e irrigação de uma horta, cultivada pelos estudantes. Segundo os últimos dados da pesquisa, o projeto já alcança significativos resultados. A escola possui 210 alunos, número supe-

rior em relação ao início da pesquisa, e já consegue reutilizar aproximadamente 25 litros de água, por semana. “É uma ideia simples que pode ser colocada em prática em qualquer escola. O resultado é bastante importante para reduzir, cada vez mais, o desperdício”, ressalta o professor e orientador do projeto, Patrick Gomes.

Resultados No último mês de setembro, os estudantes foram contemplados com o prêmio da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), em Recife. Neste mês de outubro, os jovens pesquisadores irão participar da Mostratec - feira de ciência e tecnologia - realizada na

cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Segundo o estudante Jonas dos Santos, está sendo bastante gratificante participar dos eventos. “O mais importante não consiste, somente, na premiação, mas na troca de conhecimento adquirida nestes encontros”, declara. Para a diretora Jussara Batista, os resultados são frutos de um trabalho de conscientização. Segundo ela, a escola está localizada em uma área de preservação ambiental. “Não é fácil estimularmos esta responsabilidade ambiental, mas temos o compromisso de contribuir com a sustentabilidade do local e nos adequarmos a este ambiente preservado”, finaliza a gestora.

Não é de modo desconhecido para nenhum ser humano que somos fruto de um ATO CRIADOR de Deus, ocorrido no sexto dia da criação. Também é impossível escondermos que foi a invenção mais espetacular de toda a criação. Foi mais empolgante que a criação dos mais de “Quinhentos mil espécies de insetos, das mais de trinta mil espécies de aranha, dos mais de seis mil espécies de repteis, dos mais de cinco mil espécies de mamíferos e dos mais de três mil espécies de rãs”. Pasme vocês, somente uma espécie de homem. Observe que os animais foram “criados conforme a sua espécie”, porém, o homem foi criado “Conforme a espécie de Deus”, ou seja, de acordo com a sua ‘NATUREZA’, o que, nos garante a prerrogativa de convergirmos para participarmos da natureza divina. Essa posição deve ser o alvo de nossa mais elevada ambição. Precisamos compreender que Deus criou o homem para ser seu agente em se Reino, para governar e domesticar o resto da criação, para ter autoridade sobre as forças satânicas agressivas que sempre estão a se contrapor as leis de Deus. No hebraico, o significado do homem ser a ‘imagem’ de Deus, entende-se que o homem corresponde aos atributos divinos, como ‘mental, moral e espiritual’. Daí se entender que o propósito da criação é incluir o fato de que, dentre a criação física, deve emergir a criação espiritual. Podemos ver essa realidade quando o próprio Cristo ao orientar espiritualmente a um príncipe chamado Nicodemos: “Na verdade, na verdade te digo, que, se alguém não nascer de novo, não pode VER nem ENTRAR no reino de Deus” – (João 3:3). A palavra grega para ‘DE NOVO’, é traduzida por ‘DE CIMA’, significando que, para se entrar no reino de Deus, a pessoa tem que nascer de novo, não por meio de um segundo nascimento biológico, mas sim, por meio de um nascimento espiritual de cima. Esse é o conceito mais fiel para ‘salvação’. É uma eterna progressão. Já que é difícil para o homem obter totalmente a imagem e a natureza divina com facilidade, necessita-se que haja esse perene processo de transformação que se move em direção ao “Finito sendo cheio do Infinito”. Quando o ser humano busca ser cheio desse ‘infinito’, participa da imagem de Deus compartilhando de sua natureza e produzindo em vida aqui na terra os seus atributos como: “Veracidade, sabedoria, amor, santidade, justiça, ética, respeito, humildade, solidariedade, compaixão e empatia”. Há quinze anos a ciência vem desenvolvendo uma pesquisa onde tenta descobrir que existe algo no cérebro humano que, sendo estimulado, produz toda essa gama de atributos. Tudo partiu de uma pergunta: “O que leva uma parturiente num processo de intensa dor, onde o canal vaginal está sendo rasgado, e a estrutura óssea modificada, não repudiar aquele que lhe faz sofrer? - De onde vem esse prazer, essa felicidade, e a alegria, e o sorriso, quando poderia evitar e fugir dessa situação ? - Para a ciência, há uma célula no hipotálamo que produz uma substância chamada ‘OCITOCINA’, que gera capacidade para receber uma mensagem de DEFESA, para com uma atitude física e uma mensagem de prevenção, tipo: ‘Pense, Calma, Cautela’, produzindo comportamentos levando o ser humano a ter atitudes como: CONFIANÇA, GENEROSIDADE, RESPEITO, COMPAIXÃO,SOLIDARIEDADE,AMOR, etc. Esses são atributos advindos da natureza de Deus. Entende-se agora porque o homem foi criado à imagem e à semelhança de Deus, sim ou não ? – São as qualidades de Deus inseridas em nosso caráter. As santas escrituras, a Bíblia sagrada, revela-nos três formas de encontrarmos essas virtudes, que são através: Primeiro da Razão, buscando viver a verdade e fazer coisas certas, conforme o que está escrito no livro de Gálatas, capitulo 5, versículo 22: “Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança”. Segundo da Personalidade, buscando o equilíbrio dos impulsos, conforme nos ensina o Salmo 42, onde o rei Davi pede a Deus para controlar sua alma, sede de nossas emoções e seus sentimentos, a fim de não produzir o pecado. Por último o Intelecto, onde somos os responsáveis por fazê-lo produzir a inteligência e a racionalidade. É isto que o apóstolo São Paulo nos diz em Romanos capítulo 12 e versículos 1 e 2. “Renovem suas mentes, e não vos conformeis com este sistema nocivo que há no mundo”. Entenda uma grande verdade, os últimos séculos, foram marcados pelo domínio da ciência e do pensamento objetivo, porem, não lograram por fim à religiosidade dos povos que, em sua maioria, mantém-se fiéis às suas convicções religiosas. Assim, não é obstáculo para cada um de nós buscar viver uma vida de altruísmo, tanto espiritual como civil. Há uma urgência em refletirmos sobre nossos paradigmas, nossos comportamentos, cultura e costumes. Urge a necessidade de mudanças. O homem não foi criado para ser uma lata de lixo, não. Nossa existência tem a finalidade de proteger o próximo, o planeta, as instituições e a vida. Somente uma reflexão incisiva em nossa alma, poderá nos trazer de volta ao ponto de origem, ao ponto zênite da existência humana, Deus. Certamente, essa não é a opinião da maioria das pessoas, mas, se você crê na existência do Deus Todo Poderoso, não custa nada tentar produzir frutos dignos de arrependimento. Faça isso e verás como é saudável ter a natureza divina inserida na nossa natureza. A sociedade ficará grata, o planeta, o meio ambiente agradecerá, enfim, todos, com certeza, ganharão. E Deus com certeza, nos proporcionará dias felizes.


Social Cultura Política 7

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012

POR WALESKA MARROCOS

Sociedade em Foco

waleskamarrocos@hotmail.com

A COLUNA DESSA SEMANA É SOBRE A INAUGURAÇÃO DA LOJA K & K COUROS, NO CARIRI GARDEN SHOPPING. O EVENTO ACONTECEU EM GRANDE ESTILO, NO DIA 4 DE OUTUBRO, ONDE OS ANFITRIÕES, VAL SILVA E APARECIDO, RECEPCIONARAM CLIENTES E AMIGOS. A K & K COUROS FOI FUNDADA EM 1991 E, AGORA, INSTALOU-SE NA LOJA 137, ATENDENDO A INÚMEROS PEDIDOS DE CLIENTES.

Linda Família! Val e Aparecido com os filhos Kelvyn Val Silva com a mãe Josefa Ferreira, a irmã Zulene Kleber e Anne Klecya. Silva e o esposo Aparecido.

Carla e Francisco Barreto com as filhas Larissa e Amanda, Afonsina Costa e Lorena Costa.

CULTURA

Val e Aparecido com a modelo exclusiva da Marca K&K, Thainá Pontes.

Manuela Couto e sua mãe Adalva. Beleza de mãe e filha.

Fátima Santos, Valneísa Sampaio, Graça Maia e Lucielda Costa.

Belisa Lacerda, Val Silva e Thyane Pontes.

Val e Aparecido com Clarisse Batista, Aldenice e Neguinha.

Anne Klecya, Gabriela Macedo, Rebeca Rocha e Luana Laís. Cibele Sampaio, Viviane Lucena, Jessíca Ferreira e Maria Ferreira.


Esporte 8

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012

TOQUE DE PRIMEIRA CÍCERO NICÁSSIO MILAGRE A série D não é luxo para time algum, mas para o Guarany de Sobral tem uma conotação diferente. Em 2013, o bugre poderá tentar um título inédito para o futebol cearense. O Cacique do Vale precisa vencer e torcer que o Treze, Salgueiro, Cuiabá e o Icasa não vençam. Isso é impossível!

TUDO É POSSIVEL

TÉCNICA MILENAR

Xadrez, a ginástica da mente

Arquivo Clube Xadrez de Juazeiro do Norte

O Icasa pode lutar por uma classificação ou pela permanência na série C. Na penúltima rodada, o Verdão pega o Fortaleza, no PV, e tem que obter um resultado positivo. Só assim, na última rodada contra o Paysandu, o time pode estar vivo para tentar chegar entre os quatros que vão para o mata-mata. No futebol tudo é possível.

ELEIÇÕES Após as comemorações pela conquista da Taça Fares Lopes, o assunto agora são as eleições da nova diretoria do Guarani. O nome mais cotado para assumir a presidência do Leão do Mercado é do empresário Juraci Silva (Jall Presentes). Luciano Basílio deverá permanecer no cargo de diretor de esporte. As outras vagas estão em aberto.

SHOW À PARTE Tem jogo que o torcedor poderia pedir seu dinheiro de volta, de tão ruim. Mas, vira e mexe, acontece um bom espetáculo. No caso da partida do Atlético Mineiro e Figueirense, o torcedor poderia ter ido à bilheteria, pagar mais um ingresso, por conta do show dado por Ronaldinho Gaúcho. Ele marcou três gols e participou de mais dois, na goleada de 6 a 0. O Atlético segue na cola do Fluminense, em busca de mais um título do Brasileiro.

IRREGULAR Matematicamente. Essa é a palavra mais pronunciada no ambiente do Ceará. Faltam nove rodadas, que corresponde a 27 pontos. Mas como acreditar que o time voltará a vencer, dando esperança à torcida de figurar em 2013, na série A. Campanha do Ceará é muito irregular, ao ponto do time vencer um grande adversário e tropeçar nos que estão na parte debaixo da tabela. Vale lembrar: Ceará 1 x 1 Ipatinga.

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n ZELADORIA

n PORTARIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

AUTOMÁTICOS, CERCA ELÉTRICA, PORTEIRO E VIDEO PORTEIRO, INTERFONE, PABX, CFTV. TUDO EM ATÉ 10X NO CARTÃO VISA SEM JUROS CHEQUE E CARNÊ. RUA DELMIRO GOLVEIA, 942 - SALESIANOS FONE/FAX: (88) 3512-1100

• Cargas e Encomendas Urgentes para o Sertão Central, Cariri, Baixo Cariri e Chapada do Araripe, DIARIAMENTE. • Filiais: Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea-Alegre e Juazeiro do Norte.

Fortaleza-CE 85.3295.7878 Avenida Padre Cícero, 2200 Galpoes 4 e 5 - Triangulo Juazeiro do Norte-CE

88.3512.7164 / 3512.8980

w w w. b i rd e x p re s s . c o m . b r

n Roberto Oliveira (E), presidente do Clube de Xadrez, entrega prêmio

Amanda Salustiano

P

ara algumas pessoas, o xadrez é definido como a ‘ginástica da mente’, por possibilitar, entre outras coisas, o aumento da capacidade de concentração de quem o pratica. Essa técnica milenar tem conquistado muitos adeptos. No Cariri, a atividade já conta com grandes jogadores e campeonatos, segundo o presidente do clube de xadrez de Juazeiro, Roberto Oliveira. O presidente explica, ainda, que existem campeonatos com categorias e níveis distintos. Segundo ele, os enxadristas profissionais procuram os torneios clássicos. “Numa escala de importância, os jogadores sempre irão procurar o xadrez com grandes títulos. Para chegar ao mais alto nível do esporte, eles dedicam-se bastantes”, declara. Entre os principais torneios de xadrez, realizados na região do Cariri, está o Campeonato Aderson Borges de Carvalho. De acordo com Roberto Oliveira, nesta competição, o sistema de disputa consiste no participante executar todos os seus lances em

seis partidas, com prazo de duas horas, restando apenas um vencedor. “Esse tipo de torneio, denominado de suíço, é seletivo para o ranking brasileiro e, de certa forma, para o mundial”, declara o presidente. Em Juazeiro do Norte, atualmente existem 12 jogadores profissionais, entre eles, campeões de torneios. Ainda de acordo com Roberto Oliveira, o xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo e proporciona importantes benefícios. “Quem pratica xadrez, além de ter um raciocínio mais rápido, uma memória e cognição mais vantajosa, apresenta maior desenvoltura diante dos problemas. É um aprendizado do tabuleiro que se passa para a vida”, finaliza.

Campeonato Aderson Borges de Carvalho O Campeonato Aderson Borges de Carvalho ocorreu no auditório do sindicato dos comerciários, durante os dias 12, 13 e 14 de outubro. A premiação total foi de R$ 5.200,00.

PLANO DE SAÚDE

Médicos não aderem paralisação nacional Joaquim Júnior Em quase todo o Brasil, profissionais da área de saúde aderiram, desde a semana passada, à paralisação em atendimentos nos setores de planos de saúde. O Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), o Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) e a Associação Médica Cearense (AMC) decidiram pelo apoio à paralisação. Neste dia 18, em quase todo o Estado, consultas e procedimentos eletivos, salvo casos de urgência e emergência, deverão estar suspensos. Segundo Erylandia Silva, gerente comercial de um dos maiores planos de saúde atuantes na Região, até o fechamento desta edição, os médicos cooperados não haviam se manifestado

a respeito da adesão à greve. “O que a gente espera é que isso não aconteça. Da outra vez que teve uma greve de nível nacional, os médicos daqui não aderiram”, finaliza Erylandia. A paralisação foi decidida pelas entidades médicas nacionais, que enviaram carta ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informando sua pauta de reivindicações. De acordo com a carta, este será o quarto protesto realizado nos últimos dois anos. Cinco pontos contemplam a pauta de reivindicações na carta enviada, entre eles o reajuste dos honorários de consultas e outros procedimentos, a inserção de critérios de descredenciamento nos contratos e o fim da intervenção antiética na autonomia da relação médico-paciente.


Cidades ?

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Estudantes da Urca reclamam da superlotação e atraso dos ônibus Fotos: Serena Morais

n Além do aperto, a inseguraça e o atraso também fazem parte das reclamações do alunos

Amanda Salustiano

O

s usuários dos ônibus disponibilizados pelo município de Juazeiro do Norte para transportar alunos à Universidade Regional

do Cariri (Urca) continuam reclamando da superlotação dos transportes. De acordo com a universitária Francisca da Silva, apesar dos veículos apresentarem boas condições físicas, o percursos é prejudicado pelo quantitativo de

alunos, que excede o limite de passageiros permitidos. “O transporte chega à minha parada ‘cuspindo’ gente pelas janelas. Fico até sem saber por qual porta entrar”, conta. Conforme a estudante, a superlotação também causa

o atraso dos coletivos e a insegurança dos passageiros durante o itinerário. “Os veículos chegam à universidade fora de horário. Os acadêmicos até brincam e dizem que quem determina o horário que inicia e termina as aulas são ônibus.

Além disso, há um enorme esforço, dos que ficam em pé, para não se machucarem. É bastante inseguro”, enfatiza. De acordo com secretária de Educação do Município, Sonia Luz, todos os anos são realizadas sondagens para sa-

ber a demanda de alunos que precisam do transporte e, dessa forma, disponibilizá-los na quantidade adequada. “Essas reclamações serão encaminhadas ao setor responsável e será regularizada a situação, no ano seguinte”, declara.

Alzheimer transforma a vida de pacientes e familiares Ingrid Monteiro Comer, andar sozinho, vestir-se, lembrar quem são os parentes e até saber qual seu próprio nome, são atividades que podem se tornar grandes desafios. O Alzheimer, que surge aos poucos e interfere em hábitos comuns do dia a dia, mobiliza famílias caririenses que aprendem a lidar com as dificuldades causadas pela doença. A perda de memória, após os 65 anos de idade, sempre foi compreendida como normal. No entanto, especialistas alertam sobre o sintoma, que também é considerado um dos primeiros sinais do Alzheimer. De acordo com a assistente social, Ana Cristina Gonçalves, existe um número significativo de portadores da doença no Cariri. “Os casos de Alzheimer têm aumentado, principal-

n Familiares de portadores de Alzheimer reunidos para troca de experiência, no Sesc do Crato

mente pelo acréscimo na expectativa de vida, ocorrido nas últimas décadas”, enfatiza. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), há mais de 1,5 milhão de pacientes com a doença no país. Considerado um mal silencioso, a doença transforma a vida do paciente e de seus familiares. Para a família, a tarefa de cuidar do paciente costuma ser cansativa e dolorosa. Apesar disso, segundo a assistente social, é pouco usual que instituições e o poder público disponibilizem acompanhamento diferenciado para acolher estes portadores. “Recebemos muitas denúncias acerca de idosos que são maltratados por pessoas que não sabem lidar com a doença”, revela Ana Cristina, que também atua como Conselheira Tutelar no município de Crato.

Método contraceptivo Implanon já conta com mil usuárias Amanda Salustiano Evitar gravidez, suspender a menstruação e minimizar os sintomas por ela ocasionados estão entre as principais vantagens do Implanon. O método contraceptivo, recém chegado no Hospital São Lucas de Juazeiro do Norte, já conta com milhares de usuárias. Segundo a ginecologista e coordenadora do procedimento no Município, realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS), Cássia Fernandes, houve uma enorme procura das mulheres por esse medicamento, que custa cerca de R$ 1.200,00 na rede de saúde particular. Até agora, mil chips já foram inseridos. A médica cita outras vantagens do dispositivo com relação a outros métodos: “O ‘chip’ elimina entraves, como o medo das injeções e o esquecimento das pílulas. Sozinho,

ele libera as doses necessárias de hormônio, na corrente sanguínea da mulher, independente de sua lembrança”. A especialista destaca que o implante atua por até três anos e interrompe a ovulação. “Normalmente, como a mulher na ovula, não apresenta os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Das implantadas, 25% das pacientes ficam em amenorréia, sem sangramento. Já 75% apresenta um pequeno sangramento”, informa. Pelo SUS, as pacientes que têm direto ao procedimento são aquelas encaminhadas por médicos ligados ao sistema público. Isabel Pereira, de 24 anos, diz estar satisfeita com o método. “Minha TPM era fortíssima e menstruava muito, e por vários dias. Com o Implanon, estou sem menstruar e também não sinto mais os efeitos insuportáveis dela”, afirma.

n Mulheres usam Implanon, na busca das vantagens em relação aos outros anticoncepcionais


Cidades Política ?

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 16 A 22 DE OUTUBRO DE 2012

SAÚDE

Estilo de vida dos jovens causa doenças cardíacas Ingrid Monteiro

F

atores de risco como estresse, tabagismo, má alimentação, sedentarismo, obesidade e predisposição genética fazem com que enfermidades atinjam pessoas cada vez mais jovens. Pesquisas apontam que doenças cardiovasculares afetam pessoas cerca de 10 anos mais cedo. Na região do Cariri, médicos alertam que mudanças no estilo de vida da população contribuem para o aumento de doenças crônicas. Na década de 80, o número de casos de infarto era mais freqüentes em pessoas a partir de 50 anos de idade. No entanto, nos últimos anos, esta realidade se diferencia. De acordo com o médico cardiologista, Thalles Barbosa, está sendo cada vez mais comum pacientes na faixa etária dos 40 anos manifestarem problemas no coração. “Através da rotina estressante e sobrecarregada, as doenças cardíacas estão acometendo pessoas ainda em uma fase muito precoce. Apesar disso, elas só se preocupam com a saúde após contrair alguma doença ou através de casos com familiares e parentes mais próximos”, acrescenta. Os hábitos menos sau-

dáveis também aumentam a incidência de doenças cardiovasculares nas mulheres caririenses. Significativas mudanças de comportamento e estilo de vida aproximam o público feminino dos fatores de risco, anteriormente considerados masculinos, como o tabagismo, alcoolismo e sedentarismo. “Nos últimos 50 anos, as mulheres conquistaram espaço na sociedade, sobretudo na conquista do mercado de trabalho. Hoje, elas vivenciam as consequências causadas pela rotina cada vez mais competitiva e conturbada”, explica o especialista. A prática regular de exercício físico, bons hábitos alimentares, não fumar, evitar o consumo de álcool, realizar exames periódicos sob a orientação médica são consideradas essenciais na prevenção de doenças, principalmente ao evitar a ocorrência de infarto ou acidente vascular cerebral. O comerciante Carlos Silva sabe bem disso. Com 41 anos de idade, ele tem o perfil de quem deve se cuidar em relação às doenças cardiovasculares. “Trabalho muito e não tenho tempo para a prática de exercício físico, mas só agora, através de uma crise hipertensiva, passei a cuidar

melhor de minha saúde”, revela. Para a educadora física, Mayara Rodrigues, casos como esse levam muitas pessoas a iniciarem alguma prática esportiva. “A cada 10 pessoas que nos procuram, sete afirmam sofrer com alguma doença cardíaca, geralmente entre a faixa etária de 40 a 60 anos”, destaca.

Jovens gestantes tem apoio médico e social

O perfil é bem específico. Mulheres grávidas, principalmente adolescentes, a partir dos 11 anos de idade e em situação de risco. Fundada há 21 anos, em Fortaleza, a Associação Maria Mãe da Vida atende centenas de mulheres em situação de vulnerabilidade social, em Juazeiro do Norte. Na região do Cariri, a prostituição, a violência e o abuso sexual são as principais causas da gravidez precoce. Em Juazeiro do Norte, há três anos, o projeto da Associação Maria Mãe da Vida atende centenas de mulheres, através da prestação de cursos profissionalizantes e atendimento médico. De acordo com a presidente da Associação e membro das Missionárias Camilianas Maria Mãe da Vida, Irmã Marizete Araújo, atualmente o projeto oferece cursos profissionalizantes a 350 mulheres. A irmã explica que a entidade realiza visitas em pontos de prostituição, oferecendo apoio e cursos gratuitos às

Serena Morais

n Associação oferece atendimento clínico e social para adolescentes grávidas

mulheres, para o ingresso no mercado de trabalho. O projeto atende moradoras dos bairros João Cabral, Romeirão, Frei Damião e Triângulo. Somente em 2012, já foram atendidas 1.500 mulheres, que participam dos cursos de costura, informática, maquiagem e bijuteria, além das consultas médicas e realização do pré-natal. Segundo o padre Adolfo Serripierro, idealizador da iniciativa e médico-ginecologista e obstetra, a Associação tem dificuldade em conseguir médicos voluntários, doação de roupas e alimentos. “Precisamos da aquisição de materiais para as atividades, a fim de que o projeto alcance demais bairros da cidade”, enfatiza. A jovem de 15 anos, aos nove meses de gestação, afirma que o projeto está sendo importante para a sua gravidez. “Aqui faço o meu pré-natal. O atendimento é acolhedor e para ser 100% só faltava ser feito o parto”, declara animada.

Projeto promove ajuda psicológica para grávidas

n Projeto A Qualidade de Vida Começa no Útero é uma parceria com a Clínica Maternar

Nove meses de dúvidas, paciência e incertezas. A gravidez é considerada um momento de extrema felicidade, mas que gera perguntas que parecem não ter respostas fáceis. Na região do Cariri, mães experientes e de primeira viagem são beneficiadas com serviços de psicologia especializada para gestantes. Fundado há três anos, o projeto A Qualidade de Vida Começa no Útero desenvolve um trabalho de acompanhamento psicológico e emocional para casais, auxiliando na orientação e divulgação de informações importantes,

durante a gravidez. De acordo com a psicóloga, educadora perinatal e coordenadora do projeto, Kaanda Ribeiro, a iniciativa visa desenvolver a maternidade e paternidade consciente, por meio do auxílio psicoemocional. “A mulher, o casal e sua família passam por significativas transformações, durante a gravidez e no período pós-parto. O apoio psicológico é importante para a chegada de um filho”, ressalta. Através da parceria com a clínica Maternar, o projeto realiza a programação Gerando Vida, desde o último mês de julho. Se-

gundo Kaanda, o serviço de psicologia começou a ser desenvolvido em Maceió. “Há três meses, começamos a atender a população caririense, pois observamos a falta deste tipo de serviço na Região”, declara. A odontóloga Ligia Correia aprova a iniciativa. Grávida de sete meses, ela afirma que o trabalho das psicólogas tem ajudado a vivenciar melhor a sua gestação. “Todos os meses, vou ao município de João Pessoa para conseguir este tipo de assistência, pois não encontro com facilidade no Cariri”, relata ela, que será mãe pela primeira vez.


Jornal do Cariri - Edição 2556