Encontros & CaminhosI_MMA

Page 24

natureza, dentre outros. Encarregar diferentes grupos da tarefa de ir em busca das origens de cada um desses conceitos e idéias, averiguando os momentos em que ganharam expressão pública e as condições nas quais vieram a se tornar língua franca tanto no discurso oficial como entre militantes e cidadãos comuns Trazer tais achados para todos e abrir o espaço para uma discussão aberta quanto a seus diversos usos e suas implicações. No processo de discussão dos achados, todos os participantes da oficina devem apresentar seus comentários e críticas com base em justificativas racionalmente fundamentadas, de forma tal que os pressupostos argumentativos sejam tornados claros para todos e dessa maneira avaliados. 2) Eleger alguns problemas ambientais candentes e simular situações de formação da vontade política e de tomada de decisão. Dividir os participantes da oficina em diferentes grupos cada qual assumindo o papel dos diversos atores sociais presumivelmente envolvidos. Reconstruir as razões apresentadas por cada um deles para suas respectivas escolhas e as justificativas que apresentaram. Elaborar diferentes cenários a fim de salientar os possíveis encaminhamentos dos processos de decisão tendo em vista situações diversas de distribuição de poder e possibilidades de participação livre e autônoma.

Aprofudamento Para uma consideração a respeito do potencial cognitivo e normativo da Teoria da Ação Comunicativa para se pensar a sociedade civil e os novos movimentos sociais, ver: AVRITZER, L. A moralidade da democracia: ensaios em teoria habermasiana e teoria democrática. Belo Horizonte: Perspectiva; Ed. UFMG, 1996. HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Biblioteca Tempo Universitário 84, 1989. Ainda no contexto intelectual brasileiro, o potencial da teoria da ação comunicativa para se refletir a respeito de uma teoria da democracia e dos novos movimentos sociais foi salientado em: BERNSTEIN, R. (Org.). Habermas and modernity. Cambridge, MA: MIT Press, 1985. CALHOUN, C. (Org.). Habermas and the Public Sphere. Cambridge, MA: MIT Press, 1996. COHEN, J.; ARATO, A. Civil Society and Political Theory. Cam23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.