Page 1

Egon Schiele Expressionismo alem達o


Viveu entre 1890 e 1918. Pintor AustrĂ­aco ligado movimento expressionista.

ao

Com 16 anos frequentou a Akademie der Bildenden KĂźnste, em Viena, onde estudou desenho e pintura.


Temática baseada na sexualidade, a solidão e a “incomunicação”, em que o artista tomava muitas vezes o lugar de voyeur. Dedicou-se maioritariamente ao desenho, atribuindo um papel essencial à linha, com figuras estilizadas imersas num espaço opressivo. Recriou uma tipologia humana, com um cânone alongado, esquemático, afastado do naturalismo, usando cores vivas e exaltadas, destacando-se o carácter linear do contorno.


Gustav Klimt interessou-se pelo seu trabalho. A sua primeira exposição foi em 1908 em Klosterneuburg. Insatisfeito com o carácter conservador da academia,abandonou os estudos - criou o "Grupo nova arte”. Começou a explorar mais a forma humana e a sexualidade.

O Abraço


Pintava muitas vezes adolescentes e durante o tempo que passou nos arredores de Viena.

O seu estúdio tornou-se ponto de encontro de delinquentes.

Schielechegou mesmo a ser preso por ter seduzido uma menor – a polícia confiscou vários dos seus trabalhos.

StandingNude


Durante o seu último ano de vida (1918) realizou várias exposições, tendo sido convidado a participar na 49º Secessão em Viena. Na sua obra vemos representados seres humanos transfigurados por sentimentos fortes implícitos no seu traço, são muitas as mulheres que posam para ele. Fez também algumas paisagens e residências burguesas, nas quais exibe um estilo cuidadoso e elegante, com fortes contrastes entre ocres e cores primárias.


TrĂŞs dias depois, da morte da sua mulher, durante os quais fez alguns retratos de Edith, tendo sido estes os seus Ăşltimos trabalhos, Scheile suicida-se.


http://somdagrafonola.blogspot.com/2010/11/egon-schiele-1890-1918.html

Sara Rodrigues n潞25 Hist贸ria da Cultura e das Artes 2010/2011

Egon Schile  

pintura,gravura