Page 1

AFETOS E SEXUALIDADE


Algo está a mudar em nós…

Já não somos crianças, mas falta-nos muito para sermos adultos!! Quem somos, então? E como devemos agir?


1 – O que é a adolescência? Adolescência é o conjunto de alterações da nossa maneira de pensar e do nosso comportamento, na etapa da nossa vida que fica entre a infância e a idade adulta. O Início desta fase designa-se puberdade. Mudam os nossos gostos, as nossas opiniões, as ideias, os sentimentos, os interesses, os modos de nos comportarmos e de nos relacionarmos com os outros. Muda o nosso modo de ser.

Muda também o nosso corpo…


2 – O que muda no nosso corpo?


O que muda nas raparigas:

 Crescem em altura

 O aspecto facial modifica-se

 Crescem os órgãos genitais e as mamas

 Crescem pêlos nas axilas e nas zonas genitais

 Aparecem as borbulhas (acne)  As ancas e as coxas alargam e os braços e as pernas alongamse

 Aparece a menstruação (entre os 9 e os 15 anos)  Aumenta o suor


O que muda nos rapazes:

Crescem em altura

 Os ombros e o peito alargam

 Perdem músculos mais

 A voz modifica-se (torna-se mais “grossa”)

gordura e os desenvolvem-se

 Os testículos e o pénis aumentam  Aumenta o suor

 Aparecem as borbulhas (acne)  Crescem pêlos no rosto, axilas e zona genital e avoluma-se a penugem corporal


3 – Como nos devemos relacionar?


Com os pais: Na adolescência os pais têm alguma dificuldade em nos entenderem. Nós queremos ser diferentes e procuramos uma maior independência em relação à família. Queremos descobrir coisas novas, mas ao mesmo tempo temos receio delas e temos medo de nos afastarmos da proteção dos pais... Ser independente é uma grande responsabilidade para a qual ainda não estamos preparados.

Aprendemos a pouco e pouco e são os nossos pais que nos estabelecem regras, que cuidam de nós, que nos protegem e nos ajudam a Crescer.


Com os amigos: Estar com os nosso amigos e amigas é muito importante! Há inquietações, desejos, momentos de prazer, dúvidas, interesses, necessidade de afeto, comunicação e aceitação que só podemos resolver nas relações com os rapazes e raparigas da nossa idade. Com os amigos aprendemos a conviver, trocamos opiniões, fazemos planos, construímos amizades. Aprendemos a respeitar e a exigir respeito, a resolver conflitos, a saber o que fazer quando por algum motivo somos rejeitados.


Com alguém especial: Gostar de alguém provoca sentimentos como medo, alegria, tristeza, frustração, com os quais podemos não saber lidar. Um dia começamos a namorar e a relação torna-se séria. Nesta altura temos de:  Respeitar a pessoa que namoramos, sem nos aproveitarmos dela;  Não a exibir como um “troféu de conquista”;  Não fazer do seu corpo o que não gostaríamos que fizessem ao nosso;  Reconhecer que essa pessoa tem opinião própria;  Não ter relações sexuais só porque os outros já tiveram, ou para provar que amamos essa pessoa.


3 – Que cuidados de saúde devemos ter? Praticar exercício físico, de preferência uma actividade ao ar livre, individual e/ou em grupo, que nos dê prazer.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada, procurando respeitar a roda dos alimentos.


Ter uma higiene corporal cuidada e diária, uma vez que as modificações do nosso corpo assim o exigem.

Evitar o consumo de álcool, tabaco e drogas, que causam dependência, afectam o nosso crescimento e são muito prejudiciais à nossa saúde.


3 – Relacionamento sexual: Quando e como? Quando esse momento acontecer, temos de estar conscientes e preparados. Devemos também estar informados acerca de: • Doenças sexualmente transmissíveis, tais como SIDA, hepatite B, sífilis e herpes genital. • Métodos contraceptivos disponíveis, tais como, preservativo, pílula anticoncepcional e anti-concepção de emergência.


Já não somos crianças, mas ainda não somos adultos!! Quem somos, então?

Somos pessoas, somos jovens e estamos a crescer!  Precisamos do amor, da proteção e da compreensão dos nossos pais; dos ensinamentos dos nossos professores;  da companhia, da amizade e da cumplicidade dos nossos amigos!  Também precisamos de alguma liberdade e de muita responsabilidade para aprendermos a lidar com tantas mudanças que surgem ao mesmo tempo!


Referências Bibliográficas ESPÍN, Mariela Castro. (2009). O que me acontece na Puberdade? Lisboa: Editorial Presença, 2ª Edição.

ROCA, Núria. (2004). Sou um adolescente! Lisboa: Editorial Presença, 1º Edição. http://guiasexualidadeafectos.blogspot.com, consultado em 25-11-2011.


Trabalho realizado por: • João Sabino • Nº 14 do 6º A

Trabalho coordenado pela Professora: • Conceição Durão [DT e responsável pela Área de Formação Cívica] Escola Básica 2º e 3º Ciclos D. João II - Santarém

Afetos e Sexualidade  

Trabalho realizado por um aluno do 6ºano, na Área de Formação Cívica sobre o tema Afetos e Sexualidade. Neste trabalho é abordado de forma s...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you