Issuu on Google+

BALANÇO DO MANDATO CDU CABEÇA GORDA

2009-2013

Manutenção do património da Freguesia Dia do Atletismo na Cabeça Gorda

Com trabalho, honestidade e competência

Conclusão da 2ª fase do Centro de Convivio

Na luta pela defesa do poder local, contra a extinção das freguesias

Criação de espaços verdes na Avenida

Iniciativa Viver Abril - promoção das artes e ofícios locais

Viver Abril - Passeio Equestre “os amigos do cavalo”


Balanço do Mandato Os eleitos da CDU na Freguesia de Cabeça Gorda, trabalharam e dedicaramse o melhor que puderam e souberam ao longo destes quatro anos de mandato. A população da Cabeça Gorda confiou-nos a representação da Junta de Freguesia e nós cumprimos, esforçámo-nos e trabalhámos para defender os interesses da nossa freguesia e realizar as obras e os trabalhos possíveis e necessários, para melhorar as condições de vida da nossa aldeia. Uma luta muito importante neste mandato foi contra a extinção de freguesias. A nossa freguesia mantem-se, ao contrário de muitas outras que se vão extinguir, no entanto é preciso continuar alerta porque a ofensiva contra o poder local é enorme. É preciso continuar a defender o poder local eleito nas freguesias, porque é o garante da participação dos cidadãos nas decisões, e na defesa dos interesses próprios das populações, e contribui para a melhoria da qualidade de vida, das acessibilidades, dos transportes, do acesso à saúde, à educação, à cultura e à prática desportiva. Realizámos diversas obras, com destaque para a ampliação do Cemitério, a Casa do Cante, a 2ª fase do Centro de Social, o Circuito de Manutenção e o Parque de Lazer. A nível social temo-nos empenhado em apoiar os mais desfavorecidos, com a criação do Gabinete de Encaminhamento Social, onde pudemos ajudar várias famílias carenciadas. No associativismo temos dado grande apoio a todas as iniciativas que cada associação realiza, entendemos que são as associações e tudo o que envolvem, que dinamizam e engradecem a nossa terra. Apoiámos e participámos na realização de diversas iniciativas culturais e desportivas das nossas Associações, por forma a manter uma freguesia com vida, jovem e dinâmica. Destacam-se a Semana Cultural, o Encontro de Grupos Corais, o Raid Terras de Mato, as Festas de São Luís, o Viver Abril, o dia da Criança, as celebrações de Natal, e a actividade regular de todas as associações da Cabeça Gorda. Não posso deixar de lamentar o facto da Camara de Beja não ter contribuído para qualquer investimento na nossa freguesia. Ao contrário de anos anteriores, neste mandato o investimento da Câmara na nossa freguesia foi zero. Penso que temos cumprido, temos orgulho no que fizemos, temos orgulho de ter uma Cabeça Gorda mais dinâmica, com mais vida, mais conhecida lá fora e mais desenvolvida. Basta pensar como era há 8 anos atrás. Muita coisa mudou. E nós homens e mulheres eleitos pela CDU, em conjunto com as associações e a população, mudámos para melhor a nossa Cabeça Gorda. Hoje as pessoas têm muito mais orgulho em dizer que vivem ou que nasceram na Cabeça Gorda. Álvaro Manuel da Silva Nobre Presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, eleito pela CDU

02 | 03


Apoio ao passeio de carros clássicos na Freguesia

Apoio às festas em Honra de S. Luis

Manutenção do patrimonio da Freguesia

Exposição evocativa de Gonçalves Correia

Recolha de memória cultural da Cabeça Gorda Valorização do nosso patrimonio natural


CDU Cultura e Património

Apoio às festas em Honra de S. Luis

Cultura e Património Os eleitos da CDU na Cabeça Gorda têm procurado promover e preservar o nosso património edificado e a nossa cultura popular enquanto património colectivo, reforçando desta forma a sua identidade e sentimento de pertença. A intervenção realizada ao longo destes 4 anos de mandato é caracterizada pela dinamização ou apoio a diversas actividades que vão de encontro à dimensão cultural e patrimonial da nossa Freguesia.

Articulação com serviços da biblioteca andarilha - promoção da leitura

Os eleitos da CDU têm procurado juntamente com os actores locais a dinamização de diversas actividades que promovam a nossa cultura e património. O apoio às marchas populares da nossa freguesia, ao Grupo Coral da Cabeça Gorda e sua actividade, bem como a construção da casa do cante da nossa freguesia, a promoção do artesanato e da gastronomia local através da iniciativa Viver Abril e da promoção do cogumelo silvestre, a dinamização de um conjunto de exposições colectivas e individuais no centro de convívio, o apoio aos tradicionais bailes de pinha, o apoio logístico e financeiro às festas em honra de S. Luís, a apresentação de obras literárias de autores naturais e amigos da Cabeça Gorda, a articulação com os serviços socioeducativos da C.M.Beja para a dinamização da leitura, são apenas algumas das iniciativas levadas a cabo ou apoiadas pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda.

Comemoração do 25 de Abril

Apresentação do livro de Manuel Dias Horta

04 | 05


Apresentação do livro de José Martins Gago

A manutenção e restauro do nosso património edificado é preocupação constante da intervenção dos eleitos da CDU na Cabeça Gorda, procurando realizar ao longo do mandato a limpeza, restauro e pintura do património edificado da Junta de Freguesia e nalguns casos de algumas associações / instituições locais.

Apoio e dinamização dos mastros populares da freguesia

Pinturas do dia da criança

Apresentação do livro do Dr. Covas Lima

Comemoração do 25 de Abril


CDU Cultura e Património

Comemoração do S. Martinho

Apoio às Festas em Honra de S. Luis 2013

Promoção da Freguesia

Apoio ao Baile da pinha infantil

Organização do Corso carnavalesco

Desfile de Carnaval

Iniciativa Viver Abril - Promoção Exposição do Grupo de Teatro Jodicus sobre as Marchas Populares da Cabeça Gorda

das artes e oficios locais

06 | 07


Valorização dos recursos silvestres - Semana Gastronómica do Cogumelo

Exposição de fotografia sobre a Cabeça Gorda

Iniciativa Viver Abril - Promoção das artes e oficios locais

Apoio ao Baile da pinha infantil

Apoio às marchas populares da Freguesia

Apoio às marchas populares da Freguesia


CDU Cultura e Património

Tradicional lume de Natal na igreja da freguesia

Evocação do Centenário de Alvaro Cunhal na Freguesia

Apoio ao desfile de Grupos Corais na nossa Freguesia

De destacar o trabalho que tem sido feito na construção da casa do cante da Cabeça Gorda, no ano em que a candidatura do Cante Alentejano a património cultural imaterial da humanidade - UNESCO, à qual a nossa freguesia é subscritora e que terá lugar. Este acontecimento reveste-se de grande importância para a defesa e salvaguarda do cante alentejano enquanto nosso património e identidade cultural e permite ao grupo coral de Cabeça Gorda dispor de um espaço próprio para a salvaguarda do seu espólio ao mesmo tempo que terá condições próprias para o seu ensaio.

Video promocional do Grupo Coral

08 | 09


Construção e ampliação de Cemitério

Colocação de palmeiras junto ao campo do Ferrobico

Substituição de sinalética de trânsito

Construção de espaços verdes

Construção 2ª fase do centro de convivio

Colocação de sinalética informativa

Obras na Casa do Cante Colocação de pavimento betuminoso na rua Machado Santos


CDU Ambiente e Obras

Conclusão da 2ª fase de obras no centro de convivio

Efectuadas diversas candidaturas a Fundos Comunitários

Foi difícil mas realizamos obra A CDU fez diversas obras que melhoraram as condições de vida da nossa população. Realizamos a importante obra de ampliação do cemitério, uma necessidade que não podia mais ser adiada, com a criação de 180 sepulturas e 90 gavetões, num custo total de cerca de 148.000 Euros. Também realizamos uma grande reparação dos muros antigos do cemitério, e a substituição das condutas de água. Requalificamos o jardim da avenida Alonso Gomes, e do caminho do cemitério. Requalificamos o espaço e zona envolvente do depósito da água. Fizemos diversas obras de manutenção no património, colocamos sinalética direccional e de trânsito. Concluímos a 2ª fase do Centro de Convívio, e construímos a Casa do Cante, o Circuito de Manutenção e Parque de Lazer, obra de requalificação de um espaço natural com vista á pratica desportiva e lazer que teve um custo de cerca de 7000€.

Trabalhos de escoamento de águas no cemitério

Colocação de baloiços no parque de lazer

Aquisição e colocação de portão no cemitério

10 | 11


Substituição de canalização da rede de água do cemitério

Realizámos com frequência habitual, trabalhos de limpezas de ruas e manutenção em vários locais da nossa freguesia, bem como recolha de monos domésticos e outros resíduos. Em curso temos o projecto do Parque Biológico no Perímetro Florestal, com fundos comunitários, que consiste na valorização e promoção do património ambiental e rural do perímetro florestal, qualificando este espaço como uma área de referência com vocação para a realização de actividades culturais, pedagógicas e de lazer em espaço rural e de natureza.

Construção do Parque de manutenção e de lazer

Parque de merendas

Parque de merendas

Espaços verdes na Avenida


CDU Ambiente e Obras

Construção e ampliação do cemitério de Cabeça Gorda

Centro de Convivio

Colocação de herbicida

Colocação de PT para electrificação do Perímetro Florestal no valor de 5.674,10€

Comparticipação para o arranjo de caminhos no Perimetro

Colocação de sinalética informativa Plantação de árvores no dia da árvore

12 | 13


Reparação do telhado do centro de saúde

Construção e ampliação do Cemitério

Construção e restauro do muro do cemitério

Apanha de Cogumelos Silvestres

Criação de zona de parqueamento automovel no cemitério

Construção e melhoramento dos WC´s da escola de cima Arranjo de canteiros


CDU Ambiente e Obras

Celebrámos contratos de inserção profissional com diversos trabalhadores, que têm realizado importantes tarefas na freguesia, desde a limpeza, a pintura e serviços administrativos. Wc´s remodelados na escola de cima

Dia da árvore com as crianças da escola primária e jardim de infância

Espaço Internet

Requalificação na zona envolvente do depósito de água

Limpeza e venda de lenha do Perimetro Florestal

Plantação de árvores na escola no âmbito do projecto bosques de centenario

Colocação de torre de vigia no Perimetro Florestal

Requalificação de espaço verde Construção 2ª fase do centro de convivio

Obras na via pública

14 | 15


Noite de magia na Semana Cultural Carpe Diem

Apoio à Olé Summer Party

Dia do atletismo na Cabeça Gorda

Peça de teatro infantil - Jodicus

Passeio TT na Cabeça Gorda - Grupo Demónios Sobre Rodas

Actividades de mini andebol com crianças da freguesia

Homenagem à secção de BTT do Ferrobico

Viver Abril - Passeio de BTT Promoção da Freguesia - Cabeça Gorda Convida


CDU Juventude, Movimento Associativo e desporto

Terras de Mato - BTT Ferrobico

Juventude e o Associativismo Os eleitos da CDU na Cabeça Gorda têm centrado a sua intervenção na área da Juventude, Associativismo de uma forma que possa corresponder aos anseios e aspirações legítimas deste sector, permitindo o dispêndio de meios técnicos, financeiros e de infra-estruturas, traduzida na grande maioria das vezes na criação de actividades, eventos e apoios no quadro daquilo que são as possibilidades e condições que a Junta de Freguesia dispõe.

Apoio ao Terras de Mato - BTT Ferrobico

Ao longo destes 4 anos de mandato foram investidos nas associações da nossa Freguesia cerca de 37.500€ no apoio directo à actividade regular e pontual, bem como no pagamento de água e luz das sedes das associações, permitindo desta forma proporcionar condições para o desenvolvimento de diversas actividades culturais, recreativas e desportivas. Os eleitos da CDU na Cabeça Gorda entendem que a Juventude e o Associativismo na nossa Freguesia é uma área marcada por peculiaridades, traduzidas nos seus problemas, anseios, formas de estar e sentir próprios. Deste modo, assume particular importância a nossa intervenção junto da Juventude e do Associativismo tendo como horizonte o desenvolvimento pleno do indivíduo e na dinamização da nossa Freguesia enquanto Freguesia Com Vida.

Apoio ao passeio de motas - Grupo Demónios Sobre Rodas

Viver Abril - Jogo Solteiros vs Casados

16 | 17


Promoção da Freguesia - Cabeça Gorda Convida

Ciente desta importância e das suas repercussões no futuro do indivíduo e da sociedade, a CDU na Cabeça Gorda tem procurado em conjunto com a nossa Juventude e Associações da Freguesia encontrar soluções e formas de participação que permitam a resolução dos seus problemas e aspirações.

Festa de Natal para as crianças da Freguesia

Peça de teatro 25 Abril

Homenagem ao Ferrobico e ao Luis Brito (secção de columbofilia)

Passeio de motas clássicas - Grupo Demónios Sobre Rodas


CDU Juventude, Movimento Associativo e desporto

Voluntários pela vigilância da nossa Mata

Festa de Natal para as crianças

Viver Abril - Passeio pedestre

Viver Abril - Torneio de Malha

Viver Abril - Torneio de futsal

Passeio de motas clássicas na Cabeça Gorda

Homenagem aos 35 anos do JODICUS Apoio ao projecto Férias em Movimento - Associação de jovens Carpe Diem na Aldeia

18 | 19


Semana Cultural Carpe Diem

Apoio ao Terras de Mato - Secção de BTT Ferrobico

Apoio à semana Cultural da Carpe Diem Apoio ao Plantel Sénior do Ferrobico


CDU Juventude, Movimento Associativo e desporto

Pagamento de água e luz do campo do Ferróbico

Desde sempre a CDU entendeu que, uma Política de Juventude e Associativa que não tome como principal objectivo a participação das pessoas, é em si mesma vazia de sentido, porque ao propiciar a sua participação mais não se está a fazer do que educar os jovens sem paternalismos para a prática de uma verdadeira democracia.

Passeios pedestres pela freguesia

Apoio à actividade do Jodicus

20 | 21


Dia da Mulher com utentes do Centro de Convivio

Gabinete de encaminhamento social

Formação certificada

Actividades para os utentes do Centro de Convivio Dia colorido com utentes do Centro de Convivio


CDU Acção Social

Actividades no Centro de Convivio

Acção Social No âmbito do Gabinete de Encaminhamento Social temos ajudado várias famílias desfavorecidas, especialmente na sinalização das situações de risco, e na ajuda tanto a nível de tratamento da documentação para rendimento social de inserção, como de encaminhamento para recepção de alimentos através do banco alimentar. Criámos a loja social como forma de ajudar as famílias e pessoas carenciadas na compra de roupa e acessórios a preços simbólicos, permitindo que pessoas beneméritas façam as suas doações para a loja social. Criámos o Programa de Emergência social que, através de regulamento próprio, permite à Junta de Freguesia apoiar as famílias em situação de risco por falta condições financeiras para pagar a factura de electricidade e água, bem como na comparticipação de medicamentos. O espaço de convívio é outra das valências incluídas no centro social que tem permitido especialmente a grupos de idosos, realizar trabalhos de renda, bordados e outros artesanatos e promover as suas exposições. Temos promovido passeios de reformados a diversos locais do país em momentos de fraterno convívio. Na área de educação, temos apoiado diversos cursos modulares de formação profissional e a escola EB1, tanto em limpezas e pinturas do edifício, como no apoio a refeições dos alunos.

Criação da Loja Social

Visita à Ovibeja com utentes do Centro de Convivio

22 | 23


Dados Estatísticos do Gabinete de Encaminhamento Social Problemática Social

Resposta Social

Carência Económica

RSI

N.º de atendimentos 16

Carência Económica

Fundo de Emergência Social

6

Carência Económica vs Problemas de Saúde

Complemento de Dependência

30

Carência Económica vs Problemas de Saúde

Pensão de Invalidez

4

Envelhecimento

Pensão de Velhice

2

Envelhecimento

Pensão Social de Invalidez

3

Envelhecimento

Pensão de Invalidez

2

Envelhecimento

Complemento Solidário de Idoso

2

Desemprego

Subsídio de Desemprego

2

Habitação

Encaminhamento para inscrição em Habitação Social

2

Habitação

Intervenção para reabilitação/ encaminhamento CMB

2

Carência Económica/ problemas jurídicos

Apoio Judiciário

3

Maternidade

Subsídio de maternidade

1

Maternidade

Pré-Natal

2

Banco alimentar Famílias Beneficiárias

7

N.º de Elementos

18

Famílias em Lista de Espera

9

-

Promoção de estágio curriculares e profissionais

Acção de sensibilização junto da 3º idade


CDU Acção Social

Utentes do centro de convivio presentes na Beja Senior

Passeio de reformados à ilha de Tavira

Transporte ao serviço da população e associações

Passeio de reformados a Zambujeira do Mar

Passeio de Reformados ao Palácio de Queluz

Passeio de reformados à Quinta da Regaleira

24 | 25


Defesa das Populações A defesa dos interesses próprios da população é uma das principais competências das juntas de freguesia, e a CDU na Cabeça Gorda tem assumido essas funções com muita determinação e trabalho. Tivemos na primeira linha quando foi necessário exigir a continuidade do serviço médico na Cabeça Gorda. Em conjunto com a população conseguimos ter médico na semana seguinte, foi uma prova de como é muito importante as pessoas se juntarem para exigir e conseguir um direito como são os cuidados de saúde. Também participámos em diversas manifestações a favor da manutenção do Serviço Nacional de saúde e contra o aumento das taxas moderadoras. A participação do presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda como dirigente nacional e local da Associação Nacional de Freguesias foi marcada pela defesa das freguesias enquanto governos do poder local de maior proximidade com as populações. A luta contra a extinção de freguesias foi exercida com grande empenho e determinação em conjunto com vários eleitos de freguesias da região e do país. Publicámos anualmente o boletim informativo para que a população fique a conhecer aquilo que a junta de freguesia vai realizando. Exigimos e lutámos, por várias vezes, para que a Câmara Municipal de Beja cumprisse o protocolo de transferência de competências e pagasse atempadamente os valores correspondentes, para fazer face ao pagamento das despesas e dos salários dos trabalhadores.

Contra as taxas moderadoras no SNS


CDU Defesa das Populações

Sessões de Orçamento Participado

Representação da Freguesia na ANAFRE

A favor de um Serviço Nacional de Saúde pública

Constituição da comissão de utentes da extensão clínica de saúde

Na defesa do Serviço Nacional de Saúde

Na luta pelo cumprimento dos protocolos de competências da C.M.Beja

26 | 27


Cabeça Gorda Segue em Frente! Com a CDU continuar a melhorar Porque a Cabeça Gorda merece Candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia de Cabeça Gorda

Álvaro Nobre

Vítor Martins

José Augusto

Lucília Horta

Márcio Guerra

Francisco Palma Margarida Martins

Antónia Rosado

Dinis Matos

António Plácido

Rodrigo Martins

Célia Lampreia

Sérgio Jacinto

Paula Soeiro

Alexandre Baião

Mickael Horta

Milene Zeferino

Dina Pacheco


Presta contas 2009 - 2013