Issuu on Google+

Jornal Bimestral da Câmara de Dirigentes Lojistas - Ano V, nº 22, junho de 2013

Vendas juninas superam expectativas

Descontos dos Convênios CDL beneficiam associados

Menores infratores: “A situação de Conquista é vexatória”

Página 2

Siga-nos www.twitter.com/cdlvca

Comércio de Conquista participa da Liquida Bahia Vitória da Conquista vai participar da maior liquidação do Estado: a LIQUIDA BAHIA! Entre os dias 5 e 15 de julho, mais de 100 municípios estarão com ofertas imperdíveis na segunda edição maior evento PROMOCIONAL do varejo do Estado da Bahia, evento organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas - FCDL. As lojas cadastradas na LIQUIDA BAHIA, além de dar grandes descontos aos consumidores,

também vão oferecer cupons para o sorteio de super prêmios: - UM APARTAMENTO, - UMA NOVA S10 CABINE DUPLA, - CINCO CARROS 0km e - DEZ MOTOS. “A LIQUIDA BAHIA é uma campanha que aquece a economia do Estado. Vai alavancar as vendas no período posterior aos festejos juninos, e ainda gerar empregos temporários,

mais oportunidades de negócios e contribuir na circulação de renda”, afirma o presidente da CDL, Marcos Alberto. A cada R$ 25 em compras, o consumidor tem direito a um cupom para concorrer ao sorteio. Utilizando as máquinas da Redecard, o consumidor tem direito ao dobro de cupons. Os vendedores que constarem nos cupons premiados também ganham prêmio: cada um vai levar um tablet de última geração.


Vendas juninas superam expectativas FESTIVAL DE INVERNO BAHIA 2013

O mês de junho é bastante esperado pelos lojistas por conta de duas datas comemorativas importantes para o comércio: Dia dos Namorados e São João. E as vendas deste mês no comércio de Conquista superam as expectativas, é o que afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Marcos Alberto. “No início, esperávamos que as vendas deste ano correspondessem as do ano passado, no entanto, foram aproxi-

02

madamente 10% maiores”. O presidente da CDL ainda acrescenta que alguns fatores contribuíram para o aumento nas vendas: “o frio que chegou mais cedo, a chuva, a data do São João (que este ano caiu numa segunda-feira), a primeira parcela do décimo terceiro e, principalmente, a tradição de comemorar uma festa tipicamente Nordestina”. De acordo com o Major Souza Lima, o policiamento no Comércio de

Conquista durante os festejos juninos foi preventivo e ostensivo por conta do aumento do movimento e horário especial de funcionamento das lojas, no entanto o período foi bastante tranquilo. A comemoração fomenta significativamente o comércio, gera empregos, impulsiona a economia e faz com que este seja um dos melhores períodos de vendas para o setor.

O Festival de Inverno Bahia 2013 já tem data marcada: 23 a 25 de agosto. A 9ª edição do evento será realizada no Parque de Exposições. Os valores dos ingressos individuais podem ser parcelados em até 2 vezes, e os passaportes em até 4 vezes nos cartões de crédito e o pagamento pode ser em dinheiro, cartão de débito e crédito com bandeira Visa, Mastercard ou Hipercard. Para meiaentrada, é obrigatória a apresentação da carteira de estudante no momento da compra e na entrada do evento. No Centro da cidade o ponto de venda vai funcionar na antiga sede da CDL, localizada na Travessa do Triunfo, a partir do dia 1° de julho. Lembrando que a classificação etária do evento é de 16 anos.


Mais

Vender ou Vender

Melhor? Elvira Araújo Ruas Magalhães Gomes Gerente de Negócios da CDL de Vitória da Conquista

Vender bem é uma necessidade para as lojas que queiram se manter em atividade e vivas no mercado atual. Vender bem, hoje, é, além de comercializar um produto ou serviço, conseguir fazer com que o cliente se sinta satisfeito e valorizado em cada compra. O Liquida Bahia traz consigo a expectativa do aumento de vendas, mas é imprescindível que traga, também, a preocupação na qualificação e treinamento dos atendentes. Uma empresa que queira se destacar precisa, antes de apenas formar vendedores, formar indivíduos que saibam entender o que o cliente quer no momento da compra: uma atenção, ser ouvido, um elogio ou, até mesmo, pura e simplesmente, o produto. Um cliente valorizado é um cliente que retorna para fazer mais compras. Um comprador que tem suas necessidades supridas e valorizadas é aquele que, verdadeiramente, é satisfeito na compra. Torna-se competitivo aquele que surpreende o cliente, colocandolhe, à disposição, uma variedade maior de produtos para escolha, ou tentando antecipar-lhe a demanda, que acaba por superar as expectativas destes e os deixando de tão forma satisfeitos, que chegam a encantar-se. Um comprador encantado compra até mais do que se propunha a comprar inicialmente e volta a comprar. Encante o seu cliente!

Para o lojista participar da campanha, é só entrar em contato com o Departamento Comercial da CDL pelo telefone 3420 7406.


Descontos dos Convênios A CDL de Vitória da Conquista tem trabalhado cada vez mais para disponibilizar serviços de qualidade aos seus associados. Os convênios fazem parte desse compromisso. Os convênios da CDL oferecem descontos especiais nas mensalidades de importantes Instituições, para os lojistas associados e dependentes, e também para seus

LEIA O RELATO DE PESSOAS QUE USUFRUEM DOS CONVÊNIOS.

“Valorizar as pessoas é a melhor maneira de alcançar a excelência. Assim, atingimos melhores resultados produtivos, conhecimento e espaço no mercado de trabalho. E continuamos motivados para superar diariamente nossos desafios. O convênio da Topvel Veículos com a CDL de Vitória da Conquista vem nos oportunizando o ingresso nas Universidades particulares locais. Disponibilizando-nos descontos accessíveis para que possamos tornar-nos cidadãos capacitados para encarar os desafios sociais. Venha também fazer parte dessa história”. Jaqueline Lomes, estudante do curso de Psicologia da Faculdade Juvêncio Terra e funcionária da Concessionária Topvel Tropical Veículos e Peças Ltda., empresa associada à CDL.

Sempre tive o sonho de ser Técnica em Enfermagem. E o incentivo foi maior quando soube que teria acesso aos descontos do convênio da empresa em que trabalho com a CDL. É muito bom ter esse desconto, pois me ajuda muito nas mensalidades do curso no Instituto Ana Nery. Agradeço a CDL por está me ajudando a concluir meu curso! Edinelha Oliveira, estudante do curso técnico em enfermagem e funcionária da Aara Nordeste, empresa associada à CDL.

Essa parceria das Empresas associadas com a CDL é de grande importância para área acadêmica. Para nós, estudantes, que usufruímos desse desconto, que contempla uma gama de universidades particulares, cursos pré-vestibulares, dentre outros, conseguimos diminuir os custos com mensalidades acadêmicas. Assim, sem os convênios, a oportunidade de engajar em uma faculdade particular, por exemplo, seria quase nula. Essa oportunidade é de grande importância para mim, pois posso ter mais oportunidades, e me leva a cada dia a me capacitar e desenvolver, para ter uma visão de inovação, eficiência e excelência no mercado de trabalho. Fernanda da Silva Borges, estudante de Administração na FTC, e funcionária da Viação Novo Horizonte, empresa associada à CDL.

Por eu trabalhar numa loja associada à CDL, consegui o desconto na mensalidade do curso de Administração da Fainor para minha filha, Tamara Nogueira. O desconto é muito importante, pois sou responsável por todas as despesas da casa e esse convênio me ajudou a proporcionar à minha filha a condição de estudar, e este é o bem mais precioso que os pais podem proporcionar aos seus filhos. Neuma Célia Nogueira, funcionária das Lojas Nacional, empresa associada à CDL, é mãe de Tamara Nogueira, estudante de Administração na FAINOR e beneficiada com o convênio da CDL.


CDL beneficiam associados funcionários registrados e dependentes. Esses convênios estão fazendo a diferença na vida de diversas pessoas, que através dos descontos nas mensalidades, têm a possibilidade de realizar o sonho de, por exemplo, cursar uma faculdade.

Conheça as empresas que oferecem descontos aos associados da CDL de Vitória da Conquista: FAINOR - Até 30% Graduação* e 20% Pósgraduação. *Exceto para os cursos de Odontologia e Arquitetura

É com muita satisfação que estou na reta final de minha graduação no curso de Ciências Contábeis na FAINOR. Tentei o vestibular por varias e varias vezes, mas não tinha condições de pagar integralmente uma Faculdade. Agora, com este beneficio que a CDL nos proporciona, eu estou tendo 30% de desconto na mensalidade e já estou chegando ao ultimo semestre de minha graduação, que comecei há quase 04 anos. Hoje me sinto cada vez mais preparado para absorver o Mercado de Trabalho, graças a Deus .

Associar educação de qualidade ao seus rendimentos, na maioria das vezes é uma conta que não fecha. Sou concluinte do curso de direito da Fainor, e este desconto foi providencial para que acontecesse esta realização pessoal e profissional. É um diferencial enorme quando se trata de pagar mensalidades com um desconto considerável, e posso afirmar categoricamente: "Não fosse este convênio, este sonho seria mais uma vez adiado!" Menaí Ribeiro Santos, estudante do curso de Direito, na FAINOR e funcionária da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista.

Petrônio de Jesus, estudante do curso de Ciências Contábeis da FAINOR e funcionário da concessionária Ville Peugeot, empresa associada à CDL.

A minha realização profissional depende daquilo que está sendo investido em mim agora. Além de um bom nível médio, este desconto me proporcionou dois cursos de idiomas: INGLÊS E JAPONÊS. Na WIZARD tive a possibilidade de ampliar meus conhecimentos e colocar em meu currículo um diferencial que realmente pode mudar toda uma trajetória de profissionalização. Yan Ribeiro de Almeida, estudante dos cursos de Inglês e Japonês da Escola de Idiomas Wizard, empresa associada à CDL. (beneficiado com os descontos por ser filho da funcionária da CDL, Menaí Ribeiro).

FACULDADE JUVÊNCIO TERRA - 30% Graduação e 20% Pós-graduação FTC - 10% Direito e Enfermagem; 20% Fisioterapia, Nutrição, Eng. Civil, Publicidade e Propaganda; 30% Ed. Física, Psicologia, Sistema de Informação, Administração e 15% Pós-graduação IBEN FGV - 10 % no valor total do curso COLÉGIO OPÇÃO - 30 % nas mensalidades escolares e 30% no cursinho Pré-vestibular EDUCANDÁRIO PADRE GILBERTO - 25% nas mensalidades POSIVISTA PRÉ VESTIBULAR – 30% nas mensalidades CENTRO DE IDIOMAS FISK - 25% Inglês e Espanhol CURSO DE IDIOMAS WIZARD - 25% Inglês e Espanhol YES CURSO DE IDIOMAS – até 50% nas mensalidades INSTITUTO ANA NERY - A partir de 10% nas mensalidades INSTITUTO EMBELLEZE Formação Profissional 10% Parcela no boleto; 23% Parcelado no Cartão; 30% À vista (Horários Especiais) - 100% Taxa de matrícula / 100% Nas apostilas INSTITUTO DE SAÚDE ANA CAROLINA - 30% nas mensalidades MICROLINS - Até 20% nas mensalidades PX Auto Escola - 15% Matricula a vista; 5% Matrícula a prazo; 12% Mensalidades ATS INFORMÁTICA – até 20% de desconto ÓTICAS SOL – até 25% de desconto VIAÇÃO NOVO HORIZONTE - 10% nas passagens POUSADA DA CONQUISTA RESORT SPA Descontos especiais para associados MATEUS & MATEUS Viagens e Turismo Descontos especiais para associados CAIXA - Descontos especiais para associados DESENBAHIA - Descontos especiais para associados BANCO DO BRASIL - Descontos especiais para associados Associe-se e aproveite também esses descontos!


06

Centro de Atendimento Sócio-Educativo O aumento da criminalidade envolvendo menores é um assunto amplamente debatido em Conquista, porém percebe-se a urgente necessidade da construção do Centro de Atendimento Sócio-Educativo para menores infratores, uma unidade de internamento para adolescentes que cometeram delitos, onde cumprirão medidas socioeducativas para serem reinseridos na sociedade. De acordo com o site da Prefeitura Municipal, um espaço de 15 mil m² está disponibilizado ao Estado, para a construção do Centro de Atendimento Socioeducativo, que atenderá a jovens que cometeram ato infracional. “A gente só vai ter uma percepção da real estatística de crimes em Conquista, quando os menores forem responsabilizados, ou seja, quando for implantado na cidade o Centro de Atendimento para menores infratores, onde os mesmos ficarão à disposição da Justiça”, completa o Major.

ALERTA Em caso de perda, roubo ou furto de documentos, dirija-se à CDL com o Boletim de Ocorrência em mãos para registrar o alerta gratuitamente. Evite mais transtornos e futuros prejuízos. e

Movimento por uma Conquista Segura Através do Conselho de Segurança (CONSEG) de Vitória da Conquista, representantes da sociedade civil e autoridades vêm se reunindo com o objetivo de buscar o melhor caminho para amenizar a situação de crianças e adolescentes em situação de risco. Para isso, o CONSEG, que realiza campanhas educativas e informativas sobre segurança pública, lançou recentemente uma campanha denominada "Movimento por uma Conquista Segura". Nesta campanha, o CONSEG alerta para o crescimento no número de adolescentes mortos em Conquista de 2008 a

2012 que foi de 86%. O tráfico de drogas é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes e do crescente índice de criminalidade em Conquista. O combate ao tráfico de drogas tem sido ostensivo por parte dos Comandos 77ª e 78ª Companhias Independentes da Policia Militar, CIPE Sudoeste e Polícia Rodoviária Estadual. No entanto, existe a necessidade que as políticas públicas voltadas para o menor sejam também condizentes com a realidade do problema.

orm

A loja de roupas da empresária Valdênia Lacerda foi assaltada três vezes este ano. A lojista não prestou queixa da última vez, pois o assaltante era adolescente. “Não fiz a ocorrência porque fiquei receosa de ter que fazer o reconhecimento. Pelo fato dele ser menor de idade, não seria preso e voltaria para rua”. Este não é um fato isolado no comércio de Conquista. De acordo com o presidente do Conselho de Segurança, Joir Sala, cerca de 40% dos crimes que ocorrem em Conquista são cometidos por menores. Mas este percentual é ainda maior, como afirma o Major Souza Lima, comandante da 77ª Companhia Independente da Policia Militar. “Como eles sempre retornam às ruas, pois a lei os beneficia, então eles estão sempre cometendo novos atos infracionais. Já houve caso de menores serem conduzidos à delegacia três a quatro vezes no mesmo dia". Ainda segundo o Major, o fato de as pessoas não registrarem a ocorrência dificulta a ação da polícia com mais efetividade. “É importante que as pessoas denunciem para que a gente tenha conhecimento e possa direcionar o policiamento para o local certo, seja no Centro ou em qualquer lugar da cidade”.

ZENEIDE FERRAZ MARIA VITÓRIA D& L NOIVAS SEVEN X UNOPAR ÓTICAS RIBEIRO ARTIGOS DENTÁRIO VITÓRIA LOGO COMUNICAÇÃO COMERCIAL ALVES HIROS FASHION RESIDENCIAL CIDADE LUZ RESIDENCIAL PITUBA CCAP COLCCI SUPER MOTOS FEIRÃO DOS MÓVEIS STILLO ART NAKAYA

Inf

Vitória da Conquista em situação de risco

A CDL deseja boas-vindas aos novos associados dos meses de março a junho

www.cdlvca .com CONECTE-SE COM A CDL ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS. facebook.com/CDLVitoriaDaConquista twi er.com/cdlvca h p://www.youtube.com/user/CDLConquista www.flickr.com/photos/ascomcdl/


O Brasil quer mudança! As manifestações de rua que tomaram conta do País nos últimos dias mostram a insatisfação e indignação da população.

O aumento das tarifas do transporte em São Paulo foi a gota d'água para que “a voz das ruas” ecoasse por todo o Brasil, clamando por mudança, culminando com uma onda de protestos, majoritariamente pacíficos. As manifestações de rua que tomaram conta do País nos últimos dias mostram a insatisfação e indignação da população. Sentimentos acumulados e sufocados por décadas, governos após governos, extravazaram exigindo uma solução para problemas que afetam diretamente a qualidade de vida da maioria dos brasileiros. Questões recorrentes como a corrupção, a falta de controle e de transparência nos gastos públicos,

transporte coletivo caro e precário, péssima gestão dos recursos destinados principalmente à educação e saúde são algumas das reivindicações da população. Em Conquista e em diversas cidades da região Sudoeste da Bahia, os protestos têm sido ordeiros e pacíficos, seguindo as mesmas reivindicações de centenas de cidades por todo o País. Está escrito na passagem bíblica, em Provérbios 29:2, “Quando dominam os justos, o povo se alegra; quando governa o ímpio, o povo geme”. Estas mobilizações têm mostrado a governos e políticos, acostumados com a apatia de seus eleitores, que a resignação definitivamente chegou ao fim.

07


Menores infratores: “A situação de Conquista é vexatória” Informe CDL - Qual a função do CONSEG? Joir Sala - O CONSEG é um elo entre a comunidade e os órgãos de segurança pública, das reivindicações da sociedade civil conquistense com relação a segurança pública. O CONSEG aponta, em suas reuniões, as situações relacionadas à segurança pública que ocorrem na cidade e onde pode ser melhorado, renovado... Informe CDL - Em relação a construção da Unidade de Atendimento Sócio-Educativo para menores infratores, o terreno foi disponibilizado pela prefeitura. Quais são as próximas etapas? Joir Sala - A construção desta unidade de cumprimento de medidas sócio-educativas já vem sendo discutida há muito tempo. Na última audiência pública sobre o assunto ficou definido que a Prefeitura apontaria quatro áreas aqui em Conquista para ser disponibilizada para a Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC, órgão competente para que se construa a unidade. A FUNDAC escolheu uma área* e o projeto arquitetônico dessa unidade já está sendo desenvolvido. Depois passará para a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia - SUCAB para que a planta definitiva possa ser feita e ser encaminhada para Brasília, para que o Governo Federal possa analisar e liberar a verba, pois a maior parte dos recursos virá do Governo Federal. *Um espaço de 15 mil m², em Vitória da Conquista, foi disponibilizado pela prefeitura ao Estado, para a construção de um Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), que atenderá a jovens que cometeram ato infracional.

Informe CDL - Vitória da Conquista está numa situação crítica no que diz respeito a quantidade de crimes cometidos por menores infratores. Até a

às ruas e comete novos delitos. Logo, é urgente a necessidade da construção de uma Unidade de Atendimento Sócio-Educativo para menores infratores, em Conquista. O assunto é discutido há anos e não é a solução para este triste problema social. Contudo, a construção é necessária e já existe previsão para a conclusão das obras.

construção desta unidade, o que pode ser feito? Joir Sala - Infelizmente, a situação de Conquista é vexatória. O menor quando é apresentado na delegacia, logo em seguida deve ser liberado. Se as custódias nas delegacias daqui estivessem funcionando, como existe, por exemplo, em Itambé, que é bem menor que Conquista, esse menor poderia ficar em uma cela separada, até que o juiz desse uma sentença definitiva de uma pena sócio-educativa que seria cumprida em Salvador ou Feira. Quando se trata de uma situação de extrema gravidade, aí o menor é apresentado ao juiz, e tenta-se encaminhar esse menor para Feira de Santana ou Salvador, onde ele fica recluso por 45 dias até que se providencie a sentença que pode ser de até três anos de internamento. Mas o que ocorre é que quando o delito é de uma natureza menor, esse adolescente é apresentado às autoridades policiais, faz-se o boletim de ocorrência e o menor é liberado. Nesta situação, o que percebemos é que o tráfico de drogas está se aproveitando desses menores e colocando-os “na frente”. Informe CDL - O que as estatísticas indicam em relação às infrações cometidas por adolescentes em Conquista? Joir Sala - Mais de 40% das ocorrências de crimes aqui em Vitória da Conquista tem envolvimento de menores. É um percentual muito grande. Por isso, deve-se tomar uma providência. Essa Unidade de Medidas Sócioeducativas era pra ser construída ontem! Mas infelizmente, a gente sabe da burocracia, então acreditamos que, como foi colocado pelo Diretor Adjunto da FUNDAC, quando veio para a audiência pública, esta obra deve ser entregue até junho ou julho de 2014. Até lá, a gente teria que tomar uma providência paliativa,

Foto: Ascom/Câmara-VC

Mais de 40% dos crimes ocorridos em Vitória da Conquista são cometidos por adolescentes. O trafico e a dívida com drogas são os principais motivos para as infrações. A situação está fora de controle. Nesta edição do Jornal Informe CDL, o Presidente do Conselho de Segurança (CONSEG), Joir Sala revela que a situação de Conquista é vexatória. O menor apreendido pela polícia, logo volta

JOIR SALA, PRESIDENTE DO CONSEG

ou seja, a construção de um P.A. (Pronto Atendimento) que é uma unidade pequena com 15 a 20 vagas, para que esses menores fiquem provisoriamente. Informe CDL - De onde viria os recursos desse P.A.? Joir Sala - Esse P.A. seria bancado pelo Governo do Estado da Bahia, pois é uma obra menor. O P.A. poderia ser feito num período mais rápido, pois é uma obra menor, que despende menos recursos. Mas seria uma situação paliativa até que se construísse a unidade definitiva. Porque o que vai ser construído aqui é um Centro de Atendimento, que envolve uma estrutura bem maior, e a verba é bem maior que virá do Governo Federal. Informe CDL - O CONSEG tem realizado campanhas como, por exemplo, a mais recente: “Por uma Conquista Segura”. Joir Sala - O CONSEG tem feito campanhas e feito pressão sobre o Governo do Estado e Governo Federal, haja vista essa campanha recente com outdoors, audiência pública, encaminhamento de documentos para as autoridades competentes, para que possam olhar para Vitória da Conquista e atender o nosso pleito o mais rápido possível.

Apoio:

Expediente

ASSOCIADO A VOCÊ.

08

Boletim Informativo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista. Endereço: Rua do Triunfo, 176 – Centro Vitória da Conquista-BA. Fone Fax: 3420-7400 E-mail: ascomcdl@gmail.com Home page: www.cdlvca.com

Presidente: Marcos Alberto de Oliveira das Virgens

Colaboração: Equipe CDL

Impressão: Diário do Sudoeste da Bahia

Jornalista Responsável: Analice Vieira Registro: MTPS - 4158 - BA

Diagramação: Nilde Oliveira

Tiragem: 6 mil exemplares Distribuição gratuita e dirigida


Jornal Informe CDL Julho 2013