Page 1

painel

Lojista

Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande imprensa@cdlcampina.org.br

(83) 3182.5000 - (83) 8875.0234

Liquida Campina 2012: CDL e Governo do Estado firmam convênio

O

governador Ricardo Coutinho assinou, na última terçafeira (08), durante solenidade realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), o convênio do Governo do Estado com a CDL de Campina Grande, para a realização da décima edição do Liquida Campina, que deve acontecer no próximo semestre. Na ocasião, o presidente da CDL, Hilton Motta, destacou que a campanha visa aquecer as vendas do comércio campinense durante o período de baixa estação. Ele considera positivo o planejamento da mesma com bastante antecedência. “O objetivo é atrair consumidores. A contribuição do Governo é de fundamental importância para alcançarmos isso. No ano passado, chegamos a 1,5 milhão de cupons de clientes que foram às compras e aproveitaram as vantagens. Em 2012, queremos chegar a dois milhões”, disse. O Governo do Estado contribuirá com R$ 100 mil para serem empregados na logística da campanha Líquida Campina 2012, como aquisição de prêmios a serem sorteados entre os consumidores.

Empresas com sede na Paraíba terão redução de 15% na alíquota do ICMS

O

utra medida anunciada pelo governador Ricardo Coutinho, durante sua passagem por Campina Grande foi o decreto n° 32.936, que prevê a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 2%. O decreto irá beneficiar as empresas estabelecidas na Paraíba e que realizem vendas exclusivamente de forma não presencial, por meio da internet, mediante a concessão de venda. Conforme o decreto, a queda da alíquota para 2% é destinada aos bens e mercadorias nacionais. Já os estabelecimentos que realizarem importação de bens e mercadorias, por meio do Porto de Cabedelo ou cujo desembaraço aduaneiro ocorra na Paraíba, pagarão uma alíquota de apenas 4%. A utilização do crédito presumido dependerá da celebração prévia do Termo de Acordo, ficando vedado ao contribuinte o aproveitamento de quaisquer outros créditos.

Opinião dos tributaristas:

C

ontribuindo para a interpretação do decreto n° 32.936, a CDL solicitou, aos tributaristas Cláudio Pio Sales e Amanda Villarim, que emitissem algumas recomendações a respeito do benefício assinado pelo governador Ricardo Coutinho, ao estabelecer Regime Especial de Tributação aos contribuintes que realizem vendas exclusivamente pela internet. Segundo o parecer, as empresas precisam se acautelar com relação ao decreto - ainda não regulamentado pelo Estado da Paraíba – no que diz respeito ao aspecto burocrático das operações via internet. “impõe às empresas que tomem cautelas, mesmo que simples, mas fundamentais, no sentido de renunciar ao crédito fiscal daquela mercadoria ou bem vendidos via internet”. (Leia na integra as recomendações no site da entidade: www.cdlcampina.org.br/ )

CDL promoverá evento sobre o SPED Fiscal

R

estam poucas vagas para os dois cursos sobre o SPED Fiscal, que serão promovidos pela CDL Campina Grande, nos próximos dias 18 e 19 de maio. O evento é destinado para Contadores, Advogados, Empresários, Usuários e Desenvolvedores de Sistema Contábil e Fiscal, Líderes de Departamento Fiscal, Alunos de Graduação de Ciências Contábeis e demais envolvidos na gestão contábil e financeira das empresas. O objetivo da CDL é ajudar o público interessado a esclarecer as dúvidas quanto ao funcionamento do SPED Fiscal, que apesar de não ser uma novidade ainda está envolto em uma série de dificuldades – particularmente práticas e operacionais. Para isso, estará trazendo à cidade, um especialista no assunto, o Prof. Elielton Sousa, que abordará os seguintes temas: Dia 18 - SPED Fiscal, ICMS, IPI. Dia 19 - A Nova EFD e as contribuições do Lucro Real, o antigo SPED PIS e Confins. Os cursos serão realizados no Auditório da CDL, na Rua Barão do Abiaí, 24, centro. Para mais informações acesse: www.cdlcampina.org.br

Cai inadimplência em Campina Grande

O

Sistema de Proteção ao Crédito de Campina Grande (SPC) registrou queda na inadimplência da segunda maior cidade da Paraíba. Conforme os dados apresentados as inclusões no mês de abril (865) caíram 27,43% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 1.192 inclusões. No acumulado do ano, a redução foi de 26,94% (passando de 5.321 inclusões em 2011 para 3.887 neste ano). Apesar da redução na quantidade de nomes incluídos nos órgãos de proteção ao crédito, foi registrada uma diminuição de 9,63% (passando de 3.757 para 3.395) no número de consumidores que conseguiram a reabilitação ao crédito depois de quitarem suas dívidas. No mês de abril, enquanto 802 pessoas foram incluídas no cadastro de devedores, 509 conseguiram pagar as dívidas e sair da “lista negra”. No acumulado de janeiro a abril, 3.887 tiveram os nomes incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e 3.395 conseguiram ter o nome retirado do cadastro.

CNDL e BB fecham parceria para oferecer linhas de crédito a lojistas

A

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) fechou um acordo com a Diretoria de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil para oferecer linhas de crédito, produtos e serviços financeiros da instituição bancária a lojistas de micro, pequeno e médio porte brasileiros, num esforço de viabilizar o mais rápido possível a aplicação das novas taxas de juros praticados pelo mercado.

Painel Lojísta  

Coluna veiculada, aos domingos, nos principais jornais do estado da Paraíba.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you