a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

/// 1


/////////////////////// D I R E TO R I A

PAL AVR A DO

FALE

///////////////

///////////////

PRESIDE NTE

CONOSCO

Diretoria diretoria@cdlblumenau.com.br 3221.5704 Gerente Executivo executivo@cdlblumenau.com.br 3221.5770

/// 6

Financeiro financeiro@cdlblumenau.com.br 3221.5713 Comercial comercial@cdlblumenau.com.br 3221.5771 Convênios convenios@cdlblumenau.com.br 3221.5730

H E L I O R O B E R T O R O N C AG L I O PRESIDENTE C D L B LU M E N AU

Prezado, Associado! São muitas novidades para 2020. Começamos com o novo visual da nossa revista. O Guia de Benefícios está mais moderno e leve, tornando a leitura ainda mais agradável. Com muita satisfação, informo que as campanhas do primeiro semestre de 2020 estão prontas, oportunizando a vocês, associados, mais tempo para trabalhar as datas comemorativas junto a seus clientes. Acompanhe nosso calendário de feriados e celebrações nas páginas a seguir e programe-se. No contexto de novidades e preparação para este ano, reforçamos assuntos importantes, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e o Cadastro Positivo. Ambos os temas revolucionarão a relação com o consumidor e você, empresário, precisa estar preparado para estes novos desafios. Trazemos as novidades apresentadas na National Retail Federation Big Show, mais conhecida aqui no Brasil como NRF. Para quem se preocupa com a tecnologia, é bom ficar atento, mas lembre-se que ela vem para tornar a experiência do consumidor ainda mais humanizada. Falando nisso, queremos melhorar sua experiência de associado à CDL Blumenau. Nosso time de profissionais está trabalhando para oferecer a você o que há de melhor, tornando sua equipe mais preparada e seu negócio mais competitivo. Não deixe de entrar em contato e participar. Estamos prontos para lhe atender.

/// 2

/// 1 7

/// 1 8

Certificado Digital certificacao@cdlblumenau.com.br 3221.5763 Imprensa imprensa@cdlblumenau.com.br 3221.5722 Eventos e Marketing eventos@cdlblumenau.com.br 3221.5731

/// 2 4

SUM Á RIO ///////////////

Comunicação comunicacao@cdlblumenau.com.br 3221.5778 Cursos e Palestras cursos@unisagres.com.br 3221.5775 SPC - Associado spc@cdlblumenau.com.br 3221.5705 SPC - Consumidor spc4@cdlblumenau.com.br 3221.5709

/// 3

Previsões Econômicas

/// 6

Campanhas 2020

/// 9

Convênios

/// 1 7

CDL Jovem

E XPE DIE NTE

/// 1 8

NRF: Tendências do Comércio

///////////////

/// 2 0

Certificado Digital

/// 2 1

Artigo: Lúcia Búrigo

/// 2 2

Lei Geral de Proteção de Dados

/// 2 3

Fórum Análise de Crédito

/// 2 4

Espaço SPC

/// 2 7

Cadastro Positivo

/// 2 8

Agenda de Cursos

Jornalista responsável Karin Bendheim Projeto gráfico e diagramação Agência F3 Business Connection Impressão ZF Indústria Gráfica Ltda Tiragem 3.200 exemplares / Distribuição gratuita

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0


C A PA ///////////////////////

2020 SAIBA QUAIS SÃO AS

PRE VISÕES ECONÔMIC A S E COMO SE PREPAR AR

E N T R E V I S TA DA M A R C E L A P O N C E K AWAU T I

I LU S T R AÇ ÃO S H U T T E R S T O C K

///////////////

Informação e planejamento continuam formando uma dupla essencial para ter sucesso nos negócios. Os dados são importantes para avaliar o passado, pensar no futuro e, o mais importante, fazer um planejamento de longo prazo. O que esperar de 2020? Qual a força do comércio em Blumenau? Acompanhe a entrevista feita com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Ponce Kawauti, e os dados do Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão (Sigad) sobre a representatividade do comércio local para se preparar para mais um ano. 1. Sobre “As quatro previsões para 2020”, divulgadas no início do ano, há alguma atualização da previsão de valores no PIB, juros, dólar ou inflação? A projeção vai sempre mudar. Nestas quatro previsões, o que vai mudar é o dólar e a inflação em virtude do novo coronavírus, mas nada muito exagerado. A expectativa é que esses indicadores fiquem acima, mas nada que preocupe.

/// O PIB

/// O DÓLAR

Essa é a medida mais importante da economia e representa a soma, em termos monetários, de tudo o que foi produzido no intervalo de um ano. Em 2020, segundo projeções coletadas pelo Banco Central, o PIB brasileiro deverá crescer perto de 2,2% em relação a 2019. Se a previsão se concretizar, será a maior taxa de crescimento desde 2013.

De todas as variáveis, essa é a mais ingrata de se prever. A trajetória do dólar depende de como a economia brasileira caminhará e, também, de como o resto do mundo irá se comportar. Nos últimos meses, o dólar ultrapassou a marca dos R$ 4,20, mas recuou nas semanas seguintes. A previsão do mercado é que 2020 termina com o dólar cotado próximo aos R$ 4 reais.

/// OS JUROS /// A INFLAÇÃO O Banco Central é responsável por fixar a taxa básica de juros, também conhecida como Selic. Essa taxa é importante porque serve de baliza para todas as demais taxas de juros da economia. Na última decisão do Banco Central, tomada ao final de outubro, a Selic foi fixada em 5% ao ano – no auge da crise, a Selic superou os 14% ao ano. Para 2020, os especialistas projetam que a taxa deverá encerrar o ano fixada em 4,5% ou até menos, o que deverá funcionar como um bom estímulo à atividade.

A inflação é uma medida de quanto os preços de maneira geral evoluíram. O indicador oficial da inflação é apurado pelo IBGE e conhecido pela sigla IPCA. No acumulado dos últimos doze meses, a inflação avançou 2,54%. Os especialistas ouvidos pelo Banco Central esperam uma aceleração da inflação nos próximos meses e projetam avanço de 3,6% em 2020, o que ainda mantém a variação de preços em nível aceitável.

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

/// 3


/////////////////////// C A PA

2. Quais cuidados que o empresário precisa ter com a Selic baixa? O que isto representa no dia a dia nos negócios? A Selic baixa é positiva para o empresário. Em primeiro lugar, ele consegue empréstimo mais barato. Além disso, ajuda, pois o consumidor fica mais disponível e consegue comprar mais barato em virtude dos juros mais baixos. Para o empresário, é bom na tomada de crédito e para conseguir vender. 3. O momento é bom para o empresário fazer empréstimos? Quais os cuidados? Fazer empréstimo é sempre a última opção. Se de fato ele precisar, deve procurar o empréstimo mais adequado ao que precisa. O empresário precisa entender para o que ele precisa do crédito.

O de curto prazo é o mais comum, mas gosto muito de prazo mais longo. É complicado enxergar muito à frente, mas é importante. O empresário precisa revisar o planejamento e ter ele como plano A. Depois, se precisar, mudar para o plano B. 6. De quanto tempo deve ser esse planejamento de longo prazo e quais itens devem constar nele? O planejamento de longo prazo eu diria que envolve cinco anos. Mesmo que ele precise ajustar o planejamento, ainda assim ele consegue aprender a se planejar melhor.

Depende do tipo de empresa. Por exemplo, carro está vendendo melhor que no auge da crise. Este empresário pode ter mais estoque. Mas, materiais de construção ainda não. A pessoa precisa enxergar qual o futuro do produto que ela vende. Se ela vislumbrar que há futuro, pode investir. Se o futuro é incerto, é melhor trabalhar sob demanda do que com estoque muito alto. 5. Tendo em vista as previsões econômicas para 2020, como o empresário precisa trabalhar com relação ao cenário econômico? Como deve ser o planejamento? O planejamento deve ser de longo prazo.

///4

8. Na sua avaliação, onde o empresário escorregou em 2019 e quais aprendizados ele pode tirar para melhorar em 2020? Não acho que o empresário, de forma geral, escorregou em 2019. Foi um ano muito difícil. A gente está aí desde 2017 dizendo que vai melhorar. Se ele não conseguiu o retorno que ele queria, é pela falta do retorno econômico, num cenário mais amplo.

9. Já passamos pelas reformas Trabalhista e Previdenciária. Qual reforma deve ocorrer em breve para impactar positivamente nos negócios?

Empréstimo na PJ tende a ter taxas menores em virtude das garantias e, às vezes, até prazos mais longos.

4. Estoque: quais as orientações para quem trabalha com estoque que gira bastante e para quem tem estoque que gira pouco com relação ao cenário econômico? O empresário deve manter um bom volume de mercadorias estocado?

A expectativa é que o varejo deve crescer cerca de 2% até o final do ano. Já é reflexo do desemprego menor.

Mas o aprendizado volta ao planejamento. Ter cenários e aí pensar no plano B.

O empresário não deve confundir pessoa física (PF) com a pessoa jurídica (PJ). Muita gente acaba tomando empréstimo na pessoa física, que tende a ser mais caro que a pessoa jurídica.

A orientação é fazer pesquisa de crédito e não aceitar a primeira oferta. Tem muita opção de crédito, como o microcrédito e as cooperativas. É preciso pesquisar qual a melhor forma.

se comportar. O emprego é o que vai fazer a gente sair desse buraco. E o varejo já tem sentido isso.

/// Marcela Ponce Kawauti

É importante colocar tudo o que ele precisa pagar e apontar cenários. O planejamento deve ter mais de um cenário. O empresário deve pensar nos possíveis cenários dos próximos anos para ter uma visão ampla e um segundo plano. Se eu imagino que a economia vai crescer bastante e não cresce, aí já consigo mudar para o cenário que a economia cresce menos.

É importante deixar claro que essas reformas, nenhuma delas, têm impacto muito imediato. Todas elas têm impacto de longo prazo. As pessoas não vão conseguir sentir essa melhora na economia. Ainda assim é importante notar que ela tem sinalização de confiança. Não impacta imediatamente na economia, mas na confiança. A ideia de que o País vai conseguir se ajustar já traz impacto no índice de confiança. A reforma tributária é importante no sentido de dar continuidade, que está na fila do congresso. Se ocorrer, deve ser no primeiro semestre. No segundo semestre, teremos eleições municipais e, por isso, o congresso não deve ser muito ativo.

7. Em relação aos empregos, há previsão de aumento na contratação? Qual impacto desse indicador para o varejo?

10. Qual o impacto das eleições municipais nos negócios?

A expectativa é que o desemprego caia novamente, com números mais interessantes que ano passado. O desemprego deve chegar a 10%. Para o varejo é muito bom. É um loop muito positivo. Mais gente empregada representa mais consumidores pagando as contas em dia e comprando.

Eleições municipais trazem impacto enorme para o pequeno empresário, para aquele que produz coisas menores. Por exemplo, produção e distribuição de panfletos, propaganda. Impacta na economia como um todo, pois os parlamentares voltam para as bases eleitorais por conta das eleições.

O emprego é a variável mais importante pra gente entender como a economia vai

11. O que esperar do comportamento do consumidor para 2020?

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0


C A PA ///////////////////////

O consumidor deve ir cada vez mais as compras. A economia vai crescer mais. O crescimento do PIB será quase o dobro de 2019 e você tem também uma composição melhor: inflação mais baixa, juros baixos e a inadimplência baixa. Primeiro pagar as dívidas para depois voltar a consumir. Do ponto de vista do consumo, deve ser muito mais favorável. A gente viu a inadimplência fechar 2019 com queda. Para 2020, a expectativa é que ela continue caindo. A gente pode ter algum solavanco em um ou outro mês, mas a tendência é de queda. 12. Quais são suas orientações gerais aos empresários do varejo para este ano?

COMÉRCIO DE BLUMENAU EM NÚMEROS Um dos indicadores para medir a representatividade do comércio, em Blumenau, é o Valor Adicionado Fiscal (VAF). Os cálculos são feitos pelo Sistema de Informações Gerenciais de Apoio à Decisão (Sigad) com base nos dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina e pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o professor, economista e coordenador do Sigad, Nazareno Loffi Schmoeller, de forma simplificada, o VAF é o quanto que cada setor gera de produto ou serviço para a economia. “Por exemplo, você tem um comércio e compra R$ 100 mil em mercadorias e vende por R$ 150 mil. Então, teu produto foi de R$ 50 mil. Você agregou valor em cima dos 100 mil. Sobre esse valor adicionado é cobrado o ICMS”, explica Schmoeller. Os dados mais recentes são de 2017 e apontam que o comércio representa 35,89% no VAF. Já o setor de serviços possui 11,85% de participação no VAF. Para os anos seguintes, o professor acredita que os valores são parecidos.

É um ano melhor, um ano mais tranquilo. Mas não dá para a gente achar que será tão bom quanto o período pré-crise. A expectativa é que seja melhor com relação ao ano passado. A dica continua sendo o planejamento, além de parcimônia. Vai ser um ano melhor, mas não pode achar que vai voltar para os níveis de pré-crise rapidamente. Não vai ser um ano que o setor vai conseguir recuperar tanto. Por isso, quando investir ou comprar, ir com calma. Temos ainda o Cadastro Positivo, uma revolução na hora de conceder crédito. É uma coisa tão nova, mas o associado precisa estudar e entender como usar e como vender a partir do Cadastro Positivo. Cada vez mais o consumidor vai exigir o Cadastro Positivo, pois vai entender que pode usar isso a favor dele. Não é uma mudança brusca, mas que precisa ser estudada. ///

/// Dados: Sistema de Informações Gerenciais de Apoio à Decisão (Sigad) .

“O valor adicionado do comércio em Blumenau representa quase 80% do que é o PIB da cidade. Isso é o paramento de produto e podemos dizer que a atividade de comércio representa esse valor em termos de contribuição para o produto do município”, afirma o coordenador do Sigad. MARCEL A PONCE K AWAU T I E C O N O M I S TA- C H E F E DO SPC BRASIL

/// 5


/////////////////////// C A L E N DÁ R I O 2 0 2 0

C ALE NDÁRIO 2020

PROGR AME-SE PAR A AS DATAS COMEMOR ATIVAS E FERIADOS T E X TO K A R I N B E N D H E I M

F OTO S H U T T E R S T O C K

///////////////

Além das tradicionais datas comemorativas, este ano será repleto dos chamados feriadões. E você, empresário, já planejou as ações para cada comemoração? Realizará alguma promoção? E o estoque de produtos? Como tirar proveito da data para atrair consumidores? Já decidiu se irá abrir ou fechar no feriado? E sua equipe, está avisada? Para lhe ajudar nessa importante missão, a CDL Blumenau traz um resumo das principais datas comemorativas e feriados. Converse com sua equipe, discutam ideias, pensem em ações e bom planejamento! HORÁRIO DE ATENDIMENTO O horário do comércio é estabelecido pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Blumenau e o Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas) por meio da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A legislação é bastante flexível quanto a abertura dos estabelecimentos aos finais de semana e feriados. Porém, é importante ficar atento aos direitos dos trabalhadores, como folga e ajuda de custo. Nos sábados que antecedem as datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Namorados, Crianças e Pais, a CDL Blumenau sugere que as lojas permaneçam abertas até mais tarde para aproveitar o movimento dos consumidores e vender mais. Cabe a cada empresário analisar se a festividade pode impulsionar as vendas de acordo com o segmento que atua e ampliar o horário de atendimento, se for o caso. O mesmo é válido para os feriados, quando o lojista deve optar por abrir ou fechar o comércio. É importante que tudo seja combinado também com a equipe, para que todos possam se organizar e até mesmo fazer um rodízio de trabalho, caso seja conveniente.

M A RÇO

08. Dia Internacional da Mulher 15. Dia Mundial do Consumidor 20. Início do outono

A B RIL

10. Sexta-feira Santa 12. Páscoa 21. Tiradentes 22. Descobrimento do Brasil

M A IO

01. Dia do Trabalhador 10. Dia das Mães 22. Dia do Abraço 28. Dia Livre de Impostos (ação CDL Jovem)

J UNHO

11. Corpus Christi 12. Dia dos Namorados 20 . Início do inverno

J ULHO

15. Dia do Homem 16. Dia do Comerciante 20. Dia do Amigo 22. Aniversário CDL Blumenau 26. Dia dos Avós

AG OSTO

SETE MB RO

02. Aniversário de Blumenau 07. Independência do Brasil 15. Dia do Cliente 22. Início da Primavera 22. Dia do Lojista Catarinense *Mês do Cliente

OUTUB RO

04. Eleições: 1º turno 07. Início da Oktoberfest 12. Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida 15. Dia do Professor 25. Eleições: 2º turno 30. Dia do Comerciário 31. Dia do Saci e Halloween *Outubro Rosa

NOV E MB RO

02. Finados 15. Proclamação da República 27. Black Friday *Novembro Azul

DE ZE MB RO

22. Início do verão 24. Véspera de Natal 25 . Natal Feirão Limpe Seu Nome (a definir)

09. Dia dos Pais

OS ÚNICOS DIAS QUE A CCT NÃO PERMITE A ABERTURA DAS LOJAS SÃO: 1º DE JANEIRO; 1º DE MAIO E 25 DE DEZEMBRO.

Acesse o site www.sindilojasblumenau. com.br e acompanhe a Convenção Coletiva de Trabalho vigente.

/// 6

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

B A I X E A C O N V E N Ç ÃO


C A L E N DÁ R I O 2 0 2 0 ///////////////////////

CAMPANHAS DO PRIMEIRO SEMESTRE

CDL BLUME N AU 2020 Todos os anos, a CDL Blumenau promove diversas campanhas com o intuito de instigar o consumidor a comprar nos estabelecimentos associados. As principais datas comemorativas ganham destaque em outdoor, cartazes, rádios, televisão e nas redes sociais. Já as demais datas ganham uma variedade de peças na versão digital. Todos os materiais ficam disponíveis aos associados no site da CDL Blumenau, na

aba Portal do Associado, onde é possível baixar todas as peças das campanhas. O associado pode mandar imprimir ou usar as diversas artes nas próprias redes sociais. Lembrando que quem é pagante do fundo promocional recebe o material impresso, no endereço cadastrado. Se preferir, entre em contato com a equipe de comunicação da CDL Blumenau pelo WhatsApp para receber as novidades e

artes. Cadastre o número na agenda do seu celular e envie uma mensagem com seu nome e do estabelecimento. WhatsApp: (47) 99155-6940. As campanhas do primeiro semestre já estão prontas e serão distribuídas de acordo com o cronograma. Confira o mote para a Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. ///

/// Campanha CDL Blumenau Páscoa 2020

/// Campanha CDL Blumenau Dia das Mães 2020

/// Campanha CDL Blumenau Dia dos Namorados 2020

/// FIQUE POR DENTRO: Acesse nosso site www.cdlblumenau.com.br e acompanhe nossas redes sociais:

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

/// 7


/// 8


C O N V Ê N I O S ///////////////////////

ATÉ 20% DESCONTO

/// DIC A

NOVO

JÁ O U V I U FA L A R Q U E A P R E V E N Ç ÃO É O M E L H O R R E M É D I O ? A P R OV E I T E O S D I V E R S O S CO N V Ê N I O S Q U E A C D L B LU M E N AU P O S S U I E FAÇ A E X A M E S D E S AÚ D E R EG U L A R M E N T E . L E M B R E-S E Q U E A S VAC I N A S TA M B É M S ÃO U M I M P O R TA N T E M E I O D E P R E V E N Ç ÃO. CO N F I R A S E S UA C A D E R N E TA D E

Nos exames realizados pela mesma. Tel.: 3326.2230

ATÉ 60% DESCONTO

DESCONTOS ES PECIAIS

ATÉ 20% DESCONTO

Clinilab Análises Clínicas SS

Para associados em consultas de pronto atendimento e de consultório, internação e exames. Tel.: 3221.4000

Em exames laboratoriais para associados. Tel.: 3326.9830 WhatsApp: 47 98909.7116

DESCONTOS ES PECIAIS

22% DESCONTO

Tabela diferenciada para consultas e exames cardiológicos. Tel.: 3231.0200

Em aparelhos e um ano de pilhas grátis. Tel.: 3041.4040

50% // 40% DESCONTO

10% DESCONTO

Fisioterapia, Reeducação Postural Global (RPG Souchard), pilates e outras terapias. Tel.: 3326.6436. Exceto promoções.

/// SAÚDE

P a ra te r d i re i to à s va nta g e n s é n e ce s s á r i o a p re s e nta r o C a r tã o d e B e n e f í c i o s e d o c u m e nto co m f oto. C o n d i çõ e s e va l o re s s u j e i to s a a lte ra çõ e s .

VAC I N AÇ ÃO E S TÁ E M D I A !

5% // 3% DESCONTO

5% no pagamento à vista e 3% no crédito. Tel.: 3340.0286 Whatsapp: 99257.6973

50% DESCONTO

Vacinas Santa Catarina 50% nas consultas e 40% nos exames. Tel.: 3381.5050

E parcelamento em até 4x. Parcela mínima de R$100,00. Tel.: 3326.6705

Nas consultas particulares de seg. a sexta, com agendamento. Tel.: 3322.5000 | WhatsApp 99222.7800. Consulte condições.

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

/// 9


/////////////////////// C O N V Ê N I O S

/// DIC A

10% DESCONTO

20% DESCONTO

A P R E N D E R U M N OVO I D I O M A É E S S E N C I A L E P O D E FA Z E R TO DA A D I FE R E N Ç A PA R A A CO LO C AÇ ÃO N O M E R C A D O

Inglês Inteligente

D E T R A B A L H O. CO N H EC E R U M S EG U N D O I D I O M A P E RA B R I R N OVA S O P O R T U N I DA D E S E G R A N D E S E XP E R I Ê N C I A S , AG R EG A N D O

Em aulas de idiomas. Tel.: 3057.9394.

Em todos os cursos. Tel.: 3037.3921

*Os interessados devem conferir as condições da parceria diretamente na Alameda Haus.

VA LO R N ÃO S O M E N T E AO

/// IDIOM A S

C U R R Í C U LO, M A S À V I DA .

/// 1 0

30% // 40% DESCONTO

30% DESCONTO

25% DESCONTO

Inglês: 30% nos dois primeiros semestres. Espanhol: 40% no 1º semestre e 30% no 2º semestre. Tel.: : 99669.5775 | 3322.4141

No valor das mensalidades dos cursos regulares. Tel.: 3322.6586 | 99173.2416

Inglês e Espanhol para planos anuais regulares. Unidade na Alameda Rio Branco, Centro e na Rua Humberto de Campos, Velha. Tel.: 3037.3008 e 3042.2770.

20% // 15% DESCONTO

10% // 50% DESCONTO

ATÉ 30% DESCONTO

20% no valor total do curso e 15% no valor do material, dentro do valor que estiver vigente no período do contrato. Tel.: 3237.0071

10% na taxa de matrícula e até 50% no pagamento de prestação de serviço, conforme modalidade de pagamento. Válido para os cursos College e Teens. Tel.: 3041.0300

Cursos de Inglês e Espanhol. Desconto progressivo de até 30% nos valores das mensalidades dos cursos regulares. Tel.: 3041.1385 | 98841.2637

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

P a ra te r d i re i to à s va nta g e n s é n e ce s s á r i o a p re s e nta r o C a r tã o d e B e n e f í c i o s e d o c u m e nto co m f oto. C o n d i çõ e s e va l o re s s u j e i to s a a lte ra çõ e s .

M I T E AO P R O F I S S I O N A L


C O N V Ê N I O S ///////////////////////

/// DIC A

50% DESCONTO

5% // 10% DESCONTO

D E D I C A R U M T E M P O AO L A Z E R É E S S E N C I A L PA R A A Q UA L I DA D E D E V I DA . P O D E S E R A P R OV E I TA R M O M E N TO S AG R A DÁV E I S CO M A FA M Í L I A E A M I G O S , I R A U M C LU B E O U C I N E M A , L E R , DA N Ç A R , CO R R E R , FA Z E R U M CO N H EÇ A O S PA R C E I R O S DA C D L E I N V I S TA N O S EU M O -

5% em compras parceladas no cartão de crédito em até 6x e 10% no pagamento em dinheiro. Tel.: 3322.3835. *Descontos não válidos para armas de fogo e munições.

M E N TO D E L A Z E R .

10% DESCONTO

15% DESCONTO

Sobre o valor das diárias para hospedagem no Alameda Paradiso Hotel, em Gramado (RS). Tel.: 54 3295.1515

Na compra de ingressos ADULTO, na bilheteria do parque, em Pomerode. Tel.: 3333.8882

20% DESCONTO

/// L A ZE R

P a ra te r d i re i to à s va nta g e n s é n e ce s s á r i o a p re s e nta r o C a r tã o d e B e n e f í c i o s e d o c u m e nto co m f oto. C o n d i çõ e s e va l o re s s u j e i to s a a lte ra çõ e s .

PA S S E I O, E N T R E O U T R O S .

Na taxa de adesão. Aproveite mais de 20 modalidades esportivas e 10 espaços para suas festas! Viva o seu esporte, viva o seu clube completo. Tel.: 3325.1645.

Na compra de ingresso adulto. Tel.: 3387.2659

50% DESCONTO

DESCONTO ES PECIAL

15% DESCONTO

No valor do ingresso, exceto nos dias promocionais (3ª, 4ª e no último sábado de cada mês). Tel.: 3397.8937

Sócio individual: *R$ 80,00 e Sócio família: *R$ 120,00. Tel.: 3322.0894

Sobre o valor das diárias para hospedagem. Tel.: 3039.1212

*Apenas para novos associados não patrimoniais.

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

/// 1 1


/////////////////////// C O N V Ê N I O S

/// DIC A

12% DESCONTO

40% // 10% // 20% DESCONTO

Nas mensalidades dos cursos de pós-graduação a partir da 2ª parcela. Com aulas também às 2ª e 3ª. Tel.: 0800 727 4001

40% Tecnólogos, Bacharelados e Licenciaturas. 10% Escola Internacional-EIU. 10% Pós e MBA FGV. 20% na mensalidade privados. Tel.: 2111.2911. Consulte

PA R A Q U E M JÁ T E M U M A C A R R E I R A E S TA B E L EC I DA , A D I C A É N ÃO S E D E I X A R L E VA R P E L A ZO N A D E CO N F O R TO. P R O C U R E ACO M T E N D Ê N C I A S DA S UA Á R E A . C U R S O S E M G E R A L S ÃO ÓT I M O S PA R A E X PA N D I R CO N H EC I M E N TO S , G E R A R N OVA S O P O R T U N I DA D E S E M A N T E R

condições.

/// E DUC AÇ ÃO

U M A R E D E D E CO N TATO S .

/// 1 2

25% // 10% DESCONTO

10% // 5% DESCONTO

15% DESCONTO

25% para matrículas novas no curso de pré-vestibular e 10% de desconto para matrículas novas no Ensino Médio. Tel.: 3322.0033. Consulte condições.

Nas mensalidades. Caso já tenha algum outro benefício, há desc. adicional de 5%. Não cumulativos. Tel.: 3321.9000

4° ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio. Exclusivo para novas matrículas. Tel.: 3322.6133. Consulte condições na secretaria da Escola.

25% // 10% DESCONTO

5% DESCONTO

15% DESCONTO

25% na matrícula e nas mensalidades dos cursos presenciais e 10% nos cursos in company. Tel.: 3339.1648

Na mensalidade e matrícula grátis para qualquer curso. Tel.: 3322.0921 | 99735.3222

Nas mensalidades. Tel.: 3338.4002

(Matemática, português e inglês)

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

P a ra te r d i re i to à s va nta g e n s é n e ce s s á r i o a p re s e nta r o C a r tã o d e B e n e f í c i o s e d o c u m e nto co m f oto. C o n d i çõ e s e va l o re s s u j e i to s a a lte ra çõ e s .

PA N H A R A E VO LU Ç ÃO E A S


C O N V Ê N I O S ///////////////////////

ATÉ 25% DESCONTO Sendo 15% para associados e 10% para 3 inscrições ou mais. www.cdlblumenau.com.br Tel.: 3221.5777 Incluso apostila, certificado, coffee break e

10% // 20% DESCONTO

DESCONTOS E XCLUS IVOS

20% DESCONTO

Nos cursos de inglês, informática e administração, nas escolas de Blumenau (Centro, Fortaleza e Velha) e Gaspar. Tel.: 3041.9805

Na mensalidade para a modalidade privados. Tel.: 98847.3322

7,5% DESCONTO

10% // 20% // 5% DESCONTO

10% DESCONTO

Para matrículas e mensalidades (exceto cursos complementares e promocionais). Tel.: 3329.2035

10% nas mensalidades berçário, maternal e apoio escolar. 20% jardins nível I, II e III. 5% até o vencimento. Tel.: 3322.6012

5% DESCONTO

10% // 50% DESCONTO

8% // 17% DESCONTO

Sobre as aulas individuais de instrumentos musicais. Tel.: 3144.7166

10% na mensalidade paga dentro do vencimento e 50% no valor da matrícula. Tel.: 3035.3333 | 3035.3351

8% nos cursos presenciais em Tecnologia da Informação e Negócios (parcelado) ou até 17% à vista. Tel.: 3322 3344

10% seguro viagem e 20% taxa de aconselhamento, idiomas no exterior, High School e intercâmbio. Isenção de taxa nos testes para Au Pair e trabalho voluntário. Tel.: 3035-7696

/// E DUC AÇ ÃO

P a ra te r d i re i to à s va nta g e n s é n e ce s s á r i o a p re s e nta r o C a r tã o d e B e n e f í c i o s e d o c u m e nto co m f oto. C o n d i çõ e s e va l o re s s u j e i to s a a lte ra çõ e s .

estacionamento.

Na mensalidade paga dentro do vencimento. Tel.: 3336.0278

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

/// 1 3


5% DESCONTO

No pagamento à vista de revisão completa de lavadoras e secadoras. Opção de parcelamento até 3x. Tel.: 3340.1960

/// SE RV IÇOS

5% DESCONTO

Na renovação e primeira habilitação. Tel.: 3338.2171

/// 1 4

DESCONTO ES PECIAL

DESCONTO ES PECIAL

Cortesia de serviço de comunicação entre o condomínio e a central de monitoramento. Tel.: 3222.3100

Conserta gratuitamente o furo do pneu ocasionado material perfurante e SOS gratuito padrão. Tel.: 3326.6055

20% DESCONTO

10% // 5% DESCONTO

Nos serviços executados, incluindo peças, nos pagamentos em dinheiro ou cartão de débito. Tel.: 3322.0505

10% em serviços e 5% em mercadorias. Tel.: 3041.1007

ATÉ 4% DESCONTO

10% DESCONTO

10% DESCONTO

Além do desconto de frota Volkswagen Breitkopf. Consulte política de frotista. Tel.: 3231.2000. Consulte condições.

Em mão de obra e peças. Serviços de latoaria, pinturas e peças. BR 470, nº 1200 - Salto do Norte Tel.: 3231.3679

DESCONTO ES PECIAL

30% DESCONTO

DESCONTO ES PECIAL

Estacionamento particular junto ao Aeroporto Internacional de Navegantes. Primeira diária grátis. Tel.: 99762.5225

Na locação de automóveis. Tel.: 3326.3888

Diárias a partir de R$ 83,16, com proteção e KM livre. Tel.: 3209.4049

Em mão de obra e peças. Tel.: 3323.7712

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

P a ra te r d i re i to à s va nta g e n s é n e ce s s á r i o a p re s e nta r o C a r tã o d e B e n e f í c i o s e d o c u m e nto co m f oto. C o n d i çõ e s e va l o re s s u j e i to s a a lte ra çõ e s .

/////////////////////// C O N V Ê N I O S


DESCONTO ES PECIAL

P a ra te r d i re i to à s va nta g e n s é n e ce s s á r i o a p re s e nta r o C a r tã o d e B e n e f í c i o s e d o c u m e nto co m f oto. C o n d i çõ e s e va l o re s s u j e i to s a a lte ra çõ e s .

Sistemas para Gestão do Varejo, Frente de Caixa, ERP, Notas e Autoatendimento e Varejo Cloud. Tel.: 2111.6600. Consulte condições.

25% // 15% DESCONTO

25% em registros de marca, 15% nos demais serviços. Pesquisas e assessoria gratuita. Tel: 99631.9477

10% DESCONTO

10% DESCONTO

20% DESCONTO

No valor dos sistemas de câmeras e alarmes. Pagamento em 3x sem juros. Tel.: 3340.0123

Nas mensalidades para contratos de locação acima de três meses. Tel.: 3234.0299

DESCONTO ES PECIAL

10% DESCONTO

Taxas diferenciadas para associados à CDL. Consulte a Viacredi para mais informações. Tel.: 0800 647 2200

No pagamento à vista (loja de Blumenau), exceto produtos promocionais. Tel.: 3322.4357

10% DESCONTO

/// SE RV IÇOS

C O N V Ê N I O S ///////////////////////

20% // 5% // 10% DESCONTO

VIDROS E ESPELHOS

No pagamento à vista e em dinheiro, exceto produtos promocionais. Tel.: 3340.6100

Na linha de espelhos para compras efetuadas no balcão da loja. Tel.: 3322.2369 WhatsApp: 99207.9934

20% DESCONTO

7% DESCONTO

DESCONTO ES PECIAL

Nos produtos de Sustentabilidade Social. Tel.: 3340.1609 WhatsApp: 99287.0805

Em serviços pagos à vista em dinheiro. Acima de 500,00 parcelamos em até 6x. Tel.: 3041.6610. Consulte condições.

A cada quatro passagens, a quinta é gratuita. Tel.: 3322.1546

20% no álbum de formatura, 5% nas fotos reveladas ou arquivos digitais e 10% para contratos e cerimonial. Tel.: 3237.3642

Consulte condições.

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

/// 1 5


/////////////////////// C O N V Ê N I O S

/// DIC A O R ECO N H EC I M E N TO P R O F I S S I O N A L E S TÁ N O TO P O DA P I R Â M I D E D O S FATO R E S Q U E M A I S I N FLU E N C I A N A M OT I VAÇ ÃO, P O R É M O S B E N E FÍ C I O S TA M B É M E X E R C E M PA P E L I M P O R TA N T E N O I N C E N T I VO AO S T R A B A L H A D O R E S . U M A B OA G E S TÃO D E B E N E FÍ C I O S R E D UZ O A B S E N T E Í S M O E O T U R N OV E R N A O R G A N I Z AÇ ÃO. A L É M D I S S O, U M A P O L Í T I C A D E B E N E FÍ C I O S D I FE R E N C I A DA E M R E L AÇ ÃO AO M E R C A D O FA Z CO M Q U E A S UA E M P R E S A E S T E JA S E M P R E E N T R E A S M E L H O R E S PA R A S E T R A B A L H A R , FA-

10% DESCONTO

DESCONTO ES PECIAL

DESCONTO ES PECIAL

Nos serviços de laudos. Tel.: 3221.5730

Planos sem e com coparticipação, a partir de R$9,80 por pessoa. Isenção na taxa de inscrição. Tel.: 3221.5730

Custo zero para taxa administrativa e emissão da primeira via dos cartões e 10 dias para pagamento. Tel.: 3221.5730 Consulte condições.

/// A LIME NTAÇ ÃO

10% DESCONTO

5% DESCONTO

10% DESCONTO

Exceto na unidade do Parque Aquático Cascanéia. Tel.: 98804.0858

Nos almoços de buffet a quilo. Tel.: 3037.1004

Em lanches consumidos nas unidades da Itoupava Norte e Antônio da Veiga. Tel.: 3231.9292.

10% DESCONTO

20% DESCONTO

5% // 10% DESCONTO

Nas pizzas médias e grandes. Válido para pedios feitos e retirados no balcão. Tel.: 3237.7778

5% para almoços casuais e 10% para mensalistas. Tel.: 3322.9383

No almoço livre e no quilo. Tel.: 3288.9927

/// 1 6

NOVO

Exceto produtos promocionais.

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

P a ra te r d i re i to à s va nta g e n s é n e ce s s á r i o a p re s e nta r o C a r tã o d e B e n e f í c i o s e d o c u m e nto co m f oto. C o n d i çõ e s e va l o re s s u j e i to s a a lte ra çõ e s .

/// PL A NO E MPRE SA RI A IS

Z E N D O Q U E O S M E L H O R E S P R O F I S S I O N A I S P R I O R I Z E M A C A N D I DAT U R A À S S UA S VAG A S .


C D L J OV E M ///////////////////////

CDL JOV E M A PRESE NTA NOVO TIME DE COORDE N AÇ ÃO T E X TO K A R I N B E N D H E I M

F OTO A R Q U I VO C D L

///////////////

das itinerantes e visitas. Para participar da CDL Jovem Blumenau, basta acompanhar a programação divulgada no Facebook e Instagram @CDLJovemBlumenau ou no site da CDL Blumenau. Os encontros são gratuitos e abertos ao público. COORDENAÇÃO 2020 Coordenador: Rodrigo da Silva Grupo RVG - Rivage /// O coordenador da CDL Jovem, Rodrigo da Silva, e o vice-coordenador, Kleiton Stiven Finger, falam da programação para 2020.

Todos os anos, a CDL Jovem renova a coordenação do núcleo. Em um sistema diferenciado, o vice-coordenador é conduzido ao cargo de coordenador e as eleições são para o cargo de vice-coordenador, conforme o estatuto. O objetivo é que quem esteja à frente do núcleo já tenha conhecimento suficiente do grupo para dar continuidade as atividades e, ao mesmo, tempo inovar. Nesta dinâmica, em 2020, a dupla que coordenará a CDL Jovem é composta pelo empresário do Grupo RVG - Rivage, Rodrigo da Silva (coordenador), e o sócio-diretor da Protec Proteção e Tecnologia, Kleiton Stiven Finger (vice-coordenador). Silva destaca que os principais desafios são manter o grupo oxigenado e coeso, além de atrair novos nucleados. “Queremos trazer pessoas que agreguem ao grupo, para que possamos evoluir em conjunto”, afirma o coordenador.

O vice-coordenador aponta a importância do núcleo para ampliar o networking. “Queremos que a CDL Jovem seja um meio de fazer bons contatos e transmitir otimismo para a geração de negócios”, destaca Finger. Entre as novidades que a dupla está programando para 2020 estão o Happy Hour de Negócios, um evento mais descontraído para geração de negócios, e o Momento do Associado, no qual o nucleado terá um tempo para apresentar a própria empresa. Além disso, estão mantidas as Reuniões Itinerantes, Visitas Técnicas, Momento de Aperfeiçoamento, que auxilia a capacitação dos participantes, e Case de Sucesso, que traz profissionais experientes para compartilhar conhecimento e falar do dia a dia de um empreendedor. As reuniões são quinzenais e ocorrem no auditório da CDL Blumenau, com exceção

Vice-coordenador: Kleiton Stiven Finger Protec Proteção e Tecnologia Tesoureiro: Rodrigo Batista Ponsoni – Arte em Escritórios 1º Secretário: Thiago Pamplona Müller Koch, Müller e Figueiredo Advogado AGENDA 1º SEMESTRE Março // 12.Visita Técnica 26.Momento de Aperfeiçoamento Abril // 7. Rodada de Negócios 23. Case de Sucesso Maio // 7. Pauta livre 21. Visita técnica Junho // 4. Momento de Aperfeiçoamento 18. Case de Sucesso *Agenda sujeita a alterações. Confirme a programação nas redes sociais da CDL Jovem Blumenau ou no site da entidade.

/// 1 7


/////////////////////// N R F 2 0 2 0

HUMANIZ AÇ ÃO, PROP ÓSITO E TECNOLOG IA SÃO DESTAQUES NA NRF 2020, A MAIOR FEIR A DO VAREJO T E X TO K A R I N B E N D H E I M

F OTO D I V U L G AÇ ÃO

///////////////

“PODE PARECER SURPRESA, MAS A TECNOLOGIA VEM PARA HUMANIZAR O PROCESSO E RESGATAR A EXPERIÊNCIA DE COMPRA. A TECNOLOGIA NÃO VAI ACABAR COM A HUMANIZAÇÃO. SUA FUNÇÃO É JUSTAMENTE OPOSTA”

/// O professor e especialista em estratégia empresarial, Luis Lobão, participou da NRF 2020 conduzindo a missão da CNDL.

Com 109 anos de existência, a National Retail Federation Big Show, mais conhecida aqui no Brasil como NRF, é a maior e mais tradicional conferência e feira de comércio varejista do mundo. O evento, formado por várias palestras simultâneas e uma vasta área de exposição, reúne milhares de empresários que estão em busca das novidades, insights, tecnologias e tendências para o varejo. O professor e especialista em estratégia empresarial, Luis Lobão, participou da NRF 2020 conduzindo a missão da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Lobão conta que, este ano, as tecnologias começam a sair de cena como as questões prioritárias e passam a ser meio para aquilo que é fundamental no varejo: a capacidade de encantar, criar expectativas significativas e garantir o círculo virtuoso. De acordo com Lobão, o círculo virtuoso

/// 1 8

consiste em gerar fluxo, capacidade de realização da venda, taxa de conversão, aumento do ticket médio e recompra. “Esse círculo virtuoso é a base do processo e as tecnologias vêm apoiar a capacidade de gerar melhores negócios”, afirma. Outro aprendizado da NRF é que cada vez mais o empresário precisa pensar na jornada do consumidor, que começa no ambiente online e termina na loja física. “O consumidor precisa ter uma experiência positiva tanto online quanto offline”, destaca Lobão. Sobre tecnologia, que ainda costuma ser motivo de preocupação para muitos profissionais que pensam que ela irá “roubar” vagas de trabalho, o professor acalma os ânimos. “Pode parecer surpresa, mas a tecnologia vem para humanizar o processo e resgatar a experiência de compra. A tecnologia não vai acabar com a humanização. Sua função é justamente oposta”, esclarece o professor.

Para exemplificar, Lobão cita o caso da Starbucks, empresa multinacional norte-americana, com a maior cadeia de cafeterias do mundo. O cliente pode fazer o pedido pelo aplicativo, assim, quando chega na cafeteria, o café está pronto com o nome, o que não dispensa o bom dia ou boa tarde ao consumidor. “Precisamos pensar cada vez mais na inteligência artificial (IA). Outro exemplo seria, ao invés do atendente estar atrás do balcão tirando o café, poderia haver um microfone captando a conversa e melhorando os pedidos. A inteligência artificial vai potencializar o trabalho humano”, conta Lobão. A ressalva que o professor faz é com relação as atividades repetitivas e massivas. “Estas certamente acabarão. Sempre digo que se é digno da máquina, é indigno do ser humano”, afirma.

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0


N R F 2 0 2 0 ///////////////////////

PROP ÓSITO PA R A Q UE M? As empresas precisam estar centradas nos clientes, com propósito e com dados. O consumidor não quer mais somente o produto, ele está interessado no propósito da empresa e na experiência que ela pode oferecer. Lobão ressalta que, antes disso, é preciso que o colaborador esteja engajado com o propósito da empresa e tenha autonomia para se organizar da melhor forma possível. “A experiência do consumidor está diretamente correlacionada com a experiência do empregado. O entendimento destas duas jornadas - consumidor e colaborador - se encontram”, afirma. Mas você sabe quais são os três elementos que compõem a jornada do empregado para criar valor? São eles: design cultural com ambiente envolvente; design tecnológico (não adianta estar engajado se não tiver tecnologia para ajudar); e, por fim, o ambiente do trabalho (melhorar a experiência do trabalhador).

CUIDA DOS DO VA REJO • TER UMA OFERTA ATRAENTE; • TER OPERAÇÃO EFICIENTE; • TER CLARAMENTE SEU POSICIONAMENTO DE NEGÓCIO; • PROPORCIONAR EXPERIÊNCIA AOS CLIENTES.

/// Luis Lobão durante a NRF 2020, em Nova Iorque.

DESAFIOS DO VAREJO Para o empresário poder usar a humanização, ele precisa fazer o mapeamento da jornada do cliente e identificar os pontos de atrito. Onde pode colocar a tecnologia e onde pode colocar mais pessoas? Como fazer com que a experiência do cliente e do empregado sejam significativas? É preciso construir as experiências a partir da tecnologia. O futuro do varejo não depende somente das novas tecnologias e da inteligência artificial, mas principalmente de manter o foco no cliente. “De nada adianta investirmos em tecnologia e inovação sem uma completa conexão com o cliente. As pessoas não querem fazer compras e, sim, conexões”, afirma Lobão. É PRECISO TER EM MENTE: • A importância da personalização do varejo para fidelização dos clientes; • A importância de aliar a tecnologia ao trabalho humano; • O uso das novas tecnologias e soluções para o comércio varejista.

DICA DO LOBÃO De fato, entenda o seu cliente. É preciso levantar o maior número de informações e, mais que isso, processar a informação e a partir daí investir na experiência do consumidor. Importante eliminar os atritos da jornada. Os dados serão o coração de todos os processos. Quem tiver a melhor forma de coletar e analisar os dados, vence o jogo. Será o diferencial. Por fim, lembre-se que a tecnologia não vai matar a loja física. A loja física passa a ser um competente e importante elo para construir a experiência do consumidor.

L U I S L O B ÃO PROFESSOR E E S P E C I A L I S TA E M E S T R AT É G I A EMPRESARIAL

/// 1 9


/// 2 0


T E C N O L O G I A ///////////////////////

O ME LHOR É SE E NTREGA R À TECNOLOG IA ARTIGO LÚCIA BÚRIGO

F OTO S H U T T E R S T O C K

///////////////

HÁ UMA INFINIDADE DE PLATAFORMAS À DISPOSIÇÃO. MUITAS DELAS SÃO GRATUITAS, COM ACESSO DEMOCRATIZADO, FÁCEIS DE USAR E TREMENDAMENTE INTUITIVAS.

Outro dia, reparei que o celular utilizado pela equipe responsável pela ativação de clientes de uma loja era bastante obsoleto. Não que seja grande conhecedora do assunto, mas por ouvir os comentários sobre as dificuldades de operar com um equipamento tão defasado, intuí que a tarefa poderia ter mais velocidade. A pergunta foi inevitável: por que no ambiente da loja, às vezes, é tão difícil assimilar a necessidade de tecnologia de ponta para otimizar resultados? Por que a resistência do pequeno varejista em implementar recursos que podem fazer diferença no dia a dia do negócio, como a própria disponibilidade de web no PDV (ponto de vendas), que nem deveria mais ser um assunto a discutir? Se o consumidor está conectado e íntimo da tecnologia, por que a organização resiste em caminhar com ele, que é seu principal foco? “Somos muito pequenos para pensar em ferramentas sofisticadas” escutei certa vez. Há uma infinidade de plataformas à disposição. Muitas delas são gratuitas,

com acesso democratizado, fáceis de usar e tremendamente intuitivas. Podem dar uma visão mais assertiva, veloz e facilitada de diferentes pontos do negócio, otimizando a rotina e fornecendo uma visão mais profissional da loja. Por que não as utilizar? Por que não dispobilizar equipamentos que contribuam para acelerar processos repetitivos, possibilitando maior liberdade para ações mais estratégicas? Para onde quer que se mire hoje, a palavra inovação salta aos olhos. Em todos os lugares, é a pauta da vez. No varejo, então, tornou-se condição imprescindível. O chamado à inovação vem a reboque da tecnologia digital. Mas, é sabido que a adesão a qualquer nova tecnologia implica em mudança, em revisão dos nossos hábitos e resistir a ela é inerente ao ser humano. A neurociência mostra que é conveniente para o cérebro economizar energia, ancorando a tomada de decisão. Vencer a

barreira de crenças nem identificadas é um grande desafio para as organizações, independentemente do tamanho. A questão está vinculada ao aspecto cultural e ao medo do desconhecido. Paradigmas estão aí para serem quebrados. Inovar é isso, ousar, fazer diferente. O pequeno, hoje, tem grandes possibilidades de usar a tecnologia a seu favor. Com ela, é possível fazer coisas incríveis, que vão aproximá-lo ainda mais do cliente, o que o tornará mais eficiente. O momento exige disponibilidade. É necessário mais tempo para desenvolver criativamente o que realmente merece energia. Abandone a zona de conforto, desafie-se a fazer o novo. Nessa caminhada não existe erro e, sim, aprendizado. LÚCIA BÚRIGO @luciaburigo PROFISSIONAL DE MARKETING E C O M U N I C AÇ ÃO

/// 2 1


/////////////////////// J U R Í D I C O

PREPARE-SE PAR A A

LE I G E R A L DE PROTEÇ ÃO DE DA DOS

T E X TO K A R I N B E N D H E I M

F OTO A R Q U I VO P E S S OA L

B A I X E O E- B O O K

///////////////

Falta pouco para entrar e vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP). Sancionada em 2018, a LGPDP passa a valer a partir de agosto deste ano. Ainda há muitas dúvidas sobre a legislação, de como fazer e o que fazer. Em conversa com o advogado e professor Eduardo Hirt, duas características se sobressaem quando o assunto é a LGPDP: finalidade/ necessidade dos dados e bom senso. De forma simplificada, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é um conjunto de normas que regulamenta o tratamento de dados pessoais de cidadãos no Brasil, com o intuito de proteger pessoas. Importante! Muito se fala em proteger os dados do consumidor, mas, atenção. A LGPDP - Lei 13.709 – é para garantir a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem das pessoas. Ou seja, de todas as pessoas, sejam consumidores ou funcionários. Mas, afinal, a quem se aplica a LGPDP? Hirt explica que a lei é aplicada a TODOS (pessoas físicas e jurídicas), que realizam tratamento de dados pessoais. “Em geral, a lei não faz distinção de porte, quantidade de empregados ou faturamento. Ou seja, impõe obrigações idênticas às mundialmente conhecidas Google e Facebook, como a um mercado de bairro que tenha um programa de fidelidade ou um pequeno e-commerce”, esclarece o advogado. Na prática De acordo com Hirt, o primeiro passo é olhar para dentro da empresa e fazer um relatório de tudo que existe de informação de pessoas. Por exemplo, o setor de vendas sobre os dados cadastrais de clientes e o setor pessoal sobre os dados dos funcionários. “Este levantamento é importante para saber exatamente quais dados a empresa possui, para então analisar o motivo pelo qual estes dados estão armazenados e as hipóteses legais que permitem a sua utilização. Isto porque a lei não se limita a autorizar o tratamento a partir do consentimento do titular, permitindo, por exemplo, nos casos de cumprimento de obrigação legal ou para execução de contrato”, destaca o advogado.

/// 2 2

Os dados solicitados às pessoas precisam estar de acordo com a finalidade/necessidade. Por exemplo, para efetuar uma venda no crediário o volume de informações coletadas é grande, tendo em vista que o empresário precisa destes dados para fazer a análise correta e decidir se concede ou não o crédito. Caso seja efetuada a venda no crediário, o cadastro pode conter o número do celular do cliente. Porém, este número deve ser usado apenas para a finalidade inicial, que é a venda no crediário. “Em regra geral, a loja não pode, por exemplo, usar o número para enviar uma mensagem promocional. É preciso perceber essa diferença. Eu captei os dados para função X, então não posso usar para função Y. Caso o empresário queira usar para enviar propaganda, deve pedir antes autorização ao cliente”, explica Hirt. Outro ponto a ser observado é que o cliente pode mudar de ideia e revogar a autorização concedida. Seguindo o exemplo acima, caso o cliente aceite receber promoções, mas depois de um mês ele não desejar mais, ele pode solicitar o bloqueio do envio. “O consumidor pode ainda pedir – caso o crediário tenha sido encerrado – que a loja apague os dados dele”, informa o advogado. Responsabilidade dos dados Afinal, quem na empresa é responsável pelos dados? De forma geral, todos que direta ou indiretamente participam da manipulação dos dados, inclusive os funcionários. É proibida a utilização indevida de dados, especialmente o compartilhamento deles para qualquer outra empresa ou pessoa. “Todos os funcionários e contratados devem assinar termos de confidencialidade, bem como participar de curso ou obter orientação do empregador a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais, conforme inciso III, do parágrafo 2º, do artigo 41, da lei”, alerta Hirt. Dicas A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é ampla e ainda trará muitas discus-

sões. Não sabe por onde começar? Hirt deixa algumas orientações: Conheça os seus dados: é importante identificar dentro da sua empresa quais tipos de dados são considerados pessoais e de que forma se enquadram na LGPDP (comuns, sensíveis, que demandam consentimento etc.); Consentimento: uma vez identificados os dados que transitam em suas mãos, é salutar verificar se há necessidade de solicitar autorização do titular para processamento, ou se estão enquadrados em outra hipótese permitida pela lei; Planeje com antecedência as rotinas de privacidade da sua empresa, pois as alterações podem levar tempo; Revise os documentos: contratos com clientes, fornecedores e parceiros, Termos de Uso e Políticas de Privacidade, colocando cláusulas de informação e de consentimento de acordo com a LGPDP; Fornecedores: consulte se todos os fornecedores estão em conformidade com a LGPDP; Encarregado: treine um colaborador para ser o responsável; Segurança: analise suas medidas e políticas de segurança. Você precisa atualizá-las para serem compatíveis com LGPD; Utilizar-se de metodologias como Privacy by Design e Privacy by default. Saiba mais Com o objetivo de auxiliar as pessoas e empresas, o escritório Cascaes, Hirt & Leiria Advocacia Empresarial produziu um e-book sobre a LGPDP. Para acessar o e-book utilize o QR Code no topo da página.

E D UA R D O H I R T A DVO G A D O E PROFESSOR

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0


FAC ///////////////////////

ENTREVISTA

PROG R A ME-SE

FÓRUM ANÁLISE DE CRÉDITO TER Á 9 ENCONTROS EM 2020 T E X TO K A R I N B E N D H E L M

F OTO S H U T T E R S T O C K

///////////////

Você trabalha com vendas no crediário, análise e concessão de crédito ou realiza cobranças de inadimplentes? Então, programe-se para participar do Fórum Análise de Crédito da CDL Blumenau. Em 2020, serão nove encontros, sempre das 8h20 às 10h, no auditório da entidade. O evento é exclusivo aos associados à CDL e totalmente gratuito. O objetivo do Fórum é orientar os participantes sobre ações e técnicas que tragam mais segurança para as vendas no crediário, reduzindo a inadimplência. Além disso, é um momento para os profissionais discutirem melhorias nas atividades, apresentar novidades e cases positivos sobre análise e concessão de crédito, além de abordar técnicas para uma cobrança mais eficaz. Os encontros contam com a participação da coordenadora do SPC da CDL Blumenau, Marise Stribel Pogalski, do facilitador Jorge Caresia, que possui longa experiência no varejo, e da psicóloga Viviane Giombelli, que é especializada em trabalhos com grupos.

Para este ano, Viviane e Caresia contam que um dos temas de destaque do Fórum Análise de Crédito será o Cadastro Positivo, visto que o consumidor está cada vez mais atento às vantagens e o associado precisa estar bem informado. “Vamos trocar ideias sobre o assunto, esclarecer as dúvidas e mostrar maneiras de aproveitar este novo modelo para vender mais e melhor”, explica Caresia. A dupla revela que irá trazer cases de sucesso de associados à CDL Blumenau para compartilharem as experiências sobre análise e concessão de crédito e darem dicas para os demais empresários. “Também estaremos atentos ao que os participantes nos trouxerem de demanda durante os encontros, proporcionando a interação dos profissionais”, destaca Viviane. Para participar do Fórum Análise de Crédito, basta confirmar a presença pelo e-mail spc@cdlblumenau.com.br ou pelo fone (47) 3221-5705. Antes do encontro é servido um café gratuitamente aos associados.

26. MARÇO

25. JUNHO

24. SETEMBRO

3 0. A B R I L

3 0. J U L H O

2 9. O U T U B R O

28. MAIO

2 7. AG O S T O

2 6 . N OV E M B R O

/// 2 3


/////////////////////// E S PAÇ O S P C

SPC

SEU PARCEIRO PAR A UMA

V E NDA SEG UR A

I LU S T R AÇ ÃO S H U T T E R S T O C K ///////////////

RASTREIE SEU CLIENTE SEGURANÇA ANTES DE FECHAR NEGÓCIO CONSULTAS NA PALMA DA MÃO CAPACITAÇÃO EM SPC PARA SUA EQUIPE ALERTA ANTI-FRAUDES CONSULTA DE RISCO DE INADIMPLÊNCIA

CONHEÇ A NOSSOS SE RV IÇOS: SPC ALERTA DE DOCUMENTOS Previne que os documentos do consumidor sejam utilizados por terceiros em fraudes ou em compras sem a autorização do proprietário. Em caso de perda, furto, roubo ou extravio de documentos pessoais e cheques, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência e procurar a CDL para efetuar um alerta. O registro ficará cadastrado no banco de dados nacional e sempre que uma empresa consultar o SPC receberá a informação do roubo ou perda dos documentos. O serviço é totalmente gratuito. Associado, caso visualize a mensagem de Alerta ao realizar uma consulta, solicite o Boletim de Ocorrência.

/// 2 4

PROCURA-SE Dificuldade na localização de seu cliente inadimplente? O Procura-se pode te ajudar. O serviço rastreia seu cliente dentro de Santa Catarina.

TREINAMENTOS A CDL disponibiliza treinamentos gratuitos, semanalmente, para os associados e seus colaboradores. Tenha orientações sobre a utilização do sistema na parte de consultas, registros e cancelamentos.

APLICATIVO Consultas de SPC na palma da sua mão.

Procure pela sigla SPC no seu celular e baixe o aplicativo gratuitamente. Você utiliza o mesmo operador e senha que já utiliza no seu computador ou tablet.

CARTA AVISO No momento do registro de inadimplência, você pode informar seu cliente via Correios ou e-mail, no modelo padrão ou já com boleto.

///////////////////////////////////////////////////////////// Mais informações sobre os serviços oferecidos pelo SPC da CDL Blumenau, entre em contato pelo e-mail spc@cdlblumenau.com.br ou fone (47) 3221-5705.

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0


E S PAÇ O S P C ///////////////////////

CE NTR A L DE COBR A NÇ A

INVISTA TEMP O NO ATENDIMENTO AO SEU CLIENTE E DEIXE A COB R ANÇ A P OR NOS SA CONTA Associados à CDL Blumenau têm acesso à Central de Cobrança da CDL Blumenau, que segue a legislação do Código de Defesa do Consumidor e as orientações do Procon. Não há cobrança de mensalidade para este serviço, nem taxa de

adesão. A cobrança para o associado é feita apenas quando há sucesso na negociação. Mais informações pelo e-mail cobranca@cdlblumenau.com.br ou fone (47) 3221-5706.

N ÃO PE RC A SE U DINHE IRO ECO NO M IZE TE MP O M A NTE NH A SUA EQ U IPE FOC A DA E M V E NDA S SE M ME NSA LIDA DE PAG UE A PE N A S A P ÓS SUCE SSO N A NEG OCI AÇ ÃO

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0

/// 2 5


/////////////////////// E S PAÇ O S P C

SP C A S CONSULTA S M A IS COMPLETA S VOCÊ E NCONTR A AQ UI Evite a inadimplência por parte dos seus clientes efetuando a consulta certa para cada consumidor e situação. Temos, disponível em nosso sistema, a consulta ideal para pessoa física e pessoa jurídica. Com base nisso, você toma a melhor decisão para o seu negócio. Confira soluções práticas e seguras que a CDL Blumenau oferece. CONSULTAS PERFIL / SCORE Quer saber o risco do seu cliente ficar inadimplente nos próximos 12 meses? Em caso de dúvidas ou dificuldades na análise de crédito, a consulta Perfil é a solução, pois traz uma análise automática,

indicando a probabilidade de o consumidor ficar inadimplente nos próximos 12 meses. Consultas destinadas a pessoas físicas e jurídicas. Ambas trazem o diagnóstico para você negociar com segurança. CONSULTA PESSOA FÍSICA É a consulta certa para o seu negócio e que cabe no seu bolso quando o assunto é pessoa física. As consultas Pessoa Física informam as restrições nas bases do SPC, SERASA e Banco Central a nível nacional e apontam os Protestos a nível estadual ou nacional. Elas proporcionam ampla abrangência, mas com o melhor custo.

CONSULTA PESSOA JURÍDICA Dúvidas na hora de consultar pessoa jurídica (PJ)? Não arisque! As consultas “PJ” possuem abrangência nacional e apresentam informações extras que trarão mais segurança na hora de fechar negócio. As consultas de CNPJ possuem insumos do SPC, Serasa, Pendências Financeiras e Pendências Bancárias, ações judiciais, participação em falências, protestos, CCF do Banco Central, entre outros. A decisão certa na hora de liberar crédito é o que vai reduzir o risco da inadimplência e selecionar os melhores clientes para a sua empresa.

/////////////////////////////////////////// Mais informações sobre as consultas pelo e-mail spc@ cdlblumenau.com.br ou fone (47) 3221-5705.

/// 2 6

G U I A D E B E N E F Í C I O S C D L B LU M E N AU • M A R . A B R . M A I • J U N 2 0 2 0


C A DA S T R O P O S I T I VO ///////////////////////

C A DA STRO P OSITIVO VANTAG ENS PAR A CONSUMIDORES E EMPRESÁRIOS F OTO S H U T T E R S T O C K ///////////////

O Cadastro Positivo veio revolucionar a análise e a concessão de crédito no Brasil. Ele reúne, de forma segura, as informações sobre pagamentos que o consumidor fez ou está fazendo. Esses dados ficam guardados em um histórico acessado por lojistas, instituições financeiras e empresas associadas que podem, assim, fazer análises de crédito mais completas, assertivas e seguras. Mas, afinal, as informações de milhares de consumidores estão seguras? Estão sim, por isso, não há necessidade de se preocupar. O SPC Brasil, como empresa gestora de banco de dados, está autorizado pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo. BENEFÍCIOS No Cadastro Positivo, todos são beneficiados: consumidores, empresas e mercado de crédito. Para quem concede crédito, a avaliação dos clientes poderá ser mais detalhada e justa, assim podendo oferecer taxas de juros e condições de compra de acordo com cada perfil. E ainda reduz gastos com processamento de crédito e cobrança, aumenta as vendas e o faturamento. Já os consumidores poderão ter acesso a menores juros e crédito com menos burocracia, podendo ter mais poder de compra.

CONSUMIDOR • Facilidade para obter crédito; • Facilidade para acompanhar seus pagamentos; • Facilidade para acompanhar seu score de crédito; • Mais confiança entre os lojistas e consumidores; • Diminuição da inadimplência e das taxas de juros.

EMPRESÁRIO • Redução da inadimplência, dos juros e

dos spreads bancários; • Aumento da demanda e da oferta de crédito; • Impulso ao crédito seguro; • Mercado de crédito mais competitivo. COMO FUNCIONA Conforme o consumidor paga as contas, seu comportamento de pagamento é registrado no próprio histórico. Assim, as empresas poderão analisar o perfil como um todo, e não apenas se seu CPF / CNPJ está negativo ou não, representando menos juros e menos burocracia na concessão do crédito.

DÚVIDAS Ficou com dúvidas sobre o Cadastro Positivo, quer pedir a correção de uma informação ou até mesmo a exclusão do nome no sistema? Entre em contato pelos seguintes meios: • Sistema do Cadastro Positivo, na área do usuário: www.cadastropositivo.spcbrasil. org.br/cadpos-consumidor-login/ • SAC: 0800 887 9105, de segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 20h.

/// 2 7


/// 2 8

Profile for CDL Blumenau

14ª edição Guia de Benefícios da CDL Blumenau  

O Guia de Benefícios da CDL Blumenau chegou a 14ª edição. A revista está com um novo visual, mais moderno e leve, tornando a leitura ainda m...

14ª edição Guia de Benefícios da CDL Blumenau  

O Guia de Benefícios da CDL Blumenau chegou a 14ª edição. A revista está com um novo visual, mais moderno e leve, tornando a leitura ainda m...

Advertisement