Issuu on Google+


A UFPB estreia sua Orquestra Sinfônica “OSUFPB” Data: 06/04/2013 - 20h Release: A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba tem sua estreia marcada para este sábado, dia 6 de abril de 2013, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus universitário, com entrada franca ao público em geral. O concerto contará com dois solistas, os professores do Departamento de Música Ayrton Benck (trompete) e Sandoval Moreno (trombone), sob a regência do Maestro convidado Gustavo Paco de Gea, que também é professor no mesmo Departamento. Um projeto do Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA, a OSUFPB tem sua sede na Sala Radegundis, inaugurada em novembro do ano passado. Para administrar tanto a nova Orquestra quanto a Sala Radegundis, o CCTA criou em fevereiro deste ano o LAMUSI - Laboratório de Música Aplicada, cujo Coordenador Executivo é o Prof. Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha). Já a atual Coordenadora da OSUFPB é a Profa. Luceni Caetano. A Orquestra Sinfônica da UFPB tem em seu quadro de músicos quatro segmentos: músicos contratados pela UFPB especialmente para tal função; professores dos Departamentos de Música e de Educação Musical; alunos de música da UFPB; e voluntários (incluindo ex-professores e alunos egressos). O Prof. Eli-Eri Moura, Vice-Diretor do CCTA, afirma que “o concerto de estreia da OSUFPB representa um momento histórico, pois cristaliza um trabalho denso e intenso de mais de 30 anos do Departamento de Música da UFPB, tanto no ensino quanto na produção musical, desenvolvido por professores e pesquisadores do mais alto nível”. Com relação a criação da OSUFPB, ele diz que “nesses 30 anos, apesar de toda excelência do Departamento de Música, nunca tivemos uma orquestra sinfônica fixa, numa

2


estrutura oficial, dentro do organograma da UFPB. É preciso ser dito que a ideia inicial para a criação da orquestra nesses moldes foi do Prof. David Fernandes, ao assumir a Direção do CCTA, no início de 2012. A ideia foi levada ao então Reitor Rômulo Polari, que se comprometeu ao projeto, providenciando concurso para a contratação dos onze primeiros músicos. Durante o ano de 2012, uma comissão de professores de música elaborou as propostas pertinentes e o Estatuto da OSUFPB e do LAMUSI, para termos uma base legal e administrativa sólida, e o concurso dos músicos foi realizado. A inauguração da Sala Radegundis em 9 de novembro de 2012 foi outro importante passo para a criação da OSUFPB, pois toda orquestra precisa de espaço amplo e acusticamente adequado para seus ensaios e concertos. O passo seguinte foi criar o LAMUSI, para administrar a Sala Radegundis e a OSUFPB. O projeto seguiu adiante ao recebermos o total apoio da atual Reitora, Profa. Margareth Diniz, que levou a cabo a contratação dos onze músicos, e tem buscado conosco as soluções para a concretização da ideia. Por fim, é importante dizer que este é um projeto coletivo, de nossa comunidade musical, pois conta com a participação efetiva dos nossos professores e alunos.” Conforme a Coordenadora da OSUFPB, Profa. Luceni Caetano, a nova Orquestra “tem funções múltiplas, pois, além de cumprir uma agenda de concertos regulares, a OSUFPB servirá a diversos e variados projetos universitários, envolvendo nossos alunos e professores de instrumento e canto, de composição e de regência, e dessa forma, abrindo espaço para um abrangente leque de apresentações inovadoras e diferentes das orquestras tradicionais”.

3


OSUFPB Jovem faz concerto Radegundis nesta Sexta-Feira

na

Sala

Data: 12/04/2013 - 20h Release: O segmento Jovem da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, OSUFPB Jovem, faz seu primeiro concerto nesta sexta-feira, dia 12 de abril de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no campus universitário, com entrada franca ao público em geral. Sob a regência do seu Regente Titular, Maestro Geraldo Rocha Junior. A OSUFPB Jovem apresentará um programa diversificado, incluindo músicas do repertório sinfônico, músicas populares e peças do compositor Rogério Borges, que também participará do concerto como Regente Convidado. O concerto contará ainda com a participação de vários solistas convidados: Heliéber Pessoa (trompete), Maria Juliana (canto), Thallyana Barbosa (flauta) e Helinho Medeiros (acordeon). No sábado passado (6 de abril), a OSUFPB Sinfônica, o segmento maior do projeto sinfônico da UFPB, foi inaugurada com um grande concerto, sob a regência de Gustavo de Paco de Gea. Na próxima semana, no dia 19 de abril (sexta-feira) será a vez da OSUFPB Cordas, que juntamente com músicos convidados fará um concerto comemorativo dos 10 anos do COMPOMUS (Laboratório de Composição Musical da UFPB), com a regência de Eli-Eri Moura. A OSUFPB Cordas voltará a se apresentar no dia 26 de abril (sexta-feira), sob a regência de Carlos Anísio, em concerto de encerramento do semestre letivo. No dia 24 de maio (sexta-feira) a OSUFPB Sinfônica se apresentará novamente, também com a regência de Carlos Anísio, em concerto de abertura do semestre letivo da UFPB.

4


Orquestra de Cordas da UFPB realiza concerto comemorativo dos 10 anos do COMPOMUS Data: 19/04/2013 - 20h Release: A OSUFPB Cordas (o segmento de cordas da Orquestra Sinfônica da Univerdidade Federal da Paraíba) fará sua estréia nesta sexta-feira, dia 19 de abril de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, com concerto comemorativo aos 10 anos do COMPOMUS (Laboratório de Composição Musical da UFPB), sob a regência de Eli-Eri Moura. A entrada é franqueada ao público. A OSUFPB Cordas é formada por instrumentistas do quadro permanente da Orquestra Sinfônica da UFPB. O concerto terá também a participação especial dos instrumentistas convidados José Henrique Martins (piano), Monica Cury (harpa) e Pedro Henrique Freire (vibrafone). O concerto comemorativo incluirá obras de câmara e de orquestra de cordas, várias delas inéditas, dos seguintes compositores do COMPOMUS: Arimateia Melo, Eli-Eri Moura, Henry Krutzen, J. Orlando Alves, José Henrique Padovani, Marcílio Onofre, Rogério Borges, Samuel Correia, Tom K, Wilson Guerreiro e Valério Fiel. Inaugurado em 2003. O COMPOMUS foi criado visando implementar oficialmente a área de composição na UFPB, e representou o lastro para a posterior criação da Graduação, Mestrado e, agora, Doutorado em Composição. Ele reune compositores (profissionais, de dentro e fora da academia, estudantes, professores, pesquisadores) para desenvolver, individual ou coletivamente, projetos experimentais no campo da composição, pesquisas referentes à compreensão, à documentação e à divulgação da música paraibana e brasileira, atividades pedagógicas por meio de cursos, workshops, palestras ou masterclassses, e eventos ou festivais destinados a promover a música de concerto.

5


Concerto da OSUFPB Cordas dedicado à Música Brasileira Data: 26/04/2013 - 20h Release: Um concerto especial para concluir o semestre letivo da UFPB será protagonizado pela OSUFPB Cordas nesta sexta-feira, dia 26 de abril de 2013, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, sob a regência do Maestro Convidado Carlos Anísio, com entrada franqueada ao público em geral. Este grupo é o segmento de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, recentemente inaugurada. A OSUFPB Cordas fará um programa diferenciado, dedicado à música brasileira. Três dos mais importantes compositores do País, representativos de diferentes períodos, serão interpretados. De Carlos Gomes, representante do Romantismo do século XIX, será apresentada a “Sonata em Ré” para orquestra de cordas. Do compositor Alberto Nepomuceno, do início do século XX, será executada a “Suíte Antiga”. De Cláudio Santoro, compositor atuante na segunda metade do século XX, a OSUFPB Cordas tocará o “Mini Concerto Grosso”. Este é um evento organizado pelo LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB), que administra a Sala Radegundis e a OSUFPB, e tem como Coordenador o Prof. Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha). O projeto do LAMUSI é promover um concerto da OSUFPB - Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba toda sexta-feira, sempre às 20h, na Sala Radegundis Feitosa. Nestes concertos se apresentarão a versão completa da OSUFPB (a Sinfônica) ou seus diversos segmentos: OSUFPB Jovem, Cordas, Sopros, Pop, dentre outros. Depois do concerto desta sexta-feira 26/04, e após pequeno recesso, a OSUFPB Sinfônica voltará a se apresentar no dia 24 de maio, em concerto de abertura do próximo semestre letivo da UFPB.

6


Concerto da OSUFPB Sinfônica Data: 24/05/2013 - 20h Release: O próximo concerto da Orquestra Sinfônica da UFPB será na sexta-feira (24/5/2013), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, sob a regência do Maestro Convidado Carlos Anisio, em homenagem à abertura do Semestre Letivo 2013.1 e à nova Extensão de Música na UFPB. Além da comunidade em geral, estão especialmente convidados todos os “feras” e os novos alunos dos cursos de extensão em música da UFPB. PROGRAMA Darius Milhaud: La Création du Monde José Maurício Nunes Garcia: Abertura em Ré Georges Bizet: Sinfonia nº 1.

7


Virtuose internacional do Acordeon toca com a Orquestra de Cordas da UFPB Data: 14/06/2013 - 20h Release: A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (Cordas) volta a se apresentar nesta sexta-feira, 14 de junho de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, em um concerto especial, que terá como solista convidado o italiano Mirco Patarini, um dos maiores virtuoses do acordeon no cenário internacional atual. Outro músico especialmente convidado para este concerto é o Maestro André Muniz, que foi regente da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e hoje atua no programa de pós-graduação da UFRN. O programa do concerto constará de três partes: Primeira - a OSUFPB Cordas interpretará do compositor paulista Ernst Mahle a “Suíte Nordestina”. Essa obra foi composta em 1976 e dedicada à antiga Orquestra de Câmera do Estado da Paraíba. Quase 40 anos depois, ela é resgatada no programa da OSUFPB, aqui na Paraíba. Ainda nesta parte serão apresentadas as peças “Largo Assai”, do compositor potiguar Danilo Guanais, e as “Danças Folclóricas Romenas”, do húngaro Béla Bartók. Segunda - Mirco Patarini fará uma apresentação solo, tocando três obras virtuosísticas para o acordeon: “Variações” sobre o famoso tango “La Cumparsita”, escritas por Luciano Fancelli; o “Capriccio 24, em Lá Menor”, de Niccolò Paganini; e o “Finale” da peça “Don Rhapsodie”, de Viacheslav Semyonov. Te r ceira - Mirco Patarini se junta à OSUFPB Cordas para interpretar “Três Tangos”, de Astor Piazzolla, peça na qual participam também, como convidados, os músicos Mônica Cury (harpa), Júnior Andrade (piano), Dennis Bulhões, Glauco Andreza e Lue Maia (percussão).

8


Concerto de Percussão da Orquestra Sinfônica da UFPB comemora 10 Anos do COMPOMUS Data: 21/06/2013 - 20h Release: A seção de percussão da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB Percussão) faz sua estréia nesta sexta-feira, 21 de junho de 2013, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, num concerto que comemora os 10 anos do COMPOMUS (Laboratório de Composição Musical da UFPB). A entrada é franqueada ao público em geral. Um dos organizadores do evento, o professor de percussão do Departamento de Música, Francisco Xavier, informa que será um concerto totalmente diferenciado, pois “haverá, na maioria das peças apresentadas, somente instrumentos de percussão. No entanto, será um evento bastante diversificado, pois a seção de percussão da orquestra possui naipes com sonoridades múltiplas - desde os instrumentos de altura indefinida (como tambores e pratos) aos de teclado, com notas definidas, como vibrafone e xilofone”. O programa tem um caráter inédito, uma vez que todo ele será composto de peças ainda não estreadas, escritas por compositores locais, atuantes no COMPOMUS. Os compositores são os seguintes: Arimatéia de Melo, Henry Krutzen, José Orlando Alves, Samuel Cavalcanti Correia, Tom K, Valério Fiel da Costa, Wilson Guerreiro. Haverá ainda a participação especial de dois instrumentistas convidados: Thomas Rodrigues no violoncelo, e Rinaldo Fonseca na trompa, que será solista na obra de Samuel Correia.

9


A Orquestra Sinfônica da UFPB estreia a sua versão POP Data: 05/07/2013 - 20h Release: A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba estreia a sua versão pop nesta sexta-feira, dia 5 de julho de 2013, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (campus universitário), com entrada franqueada ao público em geral. Em concerto inédito, a OSUFPB Pop une músicos clássicos a alguns dos melhores instrumentistas e cantores de música popular de João Pessoa, a exemplo de Leo Meira, Anderson Mariano e Luis Ricardo (violão e guitarra), Xisto Medeiros (contrabaixo), Helinho Medeiros (acordeon), Heleno Feitosa “Costinha” (saxofone), Júnior Andrade (piano), Daniella Gramani e Lula Marinho (voz), Gledson Meira, Francisco Xavier, Dennis Bulhões e Glauco Andreza (bateria e percussão). Na regência estará o Maestro Rogério Borges, apresentando músicas des, apresentando me percussennis Bulhdeon)la Radegundis alguns dos melhores mde Marcelo Vilor, Adeildo Vieira, Helinho Medeiros, Anderson Mariano e vários outros compositores. A Professora Luceni Caetano, coordenadora da OSUFPB, declara que “o projeto sinfônico da UFPB abrange não somente a música tradicional de concerto, mas também, através de eventos inovadores, contempla a música contemporânea e repertórios inéditos na Paraíba, além da nossa música popular brasileira, com especial atenção à produção local, levando em conta que a Universidade dispõe de Curso Seqüencial em Música Popular, no qual lecionam os mais renomados músicos da nossa região”. O evento é uma realização do LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB), coordenado pelo Professor Heleno Feitosa “Costinha”, com colaboração dos Departamentos de Música e de Educação Musical. Este é o oitavo concerto da temporada 2013 da OSUFPB. Mais outros dezesseis concertos estão programados até o final do ano, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa.

10


A Orquestra Sinfônica da UFPB realiza Concerto com o Maestro Marcos Arakaki Data: 19/07/2013 - 20h Release: A Orquestra Sinfônica da UFPB realiza grande concerto nesta sexta-feira, 19 de julho de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa (no Campus Universitário), tendo como solista o fagotista Heleno Feitosa “Costinha” e como maestro o paulistano Marcos Arakaki, um dos mais destacados regentes em atuação no Brasil atualmente. Neste concerto, a OSUFPB se apresenta em sua versão completa, a Sinfônica. Este será o nono concerto da temporada 2013 da OSUFPB. Mais outros quinze concertos estão programados até o final do ano, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa. No programa desta semana, a OSUFPB apresenta um repertório do Período Clássico: a Sinfonia n. 25 em Sol menor de Mozart, o Concerto para Fagote em Fá maior de Carl Maria Weber e a Oitava Sinfonia de Beethoven. O evento é uma realização do LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB). A entrada é franca e aberta ao público em geral, mas as pessoas que puderem estão convidadas a fazer doação de 1 kg de alimento não perecível em prol do “São João com Fartura”, um projeto de caráter didático, realizado desde 2006 pelos estudantes de Relações Publicas da UFPB, com a finalidade de arrecadar suprimentos para o Banco de Alimentos do SESC.

11


OSUFPB Jovem faz Conceto com Trilhas de Cinema Data: 26/07/2013 - 20h Release: Trilhas sonoras de filmes como o “Rei Leão”, “Cinema Paradiso” e “Superman”, dentre outros, são algumas das atrações do concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, que acontecerá nesta sexta-feira, 26 de julho de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no campus universitário, sob a regência dos maestros Geraldo Rocha Junior e Rogério Borges. O programa da OSUFPB Jovem, que tem como coordenadora a Profa. Luceni Caetano, ainda incluirá o Concerto para Clarinete nº1 de Carl Maria von Weber, com o solo do jovem clarinetista José Fernandes Moreira Neto, e o concerto “La Tempesta di Mare” de Vibaldi, com o solo de vibrafone do percussionista João Victor Figueiredo. Este será o décimo concerto da temporada 2013 da OSUFPB. Mais outros quinze concertos estão programados até o final do ano, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa. Sob a coordenação do Prof. Heleno Feitosa “Costinha”, este é um projeto do LAMUSI – Laboratório de Música Aplicada do CCTAUFPB, que administra a Sala de Concertos Radegundis Feitosa e a OSUFPB. O projeto tem a colaboração dos Departamentos de Música e de Educação da instituição. O Maestro Geraldo Dias da Rocha Junior é Professor e atual Chefe do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Com grande experiência na área coral, tem regido e preparado diversos coros, a exemplo do Madrigal Villa-Lobos. Tem trabalhado com orquestras infantojuvenis na UFPB desde 1995, como Professor Colaborador e como Regente. Atualmente, é o Regente Titular da OSUFPB Jovem.

12


OSUFPB Cordas faz Concerto com Música Inglesa Data: 02/08/2013 - 20h Release: As Cordas da Orquestra Sinfônica da UFPB apresenta-se nesta sexta-feira, 2 de agosto de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, sob a regência do maestro convidado Carlos Anísio, em concerto temático dedicado à música inglesa. Com entrada franqueada ao público em geral, o concerto da OSUFPB Cordas mostrará a música de três dos principais compositores ingleses que atuaram no final do Século XIX e no Século XX: Gustav Holst, Edward Elgar e Benjamin Britten. O Maestro Carlos Anísio graduou-se em Música (1983) pela UFPB. Em 1997, obteve o título de Mestre em Regência Orquestral pela UFBA, sob a orientação do Dr. Erick Vasconcelos. Desde 1996, atua à frente do Coro de Câmara Villa-Lobos, grupo com o qual gravou 4 CDs. Docente do Departamento de Música da UFPB desde 1991, ocupou os cargos de Chefe do DeMus, por três mandatos, e de Coordenador de Extensão Cultural da PRAC, de 2009 a 2012. Exerce intensa atividade como compositor, arranjador, diretor e produtor musical em projetos fonográficos, de audiovisual e de artes cênicas. Em 2011, assumiu a direção artística da Orquestra de Câmera da Cidade de João Pessoa.

13


Concerto da OSUFPB Sopros Data: 09/08/2013 - 20h Release: Concerto da OSUFPB Sopros apresenta dia 9 de agosto de 2013, 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (Campus da UFPB), entrada franca. FLAUTA: Conceição Benck é Doutora em Flauta Transversal pela UFBA. Obteve sua formação com grandes flautistas, como Gustavo Paco (Argentina/Brasil), Aurèle Nicolet (Suíça) e Alain Marion (França). É professora de Flauta Transversal do Departamento de Música da UFPB. OBOÉS: João Johnson é Mestre em Educação Musical pela UFPB. Estudou na Alemanha através de bolsa de estudos concedida pelo DAAD (Deutsche Akademische Austauchdienst) com o renomado oboísta Ingo Goritzki. CLARINETES: Arimatéia Veríssimo, clarinetista principal da Orquestra Sinfônica da UFPB e integrante e coordenador dos grupos JPSax e Orquestra Sanhauá. José Fernandes Moreira Neto cursa o Bacharelado em Música na UFPB, sob a orientação do Prof. Arimatéia Veríssimo. É clarinetista da Banda Municipal de João Pessoa - PB. FAGOTES: Heleno Feitosa é Mestre em Música, Bacharel em Fagote e Bacharel em Saxofone pela UFPB. Tem sido convidado para lecionar nos mais importantes festivais de música do Brasil. TROMPAS: Cisneiro Andrade foi trompista principal das Orquestras Sinfônicas do Recife, Bahia e Paraíba. É Professor de Trompa da UFPB desde 1992. É integrante do Sexteto Brassil. Participou, como professor convidado, de diversos festivais de música no Brasil. Robson Gomes é trompista da OSUFPB e da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa. É aluno concluinte do Bacharelado em Música da UFPB, sob a orientação do Prof. Cisneiro Andrade.

14


Temporada de Concertos 2013, com apresentação “Big Band”, da Orquestra Sinfônica da UFPB Data: 23/08/2013 - 20h Release: O concerto, promovido pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, apresenta nesta sexta-feira, dia 23 de agosto de 2013, a partir das 20:00 horas, na sala de Concerto de Radegundis Feitosa no campus universitário, com entrada gratuita. O Público alvo são alunos de música, servidores da instituição e interessados na arte musical. Mais informações pelo telefone (83) 3216-7143. O espetáculo, décima terceira apresentação no formato “Big Band”, será regido pelo maestro Alexandre Magno, com a participação de alunos do Departamento de Música da UFPB, com interpretação de vários gêneros da música popular, jazz ao frevo, de Frank Sinatra a Moacir Santos e Severino Araújo. A Orquesta Sinfônica da UFPB (OSUFPB) é desenvolvida pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pelo Prof. Heleno Feitosa “Costinha”. Esta programação vai até o final do ano, com mais doze concertos.

15


Orquestra Sinfônica da UFPB, na versão”Pop”, apresenta o 14° Concerto da Temporada 2013 Data: 30/08/2013 - 20h Release: A OSUFPB Pop - sob a regência do Maestro Duda, ícone do Frevo Pernambucano - apresenta o 14° Concerto da Temporada de 2013, nesta sexta-feira, dia 30 de agosto de 2013, a partir das 20:00 horas, promovido pelo CCTA da UFPB, na sala de Concerto de Radegundis Feitosa no campus universitário. A entrada é gratuita e o público alvo são interessados na arte musical. Mais informações pelo telefone (83) 3216-7143. No programa, regido pelo maestro Duda, será apresentado uma série de arranjos para celebrar outros dois grandes nomes da nossa música popular - Luís Gonzaga e Dominguinhos, terá como solista o trompetista pernambucano Marcos Carneiro e contará ainda com a participação de grandes músicos da Paraíba, a exemplo de Helinho Medeiros (acordeon), Costinha (saxofone), Gabriel Moraes (guitarra), Baixo elétrico (Xisto Medeiros), Francisco Xavier, Dennis Bulhões e Glauco Andreza (bateria e percussão). A Orquesta Sinfônica da UFPB (OSUFPB) é desenvolvida pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pelo Prof. Heleno Feitosa “Costinha”. Esta programação tem mais onze concertos e seus versus segmentos estão programados até o final do ano.

16


A Orquestra Sinfônica da UFPB faz Concerto com o maestro Marcos Arakaki Data: 06/09/2013 - 20h Release: A Orquestra Sinfônica da UFPB realiza concerto nesta sexta-feira, 6 de setembro de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa (no Campus Universitário), tendo como solista o trompetista Gláucio Xavier e como regente o paulistano Marcos Arakaki, que assume definitivamente o posto de Maestro Titular da OSUFPB. Neste concerto, a OSUFPB se apresenta em sua versão completa, a Sinfônica. No programa desta semana, a OSUFPB apresenta um repertório variado, que inclui Mozart, música japonesa, o compositor brasileiro Camargo Guarnieri, com a obra “Tributo a Portinari”, além de outras peças. Este será o décimo quinto concerto da temporada 2013 da OSUFPB. Mais outros dez concertos estão programados até o final do ano, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa. O evento é uma realização do LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB), em parceria com o Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB. A entrada é franca e aberta ao público em geral. O Maestro Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Concluiu seu Mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA), com apoio da Fundação Vitae. Sua trajetória artística é marcada por prêmios, como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, e o do I Prêmio Camargo Guarnieri.

17


A Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB apresenta 16° concerto tocando “The Beatles” Data: 13/09/2013 - 20h Release: A OSUFPB Jovem “De Mozart e Beethoven aos The Beatles” encerra o Semestre Letivo 2013.1 da Universidade e os 30 anos da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza – APAN, com a 16° apresentação da Temporada de 2013, nesta sexta-feira, dia 13 de setembro de 2013, a partir das 20:00 horas, promovido pelo CCTA da UFPB, na sala de Concerto de Radegundis Feitosa no campus universitário. Entrada gratuita. Vagas limitadas. Distribuição de senhas, a partir das 19 horas, no dia e local do evento. Mais informações pelo telefone (83) 32167143. O concerto será conduzido por três maestros: o Regente Titular da OSUFPB Jovem, Geraldo Rocha Júnior, e os Regentes Convidados Rogério Borges e Edílson Bonner Marinho. Este último apresentará a Sinfonia nº 1 de Beethoven coordenada pela Profa. Luceni Caetano. A apresentação terá à frente seis solistas da OSUFPB Jovem: Robson Gomes tocará o Concerto para Trompa em Ré Maior (K. 412) de Mozart, enquanto Beatriz Drummond (voz), Junielson Nascimento (corne inglês), Leo Medina (violoncelo elétrico), Mayra Montenegro (voz) e Tom Drummond (voz e violão) interpretarão músicas dos Beatles, especialmente arranjadas para a Orquestra pelo Maestro Rogério Borges.

18


Concerto da OSUFPB Percussão nesta sextafeira Data: 11/10/2013 - 20h Release: A Orquestra Sinfônica da UFPB retoma seus concertos com a apresentação da OSUFPB Percussão, nesta sexta-feira, 11 de outubro de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, com entrada franqueada ao público em geral. O concerto terá como convidado especial o percussionista Joaquim Abreu, um dos maiores de sua categoria em atuação no Brasil atualmente. Além deste, contará com outros convidados, como o trompetista Ayrton Benck e o naipe de trombones da OSUFPB, liderado por Sandoval Moreno. Tendo como base o Grupo de Percussão da UFPB, sob a coordenação do Prof. Francisco Xavier e Dennis Bulhões, a OSUFPB Percussão apresentará um repertório variado e inédito na Paraíba, centrado em músicas de compositores brasileiros vivos, a exemplo de Mário Ficarelli, Luis Carlos Csekö, Fernando Iazzeta, Paulo C. Chagas, Eli-Eri Moura e Marcílio Onofre, além do compositor norte-americano John Cage. Este será o décimo sétimo concerto da temporada 2013 da Orquestra Sinfônica da UFPB e seus diversos segmentos. Mais outros oito concertos ocorrerão até o final do ano, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa. O evento é uma realização do LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB), coordenado pelo Prof. Heleno Feitosa “Costinha”, em parceria com o Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB. O percussionista Joaquim Abreu iniciou seus estudos musicais em São Paulo: percussão com Cláudio Stephan e Jonh Boudler, harmonia e contraponto com Michel Phillippot e Phillippe Manoury, e teoria musical com Osvaldo Colarusso.

19


A Orquestra de Cordas da UFPB apresenta “Do Barroco ao Século XX” Data: 18/10/2013 - 20h Release: “Do Barroco ao Século XXI” – este é o programa do concerto da Orquestra de Cordas da UFPB (OSUFPB Cordas), que será realizado nesta sexta-feira, 18 de outubro de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa (no Campus Universitário), com entrada franqueada ao público em geral, sob a regência do Maestro Marcos Arakaki. Décimo oitavo concerto da temporada 2013 da OSUFPB, o evento contará com a participação de três solistas. Os violinistas Vinícius Amaral e Renata Simões farão os solos do Concerto Grosso op. 3 n. 8 de Antonio Vivaldi, e a pianista paranaense Bibiana Bragagnolo tocará o “Concerto para Piano em Fá menor” de J. S. Bach. Saindo do Barroco e indo para o Período Clássico, o programa incluirá o “Divertimento N. 3 em Fá maior K. 138” de W. A. Mozart, chegando ao Século XX com “Duas Peças para Orquestra de Cordas” do compositor norte-americano Aaron Copland, e no Século XXI com a peça “Cinco Miniaturas Brasileiras” do paulista Edmundo VillaniCôrtes, completando uma apresentação bastante diversificada. Coordenada pela Profa. Luceni Caetano, a Orquestra Sinfônica da UFPB e seus diversos segmentos ainda farão mais outros sete concertos até o final do ano, completando um total de 25 apresentações, sempre às sextas- feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa. OS SOLISTAS Mestre em Música pela UFRJ, o violinista Vinícius Amaral foi spalla da Orquestra Sinfônica Nacional/UFF, integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (RJ).

20


Orquestra Sinfônica da UFPB faz Concerto com Compositores da Paraíba Data: 2013/10/25 - 20h Release: Sob a regência de seu Regente Titular, o Maestro Marcos Arakaki, a Orquestra Sinfônica da UFPB (em sua versão completa) realizará concerto comemorativo dos 10 anos do Laboratório de Composição Musical da UFPB (COMPOMUS), nesta sexta-feira, 25 de outubro de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, com entrada franqueada ao público em geral. O concerto terá como solista o pianista e compositor Marcílio Onofre, e apresentará obras dos seguintes compositores atuantes na Paraíba: Arimateia de Melo, Didier Guigue, Herlon Rocha, J. Orlando Alves, Marcílio Onofre, e Wilson Guerreiro. Este será o décimo nono concerto da OSUFPB neste ano, num total de 25 apresentações. Inaugurado em 2003, o COMPOMUS foi criado visando implementar oficialmente a área de composição na UFPB, e representou o lastro para a posterior criação da Graduação, Mestrado e, agora, Doutorado em Composição. Ele reune compositores (profissionais, de dentro e fora da academia, estudantes, professores, pesquisadores) para desenvolver, individual ou coletivamente, projetos experimentais no campo da composição, pesquisas referentes à compreensão, à documentação e à divulgação da música paraibana e brasileira, atividades pedagógicas por meio de cursos, workshops, palestras ou masterclassses, e eventos ou festivais destinados a promover a música de concerto. Coordenada pela Profa. Luceni Caetano, a Orquestra Sinfônica da UFPB e seus diversos segmentos ainda farão mais outros seis concertos até o final do ano, sempre às sextas- feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa.

21


A Orquestra Sinfônica da UFPB apresenta a Versão POP coordenada pela professora Luceni Caetano Data: 2013/11/08 - 20h Release: Orquestra Sinfônica da UFPB volta a se apresentar nesta sexta-feira, 8 de novembro de 2013, às 20:00 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (Campus Universitário), com entrada franqueada ao público em geral, interpretando músicas de Tom Drummond, Haley Kallenberg, Tom K, Dennis Bulhões, Moacir Santos, Thais Gadelha, dentre outros. Mais informações pelo telefone (83) 3216-7143. A OSUFPB Pop é constituída pelo naipe de cordas da Orquestra Sinfônica e por alguns dos expoentes da música popular instrumental de nossa região, como Helinho Medeiros (Acordeom), Costinha (Saxofone), Xisto Medeiros (Baixo Elétrico), Dennis Bulhões (Percussão), Gledson Meira (Bateria) e Junior Andrade (Piano). O concerto ainda contará com vários solistas convidados: Tom Drummond (Voz e violão), Haley Kallenberg (Voz e piano), Romário Soares (Acordeom), Ana Catarina Leão (Voz), Thallyana Barbosa (Flauta) e Fábio Ribeiro (Violão). Coordenada pela Profa. Luceni Caetano, a Orquestra Sinfônica da UFPB e seus diversos segmentos ainda farão mais outros cinco concertos até o final do ano. Os solistas destaques do concerto são a pianista e cantora norte-americana Haley Kallenberg e o cantor e violonista Tom Drummond.

22


A Orquestra de Cordas da UFPB faz Concerto Data: 2013/11/15– 20h Release: A Orquestra de Cordas da UFPB (OSUFPB Cordas) realiza um “Concerto de Feriado” nesta sexta-feira, 15 de novembro de 2013, às 20:00 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (Campus Universitário), com entrada franqueada ao público em geral, interpretando obras de Cláudio Santoro, Arcangelo Corelli, W. A. Mozart e Edward Elgar, com solos de Rodrigo Eloy e Renata Simões, nos Violinos, com participação especial de Daniel Seixas, no Cravo. Mais informações pelo telefone (83) 3216-7143. O concerto está inserido na programação do “I Encontro Paraibano de Economia Criativa, Cultura e Turismo”, promovido pelo CCTAUFPB, que ocorre neste final de semana em João Pessoa. O maestro Eli-Eri Moura, vice-diretor do CCTA, declara que “a Orquestra Sinfônica da UFPB tem realizado uma programação arrojada e extensa, visando chegar a 25 concertos na temporada deste ano, apresentando nos mesmos músicas inéditas na Paraíba, música brasileira - com especial destaque aos compositores paraibanos repertórios de músicas populares, composições contemporâneas, além do repertório tradicional, visando cumprir seu papel de orquestra universitária”. Com relação ao local das apresentações, Eli-Eri Moura acrescenta que “a Sala de Concertos Radegundis Feitosa já se firmou, neste seu primeiro ano de atividades, como um dos principais redutos da atividade musical em João Pessoa, abrigando, além dos concertos da OSUFPB, inúmeros recitais e apresentações dos grupos, professores e alunos da Universidade, além de convidados nacionais e internacionais”. Coordenada pela Profa. Luceni Caetano, a OSUFPB e seus diversos segmentos ainda farão mais quatro concertos até o final do ano, completando um total de 25 apresentações.

23


Na Orquestra Sinfônica Jovem daUFPB apresenta Canações da Broadway Data: 22/11/2013 - 20h Release: Cancões dos famosos musicais da Broadway, a exemplo de “West Side Story” e “The Phantom of the Opera”, fazem o programa da Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB nesta sextafeira, 22 de novembro de 2013, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, com entrada franqueada ao público. Vários solistas estarão à frente da OSUFPB Jovem, sob a regência dos meastros Geraldo Rocha Junior e Rogério Borges, dentre eles: os cantores Maria Juliana Linhares, Cristiane Alves, Lemuel Guerra, Kleiton D’Araújo e Paulo Brasil. O repertório incluirá também a famosa “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin, que terá Marcílio Onofre no solo de piano. Sob a coordenação da Profa. Luceni Caetano, a OSUFPB faz nesta sexta-feira seu vigésimo segundo concerto na temporada de 2013. SOLISTA MARCÍLIO ONOFRE Marcílio Onofre é compositor, pianista e pesquisador. É Bacharel em Piano pela UFPB e Mestre em Composição pela mesma instituição, sob a orientação do compositor Eli-Eri Moura. Sua produção musical inclui obras solo, música de câmara, orquestral e também música para teatro. Suas obras tem sido apresentadas em diversos festivais como, por exemplo, XVI e XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro), Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso, Cortona Sessions for New Music (Itália), Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (Brasil), e Académie Internationale de Musique et de Danse du Domaine Forget (Canadá).

24


Orquestra de Cordas da UFPB faz Concerto de Encerramento de Festival Nacional de Compositores Data: 29/11/2013 - 20h Release: A Orquestra de Cordas da UFPB volta a se apresentar nesta sexta-feira, dia 29 de novembro de 2013, às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (no Campus Universitário), fazendo o vigésimo terceiro concerto da temporada 2013 da OSUFPB – a Orquestra Sinfônica da UFPB. Este será o concerto de encerramento do XI Encontro Nacional de Compositores Universitários – ENCUN, que está sendo sediado este ano em João Pessoa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA, na UFPB. O concerto apresentará obras de compositores contemporâneos de várias regiões do Brasil, dentre eles, sob a regência de Eli-Eri Moura, Samuel Cavalcanti e Marcílio Onofre., e será franqueado ao público em geral. As peças a serem apresentadas compreendem formações que vão do quarteto à orquestra de cordas, passando por quintetos e sextetos. Coordenada pela Profa. Luceni Caetano, a Orquestra Sinfônica da UFPB e seus diversos segmentos ainda farão mais dois concertos até o final do ano, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa, completando 25 apresentações no total.

25


Concerto da Orquestra Sinfônica da UFPB apresenta Saxofonista Premiado Data: 2013/12/06 Release: Tendo como solista o músico Dílson Florêncio, um dos maiores saxofonistas brasileiros da atualidade, a Orquestra Sinfônica da UFPB realiza seu vigésimo quarto concerto da temporada 2013 nesta sextafeira, 6 de dezembro, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa (no Campus Universitário), com entrada franqueada ao público em geral. Neste concerto, a OSUFPB apresenta-se em sua versão completa, a Sinfônica, sob a regência de seu Maestro Titular, o paulistano Marcos Arakaki. O programa inclui peças de Mozart, Dvorak e Larsson. Como resultado de um trabalho inédito, os cinco movimentos da Serenata para cordas op. 22 de Antonin Dvorak serão regidos pelos alunos do novo Curso de Extensão em Regência do Departamento de Música (CCTA-UFPB), ministrado pelo Maestro Arakaki. Os alunos- regentes são Arimatéia Veríssimo, Marcílio Onofre, Edilson Bonner, Glauco Fernandes e José Wilker. Na seqüência do programa, sob a regência do Maestro Arakaki, Dílson Florêncio fará o solo do Concerto para Saxofone composto pelo sueco LarsErik Larsson (1908-1986), um dos mais difíceis já escritos para esse instrumento. Fechando o repertório, a OSUFPB e Marcos Arakaki interpretarão a Sinfonia N. 33 k. 319 de Wolfgang Amadeus Mozart.

26


Orquestra de Cordas da UFPB e Convidados fazem Concerto de Natal Data: 13/12/2013 - 20h Release: O Concerto de Natal da UFPB será realizado nesta sextafeira, 13 de dezembro de 2013, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, com a Orquestra de Cordas da UFPB e convidados, sob a regência do Maestro Carlos Anísio, e aberto ao público em geral. Entre os grupos convidados estão o tradicional Coro de Câmara Villa-Lobos, dirigido por Carlos Anísio, e a Banda Sinfônica José Siqueira, coordenada pelo Prof. Sandoval Moreno. O programa começará com a OSUFPB Cordas apresentando as “Quatro Estações” de Antonio Vivaldi, na íntegra, tendo como solistas os violinistas Marcelo Vasconcelos, Rodrigo Eloy, Vinícius Amaral e Juliana Couto. Em seguida, será interpretada a “Christmas Cantata (Sinfonia Sacra)”, de Daniel Pinkham, para Coro e Duplo Coral de Metais, com a participação do Coro Villa- Lobos e da Banda Sinfônica José Siqueira, além da soprano Fátima França, como solista. O programa será encerrado com uma composição do próprio Maestro Carlos Anísio, “Cânticos da Natividade - sobre temas do Natal Nordestino”, para solista, coro e orquestra. Nessa peça, além da OSUFPB Cordas, do Coro Villa-Lobos e da solista Fátima França, vários músicos convidados estarão no palco, entre professores e alunos do Departamento de Música da UFPB. Essa será a vigésima quinta apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB e seus segmentos na temporada de 2013, sob a coordenação da Profa. Luceni Caetano. O evento é uma realização do LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB), coordenado pelo Prof. Heleno Feitosa “Costinha”, em parceria com o Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB. CORO VILLA-LOBOS vem se consolidando ao longo dos seus quinze anos de existência como um dos mais versáteis grupos corais do Nordeste. Tem sido convidado para participar de importantes

27


eventos no País, como o “XI Encontro de Corais de Anápolis/GO” e o “I Encontro Latino Americano de Educação Musical” (Salvador/ BA). Em 1996 e 1997, o grupo realizou duas temporadas do espetáculo “Todas as Ondas do Rádio”, sendo convidado para abrir a “Mostra de Música do III Festival Nacional de Arte (FENART)”. Em 1997, participou do “II Festival Nacional de Música de CâmaraParaíba” e também da montagem da ópera La Traviatta de G. Verdi, juntamente com a Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste, sob a regência de Aylton Escobar, com récitas em Recife, Natal e João Pessoa. No ano de 2000, o Coro Villa-Lobos lançou o CD duplo “Cancioneiro de Ipuarana”, gravação integral da obra coral de D. Adriano Hipólito (1918 - 1996). “Todas as Ondas do Rádio” transformou-se em CD (CPC-UMES/São Paulo), cujo lançamento ocorreu em dezembro de 2000, abrindo as comemorações dos 45 anos da UFPB. Participou da gravação dos CDs “Cantata pra Alagamar” (J. A. Kaplan e W. J. Sollha), “Poetas Sem Conserto” e da “Antologia Musical Viva Pedro Santos!”, além do “IV Festival Virtuosi” (Recife), do “Concerto para Cidade” (2002/04/05/08), “Concerto de Natal” (2002/03/04/05/06/07/08) e do “Concerto de Trevas” (2006), esses últimos juntamente com a Orquestra de Câmera da Cidade de João Pessoa. Em 2005, participou das récitas de estréia do “Oratório de Semana Santa Via-Sacra”, de Ilza Nogueira e W. J. Solha. Em 2006, cantou no “Cordel da Paixão de Deus”, com música de Eli-Eri Moura, e em 2007 participou do espetáculo “Jesus, Uma Paixão”, com música de Carlos Anísio. Em 2011, realizou concertos do “Requiem” de W. A. Mozart, no “III Festival Virtuosi de Gravatá/PE”, com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Rafael Garcia, e em João Pessoa, com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a regência de Carlos Anísio. O MAESTRO: C arlos Anísio graduou-se em Música pela UFPB em 1983. Em 1997, obteve o título de Mestre em Regência Orquestral pela UFBA, sob a orientação do Dr. Erick Vasconcelos. Desde 1996, atua à frente do Coro de Câmara Villa-Lobos, grupo com o qual gravou 4 CDs. Docente do Departamento de Música da

28


UFPB desde 1991, ocupou os cargos de Chefe do DeMús, por três mandatos, e de Coordenador de Extensão Cultural da PRAC, de 2009 a 2012. Exerce intensa atividade como compositor, arranjador, diretor e produtor musical em projetos fonográficos, de audiovisual e de artes cênicas. Em 2011 assumiu a direção artística da Orquestra de Câmera da Cidade de João Pessoa.

29



OSUFPB Ebook