RIS 3 Algarve - Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente

Page 134

Dimensões de Política Pública da ENEI Política de Política Internac. de em ID e contexto Inovação

Política de I&D

Energias Renováveis

Fomento da I&D+I associada aos recursos locais com potencial na área das energias alternativas (Ex: sol, mar, biomassa...), quer na perspetiva do desenvolvimento tecnológico associado à cadeia da produção energética (incluindo as fases pré comerciais de teste/demonstração), quer na perspetiva da racionalização dos consumos/eficiência energética, suportada noutras tecnologias. A dinâmica existente no sul de Portugal e de Espanha, na área do solar, conjugada com a exposição solar destas regiões e com a evolução da política energética na Europa, podem beneficiar esta aposta. O desenvolvimento de I&D+I nesta área, particularmente na compo nente da eficiência energética, pode ter plicação generalizada a todos os setores, mas tem nos grandes consumidores (empreendimentos turísticos, grandes serviços públicos e iluminação pública) um grande potencial de crescimento.

4

4

5

4

4

4

3

TIC e Indústrias Culturais e Criativas

Fomento da articulação das "TIC e Atividades Criativas" com outras áreas da economia e do conhecimento, no sentido de promover o desenvolvimento de ambas, estimulando o aparecimento de I&D+I em novas áreas com elevado potencial e interesse para os outros setores. Desenvolvimento de ferramentas de suporte à gestão /operação, que permitam otimizar processos, racionalizar custos/consumos, aceder a outros mercados, facilitar nos processos de internacionalização ou de gestão da I&D, etc. Esta é uma área transversal com potencial de aplicação a qualquer atividade e atualmente impacto significativo em áreas como o Turismo, no setor primário ou a área da saúde e bem-estar. As atividades criativas abrangem um largo espetro, que vai desde a mais comum criação artística até à arquitetura / design de embar cações turísticas, nos produtos à base de cortiça ou à criatividade na área das TIC / WEB, etc.

5

5

5

5

5

4

4

Promover a investigação e inovação associada aos recursos naturais com potencial de aproveitamento na cadeia de valor do agroalimentar/agroindustrial / biotecnologia verde e da floresta, beneficiando das mais-valias naturais/ambientais presentes no território. Fomento dos processos produtivos de algumas espécies (Ex: citrinos, pequenos frutos vermelhos, legumes e ervas aromáticas, espécies endógenas associadas ao "pomar tradicional de sequeiro", sobreiro e outras espécies florestais, etc.), promovendo o aumento da capacidade competitiva à escala global e a maximização do valor acrescentado na região. Reforço da cadeia de valor de transformação dos produtos do mar e aumento da integração dos produtos do mar nos consumos intermédios do setor turístico.

4

5

5

5

5

4

4

Dinamizar uma gestão mais adequada dos recursos associados ao mar, na perspetiva do acréscimo de valor, da monitorização e gestão dos recursos e do seu aproveitamento económico e social. O aproveitamento económico da fileira do mar, deverá abranger um largo espetro de atividades e recursos que vão desde o aproveitamento para atividades mais diversificadas relacionadas com as atividades lúdicas / turismo / lazer ou competição (regatas), até ao aproveitamento mais intensivo do potencial para fins alimentares (Ex: pesca, aquacultura, sal, algas e outras culturas marinhas, etc.), passando pelos recursos energéticos offshore na área das energias ou dos minerais, pelos transportes marítimos e logística associada, ou ainda pelas atividades de construção e reparação naval.

5

5

5

5

5

5

5

Domínios RIS 3 Algarve

Agroalimentar, Agro-Transformação, Floresta e Biotecnologia Verde

Mar, Pescas e Aquicultura

128

Política de Política Política Empreend. de de I&D+I de inovação Inovação

Política de RH


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.