Instalações do Matadouro de Aves da Perugel

Page 54

5.3.

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA

5.3.1.

Introdução e Metodologia

A área em análise encontra-se representada pelas folhas 30-C (Torres Vedras) e 30-D (Alenquer), da Carta Geológica de Portugal, à escala 1: 50 000, editada pelos Serviços Geológicos de Portugal. A caracterização geológica baseou-se na análise das referidas cartas geológicas publicadas e das respetivas Notícias Explicativas.

5.3.2.

Geologia

Enquadramento Regional A zona em estudo localiza-se, do ponto de vista morfo-estrutural, na Orla Mesocenozóica Ocidental (OMO), com a unidade tectono-estratigráfica a apresentar a mesma designação (Figura 5.6). A geologia desta unidade tectono-estratigráfica será caracterizada com base em Almeida et al. (2000). As formações que constituem a OMO depositaram-se numa bacia sedimentar com forma alongada e com orientação NNE-SSW. Os sedimentos, de espessura variável, assentam sobre um soco prémesozóico, apresentando na parte axial desta estrutura, cerca de 5 km de espessura. A bacia sedimentar é individualizada: a E pelo Maciço Hespérico através de contacto pela falha Porto-CoimbraTomar; a S pelo ramo desta mesma fratura, com direção NNE, que se estende até ao canhão de Setúbal; a W por um horst hercínico, atualmente materializado pelo arquipélago das Berlengas. Os materiais que preenchem a bacia são oriundos do Maciço Hespérico, a leste, mas também de uma antiga área continental, a oeste, representada atualmente apenas pelas pequenas ilhas das Berlengas e Farilhões. Uma grande parte destes sedimentos foi depositada em condições litorais e, por isso, registaram as sucessivas oscilações do nível do mar e as diversas deformações tectónicas das áreas continentais. Assim se explicariam as repetidas alternâncias de sedimentação grosseira e fina e as variações laterais de fáceis e espessura. De uma maneira geral, pode dizer-se que as rochas detríticas mais ou menos grosseiras predominam na base do Mesozóico, no Cretácico e no Cenozoico. As argilas e margas, com intercalações gresosas, são frequentes no Jurássico Superior. Os calcários mais espessos pertencem ao Jurássico médio e constituem a ossatura de alguns dos principais relevos desta zona do país, como é o exemplo do Maciço Calcário Estremenho.

Ampliação das Instalações do Matadouro de Aves da Perugel – Sociedade Comercial de Carnes, S.A................................ 39 Estudo de Impacte Ambiental. Volume 1 – Relatório Técnico


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.