Issuu on Google+

informação técnico-comercial

chatron aposta na iluminação solar natural e lança “modelos plasma” de tubos solares Departamento de Inovação e Desenvolvimento da Chatron

1. As aplicações tradicionais em novas construções ou remodelações Continuam em bom ritmo as aplicações de Tubos Solares Chatron em remodelações ou novas construções tradicionais. Com um conjunto completo de acessórios adequados e com um manual prático ilustrado, qualquer técnico de construção civil poderá instalar os kits de iluminação solar Chatron sem dificuldade.

Estes sistemas tradicionais poderão incluir acessórios para iluminação nocturna através de kit de lâmpadas ECO, bastando solicitar aquando da compra este mesmo acessório. Com modelos Standard disponíveis nos diâmetros de 250 mm até 1.000 mm, a gama doméstica normalmente engloba os diâmetros 250, 300 e 500 mm. Os diâmetros 600, 800 e 1.000 são mais usados em aplicações industriais e de grandes superfícies comerciais.

Figura 3 Aplicação em Unidade Industrial existente.

Figura 1 Possibilidades de aplicação em casa.

\

Figura 2 Aplicação em remodelação de casa tradicional.

90

renováveismagazine

Tabela 1 Características técnicas do tubo solar Chatron Standard.


informação técnico-comercial

2. Tubo Solar Roof Window Trata-se de uma nova versão do tubo solar. No fundo a única diferença relativamente ao tubo solar standard é a cúpula e o seu sistema de encaixe e aplicação na cobertura ou nas paredes laterais. Para aplicações na cobertura trata-se de uma estética diferente a fazer lembrar as tradicionais janelas de sótão. Para aplicação nas paredes laterais possui uma vantagem comparativa (quando comparada com a cúpula tradicional) já que pode ser aplicada tal e qual uma janela se tratasse, embutida na parede e sem necessidade de ter qualquer elemento ou volume exterior a esta.

comutação para a rede eléctrica quando as baterias estão descarregadas, e também para o abrir e fechar do registo de fecho do tubo solar (caso este acessório exista na instalação). No fundo é um mini-sistema de domótica aplicado à iluminação e que pode também ser interligado ao sistema central de domótica (caso exista). As lâmpadas podem ser manuseadas manualmente por interruptor de impulso, sendo que no seguimento do programa estas são por exemplo desligadas caso haja luz natural suficiente, evitando que as lâmpadas estejam ligadas desnecessariamente descarregando as baterias.

4. Tubo Solar Híbrido Será a versão standard do tubo solar associada com um kit fotovoltaico e com um kit de lâmpadas ECO de baixo consumo que permitirá a iluminação nos períodos nocturnos ou diurnos com luz natural reduzida. Esta é uma solução muito compacta, sem necessidade de instalação eléctrica especial dado que todo o kit já vai montado e pronto a funcionar.

Figura 4 Aplicação Tubo Solar Roof Windows em indústria.

3. Tubo Solar Roof Window Híbrido É uma versão Roof window associada com um kit fotovoltaico e com um kit de lâmpadas ECO de baixo consumo que permitirá a iluminação nos períodos nocturnos ou diurnos com luz natural reduzida. Esta é uma solução muito compacta, sem necessidade de instalação eléctrica especial dado que todo o kit já vai montado e pronto a funcionar. Para além do painel fotovoltaico, regulador de carga e bateria, o kit apresenta no seu interior uma placa electrónica com microprocessador desenvolvida pela Chatron e que irá ler, quantificar e processar a quantidade de luz que chega em cada instante à cúpula, dando ordens diversas quer para a carga/descarga da bateria quer para a

Figura 6 Aplicação Tubo Solar Híbrido.

Para além do painel fotovoltaico, regulador de carga e bateria, o kit apresenta no seu interior uma placa electrónica com microprocessador desenvolvida pela Chatron e que irá ler, quantificar e processar a quantidade de luz que chega em cada instante à cúpula, dando ordens diversas quer para a carga/descarga da bateria quer para a comutação para a rede eléctrica quando as baterias estão descarregadas, permitindo também o abrir e fechar do registo de fecho do tubo solar (caso este acessório exista na instalação). No fundo trata-se de um mini-sistema de domótica aplicado à iluminação e que pode também ser interligado ao sistema central de domótica (caso exista). As lâmpadas podem ser manuseadas manualmente por interruptor de impulso, sendo que no seguimento do programa estas são por exemplo desligadas caso haja luz natural suficiente, evitando que as lâmpadas estejam ligadas desnecessariamente descarregando as baterias.

Figura 5 Aplicação Tubo Solar - Roof Window Híbrido.

Chatron - Climatização e Energia Tel.: +351 256 472 888 · Fax: +351 256 425 794 comercial@chatron.pt · www.chatron.pt

renováveismagazine

91


Chatron aposta na Iluminação solar natural