Page 1


Relatório de Gestão 2016 | 2017 Diretório Nacional SP

2016 | 2017 SP

RJ

TCBC Augusto Cesar Baptista de Mesquita

TCBC Elias Jirjoss Ilias 2º Vice-Presidente Nacional

PE

Vice-Presidente do Núcleo Central

ES

TCBC Jorge Pinho Filho Vice-Presidente do Setor III

RJ

TCBC Isaac Walker de Abreu Vice-Presidente do Setor IV

2º Secretário

1º Secretário

RJ

RJ

TCBC Guilherme Pinto Bravo Neto Diretor de Publicações

TCBC Luiz Gustavo de Oliveira e Silva

2º Vice-Presidente do Núcleo Central

TCBC Marcus Vinicius Dantas de C. Martins Diretor de Biblioteca e Museu

ECBC Savino Gasparini

Presidente Nacional

1º Vice-Presidente Nacional

CE

TCBC Adriana Gonçalves Daumas P. Guimarães Vice-Presidente do Setor I

RS

TCBC Leonardo Emílio da Silva Vice-Presidente do Setor V

MG

TCBC Rafael Rodriguez Ferreira

TCBC Paulo Roberto Corsi

AM

GO

RJ

TCBC José Júlio do Rego Monteiro Filho

2

RJ

RJ

3º Secretário

RJ

ECBC Júlio Cesar Beitler

Diretor de Patrimônio e Sede

Vice-Presidente do Setor II

RJ

TCBC Elizabeth Gomes dos Santos

TCBC Carlos Otávio Corso Vice-Presidente do Setor VI

RJ

TCBC Eduardo Nacur Silva

TCBC Florentino de Araújo Cardoso Filho

Secretário-Geral

RJ

TCBC Pedro Eder Portari Filho Tesoureiro-Geral

PR

TCBC Luiz Carlos Von Bahten Diretor de Defesa Profissional

TCBC Helio Machado Vieira Jr. Tesoureiro-Adjunto

CE

TCBC Heladio Feitosa de Castro Filho

Presidente do Exercicio Anterior


Editorial

Diretoria

“INOVAÇÃO”:

Missão cumprida Com muita honra, durante dois anos, estive à frente de um competente grupo autodenominado “Inovação”. Baseados na criatividade, assumimos o CBC com o compromisso de modernizar processos, criar novos produtos, obter um significativo crescimento, quebrar paradigmas e, principalmente, suprir necessidades dos cirurgiões brasileiros. Deixo o comando do CBC satisfeito com os resultados obtidos, sabendo que, fora das universidades, esse é o cargo mais importante de um cirurgião brasileiro. Tive o privilégio de ter ao lado colegas brilhantes que tornaram minha missão mais fácil e muito agradável. A vida tem muitas maneiras de nos fazer lembrar dos acontecimentos vividos. A passagem do tempo reescreve cada linha, mas tenho certeza que trabalhei bastante, com dedicação e comprometimento. Não apenas fui Presidente, mas presidi o CBC. Dei o melhor de mim e tudo, literalmente tudo, valeu a pena. Um oportuno balanço da gestão é mais do que uma habitual praxe, é uma obrigação do Diretório que se encerra. Na esfera administrativa promovemos uma reestruturação organizacional, nomeamos uma nova superintendente. Modificamos o horário de funcionamento, o Colégio que sempre começou a trabalhar as 13:30h, agora tem o expediente das 9 às 18h. Conseguimos desfazer um aviltante contrato e reassumimos o gerenciamento do centro de convenções. Realizamos diversas modificações no Estatuto e Regimento que agora permitem que tenhamos Membros no exterior e que o Membro possa acionar a Comissão de Ética instalando sindicância. As Diretorias de Regionais e os Diretores de Sessões

Especializadas agora são indicados pelos Capítulos. Reduzimos o Diretório Nacional, modificamos a sistemática de repasse de verbas para os Capítulos com privilegiando os mais ativos, não limitamos o número de Congressos Setoriais a apenas três, possibilitamos que a posse de Membros AcCBC, AsCBC e ACBC sejam opcionais e que a submissão de propostas para Membros seja eletrônica. Criamos novas Comissões Especiais Permanentes cujas funções foram estabelecidas. A cidade sede do Congresso Brasileiro de Cirurgia não será pré-estabelecida. O desempenho do CBC agora é acompanhado através de parâmetros objetivos por um programa de gestão que avalia a evolução institucional e informa quais áreas estão deficientes. A maior mudança foi passar a enxergar e tratar o CBC como uma empresa, que necessitava de profundas mudanças devido a parâmetros negativos.

A maior mudança foi passar a enxergar e tratar o CBC como uma empresa, que necessitava de profundas mudanças

Sempre trabalhamos em conjunto com AMB e CFM. Nesse último ano, filiamos o CBC a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, nos aproximamos do American College e reatamos relações com a Federação Latinoamericana de Cirurgia (a FELAC). O Congresso Latinoamericano de 2021 será em conjunto com o Congresso Brasileiro de Cirurgia, quando assumirá um Presidente brasileiro e os Membros do CBC agora automaticamente pertencem à FELAC, cujos certificados estão disponíveis na área restrita. A aprovação na Comissão Nacional dos três anos para a Residência Médica de Cirurgia Geral foi um dos maiores avanços conquistados pelo CBC. Uma melhor formação do Cirurgião Geral, a valorização da especialidade e do Título de Especialista serão os futuros frutos. Tão importante quanto os objetivos atingidos, foram os caminhos que nos levaram a eles percorridos sempre com grande sintonia entre todos os Diretores. Reforço aqui meus constantes compromissos pessoais de honrar e preservar as metas desta instituição, disposto e sempre pronto a colaborar com o fortalecimento da nossa especialidade e para o engrandecimento desta magna casa dos cirurgiões brasileiros. TCBC Paulo Roberto Corsi – presidente do CBC gestão 2016/2017

3


Relatório de Gestão 2016 | 2017

Planejamento estratégico

Uma visão inovadora de futuro para o CBC

Escolhido pelo TCBC Paulo Roberto Corsi como instrumento de administração do CBC desde o início da sua gestão, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta de grande alcance, que permitiu profundas mudanças no processo de gestão e na cultura institucional da maior associação cirúrgica da América Latina, como lembra o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CBC, Átila Velho. O projeto singular na história do CBC começou em março de 2016, após a homologação rápida e consensual do Diretório Nacional. No mês seguinte, acontecia a primeira reunião da Comissão de Planejamento Estratégico, composta por mais de 50 membros e funcionários. Esse intenso trabalho coletivo resultou na criação conjunta da filosofia institucional: Visão, Missão, Valores e Princípios.

4

Na fase seguinte o grupo respondeu a uma série de pesquisas para refletir sobre o ambiente externo e interno do CBC e determinar os pontos fracos e fortes. Foram detalhados cerca de 100 pontos que deram origem depois aos 7 objetivos estratégicos trabalhados pelos grupos dos planos de ação. Nessa fase, o trabalho foi coordenado pelo consultor Jerônimo Lima, de Porto Alegre. A partir de janeiro de 2017 foi constituído um Comitê Executivo que se reuniu mensalmente para analisar e implementar as indicações dos planos de ação. Em 2018, o projeto entra em uma nova fase de implementação de ações e acompanhamento de resultados. “O maior patrimônio gerado pelo processo e, ao mesmo tempo, o maior desafio, é a manutenção e aprimoramento do status adquirido e a formação de lideranças, não só comprometidas, mas capacitadas para gestão e com foco no CBC”, considera o TCBC Átila Velho.


Visão 2021

Missão

Consolidar a liderança e representatividade na qualificação e defesa do exercício profissional do cirurgião brasileiro e tornar-se referência científica na América Latina.

Congregar e representar os cirurgiões brasileiros no âmbito científico e profissional, promovendo a excelência na educação e na prática médica, em benefício do paciente.

Valores

Princípios

ÉTICA

Cumprimos nossas responsabilidades com transparência, assegurando a credibilidade da Instituição.

CONHECIMENTO

Desenvolvemos e disseminamos conhecimento para qualificação profissional e fomento à pesquisa.

REPRESENTATIVIDADE

Atuamos nacionalmente na defesa do exercício profissional do cirurgião, valorizando os associados.

EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS

Atendemos os associados com presteza e qualidade.

HUMANISMO

Agimos com responsabilidade social valorizando nossos colaboradores.

PIONEIRISMO

Somos uma Instituição com raízes na tradição e no desenvolvimento da cirurgia brasileira.

Objetivos Estratégicos • Fomentar relacionamento interinstitucional • Fomentar educação médica e pesquisa científica • Garantir autossustentabilidade financeira • Captar e fidelizar membros • Melhorar sistema de gestão e fortalecer os Capítulos • Melhorar comunicação interna e externa • Qualificar e reter talentos da equipe operacional e qualificar diretoria

5


Relatório de Gestão 2016 | 2017

Reestruturação organizacional A implementação do Planejamento Estratégico possibilitou uma série de medidas para a modernização do CBC

Mudanças estruturais • Contratação de uma Superintendente Administrativa. • Mudança no horário de expediente, que passou para o expediente comercial: 9h às 18h. • Implantação de softwares de gestão e de contabilidade. • Emissão de Certificado dos Membros com data de validade e sem a Seção Especializada. • Implementação da primeira eleição eletrônica da história do CBC para renovação do Diretório Nacional e Diretoria dos Capítulos. • Criação da Secretaria de Educação.

6


Gestão das anuidades do CBC: • Possibilidade do pagamento da anuidade através de cartão de crédito. • Nos últimos dois anos o Diretório Nacional optou em manter o mesmo valor das anuidades, não concedendo aumentos. • A Tesouraria Geral enfrentou a elevada taxa de inadimplência com inúmeras formas de negociação e, com esses procedimentos, resgatou quase mil membros. Por outro lado, foram eliminados mais de mil contumazes devedores.

Centro de Convenções do CBC A partir do mês de dezembro de 2017 o Colégio Brasileiro de Cirurgiões reassumiu o gerenciamento do Centro de Convenções, um dos mais tradicionais da Zona Sul do Rio de Janeiro, e terminou com um contrato que não trazia benefícios para o CBC.

As metas do Diretório 2016/2017 anunciadas no discurso de posse “Essa diretoria estará dedicada ao fortalecimento dos capítulos estaduais, através do apoio direto e a criação de um programa nacional de aperfeiçoamento do cirurgião. Será necessário expandir a utilização da Internet e das redes sociais para divulgação do conhecimento qualificado. Fontes confiáveis continuam sendo um fato limitante da atualização pela Internet, que acumula conceitos inadequados. Essas ferramentas, associadas a aplicativos específicos deverão apresentar um crescimento explosivo nos próximos anos. O CBC também ampliará o seu papel na representação dos seus integrantes em parceria com a AMB e Conselho Federal de Medicina. A internacionalização do CBC, a integração com outras sociedades de especialidade e o exercício da responsabilidade social serão aprimorados. Essa entidade tem trabalhado em prol dos médicos e da medicina em todas as esferas possíveis. A instituição tem um histórico em defesa da saúde dos brasileiros sempre voltada para a adoção de políticas dignas e éticas”. TCBC Paulo Roberto Corsi – janeiro 2016.

Sala de Reuniões CBC / Atheneu A parceria com uma das principais editoras de livros científicos do país foi estendida para o apoio na reforma, ampliação e modernização da sala de reuniões, batizada com o nome da empresa.

7


Relatório de Gestão 2016 | 2017

CBC: a casa do cirurgião brasileiro Durante a gestão 2016/2017 o CBC desenvolveu uma série de medidas para fortalecer os capítulos em todo o país, ampliou o concurso para Título de Especialista em Cirurgia Geral, concursos nas áreas de atuação, novos serviços para os membros, intensificou o relacionamento com outras sociedades médicas, além de uma forte atuação política em defesa do cirurgião brasileiro e também ações mais dinâmicas de comunicação, como a intensa presença nas mídias sociais e a reformulação da marca.

Fortalecimentos dos Capítulos

• Em 2016, o Diretório Nacional compareceu a todas as posses das diretorias e de novos membros realizadas pelos Capítulos em todo o país, além da realização dos congressos setoriais. • Foram constituídas 21 Diretorias de Capítulos e mais 3 Diretorias de Capítulos em formação. • Em 2017 o CBC disponibilizou uma secretária exclusiva para atender aos Capítulos. Lotada na sede, dedica-se aos Mestres e suas diretorias. • Em 2017 o Diretório Nacional realizou o Concurso para Título de Especialista em Cirurgia Geral em quase todos os Capítulos. • A Secretaria Geral do CBC elaborou um Manual de Boas Práticas com uma série de informações sobre organização capitular, organização de eventos e cerimônias de posse de novos membros.

Capítulo do Amazonas.

Capítulo de Rondônia.

Promoção de eventos • Cursos presenciais têm sido realizados pelo Diretório em diversos Estados. • Em 2017 aconteceu o XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia, na cidade de São Paulo, no período de 28 de abril, no Sheraton WCT. Uma das novidades foi a mudança do período, que geralmente era realizado entre julho e agosto. • O Diretório elaborou todo o planejamento para o XXXIII Congresso de Cirurgia, que acontecerá de 1º a 4 de maio de 2019, em Brasília. • No segundo semestre de 2017 foi elaborado o Calendário para os congressos setoriais de 2018 do CBC que acontecerão em diversas capitais do país. • CBC Essencial: cursos presenciais organizados pelo Diretório em diversos Estados. O objetivo é fornecer informação rápida baseada em evidências atualizadas sobre diversas especialidades cirúrgicas, no período de 4 a 6 horas de duração.

8

Título de Especialista em Cirurgia Geral - 2017.


Novos benefícios para os membros • Membros do CBC também podem emitir o certificado como membros da Federação Latino Americana de Cirurgia (FELAC): estão disponíveis na área restrita do site do CBC. • Manutenção das chaves de acesso ao Campus RIMA: proporciona aos membros a pesquisa em mais de duas mil revistas científi cas do mundo inteiro. • Parcerias com diversas instituições: para oferecimentos de eventos e cursos com desconto para os membros do CBC, como é o caso do Instituto Lubeck e o Ircad. • Parceria CBC/Surgbook: o portal de vídeos cirúrgicos Surgbook possui uma área restrita exclusiva do CBC para a exibição de aulas de seus membros. • Portal de Treinamento: o portal oferece conteúdo atualizado aos serviços credenciados. Os Treinandos poderão através de um login e senha acessar e assistir aulas, baixar artigos científicos e documentos para a sua atualização constante. • Boutique CBC: a novidade foi lançada em abril de 2017 através de um stand no Congresso Brasileiro de Cirurgia, em São Paulo, com produtos personalizados com a marca do CBC. Em seguida, foram disponibilizados em um portal da empresa credenciada. • Selo do Especialista: identifica os membros Eméritos, Titulares, Adjuntos. O objetivo é dará maior visibilidade ao cirurgião perante seus pacientes e empresas compradoras de serviços médico. • Assessoria Jurídica: o CBC celebrou convênio com o escritório A. Couto & Souza Advogados para oferecer consultoria jurídica nas áreas de Responsabilidade Civil e Criminal, além do Direito Civil e Empresarial. • Página pessoal dos Membros: a novidade, implantada em 2016, permite que todos os membros construam gratuitamente uma página personalizada no site da entidade para divulgação do perfil profissional. • Infográficos de orientação aos pacientes cirúrgicos: o CBC criou um conteúdo ilustrado na configuração de infográfico para o cirurgião entregar ao paciente antes de cada cirurgia. • Revisão do Estatuto e do Regimento Interno: em 2017, o Conselho Superior do CBC aprovou a modernização dos dois documentos, que não eram atualizados desde 2011 e introduziram diversos ajustes na organização da entidade. • Concursos nas três áreas de Atuação da Cirurgia Geral: Cirurgia do Trauma, Videocirurgia e Cirurgia Bariátrica. • Declaração de habilitação em Cirurgia Oncológica: os Membros que possuem Título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC podem pedir na Secretaria uma declaração de que estão aptos a operar doentes com câncer,dentro da especialidade.

9


Relatório de Gestão 2016 | 2017

Responsabilidade Social Em 2017 o CBC convidou uma representante da ONG internacional Médicos sem Fronteiras para apresentar palestra no Congresso Brasileiro de Cirurgia, em São Paulo, sobre a sua atuação no mundo. Em julho, durante a cerimônia de aniversário do CBC, no Rio de Janeiro, foi anunciado o apoio à ONG através da divulgação nos meios de comunicação da entidade.

Relacionamento com outras sociedades médicas • Ações de relacionamento interinstitucional com a Associação Médica Brasileira (AMB); Conselho Federal de Medicina (CFM); American College of Surgeons (ACS) e Federação Latino Americana de Cirurgia (FELAC). • A revista do CBC tornou-se órgão oficial da Sociedade Brasileira de Hérnia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. • O CBC foi uma das sociedades médicas fundadoras do Instituto Brasil de Medicina, que dá suporte à Frente Parlamentar da Saúde no Congresso Nacional.

Atuação Política • Mutirões de cirurgia: o CBC atuou junto ao Ministério da Saúde para apoio ao Mutirão de Hérnias realizado em 2016, em diversos hospitais públicos do Paraná, por membros da entidade. • Membro honorário Nacional: o médico ortopedista e senador Ronaldo Caiado, de Goiás, recebeu a honraria em julho de 2016, na cerimônia de aniversário do CBC, no Rio de Janeiro.

Residência em cirurgia geral • Residência Médica em Cirurgia Geral em três anos: através de inúmeras ações na área de defesa profissional junto à Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, o CBC conseguiu aumentar a Residência Médica em Cirurgia Geral para três anos. Essa mudança melhorará a formação do Cirurgião Geral e valorizará o nosso Título de Especialista.

10


Comunicação e Marketing O Plano de Ação apresentado no Planejamento Estratégico do Colégio Brasileiro de Cirurgiões estabeleceu uma série de ações para ampliar a comunicação do CBC. • Pesquisa de opinião: utilizando a metodologia internacional Net Promoter Score – NPS, o CBC ouviu a opinião dos membros sobre os serviços que a entidade oferece e forneceu subsídios para o planejamento estratégico. • Revista do CBC: a tradicional publicação científica foi disponibilizada exclusivamente na versão digital através de seu site. Além disso, os artigos publicados passaram a ser cobrados e com valores diferenciados para os membros do CBC. • Revista Relato de Casos: o projeto, que começou na gestão anterior, obteve o registo do ISSN e os artigos passaram a ter o DOI e pode ser citada na Plataforma Lattes. • Boletim CBC: houve aumento do número de páginas do Boletim do CBC e envio do Boletim do Capítulo de São Paulo a todos os membros através da versão em PDF.

Mídias Digitais Dinamização da presença do CBC na comunicação digital com um melhor gerenciamento de conteúdo no site e também nas mídias sociais, seguindo as boas práticas internacionais.

11


Relatório de Gestão 2016 | 2017

Comunicação e Marketing Novo Logo Durante o ano de 2017 o CBC contratou um escritório de design especializado em gestão de marca para desenvolver um projeto de um novo logotipo e também nova identidade visual e cromática para todas as mídias e materiais de divulgação da entidade. A estratégia, coordenada pelo assessor de comunicação, foi de manter a ligação com o símbolo anterior e dar uma ideia de integração e modernidade.

12

CBC - Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Relatório de gestão  

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões publica relatório das ações desenvolvidas na gestão de 2016/2017.

CBC - Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Relatório de gestão  

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões publica relatório das ações desenvolvidas na gestão de 2016/2017.