Page 1

Programa: #vidasaud谩vel Epis贸dio 1: Corra pra longe do fast-food! Roteirista: Cazzo Fontoura


Cena 01 - OFF APRESENTADOR Acordar cedo, enfrentar engarrafamento, executar as atividades do trabalho... falando assim parece pouco, mas quando a gente menos espera o dia já acabou. Mais que isso: no meio de toda essa correria, você já parou pra pensar como anda a sua alimentação? Cena 02 - Estúdio APRESENTADOR Em geral, pra que dê tempo de fazer tudo que deve ser feito num dia, nos alimentamos com a mesma rapidez com que nos movimentamos. E é justamente por essa falta de tempo que as pessoas procuram cada vez mais os serviços de fast-food. Cena 03 - OFF APRESENTADOR Fast-food: termo derivado do inglês, que significa “Comida rápida”. É o nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Cena 04 – Inserção de vídeos Imagens de pessoas comendo fast-food. (tempo: 20s) Cena 05 - Estúdio APRESENTADOR É, como vocês viram, muitas vezes é uma tentação aquele sanduíche encorpado, acompanhado de batatas fritas e um copão de refrigerante ou então uma pizza bem recheada, sem falar nas sobremesas, né? Casquinha, milk-shake... Cena 06 - Estúdio APRESENTADOR Mas é importante que a gente conheça as propriedades nutricionais destes alimentos, se realmente eles são compostos de nutrientes saudáveis e necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, temos aqui a nutricionista [NOME] que vai tirar algumas dúvidas pra gente. Pergunta 1: “Quais são as propriedades nutricionais do fast-food?” Pergunta 2: “Por que é que esse tipo de comida nos atrai tanto?”


Cena 07 - Estúdio APRESENTADOR Será que vale a pena abrir mão de um prato com arroz, feijão, verduras e carne por esta tentação ao paladar? Vamos conhecer então alguns motivos pra gente pensar duas vezes e correr pra longe, bem longe do fast-food! Cena 08 - OFF APRESENTADOR Geralmente os ingredientes e acompanhamentos dos lanches deste tipo de alimentação são muito calóricos, ricos em gorduras, que se consumidos em excesso podem elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Dessa forma, fica fácil ter doenças do coração, por exemplo. Além disso, há grande quantidade de sódio nesses alimentos. O excesso de sódio não é nada saudável, pois eleva a pressão arterial e sobrecarrega os rins. Cena 09 - Estúdio Apresentador entrevista nutricionista. Pergunta: “A gente sabe que alimentos fast-food possuem pouca fibra e proteína. Quais os efeitos da ausência desses nutrientes no corpo humano?” (tempo: 1 min) Cena 10 - Estúdio APRESENTADOR Ah, não podemos esquecer que muitas vezes comemos estes lanches trabalhando, dirigindo. E por causa de toda essa pressa, acabamos engolindo a comida, ou seja, a mastigação fica prejudicada. E não tenha dúvida: isso influencia diretamente na digestão. Cena 11 - Estúdio Médico explica prejuízos causados pela má-digestão. (tempo: 30s) Cena 12 - OFF APRESENTADOR Há também outro dado alarmante: o excesso de calorias dos alimentos de fast-food contribui para a obesidade. Cena 13 - Estúdio Nutricionista avalia a quantidade de calorias numa refeição fast-food. (tempo: 1 min)


Cena 14 - Estúdio Apresentador está sentado numa cadeira, há uma mesa à sua frente. APRESENTADOR Agora vamos para o que parece, mas não é! Apresentador pega debaixo da mesa um saco plástico pequeno com um pó dentro e uma tigela plástica com água dentro. APRESENTADOR Sabe o que é isso aqui? (mostrando o saco plástico com o pó dentro) É aquela mistura pronta pra fazer sopa, que vende em mercado. (abre o saco e despeja o pó na tigela) Parece saudável, né? (pausa) Mas não é! Apesar da praticidade, as misturas de sopa têm gorduras e conservantes de sobra. E sódio. Muito sódio! Em alguns casos, uma única porção pode ultrapassar a quantidade diária recomendada. A longo prazo, esse produtos podem causar problemas do coração, hipertensão e diversos tipos de câncer. Cena 15 - Estúdio Apresentador está com um copo de vidro com suco de laranja (suco de caixa). Pergunta para a nutricionista: “E então, doutora, esse suco aqui é daqueles que vêm na caixa. É saudável ou só parece saudável?” (tempo: 1 min) Cena 16 - Estúdio APRESENTADOR O pontapé inicial pra uma alimentação saudável passa por uma reeducação alimentar. Já vimos que, do ponto de vista nutricional, é indiscutível a importância de uma alimentação adequada em qualquer idade para assegurar o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, a manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo. Então, anote essas dicas: Cena 17 - OFF APRESENTADOR Evite a ingestão de líquidos durante as refeições. Esse hábito atrapalha o processo digestivo, podendo causar gases e constipação. Além disso, dificulta a perda de peso. Cena 18 - OFF APRESENTADOR


Evite o consumo exagerado de açúcar. Use adoçantes naturais como o extrato de agave, que possui baixo índice glicêmico, ou seja, é absorvido lentamente pelo organismo, além de conter minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio. Cena 19 - Estúdio Professor de educação física praticar exercícios físicos.

explica

a

importância

de

(tempo: 30s) Cena 20 - OFF APRESENTADOR Por último, beba água. Muita água! São necessários cerca de oito a 10 copos de água todos os dias para garantir a hidratação adequada, melhorar o funcionamento do intestino, facilitar a filtração do sangue e desintoxicar o organismo. Cena 21 - Estúdio Nutricionista relaciona cardápio para uma refeição adequada no dia-a-dia. (tempo: 1 min) Cena 22 - Estúdio APRESENTADOR É isso, pessoal! Anota essa dica: comer não deve ser sinônimo de encher a barriga, mas, sim, de alimentar o corpo! Até a próxima!

Roteiro corra pra longe do fast food definitivo  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you