Issuu on Google+

@ www.igrejasantaluzia.com.br

o

ce

Ano 6 / Nº 63 • Abril 2014

le

Di

Santa Luzia

vil

Informativo da Paróquia

pascom@igrejasantaluzia.com.br

s e d e Joi n

Porque Ele vive eu posso crer no amanhã RESSUSCITAMOS COM O RESSUSCITADO

“Deus ressuscitou esse Jesus, e disto nós todos somos testemunhas” (At 2, 32)

Páscoa é o dia mais importante para todos os cristaos, pois Jesus venceu a morte. É a vitória da vida sobre a morte. Como não se alegrar pela vitória d’Aquele que foi injustamente flagelado, esbofeteado, cuspido e condenado a paixão e a morte de cruz? Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno do ressuscitado se associam todos os sofrimentos humanos, desilusões, humilhações, cruzes, a violaçâo da dignidade e da vida humana. Ao ressuscitar Jesus Cristo dos mortos, Deus nos faz lembrar de sua absoluta soberania sobre a morte e vida. A Ressurreição nos revela a nossa vocação cristã, a esperança na vitória do bem sobre o mal. Creio na Ressurreição?

A Semana Santa precede a Páscoa, é o auge do tempo Pascal. Neste tempo a Igreja faz as celebrações solenes como Missa dos Santos óleos, ou do Crisma, Missa do lava pés ou Instituiçao da Eucaristia, Missa do sábado Santo e celebração da paixao do Senhor na sexta feirta santa, culminado com o domingo da Ressurreiçao do Senhor. A Semana Santa está entre as celebrações mais importantes para os católicos que, após o sofrimento e a morte, comemoram a ressurreição e a vitória de Jesus sobre a morte. Durante a Semana Santa, a Igreja celebra o mistério da salvação, realizado por Jesus Cristo. O Domingo de Ramos e da Paixao do Senhor a Igreja abre solenemente a Semana Santa, com a procissao das palmas e refletindo sobre a entrada triunfal de Jesus em em Jerusalém. A liturgia da Quinta-feira Santa convida a se aprofundar concretamente no mistério da Paixão de Cristo, já que quem deseja seguí-lo deve fazer aquilo que ele fez: lavar os pés dos irmaos, em outras palavras colocar-se a serviço. A Sexta-feira Santa apresenta o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo continua sendo sinal de salvação e de esperança. Com o evangelista João contemplamos o mistério do Crucificado. Sua mãe e o discipulo amado sao testemuham o soldado traspassar o coração de Jesus. O Sábado Santo. Neste dia a Igreja permanece em vigília junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua gloriosa ressurreição. É dia de silêncio: a comunidade cristã vela junto ao sepulcro. Calam os sinos e os instrumentos. Nas Igrejas o altar está despojado e os sacrários abertos e vazios. O Domingo de Páscoa, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. A dor se transforma em alegria: pois aconteceu a redenção e libertação da humanidade por Jesus Cristo, Filho de Deus.

PÁSCOA… É ser capaz de mudar, É partilhar a vida e a esperança, É lutar para vencer toda sorte de sofrimento. É ajudar mais gente a ser gente, É viver em constante libertação, É crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, É investir na fraternidade, É lutar por um mundo melhor, É vivenciar a solidariedade. É renascimento, é recomeço, É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós e vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem.

Uma feliz e abençoada Páscoa a você e seus familiares.

Confira a programação completa da Semana Santa página 3

CRONOGRAMA PAROQUIAL • ABRIL 2014 Data Evento

Local

Horário

Data Evento

Local

05

Missa das crianças

Santa Luzia

09h

19

Sábado de Aleluia

Todas as comunidades 19h30

06

Encontro Jovens Rejaaf

Santa Luzia

15h

20

Carreata da ressurreição

Saída Com. S. Bom Jesus 8h

08

Missa Grupos Bíblicos Reflexão

São Domingos

19h30

22

Missa Grupos Bíblicos Reflexão

N. S. Aparecida

19h30

08

Missa Grupos Bíblicos Reflexão

São Miguel

19h30

22

Missa Grupos Bíblicos Reflexão

N. S. Bom Parto

19h30

12

Noite do cachorro quente

São José

19h

26

Curso de pais e padrinhos

Santa Luzia

13h30

16

Missa dos Santos Óleos

Paroquia N.S.de Fátima 19h30

26

Formação de catequistas

N. Sra. Aparecida

14h30

17

Missa de lava-pés

Todas as comunidades 19h30

27

Crisma (Sta Luzia e S. Domingos)

Santa Luzia

08h

18

Sexta- feira Santa

Todas as comunidades 15h

29

Formação dos animadores GBR

Santa Luzia

19h30

18

Procissão / Via Sacra

Início N. Sra Aparecida 18h30

30

Formação Comarcal de Catequese

Mitra

19h30

Ouça a rádio Continental 93,3 FM Programa Ave Maria

Segunda a Sábado das 18 às 19 horas

Terço da Misericórdia

Segunda à Sábado às 7 da manhã

Grupo de Oração Resgate

Horário

Atendimento do Padre Sexta-feira das 20 às 22 horas

Terças e Sextas das 8 às 12 e das 14 às 18 horas


2

Editorial

Informativo da Paróquia Santa Luzia •Abril 2014

Padre Inácio - Pároco

Queridos paroquianos, abril é um mês muito especial, quando vivenciaremos intensamente o sacrifício de Jesus Cristo para redenção da humanidade. Depois de morrer na Cruz, seu corpo foi colocado no sepulcro permanecendo por três dias, até sua Ressurreição. Páscoa é o dia mais importante do cristianismo. “Para o cristão, é a passagem da vida de egoísmo, de pecado e de escravidão para a liberdade em Jesus Cristo, ou seja, possibilidade de ser redimido.” Representa, portanto, um momento de reflexão sobre a vida e a morte, a culpa e o perdão, a solidariedade e a liberdade. 2 Timóteo 2:11-12 afirma: “Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos.” Isso dá esperança aos cristãos na época da Páscoa e durante todo o ano. Páscoa é Renascer, é Vida Nova! É Passagem. Que esta ressurreição aconteça em cada paroquiano, para que juntos possamos nos unir pelas famílias do nosso bairro e de nossas comunidades. Neste ano da comunidade precisamos fortalecer o laço da solidariedade do estar junto, do se comprometer. Os jovens irão receber o sacramento do crisma, vamos acolhe-los, apoiá-los e convidá-los para estarem nos movimentos da igreja. Somente com união e respeito seremos de fato uma comunidade cristã acolhedora. Que Santa Luzia abra nossos olhos e nossos corações aos que tanto precisam de nós.

Páscoa Passagem A Liturgia é a celebração do Mistério Pascal de Cristo. É em volta desse núcleo fundamental de nossa fé que toda a Igreja celebra no chamado ano litúrgico a memória do Cristo Ressuscitado na vida de cada um de nós e de nossas comunidades. Celebramos o Mistério do amor de Deus, que nos amou e nos ama até as últimas consequências. Durante o ano litúrgico a liturgia revela a todos nós o mistério de Jesus Cristo. Desde sua encarnação, nascimento, morte, ressurreição e ascensão, a vinda de Pentecostes na expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor (SC 102). Assim a liturgia propõe uma caminhada espiritual para que sejamos configurados a imagem do Cristo sacerdote profeta e rei. Por isso nesse tempo Quaresmal a Igreja chama atenção de seus filhos convocando-os a reverem suas condutas, reconhecendo suas faltas e confessando seus pecados. Como o povo hebreu que celebrava sua saída do Egito, também o cristão precisa fazer sua passagem (Páscoa), do pecado para a graça, das trevas para a luz. Em outras palavras somos chamados a sair do pecado e nos colocarmos sob a graça de Deus que nos conduzirá até a pátria celeste. Hoje mais do que nunca a Igreja chama a todos os seus filhos a derrubar as estruturas que não ajudam a evangelizar e construir estruturas mais leves, dinâmicas, atraentes e eficazes. É preciso conversão das estruturas, por trás de cada estruturas existe alguém que deve converter-se. Paróquia como rede de comunidades, eis o desafio. Uma rede tem fios entrelaçados, interligados se romper fica um espaço em aberto, ou seja a rede está com “falhas”. A ausência do cristão na Igreja deixa um espaço vazio, é como se o fio tivesse rompido. Rede “furada” deixa o peixe escapar, não serve, portanto para pescar. Primeiro é preciso consertar, ou seja, de converter-se. Não dá para ser cristão só de final de semana, disse o papa Francisco. É pouco uma hora de oração por semana. Acolhamos o convite do papa: todo cristão deve ser um missionário. Nossa Igreja deve ser alegre, contagiante, Samaritana, de braços abertos estendidos. Deve ter um coração Misericordioso acolhendo a todos e indo na direção dos afastados. Nesta Páscoa deixemos nos transfigurar por Jesus Cristo. A Campanha da fraternidade nos chama atenção: “é para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)”. E o lema Fraternidade e tráfico humano, uma chaga para uma sociedade que se diz moderna conforme falou o papa Francisco. Comecemos por nós convertendo-nos e nos coloquemos a favor da vida. Amemos nossa Igreja, amemos nossos filhos, ficando próximo deles. Feliz e abençoada Páscoa a todos.

Abraços Fraternos, Pastoral da Comunicação

Espaço dos

Jovens

COLUNA DO DÍZIMO

Ser dizimista é entender o sentido de ser comunidade

Jovens participam de acampamento “A noite faltou energia elétrica só no local. O inimigo sabendo que ia acontecer ali um momento decisivo na vida de muitos jovens tentou destruir o retiro. Mas havia a luz das velas, só daquelas velas e o som de um violão abençoado que fazia música para os corações. E estavam ali os jovens sedentos pelo Senhor. E Ele chegou com a sua presença toda poderosa, silenciosa e amorosa, libertou e venceu”. A frase do padre Carlos Afonso Gonçalves de Souza dá uma ideia da grandiosidade do 1º Acampamento dos Jovens Amigos no Amor Fraterno (Acampaaf) onde Jesus compareceu e fez maravilhas com os participantes. A atividade aconteceu na paróquia Nossa Senhora das Graças, em São João do Itaperiú, nos dias 15 e 16 de março. Além das barracas, os quase 40 jovens que estiveram lá levaram na bagagem muitos desejos e sonhos e voltaram carregados das bênçãos. O retiro foi intercalado por pregações, música do Ministério de Música “Marcas da Promessa” e provas reflexivas.

Os jovens passaram pela lama, água e por provas vendados. Todos estes desafios ajudaram em muito o sucesso do evento. Desde o ano passado o Retiro dos Jovens Amigos no Amor Fraterno (Rejaaf) conta com a presença dos “Tios” do Rejaaf, grupo formado por pais dos jovens que colaboram na coordenação do movimento. O Acampaaf nasceu de uma proposta dos coordenadores e rapidamente foi colocada em prática. O sucesso foi visível no rosto dos jovens adentrando a Paróquia Santa Luzia, na missa de encerramento do Retiro. O próximo desafio do Rejaaf é o Repaaf (Retiro dos Pais dos Jovens Amigos do Amor Fraterno). Quem não participou do Acampaaf perdeu e quem foi ganhou uma linda história para por muito tempo. Em Julho mais uma edição do Rejaaf que os “tios” já vêm trabalhando com carinho para transformar em mais um grande evento. Reginaldo Jorge Dos Santos

Com o dizimo você ajuda a transformar a Igreja, para que ela seja cada vez mais unida e fraterna, a fim de que possa cumprir a sua missão evangelizadora como Jesus a quer. Ser dizimista é ser evangelizador. Onde devo devolver o dizimo? O dizimo pertence a Deus, e se pertence a Deus eu devo levá-lo à Igreja onde participo, onde eu celebro a minha fé com os irmãos da comunidade. Como esta escrito: “Então, ao lugar que o Senhor, vosso Deus, escolheu para estabelecer nele o seu nome, ali levarei todas as coisas que vos ordeno: vossos holocaustos, vossos sacrifícios e vossos dízimos, vossas primícias e todas as ofertas escolhidas que tiverdes prometido por voto ao Senhor” (Dt 12,11). Quanto devo devolver de dizimo? Você deve devolver de dizimo aquilo que o seu coração manda. Um coração agradecido saberá discernir entre 1 e 10% sobre tudo aquilo que ganhar. São Paulo escreve: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza, nem constrangimento. Deus ama quem dá com alegria” (II Cor 9,7). Como Deus é bom! Ele lhe dá tudo. Tudo que você tem bem de Deus e a Ele pertence.

Anuncie no jornal da Paróquia Santa Luzia

De segunda a sábado dás 7 às 17 hs.

Lavação de carros e motos Av. Kurt Meinert, 417 (esq. com a rua Espigão) Bairro: Paranaguamirim - Fone: 3429-7735

Reserve já o seu espaço.

Supermercado Ronchi Rua: Espigão, 644 Fone: 3463-6784 / 3463-8626

Rua: Maria Marques Leandro, 826 Jardim Edilene – Paranaguamirim

Ligue: 3463-5647


Informativo da Paróquia Santa Luzia • Abril 2014

3

Escola da família, novos tempos Solicitada pela Paróquia Senhor Bom Jesus do Aventureiro em paralelo com a Paróquia Santa Luzia e Nossa Senhora Medianeira do Vila Nova, totalizou 537 inscritos na Escola da Familia, sendo 290 da nossa Paróquia. Aqui estamos três grandes paróquias solidárias, triangulando a cidade de Joinvile, inaugurando neste ano de 2014 a Escola da Família, quando o mundo está refletindo os graves problemas familiares em preparação para o Sínodo dos Bispos com o Papa Francisco em outubro próximo. São temas fundamentais para uma convivência fraterna nas famílias, palco de grandes preocupações mundiais. Cada tema será ministrado durante um mês, uma aula semanal de duas horas. Agradecemos a todos os profissionais que não mediram esforços e nem se curvaram às férias para pesquisar o material em tempo hábil. Alguns deles, impossibilitados de lecionar devido a compromissos já

Participantes da Escola da Família na Comunidade São Miguel

assumidos, não se furtaram em colaborar e gratuitamente nos concedem o direito de uso da apostila. As três salas de aula da nossa Paróquia (Matriz com 150 alunos, Nossa Senhora Aparecida 79 e São Miguel com 61) estão maravilhados com a qualidade da aula e preparo dos professores. Cada mês muda os professores e o tema. Parabenizamos aos que se inscreveram e desejamos perseverança até o final. As inscrições já estão encerradas, os professores contratados, as apostilas de 150 páginas serão entregues de imediato. O Espírito Santo que nos conduziu até aqui, continue a iluminar seus caminhos nas grandes descobertas das aulas, despertando também o desejo de vivenciar a experiência moderna do Encontro Matrimonial dia 31 de maio próximo. Pe. Nivaldo Oliveira Souza

PROGRAMAÇÃO DA QUARESMA E SEMANA SANTA 05/04

12/04

Caminhada Penitencial às 6 horas

Confissões:

Semana Santa

14/04 • SEGUNDA-FEIRA Com. Bom Jesus Com. São José 15/04 • TERÇA-FEIRA Matriz Santa Luzia Com São Miguel 16/04 • QUARTA-FEIRA Com. Nsª Srª Aparecida Com. São Pedro 17/04 • QUINTA-FEIRA Com. São Domingos Com. Bom Parto 18/04 • SEXTA-FEIRA Matriz Santa Luzia Matriz Santa Luzia Comunidade São Miguel Arcanjo Comunidade Nossa Senhora Aparecida Comunidade São Domingos de Gusmão Comunidade São José Comunidade São Pedro Comunidade Nsª Senhora do Bom Parto Comunidade Senhor Bom Jesus

• Procissão da Sexta-feira Santa

A procissão inicia às18h30 na comunidade Nossa Senhora Aparecida, segue para a comunidade São Miguel Arcanjo e termina na paróquia Santa Luzia com a encenação da crucificação e morte de Jesus.

17/04 (quinta 19h30) Pe. Inácio Diácono Anderlei Jair Ivo e Sem. Anderson Sem. Armando Luizinho e Emerson Seminarista Diego Pe. Nivaldo

Pauli

Joinville / SC Paranaguamirim

Pe. Inácio Pe. Nivaldo Pe. Inácio (somente à tarde) Pe. Nivaldo (somente à tarde) Pe. Inácio Pe. Nivaldo Pe. Inácio Pe. Nivaldo Pe. Inácio/Pe. Nivaldo (somente até o meio dia) 18/04 (sexta 15h00) Pe. Inácio Jair Diácono Anderlei Ivo e Sem. Anderson Pe. Nivaldo Luizinho e Emerson Seminarista Diego Sem. Armando

16hrs às 20hs 16hrs às 20hs 14hrs às 20hs 14hrs às 20hs 08hrs às 12hs 08hrs às 11hs 14hrs às 18hs 10hrs às 11h30 08hrs às 12hs

19/04 (sábado 19h30) Pe. Inácio Diácono Anderlei Jair Ivo e Sem. Anderson Sem. Armando Luizinho e Emerson Seminarista Diego Pe. Nivaldo

• Domingo da Ressurreição (20/4)

Carreata da ressurreição com saída ás 8 horas da comunidade Senhor BomJesus, passando pelas comunidades São José, Nossa Senhora Aparecida, São Pedro, São Miguel, Bom Parto, São Domingos e termina na matriz Santa Luzia com a Santa Missa de Páscoa às 9h30. Obs: no dia 20/04 não haverá missas nas comunidades

Este jornal tem o apoio da

Família

Caminhada Penitencial às 6 horas

GIRO MOTO Novo endereço: Rua Monsenhor Gercino, 6819

Oficina Mecânica e Venda de Peças para Motos

Matriz: Rua João Luiz de Miranda Coutinho, 772 “Sempre JUNTO com você” 47 3463.5293 Estevão de Mattos - Fone

Av. Kurt Meinert, 89 – Sala 02 Paranaguamirim - Fone: (47) 3429-6367

Rua: Rech,5691 304 Filial:Elizabete Rua Minas Gerais, 47 3436.7323 Anita Garibaldi - Fone Paranaguamirim - Fone: 3463-6326

Supermercado Santoville


4

Informativo da Paróquia Santa Luzia • Abril 2014

Crisma, reforço da graça batismal A Confirmação ou Crisma é o sacramento que completa a iniciaçao cristã. Através deste Sacramento recebemos o dom do Espírito Santo através da imposiçao das mãos do bispo e da unção com o óleo do Crisma. O Crismado recebe a força para testemunhar o amor de Deus , tornando-se membro legítimo e responsável da Igreja. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. O óleo

representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15). O YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica, afirma que: ser confirmado, crismado, significa fazer um acordo com Deus. O confirmado diz: sim, eu creio em Ti meu Deus, dá-me o Teu Espírito para que eu te pertença totalmente, nunca me separe de Ti e testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias! E Deus diz: sim, Eu também creio em ti,

Galeria de Fotos

Nova linha telefônica

Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras, mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias. Portanto, este belíssimo sacramento da Confirmação completa o Batismo. O fiel faz um acordo com Deus, e assim, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor e se preciso for, dar a vida.

A secretaria da paroquia Santa Luzia conta com duas novas linhas telefonicas: 3426-4478 e 3438-3417. A linha 3463-5647 foi cancelada

Missa do Idoso

A Pastoral da pessoa idosa está convidando para a missa dos idosos que serárealizada no dia 25 de abril às 15h na igreja Matriz Santa Luzia. Venha participar e traga o seu idoso, una-se a nós me juntos louvemos o Senhor, participe. Coordenação paroquial

da Paróquia Santa Luzia e Comunidades

Visite a galeria de fotos em nosso site: www.igrejasantaluzia.com.br

Formação sobre o Ano da Comunidade

Abertura da Escola Paroquial da Familia: Matriz Santa Luzia...

... Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Grupo que participou da abertura da Campanhada da Fraternidade

Imposição das Cinzas

2014 Ano da Comunidade

Paróquia como rede de comunidades Você já está participando? Seja você também um missionário. Participe deste projeto de evangelização.

Cerco Jericó na Comunidade São Miguel

Informativo da Paróquia Santa Luzia • Publicação da Paróquia Santa Luzia. Rua Monsenhor Gercino, 6767 - Paranaguamirim - Joinville - Santa Catarina. Conselho Editorial: Padre Inácio Giacomelli e Pastoral da Comunicação. Impressão: Grafinorte Tiragem: 2.000 exemplares. As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores.

Julia

Anuncie no jornal da Presentes Paróquia Santa Luzia

Reserve já o seu espaço.

Rua: General de Divisão Euclides Bueno, 230

Ligue: 3426-4478

Fone: 3463-6162

PERSONAL ESCOLA DE MÚSICA Aulas de Guitarra, Violão e Bateria

DESCONTO DE 20% PARA DIZIMISTAS da IGREJA SANTA LUZIA CONTATO-8479-2536

Email: personalescolademusica.adriano@gmail.com

SupemercadoS Dal Santos Loja 1 – (47) 3463-5202 Rua Átila Urban, 245 - Paranaguamirim Loja 2 – (47) 3028-1658 Rua Rio Velho, 122 - Jarivatuba


Santa luzia abr14