Issuu on Google+

Seminários temáticos – Investigação em Educação ( seminário 3 )

Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar 1 de fevereiro de 2014 Sala EC 105, Católica Porto – campus Foz Obj e t ivo s -C  ontribuir para a caracterização das práticas de ensino dos professores, no sentido de construir uma tipologia de tendências. -A  nalisar estratégias predominantes em situações de ensino em diferentes contextos, procurando a sua fundamentação. -V  iabilizar o uso de instrumentos fiáveis de caracterização de práticas de ensino para finalidades formativas, supervisivas ou outras, no plano do desenvolvimento profissional e organizacional. P ro g rama 9:00 Receção 9:30 Sessão de abertura António Fonseca (Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia – Católica Port0)

Maria do Céu Roldão (Faculdade de Educação e Psicologia – Católica Porto)

9:45 Painel 1: Projeto de investigação Como ensinam os professores? – processo de construção e desenvolvimento de um instrumento caracterizador das práticas pedagógicas Maria do Céu Roldão (Faculdade de Educação e Psicologia – Católica Porto):

Projeto “Como Ensinam os professores?” – génese, instrumentos e desenvolvimento.

Teresa Leite e Alexandra Frias (Escola Superior de Educação de Lisboa): Dados para a construção de um instrumento de caracterização – perspetiva vertical entre ciclos.

Helena Peralta (Instituto de Educação – Universidade de Lisboa): Dados para a construção de um instrumento de caracterização – perspetiva transversal num ano de 3.º ciclo.

10:45 Debate Moderadora: Lília Silva (Escola Secundária de Gondomar) 11:15 Intervalo 11:30 Painel 2: Como ensinam os professores? – relatos de investigação

Ilídia Vieira (Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto): Análise de práticas de ensino de uma amostra de professores do 2.º CEB.

Luísa Ribeiro Trigo e Inês Bessa (Faculdade de Educação e Psicologia – Católica Porto): Práticas de questionamento na sala de aula.

Vivianne Lopes (Faculdade de Educação e Psicologia – Católica Porto): Estratégias de ensino e aprendizagem em ensino da música: perspetivas de diferenciação.

Moderadora: Ana Luísa Melo (Escola Secundária Castêlo da Maia)

12:45 Análise e comentário João Costa (Universidade Nova de Lisboa)

Organizaç ão Maria do Céu Roldão

Conselh o Científ ico Cristina Palmeirão, Ilídia Vieira, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, Joaquim Machado, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão

Contac tos Eventos Católica Porto eventos@porto.ucp.pt, Tel. 226 196 210 Inscrição gratuita, mediante preenchimento de formulário disponível aqui


Cartaz programa investigacao sem3