Page 1

Introdução à estrutura de funcionamento de um sistema informático


Dispositivos de entrada e saída de dados

Definição

 Um dispositivo de entrada pode ser definido como um sistema que permite introduzir dados do exterior num sistema informático.  Um dispositivo de saída pode definir-se como um sistema que permite ao computador disponibilizar informação para o exterior.

2


Dispositivos de entrada e saída de dados  Podemos agrupar estes dispositivos em 3 grandes grupos:  Dispositivos de entrada (input).  Dispositivos de saída (output).  Dispositivos de entrada e saída (input/output).

3


Dispositivos de entrada  Os dispositivos ou periféricos de entrada convertem a informação introduzida pelo utilizador em sequências próprias de bits, capazes de serem interpretados pelo Definição

processador. Teclado Rato Scanner Leitor de código de barras Joystick Câmara digital

4


Dispositivos de entrada – Secções de um teclado  4 Secções:  1 – Secção de teclas de função.  2 – Secção principal.  3 – Secção de teclas de navegação.  4 – Secção de teclado numérico.

5


Dispositivos de entrada – Teclas com funções especiais  Caps lock – Escreve em maiúsculas, ou em minúsculas.  Shift – Actua em conjunto com outra tecla.  Ctrl – Tem diversas funções quando accionada com outra tecla.  Alt – Utilizada com outras teclas e permite aceder a menus em diversos programas.  Backspace – Para apagar caracteres da direita para a esquerda.  Enter – Confirmar uma instrução ou ordem ou, seleccionar opções de um menu.  Tab – No windows permite a movimentação entre opções de janela. A sua função pode variar conforme o programa.  Esc – Para cancelar um ordem dada.

6


Dispositivos de entrada – Rato

 Botão esquerdo – Clique simples para seleccionar, duplo clique para executar um programa, clicar e arrastar para mover um objecto.  Botão direito – Clique simples para visualizar o menu de atalho ou os comandos mais usuais.

7


Dispositivos de entrada – Scanner  O scanner é um dispositivo que lê a informação contida numa folha de papel e, com a ajuda de software adequado, a converte para formato digital.

8


Dispositivos de entrada – Leitor de códigos de barras  Estes dispositivos tem um funcionamento semelhante ao de um scanner.  Os leitores de códigos de barras podem ter vários formatos variando desde canetas, pistolas e écrans.

9


Dispositivos de entrada – Joystick  O joystick tem um funcionamento semelhando ao de um rato.  Existem vários modelos de incorporados diversos botões.

joysticks

 São geralmente usados em jogos.

10

onde

são


Dispositivos de entrada – Máquina Fotográfica Digital  Este dispositivo permite a captura digital de imagens.  São câmaras que possuem as características de um máquina fotográfica normal mas também incorporam hardware que lhes permite digitalizar as imagens capturadas, armazenando-as em dispositivos amovíveis.

11


Dispositivos de Saída

Definição

 Sistema que permite ao computador disponibilizar informação para o exterior, para que a possamos utilizar.  Exemplos:  Ecrã ou monitor.  Impressoras.  Plotters  Projectores de imagens.

12


Dispositivos de Saída - Monitor  Essencialmente, existem dois tipos de monitores:  Monitores de raios catódicos (CRT) – do mesmo género dos aparelhos de televisão.  Monitores de cristais líquidos (LCD) – são mais caros que os CRT são, contudo, menos cansativos para a vista e ocupam menos espaço.

13


Dispositivos de Saída - Impressoras  A impressora é um dispositivo que permite a saída de informação para suporte físico, normalmente o papel.

14


Dispositivos de Saída - Plotters  Os plotters ou traçadores gráficos são também dispositivos de saída, semelhantes às impressoras mas que se destinam a imprimir desenhos de grandes dimensões.

15


Dispositivos de Saída - Projectores  Estes dispositivos ligam-se directamente ao computador através do mesmo conector a que se liga o monitor, permitindo assim projectar o conteúdo do ecrã para um tela proporcionando uma imagem de grandes dimensões.

16


Dispositivos de entrada e saída

Definição

 Dispositivos que permitem efectuar a entrada como a saída de dados, isto é, dispositivos capazes de canalizar informação do exterior para o interior do computador e vice-versa.  Exemplos:  Drives (CD-R/RW,DVD±R/RW, etc)  Modems.  Monitor tácteis (Touch screen).  Placas de rede.

17


Dispositivos de entrada e saída – Modem  O modem é o dispositivo utilizado quando se pretende ligar um computador a outros através de um meio de comunicação não, por exemplo, a linha telefónica.  Os modems podem ser internos (ou seja, sob a forma de placa a encaixar na motherboard), ou externos.

18


Dispositivos de entrada e saída – Placas de Rede  Estes dispositivos permitem ligar vários computadores em rede.

19


Dispositivos de entrada e saída – Monitores Tácteis  Têm características idênticas aos monitores que normalmente utilizamos, mas permitem também a introdução de dados através de toques na área de ecrã.

20


Dispositivos de entrada

CPU

Dispositivos de saĂ­da

Dispositivos de Armazenamento

21


Software  Software são programas, ou conjunto de instruções, escritos nas mais diversas linguagens de programação, que determinam a actividade e o comportamento de um sistema informático desde os dados a serem processados até ao funcionamento de um periférico.

22


Software  Podemos distinguir dois tipos de software:  Software de sistema - consiste num conjunto de programas fundamentais para o funcionamento do computador. Ms-Dos, Windows 95, Windows 98, Windows ME, Windows Xp, Windows NT, Windows 2000, Unix, Linux.  Software de aplicação – engloba todos os programas de âmbito específico usados pelos utilizadores para a realização de algumas tarefas.

23


Decisões fundamentais na aquisição de material  É importante ter a noção que qualquer um dos componentes de um sistema informático tem influência directa no seu desempenho.  Pergunta a se fazer:  Que objectivo é que o material vai cumprir?

24


Decisões fundamentais na aquisição de material  A compra de um computador envolve uma série de decisões, tais como: função do computador; dinheiro; acessórios .  Aspectos a analisar:  A motherboard.  O processador.  Memória RAM.  Capacidade e velocidade do disco rígido.  Placa gráfica.  Placa de som.

25

Sistema Informático  

Um documento complementar à formação sobre o sistema informático.

Advertisement