Page 1

MUSEU Santo Antônio de Categeró Pertencente à igreja Nossa Senhora da Anunciação da Mãe de Deus Penha - Rio de Janeiro jan 2011


Por que montamos este Tour Virtual? Ao visitarmos a Igreja Nossa Senhora da Anunciação da Mãe de Deus, nos dias 30 de dezembro de 2010 e 02 de janeiro de 2011, no bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro, tivemos a grande surpresa de encontrar um bom acervo sobre Santo Antônio de Categeró e avaliamos que o potencial de informação ali existente é significativo à sociedade como um todo. Na semana seguinte, já em Porto Alegre, de maneira incipiente dispusemos os dados, fazendo uma rápida sistematização e colocando, sobre eles, um mínimo de informação. Nosso objetivo é simples: - Que pessoas possam comparecer e apreciar o material lá existente; - Que algum estudioso de religiosidade ou de arte sacra faça uma avaliação ou inventário, catalogando e registrando dados técnicos que o olho comum não tem capacidade de descobrir; - Que detentores de peças interessantes façam contato e, se não as doarem, forneçam material fotográfico, réplica e as informações para que aqui sejam depositadas; - E principalmente, que possamos ter uma ação ecumênica sobre o resgate de São Antônio de Categeró em sua ação evangelizadora. O Portal


Igreja Nossa Senhora da Anunciação da Mãe de Deus

Se a Igreja estiver fechada, chame no prédio ao lado, de nº 46 e peça para visitar o Museu de Categeró.

Entrando na Igreja será conduzido pelo corredor central até perto do altar. Ali seguirá para a sua direita e encontrará um corredor que o levra para o fundo do templo.


Entrada para o corredor do Museu

Estando em um templo católico, toda a vez que cruzar a frente do altar, faça a reverência cristã. Em se tratando de uma Igreja de fé ortodoxa o regramento, de tais preceitos, sempre será mais rigoroso.


O pequeno corredor que leva ao Museu

São no máximo uns três metros de corredor e sem porta já começa o espaço utilizado para exposiçao do acervo sobre Santo Antônio de Categeró.


O pequeno corredor que leva ao Museu

Chegando ao limiar do espaço onde começa a sala do Museu encontra-se na parede dos fundos a direita e de frente para o corredor esta imagem de aproximadamente 1,3m. Está dentro de uma urna de madeira azul envidraçada. Ele está todo ornamentado com batina em tecido e bordada em dourado e com todos os seus adereços. O fundo da urna é ornado e ele está usando a auréola dourada de Venerável da igreja.


Parando na saída do corredor (2 cenários)

(1ºCenário) - Um esquife envidraçado que recebe a luz, vinda do pátio da igreja, através das cerâmicas vazadas.

(2º Cenário) - A sua esquerda a parede com um crucifixo grande; estampas de santos e a frente deles dois altares com Categerós.


A estampa que virou imagem

Uma estampa de Categeró foi afixada a uma madeira, colada, recortada e ajustada para ficar em pé. É uma imagem clássica que deve ser considerada as em que Categeró empunha e apressenta o Crucifixo. Possui todos os assessórios tradicionais a Categeró, seu destaque fica por conta da estamparia da batina e capa, encontradas em imagem na igreja de Santa Efigênia e Santo Elesbão, no Rio de Janeiro.


Santo Antônios: de Categeró e de Pádua

Duas imagens: uma de Santo Antônio de Categeró e a outra de Santo Antônio de Pádua. Só um perito pode verificar se foram construídas juntas ou se foram estátuas de mercado unidas na mesma base e sob o mesmo anteparo vertical tipo uma breve gruta de pouca concavidade. Os dois santo Antônios têm suas batinas com estaparias douradas.


Pequeno Categeró com capa

Imagem bastante comum de Categeró de 26cm que recebeu uma sobre capa em tecido marron, tipo camursa, toda debruada de amarelo e com 2 pompons de fechamento. Pertence a série que se identifica pela auréola dourada de Venerável da igreja.


Categerós

Imagem com aproximadamente 1,1m de altura, vestida com hábito fransciscano marrom e tendo uma capa de cetim tipo brocado com debrum dourado. Muito bem postos e proporconais estão o cordão branco franscicano, à cintura, o rosário marrom e o crucifixo ourado. O destaque fica por conta da sobre posição das imagens de grandeza tão diversa


Obra de Categeró em entalhe com iluminação

Belo trabalho de entalhe com aproximadamente ums 70 cm com a aplicação em seu contorno de 30 pequenas lâmpadas ornamentais vermelhas.


Estandarte de CategerĂł

Estandarte de tecido com aproximadamente 1,3m de altura por 0,80m de largura, tĂ­pico para uso em procissĂľes. Seu estado demonstra que foi bastante usado.


Baner plastificado tipo Estandarte

Baner plastificado tipo estandarte com aproximadamente 1m de altura por 0,60m de largura, com uso provável em procissões. Esta estampa de Categeró é típica do Brasil.


Esquife de Categeró

Todo em madeira e envidraçado com aplicações em dourado, além de quatro colunas imitando o mármore com acabamentos em dourado.


Dois quadros de Categeró

Estas duas imagens de Santo Antônio de Categeró podem ser consideradas como as de uso mais popular na devoção desse santo no Brasil.


Estandarte por sua inserção na parede

As peças do acervo de Categeró estão compostas com as estampas de santos da Igreja Ortodoxa Grega.


Dom Athanásio, clérigo da paróquia

A oração de Santo Antônio de Categeró, eloquentemente, recitada por Dom Athanásio , ao términos das missas, é um ato de litúrgico , mas também se reveste de uma importtância com a fé dos devotos de Categeró que comparecem na igreja Nossa Senhora da Anunciação da Mãe de Deus.


Como chegar ao museu R. Ipojuca, 54 - Penha Rio de Janeiro - RJ, CEP 21070280, (transversal à Rua Aimoré). Fone: (21) 2573-9126 maps.google.com.br Ônibus: 721, 622, 621 (Penha e Seans Penha) e 679 (Grotão x Meiyer). Este último para na rua Cajá próximo ao número 255.

Prece milagrosa para alcançar uma graça urgente Oh, milagroso santo Antônio de Categeró, Valei-me nesta hora de aflição. Preciso de Vossa ajuda para vencer as lutas do dia a dia e as forças malignas que procuram tirar-me a paz. Libertai-me das doenças e de todas as bactérias infecciosas que querem contaminar o meu corpo colocando-me enfermidades. Oh, santo Antônio de Categeró, Estendei as Vossas mãos agora mesmo sobre mim, livrando-me dos desastres, da inveja e todas as obras malignas. Oh, santo Antônio de Categeró, Iluminai os meus passos, a fim de que, onde quer que eu vá, não encontre empecilhos, e guiado pela Vossa luz me desvie de todas armadilhas preparadas pelos meus adversários. Oh, Santo Antônio de Categeró, Abençoai a minha família, o meu pão e a minha casa, cobrindo-nos com o véu da prosperidade, do amor, da saúde e da felicidade. Para sempre! Para sempre! Que Assim Seja

Créditos das fotos ao portal www.categero.org (liberadas para uso religioso) Todo trabalho desenvolvido pelo Portal.

Museu de Categeró  

Tour Virtual no espaço da igreja NªSª da Anunciação da Mãe de Deus, no bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro, que possui acervo de Sa...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you