Issuu on Google+

PASSATEMPO BÍBLICO

A semente Catedral de Santo Expedito Diocese de Sarandi – PR Rua Fortaleza, 1656 – Jd. Das Torres / (44) 3112-8133 Domingo, 16 de Junho de 2013 – 4° Domingo depois de Pentecostes (verde)

MENSAGEM DOMINICAL

MENSAGEM “Quando colocamos o Amor na primeira linha de nossa história o final é realidade.” (Dom Valdir) SEJA PATROCINADOR DESTE FOLHETO. Informações Dom Valdir

AVISOS Santo Terço toda quarta-feira às 14:00 horas. Catequese para as crianças todo sábado às 14:00 horas. Batizados preparação para Pais e Padrinhos participar da Santa Missa um domingo anterior às 09:00 horas. Curso Bíblico dias 29 e 30 junho. Missa Dizimista dia 23 as 09:00 hs. Consagração das Famílias do Coração de Jesus dia 23 às 09:00 hs. Almoço e Bingo dia 23/06.

É fácil cantar, na hora do louvor, que a vontade de Deus está acima da nossa. Mas é extremamente doloroso fazer a vontade de Deus quando ela se revela diametralmente oposta à nossa. E aí, o que fazer? Eu já vivi situações assim e posso garantir: vale a pena por esse preço. Só que muitas vezes a recompensa vem em longo prazo. Na hora de você encaixotar a sua vontade e fazer a vontade Dele, você tem de engolir as lágrimas e dar um passo de fé. E é um passo bem doloroso, que você jamais dará se não amar muito o Senhor e não tiver certeza plena de que Ele quer o seu bem. Da mesma forma, é muito fácil dizer de maneira apaixonada e calorosa que “O amamos mais que tudo...” Mas é muito difícil demonstrar esse amor se tantos eventos encontram lugar cativo em nossa agenda. Às vezes, Ele- que dizemos amar tanto – não conseguimos estar em oração por um instante de nosso dia a dia (S. Mt. 26,40). É muito fácil declarar, numa oração em público, que confiamos Nele. Mas é muito difícil continuar confiando quando a resposta demora a vir. E, muitas vezes, caímos na armadilha de achar que Ele não vai agir, que Ele não está se importando , que Ele se esqueceu... Assim, vários salmistas se sentiam. Assim é a natureza humana, contra qual temos de lutar se quisermos agradar a Deus (Rm.8,8). É difícil? Sim. Mas são essas feridas e esses arranhões que nos levam ao conhecimento. É nas dificuldades da vida que a força da nossa Âncora é testada. Quão

forte a sua Âncora? Tenhamos em nosso pensamento que quando deixamos Deus agir, seremos ancorados em porto tranquilo e seguro. Muitos afazeres de nossa vida diária sempre nos deixa estar distantes da confiança que somente temos que ter em Deus. Coloquemos nossa vida nas Mãos de Deus, aí tudo passara a ser uma Benção. Façamos como muitos Santos fizeram, viveram entre espinhos, mas conseguiram atingir a bela Rosa e seu Perfume. Colocar-se a serviço do Rei não é somente ser servo, mas também ser servido. Que possamos ser uma centelha do Amor Misericordioso do Coração de Jesus e do Coração Materno de Nossa Senhora. O mundo tem sede deste Amor infinito se não possamos ser a fonte sejamos a gota. É no sofrimento e na dor que somos curados na Alegria. Dom Valdir Irineu Backmann Bispo Diocesano

CANTO DE ENTRADA COM A IGREJA SUBIREMOS o altar do Senhor. Toda a Igreja aqui está para o encontro com Deus; Ele mesmo o marcou para nós, filhos seus. Entre nós e o Pai Santo está Jesus, nosso irmão: Mediador, o Sacerdote, nosso ponto de união.


LEITURA (1Cor 12, 4.13) Início da Carta de São Paulo aos Coríntios. Irmãos, A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse; não se irrita, não guarda ressentimento; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O dom da profecia acabará, o dom das línguas há-de cessar, a ciência desaparecerá; mas a caridade não acaba nunca. De maneira imperfeita conhecemos, de maneira imperfeita profetizamos. Mas quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Mas quando me fiz homem, deixei o que era infantil. No presente, agora vemos como num espelho e de maneira confusa; depois, veremos face a face. Agora, conheço de maneira imperfeita; depois, conhecerei como sou conhecido. Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade.

Bendigamos ao Senhor Todos: Graças a Deus.

SALMO 70 (71) R. Eis que vem o Senhor Soberano,

tendo em suas mãos poder e glória. 1. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, Vossa justiça ao descendente da realeza! R. 2. Com justiça ele governe o Vosso povo, com equidade ele julgue os Vossos pobres. R. 3. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo. Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Todos os povos serão nele abençoados! R.

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO PÕE TUA MÃO na mão do meu Senhor da Galiléia./ Põe tua mão na mão do meu Senhor, que acalma o mar./ Meu Jesus, que cuida de mim, noite e dia sem cessar,/ Põe tua mão na mão do meu Senhor, que acalma o mar. O Senhor esteja com vocês. Todos: E com você também.

Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 4, 21-30 Todos: Glória a Vós, Senhor. Naquele tempo, Jesus começou a falar na sinagoga de Nazaré, dizendo: Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir. Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam das palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E perguntavam: Não é este filho de José? Jesus disse-lhes: Por certo Me citareis o ditado: “Médico, cura-te a ti mesmo”. Faz também aqui na tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum. E acrescentou: Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na terra. Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã. Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, afim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.

Palavras de Vida Eterna. Todos: Glória a Vós Senhor. Que as palavras do Santo Evangelho perdoe os nossos pecados. Todos: Louvor a Vós ó Cristo.

CANTO DE OFERTÓRIO OFERTAS SINGELAS, pão e vinho sobre a mesa colocamos/ Sinal do trabalho que fizemos e aqui depositamos. Refrão: É teu também nosso coração/ Aceita, Senhor a nossa oferta que será depois na certa o teu próprio ser.

- Recebe Senhor da natureza todo o fruto que colhemos/ Recebe o louvor de nossas obras e o progresso que fizemos.

EXCURSÃO PARA CIDADE DE ITAPIRA/SP SAÍDA DIA 10 AGOSTO, RETORNO DIA 12. VALOR R$ 130,00 por pessoa, RESERVE SEU LUGAR.

CANTO DE COMUNHÃO Refrão: VÓS SOIS MEU PASTOR Ó SENHOR: nada me faltará, se me conduzis. - Em verdes pastagens feliz eu descansei,/ Em vossas águas puras eu me desalterei. - No vale das sombras, o mal é vão temer./ Se vos tenho ao meu lado, por que desfalecer? - Pusestes minha mesa, para festim real./ Ungistes-me a cabeça com óleo divinal.


16 de Junho