Issuu on Google+

Paróquia de Nossa Senhora do Desterr o Florianópolis, 19/06/2010 a 27/06/2010

AN O V II I I - Nº Nº.. 320

Fones: (48) 3733.5030 ou 9106.3132 - Site: www.catedralflorianopolis.com - E-mail: semanacat@gmail.com

Jesus pergunta para você: Quem sou eu? Pe. Moacir da Silva Caetano Reitor do Seminário Teológico de Caçador

No contexto do mundo em que vivemos, ou seja, no aqui e agora de nossa história, neste exato momento, Jesus pergunta para as pessoas e particularmente para você: QUEM SOU EU? Você pode estar pensando que é fácil, dizer quem ele é, mas eu te digo que devido a uma serie de circunstancias, dizer quem ele é torna-se bastante difícil. As realidades da história configuram uma sociedade materialista e consumista que envolve intensamente as pessoas de modo que estas, com mais facilidade e fidelidade escutam a voz do consumo, feito pelas estruturas de mercado, através dos meios de comunicação, pela via da propagada do que a voz do Deus criador Senhor da vida e da história. O materialismo, próprio da sociedade moderna escrava, do ter, do poder e do prazer ocupa o tempo e o espaço de Deus em nossas vidas, matando o sentido e o significado da presença do sagrado na história, dificultando a vivencia espiritual e a experiência de fé no nível pessoal e comunitário Isso leva as pessoas a pensar que podem tudo sozinhas e que existem por si mesmas, impedindo-as de compreender a ação de Deus na vida e na história, de conhecer e estabelecer relação de comunhão com Ele, de modo a poder dizer para si mesmas e para o mundo, através do seu agir comunitário, quem realmente é Jesus.


O comportamento religioso de nosso tempo manifesta a indiferença, em relação ao sentido do sagrado e tem revelado um culto religioso que mais parece ser uma afronta e uma provocação a Deus, por não atender aos nossos interesses e vontades. Chegamos ao ponto de inverter a ordem na relação com Deus. Não somos nós que devemos fazer vontade dele, e sim, Ele que deve fazer as nossas vontades que, no fundo, não são nem um pouco espirituais, mas puramente materialistas.

Se Deus não me atender... vou trocar de religião ou então me tornar ateu... E, por ai vamos passando, sem saber para onde vamos e sem conhecer realmente quem é Jesus...

Horários habituais da Catedral Missas: Confissões: Batizados: Novenas:

De segunda a sexta: 06h30min; 12h15min e 18h15min. Aos sábados: 18h15min. Aos domingos: 07h30min; 09h30min; 18h e 19h30min. Antes das Missas ou no Expediente Paroquial, de terça a sexta: das 09h às 11h e das 14h às 17h. Todo domingo, depois da Missa das 9h30min. Nossa Sra. do Perpétuo Socorro: Quartas-feiras: 9h e 15h. De segunda a sexta-feira (acesso pela rua Arcipreste Paiva, 70,

Expediente: em razão das obras de restauração da Catedral): das 09h às 12h e das 13h às 17h30min.

Brechó da Ação Social

Continuamos repetindo, para nunca esquecermos: A Ação Social e Cultural da Catedral mantém um “Brechó Permanente”, com produtos doados pela comunidade. Aceita oferta de roupas, calçados, bijuterias, utilidades domésticas e outras mercadorias, em bom estado de conservação e comercialização. Com o dinheiro arrecadado, ajuda pessoas necessitadas na compra de medicamentos, pagamento de pequenas taxas, auxílio transporte e outras necessidades. As doações podem ser entregues no Centro Social da Catedral (Rua Arcipreste Paiva, 110) ou na Secretaria da Catedral, de 2ª a 6ª feira, das 13h às 17h. Colabore!


Retiro Básico do Movimento Pólen

O Pólen promoverá, entre os dias 27 e 29 de agosto, na Casa de Retiros do Morro das Pedras, o 53º Retiro Básico do Movimento. Os interessados poderão fazer sua inscrição, preenchendo uma ficha disponível na Secretaria da Catedral. Depois de preenchida, a ficha será encaminhada à Coordenação do Pólen, que agendará a entrevista com o candidato. O Retiro é destinado a jovens (homens e mulheres) entre 15 e 21 anos. Maiores informações pelo e-mail: contato@movimentopolen.com.br

Preparação para o Batismo

O próximo encontro de preparação para o Batismo, na Catedral, acontecerá nos dias 19 e 20 de julho, das 19h30min às 21h30min. As inscrições serão realizadas de 12 a 16 de julho, ou enquanto durarem as vagas, na Secretaria Paroquial, no horário de expediente. Para efetuar a inscrição os interessados deverão apresentar um documento de identidade. Maiores informações pelo telefone (48) 3733.5030.

13 a 20 de junho: Semana do Migrante! Oração a Nossa Senhora dos Migrantes

Maria,/ aceitando ser a Mãe do Salvador,/ vos tornastes mãe da família migrante:/ visitastes Isabel para serví-la,/ fostes a Belém para Jesus nascer,/ fugistes ao Egito para Jesus salvar,/ voltastes a Nazaré para Jesus crescer./ Maria,/ Mãe dos Migrantes,/ abençoai os vossos filhos e filhas/ que andam à procura de uma pátria ou lugar,/ que lhes dê a casa para viver/ e um trabalho para sustentar a família./ Maria,/ Mãe dos Migrantes,/ iluminai-nos neste andar à procura


dos bens materiais/ para que, a exemplo da Família de Nazaré,/ encontremos o caminho/ que nos conduza à verdadeira Pátria,/ a casa de Deus Pai./ Amém!

Um fato em fotos Abaixo, algumas fotos das Obras de Restauração da Catedral, que continuam, mostrando o trabalho lento e paciente de restauro do velho armário da sacristia, e dos espaços que abrigarão a nova sacristia e o espaço museal.



Semana na Catedral ANO VII Nº 320