Page 1

CATARINA #

Informativo Semanal 8 de Setembro

Encontro de gerações do PSB gaúcho A sessão comemorativa do cinquentenário do Movimento da Legalidade, na quarta-feira (31), no plenário da AL, se transformou em um encontro de gerações do PSB. Catarina Paladini entregou a Medalha da Legalidade a dois históricos militantes socialistas: Fúlvio Petracco e Lauro Hagemann.

PÁG.2

8

PEC da Juventude é Catarina representa AL aprovada e promulga- na 6ª Conferência Estada na AL dual de Saúde Com 47 votos a favor, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 212/2011, de autoria do Dep. Catarina e subscrita por outros 25 parlamentares, foi aprovada por unanimidade em segundo turno no plenário da AL, na terça-feira (30).

PÁG.3

O Dep. Catarina representou a Assembleia Legislativa e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente na abertura oficial da 6ª Conferência Estadual de Saúde em Tramandaí. O tema do debate foi “O Sus na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.

PÁG.4


Informativo Semanal CATARINA

Movimento da legalidade

Encontro de gerações do PSB gaúcho A sessão comemorativa do dia 31 de agosto no plenário da Assembleia Legislativa, marcada pela entrega de medalhas alusivas ao cinquentenário do Movimento da Legalidade, se transformou, também, em um encontro de gerações do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Durante as homenagens, o deputado estadual mais jovem do parlamento gaúcho, Catarina Paladini, entregou a Medalha da Legalidade a dois históricos militantes socialistas: Fúlvio Petracco e Lauro Hagemann. “Foi uma honra poder homenagear estes dois grandes líderes de um movimento que marcou a história do Rio Grande

do Sul e do Brasil”, afirmou o parlamentar. Hagemann, natural de Santa Cruz do Sul, trabalhou durante a década de 50 como o Repórter Esso da Rádio Farroupilha e em 1961, foi locutor e um dos protagonistas da Cadeia da Legalidade. Também atuou como deputado estadual, eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), no final da década de 60. Já Fúlvio Petracco, então presidente da Federação dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Feufgrs) durante o movimento da legalidade, foi candidato ao senado em 1994, pelo PSB.

Empenho do deputado foi reconhecido pela comunidade da Lomba do Pinheiro ESCOLA CHIKÁ

2

A comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Cristina Chiká e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Thereza Noronha Carvalho, localizadas na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, homenagearam o deputado Catarina Paladini (PSB) por seu empenho junto ao secretário de Educação do Estado, José Clóvis Azevedo, para atendimento de suas demandas. Na audiência com o secretário, ficou definido que a Escola Chiká terá um novo prédio a ser construído a partir de 2012, e que a Escola Thereza Noronha receberá um segundo módulo também a partir do ano que vem.

“Um dos compromissos que assumi quando cheguei à Assembleia, foi de trabalhar pela educação no Rio Grande do Sul, portanto, reivindicar melhorias nas

escolas é um dever que cumpro com orgulho”, afirmou o deputado Catarina. Para as duas tradicionais escolas da Lomba do Pinheiro, a intervenção do parla-

mentar foi fundamental, uma vez que enfrentam situação crítica, em especial a Escola Maria Chiká, cujo prédio é de madeira e apresenta sérios riscos estruturais.


PEC da Juventude é aprovada e promulgada na AL Unanimidade

para os jovens gaúchos. “Não podemos aceitar que periodicamente, com a mudança de governo, o progresso seja interrompido e haja um retrocesso nas conquistas da juventude”, argumenta Catarina.

O que diz o projeto Além de incluir o termo “juventude” no título do capitulo V da Constituição do Estado, a PEC 212/2011 aprovada esta semana, insere, também, os jovens nos programas de assistência social e proteção garantidos pela Constituição. Conforme a proposta do deputado estadual Catarina Paladini também é acrescentado o inciso VIII ao artigo 260, garantindo “atenção à juventude, na faixa etária compreendida entre 15 e 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, por meio de políticas de fomento à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer e a geração de oportunidades de trabalho e renda”.

8 de Setembro

Com 47 votos a favor, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 212/2011, de autoria do deputado estadual Catarina Paladini (PSB) e subscrita por outros 25 parlamentares, foi aprovada por unanimidade em segundo turno no plenário e já está promulgada pela Assembleia Legislativa, na semana passada. Após receber o parecer favorável das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania e Direitos Humanos, o projeto que dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Juventude já havia recebido a aprovação dos parlamentares por unanimidade no primeiro turno. Conforme o texto do projeto, altera-se o Título VII da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, instituindo o Conselho de Juventude. “Nosso objetivo é que a temática da juventude seja discutida com a mesma intensidade que as pautas da criança, do adolescente e do idoso”, justifica Catarina. De acordo com o parlamentar, o Conselho atualmente existe por meio de decreto, o que dificulta a construção de políticas permanentes

3


Informativo Semanal CATARINA

TRamandaí

Catarina representa AL na 6ª Conferência Estadual de Saúde O deputado Catarina Paladini (PSB) representou a Assembleia Legislativa e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente na abertura oficial da 6ª Conferência Estadual de Saúde que se realizou até o dia 4 de setembro em Tramandaí. Cerca de dois mil representantes de trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul, além de conselheiros municipais, reuniram-se no Centro de Eventos para debater “O Sus na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. Em sua fala, Catarina disse que o debate sobre a saúde pública passa pelo fortalecimento do SUS, que é fruto da luta por um sistema que atenda a toda a população, sem nenhum tipo de discriminação. Ele reconheceu que “temos que avançar nesta área, pois ainda são enormes as dificuldades de acesso e atendimento aos serviços de saúde no tempo necessário, especialmente com relação aos serviços de média e alta complexidade”. O deputado disse ainda que o Plano Plurianual que

está sendo discutido na Assembleia prevê que a verba para a saúde no Estado se aproxime até 2014 do mínimo constitucional de 12% do orçamento. “Este ano, em que estamos executando o orçamento do governo anterior, o gasto previsto para a saúde é de 8%. Em 2012, esse mesmo gasto deverá ser de 11,4%”, afirmou.

Projetos O deputado Catarina foi cumprimentado por delegados da Conferência, representantes de várias regiões gaúchas. E explicou que tem procurado atender as demandas em educação e saúde, duas áreas com as quais se encontra bastante comprometido. Destacou a aprovação da PEC 212/2011, que inclui o Conselho estadual de Juventude na Constituição do Rio Grande do Sul e o Programa Teu Bairro tem Voz, que pretende ouvir as comunidades dos vários bairros de Pelotas.

Mais informações sobre as atividades do mandato em: www.catarina.org.br

catarinapaladini.blogspot.com

www.twitter.com/catarinapsb www.facebook.com/depcatarina

4 ConFIra as edições anteriores em: www.issuu.com/depcatarina

#8

Informativo #8 - Deputado Catarina (PSB-RS)  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you