Page 1

VOLUNTARIADO Trabalho realizado por: -Beatriz costa Nº3 -Catarina Nogueira Nº8 -Catarina Barbosa Nº9 -José Brandão Nº17 -Paulo gomes Nº23 ( 9ºB )


Introdução • Neste trabalho nos pretendemos mostrar a todas as pessoas a importâncias das pessoas voluntarias, porque elas por vezes salvam vidas, falamos também no dia do voluntariado.


O QUE É VOLUNTARIO ? O que é voluntariado ? É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas. Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.


A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CADA VOLUNTARIADO Nas igrejas, nos bairros e comunidades, nos grupos de auto-ajuda e nos clubes, nas associações culturais e desportivas, nas instituições sociais e nas empresas, um número imenso de pessoas se ajudam umas às outras e ajudam a quem está em situação mais difícil. Ainda que não se chamem a si mesmos de voluntários. Ao doarem sua energia e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartir alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. Compaixão e solidariedade, altruísmo e responsabilidade são sentimentos profundamente humanos e são também virtudes cívicas.


Bolsa de voluntariado •

Visa permitir, numa óptica dinâmica, articular a necessidade de trabalho voluntário das instituições e organizações por área de actividade com a disponibilidade para o prestar por parte de pessoas e entidades. Trata-se de um projecto inovador, de âmbito nacional, transversal a toda a sociedade e economia, que fomenta o exercício da Cidadania e da Responsabilidade Social.


O dia do voluntariado O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no dia 28 de Agosto de 1985, através da Lei Nº 7.352. A partir daí, o dia 28 de Agosto é celebrado anualmente. Em 1995, fundou a Comunidade Solidária que, por meio do Programa Voluntários, fortaleceu as acções sociais no país, estimulando a criação de mais de 40 Centros de Voluntários.


Trabalho voluntário • Trabalho voluntario é toda actividade desempenhada no uso e gozo da autonomia do prestador do serviço ou trabalho, sem recebimento de qualquer contraprestação que importe em remuneração ou auferimento de lucro. • O trabalho voluntário tem se tornado um importante factor de crescimento das Organizações Não Governamentais, componentes do Terceiro Sector. É graças a esse tipo de trabalho que muitas acções da sociedade organizada têm suprido o fraco investimento ou a falta de investimento governamental em educação, saúde, lazer etc.


TIPOS DE VOLUNTARIADO •

Voluntário no terreno - consiste em prestar assistência aos animais no alojamento, limpando as suas boxes, passeando-os, colocando a comida e a bebida, dando-lhes desta forma alguns momentos de felicidade e carinho. Este tipo de voluntariado requer algum tempo livre, uma visita aos nossos meninos dificilmente demora menos de 2 horas, pode optar-se por um dia por semana, de quinze em quinze dias ou uma vez por mês. Toda a ajuda é pouca! - Voluntário como Família de Acolhimento Temporário (FAT) - consiste em acolher temporariamente um animal. Este tipo de voluntariado não é vinculativo e está sempre sujeito à disponibilidade de momento do voluntário. A estadia do animal na FAT é totalmente acompanhada pela Associação e tem o apoio desta a todos os níveis. O tempo de acolhimento de um animal é sempre acordado com a Família de Acolhimento e varia caso a caso.  - Voluntário de divulgação - consiste em divulgar as acções, eventos e animais da responsabilidade da Associação, por todos os meios que estiverem ao alcance do voluntário. Este tipo de voluntariado é bastante maleável em termos de disponibilidade, cada voluntário gere o seu tempo para divulgação da forma que lhe for mais conveniente.  - Voluntário ocasional - consiste em oferecer voluntariado em situações esporádicas, nomeadamente, idas ao veterinário, acompanhamento de campanhas de adopção, recolha de donativos, entre outros.


Imagens


Continuação de Imagens


CONCLUSテグ Neste trabalho nos ficamos a saber mais sobre os trabalhos de voluntariado, a importテ「ncia das pessoas voluntテ。rios, porque elas salvam vidas.


Bibliografia Nos fomos tirar algumas ideias a internet a wikipedia

o voluntariado  

trabalho sobre os tipos de voluntariado

Advertisement