Page 1

Colégio dos Plátanos

2013/2014 Os grandes marcos da história das TIC Catarina M. Guita 7ºA


O ábaco História O ábaco, primeira máquina de calcular da humanidade, foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonesas, russas e aztecas.

Ábaco Chinês – O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Madarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China excepto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo. Ábaco Japonês - Por volta de 1600 D.C., os japoneses adoptaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna. Ábaco Azteca - de acordo com investigações recentes, ó ábaco Azteca (Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas.Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca. O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias. Ábaco Russo - O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente

2


diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. O valor das colunas está representado na Figura 2 e a linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês. Por exemplo, para se obter o valor 5874, deve-se mover para a esquerda cinco contas da oitava linha (obtém-se 5000), de seguida oito contas da sétima linha (já temos 5800), sete contas da sexta linha (5870) e por fim move-se quatro contas da quinta linha para a esquerda, obtendo-se o valor 5874. Em 1958, Lee Kai-chen inventou um novo tipo de ábaco com 4 secções. Basicamente o ábaco consiste na junção de 2 ábacos diferentes: no topo está um ábaco pequeno do tipo 1/4 (sorobon) e em baixo está um ábaco 2/5 (suan-pan).O autor afirma que este ábaco torna a multiplicação e a divisão mais fácil e torna possível a realização de raízes quadradas e cúbicas.

A pascaline História La pascaline (a pascalina) foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642. Originalmente, ele pretendia construir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais, mas apenas conseguia fazer diretamente operações de adição e subtração. As operações de multiplicação e divisão podiam ser feitas por repetição. Blaise Pascal motivou-se a criar esta máquina porque o seu pai era contador e precisava de ajuda com cálculos mais avançados. Pascal com seu conhecimento, em física e em matemática, criou uma máquina com um engenhoso sistema de engrenagens que fazia contas de adição e subtração. Quando a

3


engrenagem se vira para a direita era feita adição, quando se vira para a esquerda era feita a subtração dos valores armazenados em 2 ou 3 engrenagens anteriores.

A roda de Leibnitz História Uma roda Leibniz ou degraus tambor era um cilindro com um conjunto de dentes de comprimentos elementares, que, quando acoplados a uma roda de contagem, foi usado no motor de cálculo de uma classe de calculadoras mecânicas. Leibnizelectronic calculator Inventado por Leibniz em 1673, foi utilizado por três séculos, até o advento da calculadora eletrônica, em meados da década de 1970. Leibniz construiu uma máquina chamada Reckoner pisada com base nesse projeto, em 1694. Ele ficou famoso por Thomas de Colmar, quando ele é usado, um século e meio mais tarde, o primeiro produzido em massa máquina de calcular. Foi também utilizado na calculadora curta, uma calculadora portátil muito popular introduzida na segunda parte do século XX.

4


O leitor de cartões perfurados História O Cartão perfurado foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith, fundador da Tabulating Machine Company percursora da IBM, para sistemas de informação não têxteis. Esses cartões foram os grandes percursores da memória usada em computadores. Uma informação não confirmada é que "os cartões perfurados originais tinham o tamanho das notas de 1 dólar", este tamanho foi escolhido para que os cartões pudessem ser levados nas carteiras dos recenseadores. Nos primeiros computadores, que eram máquinas enormes e muito complicadas de serem utilizadas, os cartões perfurados eram o meio de incluir dados e comandos nas máquinas. Até bem recentemente, alguns sistemas utilizavam este tipo de equipamento.

5


A máquina analítica de Charles Babbage História A Máquina Analítica é o projeto de um computador utilitário Modern pelo professor britânico de matemática Charles Babbage, que representou um passo importante na história da computação. Foi descrita pela primeira vez em 1816, mas Babbage continuou a refinar o design até sua morte em 1871. A máquina não pôde ser construído por razões políticas como foram detratores possível a utilização da máquina para fins militares. Os computadores que foram logicamente comparáveis ao mecanismo analítico só puderam ser construídas 100 anos mais tarde. Alguns pensam que as limitações tecnológicas da época eram um obstáculo que teria impedido a sua construção, outros pensam que a tecnologia do tempo suficiente para construir a máquina ter obtido financiamento e apoio político para o projeto. A primeira tentativa de Charles Babbage a projetar uma máquina era o motor de diferença, o que era um computador projetado especificamente para a construção de tábuas de logaritmos e funções trigonométricas, avaliando polinômios de aproximação. Embora este projeto não foi liberado por razões económicas e pessoais, Babbage percebeu que parte de sua obra pode ser explorada no projeto de um computador de uso geral, de modo começou a projetar a Máquina Analítica.

6


A Máquina Analítica era correr um motor a vapor e teria sido de 30 metros de comprimento por 10 de largura. Para programas de entrada e pensamento de dados usando cartões perfurados, que foi um mecanismo já usado no dia-a-dia levar vários equipamentos mecânicos. A saída foi produzido por uma impressora, um desenho de computador e um sino. A máquina também cartões de furar que poderia ser lido mais tarde. A Máquina Analítica estava a trabalhar com aritmética de ponto fixo na base 10 e tinha uma memória capaz de armazenar mil números de 50 dígitos cada. Uma unidade aritmética seria responsável por realizar operações aritméticas. A linguagem de programação que poderia ser utilizado era semelhante ao existente idiomas de montagem. Foi possível laços e linguagem condicional para ter sido proposto Turingcompleta. Foram utilizados três tipos diferentes de cartões perfurados, um para operações aritméticas, uma para constantes numéricas e outras operações para armazenar e recuperar dados a partir da memória, e a transferência de dados entre a unidade aritmética e memória. Três leitores estão disponíveis para os três tipos diferentes de cartões. Em 1842, o matemático italiano Luigi Menabrea, que Babbage havia conhecido durante a viagem para a Itália, escreveu uma descrição da máquina em francês. Em 1843, essa descrição foi traduzida em Inglês e extensivamente anotado por Ada King, condessa de Lovelace, que estava interessado na máquina, poucos anos antes. Em reconhecimento ao seu trabalho, ela tem sido muitas vezes descrito como a primeira programadora. A linguagem de programação Ada usado atualmente é chamado.

O ENIAC História

7


(Electronic Numerical Integrator and Computer,ou seja, computador integrador numérico electrónico) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Muitos falam que o primeiro foi o Mark I, mas este era apenas eletromecânico. Foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.

Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo; • Criado na segunda guerra, tinha como principal finalidade cálculos balísticos; • Possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160 kW de potência; Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente. •

8


A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma sequência de lâmpadas.

O Mark 1 História O ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator), chamado de Mark I pela Universidade de Harvard1, foi o primeiro computador eletromecânico automático de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos da América.2 Ele foi construído em 1944 num projeto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM.

O Apple 2 e o Pc da 9 IBM


História – Apple 2 A série Apple II (registado com colchetes como Apple) é um conjunto de 8 bits computadores em casa, uma das primeiras de grande sucesso produzidos em massa microcomputador produtos, projetado principalmente por Steve Wozniak , fabricado pela Apple Computer (hoje Apple Inc.) e introduzido em 1977 com o original da Apple II . Em termos de facilidade de uso, recursos e capacidade de expansão do Apple II foi um grande avanço tecnológico em relação ao antecessor, o Apple I, um nu de produção limitada da placa de circuito de computador para amadores eletrónicos que foi pioneiro em muitas características que fizeram o Apple II um sucesso comercial. West Coast Computer Faire Introduzido na Costa Oeste Computer Faire em 16 de abril 1977, o Apple II foi um dos primeiros computadores pessoais de sucesso, que lançou a empresa Apple em um negócio bem sucedido (e permitiu que diversas empresas ligadas ao iniciar). Ao longo dos anos, foram vendidos uma série de modelos, com o modelo mais popular, permanecendo relativamente pouco mudou na década de 1990. Ele foi vendido pela primeira vez em 10 de junho de 1977. No final de produção em 1993, em algum lugar entre cinco e seis milhões de computadores da série Apple II (incluindo cerca de 1,25 milhão de modelos Apple II GS) foram produzidos. O Apple II tornou-se um dos vários computadores reconhecíveis e bem sucedido na década de 1980 e início de 1990, embora este foi limitado principalmente para os EUA. Ela foi agressiva, sendo comercializados através de descontos por volume e arranjos de fabricação para as instituições de ensino que tornou o primeiro computador de uso generalizado nas escolas secundárias americanas. O esforço para desenvolver um software educacional e de negócios para o Apple II, incluindo o lançamento 1979 do popular VisiCalc planilha , feita no computador especialmente popular entre os usuários de negócios e famílias. O original Apple II sistema operacional foi contido em ROM , juntamente com Integer BASIC . Os programas foram introduzidos, em seguida, guardado e carregado em fita cassete. Quando o Disk II foi

10


implantado em 1978 por Steve Wozniak, um Disk Operating System ou DOS, foi contratado pela empresa Shepardson , onde o seu desenvolvimento foi feito por Paul Laughton. A versão final e mais popular deste software foi a Apple DOS 3.3. Alguns softwares comerciais Apple II inicializado diretamente e não usar formatos DOS padrão. Este desencorajado a cópia ou modificação do software nos discos e melhor velocidade de carregamento. A Apple DOS foi substituído pelo ProDOS , que apoiou um sistema de arquivos hierárquico e dispositivos de armazenamento maiores. Com um terceiro opcional Z80 baseado em placa de expansão o Apple II poderia inicializar o CP / M sistema operacional e executar o WordStar , dBase II , e outro software CP / M. Macintosh No auge de sua evolução, para o final de 1980, a plataforma tinha a aparência gráfica de um híbrido do Apple II e Macintosh com a introdução do II GS Apple. Em 1992, a plataforma teve 16 bits capacidades de processamento, um rato-driven interface gráfica do usuário e recursos sonoros e gráficos muito além do original. Apesar da introdução do 68000 baseada Motorola Apple Lisa sistema em 1983, e seu mais bem sucedido primo do Macintosh, em 1984, a relativamente pouco sofisticado série Apple II era fonte de receita principal da Apple para a maior parte da década seguinte. No seu auge, era uma indústria de bilhões de dólares por ano com a sua comunidade associada de desenvolvedores de terceiros e varejistas. O II GS da Apple foi vendido até o final de 1992, o último da série de Apple II em produção, o IIe, foi interrompido em 15 de outubro de 1993. História – Pc da IBM O IBM PC (Personal Computer ou "computador pessoal") foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150. Seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe de doze engenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM Entry Systems Division em Boca Raton, Flórida. A expressão "Personal Computer" ("Computador Pessoal") era de uso comum antes de 1981, e foi usada em 1972 para caracterizar o Alto do Xerox PARC. Todavia, devido ao sucesso do IBM PC, o que tinha sido um termo genérico passou a significar especificamente um microcomputador compatível com a especificação da IBM.

11


Web grafia: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/abaco/historia.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/La_pascaline http://translate.google.pt/translate?hl=ptPT&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Leibniz_wheel&prev=/search %3Fq%3Da%2Broda%2Bde%2Bleibniz%26biw%3D1280%26bih%3D805 http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o_perfurado http://translate.google.pt/translate?hl=ptPT&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/M%25C3%25A1quina_anal %25C3%25ADtica&prev=/search%3Fq%3Da%2Bmaquina%2Banalitica%2Bde %2Bcharles%2Bbabbage%26biw%3D1280%26bih%3D805 http://pt.wikipedia.org/wiki/ENIAC http://pt.wikipedia.org/wiki/Harvard_Mark_I http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_PC http://translate.google.pt/translate?hl=ptPT&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_II_series&prev=/search %3Fq%3Do%2Bapple%2B2%2Be%2Bo%2Bpc%2Bda%2Bibm%26biw %3D1280%26bih%3D805

12


13

Os grandes marcos da história das TIC  

Este trabalho é sobre os grandes marcos da história das Tecnologias.

Advertisement