Issuu on Google+

Livro de Estilos – Página do Curso de Artes Plásticas e Multimédia


- Entrar em modo de Edição: 1- Para poder proceder às alterações que pretende para o site do curso que coordena tem de, primeiramente, iniciar sessão:

2- Após ter dado inicio à sessão, entra no curso pretendido e começa, então a sua edição clicando em “Editar Página”:

Editar Página


3- Feito isto, aparecerá uma opção “Editar Conteúdo”:

Editar Conteúdo

4- Após clicar em “Editar Conteúdo” deve aparecer-lhe a barra de ferramentas para a edição do conteúdo:

Barra de Ferramentas


5- Caso a barra de ferramentas (representada pelo nº1 na imagem anterior) não aparecer, terá de ir ao canto superior esquerdo do ecrã e fazer o seguinte: 2.1 Clicar em: Ações do site 2.2 Selecionar a opção “Mostrar Barra de Ferramentas de Edição de Páginas”

6- Feito isto, deverá ter a barra de ferramentas visivel e poderá começar com a edição do conteúdo através da mesma. Uma das opções será com a seleção do texto pretendido e a sua configuração (consoante as regras abaixo descritas).


Caso não consiga fazer a seleção do texto imediatamente nesta caixa terá de passar ao passo seguinte.

6.1-

Este passo é efetuado caso a edição não seja logo conseguida através da seleção do texto. Deverá então clicar no botão para o código.

Botão Código

6.2-

Logo após ter clicado neste botão deve aparecer-lhe a caixa com o código da página em HTML. O que deverá fazer para conseguir editar tudo pela barra de ferramentas é clicar novamente no botão do código:

Botão Código


6.3-

Feito isto a barra de ferramentas já se mostra em modo editável, e poderá finalmente começar a edição do site do curso em questão.

- Inserção de documentos no Site 7- Ainda no modo edição. Se desejar inserir documentos no micro-site do curso deverá obedecer aos seguintes passos: 7.1- Clicar em “Ações do Site” e “Ver Todo o Conteúdo dos Sites”


7.2- Na Pasta “Documentos”…

7.3- …escolha a opção “Carregar”

7.4- Procurar a localização do Documento, escolher e clicar em OK.


7.5- Dar Entrada do Documento

7.6- Na Lista de Documentos, no documento carregado, que se encontra no Estado

“Rascunho”, deve “Publicar uma Versão Principal” e confirmar (OK)


7.7- Iniciar

7.8- E o documento passou ao Estado “Pendente”, aguarda aprovação


- Inserção de imagens no Site 8- Ainda no modo edição. Se desejar inserir imagens no micro-site do curso deverá obedecer aos seguintes passos: 8.1- Clicar em “Ações do Site” e “Ver Todo o Conteúdo dos Sites”

8.2- Na pasta “Imagens”...

8.3- …escolha a opção “Carregar”


8.3- Procurar a localização da Imagem, escolher e clicar em OK.

8.4- Dar Entrada da Imagem


8.5- Na Lista de Imagens, na imagem carregada, que se encontra no Estado “Rascunho”, devemos “Publicar uma Versão Principal”:

8.6- Iniciar


8.7- E a imagem passou ao Estado “Pendente”, aguarda aprovação

9- Após efetuadas as alterações são necessários dois passos finais: 9.1- “Dar entrada para partilhar rascunho” (gravar) 9.2- “Submeter para aprovação”.

7.1 Dar entrada

7.2 Submeter para aprovação


1- Página Inicial

1.1

1.1 Cabeçalho O cabeçalho disposto na página inicial é comum com todos os cursos, e aparece em todas as páginas. Este permite a fácil navegação a todos os acessos dentro do site do instituto. Além disto também permite ao utilizador aceder às páginas do instituto nas redes sociais e youtube. 1.2 Menu Lateral Direito

1.3

O Menu lateral direito é comum a todos os cursos. É reservado para informações relacionadas ao ingresso no curso em questão. Tem também duas imagens com hiperligações para a visita virtual ao campus e ao IPBeja académico. Mais nenhum separador deve ser adicionado a este menu. Deve permanecer sem qualquer alteração. 1.3 Menu Lateral Esquerdo A maioria dos separadores do menu lateral esquerdo é comum a todos os cursos. 1.3.1 Caso haja a necessidade de se acrescentar algum separador novo é neste menu que se deve fazer . 1.4 Conteúdo Na página inicial de cada microsite de curso deve haver uma breve apresentação do curso em questão, onde conste os pontos apelativos, numa disposição não maior que três parágrafos. E com a introdução às notícias relativas ao curso. As noticias disponíveis são apenas 5, no entanto, abaixo existe uma hiperligação que liga às notícias anteriores em “mais notícias”. Após as cinco notícias abre o espaço para as notícias em formato de vídeo. (ver detalhes do conteúdo na página seguinte)

1.2

1.3.1

1.4


2 Conteúdo – Página Inicial 2.1 Texto de apresentação O título (2.1) deve ser informativo, objetivo, descritivo ou temático. Este deve anunciar 2.1 e resumir a informação contida no conteúdo. Sendo este notícia, entrevista ou reportagem. O corpo de texto (2.1.2) para a apresentação do curso, não deve ser muito extenso, mas deve ser estruturado de modo a que contenha as informações genéricas de cada curso, nomeadamente: duração, a indicação de estágios curriculares, e a orientação para as áreas de mercado de trabalho. A formatação utilizada para o corpo de texto é a mesma para todo o conteúdo de todas as páginas.

2.2

2.1.1- Formatação do título:     

Tipo de letra: Verdana; Cor: Cor da Escola; Tamanho: 3; Estilo: Negrito; Alinhamento: Esquerda;

2.1.2- Formatação do corpo de texto:     

Tipo de letra: Verdana; Cor: #808080; Tamanho: 1; Estilo: Normal; Alinhamento: Esquerda;

2.2- Notícias: As notícias devem conter um pequeno texto, representando o lead, onde devem ser dispostos, os aspetos essenciais da notícia. O número de notícias visíveis pode ir até cinco, numa orientação vertical. É importante que contenha pelo menos uma imagem representativa da notícia, e/ou um vídeo e todo a informação tem de estar dentro do campo “corpo”. 2.2.1- Formatação do Título das notícias:  Cor: Preto;  Estilo: Negrito;  Tipo de letra: Verdana;  Tamanho: 4;  Alinhamento: esquerda;

Título

Imagem

Notícia Corpo de texto


2.2.2- Formatação do Texto das Notícias:     

Cor: Cinzento 50%; Estilo: Normal; Tipo de letra: Verdana; Tamanho: 2; Posição: Depois da imagem;

3- Comissão Técnico-Científica e Pedagógica Nesta secção deverão ser indicados os docentes com cargos dentro da comissão técnico-científica de curso. Nomeadamente: presidente,vogais/coordenadores de cada Nome do ano do curso e representantes dos alunos. docente ou A informação estará distribuída em duas aluno colunas. A coluna da esquerda deve conter uma fotografia com um tamanho único. Na Corpo de coluna da direita são apresentadas texto informações acerca dos docentes e alunos. Deverá constar (pela seguinte ordem), o título do cargo que ocupa (3.2.1), o nome, uma pequena apresentação da formação académica, contactos e gabinete. Para os alunos, o nome e ano que representam. 3.1- Formatação da fotografia: - Tamanho: 115 x 115px; 3.2- Texto: 3.2.1- Título do Cargo     

Tipo de letra: Calibri; Cor: Cor da Escola; Tamanho: 2; Estilo: Normal; Alinhamento: Esquerda; 3.2.2- Nome do Docente ou Aluno

    

Tipo de letra: Calibri; Cor: #808080; Tamanho: 2; Estilo: Negrito; Alinhamento: Esquerda; 3.2.3- Corpo de Texto

    

Tipo de letra: Calibri; Cor: #808080; Tamanho: 2; Estilo: Normal; Alinhamento: Esquerda;

Titulo do cargo


4- Objetivos e Metodologias: Tal como o título deste separador indica devem ser indicados os objectivos do curso e as metodologias de ensino. Esta apresentação deve ser feita em texto até 500 caracteres. Ou seja, deverá ser formatado e criado da seguinte forma:

Titulos 1 e 2

Título 1 e 2     

Tipo de letra: Verdana; Cor: #808080; Tamanho: 2; Estilo: Negrito; Alinhamento: Esquerda;

Corpo de Texto     

Tipo de letra: Verdana; Cor: #808080; Tamanho: 2; Estilo: Normal; Alinhamento: Esquerda;

Corpo de texto Coluna 1 -Unidade Curricular

Coluna 3-Total de horas

Coluna 5-ECTS

5- Unidades Curriculares: Para a apresentação das unidades curriculares do curso recorre-se duas tabelas. Uma vertical e uma horizontal. As tabelas horizontais dividem os anos e semestres do curso. Relacionando, assim, à tabela vertical com 5 colunas distintas: 1ª coluna – Unidade Curricular - Nesta coluna estão apresentadas as disciplinas contidas no plano do curso; 2ª coluna - Descritor da Disciplina- Nesta coluna é apresentado o número do descritor da Disciplina. 3ª coluna - Total de Horas –- Nesta coluna são apresentadas o número de horas correspondente à unidade curricular em questão. 4ª coluna- Horas de Contacto - Nesta coluna são apresentadas o número de horas de contacto correspondentes à unidade às curricular em questão. 5ª Coluna – ECTS - Nesta coluna são apresentadas o número de ECTS correspondentes à unidade curricular em questão.

Coluna 2Descritor

Coluna 4- Horas de contacto


6-Saídas Profissionais

Coluna horizontal – Anos e Semestres

Neste separador devem ser listadas as hipóteses de saídas profissionais para o curso em questão. A formatação deve ser feita da seguinte maneira: - Título:  Cor: #808080;  Estilo: Negrito;  Tipo de letra: Verdana;  Tamanho: 2;  Alinhamento: esquerda;

Título

- Texto:  Cor: #808080;  Estilo: Normal;  Tipo de letra: Verdana;  Tamanho: 2;  Espaçamento entre alíneas: 1;

Texto

7- Estágios Deve fazer uma breve descrição daquilo que os alunos podem desempenhar no seu estágio curricular e objetivos do mesmo, além da própria conclusão do curso. A formatação do texto deve ser a seguinte:

Título

- Título:  Cor: #808080;  Estilo: Negrito;  Tipo de letra: Verdana;  Tamanho: 2;  Alinhamento: esquerda; - Texto:  Cor: #808080;  Estilo: Normal;  Tipo de letra: Verdana;  Tamanho: 2;

Texto


8- Entidades de Acolhimento Deve conter o título, e a exibição de uma lista agrupada em três colinas: nome da entidade de acolhimento, localidade e Mail. - Título

1- Título

2- Título das colunas

O Título contém o nome do separador “Entidades de Acolhimento”, seguido de um traço e o nome do respectivo curso, utilizando as maiúsculas de forma correta. A formatação do título deve ser a seguinte:  Tipo de letra: Verdana  Cor: #808080  Tamanho: 2  Estilo: Negrito  Alinhamento: Esquerda

3- Texto da 1ª coluna

4- Texto da 2ª coluna 5- Texto da 3ª coluna

- Título das colunas Os títulos das três colunas têm em comum a utilização das maiúsculas na primeira letra. A formatação das listas é feita por defeito. - Texto da 1ª coluna – Entidade de Acolhimento -Tem como objectivo fazer a listagem do nome das entidades de acolhimento, cada um, numa célula diferente. A formatação das listas é feita por defeito. - Texto da 2ª coluna – Localidade - Tem como objectivo colocar a localidade correspondente à entidade de acolhimento anteriormente citada. A formatação das listas é feita por defeito. - Texto da 3ª coluna – Mail - Tem como objectivo colocar o e-mail da entidade de acolhimento a que corresponde. A formatação das listas é feita por defeito.

9- Inserção na vida activa - Título O Título contém o nome do separador “Inserção na Vida Activa”, utilizando as maiúsculas de forma correta. A formatação deve ser feita da seguinte forma:  Tipo de letra: Verdana  Cor: #808080  Tamanho: 2

1- Título 2- Subtítulo


 

Estilo: Negrito Alinhamento: Esquerda

- Subtítulo O Subtítulo contém o nome/tema de um Website. A formatação deve ser feita da seguinte forma:     

Tipo de letra: Verdana Cor: #808080 Tamanho: 2 Estilo: regular Alinhamento: Esquerda

- Texto O texto contém o link para o site acima citado. A formatação deve ser feita da seguinte forma:     

Tipo de letra: Verdana Cor: #808080 Tamanho: 2 Estilo: regular Alinhamento: Esquerda

10- Estruturas de Apoio - Título O Título contém o nome do separador “Inserção na Vida Activa”, utilizando as maiúsculas de forma correta. A formatação deve ser feita da seguinte forma:  Tipo de letra: Verdana  Cor: #808080  Tamanho: 2  Estilo: Negrito  Alinhamento: Esquerda

1- Título

2- Subtítulo

- Subtítulo Os Subtítulos contêm o título para o texto que irá ser mencionado seguidamente. A formatação deve ser feita da seguinte forma:  Tipo de letra: Verdana  Cor: #808080  Tamanho: 2  Estilo: Negrito  Alinhamento: Esquerda

2- Subtítulo

3- Texto


- Texto O texto contém a descrição referente ao subtítulo mencionado anteriormente em apenas um parágrafo entre 4 a 8 linhas. A formatação deve ser feita da seguinte forma:  Tipo de letra: Verdana  Cor: #808080  Tamanho: 2  Estilo: regular  Alinhamento: Esquerda

- Imagem A imagem encontra-se introduzida numa tabela. A formatação deve ser feita da seguinte forma:  Alinhamento: centrado  Dimensão: 650px × 433px

4- Imagem - Legenda da Imagem A legenda encontra-se incluída na tabela por baixo da imagem e menciona o espaço exibido na imagem.

5- Legenda da imagem

A formatação deve ser feita da seguinte forma:     

Tipo de letra: Verdana Cor: #808080 Tamanho: 1 Estilo: regular Alinhamento: Esquerda

11- Actividades Do Curso - Título O Título contém o nome do separador “Actividades Do Curso”, utilizando as maiúsculas de forma correta. A formatação deve ser feita da seguinte forma:    

Tipo de letra: Verdana Cor: #808080 Tamanho: 2 Estilo: Negrito

1-Título 2-Subtítulos


Alinhamento: Esquerda

- Subtítulos Os Subtítulos contêm o nome das diversas actividades do curso mencionado com as maiúsculas e minúsculas usadas de forma adequada. A formatação deve ser feita da seguinte forma:     

Tipo de letra: Verdana Cor: #808080 Tamanho: 2 Estilo: regular Alinhamento: Esquerda

Espaço Aluno - Título O Título contém o nome do separador “Espaço Aluno”, utilizando as maiúsculas de forma correta.

1- Título

2- Texto

A formatação deve ser feita da seguinte forma:     

Tipo de letra: Verdana Cor: #808080 Tamanho: 2 Estilo: Negrito Alinhamento: Esquerda

- Texto O texto define o que é o “Espaço Aluno”, não deve conter mais de 8 linhas. A formatação deve ser feita da seguinte forma:     

Tipo de letra: Verdana Cor: #808080 Tamanho: 2 Estilo: regular Alinhamento: Esquerda

- Tópicos Estes tópicos mencionam os espaços existentes direccionados aos alunos deste curso. A formatação deve ser feita da seguinte forma:     

Tipo de letra: Verdana Cor: #808080 Tamanho: 2 Estilo: regular Alinhamento: Esquerda.

3- Tópicos


Livro de estilos