

Para essa entrega do ANTEPROJETO, desenvolvemos a planta da opção escolhida durante o ESTUDO PRELIMINAR com ajustes solicitados. Além disso, desenvolvemos a volumetria externa, pensando nos acabamentos, aberturas de janelas e portas para as áreas externas, cobertura e também o espaço do pátio interno com uma pequena piscina para que seja possível entender como será a ambiência da casa. Desenvolvemos 3 propostas, sendo a planta apresentada neste caderno a SEGUNDA

PROPÓSITO

Segundo andar 1:100
A planta da casa segue o princípio para ser exclusivamente térrea com exceção do mezanino que é um espaço de trabalho. As áreas comuns da casa foram dispostas de forma que os ambientes fossem integrados entre si e voltados para o pátio interno (sala, cozinha e churrasqueira). A entrada principal para a casa se dá pelo hall de entrada com visão para a cozinha e área gourmet, e mais duas entradas laterais para o acesso da área de serviço e pátio interno.
Proposta 02
Casulo Arquitetura | contato.casuloarquitetura@gmail.com.br
Nesta segunda opção, mantivemos a área de serviço atrás da cozinha, porém menor. Nela também criamos um jardim interno que setoriza a parte mais privativa da casa. Aos fundos da casa, os três quartos são suítes. A suíte principal ganha um jardim lateral privado para o quarto, conectado ao banheiro. Os outros dois quartos também possuem um jardim aos fundos, com boa iluminação e ventilação.
Primeiro andar 1:100
Beatriz Costa - CAU: 223917-5
Juliana Santana - CAU: 223935-3
Rafaella Amarante - CAU: 237594-0
Legendas
Áreas Comuns
Áreas Íntimas
Áreas Molhada
Áreas Permeáveis
Legendas
- 1º Andar
Áreas Comuns
Áreas Íntimas
Áreas Molhada
Áreas Permeáveis
- 2º Andar 1:100 Áreas Comuns Áreas Íntimas Áreas Molhada Áreas Permeáveis Legendas


Para a CASA 2, propomos uma volumetria onde as duas coberturas se encaixam visualmente, como se a cobertura da parte de entrada fosse uma extensão da parte mais alta, com um pergolado mais leve e de madeira para a cobertura da passagem dos pedestres. Nos materiais trouxemos o calor do tijolinho para as paredes também com tons e pisos terrosos, compondo também com o pátio interno.
O piso com tijolinho para trazer mais conforto e aconchego para o lar e grandes janelas permitindo uma iluminação e ventilação das áreas comuns além da integração interna e externa da casa.
Como na proposta anterior, apesar da casa ser térrea e ocupar boa parte do terreno, os jardins estão presentes em diversos pontos, na entrada, no pátio interno, no banheiro principal e nos fundos da casa trazendo aumentando a sensação de natureza no espaço.









No pátio da CASA 2 propomos uma piscina mais ao centro do pátio com um chuveirão externo protegido por uma parede de cobogó com tijolinhos. Aqui as portas lisas se equilibram com as informações da textura da parede de tijolinhos. Nas áreas comuns utilizamos um piso de porcelanato que imita cimento queimado, mas externamente utilizamos um piso de argila para trazer mais rusticidade.











@casulo.arquitetura
contato.casuloarquitetura@gmail.com
www.casuloarquitetura.com
