Page 1

Volume 1 4ª Edição 05/10/2011

Sol Notícias

Siga-nos! Email: casasolnascente.ceara@gmail.com Facebook.com/Casasolnascenteceara Twitter: @CasaSolNascente

Folclore foi tema da última Culminância Editorial na Casa Sol Nascente! Contação de história, Parlendas, cantigas de roda e muitas outras brincadeiras fizeram a alegria da criançada nos últimos meses na Casa Sol Nascente. Com o tema do projeto da 3ª culminância sendo o Folclore, a meninada soltou a imaginação e brincou a vontade. Todos os profissionais da casa também entraram no clima e participaram da atividade junto com as crianças, tudo isso para garantir além do aprendizado muita diversão para garotada. A nutricionista, por exemplo, preparou junto com as crianças, uma deliciosa tapioca colorida. A professora de Informática realizou diversas atividades

educativas e recreativas com o tema Folclore. As monitoras voltaram a ser crianças e brincaram pra valer de pegapega, cantigas de roda, teatro de fantoches, entre outros. Para o grande dia, a supervisora pedagógica Lídia, preparou uma grande apreSentação, onde as meninas cuidaram da coreografia, enquanto os meninos ficaram com a batucada. Para encerrar, todos os presentes foram convidados a saborear um delicioso lanche. Agora todos da casa estão ansiosos a espera do próximo projeto. E que venha a quarta Culminância.

Um parabéns Especial... A Casa Sol Nascente quer utilizar este espaço, para fazer uma pequena homenagem para uma pessoa bastante especial, a nossa querida Carolina Benevides, voluntária assídua da casa de crianças, que mesmo com tantos compromissos agendados não ficou indiferente a nossa causa .

Ela, que fez aniversário no último dia 28 de setembro é a responsável por organizar a maioria dos passeios da casa de crianças, muitas de nossas festas como; São João, aniversariantes do mês, além é claro, de nos agraciar com sua presença e seus mimos para as nossas crianças.

Caroline Benevides receba os nossos sinceros votos de parabéns, felicidades, saúde e muito sucesso. Que você continue com todo esse amor, carinho e dedicação para com as nossas crianças. A família Sol Nascente agradece de todo coração.

Por Família Sol Nascente: Nos últimos dias, o que mais tem se falado em todos os meios de comunicação é sobre os avanços na descoberta da vacina contra a AIDS. Pesquisadores da Espanha conseguiram limitar a ameaça do vírus a uma infecção de gravidade menor em 90% dos voluntários. Nós que convivemos com o sofrimento diário de quem tem que viver com a doença torcemos para este passo, seja uma grande conquista na luta contra o HIV, porque esta vacina não irá simplesmente imunizar contra o vírus, mas irá trazer grande esperança para as nossas crianças, já que o próximo passo será testar a eficácia da vacina em pessoas infectadas com o HIV. Todos estamos muitos otimistas e esperando em um futuro muito próximo darmos boas notícias a estes que são vitimas de uma doença tão cruel, além da certeza de aliviar o sofrimento que consome milhares de pessoas em todo o mundo. Confira nesta edição:  Notícias Sol Nascente  Diversão para garotada  Aniversariantes do Mês e muito mais...


Página 2

Sol Notícias

Notícias Sol Nascente A Casa Sol Nascente dá as boasvindas a Lidia Moura, que agora está ocupando o cargo de coordenadora da Casa de Crianças. Aproveitamos também a oportunidade para agradecer a colaboração da nossa querida Herika Mello, que cuidou tão bem de nossas crianças no período que esteve conosco. A família Sol Nascente sentirá saudades.

E no último dia 30 de setembro a família Sol Nascente se reuniu para dar as boas vindas ao Francisco Mateus de 9 anos, novo morador da casa de crianças e festejar os aniversariantes do mês. E no último dia 02 de outubro, a família Sol Nascente preparou uma pequena festa surpresa para a nossa querida voluntária Caroline Benevides. Uma pequena forma de agradecer a tudo que ela faz por nós.

A paciente Sabrina Pessoa está fazendo curso de recepcionista no Hotel Escola Dorotéias. É isso aí Sabrina, temos que nos qualificar sempre! A Casa Sol Nascente iniciará neste mês de outubro o trabalho de Telemarketing. OBAAAAAA!

E no último dia 26 de setembro, a Casa Sol Nascente foi beneficiada com um evento para angariar fundos para a nossa Instituição. O Marquinhos Cabeleleiros, juntamente com o Coletivo Monstra, uniram-se para realizar a Expo Solidária, onde os cortes de cabelos estiveram com 50% de desconto e telas de pintura estiveram com toda a renda revertida para a Casa Sol Nascente. Uma iniciativa que arte e responsabilidade social e que nós que fazemos a família Sol Nascente so temos a agradecer.

Espaço para Garotada Aprender e se Divetir:


Volume 1

Página 3

Texto do Mês: Bisfenol: Perigo presente nas Mamadeiras

A mamadeira que você usa para alimentar seu filho pode oferecer riscos à saúde dele. A matéria-prima para a confecção de mamadeiras, o plástico, tem como componente uma substância denominada Bisfenol A. Bisfenol A entra na composição do plástico para oferecer maleabilidade, ou seja, sem ela o plástico fica duro e quebradiço. Estudos mostram que o acúmulo deste aditivo pode provocar câncer, está também associado à puberdade precoce em meninas, uma vez que imita o hormônio Estrogênio. A substância em questão também está presente em outros objetos plásticos, mas veja agora por que crianças são alvo principal:

A contaminação Quando aquecemos líquidos dentro da mamadeira, como o leite, por exemplo, esta desloca seus componentes (dentre eles o Bisfenol) para o líquido, sendo assim, o alimento vai ficar contaminado pelas substâncias presentes no plástico da mamadeira. Como as crianças são mais frágeis, acabam se tornando as maiores vítimas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a quantidade de Bisfenol A presente em mamadeiras (0,6 mg/Kg) não afeta a saúde. Em contrapartida, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), aconselha a suspensão do uso alegando não haver níveis seguros: “na dúvida é melhor não arriscar”. Mas existem alguns plásticos que não contêm tal substância, é o chamado BPA-free, e por isso sua utilização vem crescendo muito, principalmente em países de primeiro mundo, como os Estados Unidos por exemplo. O melhor seria substituir a mamadeira de seu filho pelo copinho para servir líquidos, segundo especialistas, este método é mais seguro, uma vez que as mamadeiras são suspeitas de causar danos às articulações faciais e provocar alterações ortodônticas. Por Líria Alves Graduada em Química Equipe Brasil Escola

Dicas de Saúde e Bem estar: Conheça um pouco sobre a fruta Abacate. O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore da família das laureáceas, que pode atingir até 20 metros de altura. Suas folhas são utilizadas no preparo de chá, bom para a digestão, para combater infecção de garganta e tosse. São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. O período de safra é de fevereiro a agosto.

O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na dieta das pessoas que apresentam problemas digestivos. Possui forma arredondada e pesa entre 500 a 1500 gr. A coloração da casca varia do verde ao vermelho-escuro. As duas principais espécies de abacate são Strong, cor verde e a Hass, cor roxa. Por Patrícia Lopes, Equipe Brasil Escola.


Página 4

Sol Notícias

Casa Sol Nascente: Endereço: Avenida Alberto Craveiro 2222 Bairro: Castelão Tel: 85-3469-4437 Fax: 85-3469-4437

A Casa Sol Nascente Ceará A Casa Sol Nascente foi criada em 2001, no Condomínio Espiritual Uirapuru. Hoje, a ONG conta com duas unidades, uma para adultos e outra para crianças. Missão: Ressignificar a vida de crianças e adultos que vivem e convivem com HIV/AIDS, enquanto estiverem vivendo em condição de abrigamento. Valores:

aniversário da voluntária Caroline Benevides Doar é um gesto de amor! Colabore: Conta Corrente 11235-6 Agência 3646-3 Banco do Brasil

- Solidariedade com as pessoas com aids, em situação de vulnerabilidade e risco social. - Respeito aos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS. - Acolhimento da diversidade. - Fortalecimento da dignidade das pessoas com HIV/AIDS. Alguns de Nossos Desafios: - Garantir a sustentabilidade das ações desenvolvidas na Casa Sol Nascente. - Construir a casa de adultos dentro do Condomínio Espiritual Uirapuru. - Continuar encantando as pessoas que ajudam através de um trabalho amoroso e consistente.

Aniversariantes de Setembro. Chegou a hora de apagar as velinhas para:

02/09 - teresinha (Monitora) 05/09 Thalita Lisboa (Nutricionista) 28/09— Caroline Benevides Festa de aniversário da voluntária Caroline Benevides. Expediente: Sol Notícias é uma publicação interna da ONG Casa de Apoio Sol Nascente Presidente da Instituição: Arilo Deodato Vice Presidente: Ana Sudário Organização e revisão final do Jornal: Vânia Braga Jornalista Responsável: Vanessa Érika Menezes

Jornal Casa Sol Nascente - Outubro  

Jornal Casa Sol Nascente - Outubro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you