Page 1

Especial

ANO 4 - 27ª EDIÇÃO - Edição Especial de 2012

II Prêmio Casa Hope

de Responsabilidade Social

Especial

Evento reúne empresários, celebridades e pessoas do cenário político para prestigiar a Casa Hope. Confira quem foram os homenageados desta grande noite.


2

PANDA EM FOCO EDIÇÃO ESPECIAL DE 2012

o evento

A Casa Hope realizou no dia 23 de outubro, no Buffet Leopolldo Itaim, o II Prêmio Casa Hope de Responsabilidade Social. Na ocasião foi oferecida uma escultura comemorativa às empresas, empresários e personalidades que participaram ativamente das ações da entidade nos últimos dois anos, como forma de gratidão e reconhecimento. “Há três anos inauguramos a sede própria da Casa Hope. O projeto somente foi possível com o envolvimento de diversas empresas e colaboradores individuais que, com a aquisição de cotas de patrocínio e doações, permitiram a concretização deste sonho. O II Prêmio Casa Hope de Responsabilidade Social é uma forma de agradecer e homenagear todos estes participantes”, afirma Cláudia Bonfiglioli, presidente da instituição.

Ainda no evento, foi lançada, oficialmente, a nova campanha da Casa Hope, divulgando o projeto ‘Ampliando Esperança’, cujo o objetivo é a construção de um novo núcleo de atendimento exclusivo para adolescentes. Os hóspedes terão o mesmo apoio já dado pela instituição, porém com foco específico, tendo em vista os possíveis efeitos tardios que surgem após o tratamento. O vídeo institucional, executado de forma beneficente e brilhante pela empresa Elder Buck e Royal Flush, foi exibido também na cerimônia, emocionando a todos os presentes. Entenda sobre o projeto ‘Ampliando Esperança’ na página 4 desta edição. Durante o evento, que contou com a apresentação de Adriane Galisteu, os convidados foram presenteados com um jantar, ao som da Banda Shine, empresa referência em eventos sociais e corporativos, que desenvolveu um projeto exclusivo para a ocasião, intitulado “Acústico Casa Hope”.


3

benemérito

Especial

Abram Szajman É empresário e atua em diversos setores corporativos. Preside a mais de 20 anos a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). É presidente do Centro do Comércio do Estado de São Paulo (CCESP), dos Conselhos Regionais do Serviço Social do Comércio e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SESC/SENAC), além de presidir do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SP). Atua também na presidência do Conselho Deliberativo da Casa Hope.

Panda em Foco Especial FUNDADORES DA CASA HOPE Cláudia Bonfiglioli e Patricia Thompson

FOTÓGRAFO DO EVENTO Ney Fernandes IMPRESSÃO

PRESIDENTE DA CASA HOPE Cláudia Bonfiglioli DESIGNER - Comunicação Visual Juliana Hercowitz

TIRAGEM 3.000 exemplares

www.hope.org.br


Ampliando Esperança É fato que a incidência de câncer no mundo e no Brasil tem apresentado uma escalada assustadora, tornando-se um verdadeiro problema de saúde pública. Em paralelo ao crescimento do número de casos, o desenvolvimento científico e tecnológico e a organização da estrutura de centros de tratamentos especializados em câncer, como em São Paulo, têm proporcionado grandes avanços no diagnóstico, tratamentos e índices de cura e sobrevida dos pacientes oncológicos. No Brasil, as estimativas para o ano de 2012 e 2013 apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer em geral sendo que 11.530 crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos serão novos pacientes oncológicos (INCA- 2012). Apesar destes números, do ponto de vista clínico, os tumores intanto-juvenis apresentam menores períodos de latência, crescimento rápido, são mais invasivos, porém respondem melhor aos tratamentos e apresentam bons prognósticos (INCA, 2008). O INCA 2010 ressalta que “tão importante quanto o tratamento do câncer em si, é a atenção dada aos aspectos sociais da doença, uma vez que a criança e o adolescente doentes devem receber atenção integral, inseridos em seu contexto familiar. A cura não deve se basear somente na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida do paciente. Neste sentido, não deve faltar ao paciente e à sua família, desde o início do tratamento, o suporte psicossocial necessário, o que envolve o comprometimento de uma equipe multiprofissional e a relação com diferentes setores da sociedade, envolvidos no apoio às famílias e à saúde de crianças e jovens”. Neste sentido, a Casa Hope, durante seus 15 anos de existência, tem trabalhado junto às crianças e adolescentes com câncer e transplantados e suas famílias vindos de todo o Brasil, apoiando-os integralmente em todas as fases de tratamento, desde o diagnóstico até a alta médica, minimizando o impacto e as profundas alterações físicas, psicológicas, sociais, familiares, econômicas e profissionais geradas pela somatória de doença, carência e afastamento de sua família e sociedade. Atualmente vivemos um grande paradoxo, nossas crianças e adolescentes são vitoriosos na difícil batalha contra o câncer, representada pela alta médica, mas a luta pela vida continua, pois surgem novos desafios que exigem inúmeras adaptações. Retomar a vida familiar, escolar e social marcados por

Eld

PROJETO

e r B u ck

PANDA EM FOCO EDIÇÃO ESPECIAL DE 2012

fo to:

4

cicatrizes físicas e psicológicas, inseguranças e ainda conviver com o fantasma da recidiva da doença e com os efeitos tardios dos tratamentos. Tarefa árdua, porém repleta de aprendizados, esperanças, novos valores e oportunidades que os impulsionam para a construção de uma vida digna e com mais qualidade, pois nossas crianças e adolescentes se tornarão pessoas ativas na sociedade em que vivem. De que vale superar tantas dificuldades e sofrimentos se após alta médica não houver chances reais de viver uma vida ampla e satisfatória? A ausência de suporte psicossocial e educacional envolve enormes riscos para sua reintegração. Estes jovens sobreviventes do câncer, mesmo após a remissão da doença, necessitam de acompanhamento periódico para confirmação da cura, avaliações das toxicidades relacionadas aos tratamentos, e mais ainda, precisam de atenção e cuidados especiais para superar as cicatrizes marcadas no seu eu e retomarem sua vida normal, a escola, os amigos, integrar os aprendizados, incluírem-se na vida profissional, constituir família, valorizar a vida e a si próprio e, sobretudo seguir sempre adiante sem perder a esperança. Hoje temos a certeza que a realidade de viver uma experiência de câncer tem significados muito particulares, tanto para os pacientes quantos para seus familiares. Para alguns, câncer pode representar apenas dor, sofrimento, impotência, dependência e derrota e para outros, esta experiência, apesar de dolorosa e difícil, pode representar a oportunidade de transformação e crescimento. Neste sentido, o Projeto ‘Ampliando Esperança” visa oferecer apoio psicossocial e educacional à adolescentes e jovens com câncer e transplantados juntamente com seus acompanhantes, após alta médica, em fase de controle da doença e possíveis efeitos tardios dos tratamentos, em um novo núcleo de atendimento, através de uma estrutura complexa de serviços que abrange moradia durante a permanência em São Paulo, alimentação adequada, transporte para hospitais, laboratórios e aeroportos, assistência social e psicológica, terapia ocupacional e cursos de capacitação profissional específicos para que estes jovens e seu acompanhante possam se reintegrar em sua nova realidade de vida de forma plena e efetiva.


5 Especial

I I PRÊMIO

patrocinadores

masters

DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

em nome de Luiz Carlos Trabuco Cappi (representou no evento: João Albino Winkelmann)

em nome de João Carlos Saad (representou no evento: Paulo Saad e Maria Leonor Saad

colaboradores “AMOR, força que nos movimenta”. (Fá Almeida - Diorama)

www.hope.org.br


PANDA EM FOCO EDIÇÃO ESPECIAL DE 2012

empresas homenageadas

6

Bradesco Grupo Bandeirantes

1

Banco Tribanco Casa Leão Chevrolet Estrela Futura Tintas Gerdau Helbor

2

Mapfre Qualicorp Riachuelo Rosana Pires da Cunha Sandra Bertelli Pimentel Thomas Greg

3

1. João Albino Winkelmann 2. Paulo Saad e Maria Leonor Saad 3. João Ayres Rabello Filho 4. Lydia Sayeg 5. Sonia Campos 6. Carlos Tilkian

5 4

6


7 Especial

“O Bradesco sabe que este reconhecimento reflete a importante parceria que mantém com a Casa Hope e reconhece na instituição seu comprometimento em oferecer uma vida melhor a milhares de pessoas. Ao abraçar esta causa, anos atrás, o Bradesco reafirmou seu compromisso de estar lado a lado com a sociedade e, este reconhecimento vem coroar esta longa parceria.” (João Albino Winkelmann • Diretor do Departamento Private do Bradesco)

7

8

9

11

10 7. Ricardo Stiepcich. 8. Carlos Bier Gerdau Johannpeter. 9. Henrique Borenstein. 10. Marcos Eduardo Ferreira. 11. Clarissa Vieira e Wilca Viana. 12. Rogério W. Rocha de Oliveira.

12

13

14

13. Sandra Bertelli Pimentel 14. Rosana Pires da Cunha e Marcelo Cunha 15. Eduardo Jorge de Godoi

15 www.hope.org.br


PANDA EM FOCO EDIÇÃO ESPECIAL DE 2012

agradecimento aos patrocinadores

88

em nome de LUIZ EUGÊNIO BASSI

em nome de ALICE MARIA BARRETTO PRADO FERREIRA

em nome de WILTON BOLDRINI

em nome de SILVIO TINI DE ARAÚJO

J

O

A

L

H

E

R

I

em nome de MICHAEL KLEIN

A

em nome de LYDIA SAYEG

em nome de GRACE LIEBLEIN

em nome de PAULO H. COELHO DA FONSECA MACHADO

em nome de SONIA HESS

em nome de CARLOS A. TILKIAN

em nome de FERNANDA HAGOBIAN

em nome deFLÁVIO MALUF

em nome de JANET NICOLAU MARTINS DE FREITAS

em nome de RICARDO STIEPCICH

Consideramos um privilégio

poder contribuir com uma entidade da grandeza de uma Casa Hope e falo no sentido do coração grande e acolhedor. Também temos orgulho em saber que as cores dos ambientes dão vida ao dia a dia de todas as pessoas que utilizam a sede da Casa Hope, vieram de nossas tintas.”

em nome de CARLOS BIER GERDAU JOHANNPETER

Ricardo Stiepcich • Futura Tintas

em nome de PATRÍCIA MENDES CALDEIRA

em nome de HENRIQUE BORENSTEIN


9 Especial

em nome de SÉRGIO LAGANÁ

Maria Cláudia e Leo Krakowiak

em nome de MARCOS EDUARDO FERREIRA

em nome de LUIZ AUGUSTO MILLANO

Maria Helena Scuracchio Bonfiglioli

em nome de HERÁCLITO DE BRITO

em nome de FLÁVIO ROCHA

em nome de RONALDO E SANDRA KORAICHO

A conquista deste prêmio

em nome de BIA AYDAR

é motivo de muito orgulho para nós. Representa o nosso apoio a diversos projetos sociais mantidos pela Casa Hope, uma instituição séria e comprometida com a sociedade. Em 16 anos de existência, a instituição continua empenhada em ampliar e aperfeiçoar seus trabalhos junto às crianças e aos jovens, sem desamparar seus acompanhantes. Um exemplo disso é o novo projeto ‘Ampliando Esperança’, que já conta com o apoio da Helbor.” PANTONE 194 C

Henry Borenstein • Vice-Presidente Executivo da Helbor

em nome de LUIZ ALBERTO SRUR

em nome de MEYER JOSEPH NIGRI

em nome de SIDNEI OLIVEIRA

em nome de JOÃO AYRES RABELLO FILHO

em nome de LUIZ WILSON TEIXEIRA DA SILVA

em nome de FERNANDA BOGHOSIAN ROSSI E RENATA BOGHOSIAN

em nome de ABRAM SZAJMAN

É com grande alegria e satisfação

que fazemos parte desta família. Parabéns a todos da Casa Hope, temos a certeza que nossa parceria é séria e muito comprometida com os resultados.”

em nome de MARCOS E MARCELO MARIZ DE OLIVEIRA YUNES

Rogério Rocha de Oliveira • Gerente de Responsabilidade Social da Riachuelo

www.hope.org.br


10

PANDA EM FOCO EDIÇÃO ESPECIAL DE 2012

1. Fernando Rizzolo e Cláudia Bonfiglioli. 2. Emerson Fittipaldi e Lydia Sayeg. 3. Cláudia Bonfiglioli e Rodrigo Garcia (Secretário do Governo do Estado de São Paulo). 4. Abram Szajman, Cláudia Bonfiglioli e Cecília. 5. Cláudia Bonfiglioli e Luciano Faccioli (Band).

1 2

5 3

4


11 Especial

6

7 6. Duda Martins e Banda Shine (Omne Produções). 7. Fábio Lacerda (Band) e Cláudia Bonfiglioli. 8. Iris Stefanelli. 9. Rita Batista e Gominho (Band). 10. Izilda Moribe (Casa Hope) e Cláudia Bonfiglioli. 11. Cláudia Bonfiglioli e Nina Correia (Casa Hope).

10

8 9

11 www.hope.org.br


PANDA EM FOCO EDIÇÃO ESPECIAL DE 2012

agradecimentos

12

Agradecemos sempre a toda a equipe da Casa Hope, que acompanha no dia a dia cada passo da organização de todas as ações. Imensamente a todos os apoiadores e patrocinadores deste evento, e a todos aqueles que sempre acreditaram e abraçaram a causa de forma expressiva ao longo de todos estes anos. Continue a frente deste projeto e, em 2014, garanta seu lugar no III Prêmio Casa Hope de Responsabilidade Social.

Casa Hope - Apoio à Criança com Câncer: Al. dos Guainumbis, 1027 • Planalto Paulista • Fone: (11) 5056-9700 • www.hope.org.br

Panda em foco especial II Prêmio de responsabilidade social  
Panda em foco especial II Prêmio de responsabilidade social  

II Prêmio Casa Hope de responsabilidade social . Evento reúne empresários, celebridades e pessoas do cenário político para prestigiar a Casa...

Advertisement