Issuu on Google+

1

28ª EDIÇÃO - JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO DE 2013

ACONTECE Oferecendo e recebendo homenagens. PÁG.11

ABRACE NOSSA CAUSA A Cia.Hering abraça um Panda. PÁG.3

ENGAJAMENTO Empresas agem com responsabilidade social e criam ações solidárias. PÁG.12

EM PROL DA CAUSA A Casa Hope recebe o bem de várias frentes. Confira. PÁG.7

A ESCOLA DA CASA HOPE Além do aprender, a possibilidade de planejar um futuro. PÁG.10

Foto: Edmilson Danessi

TRANSPARÊNCIA A Casa Hope está de portas abertas pra você. PÁG.9

Superação não tem idade

Olhe para o

futuro

www.casahope.org.br


JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO • 2013

PANDA EM FOCO

2

EDITORIAL Já pensou em ADOTAR? Acredito que os nossos sonhos na verdade nada mais são que o combustível da vida, o que nos move para a descoberta e a concretização de novos objetivos. Inspirada nisso, posso dizer que nós da Casa Hope começamos 2013 com todo o gás! 

FUNDADORES DA CASA HOPE Cláudia Bonfiglioli e Patrícia Thompson

Mas antes de contar o motivo, queria perguntar a cada um de vocês: quem nunca pensou ao menos uma vez na vida em adotar? Quando digo adotar não quero dizer necessariamente adotar uma criança. Falo sobre adotar um ideal, uma ideologia, um estilo de vida, e porque não ADOTAR uma causa?

PRESIDENTE Cláudia Bonfiglioli

O Programa ADOTE UM LEITO chegou com força total em 2013. Essa iniciativa nos deixa muito esperançosos em conquistarmos uma base sólida através da autosustentação do núcleo atual da Casa Hope, para assim podermos alçar novos voos.

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Designer Gráfico Juliana Hercowitz

Com o valor de R$ 2.000,00 mensais, você, sua empresa ou um grupo de colegas, ajudará a cobrir os custos da manutenção de uma criança e seu acompanhante durante um ano. Informe-se sobre ser um Adotador de Leito, e conheça quem já abraça esta causa. O que ontem parecia distante hoje se torna uma realidade graças ao apoio de vocês. Durante todos esses anos em que estive a frente da Casa Hope pude confirmar com meus próprios olhos o que a união, solidariedade e amor ao próximo são capazes de fazer, e me surpreendi com a capacidade de superação dessas famílias que dependem do nosso esforço e trabalho. Nós acreditamos na vida, nós contamos com vocês! 

JORNALISTA Voluntária Maria Helena Gouveia MTB: 7867/SP ASSESSORIA DE IMPRENSA Márcia Stival IMPRESSÃO

Por fim, desejo um ótimo ano, que todos nós tenhamos a coragem e capacidade de sonhar e realizar sempre. Muito obrigada,

Cláudia Bonfiglioli Presidente da Casa Hope

www.casahope.org.br Foto: Juliana Hercowitz

TIRAGEM 3.000 exemplares


3

Empresa abraça causa e inicia parceria com a CASA HOPE através do projeto ‘Adote um Leito’ A empresa adotou três leitos do projeto “Adote um Leito” – que proporciona a sustentabilidade necessária para o dia a dia dos hóspedes na instituição. O presidente da Cia. Hering, Fábio Hering, demonstrou total confiança e solidariedade à Casa Hope: “Pelo trabalho sério e dedicado que a Casa Hope leva às crianças no momento em que mais precisam, a Cia. Hering resolveu abraçar a causa, inicialmente com a adoção de 3 leitos. A atuação da entidade garante a essas crianças esperança e motivação para viver. Apoiar causas sociais faz parte da historia da Cia. Hering desde sua criação. Seus fundadores, há mais de 130 anos, criaram essa cultura que se perpetuou e está dentro de nossos princípios empresariais”, finaliza Fábio. Colaborando decisivamente com as comunidades onde atua, ao longo dos anos a Cia. Hering apoiou diversas campanhas em importantes instituições. A fundadora e presidente da Casa Hope, Cláudia Bonfiglioli, parabeniza a empresa pela sua atuação social: “Gostaria de destacar a importância da Cia. Hering e parabenizá-la por literalmente vestir a camisa da Responsabilidade Social ao longo de sua história. Nós da Casa Hope estamos honrados em ter o apoio de uma empresa com tamanha credibilidade e respeito”, afirma Cláudia. A mais nova empresa parceira da instituição ainda fez uma doação de 20 caixas de vestuários para serem vendidos no Bazar da Casa Hope revertendo toda a renda para a continuidade dos trabalhos oferecidos pela ONG.

SOBRE A CIA.HERING

A maior franquia de vestuário do Brasil, comemora 130 anos de uma história da qual se orgulha muito, reconhecida por mais de 90% dos brasileiros em todas as classes sociais.

Trikotwaren Fabrik Gerbruder Hering. Foi assim, com esse nome extenso e difícil, que a Cia. Hering iniciou sua história. O ano era 1880. A produção se concentrava numa casa de comércio que funcionava no centro de Blumenau (SC). De lá para cá ocorreram duas passagens de século. A pequena tecelagem acompanhou as mudanças. Cresceu. Modernizou-se. E se transformou numa conceituada empresa de design de vestuário do Brasil. Os primeiros tempos foram heróicos. A história começou na cidade de Hartha, na Alemanha. Integrante de uma tradicional família de tecelões, Hermann Hering decidiu que era hora de mudar. Queria dar melhores condições de vida para a família. Deixou a mulher Minna e os filhos aos cuidados do irmão Bruno e cruzou o Atlântico rumo ao Brasil.

Hermann tinha tudo planejado. Atento às novas oportunidades, havia se informado sobre a colônia alemã fundada em 1850 pelo Dr. Hermann Bruno Otto von Blumenau no Sul do País. Hermann reuniu condições para fazer o primeiro investimento já em 1880. Comprou um tear circular e um caixote de fios. Era preciso dar um jeito de fazer a empresa funcionar. Escreveu uma carta à Minna e pediu a ela que encaminhasse ao Brasil os filhos mais velhos, Paul e Elise junto com o irmão Bruno. Os Hering enfrentaram as condições precárias, as dificuldades para a compra de matérias primas e outros percalços naturais de um novo negócio, que na época eram extremamente complexos. Com sua perseverança, a dedicação e a qualidade dos produtos obtida ainda nos primeiros anos de funcionamento, os irmãos Hermann e Bruno Hering contribuíram para escrever uma das mais belas e importantes páginas da história do desenvolvimento econômico brasileiro.

A marca dos dois peixinhos. A palavra Hering significa “arenque” em Alemão. É um tipo de peixe parecido com a sardinha. Os dois peixinhos representam os irmãos Hermann e Bruno Hering.


4

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO • 2013

PANDA EM FOCO

4

A CASA HOPE OFERECE

Centro Educacional Pró-Hope As pessoas que são atendidas pela instituição sofrem com a carência financeira, a própria doença e o afastamento da rede familiar e social de apoio. Tudo isso gera um forte impacto, causando profundo desequilíbrio em todos os aspectos da vida, com alterações físicas, psicológicas, sociais, familiares e econômicas que conferem aos nossos atendidos uma vivência de extrema vulnerabilidade. Diante deste panorama, a intervenção adequada exige uma estrutura complexa de serviços, uma equipe multiprofissional qualificada e recursos financeiros elevados para viabilizar o apoio integral necessário para o enfrentamento dessa situação apresentada, melhorar as condições biopsicossociais e educacionais para a eficiência e a garantia da continuidade dos tratamentos e ainda preparar para a reinserção na vida familiar, social e educacional. Uma das formas de apoio da Casa Hope é a Escolarização e Apoio Pedagógico, um projeto que visa oferecer perspectiva de vida às crianças e adolescentes que passam por tratamento e neste período ficam impossibilitadas de frequentarem uma escola comum. A Escola da Casa Hope funciona de forma diferenciada, as aulas acontecem em período integral, a fim de que o aluno aproveite ao máximo a vivência em sala de aula, já que a rotina hospitalar impede que ele tenha uma frequência regular.

ARTE E CULTURA Visita à Caixa Cultural Os hóspedes da Casa Hope visitaram a Mostra Mikron, de Paulo Sayeg, artista importante no cenário das artes plásticas paulistas desde a década de 1980. As crianças e os adolescentes ainda tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de pintura.

Aprender brincando Projeto Catavento A turma da instituição se encantou com as atrações oferecidas no Catavento Cultural. Um passeio educativo que inspirou conhecimento e curiosidade em todos os presentes.

www.casahope.org.br


5

e • A escola da Casa Hope Para as crianças e adolescentes atendidos pela Casa Hope, o projeto de escolarização vai além do aprender, é a possibilidade de poder vislumbrar e planejar o futuro cuidando do presente. O atendimento é desenvolvido através da Pedagogia de Projetos, com suporte da Psicanálise aplicada à educação, embasado na visão dialética de Paulo Freire, no processo construtivista – interacionista e nas Teorias de Freinet, Piaget, Vygotsky, Wallon e Emília Ferreiro, que visa atender o aluno de forma global e individual, respeitando sua fase de desenvolvimento, seus conhecimentos pré-existentes, sua cultura e também seu tratamento. O ensino ocorre em salas multisseriadas e multiníveis que são dividas em três modalidades (Educação Infantil e Alfabetização, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio). O projeto contempla com uma Coordenadora Pedagógica, uma auxiliar de secretaria, quatro professores titulares pedagogos, dois professores de apoio pedagogos e sete professores especialistas das áreas: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e Inglês. Verificamos que as crianças e adolescentes inseridos neste projeto, além de participarem do processo de ensino/aprendizagem, o qual podemos apontar a ampliação do repertório cultural, destacamos o desenvolvimento de empoderamento e participação ativa de ações, autonomia em suas realizações, conquista da própria identidade como também planejamento de novos projetos de vida e perspectivas para o futuro.

Artesanato e diversão

Ação Educativa no MUBE

O Ateliê PRITT em parceria com o Ateliê Maria Flor Oficinas ofereceu às crianças da Casa Hope, do dia 14 à 18 de janeiro, várias atividades de artesanato. Todo material foi doado, e um monitor também de responsabilidade do ateliê auxiliou na produção das peças.

A empresa parceira We Will Rock proporcionou e acompanhou de forma muito organizada e produtiva, juntamente com uma série de voluntários, os jovens da Casa Hope em uma visita interativa no Mube. Os responsáveis pelo espaço, também bastante envolvidos, deixou as portas abertas para novas ações. E nós, reconhecendo a importância deste tipo de atividade para os hóspedes da instituição, só temos a agradecer.


ACONTECE NA CASA

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO • 2013

PANDA EM FOCO

6

Visita beneficente Marcelo Bacchi, um dos sócios da Solo Tecnologia, arrecadou com amigos, funcionários e parceiros, presentes para os hóspedes da Casa Hope na época do Natal, e ainda ofereceu um lanche especial para as crianças, do qual pessoalmente ele mesmo trouxe, aproveitando a oportunidade para conhecer de perto junto com todos o trabalho e as instalações da instituição. Estiveram presentes o Marcelo, sua irmã Fernanda, seu sócio Rony, e funcionários da Solo.

Fechando o ano ‘com emoção’ Motoqueiros integrantes do Clube Rides on the Storm, os R.O.T.S., SP Brasil, visitaram a Casa Hope no final de 2012, um deles vestido de Papai Noel, e fizeram a alegria das crianças distribuindo presentes e, sobretudo, muito carinho e alegria.

“Para nós, esta é a oportunidade de estarmos com pessoas especiais que nos fazem sentir também especiais com a demonstração de tanto carinho. É muito bom nos sentirmos úteis e nós ganhamos com isso. Todo ano é um aprendizado, crescemos a cada contato, a cada presente entregue, a cada doação que conseguimos de companheiros que fazem questão de continuarem anônimos. O nosso muito obrigado por nos receberem. Parabéns à equipe da Casa Hope por realizarem um trabalho tão digno”, declara Paulo Norcia.

Voluntárias oferecem REIKI Com a esperança de amenizar as dores e sofrimentos que crianças, adolescentes e adultos passam nesse momento delicado de suas vidas, as voluntárias Fusaco Onishi (Suely) e Norie Sugawara Matushita exercem seu trabalho com muita dedicação e profissionalismo de forma beneficente na Casa Hope. Para Suely, Reiki é uma energia do universo, que nunca se esgota e nunca prejudica. Harmoniza, equilibra e cura o corpo físico, espiritual, emocional e mental. É uma energização que complementa a medicina alopática. Segundo a definição de uma criança de 5 anos, como costuma exemplificar, o Reiki é uma massagem espiritual. A Casa Hope agradece imensamente a energia do bem.

www.casahope.org.br


7

ACONTECE EM PROL DA NACAUSA CASA ‘Jogando limpo’ com responsabilidade social “Gostaria de agradecer a Casa Hope pela parceria com a Reckitt Benckiser. Ficamos muito satisfeitos de poder apoiar e ligar nossa marca a uma instituição tão séria e com um projeto tão relevante para a sociedade quanto a Casa Hope. Espero que possamos continuar com a parceria e realizar novas ações”. Amanda Lobato

Trade - KAM / Reckitt Benckiser (Brasil) Ltda.

A empresa Reckitt Benckiser, líder mundial nos segmentos de limpeza doméstica, cuidados pessoais e saúde, junto com a rede de supermercados Carrefour, lançou em janeiro deste ano uma campanha de combate ao câncer com o objetivo de colaborar diretamente com as crianças e jovens atendidos pela Casa Hope. Em 144 lojas da rede Carrefour de diversos estados do Brasil, cada unidade vendida de qualquer produto das linhas Veja para Cozinha, Veja X-14 e Veja Vidrex resul-

tou na doação de R$ 0,50 para a instituição. A campanha teve duração de um mês. Além desta ação, a Reckitt Benckiser distribuiu balões em 35 lojas do Carrefour no dia 15 de Fevereiro – Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil. Com este simples gesto, a empresa parceira trouxe esperança aos pacientes e suas famílias que lutam diariamente contra o câncer, além de conscientizar as pessoas sobre a importância de apoiar esta causa.

A língua da solidariedade A Rede de idiomas CNA promoveu uma ação durante a 7ª Conferência de Ensino, fazendo a arrecadação de alimentos para a instituição e disponibilizando um stand para a venda de produtos no evento que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, no Hotel Renaissance.

parcerias. Gostaria de agradecer a Rede CNA pela colaboração e apoio à Casa Hope”, afirma Cláudia Bonfiglioli, presidente da entidade.

“Estamos muito felizes em iniciar o ano já com grandes

Um gesto de valor A Thermo Fisher Scientific, líder mundial a serviço da ciência, escolheu a Casa Hope para sua doação de Natal. Com a colaboração de todos os seus funcionários, a empresa doou alimentos e brinquedos. Além disso, ofereceu o lanche da tarde para todos os hóspedes da instituição. “Escolhemos a Casa Hope por saber de sua idoneidade e comprometimento. Admiramos o trabalho e por isso nos sentimos gratificados em ajudar pelo menos um pouco”, declaram os funcionários da Therno Fisher Scientific.


ACONTECE NA CASA

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO • 2013

PANDA EM FOCO

8

Páscoa recheada de solidariedade! Durante a semana tivemos curso de confecção de ovos de chocolate em parceria com o Senac São Paulo, e um grande e emocionante encontro para troca de experiências e ovos com os idosos do Projeto Velho Amigo. Contribuiram para a festa a The Bazar e Vila Chocolat. A Sky Brasil trouxe uma equipe de voluntários para a distribuição de presentes, e a visita do Scooby-Doo que dançou e brincou com todos os hóspedes. No refeitório da instituição ainda aconteceu uma grande festa com a presença do coelhinho da páscoa, que além de ovos distribuiu muitos abraços e alegria!

UNIÃO DE PARCEIROS No dia 13 de dezembro a Casa Hope foi palco de sua grande festa de Natal. As ajudas vieram por todos os lados, música, atividade, decoração, alimento, presentes, entre todos os outros ítens que juntos garantiram a alegria iluminada de todos os presentes. AGRADECIMENTOS ESPECIAIS ao Sergio Custodio, Multi Carnes, Sra. Terezinha, Cláudia Passarelli, Daniela Brutomesso, Luciane Neves, Erika Shimizu Sutton-Kirkby, Paty Lang, Nilton Molina Neto e Adriano Seixas, Marcos Garízio e equipe da FC Entertaiment, Theodoro Hengles, Orlando Hengles e equipe Lightener Som e Iluminação, Marcia Stival, Debora, Berri, Marcos e Silvio, Patati Patata, Felipe e equipe da Macacada Reunida, DeLukka, Renato e equipe da Oficina de Teatro, Sr. Djalma Mazzini, Jô Melo, Maria da Glória e Nívia Silva Freiras, Eliana Pecora, Andreia Puppo, Solange, amigos e colegas da Cinemark, Antonio Domingos Cardoso e Esposa, Sra. Paulina e Adriana, Multibrink, Silvia César, Mary Arakelian, hóspedes da casa Lidsen, Maria José e Rosemary, além de todo o apoio da equipe da Casa Hope e colaboradores sempre presentes.

www.casahope.org.br


9

CASA HOPE CONVIDA

A Casa Hope abre suas portas Todas as terças-feiras, às 15 horas, a Casa Hope abre as suas portas para todos aqueles que desejam conhecê-la melhor, visitar as instalações, saber como funciona e como atende humanizadamente duzentas pessoas por dia, entre doentes e acompanhantes. Os interessados devem se comunicar através do telefone (11) 5056-9700 para agendar o dia da visita. Esse encontro se inicia com uma palestra sobre a fundação da Casa Hope, como chega vitoriosa aos seus 17 ano de funcionamento, como desenvolve os seus trabalhos de atendimento aos doentes e a seus acompanhantes, mantém cursos que oferecem às mães possibilidades de trabalho na volta ao lar, dirige a escola para que as crianças e adolescentes não percam o ano escolar e como conduz a ida aos hospitais para os tratamentos e procedimentos necessários. Em seguida os visitantes assistem a um vídeo institucional, para depois seguirem em visita à Casa, percorrendo todas as suas instalações.

Marque sua visita e conheça a Casa Hope de perto! Será um prazer recebê-lo!

ACONTECE NA CASA Datas comemorativas não passam em branco na Casa Hope Aliás passam bem coloridas!

A escola da Casa Hope em parceria com o setores de psicologia, terapia ocupacional e nutrição, organizou uma tarde de brincadeiras de carnaval, com um lanche especial, música e um baile de máscaras com a participação de todos os hóspedes. O Centro Educacional Pró-Hope trabalhou o tema nas salas de aulas, e os grupos de atendimento auxiliaram na confecção de criativas máscaras e enfeites.


JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO • 2013

PANDA EM FOCO

10

ACONTECE

Frente a frente com a iniciativa Cláudia Bonfiglioli é convidada especial de Marília Gabriela, em atração do GNT – Marília Gabriela Entrevista - que será exibido em junho de 2013. Considerada a melhor entrevistadora do País, a jornalista recebeu Cláudia em um bate papo descontraído e emocionante, que revelou a bela história da Casa Hope, a importância da responsabilidade social nos dias de hoje e a luta constante contra o câncer infantil.

Solidariedade é “Coisa Nossa” Em dezembro as crianças e adolescentes da instituição participaram da gravação do programa “Coisa Nossa” da Rede TV Brasil com os apresentadores Décio Piccinini e Silvana Kieling, no qual falaram sobre a importância da Casa Hope para estes atendidos. Ainda nesta oportunidade, foram expostos os produtos que a lojinha da Casa Hope dispõe para venda, divulgando mais uma forma de obtenção de renda.

Alie-se a estes super-heróis. Acreditamos nos seus superpoderes.

Uma homenagem da Casa Hope No dia 15 de fevereiro, Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil, Cláudia Bonfiglioli, fundadora e presidente da Casa Hope, e Izilda Moribe, gerente de serviços de saúde e educação, concederam várias entrevistas abordando a conscientização da doença e principalmente a importância da sua detecção precoce. O câncer infantil é a segunda causa de morte dessa faixa etária, porém é o que melhor responde aos tratamentos necessários. O índice de cura é bastante alto quando percebido a tempo. “Com o apoio e conscientização das pessoas podemos transformar uma fase tão difícil da vida de diversas crianças e jovens em momentos de coragem e esperança. Todos nós devemos nos unir em prol desta causa e ajudar nossos pequenos super-heróis a vencer esta batalha”, diz Cláudia Bonfiglioli. A homenagem foi exposta também nas mídias sociais da Casa Hope, e teve uma positiva e admirável repercursão. As entrevistas foram ao ar pelos seguintes veículos, a quem somos gratas pelo espaço aberto para esta oportunidade: Programa Se Liga Brasil – RedeTV!, Jornal do SBT Manhã – SBT, Jornal da Band – Band, Repórter Brasil – TV Brasil, Programa Manhã da Globo – Rádio Globo 1100 AM, Rádio Estadão.

www.casahope.org.br


11

ACONTECE Reconhecimento especial A Casa Hope foi homenageada pelo reconhecimento de sua atuação com as crianças e recebeu o troféu como forma de estímulo para a continuidade do trabalho Na noite do dia 26 de março no Teatro Augusta, a Casa Hope recebeu o “Troféu Inspiração do Amanhã - 2013”, edição especial infantil, pela representação notável e sempre marcante na área de responsabilidade social. O prêmio foi entregue pela Companhia Teatral Loucos do Tarô, para as representantes da entidade - Sara Francatto e Juliana Hercowitz. Entre os homenageados também estavam o elenco da novela Carrossel, família Monteiro Lobato, LBV, teatro Folha, entre outros.

A Sra. Esperança recebe o Prêmio Excelência Mulher 2013 A fundadora e presidente da Casa Hope, Cláudia Bonfiglioli, recebeu no dia 12 de março o Prêmio Excelência Mulher 2013, que tem a finalidade de reconhecer mulheres que se destacaram em suas atividades e em obras sociais. O evento que é idealizado pela Fraternidade Aliança Aca Laurência, juntamente com a CIESP Distrital Sul (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), reconheceu-a especialmente pela assistência que durante 16 anos vem prestando às crianças e adolescentes com câncer, e aos seus acompanhantes. Paulo Skaf parabenizou as homenageadas, todas as mulheres presentes e também ao Ciesp Sul pelo evento. “Cada dia mais as mulheres ocupam espaço na sociedade e desempenham seu papel de forma brilhante”, afirmou. “As mulheres têm uma vibração, uma resistência e uma coragem que é muito grande”.


JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO • 2013

PANDA EM FOCO

12

EM PROL DA CASA HOPE Com o slogan ‘Cuidando do seu carro, você ajuda a cuidar de centenas de crianças’, a General Motors do Brasil convidou seus clientes para fazer um “Check up Solidário” de até 30 ítens, gratuito nas concessionárias da rede, oferecendo ainda de presente um livro de colorir exclusivo. Um informativo da Casa Hope foi distribuido durante a campanha, o que contribuiu com a credibilidade da ação envolvendo ainda novos parceiros para abraçar a causa. Para cada serviço realizado, a GM fez uma doação para a Casa Hope. A entrega do cheque foi feita pessoalmente na sede da entidade, e todos os envolvidos aproveitaram a oportunidade para conhecer as instalações e os trabalhos da Casa Hope de perto. A quantia arrecadada foi de grande valia para darmos continuidade nos trabalhos oferecidos a centenas de crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Deixamos expresso o nosso imenso e verdadeiro agradecimento.

Na direção da responsabilidade social

Solidariedade em grande escala A Mídia Painéis que se encontra em São Paulo e atua há mais de 15 anos nas principais rodovias e aeroportos do Estado, abraça a Casa Hope e apoia as ações de cidadania que são exemplos no país através de seus veículos de comunicação. A Casa Hope e seus colaboradores merecem todo o nosso respeito e admiração. Apoiamos a entidade por entendermos que um mundo melhor só existe quando fazemos acontecer. Por isso mesmo a Mídia Painéis tem a honra de estar ao lado da Casa Hope, que semeia a esperança da vida plena para muitas pessoas e seus familiares”, expõe o diretor responsável Jorge Carvalho. Ler é bom e faz o bem Unir o prazer da leitura com o prazer de fazer o bem. Esta é a essência da parceria entre o Projeto Amigos da Leitura e a Casa Hope. Há mais de 10 anos o Projeto Amigos da Leitura vem estabelecendo parcerias com escolas públicas e particulares. É uma ação de incentivo à leitura, permitindo que crianças de diferentes classes sociais tenham acesso a bons livros infantis a custos acessíveis.

www.casahope.org.br


13

EM PROL DA CASA HOPE

Fome de solidariedade! De outubro à dezembro de 2012, a Osnir Hamburguer reverteu 10% do faturamento das ‘Quartas Solidárias’ para presentear o Natal das crianças da Casa Hope.

FEIRA DE MODA E DESIGN PARA CRIANÇAS

A iniciativa no restaurante foi um sucesso! Todos apoiaram a causa e provaram, além do gosto do nosso delicioso lanche, o gosto de ajudar o próximo”, divulgaram o Sr. Aldo e o Sr. Osnir (foto) nas mídias sociais. A Casa Hope agradece muito a doação, e oferece um simbólico presente feito pelas próprias crianças sob orientação das terapeutas ocupacionais da instituição: um cartaz representativo assinado por elas mesmas, e um sanduiche feito de biscuit!

A Casa Hope participou da primeira edição da KIDDO, a nova feira de moda, design e decoração infantil, que aconteceu do dia 4 ao dia 7 de abril, no Clube Sírio. A entidade ganhou um espaço disponibilizado pela marca, onde lém de expor e comercializar seus produtos com toda verba revertida para as crianças da Casa Hope, pode divulgar a ONG para centenas de visitantes interessados e possíveis futuros colaboradores da causa. Na mesma oportunidade ocorreu a arrecadação de doações de alimentos não perecíveis e roupas das marcas expositoras que foram destinadas ao Bazar Permanente da Casa Hope.

Parte da arrecadação das vendas é destinada à Casa Hope. Além de incentivar o hábito da leitura o projeto prevê uma ação de conscientização para educadores, pais, e toda a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Isso acontece através dos sintomas e sinais da doença que, se descobertos no seu estágio inicial, aumentam potencialmente as chances de cura. “Verdadeiramente um evento importantíssimo”, finalizam os supervisores do projeto Srs. Robson e Sérgio Marcantônio.

A Zurich Seguradora, agindo com responsabilidade social, criou uma campanha interna de engajamento dos funcionários para contribuir para a Casa Hope. Quando os funcionários chegaram para trabalhar, havia ursos de pelúcia, mascote da instituição, sentados em alguns pontos do escritório, causando curiosidade em todos os presentes. Seguiram com materiais de divulgação sobre como contribuir com a entidade, um convite para uma apresentação formal do projeto, e ainda abriram espaço para venda de produtos da Casa Hope, revertendo toda a verba para as crianças atendidas pela ONG. As vendas foram um sucesso. Agradecemos a todos os envolvidos, e esperamos dar continuidade em ações do bem como esta!


JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO • 2013

PANDA EM FOCO

14

DOAÇÃO O caminhão da Casa Hope está literalmente de portas abertas! A empresa Stylo Comunicação Visual doou para a instituição a adesivagem do veículo que retira doações feitas para o Bazar Permanente da entidade, além de colaborar em diversas outras necessidades deste ramo que a casa solicita. Com muito entusiasmo, foi criada pela designer da Casa Hope uma arte especial para o caminhão, que tem chamado a atenção nas ruas da capital colaborando para a divulgação do serviço prestado em prol dos trabalhos da ONG. Agradecemos a competência e solidariedade da empresa parceira em nome de Daniel Tortorello, que nos atende com tanta atenção e profissionalismo. O Bazar Permanete da Casa Hope está localizado na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 918, e é um ótimo local para comprar a custos baixos e doar seus pertences revertendo em renda para as crianças da Casa Hope. Telefone: (11) 5084-7111

Mídia

Parceria na área digital

GESTÃO DE PERFORMANCE A GPMídia, empresa especializada em planejamento e gerenciamento de ações de marketing digital, firmou uma parceria estratégica e promissora com a Casa Hope em março deste ano.

Para a Casa Hope significa um caminho seguro para uma gestão profissional de aprimoramento da comunicação digital. Com o expertise da GPMídia, a instituição terá acesso a recursos que irão posicionar a ONG de forma eficiente, contribuindo com base em conhecimento técnico, experiência e qualifica-

ção de equipe somadas às mais modernas ferramentas tecnológicas, na divulgação, visibilidade, e aproximação efetiva de contribuintes que abraçam a causa. De acordo com Danilo Fernandes, CEO da GPMídia, a parceria com a instituição ocorreu de forma espontânea e fez parte de uma série de ações da empresa com base nesse segmento. Na mesma rede do bem, o Site Blindado entre outras empresas parceiras deste segmento também contribuem com a Casa Hope.

ACESSE O NOVO SITE DA CASA HOPE E CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Carregue esta idéia! Na compra de qualquer ítem da linha de Produtos Hope, você ganha de presente uma sacola desenhada a mão com todo o capricho pelas nossas crianças! Se você gostou dessa idéia, adquira a sua e exiba responsabilidade social em todos os seus trajetos. E acima de 500 sacolas, você pode personalizar a sua arte. A Casa Hope agradece a empresa parceira ‘Casa da Sacola’ em nome de Clayton Braga, que nos doou este material em um belo gesto de solidariedade.

Sacola de Papel Craft, formato 31 x 11 x 38

www.casahope.org.br


15

ADOTADORES DE LEITO DA CASA HOPE Adalberto Wickbold

Abram Szajman

Leo Krakowiak

Marcos de Moraes

Maria Helena Moraes Scripilliti

Anderson L. Birman

Michael Klein Ronaldo Koraicho

Sérgio Coimbra

Silvio Tini de Araújo

Vera Andraus Di Pace

Ugo Di Pace

APOIADORES DO DIA A DIA DA CASA HOPE

Amilcar Morais Oliveira

Antônio Luiz Pinto Alves

Caio Monte Claudio

Mídia

GESTÃO DE PERFORMANCE

Khalil Ez-Zughayar

®

o


Parceiros para a Vida Programa de relacionamento corporativo utilizado pelas empresas parceiras como ferramenta de responsabilidade social. Possibilita o fortalecimento de marca junto aos clientes internos e externos e, principalmente, a geração de novos negócios. Royalties Social: permite a criação de novos produtos, de ações promocionais e de campanhas de comunicação exclusivas. Parcerias Técnicas: a Casa Hope precisa de diversos serviços que apenas uma empresa especialista pode oferecer, com seus profissionais capacitados e técnica de implementação e manutenção adequadas.

CASA HOPE

9912280913-DR/SPM

FORMAS DE COLABORAR COM A CASA HOPE

Adote um Leito É um programa de auto-sustentação da Casa, que permite aos pequenos e médios empresários custear a hospedagem e todos os serviços necessários ao tratamento de uma criança com câncer, mais seu acompanhante, durante um ano. Amigos do Panda Trata-se de um programa de doação mensal de valores variáveis, cuja contribuição garante a manutenção de todos os serviços oferecidos pela instituição aos seus pacientes e acompanhantes. Doações Avulsas Toda e qualquer contribuição é sempre bem vinda e muito importante para darmos continuidade ao trabalho diário em prol dos hóspedes da instituição. Você pode fazer a sua doação de qualquer valor, e quando puder. Associação Pró-Hope • CNPJ: 02.072.483/0001-65 Banco Itaú S/A 341 • Agência: 0081 • C/C: 75.555-5 Outra forma de realizar sua doação é via internet: nosso site permite que você faça uma contribuição direta, totalmente on-line e segura. Acesse: www.casahope.org.br Ampliando Esperança Buscamos ajuda para ampliar nossa assistência também aos jovens e adolescentes com câncer e transplantados dando o apoio biopsicosocial e educacional que eles precisam para retornar à vida normal e à um futuro melhor. O objetivo é a construção de um novo núcleo de atendimento específico para adolescentes. Entre em contato conosco e saiba como contribuir com este projeto.

___________________ responsável - visto

reintegrado ao serviço postal em ___/___/___

não procurado ausente Falecido inf. Escrita porteiro/sind. ---------------------------------

Para uso dos correios

Mudou-se End. Insuficiente Não existe o nº indicado Desconhecido Recusado

Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT.

Al. dos Guainumbis, 1027 • Planalto Paulista 04067-002 • São Paulo • SP

Casa Hope - Apoio à Criança com Câncer

11-5056-9700 • www.casahope.org.br

FUMCAD Com a doação via FUMCAD da cidade de São Paulo, você contribui direcionando para os projetos da instituição, já aprovados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, parte do imposto de renda devido (pessoa física ou pessoa jurídica), e a Hope ajuda milhares de crianças com câncer por ano. Para a pessoa física, a dedução no Imposto de Renda é de até 6% sobre o imposto devido. Para a pessoa jurídica, o valor da dedução está limitado a 1% também sobre o imposto devido. Entre em contato conosco para mais esclarecimentos. Campanha de Arrecadação Destinada a arrecadar itens importantes para o dia a dia dos nossos pacientes. Doe, divulgue esta lista ou promova campanhas entre amigos, familiares, vizinhos ou colegas de trabalho. As doações são recebidas na nossa instituição: Alameda dos Guainumbis, 1027 - Planalto Paulista. De domingo a domingo, qualquer horário. Este mês temos mais urgência em: água de coco, extrato de tomate, farinha de mandioca e de trigo, Mucilon, creme dental, margarina, Neston, achocolatado e óleo de soja. E para qualquer data do ano, sempre precisamos de fralda descartável infantil, de preferência tamanho XG. Patrocínio de Espaço Seja um patrocinador vitalício da Casa Hope e garanta seu nome ou de sua empresa em um espaço na sede própria da instituição. A casa foi construída em 2009 com o apoio de centenas de colaboradores. Ainda temos espaços esperando pela sua participação. Bazar Permanente O Bazar permanente da Casa Hope é o local ideal para você que quer doar roupas de uso pessoal, de cama, mesa e banho, eletrônicos, livros, discos, eletrodomésticos, móveis e brinquedos. Você também pode comprar todos esses itens a preços muito reduzidos. De 2ª a 6ª, das 10h às 16h30 - Na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 918 • Vila Mariana • SP • Fone: (11) 5084-7111 • E-mail: bazar@hope.org.br Produtos Casa Hope Produtos bonitos e úteis para usar e presentear. Você e sua empresa têm a opção de personalizar o brinde com a sua marca. Entre em contato conosco via telefone ou e-mail, ou ainda venha até a Casa Hope nos visitar e conhecer a lojinha pessoalmente. Voluntariado Agende uma visita às nossas instalações pelo telefone (11) 5056-9700 e, conversando com a nossa equipe, saiba a melhor forma de você ajudar a instituição.


Panda em Foco 28