Issuu on Google+


Índice

Índice SÓ (Daniel e Bruno) A Matilde e o Simão (Ângela e Domingos) Amizade (Carlos e Pedro) Papoila e Margarida (Elisabete e Carina) Primeiro dia de Primavera (Hélder e Francisca) O David e o Silva (Diogo e Vítor) Capítulos (Miguel e Luís)

2

…….. …….. …….. …….. …….. …….. …….. ……..

Pág. 2 Pág. 3 Pág. 4 Pág. 7 Pág. 9 Pág. 13 Pág. 17 Pág. 19


SÓ Entramos na época da primavera em que as amizades são coloridas como as flores desta época. É na primavera que entramos no 3º período em que as notas são decisivas e em que decide o nosso futuro e o nosso sucesso. A amizade é um relacionamento entre várias pessoas em se ajudam uns aos outros, também em que eles confiam uns nos outros. Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo.

3


A Primavera era uma estação do ano que muita gente gosta pois os campos ficava todos cheios de flores, parecia que ganhavam alegria. Mas, hoje em dia os campos já não são o que eram, pois as pessoas deitam os lixos para lá e nem sequer cortam as silvas. As crianças aproveitavam essa altura para irem brincar para os campos, apanhar flores, rebolar na relva, saltar e jogar às escondidas. E depois de algumas brincadeiras lá iam fazendo novas amizades. As crianças, na escola, tinham mais sucesso pois os dias eram mais alegres, coloridos e tinham mais entusiasmo em aprender sempre mais. As pessoas, no futuro, darão por ela do erro que estão a cometer em deitar lixo nos sítios não adequados, porque as crianças cada vez têm menos vontade de ir brincar para os campos, como a nossa Matilde

4


Simão – Olá Matilde Matilde - Olá está tudo bem? Simão – Sim, e contigo? Matilde – Também. Simão – Queres vir brincar comigo? Matilde – Não. Simão - Porquê Matilde? Matilde - Porque não dá vontade de ir brincar, com isto tudo cheio de lixo e mau cheiro. Simão – Pois, na verdade tens razão Matilde mas tive cá a pensar ….. Matilde - Em quê Simão? Simão - Em ir brincar e ao mesmo tempo limparmos este sítio. Matilde – Sim, boa ideia. Lá foram os dois amigos, todos contentes, ao supermercado comprar umas luvas para apanharem aquele lixo. Pelo caminho viram uma senhora a deitar lixo no chão e a Matilde, toda zangada, chamou-a á atenção.

5


Matilde - Oh minha senhora já viu o que fez? Senhora - O quê, minha menina?! Matilde – Desculpe, deitou um papel para o chão. Não tem ali um caixote? Senhora - Oh sim, tem minha garota, mas não ia estar a perder tempo em levar este pequeno papel lá. Simão – Pois, minha senhora! Mas, você está a poluir o ambiente e depois as pessoas não têm vontade de sair de casa por causa desta poluição. Senhora - Pois, meus meninos, têm toda a razão. Eu apanho o papel e prometo não deitar mais lixo para o chão. Matilde - Ok minha senhora e, quando vir alguém a deitar lixo para o chão chame a atenção. Senhora -Está bem, meus meninos, e obrigada por me chamarem a atenção. Matilde - De nada. Lá foram os dois amigos todos contentes limpar o seu parque. Ao fim de limpar tudo, foram para casa orgulhosos e cansados de tanto trabalhar. As pessoas não devem deitar lixo para o chão porque afinal tem mais importância do que poderemos pensar. Vamos todos limpar para voltarmos a ter uma primavera feliz e agradável.

6


AMIZADE

Na primavera, as plantas e os animais aparecem. É como se um novo mundo acabasse de nascer, os pássaros cantam, as flores abrem-se deixando um novo aroma na vida, tornandonos mais felizes, assim criando novas amizades. Essas amizades podem decidir o nosso presente e o nosso futuro, essas mesmas amizades podem decidir o nosso sucesso ou fracasso. Num dia de primavera num parque estava um jovem prestes a fazer três novas amizades. Rafael estava a jogar futebol sozinho, então foi quando viu três jovens e convido-os para jogar futebol com ele. R: Olá, vocês querem jogar futebol comigo? OU: Sim L: Como te chamas L: Leonardo D: Dona Telo M: Miguel Ângelo Depois de se conhecerem os quatro jovens nasceu uma grande e forte amizade, os quatro amigos foram dar uma volta, foram ao cinema ver um filme, riram-se, divertiram-se, etc.

7


Ao fim do dia, cada um foi para sua casa a pensar no que iam fazer no dia seguinte. Rafael quando chegou a casa e se deitou na cama pôs-se a pensar em como é bom ter amigos, e como eles são importantes, como eles nos fazem sentir bem, como são bons os momentos com eles e como se fica feliz quando se esta com os mesmos.

A amizade é uma coisa que se deve estimar porque é muito importante

8


Papoila e Margarida A Primavera é uma época que nos deixa mais contentes, porque começam as árvores a ficarem mais floridas, começa a época dos frutos, as flores crescem. Esperemos que no futuro tenhamos um bom sucesso tanto no trabalho como na vida pessoal e social. No futuro teremos todos que lutar pelo que queremos para ser alguém na vida. Precisamos também de alguém com quem contar, quem nos ajude e que também possamos ajudar. Assim iremos conseguir ter muitas amizades verdadeiras para o resto da vida, como a amizade da Papoila e da Margarida vamos ouvir um bocado das suas conversas.

Esta a chegar a Primavera…. Papoila- Ai Margarida, nunca mais chega a nossa estação para podermos crescer! Margarida- É verdade Papoila estou farta deste inverno. Papoila- Estou exausta desta chuva, esta sempre a chover e a molhar a minha raiz, o que me impede de crescer. Margarida- Tem calma amiga, daqui a alguns dias já estaremos na nossa estação, só espero que esteja sol.

9


Após alguns dias chegou a Primavera mas as flores estavam tristes porque continuava a chover… Papoila- Este ano estamos mesmo sem sorte amiga… Margarida-Esta chuva não nos larga, estou com saudades de ouvir os passarinhos logo pela manhã a cantar, ver as flores todas contentes, todas coloridas. Papoila-Quero que ela vá embora de vez! Margarida-Brevemente teremos sol, um bom sol de Primavera.

Alguns dias depois… Papoila-Amiga! Amiga acorda, temos sol, temos sol!

10


Margarida-Finalmente! O sol novamente depois de dias e dias de chuva, vente e frio. Papoila-Mas agora que está sol vamos crescer ficar lindas e depois vão nos separar amiga. Margarida-Porque Papoilinha? Papoila-Porque vão começar a corta-nos para nos por em suas casas nas jarras, e depois não nos vamos ver mais. Margarida-Não te preocupes amiga, a nossa amizade é verdadeira ficará dentro de nos para sempre. Papoila-Sim, querida amiga a nossa amizade é verdadeira.

E as duas amigas emocionaram-se… Margarida- Mas ninguém nos vai separar. Papoila- É verdade, e não vamos ficar tristes hoje, e logo hoje que chegou o sol, é um motivo para comemorarmos este dia de sol.

11


E depois de tanto conversar chegou a hora de irem dormir. A amizade ĂŠ um dom que se deve estimar e nĂŁo subestimĂĄ-lo.

12


Primeiro dia de primavera

Entramos na estação da primavera. É na primavera que começam a surgir as primeiras flores. A natureza é um encanto. Os dias ficam mais agradáveis e as pessoas usufruem de grandes amizades. No entanto, para que no futuro tenhamos sucesso, o ambiente devemos cuidar. No primeiro dia de primavera, o João e a Maria resolveram ir passear e ver as flores renascer.

13


O João radiante radiante com a beleza das flores disse a Maria: João - Que lindo dia Maria, estava a ver que este dia nunca mais chegava! Maria - Mesmo Joãozinho! Está um dia muito agradável. João - Que tal nos sentarmos ali junto aquela árvore? Maria - Acho uma óptima ideia.

E ali foram eles se sentar na árvore, e continuaram a conversar. João - Para mim a primavera é das minhas estações favoritas! Maria -É uma época muito bonita! João - Vão regressar as andorinhas, e o solinhoo hehe Maria - E as flores, que são muito lindas e coloridas! Enquanto eles conversavam sobre a primavera, aperceberam-se que um menino, estava a estragar flores. João e Maria dirigiram se ate ele para lhe mostrar que estava errado.

14


Maria e João -oh menino não faças isso! Menino - Quem sois vos para me dizeres o que devo fazer obla? João - Eu sou João e ela é a Maria, nos apenas te queríamos dizer para não estragares as flores. Menino - Elas não servem para nada! Maria - Servem sim, olha que bonitas que elas estão, não façam isso, tas a prejudicar a natureza. Menino - Pronto, tendes razão, desculpai a minha maneira de falar, mas não estou nos meus dias, chamo me Pedro, mas falamos outro dia, porque agora tenho de ir! Chau! Maria e João - Chau , e não o voltes a fazer ! Ate um dia. Maria e João ficaram contentes por terem feito o menino entender que o que estava a fazer não era correcto, mas ao mesmo tempo triste, porque algumas flores se tinham estragado. Mas com o passar das horas, chegou a hora de ir embora. Maria - Chau João! Adorei o nosso dia.

15


João - Eu também Maria, resolvemos uma situação e tudo. Maria - Sim Joãozinho, tenho de ir. Beijo! João - Beijo!

E assim foi o primeiro dia de primavera do João e da Maria.

16


O senhor David um excelente mecânico de automóveis, há muito tempo que sonhava em começar o seu próprio negocio. Mas, sozinho não consegue, Pois há muita papelada a tratar. Então, lembrou-se do seu amigo de longa data, que também tem muito jeito para o negócio. David – Olá Silva, há tanto tempo! Então, está tudo bem? Silva-Sim, e contigo? David – Também. Olha, lá para as duas horas não queres ir ao café primavera? Silva-Para quê David? David – Para tomar-mos um café e conversarmos um pouco. Silva-Sim pode ser, eu apareço . Mal o senhor Silva disse isso dirigiu-se ao café para então falar com o seu amigo de longa data.

17


Silva-Então David o que querias falar comigo? David-Estive a pensar e lembrei-me; que tinha um dinheiro guardado e pensei em abrir um negócio e lembrei-me se querias ser o meu sócio. O que achas da minha proposta? Silva- Que tipo de negócio David? David-Já que eu tenho o curso de mecânica e tu de gestão pensei em abrirmos uma oficina, que achas! Silva-Sim, Acho bem! E em que sitio tencionas abrir? David-Isso é outro ponto que temos de acertar. Como isto cá esta mau, era melhor abrirmos no Brasil, lá é um país com boas economias e de certeza que vamos fazer bom negócio. Silva – Sim, por mim esta ótimo. David-Amanhã encontramo-nos e tratamos dos passaportes. Depois vamos tratar dos bilhetes para o Brasil. Depois dos dois amigos tratarem de tudo encontraram-se no aeroporto e deslocaram-se para o Brasil. Durante a viagem falavam do sucesso que iriam ter com o seu negócio. Quando temos um sonho, não importa a idade, vale sempre a pena correr atrás dele!

18


Capítulos 1º PRIMAVERA Luís- Esta flor ainda na outra semana estava pequena e agora já está grande e bonita não achas? Miguel- Realmente a Primavera é uma estação do ano que é muito bonita.

2º FUTURO Miguel- Na minha opinião o futuro é o que nós devemos decidir desde novos. Não tenho razão? Luís- Sim, mas não é só decidir desde novo, mas também lutar por ele.

19


3º AMIZADE Uma amizade verdadeira é muito difícil de encontrar mas também de acabar.

4º SUCESSO Só se tem sucesso na vida se lutares desde novo pelos teus objetivos e se tiveres talento para o que fazes.

20


21


Livro CEF Acabamentos