Page 1

Edição Nº 02 Setembro/2010

Pág. 02 Ibejí - Quem é este Orixá e quais são as características dos seus filhos

O dia 27 de Setembro está chegando... É dia de Cosme e Damião! Pág. 03

Trabalho de A importância Depoimento de Tainá, Ponto do Mês: tratamento da educação 12 anos, ex- aluna da religiosa desde Evangelização Infantil espiritual: Como Saudação de Ibejí se preparar? a infância da Casa D.E.U.S. Pág. 04 Aparecida do Norte: Confira as fotos do passeio realizado dia 15 de Agosto

Mensagem do espírito André Luiz: “Acordemos”

Doações: Veja como você pode nos ajudar

Aos aniversariantes de Setembro Que os dias que passaram tenham trazido experiências e sabedoria para viver com paz e harmonia os anos que virão! Feliz Aniversário!

CALENDÁRIO DE

TRABALHO

03/09 - Caboclos esenvolvimento 05/09 - Gira de D Início às 17h00 10/09 - Baianos 17/09 - Caboclos ejí 24/09 - Festa de Ib iras estudo do Todas às 4ªs. fe às 20h30 Evangelho - Início

Sugestões ou críticas? Escreva para nós! E se desejar receber este informativo por e-mail mensalmente, solicite o seu pelo mensageirocasadeus@hotmail.com


Mensageiro Casa D.E.U.S.

mensageirocasadeus@hotmail.com

Edição Nº 02 - Setembro/2010

QUEM É COSME E DAMIÃO?

C

osme e Damião eram irmãos gêmeos que viveram no Oriente por volta do ano 300 e eram filhos de uma família nobre. Seus verdadeiros nomes eram Acta e Passio e se tornaram habilidosos médicos quando jovens. Algumas lendas são ditas sobre estes Santos. Umas contam que se formaram em medicina devido à morte de um irmão mais novo por uma doença incurável e dedicaram suas vidas prestando atendimento médico principalmente às crianças, em homenagem ao irmão. Outras dizem que eles ajudaram muitos enfermos a recuperar a saúde muitas vezes à beira da morte, sendo considerado verdadeiros milagres e eles não aceitavam pagamento algum em troca de seus atendimentos. Há também muitas histórias sobre suas mortes. Por terem se convertido ao Cristianismo, despertaram a ira do imperador Diocleciano, perseguidor dos Cristãos naquele tempo. Foram castigados e presos por se negarem a aceitar os deuses pagãos e, por isso, foram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Acredita-se que foram decapitados. Cosme e Damião foram canonizados no dia 26 de setembro pela Igreja Católica. As religiões afro-brasileiras e a nossa Umbanda homenageiam aos santos, que são sincretizados ao Orixá Ibejí, um dia depois. Acredita-se que o motivo da data seja porque o maior templo construído em homenagem aos irmãos foi erguido em 27 de setembro, por ordem do Papa Félix IV, entre os anos 526 e 530. São Cosme e São Damião são tidos como padroeiros dos médicos e farmacêuticos e, por causa da sua simplicidade e inocência, também são cultuados como protetores das crianças.

IBEJÍ - QUEM É ESTE ORIXÁ?

I

bejís ou Ibejí é o Orixá gêmeo protetor das crianças e é sincretizado aos santos católicos São Cosme e São Damião. Ouvimos com freqüência que as crianças são muito iluminadas, evoluídas e enviadas de Deus para nos ajudar, mas além de toda esta imagem santa há também nas crianças uma força de trabalho muito grande. Espírito não tem idade e se os trabalhadores da linha se apresentam dessa forma, é apenas para demonstrar a inocência que carregam. Em seus trabalhos, com a sua alegria, nos ensinam a verdadeira forma de servir a Deus. Sua aparência frágil e ingênua não retrata toda a capacidade e evolução destes espíritos. Participam ativamente de trabalhos de Umbanda e só não são muito requisitadas em trabalhos normais devido a toda essa evolução. A linha das crianças não tolera nenhum sentimento negativo. Trazem ensinamentos muito valiosos que vêm através de suas brincadeiras e historinhas. Dão grandes lições de conduta às crianças e aos adolescentes, servindo como exemplo de como ter um coração puro para ser feliz na espiritualidade. Ibejí está no topo do triângulo da Umbanda, pois não existe nenhum trabalho de magia negativa que esta linha não desmanche. O passe aplicado por eles, além da descarga energética comum, também serve como estimulante equilíbrio da saúde e do desenvolvimento intelectual. Outro importante segmento de atuação desta linha é na área de saúde. Eles são evocados para ajudar em problemas de doenças restabelecendo o equilíbrio energético das pessoas.

A forma como trabalham é muito interessante: nada de conversas sérias ou passes calados! Geralmente brincam de roda, cantam, pulam e oferecem doces e, mesmo desta forma tão singela, já pudemos constatar situações de melhoras impressionantes em pessoas com problemas realmente sérios. A área de atuação dessa linha é nos campos e jardins. Sua cor é o rosa, representando a pureza infantil. E são por esses e muitos outros motivos que as crianças da linha de Ibejí merecem todo o nosso amor e respeito. Sabemos que podemos chamá-las sempre que quisermos, seu espírito caridoso está sempre pronto a nos ajudar, cabe a nós nos mantermos em um nível satisfatório de equilíbrio moral e espiritual para merecermos sua presença e para que Deus permita que operem mudanças em nossas vidas. Como disse o próprio Jesus e nos ensinam nossos Guias, aquele que tem o coração puro como o de uma criança, certamente será feliz no mundo espiritual. Então, faça como diz no ponto: coloque doce no jardim, faça seu pedido e tenha fé em Papai do Céu!

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IBEJÍ

O

s filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil e jovial; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram e costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil. Apresentam-se muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral e podem muitas vezes revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revela-se no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, às vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em seu torno a princípios simplistas como “gosta de mim – não gosta de mim”. Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade. Além disso, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianças, em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades desportivas, sociais e das festas. A sinceridade nos sentimentos é sua marca primária, quando gostam de alguém gostam de verdade, quando desgostam também não escondem seus sentimentos. Normalmente alegres, afastam-se de pessoas ou ambientes melancólicos. Manter-se alegre e viver 02 bem com os que os rodeiam é seu objetivo na vida.


Mensageiro Casa D.E.U.S.

mensageirocasadeus@hotmail.com

Edição Nº 02 - Setembro/2010

A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO DESDE A INFÂNCIA

S

abemos que o mundo hoje está numa situação muito difícil, no que diz respeito à facilidade de acesso às drogas, à criminalidade, à marginalidade e a falta de respeito ao próximo, em todos os sentidos. Educar uma criança nessas condições é mais difícil ainda, principalmente se a família dessa criança não possui uma religião. Hoje em dia existem diversas igrejas espalhadas pelo mundo, em qualquer canto você encontra uma casa religiosa, seja ela qual for. A falta de Deus no coração do homem dificulta muito sua vida na Terra, pois o homem distante de Deus, sempre padece. A existência de um caminho religioso a seguir, na vida de uma pessoa faz muita diferença, principalmente no que diz respeito à sua formação moral. Uma pessoa temente a Deus pensa duas vezes antes de agir para o mal, pois sabe que seus atos terão conseqüências e que ninguém está livre de colher aquilo que plantar. A religião é algo que deve ser implantado na vida de uma pessoa ainda em sua infância, pois é quando crianças que mais facilmente aprendemos as coisas. Assim, a criança cresce dentro dos costumes de sua religião e, com certeza em seu futuro, sofrerá menos do que aquele que sequer procurou saber sobre a existência da espiritualidade. Muitas religiões não acreditam na reencarnação e até repelem essa idéia como sendo absurda, porém, apesar de outras acreditarem que existe vida após a morte da carne, é importante lembrar que, tudo o que passamos em nossa vida, de bom ou de ruim, é exatamente o que merecemos, para nosso próprio crescimento espiritual. Que devemos aceitar os desígnios de Deus e que Ele não esquece nunca de nenhum de seus filhos.

E isso todas as religiões ensinam, independente de seus dogma. Nós, umbandistas, sabemos que já tivemos outras vidas anteriores à essa e que nosso espírito carrega as marcas dessas existências, o chamado “karma”. Todos possuem um karma a ser resgatado, inclusive as crianças, pois estas um dia, se tornarão adultas. Mesmo que no início de suas vidas, as crianças pareçam ser criaturas dóceis, puras de coração como realmente são até uma certa idade, elas também carregam marcas de suas existências anteriores, e que um dia irão aflorar na vida atual, fazendo com que sejam testadas e, assim, possam se superar. Se essa criança aprender desde cedo o que é ter fé em Deus e procurar praticar aquilo que Jesus nos ensinou, com certeza, sua caminhada será guiada e protegida por seus amigos espirituais, fazendo com que essa pessoa seja mais responsável em sua vida e em sua missão, do que aquele que não tem uma religião ou nem acredita em Deus. Procure educar seus filhos, sobrinhos, netos, sendo crianças ou adolescentes, ensinando a eles a importância da oração diária e as leis de Deus. Assim, estará os ajudando a serem mais felizes na missão que abraçaram para essa existência, atravessando suas possíveis dificuldades possuindo uma grande força: A FÉ!

DEPOIMENTO: TAINÁ - 11 ANOS

C

onheci a Casa D.E.U.S. em uma festa de Cosme e Damião que vim com a minha mãe há 3 anos e desde então não parei mais de vir. Depois de um tempo, comecei a freqüentar as aulas de Evangelização Infantil e gostava muito! A gente aprendia sobre a Umbanda e os Orixás, sobre o sincretismo dos santos, sobre o certo e o errado. Tinha também brincadeiras, festinhas com a linha de Ibejí e eles também nos passavam muitos ensinamentos que me fizeram gostar cada dia mais da religião, porque a gente aprendia brincando. Sinto falta das aulinhas que estão suspenas por um tempo, mas sei que elas foram só o começo do que ainda vou aprender pela frente. Hoje, minha mãe e minha irmã fazem parte da corrente e quero um dia estar ao lado delas. Aprender sobre a Umbanda e seguir uma religião está me fazendo crescer um pouco mais feliz que alguns dos meus amigos da minha idade, que nem sabem nada de religião nenhuma. Espero poder continuar aprendendo cada vez mais ao lado dos meus amiguinhos espirituais da linha de Cosme e Damião, que eu adoro!

PONTO DO MÊS - SAUDAÇÃO DE IBEJÍ Cosme e Damião A sua casa cheira Cheira cravo, cheira rosa Cheira flor de laranjeira

Bis

A

linha de Ibejí atua nos campos e jardins floridos, lugares que nos trazem sensações de tranquilidade, paz e amor. A colônia espiritual onde vivem as crianças trabalhadoras desta linha tem um jardim como este, florido e perfumado como o cravo, como a rosa e como a flor de laranjeira, representados simbolicamente neste ponto.

TRABALHO DE CURA

N

o dia 30 de julho foi realizado em nosso terreiro um trabalho específico de Cura. Neste dia, todos os freqüentadores receberam passe geral e, em seguida, foi dado início ao atendimento pela linha médica do plano espiritual às pessoas que já tinham sido previamente marcadas e preparadas pelos nossos Guias semanas antes, com recomendações de banhos ou chás, dentre outras instruções, para serem atendidas. Além daqueles que passariam por atendimento, os médiuns também deveriam se preparar para que todos pudessem receber em melhores condições e com mais eficiência os benefícios deste trabalho. Sempre que é feito esse tipo de atendimento, os Guias nos recomendam permanecer 3 dias antes sem ingerir carne vermelha e qualquer tipo de bebida alcoólica e aos fumantes, evitar o uso do cigarro ao máximo. É aconselhável beber muita água e comer comidas leves, tais como verduras, legumes e frutas. As roupas devem ser claras, de preferência brancas, e a conduta de quem passará pelo atendimento deve ser de tranqüilidade e oração. É importante lembrar que a cura se processa conforme nossa fé, merecimento e necessidade, e que tudo se realiza conforme a vontade do Pai, sem o que nada pode ser feito. Devemos nos atentar também para a necessidade de mudança da postura através da reforma íntima, que é essencial para alcançar02 03 mos a cura do corpo e do espírito.


Mensageiro Casa D.E.U.S.

mensageirocasadeus@hotmail.com

Edição Nº 02 - Setembro/2010

PASSEIO PARA APARECIDA DO NORTE

D

ia 15 de agosto é comemorado o dia da Assunção de Nossa Senhora e aproveitamos para visitar a Basílica na cidade de Aparecida do Norte. Nossa Senhora Aparecida é sincretizada à Mamãe Oxum na Umbanda e por este Orixá temos muita devoção! Foi um passeio muito gostoso e divertido! Veja as fotos:

Igreja antiga

O interior da Igreja antiga

A Basílica

Nossa Senhora Aparecida

Interior da sala das promessas

Roupas de oficiais na sala das promessas

A missa no interior da Basílica

Artesanato em madeira

ACORDEMOS... sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco... Mas enquanto nos distraimos, em tais incursões a distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição. Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior relegados à treva... Despertemos, a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento do Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!

É

Francisco Cândido Xavier. Da obra: Caridade. Ditado pelo Espírito André Luiz.

ACEITAMOS DOAÇÕES

C

omo todos já sabem, dia 24 de setembro será nossa Festa de Cosme e Damião. Todos os anos montamos saquinhos de doces para serem distribuídos às crianças que comparecem à festa, como dita a tradição desta linha. Para isso, contamos com as doações destes doces que podem ser entregues em nosso terreiro até o dia 17 de setembro, na sexta-feira anterior à festa. Pedimos somente a gentileza de não trazerem chicletes, suspiros e maria-mole. É aconselhável doces já embalados para a comodidade de nossas crianças. A criançada agradece! *** Aceitamos também doações de livros espíritas para nossa Biblioteca, que séra inagurada em breve! Aguardem! ***

CURSO PARA INICIANTES DA UMBANDA

N

a primeira quinzena do mês de agosto, a Casa D.E.U.S. formou sua quarta turma de Iniciantes da Umbanda. As aulas eram dadas todas às quintas-feiras e quem frequentou pelo menos 80% do curso garantiu a apostila contendo as informações básicas e necessárias para entender um pouco mais sobre nossa amada religião. Se você estiver interessado em aprender também, fique atento! As vagas abrirão no início do mês de janeiro de 2011. Garanta o seu lugar!

DICA CULTURAL: NOSSO LAR - O FILME

A

o abrir os olhos, André Luiz sabe que não está mais vivo. Ao seu redor, uma planície tenebrosa. As dúvidas e as dores intensificam-se. A trajetória deste médico bem-sucedido pelo mundo espiritual é a história de “Nosso Lar”. Após o sofrimento nessas zonas purgatórias, ele é levado para a cidade que intitula o filme. Só que, ao conseguir ver seus entes queridos, André Luiz percebe a grande verdade - a vida continua para todos. Baseado na obra de Chico Xavier, vale a pena conferir essa linda história real. 04

ESTRÉIA - 03 DE SETEMBRO NOS CINEMAS

Edição de Setembro - 2010  

Edição de Setembro - 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you