{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Casa de Ana Apresenta:

RETROSPECTIVA 2019 Nº 01, 03 de janeiro de 2020

7 anos, um caminho

A casa de Ana completa o seu primeiro setênio! Fonte: Acervo pessoal. Expedição Parque Estadual do Jalapão. Tocantins - BR, 2017

Somos a Casa de Ana, e completamos nosso primeiro setênio! E nestes sete anos de vida trilhamos nosso caminho, estabelecendo e respeitando nosso ritmo. Desbravamos, aprendemos e criamos nossa personalidade. Fomos em busca da arte e da cultura brasileira, e a riqueza do nosso país nos ofertou conhecimentos, habilidades e atitudes que agregaram valor à nossa biografia.

Um caminho, muitos passos... ...e a compreensão de que existimos para semear a arte e a cultura popular brasileira por meio da oferta de produtos, da valorização de seus produtores e suas histórias. Disseminando conhecimentos artísticos do e para o Brasil e conectando pessoas e suas comunidades. Eis aqui o que nos move, esta é a nossa missão! Escrito por Samanta Andrine Marschall Taube

Página 1


RETROSPECTIVA 2019

Nº 01, 03 de janeiro de 2020

Quer saber mais a respeito de nossas historias, curiosidades e dicas? Acesse o blog http://www.casadeana.com.br/blog/

Ana na estrada Escrito por Samanta Andrine Marschall Taube

Instigada pela curiosidade e em busca de conexões com as pessoas e suas histórias Ana Paula Dreher arquiteta, amante da arte e da cultura brasileira, e proprietária da Casa de Ana - viajou a campo. O resultado foi a compilação de uma riqueza de experiências, vínculos e produtos que desperta em quem visita as lojas o apreço pela arte e pela cultura popular brasileira.

Fonte: Acervo pessoal. Expedição Tocantins: comunidade quilombola. Tocantins - BR, 2017.

Além disso, Ana teve a oportunidade de participar de rodas de conversa com artesãos locais, o que a permitiu conhecer suas histórias de vida, trocar experiências e observar a confecção de obras de arte em tempo real.

Fonte: Acervo pessoal. Expedição Tocantins: roda de conversa com artesãos no povoado do Mumbuca. Tocantis BR, 2017.

Mais de 28 expediçoes e feiras pelo Brasil Ana percorreu estradas, desbravou rios, adentrou em matas e florestas na busca das matérias-primas naturais que dão origem ao artesanato de diferentes regiões. Visitando as comunidades locais, ela pode partilhar do cotidiano dos artesãos e participar de seus rituais, além de prestigiar festivais e festas típicas.

Fonte: Acervo pessoal. Expedição Ceará: festival do Pau da Bandeira de Santo Antonio em Barbalha. CE – BR, 2017

Página 2

Além disso, presenciou lições de esforço e de humildade oriundas de pessoas que extraem da natureza, de modo respeitoso, a sua subsistência por meio da arte. Na bagagem ela trouxe artesanato, vivências e histórias para contar, as quais foram registradas em fotos e armazenadas na memória e no coração.

Fonte: Acervo pessoal. Expedição São Gabriel da Cachoeira: visita às comunidades indigenas. Amazonas - BR, 2019.

Fonte: Acervo pessoal. Expedição Espirito Santo: panelas de goiabeiras. Espirito Santo - BR, 2017.

Fonte: Acervo pessoal. Expedição Acre: retirada do látex para a produção de sandálias e acessórios. Acre - BR, 2018.

Confira alguns dos produtos das expedições mencionadas em nosso site: http://www.casadeana.com.br/casa-de-ana/


RETROSPECTIVA 2019

Nº 01, 03 de janeiro de 2020

Casa de Ana e suas “conexões” em números Escrito por Samanta Andrine Marschall Taube

Somos conexão! Representamos a arte e a cultura do povo brasileiro, permitindo que os frutos do trabalho de centenas de artesãos sejam apreciados e adquiridos com o respeito que merecem.

Fonte: Acervo pessoal. Expedição Vale do Jequetinhonha. Minas Gerais – BR, 2019.

O ano de 2019, especialmente, foi de

Fonte: Acervo pessoal. Expedição São Gabriel da Cachoeira: passagem dos saberes e fazeres da avó para o neto em comunidade indígena. Amazonas - BR, 2019.

Chegamos em 2019 com uma rede de conexões que nos oportunizou atingir cerca de 428 artesãos, associações e coopertivas. Destes, quase 1/3 (112) são catarinenses, sendo que 69 residem em Florianópolis. Somados a eles, são 60 artesãos mineiros, 30 sulmato-grossenses, 25 pernambucanos, 21 paraibanos, 20 cearenses, 20 alagoanos, 19 gaúchos, 16 acreanos, 16 paraenses, 15 capixabas, 15 amazonenses, 14 baianos, 11 paranaenses, 12 tocantinenses, 07 paulistas, 06 piauienses, 04 sergipanos, 02 maranhenses, 01 do Distrito Federal, 01 norte-rio-grandense e 01goiano.

Ao todo, são 22 estados do Brasil representados em nosso espaço por artesãos que decidiram caminhar conosco, o que permitiu a oferta de um portfólio com mais de 5 mil criações, que são frutos do trabalho zeloso destes que chamamos de “parceiros”.

Não paramos por aí!

Página 3


Nº 01, 03 de janeiro de 2020

expansão. Ampliamos a loja do Campeche e inauguramos o “espaço semente” em junho de 2019. Um espaço livre e aberto para fazer germinar projetos, circular conhecimento e gerar pequenas transformações sociais que valorizem a arte popular brasileira.

RETROSPECTIVA 2019 Nosso espaço físico no bairro Campeche em FlorianópolisSC ficou pequeno para apresentar a grande riqueza artística que reunimos. Sendo assim, em junho de 2019 inauguramos nossa filial no bairro Ribeirão da Ilha, num cantinho charmoso e histórico que muito representa nossa personalidade.

2019 E A EXPANSÃO DO NEGOCIO Escrito por Samanta Andrine Marschall Taube

O ano de 2019 nos presenteou com um lindo projeto, nomeado carinhosamente de Bonecos Colecionáveis. São duas séries - a dos personagens da ilha e a do folclore brasileiro - que compõem uma coleção exclusiva criada pela bonequeira Adriana e que representa uma parcela do patrimônio cultural local. Fonte: Acervo pessoal. Filial Casa de Ana no bairro Ribeirão da Ilha. Florianópolis – SC, 2019

Fonte: Acervo pessoal. Encontro com artesãos no Espaço Semente. Florianópolis - SC, 2019.

A equipe de colaboradores da Casa de Ana também expandiu, e atualmente somos em 9 corações que pulsam em prol da arte e da cultura brasileira.

Além disso, a fachada da loja do Campeche recebeu uma nova versão, que representa o percurso que trilhamos e a arte e cultura que valorizamos.

Fonte: Acervo pessoal. Florianopolis - SC, 2019.

Fonte: Acervo pessoal. Reunião para renovação da escrita da Missão, Visão e Valores da Casa de Ana. Florianópolis – SC, 2019

Fonte: Acervo pessoal. Loja Casa de Ana no bairro Campeche, Florianópolis – SC, 2019

Bonecos

colecionáveis.

Outra novidade foi o Projeto “Aninha pelo Brasil” , no qual a mascote Aninha boneca de pano - viaja pelo Brasil em busca de aventuras e saberes populares. Na mochila ela carrega sua maquina fotográfica e seu mapa e, assim, conhece pessoas e registra suas vivencias e histórias.

Valorizamos a Sustentabilidade, a Ética, o Respeito, a Inovação e a Arte e, diariamente, a equipe recepciona seus clientes engajada na representação destes valores. Reunimo-nos constantemente para avaliar o presente e criar estratégias para o futuro. Fonte: Acervo pessoal. Boneca Aninha. Florianopolis SC, 2019

2020: Página 4

Em 2020 continuaremos caminhando pela estrada que escolhemos, ofertando produtos da arte e da cultura brasileira com zelo,

“Foram tantas viagens, lugares, pessoas, arte e cultura que a


RETROSPECTIVA 2019

NOVIDADES VEM POR AÍ! Escrito por Samanta Andrine Marschall Taube

narrando histórias de quem nos chega e garimpando outras que estão distantes. É um forte desejo, uma meta, expandirmos a abertura de nossas portas para a comunidade local. O intuito é difundir as histórias da cultura popular brasileira e com isso, aproximar as pessoas do legado artístico do nosso pais.

Muitas novidades estão por vir, algumas são frutos do amadurecimento das sementes que já foram plantadas. Outras ainda serão lançadas no terreno fértil das ideias e desejos de Ana.

Fonte: Acervo pessoal. Expedição Ilha de Marajó: o búfalo, Pará - BR, 2019

A casa de Ana busca ser reconhecida no sul do Brasil como um espaço multifuncional que difunde e valoriza a arte e a cultura brasileira por meio da comercialização de produtos de diferentes regiões, desenvolvendo projetos e engajando pessoas.

Nº 01, 03 de janeiro de 2020

nossa casa ficou pequena” (Ana Paula, proprietária).

Fonte: Acervo pessoal. Expedição Ilha de Marajó: travessia de barco. Pará - BR, 2017.

“A Casa de Ana é uma grande família, em um espaço criado com muito carinho e 100% brasileiro” (Ana Paula).

Quereremos você conosco. Vem com a gente! casadeanaartesanatos / casadeanaFloripa Site: www.casadeana.com.br

“Minha busca é que em cada peça eu tenha uma paixão, uma história para contar”(Ana Paula).

Ficamos felizes em ter você conosco até aqui! Somos a Casa de Ana e temos como um dos nossos valores a Sustentabilidade! E, por este motivo, oferecemos um brinde da loja em sua próxima compra. Basta mencionar algum dos conteúdos desta newsletter que você acabou de ler para uma das nossas colaboradoras em uma das nossas unidades – Loja Campeche, Av. Pequeno Principe, 971; Loja Riberião da Ilha, Av. Baldicero Filomena, 7661 – Florianópolis, SC.

Página 5

Profile for Casa de Ana

Revista 01  

Revista 01  

Advertisement