Page 1

Newsletter Casa do Concelho de Góis Conselho Regional

Junho Edição 2 / 2016

Seminário

Nota Editorial

O Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis em parceria com a Câmara Municipal de Góis, irá realizar no dia 12 de Agosto de 2016, pelas 15h00 horas no Auditório da Casa do Artista em Góis, o Seminário de abertura das festas do Concelho sob o tema "Educação em Góis, Presente e Futuro". Considerando-se que na atualidade as condições de apoio à educação em Góis são de nível excelente (Edifícios escolares modernos e bem apetrechados, Transporte Escolar, Residência de Estudantes, Atribuição de Prémios de Mérito) e constatando que o Agrupamento de Escolas de Góis encontra-se posicionado nos últimos lugares do ranking do Distrito e mesmo do País, estamos em crer que esta é a altura ideal para uma reflexão sobre a Educação em Góis, os porquês desta situação e concluírem-se soluções, perspectivas e mesmo mudanças de paradigma com vista a encararmos com perspectivas de evolução o futuro das novas gerações de goienses. Neste sentido estamos em fase de elaboração do programa que pensamos irá refletir a qualidade que o tema merece para os goienses e para as instituições executivas Autárquicas e da Educação:

Quando nos apresentámos a eleições pela primeira vez em 2010, delineámos 3 grandes linhas orientadoras: A primeira, passava por definir qual o papel da Casa no movimento regionalista e no nosso Concelho. Para o efeito estabelecemos 2 objetivos: dinamizar o papel da Casa no regionalismo Goiense como representante das Comissões para temas transversais, e levar a Casa a Góis, saindo da sua sede em Lisboa. Para o efeito temos efetuado visitas a diversas Comissões, para aferir localmente das suas dificuldades, organizámos Sessões com a presença do Poder Local (Câmara e Juntas) e das Comissões onde têm sido debatidas as opções e carências existentes. Relativamente a levar a Casa a Góis, começámos por ter um stand na FACIG, realizámos eventos em Góis e temos sido convidados para participar em alguns eventos em Góis. A segunda linha orientadora passava por divulgar Góis, nas suas diversas vertentes culturais, bem como estreitar os laços de Góis com a comunidade goiense na Capital. Aqui temos tido um vasto campo de atuação que tem passado por organizar jornadas temáticas, de que são exemplo os dias dedicados às diferentes freguesias, à A.E.R.G. e às Associações de Juventude do concelho. A organização de Seminários sobre diversos temas prementes do Concelho, tais como a Arqueologia, a Saúde, a Qualidade de Vida dos Idosos, a Gestão da Floresta, as Energias Renováveis e o Isolamento, bem como a realização de tardes culturais, com a presença de Coros Musicais, Grupos de Cantares, Ranchos Folclore, Grupos de Teatro e o lançamento de livros de Goienses. Por fim, entrámos na Gastronomia com a organização da Mostra da Chanfana. O terceiro grande desafio, era cativar a juventude para o regionalismo e para a Casa em particular. Neste caso temos feito alguns eventos pontuais mas não temos conseguido criar uma linha orientadora. No fundo demos pequenos passos, mas ainda não conseguimos atingir o nosso objetivo, embora nestas últimas eleições tenham entrado alguns jovens para a Direção e A.G., o que poderá ser um bom indício. Para este novo mandato, queremos não só continuar com estas linhas orientadoras, mas dinamizar as novas áreas onde iniciámos novos projetos, como a vertente da solidariedade, com a organização do jantar anual, assim como outros projetos na área cultural que estão em fase de maturidade. Uma coisa temos a certeza, vamos continuar a trabalhar pela divulgação de Góis e dos goienses…

"Educação em Góis, Presente e Futuro" -Abertura: Dr. Luís Martins (Presidente do Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis) -Profª Doutora Margarida Mano (ex-Ministra da Educação, Deputada, Docente Universitária) -Profª Doutora Lucília Salgado (Docente Universitária) -Dra. Cristina Martins (Presidente do Agrupamento Escolar de Góis) -Dra. Maria João Rosa (Presidente da Associação de Pais do Agrupamento Escolar de Góis) -Debate -Encerramento: Dra. Lurdes Castanheira (Presidente da Câmara Municipal de Góis) Contamos com a presença e intervenção de todos os goienses interessados nesta importante temática para o futuro das novas gerações de goienses.

1


II Jantar Solidário

Agenda Junho:

O Conselho Regional da Casa do Conselho de Góis vai organizar no dia 29 de Outubro de 2016 (sábado), na Casa da Cultura de Góis, o II Jantar Solidário, cuja receita reverterá a favor da Santa Casa da Misericórdia de Góis.

Dia 5 - Mercadinho da Filhó, Broa e Licor Câmara Municipal de Góis

A seguir ao Jantar será realizada uma Noite Musical cujo programa é o seguinte:

Dia 11 - Almoço do 60º Aniversário Comissão de Melhoramentos de Esporão

- Grupo de Violas e Cantares de Vila Nova do Ceira (Maria Clara Nunes)

Julho:

- Filarmónica de Góis (A.E.R.G.)

Dias 30/31 - Festa das Ladeiras

- Filarmónica Varzeense (FILVAR) - Atuação conjunta das 2 Filarmónicas (A.E.R.G./FILVAR)

Agosto:

À semelhança de 2015, a inscrição no Jantar terá um valor solidário (15 Misericórdias). Além da inscrição serão aceites igualmente donativos em dinheiro ou em géneros alimentícios. A entrada na Noite Musical será facultada pela entrega de um género alimentício à escolha.

Dia 6 - Assembleia Geral Comissão de Melhoramentos das Ladeiras Dia 12 - Seminário Educação em Góis, Presente e Futuro” organização Conselho Regional e Câmara Municipal de Góis

Contamos com a presença de todos os goienses para fazermos deste II Jantar Solidário um êxito para a Santa Casa da Misericórdia de Góis.

Dia 13 - Assembleia Geral Comissão de Melhoramentos do Esporão Dia 14 - Almoço de Convívio Comissão de Melhoramentos de Povorais De 18 a 21 - XXIII Concentração Internacional de Motas em Góis

2


Assembleia Geral ASSEMBLEIA GERAL: Presidente: Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva Poiares, Vice-Presidente: Américo Simões, Secretários: Henrique Braz Mendes e Cristina Isabel Henriques Coelho; DIRECÇÃO: Presidente: José Dias Santos,Vice-Presidente: Paulo Jorge de Almeida Casquinha, 1º Secretário: Luís Filipe de Almeida Nogueira Dias; 2º Secretário: Inês Rosa Barata; Tesoureira: Maria Bertilde Barata Costa e Vogais: Maria Fernanda Rodrigues Simões das Neves e Ilda Celeste Henriques Barata Ferreira, Suplentes: José Luís Barata Bastos; CONSELHO FISCAL: Presidente: Avelino Lopes Martins; Secretários : António Rui Antunes Dias e António Dias Santos; CONSELHO REGIONAL: Presidente: Dr. Luís Filipe Pinheiro Martins; Vice-Presidentes: Engº José Henriques Antunes e Dr. Fernando José Bandeira da Cunha, Secretário Geral: Adriano Barata Pacheco e Vogais: Mário Luís Domingos Barata, Presidente da Direcção da Casa, Secretários da Casa e Presidentes das Colectividades. Colocada à votação, a lista foi eleita por unanimidade. No ponto três da ordem de trabalhos, foi feita pelo Presidente do Conselho Regional eleito, a apresentação de algumas actividades do plano para 2016, destacando a realização da 1º Mostra de Chanfana do Concelho de Góis, a realizar na sede da Casa e a realização do 2º Jantar Solidário e Noite Cultural, a realizar em Góis, no próximo dia 29 de Outubro, informando nesta ocasião que a receita reverterá a favor da Santa Casa da Misericórdia de Góis. Seguidamente o Presidente da Direcção também usou da palavra para exprimir algumas considerações sobre o trabalho desenvolvido pela Direcção e das dificuldades financeiras face ao valor das quotas em dívida. Usaram da palavra diversos associados que, em seu nome ou em representação de algumas Colectividades, apresentaram os parabéns à Direcção e ao Conselho Regional, enaltecendo o trabalho desenvolvido em prol do regionalismo, apresentando palavras de incentivo para a continuação do excelente trabalho. Por fim usou da palavra a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Góis, Dra. Maria de Lurdes Castanheira, que muito nos honrou com a sua presença, dando os parabéns aos Órgão eleitos, enaltecendo também todo o trabalho desenvolvido em prol do regionalismo e do Concelho de Góis, informando que, dentro das possibilidades, a Casa do Concelho de Góis poderá continuar a contar com o apoio da Autarquia.

Realizou-se no passado dia 12 de Março de 2016 a Assembleia Geral da Casa do Concelho de Góis com a seguinte ordem de trabalhos: 1) Apreciação, discussão e votação do Relatório e Contas e o Parecer do Conselho Fiscal respeitantes ao ano de 2015; 2) Eleição dos Órgãos Sociais para o triénio de 2016 a 2018; 3) Apresentação de qualquer outro assunto de carácter Associativo e Regionalista. Após abertura dos trabalhos pelo Presidente da Assembleia Geral, usaram da palavra os Presidentes da Direcção e do Conselho Regional para fazerem a apresentação do relatório de actividades desenvolvidas durante o ano de 2015. De todas as actividades desenvolvidas o Presidente do Conselho Regional destacou a realização da Tarde Musical na Casa do Concelho de Góis realizada no dia 23 de Maio, contando com a presença do Grupo Musical Tradicional Informáticos & Companhia, do Grupo de Musica e Cantares Tradicionais da Várzea e do Rancho Folclórico Mensageiros da Alegria, da realização no dia 8 de Agosto da sessão de abertura da Semana Cultural do Concelho de Góis, em parceria com a Câmara Municipal de Góis, do Seminário “Despovoamento no Concelho de Góis. Que futuro, Que soluções?”, da realização de visitas às Comissões de Melhoramentos com sede no Concelho de Góis, da realização em Góis no dia 31 de Outubro do 1º Jantar Solidário do Conselho Regional da Casa do Concelho e Noite Cultural, com a receita a reverter a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis e cujo programa contou com a participação da Banda Juvenil da Filvar, Grupo de Música e Cantares Tradicionais da Várzea e com o Coro Misto da Associação Educativa e Recreativa de Góis. Por ultimo o Presidente do Conselho Regional fez referência ao lançamento, realizado no dia 21 de Novembro, do livro, da autoria do Sr. Adriano Pacheco, “O Carvão e os Fogareiros”. Seguidamente o Presidente do Conselho Fiscal apresentou o parecer deste órgão relativamente às contas apresentadas. Colocada à votação, os documentos apresentados foram aprovados por unanimidade. Dando continuidade aos trabalhos, foi apresentada a única lista concorrente às eleições dos Órgão Sociais para o triénio de 2016 a 2018. A lista apresentada é composta por:

3


Mostra da Chanfana

Conselho Regional

Promovido pelo Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis e patrocinado pela Câmara Municipal, teve lugar no dia 16, na Casa, um evento de divulgação gastronómica regional, onde foi degustada e apreciada a célebre chanfana, confecionada por quatro restaurantes aderentes, da região, num propósito de darem a saborear este manjar dos deuses, dentro da prática tradicional do nosso povo, submetendo-se à apreciação dum júri de entendidos, convidados para o efeito e dos apreciadores desta iguaria presentes no salão, que nos quiseram acompanhar. Estiveram presentes as cem pessoas previamente inscritas que se deliciaram com o pitéu, servido pelos seguintes restaurante: “O Cantinho” de Cortes de Alvares, “Flor do Ceira” de Vila N. do Ceira, “Sonho da Juventude” da Cabreira do Cadafaz e do “Chill-Out de Góis, que com todo o esmero deram a apreciar o que tinham confecionado, numa saudável competição que a todos agradou e deixou a melhor das impressões no ambiente que criaram à volta dum prato de chanfana. No final sempre foi eleito o restaurante vencedor (“Flor do Ceira”) o que, na verdade, menos interessa saber, porque todos participaram com o mesmo carinho e abnegação. Aqui temos um mote interessante para se levar à cidade o que de mais saboroso apela ao estomago do serrano. Como é do conhecimento público, estes eventos necessitam sempre de alguém disponível que se entregue de alma e coração para fazer contactos, coordenar e reunir as pontas soltas das contrariedades que vão surgindo, com a finalidade de proporcionar um belo momento de convívio. Felizmente que o Conselho Regional forma uma equipa multidisciplinar de gente com aptidões diversificadas, como o Eng. José Antunes que levou a efeito tarefas complicadas mas que, como a colaboração de empregados da Câmara sempre disponíveis, bem como do pessoal da Casa que se voluntariou para servir onde era necessário, tudo foi sendo resolvido. Pode parecer excessivo evocar o préstimo de todos aqueles que se disponibilizaram para ajudar nas mais diversas tarefas, mas o que não deixa de ser verdade é que, sem eles também poderia acontecer, mas não seria a mesma coisa! Não haveria o aroma da serra, nem os alegres rostos tisnados, nem os sorrisos prazenteiros que nos aproximaram do torrão-natal. Foi um prazer enorme conviver com a nossa gente, sentir o seu lado mais solidário, como nos diria o presidente do Concelho Regional dr. Luís Martins, o presidente da Casa José dias Santos e por fim a presidente da Câmara dr. Maria de Lurdes Castanheira. É no fervor destes eventos que se estabelecem bons convívios e se aproximam os serranos mais dispersos.

Reunião e Visita à Santa Casa da Misericórdia de Góis No passado mês de março, o Conselho Regional representado por Luis Martins, Fernando Bandeira da Cunha, Henriques Antunes e Mário Barata, e Luis Nogueira Dias em representação da Direção, reuniram com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Góis, Sr. José Serra. Esta reunião teve como objetivo preparar o II Jantar Solidário, que se vai realizar em 29 de Outubro. Foram decididos os próximos passos e delineado o programa para o referido evento. A convite do Sr. Provedor, fomos visitar as instalações do antigo Centro Rosa Maria, do Lar e ATL. Foram-nos apresentados alguns dos principais melhoramentos efetuados, onde se destaca a excelência do centro de fisioterapia. O Sr. Provedor também nos deu conta das ideias existentes para o futuro. Este convite permitiu-nos inteirarmo-nos no local de alguns dos problemas existentes, das obras realizadas e dos seus objetivos. Reunião e Visita às instalações da Raiz Vanguarda Também em Março visitámos as instalações da Raiz Vanguarda em Bordeiro, onde fomos recebidos pelos seus diretores Luis Carvalho e Inês Antunes que nos apresentaram os seus projetos, referindo os eventos recentes levados a efeito em Góis bem como as próximas iniciativas a realizar. Ficou no ar a possibilidade de se estudarem futuras cooperações no sentido de se puderem levar a efeito organizações conjuntas. Reunião com a Câmara Municipal de Góis O Conselho Regional, representado pelos seus Presidente e Vice-Presidentes, reuniram-se na Câmara Municipal com a sua Presidente, Dra. Maria de Lurdes Castanheira. Esta reunião teve como objetivo definir e acordar a parceria nas próximas organizações a levar a efeito. Assim, foram definidos o apoio logístico que a Câmara vai garantir na Mostra da Chanfana e no Jantar Solidário. Foi ainda delineada a estratégia e definidos os próximos passos para a organização conjunta do Colóquio a realizar em Agosto. Foram ainda apresentados à Câmara os próximos projetos que o Conselho Regional tem em preparação. Presença na Rádio: Participação num programa da RDP i Acedendo a um convite, estivemos no passado dia 9 de Abril, no programa de rádio “Clube da Amizade“, no qual durante cerca de hora e meia falamos sobre o concelho de Góis e da Casa do Concelho para as comunidades emigrantes. Presentes o Presidente do Conselho Regional, acompanhado pela Dra. Cristina Coelho, secretária da Assembleia Geral e do Vice-Presidente da Comissão de Melhoramentos da Roda Fundeira. Um agradecimento ao locutor Jaime Ferreira de Carvalho por esta oportunidade. Participação num programa da Rádio Arganil Também no passado dia 21 de Abril no programa de rádio “Amanhecer“, o Presidente do Conselho Regional, foi entrevistado fazendo um balanço sobre os últimos mandatos, últimos eventos e anunciando as de próximas organizações.

4


Colectividades

União Recreativa do Cadafaz

Comissão de Melhoramentos de Esporão

Vimos pela presente informar de que na Assembleia Geral realizada no passado dia 26 de março de 2016, foram eleitos os seguintes corpos gerentes para o biénio de 2016 a 2018. Assembleia Geral Presidente - Carlos Manuel Martins 1º Secretário - Carlos Alberto Vidal Vicente 2º Secretário - Armindo dos Santos Alves 1º Vogal Suplente- Mário de Almeida Fragoso 2º Vogal Suplente - Ana Paula Almeida Pina Direcção Presidente - Valdemar Alves Nunes Vice-Presidente- Natália Paula Martins Pires Santa Cruz 1º Secretário - Dina Maria Antunes Alves 2º Secretário - José António Simões Gomes Tesoureiro - Victor Manuel Fonseca Monteiro 1º Vogal - Carlos Manuel Gomes Alves 2º Vogal - Américo Martins Antunes 1º Vogal Suplente- André Gaspar de Almeida 2º Vogal Suplente - José Martins Alves Conselho Fiscal Presidente - Mário dos Anjos Neves 1º Secretário - Virgílio Santos Lopes 2º Secretário - Márcio André Filipe dos Anjos Neves 1º Vogal Suplente- Regina Maria Gomes Alves 2º Vogal Suplente - Luciano Antunes Domingos Valdemar Nunes Presidente

Para publicação de notícias ou receber a newsletter envie mail: casaconcelhogois@gmail.com

5

A comemorar os 60 anos de existência, irá decorrer na Casa de Convívio do Esporão, no dia 11 de junho um almoço convívio, onde estarão presentes várias individualidades, representantes das forças vivas do Concelho, assim como representantes das congéneres amigas, seguindo-se a atuação do grupo de concertinas de Arganil “Sons e Suadelas”. Contamos reunir um bom grupo de amigos e conterrâneos, para assinalar uma data tão expressiva da nossa associação. REPRESENTAÇÕES Estivemos representados nas comemorações dos aniversários das nossas congéneres dos Amieiros e Cabeçadas, Cerdeira de Góis, Ladeiras e ainda na Mostra de Chanfana, levada a efeito na Casa do Concelho de Góis. CORPOSGERENTESDACASADOCONCELHODEGÓIS Tomou-se conhecimento de que foram eleitos os novos corpos gerentes desta casa concelhia, na sua Assembleia-Geral Ordinária, de que fazem parte os conterrâneos; Presidente do Conselho Fiscal Avelino Lopes Martins, Dr. Luís Filipe Martins como Presidente do Conselho Regional, Ilda Celeste Henriques Barata Ferreira, como vogal da Direção e o nosso consócio e amigo Américo Simões, como Vice-Presidente da Assembleia-Geral. OBRAS NO ESPORÃO As primeiras obras a avançar serão, a colocação de duas portas novas na antiga mina de abastecimento de água à aldeia e, assim, preservar este precioso líquido, que ficará sempre de prevenção. Também o telhado do lavadouro público será limpo, e colocadas telhas novas, a substituir algumas que se encontram partidas. Outras obras que se encontram pendentes, como o problema das águas pluviais da rua de Santo António, colocação de pontos de luz em locais onde se faz sentir a sua falta, assim com a sinalização informativa, na entrada da rua que serve a aldeia, estão a ser tratadas em conjunto com as entidades responsáveis, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. CONTAS DE 2015 Foram apresentadas e analisadas, sendo aprovadas, pelo que será entregue nas finanças durante no mês de maio, o modelo 22. Anteriormente, foi enviado à Presidência Conselho de Ministros, o Relatório e Contas e parecer do Conselho Fiscal, relativo a 2014, assim como a ata da Assembleia-Geral, realizada no Esporão. VOTO DE FELICITAÇÕES Aprovado por maioria e aclamação, com uma abstenção, (do próprio) a Avelino Lopes Martins, pela magnífica festa de homenagem com almoço, organizada por antigos colegas e amigos. Nesta “Festa da Amizade”, entre outras ofertas ao nosso presidente, destacamos aquela que muito sensibilizou não só o Avelino, mas todos os membros da direção desta Comissão, sendo aprovado um… VOTO DE AGRADECIMENTO Ao nosso consócio José Castanheira Nunes, que ofertou 3 volumes, com uma compilação de todas as notícias alusivas ao Esporão, seus conterrâneos e da nossa Comissão, publicadas no jornal “A Comarca de Arganil”, desde 1901 a 2009. Um historial, que representa toda a vivência do povo do Esporão, durante mais de um século. VOTOS DE PESAR Aprovados pelos falecimentos dos conterrâneos residentes Aníbal Ventura de Almeida e Elvira Bandeira das Neves Almeida, pais da nossa secretária da Assembleia-Geral, Maria Olinda das Neves Almeida Simões, sendo a Elvira, irmã da nossa colega de direção Maria Manuela Bandeira Neves Batista.


Lousitânea Aigra Velha, Comareira e Pena) incluindo o Sítio da Rede Natura 2000 da Serra da Lousã, dentro da área de influência deste. Todo este projecto, para além das populações locais, tem contado com o imprescindível apoio do Município de Góis, da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra. Actualmente, e perspectivando a criação de novos Núcleos, o Ecomuseu Tradições do Xisto congrega os seguintes Núcleos: - Núcleo Sede do Ecomuseu Tradições do Xisto - Núcleo Asinino das Aldeias do Xisto - Núcleo do Forno e Alambique da Família Claro - Núcleo da Coirela das Agostinhas - Núcleo de Interpretação Ambiental - Núcleo da Maternidade de Árvores

A Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã é uma associação privada, sem fins lucrativos, com sede na Aldeia do Xisto de Aigra Nova, em Góis, tendo como finalidade a conservação e valorização do património natural e cultural da Serra da Lousã através de múltiplas atividades, desenvolvendo a sua atuação nos concelhos de Góis, Castanheira de Pêra e Lousã, embora de forma mais incisiva no primeiro Município. A Lousitânea foi fundada a 3 de Dezembro de 2003, numa iniciativa de Fátima Curado, Fernando Romão e José Augusto Pais, em Castanheira de Pêra, tendo como objectivo inicial uma atuação na totalidade do território da Serra da Lousã. Após estabelecer contactos com cidadãos e municípios de Castanheira de Pêra, Góis e Lousã, com o intuito de envolver vários atores nos seus projetos e na sua atuação, a Lousitânea fixou a sua sede no concelho de Góis, inicialmente na vila de Góis e mais tarde, em 2009, na Aldeia do Xisto de Aigra Nova, onde se encontra atualmente, concedendo especial atenção e esforços no desenvolvimento do projeto Ecomuseu Tradições do Xisto. No que respeita à sua estrutura a nível de órgãos sociais a Lousitânea agrega três órgãos: Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal, com um total de 10 membros, onde incluem os habitantes das Aldeias do Xisto do concelho de Góis.

Geocaching https://vimeo.com/131698812

www.lousitanea.org https://www.facebook.com/lousitanea.aigranovagois

Criado com o objectivo de dotar as Aldeias do Xisto com mais pontos de interesse e com uma maior capacidade atractiva através da diversificação de oferta de actividades de turismo e lazer que surgiu o “GeocachINg Xisto”, um projecto que visa potencializar o aumento do número de visitantes das Aldeias do Xisto mediante a captação de um “nicho de mercado” cada vez maior: os praticantes de Geocaching (Geocachers). No total são 11 as geocaches colocadas pela Lousitânea, havendo perspectivas de poder aumentar e diversificar esta rede. Para a prossecução deste projecto, a Lousitânea contou com o apoio da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. Atualmente já foram feitos 565 registos de found (encontradas). Neste momento o vídeo de promoção do GeocachINg Xisto, concorre ao Geocaching International Film Festival.

Ecomuseu Tradições do Xisto O Ecomuseu Tradições do Xisto assume-se como um projeto dinâmico, integrador e promotor da coesão territorial nos domínios da sua área de influência. A Lousitânea procura, com este projeto, preservar e valorizar o(s) património(s) cultural e natural, salvaguardando as tradições, a cultura serrana e potenciando a conservação da natureza. Para além dos vários Núcleos integrantes, o Ecomuseu Tradições do Xisto tem procurado recuperar, valorizar e dinamizar uma vasta série de ações: da Lousitânea. Entrudo (*1) programas temáticos (*2), entre muitas outras têm sido objeto da Lousitânea. O domínio de intervenção do Ecomuseu Tradições do Xisto abrange o território das Aldeias do Xisto de Góis (Aigra Nova,

Videos: *1 - https://www.youtube.com/watch?v=Zcv_vWwv1jc&hd=1 *2 - https://www.facebook.com/media/-

set/?et=a.427399134057993.1073741828.427224560 742117&type=3

6

Nº2  

Newsletter nº2 da Casa do Concelho de Góis

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you