Issuu on Google+

"Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio"

A.C Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust

Brasil - Julho 2012 Edição #38

Distribuir Livros, um Ato de Amor

Festival dos 40 anos da BBT no Templo de Belo Horizonte


CONTEÚDO Filosofia de Sankirtana

04 05

Editorial

03

Êxtase Emocional de Srila Prabhupada

04

Noite Indiana em Itajaí

05

Distribuir Livros, um Ato de Amor

07

Festival dos 40 anos da BBT no Templo de Belo Horizonte

10

Resultados de Maratona Categoría Templo

12

Categoría Individual

13

Categoría Grupo

15

Resultados Especiais

13

Resultados de Sankirtana Categoría Templo

16

Categoría Individual

17

Categoría Grupo

19

Categoría Mundial

20

CONTE Artigos

22

Passatempos de Sankirtana

21

Entrevista com Jayadvaita Swami

22

Cartas Antigas de Sankirtana

24

Expediente

Contato: cartanacional@hotmail.com

Coordenador: Hanuman das; Damayanti devi dasi.

Krishna-kripa devi dasi; Nanda Kumara das; Narada Muni das;

Editora Chefe: Damayanti devi dasi.

Diagramação: Krishna-kripa devi dasi.

Editor: Nanda Kumara das.

Revisão e Tradução: Bhagavan Das; Sri Bhakti devi dasi: Bhaktin Flávia

Equipe de redação: Damayanti devi dasi;


Carta de Sankirtana

Janeiro Julho 2012 2011

Editorial Neste Movimento da Consciência de Krishna, a pregação realmente não para. De uma ou outra forma, existem arranjos favoráveis para que a distribuição de livros continue acontecendo por diferentes meios. Se passaram quase 40 anos, e o espírito continua presente, assim como o preceito de que todo membro que ingressa ou entra em contato com nossa sociedade sabe que a distribuição de livros é a atividade mais importante na pregação. Devotos novos, jovens, na associação com devotos mais velhos ou com mestres espirituais, enfatizam esta atividade entrando na mesma onda. Aparecem novos sankirtaneiros, e assim a legião de distribuidores de livros não se perde. Estamos indo para o meio século e sempre aparecem novos devotos e novos sankirtaneiros. É admirável como o Senhor Caitanya Mahaprabhu tem Seu plano de pregação para esta era, e como Srila Prabhupada o colocou em ação. Não importa a qualificação que você tenha; isso não importa. Qualquer um pode se beneficiar deste canto congregacional dos santos nomes do Senhor, o maha-mantra Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. O método mais sublime de limpar o coração de nossas impurezas e acordar nosso amor por Krishna. O futuro da ISKCON é glorioso (frase do nosso querido Hridayananda Maharaja). Ver os sankirtaneiros saindo às ruas é glorioso, e ainda mais glorioso é fazer parte dessa atividade que nos faz gloriosos, não é verdade? Somos muito afortunados. Entrar em contato com Krishna é glorioso.

EÚDO

“Ofereço minhas respeitosas reverências a todos os devotos vaishnavas do Senhor, que são como árvores-dos-desejos capazes de satisfazer os desejos de todos, e que estão cheios de compaixão pelas almas caídas”. É o mês de Janmastami, mês em que se celebra o aparecimento transcendental de Sri Krishna. Neste mês, países da América do Sul, como Peru, Venezuela e Argentina, terão a oportunidade mais uma vez de receber Navina Nirada Dasa, que se encontra viajando com o único objetivo de impulsionar a distribuição de livros de Srila Prabhupada. Ele nos está inspirando a realizar harinama, sankirtana, etc. Aproveitemos esta oportunidade de fazer parte da história transcendental do movimento de sankirtana de Sri Caitanya Mahaprabhu. Espero que todos seus desejos espirituais sejam realizados. Sinto-me muito feliz por ter a oportunidade de dirigir-me aos devotos leitores desta Carta de Sankirtana. Seu conteúdo é muito inspirador, e, ao terminar de lê-la, sinto-me mais inspirado para continuar me associando com outros devotos. Significa que a mensagem de Srila Prabhupada está vigente, presente. Mais vigente do que nunca... Haribol! Seu servo, Caturatma Dasa Diretor da BBT Andina 3


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Êxtase Emocional de Srila Prabhupada Sri Caitanya-Caritamrta 9.39 TRADUÇÃO – “Distribuam este movimento da consciência de Krishna por todo o mundo. Deixem as pessoas comerem estas frutas e finalmente se tornarem livres da velhice e da morte”. 

4

SIGNIFICADO – O movimento da consciência de Krishna, introduzido pelo Senhor Caitanya, é extremamente importante porque quem o compreende se torna eterno, livre do nascimento, da morte e da velhice. As pessoas não reconhecem que as verdadeiras angústias na vida são os quatro princípios de nascimento, morte, velhice e doença. Eles são tão tolos que se entregam a estas quatro misérias, não conhecendo o remédio transcendental do cantar do maha-mantra Hare Krishna. Simplesmente ao se cantar o maha-mantra Hare Krishna, qualquer pessoa pode se tornar livre de todas as misérias, mas, porque estão encantadas pela energia ilusória, as pessoas não levam este movimento a sério. Portanto, aqueles que realmente são servos de Sri Caitanya Mahaprabhu devem distribuir de forma séria este movimento pelo mundo todo para transmitir o maior dos benefícios para a sociedade humana. Certamente, animais e outras espécies mais inferiores não são capazes de entender este movimento, mas se mesmo um pequeno número de seres humanos levá-lo a sério, então, ao se cantar alto, todas as entidades vivas, até mesmo as árvores, animais e outros seres inferiores, serão beneficiados. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu perguntou a Haridas Thakura como ele poderia beneficiar outras entidades vivas além dos seres humanos, Srila Haridas Thakura respondeu que o maha-mantra Hare Krishna era tão potente que, se for cantado alto, todos serão beneficiados, inclusive as espécies inferiores de vida.


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Noite Indiana em Itajaí

Servindo a Prabhupada com Música, Dança e Prasadam

por José Renato Miranda Os devotos da ISKCON de Santa Catarina promoveram no mês de junho a primeira edição do evento “Noite Indiana” na cidade de Itajaí. Seguindo a fórmula de sucesso de Prabhupada de cantar os santos nomes do Senhor e servir prasadam, alimento lacto-vegetariano espiritualizado, o grupo recebeu mais de sessenta pessoas no CEPESI – Centro Público de Economia Solidária de Itajaí, localizado na área central da cidade, ao lado da estação do Ferry Boat, que faz a travessia Itajaí - Navegantes. O evento contou também com um bazar, exposição de fotos da Índia e distribuição dos livros de Srila Prabhupada.

Música Indiana

Dança Indiana

A apresentação de música e dança indiana foi o ápice do evento e encantou todos os presentes. Todos cantaram e dançaram em êxtase no bhajana e no kirtana, liderados por Dina Bandhu Das no harmônio e Krishna Gouracandra Das na mrdanga.

Especialmente aplaudida, a apresentação do grupo de dança indiana Goura Nataraj Bollywood Dance abrangeu sete diferentes estilos, sendo um deles o Bharatanatyam que composto por três elementos: emoção, ritmo e melodia.

5


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Além da precisão de movimentos, este estilo de dança se caracteriza por estruturas teatrais, contando histórias e oferecendo ensinamentos. As coreografias apresentadas foram “Krishna Murari”, que fala sobre Krishna, um belo jovem flautista que encanta todas as meninas da região em que vive, fazendo coisas maravilhosas, como levantar uma colina para proteger seus familiares e amigos. Nesta coreografia, é feita uma oração a Krishna: “Ó Senhor, por favor, habite em meu coração!”. A outra coreografia exibida foi “Mere Dholna”, que fala do amor de Radha e Krishna, símbolos de pureza espiritual. Esta coregrafia possui mais elementos abstratos e em seu aspecto teatral é dito: “Ó Krishna! Eu sou somente tua”. Prasadam Após as apresentações, foi servida uma saborosa prasadam com preparações como: pakoras, koftas, samosas, dahl, arroz com amendoim, sabji com grão de bico, arroz doce, gulab jamum, suco de kiwi e manga. Motivação

“Nossa congregação, formada por devotos e amigos de Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Balneário Camboriú, estava especialmente motivada para realizar este evento, pois além de darmos continuidade à propagação do movimento para consciência de Krishna de Srila Prabhupada, estávamos coletando para a conclusão das obras no Templo de Itajaí, onde instalaremos o restaurante Govinda. O restaurante lacto-vegetariano é especializado em comidas indianas, seguindo o padrão estabelecido por Srila Prabhupada, com atendimento no local, serviço de entrega e cozinha para festas e eventos, pois é cada vez maior a procura na região por alimentação saudável e nutritiva”. Próximos Eventos “Devido ao sucesso da “Noite Indiana” em Itajaí, estamos planejando para os próximos meses realizar o evento em outras cidades de Santa Catarina”.

6


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Distribuir Livros, um Ato de Amor por Sastra das

“Todos devem ocupar-se em prestar serviço prático ao Senhor. Em nosso movimento da consciência de Krishna, todas as nossas atividades concentram-se em distribuir a literatura de Krishna. Isto é muito importante. Podemos aproximar-nos de qualquer pessoa e estimulá-la a ler publicações sobre Krishna para que, no futuro, ela também possa tornar-se um devoto.” - Srila Prabhupada. Srimad-Bhagavatam, 10. 2. 37 (Significado).

E

stimados (as) Vaishnavas e Vaishnavis, por favor aceitem minhas respeitosas reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada! Gostaria de compartilhar com os senhores e senhoras algumas palavras resultantes de uma semana muito especial que tive a felicidade de viver nesta maratona de julho de 2012. Distribuir os livros de Srila Prabhupada é um presente para todos, para o distribuidor e para

quem recebe o livro. Nesta maratona de julho este que escreve teve a fortuna e misericórdia incalculáveis de distribuir livros novamente, e ter a companhia de pessoas muito avançadas espiritualmente e entusiastas em ensinar pelo exemplo a como servir, e ensinar a aprender a servir: Sua Santidade Srila Dhanvantari Swami, Sriman Yamunacarya das, e seus grandes e esforçados alunos, os Seminaristas da Turma ano XII de Campina Grande. Eles foram 5 dias em Natal – RN, (cidade de brisas 7


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Esta atitude amorosa vem mesmo sem querermos, pois é bem fácil (falo isso por mim) estarmos em muitos momentos encobertos por uma visão de identificação material das pessoas que encontramos no sankirtana, vendo elas sob a influência dos modos materiais, como os corpos e mentes, mas fazer o trabalho interno inverso é o próprio trabalho da vida espiritual, da consciência de Krishna, que estamos tentando fazer conosco, e acabamos sendo como que “empurrados” a fazer isso no sankirtana, (tentando ver como Krishna ama esta pessoa, estando em seu coração sem discriminação), ao procurar qualquer pessoa e oferecer a ela um livro, a oportunidade da vida espiritual.

marítimas agradáveis, e pessoas com igual disposição, muito simpáticas, educadas e piedosas), de 09 a 13 de julho; dias fortes, leves, intensos, vivos, ricos, mágicos, especiais, marcantes, de um aprendizado inigualável e um vislumbre do que é e pode ser se ocupar a serviço dos devotos e da missão de Srila Prabhupada de forma madura, equilibrada e com sustentabilidade vitalícia. Os devotos realmente nos inspiram muito no sankirtana. Ver Sua Santidade Dhanvantari Swami, e um devoto como Yamunacarya Prabhu facilitando a distribuição, ajudando, cozinhando para os sankirtaneiros, liderando os devotos, instruindo, dando proteção, conseguindo uma casa para hospedar a todos, dirigindo uma van em viajem, e levando ao campo de sankirtana toda a equipe, lidando com os detalhes práticos da contagem dos livros e do lakshmi da BBT, enfim, muito serviço, me fez pensar em como ser um dasnudas é algo simples e ao mesmo tempo profundo. Srila Dhanvantari Swami costuma dizer que o amor é mais que um sentimento, é serviço e comportamento; Podemos estender isto no sankirtana, pois se nossa filosofia diz que todos são originalmente almas, 8

servas eternas e partes de Krishna, estamos ocupados como servos destes servos ao levarmos os livros para estas pessoas quando saímos, e assim estamos conectados a Sri Guru e Gauranga, servindo aqueles que estão esquecidos de sua relação eterna com Krishna, mesmo sem compreender adequadamente a fortuna e grandeza disso.

Percebo que minha motivação em serviço devocional é desafiada quando estou tentando distribuir, vem circunstâncias externas que afetam a mente: o lugar, a chuva, os nãos das pessoas, o apego a um suposto resultado financeiro e de quantidade de livros; também o medo, a vergonha, e muitos outros dependendo de cada um; Mas no fim o que mais conta é como encaramos esta oferenda de amor ao Parampara, como desejamos distribuir os livros para o benefício das pessoas, e como oferecemos ao Guru e a Sri Sri Gaura-Nitai este serviço e nos relacionamos com ele, como


Carta de Sankirtana

imploramos para estarmos ocupados nesta oferenda de amor. Por isso o sankirtana é uma atividade com forte e constante rendição, oração, entrega do coração, de nossa mentalidade para Krishna, o Guru e os Vaishnavas. Distribuir livros é superar-se. É dar litros de sangue espiritual para as pessoas, como Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati queria. Ver os devotos distribuindo me encheu de entusiasmo, de vontade de me entregar mais, de ir mais fundo, de tentar ser um instrumento nesta missão. Ver jovens como o Bhakta Júlio do Rio de Janeiro, em sua segunda vez no sankirtana, distribuindo com entusiasmo muitos livros, inclusive o Bhagavad-Gita; Prahladananda das e Sri Narahari das de Recife, Prahlada com sua tranqüilidade e boa educação, me chamou a atenção ele indo até as pessoas e dando com muito jeito e tato o livro Elevação a Consciência de Krishna, arrebentando no sinal e no pessoa a pessoa, e o Kirtaneiro “monstro” Narahari com sua humildade e devoção inconfundíveis aplicando isso com simpatia nas ruas, vestido de devoto, e distribuindo um Gita até no semáforo!; Nitai Charan de Belo Horizonte, residente em Campina Grande, um jovem “raio de Vaikuntha”, muito alegre e determinado, me inspirou muito em momentos de dificuldade interna no campo, sempre tentando distribuir e cumprir sua meta sendo alegre com as pessoas; o ruivo mexicano Pancajanya e o equatoriano Gaurasundara, ambos também filhos de devotos, com um agradável toque latino, deram tudo de si para levar

Julho 2012

os livros as pessoas, conseguindo distribuir e atrair atenção de modo favorável; E ainda tinham duas personalidades bem fortes: o experiente Brsni das de Belo Horizonte, com seu entusiasmo irradiando simpatia para as pessoas, distribuindo muitos Gitas, livros pequenos e revistas o Cantar de Hare Krishna, deu exemplo de como abordar as pessoas na hora e da maneira certa, distribuindo um Gita até nos 45 do segundo tempo, para a última pessoa, já de noite, quando estávamos já na van para irmos embora; e o talentoso (no mínimo) Bhakta Diogo do Paraguai, um sankirtanaeiro nato, de uma constância incrível, indo de uma pessoa a outra sem parar, agindo como um guerreiro espiritual entregando os presentes inigualáveis de Srila Prabhupada a todos; realmente uma equipe jovem e muito boa!. Ver estes devotos em ação, seu esforço, coragem, entrega e determinação, me encheu de entusiasmo em me ocupar mais e melhor na missão da distribuição de livros. Para terminar um pequeno passatempo. Até o Bruce Lee me ajudou a distribuir um Bhagavad-Gita. Entrei em uma lanchonete perto do shopping Midway, onde os devotos ficavam fazendo sankirtana na frente e em semáforos nas redondezas; fui conversar com o dono, cumprimentei ele, me apresentei, perguntei seu nome, e fui mostrando os livros pequenos e falando um pouco um mantra sobre a mente, a necessidade de controlarmos a mente, termos autocontrole, vencermos a nós mesmos e nossas dificuldades pessoais, para experimentarmos felicidade e paz interior, e aí ele falou que o Bruce Lee derrotava homens muito maiores que ele em tamanho

por ter autocontrole e autoconfiança, por ter vencido a si mesmo, e que gostava de filosofia chinesa, Confúcio, aí mostrei o Gita para ele, e disse que Ele era o livro de sabedoria milenar da Índia antiga, que tinha 5 mil anos de história, e ensinava estes princípios, o caminho da espiritualidade, e como alcançar a auto-realização, e foi maravilhoso, ele ficou muito interessado, folheou, se encantou, deu uma doação e levou todo feliz o Gita!. Deste modo, percebi como os Vaishnavas e o mestre espiritual nos fortalecem e inspiram a servir nesta missão de sankirtana, e como falar sobre os livros na medida certa e nos associar com os devotos para estudar eles e praticar seus ensinamentos nos ajuda a irmos desenvolvendo o espírito missionário da ocupação amorosa da distribuição de livros, pois queremos dar as pessoas os tesouros que estamos recebendo. Assim, mesmo que somente nas maratonas, que possamos dar livros, mesmo de presente para quem conhecemos, com o programa Sastra Dana, para amigos e parentes, devotos que não tem certos livros, curiosos, para bibliotecas, na internet, onde for, que possamos juntos ser instrumentos do amor e compaixão de Srila Prabhupada que passou muitas, muitas madrugadas traduzindo e escrevendo estes livros, até seus últimos dias, para o beneficio de toda a humanidade. Agradecendo a misericórdia e desejando o melhor a todos e todas, e ter vossas bênçãos, Desejando ser útil, Seu servo, Sastra das 9


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Festival dos 40 anos da BBT no Templo de Belo Horizonte

O

s 40 anos de existência da Bhaktivedanta Book Trust serão comemorados até o final do ano com festivais em todos os Yatras brasileiros. O segundo aconteceu no dia 29 de julho, no Templo de Belo Horizonte (MG), depois da inauguração das comemorações no final de junho, com o primeiro festival realizado no Ashram Vrajabhumi, em Teresópolis (RJ). Dirigido por uma equipe composta por Sri Krishna Murti das, na presidência, Narasimhadeva das, Kamalaksi Rupini devi dasi, Laksmi Narayana devi dasi, Bhadra devi dasi e pelos bhaktas Júnior e

10

Alexandre, o Templo de Belo Horizonte surpreendeu pela recepção e acolhida. Lá estavam reunidos jovens e antigos sankirtaneiros, membros da congregação local, convidados homenageados, visitantes de outros Yatras que participaram no dia anterior do Festival Ratha Yatra de 2012 de Belo Horizonte, além da equipe da BBT. Cerca de 200 pessoas movimentaram o templo nesses dois dias de festa. Teve muita prasada gostosa, boa associação e muito êxtase. Só néctar! Quem não foi certamente nem imagina o que perdeu. A comemoração dos 40 anos da BBT começou já pela manhã, no

por Vanavihari devi dasi

tradicional Harinama que o Yatra de Belo Horizonte realiza na feira de artesanato da avenida Afonso Pena, sempre aos domingos. Na oportunidade, aconteceu o Sangita, sankirtana de uma hora, que precede o Harinama, reunindo membros da congregação e sankirtaneiros visitantes. O Harinama contou com a participação dos convidados que, à noite, no templo, foram homenageados pela BBT – os brasileiros Purushatraya Swami, Chandramukha Swami e Loka Saksi das, o africano Bhakti Narasimha Swami e o americano Mahadyuti das. Representando a BBT, estavam Satya


Carta de Sankirtana

Maharani devi dasi, Madhuvana devi dasi, Pradyumna das, Krishna Murari , bhakta Misael e eu, Vanavihari devi dasi. Na recepção, a BBT instalou uma lojinha, com venda de livros, roupas e objetos devocionais, antes de homenagear seus convidados, na sala do templo, logo depois do bhajana de Purushatraya Swami. Também na sala do templo, Satya Maharani devi dasi, em nome da BBT, apresentou os objetivos alcançados, aqueles em andamento e os futuros da editora em todo o mundo, com base nos preceitos de Srila Prabhupada – “A pureza é a força, os livros são a base, a pregação é a essência, e a utilidade é o princípio”. Ilustrada com slides e um filme no qual Srila Prabhupada fala da importância da BBT e do sankirtana, a exposição emocionou todos os presentes, que se manifestaram em aplausos.

Julho 2012

Durante a homenagem aos convidados da BBT, Purushatraya Swami, Chandramukha Swami e Loka Saksi das citaram com reverência o nome de Isvara das, que dedicou sua vida à distribuição dos livros de Srila Prabhupada. Ressaltaram a importância de seu trabalho e lembraram que ele entrou para a ISKCON aos 16 anos, que foi um valoroso brahmachari sankirtaneiro, e, por um longo período, já sannyasi e então Isvara Swami, assumiu a direção da divisão latino-americana da BBT, da qual se afastou somente depois que todos os livros de Srila Prabhupada foram publicados em português. Hoje esta mesma divisão da BBT está sob a direção de Nanda Kumara das e tem Hanuman das como trustee. Os homenageados brasileiros também elogiaram a equipe de jovens da BBT e seus pais, sankirtaneiros

incansáveis, que com certeza inspiram e apoiam o trabalho dos filhos na editora. Loka Saksi das lembrou momentos da pré-história da BBT, quando as primeiras publicações foram feitas em mimeógrafo a álcool. Os homenageados estrangeiros, Bhakti Narasimha Swami e Mahadyuta das, ressaltaram a importância da BBT e do sankirtana como serviço honroso à missão de Srila Prabhupada no Ocidente. Ao final da apresentação de Satya Maharani devi dasi e das homenagens e elogios, a sala do templo tremeu num kirtana retumbante, que levou os presentes ao êxtase. Em seguida, todos saborearam um delicioso banquete com prasada de Ekadasi e o autêntico pão de queijo. Afinal, estávamos na capital mineira. Sem dúvida, foi um lindo festival a comemoração dos 40 anos da BBT em Belo Horizonte. Haribol!

11


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Resultados De SANKIRTANA - Brasil, Julho de 2012

“Estes livros são a melhor a divulgação – eles são melhores do que divulgações. Caso simplesmente apresentemos a consciência de Krishna de uma maneira séria e atrativa, sem a necessidade de recorrermos a slogans da moda ou outros artifícios, isso é suficiente. Nosso único recurso é a nossa pureza. Ninguém, em lugar algum, pode rivalizá-la.”

classificação categoría templo - Maratona Julho UF

Revi

Peq

Livros

Pont

Franco da Rocha

FR

0

9.487

690

1.831

350

12.358

5247,75

Belo Horizonte

BH

0

7.759

87

234

181

8.261

2579,25

SNK-ARG

0

3.343

484

101

114

4.042

1406,75

ITJ

6

3.969

54

56

42

4.127

1159,85

Ashram Vrajabhumi

AVB

0

2.214

26

39

65

2.344

735,50

Guarulhos

GRL

0

141

11

19

14

185

87,75

Recife

RCF

0

298

25

0

0

323

87,00

Florianópolis

FLP

0

291

5

0

3

299

81,25

Juíz de Fora

JF

0

180

0

0

0

180

45,00

NG

0

0

0

0

5

5

10,00

6

Itajaí

Nova Gokula

Total

Méd Grd

TOTAL

Maha

Sankirtaneiros Argentina

12

LIVROS

27.682 1.382 2.280 774

32.124 11440,10


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Classificação Categoría Individual - Maratona Julho

Livros

TOTAL

TOTAL

UF

Revi

Peq

Méd

Grd

Maha

Livros

Pont

1° Prema Sindhu das

BH

0

2.707

59

205

121

3.092

1153,25

2° Jaya Gauranga das

FR

0

1.669

12

447

38

2.166

946,25

3° Prana Natha das

FR

0

1.666

12

447

38

2.163

945,50

4° Bk. Andres

FR

0

878

182

376

83

1.519

852,50

5° Bk. Tiago

FR

0

878

182

376

83

1.519

852,50

6° Ananda Rasa devi dasi

FR

0

1.261

97

145

76

1.579

660,75

7° Tungavidya Prema devi dasi

ITJ

0

2.198

18

28

22

2.266

630,50

8° Panca tattva das

SNK-ARG

0

1.078

166

37

38

1.319

465,50

9° Jagan Nivas das

SNK-ARG

0

1.030

138

25

27

1.220

405,50

ITJ

0

1.428

18

21

8

1.475

403,00

11° Bk. Guillermo Ramos

SNK-ARG

0

883

149

24

31

1.087

381,25

12° Nityananda Raya das

AVB

0

1.087

7

15

40

1.149

370,25

13° Advaita Thakur das

BH

0

1.286

0

0

12

1.298

345,50

14° Bn. Pritha

FR

0

1.007

36

0

13

1.056

295,75

15° Nila Calacandra das

BH

0

955

0

0

2

957

242,75

16° Dhira Caitanya das

AVB

0

685

17

23

19

744

240,75

17° Dharma das

BH

0

733

6

7

20

766

233,25

18° Sanat Kumara das

FR

0

610

49

12

4

675

197,00

19° Bk. Rodrigo

FR

0

473

49

12

4

538

162,75

20° Sadhu Syam das

BH

0

593

0

0

4

597

156,25

21° Narasimhadeva das

BH

0

504

5

9

9

527

155,50

SNK-ARG

0

352

31

15

18

416

154,50

23° Nrisimhananda das

AVB

0

442

2

1

6

451

124,50

24° Ekacakra Pran das

ITJ

0

289

9

2

11

311

100,75

25° Bn. Fabiola

FR

0

233

13

4

5

255

78,75

26° Bn. Raíssa

BH

0

209

1

0

9

219

70,75

27° Bk. Renato Miranda

FLP

0

259

5

0

1

265

69,25

Nome

10° Ekacakra Nitai das

22° Bk. Edgardo Aab

13


Carta de Sankirtana

28° Bn. Maria Raquel

BH

0

259

0

3

0

262

67,75

29° Bn. Gisele

FR

0

225

7

2

3

237

67,75

30° Bk. Felipe

FR

0

225

7

2

3

237

67,75

RCF

0

193

25

0

0

218

60,75

32° Narottama das

FR

0

181

22

4

0

207

60,25

33° Yamanuja das

FR

0

181

22

4

0

207

60,25

34° Bn. Sita

BH

0

171

0

4

0

175

46,75

35° Lilamrita das

JF

0

180

0

0

0

180

45,00

36° Abiceta das

GRL

0

63

6

10

7

86

42,75

37° Bk. Junior

GRL

0

62

5

9

7

83

41,00

38° Purna Candra das

BH

0

100

3

4

0

107

30,50

39° Bn. Amanda

RCF

0

100

0

0

0

100

25,00

40° Bandhu Caitanya das

ITJ

5

32

9

5

1

52

20,00

41° Bk. Júnior

BH

0

79

0

0

0

79

19,75

42° Madana Mohini devi dasi

BH

0

40

0

0

0

40

10,00

43° Sri Lalita Prestha devi dasi

NGK

0

0

0

0

5

5

10,00

44° Rama Kantha das

BH

0

27

0

1

1

29

9,75

45° Garuda Pandita das

FLP

0

23

0

0

2

25

9,75

46° Amrita Visnupriya devi dasi

BH

0

35

0

0

0

35

8,75

47° Bhadra devi dasi

BH

0

15

2

0

1

18

6,75

48° Mukunda Hari das

BH

0

25

0

0

0

25

6,25

49° Bk. Guilherme

BH

0

10

1

1

1

13

6,00

50° Jaya Laksmi das

BH

0

0

10

0

0

10

5,00

51° Yamuna das

GRL

0

16

0

0

0

16

4,00

52° Bk. Maicon

ITJ

0

12

0

0

0

12

3,00

53° Laksmi Narayana devi dasi

BH

0

11

0

0

0

11

2,75

54° Dhanesvara das

FLP

0

9

0

0

0

9

2,25

55° Kesava Madhava das

BH

0

0

0

0

1

1

2,00

56° Bn. Natalie

ITJ

0

8

0

0

0

8

2,00

RCF

0

5

0

0

0

5

1,25

58° Bn. Débora

ITJ

0

2

0

0

0

2

0,50

59° Bk. Celso

ITJ

1

0

0

0

0

1

0,10

31° Krishna Karuna devi dasi

57° Bk. Kadu

14

Julho 2012


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Classificação Categoría Grupo Livros

UF

Nome

Sangita

Loja Tulasi

Revi Peq Méd

TOTAL TOTAL

Grd

Maha Livros

BH

0

249

8

0

8

265

82,25

FLP

0

26

9

1

0

36

12,00

Resultados Especiais - Maratona Julho

O

casal sankirtaneiro formado por Kunti Maharani devi dasi e Daruka das, residentes da Ecovila Vrajadhama, viajaram até o Sul do Chile para receber o pequeno filho deles, Yogi. Nessa viagem Daruka das distribuiu um Bhagavad-gita para o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos. O casal oferece seu recém-nascido Yogi como resultado de sankirtana nesta maratona de julho

15

Pont


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Q

ueridos devotos e devotas, Agradecemos por sua participação na maratona de sankirtana de julho. A premiação aconteceu no dia 4 de agosto, no templo de Suzano Mandir, onde foram entregues os prêmios. Após o dia 5, chegaram vários outros resultados, que mudaram bastante a lista inicial. Publicamos a seguir a continuação.

classificação categoría templo LIVROS

UF

Revi

Peq

Maha

Livros

Pont

Franco da Rocha

FR

100

7.126

0

1.015

223

8.464

3252,50

Belo Horizonte

BH

0

7.948

87

241

180

8.456

2631,50

CCGN

0

1.773

1.519

955

97

4.344

2351,75

SNK-AR

0

3.833

0

101

114

4.048

1287,25

Itajaí

ITJ

6

3.969

54

56

42

4.127

1159,85

Petrolina

PTR

0

672

30

142

316

1.160

957,00

Ashrama Vrajabhumi

AVB

0

2.214

26

39

65

2.344

735,50

Curitiba

CUR

0

76

888

120

66

1.150

715,00

RJ

0

682

0

95

32

809

329,50

633

245,50

Centro Cultural Goura Nitai Sankirtaneiros Argentinos

Rio de Janeiro

Méd Grd

TOTAL

Nova Gokula

NG

0

554

34

0

45

Ecovila Vrajadhama

EVD

26

265

0

23

20

334

131,85

Recife

RCF

0

406

25

0

0

431

114,00

Guarulhos

GRL

0

145

16

14

14

189

86,25

Florianópolis

FLP

0

291

5

0

3

299

81,25

CCVIP

0

92

14

1

11

118

53,00

JF

0

180

0

0

0

180

45,00

RT-MRL

0

17

6

3

4

30

18,25

CG

0

4

0

0

0

4

1,00

C. Cultural Vila Prudente Juíz de Fora Recanto de Tulasi - Marília Campina Grande

Total

132

30.247 2.704 2.805 1.232 37.124 14195,95

16


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Classificação Categoría Individual - Julho Livros

TOTAL

TOTAL

Nome

UF

Revi

Peq

Méd

Grd

Maha

Livros

Pont

1° Caitanya Candra das

CCGN

0

434

1.056

671

9

2.170

1325,50

2° Prema Sindhu das

BH

0

2.707

59

205

121

3.092

1153,25

3° Prana Natha das

FR

0

1678

0

447

38

2.163

942,50

4° Kalakantha das

PTR

0

512

22

126

292

952

849,00

5° Bk. Tiago

FR

0

1.060

0

376

83

1.519

807,00

6° Ananda Rasa devi dasi

FR

0

1358

0

145

76

1.579

636,50

7° Tungavydia Prema

ITJ

0

2.198

18

28

22

2.266

630,50

SNK-AR

0

1.244

0

37

38

1.319

424,00

ITJ

0

1.428

18

21

8

1.475

403,00

SNK-AR

0

1.168

0

25

27

1.220

371,00

AVB

0

1.087

7

15

40

1.149

370,25

SNK-AR

0

1.032

0

24

31

1.087

344,00

13° Govinda Gopal das

RJ

0

682

0

95

32

809

329,50

14° Advaita Takur das

BH

0

1.286

0

0

2

1.288

325,50

15° Bn. Pritha

FR

0

1.043

0

0

13

1.056

286,75

CCGN

0

530

165

33

18

746

284,00

CUR

62

452

0

88

27

629

261,20

18° Nila Calacandra das

BH

0

955

0

0

2

957

242,75

19° Dhira Caitanya das

AVB

0

685

17

23

19

744

240,75

20° Eka Murti devi dasi

NG

0

554

34

0

40

628

235,50

21° Dharma das

BH

0

733

6

7

20

766

233,25

22° Bn. Tulasi

CCGN

0

198

88

60

21

367

195,50

23° Devahuti devi dasi

CCGN

0

98

69

66

22

255

169,00

24° Sanat Kumara das

FR

0

553

0

12

4

569

158,25

25° Sadhu Syam das

BH

0

593

0

0

4

597

156,25

26° Narasimhadeva das

BH

0

504

5

9

9

527

155,50

27° Bk. Marco

CCGN

0

154

49

44

23

270

153,00

28° Bk. Guilherme

CCGN

0

238

63

62

0

363

153,00

SNK-AR

0

389

0

15

18

422

148,25

8° Panca Tattva das 9° Ekacakra Nitai das 10° Jagan Nivas das 11° Nityananda Raya das 12° Bk. Guillermo

16° Bk. Cassiano 17° Bk. Felipe

29° Bk. Edgardo Aab

17


Carta de Sankirtana

Julho 2012

30° Bk. Nicolas

CUR

14

280

0

23

17

334

128,40

31° Nrisimhananda das

AVB

0

442

2

1

6

451

124,50

32° Isvara das

FR

100

350

0

20

0

470

117,50

33° Ekacakra Pran das

ITJ

0

289

9

2

11

311

100,75

34° Sastra das

EVD

17

208

0

16

10

251

89,70

35° Krishna Karuna devi dasi

RCF

0

296

25

0

0

321

86,50

36° Bn. Fabiula

FR

0

246

0

4

5

255

75,50

37° Bn. Raíssa

BH

0

209

1

0

9

219

70,75

38° Bk. Renato Miranda

FLP

0

259

5

0

1

265

69,25

39° Bn. Maria Raquel

BH

0

259

0

3

0

262

67,75

40° Bk. Felipe

FR

0

232

0

2

3

237

66,00

41° Bn. Tamy

CCGN

0

103

26

18

4

151

64,75

FR

0

203

0

4

0

207

54,75

43° Bn. Adelaide

PTR

0

80

4

8

12

104

54,00

45° Bk. Manoel

PTR

0

80

4

8

12

104

54,00

46° Dhanañjaya das

FR

0

210

0

1

0

211

53,50

47° Bn. Sita

BH

0

171

0

4

0

175

46,75

48° Lilamrita das

JF

0

180

0

0

0

180

45,00

GRL

0

64

9

7

7

87

41,50

50° Jaya Rasa Rani devi dasi

FR

0

150

0

0

0

150

37,50

51° Purna Candra das

BH

0

100

3

4

0

107

30,50

52° Hara Kanta das

CUR

0

23

0

4

10

37

29,75

53° Bk. Júnior

GRL

0

18

7

7

7

39

29,00

54° Bk. André Luiz

CUR

0

63

0

2

4

69

25,75

55° Bn. Amanda

RCF

0

100

0

0

0

100

25,00

56° Bandhu Caitanya das

ITJ

5

32

9

5

1

52

20,00

57° Bk. Júnior

BH

0

79

0

0

0

79

19,75

58° Bk. Rafael

FR

0

43

0

4

1

48

16,75

59° Yamuna das

GRL

0

63

0

0

0

63

15,75

60° Bk. Douglas

EVD

3

46

0

1

1

51

14,80

61° Bk. Luiz

CUR

0

16

0

2

4

22

14,00

RT-MRL

0

10

3

2

3

18

12,00

42° Yamanuja devi dasi

49° Abiceta das

62° Tukarama das

18


Carta de Sankirtana

Julho 2012

63° Sri Lalita Prestha devi dasi

NG

0

0

0

0

5

5

10,00

64° Madana Mohini devi dasi

BH

0

40

0

0

0

40

10,00

65° Garuda Pandita das

FLP

0

23

0

0

2

25

9,75

66° Rama Kantha das

BH

0

27

0

1

1

29

9,75

67° Amrita Visnupriya devi dasi

BH

0

35

0

0

0

35

8,75

CUR

0

30

0

1

0

31

8,50

CCGN

0

18

3

1

0

22

7,00

70° Bhadra devi dasi

BH

0

15

2

0

1

18

6,75

71° Caitanya Lila das

CUR

0

18

0

0

1

19

6,50

RT-MRL

0

7

3

1

1

12

6,25

73° Mukunda Hari das

BH

0

25

0

0

0

25

6,25

74° Bk. Guilherme

BH

0

10

1

1

1

13

6,00

75° Jaya Laksmi das

BH

0

0

10

0

0

10

5,00

76° Bk. Maicon

ITJ

0

12

0

0

0

12

3,00

CUR

0

3

0

0

1

4

2,75

78° Laksmi Narayana devi dasi

BH

0

11

0

0

0

11

2,75

79° Bk. Kadu

RCF

0

10

0

0

0

10

2,50

80° Dhanesvara das

FLP

0

9

0

0

0

9

2,25

81° Bn. Natalie

ITJ

0

8

0

0

0

8

2,00

82° Vijñana Ananda das

CUR

0

0

0

0

1

1

2,00

83° Bn. Paula

CUR

0

0

0

0

1

1

2,00

84° Kesava Madhava das

BH

0

0

0

0

1

1

2,00

85° Dhavali das

CG

0

4

0

0

0

4

1,00

86° Bn. Carol

CUR

0

3

0

0

0

3

0,75

87° Bk. Jameson

EVD

0

2

0

0

0

2

0,50

88° Bn. Débora

ITJ

0

2

0

0

0

2

0,50

89° Bk. Celso

ITJ

1

0

0

0

0

1

0,10

68° Bk. Lucas 69° Lalita Sakhi devi dasi

72° Krishna Mohini devi dasi

77° Bk. Vitor

Classificação Categoría Grupo Livros

Nome

Sangita Centro Cultural Vila Prudente Centro Cultural

UF

Revi

BH CCVIP EVD

0 0 6

TOTAL TOTAL

Peq Méd Grd Maha 189 92 9

0 14 0

7 1 6

9 11 9

Livros

Pont

205 118 30

72,25 53,00 26,85 19


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Resultados de SANKIRTANA Mundiais, Junho de 2012 Os Vinte Primeiros Países País

Pontuação

1º Índia 2º Estados Unidos da América 3º Rússia 4º Reino Unido 5º Ucrânia, CIS 6º Nepal 7º Itália 8º Alemanha/Áustria 9º México 10º Nova Zelândia 11º Bangladesh 12º Brasil 13º Canadá 14º Mauritius 15º Malásia 16º África do Sul 17º Lituânia 18º Austrália 19º Congo 20º Tailândia

165.255,95 45.964,10 20.472,25 8.527,25 7.767,50 5.630,00 5.537,50 4.182,50 3346,25 2.164,25 2.084,60 2.074,60 1.910,75 1.729,50 1.290,20 1.258,55 906,25 902,1 833,75 563

Quantidade De Livros Distribuídos No Mundo Durante o mês de Junho, 132 templos do mundo reportaram os seguintes resultados: 87.208 33.075 43.004 150.231 79.092 6.385 389 20

Livros Maha-grandes Livros Grandes Livros Médios Livros Pequenos Revistas Assinaturas da BTG Coleções

No total, foram distribuídos: 430.920 livros durante este mês 2.285.416 livros durante o ano todo 489.671.698 livros no mundo desde 1.965


Carta de Sankirtana

Julho 2012

Passatempos de Sankirtana S. S. Giriraja Swami. Nityananda A carta a seguir foi escrita por Nityananda Dasa a seu mestre espiritual, tem viajado pelo mundo inteiro filhos, dois de Pai anos. Dasa é de Portugal e distribui livros há mais de 30 realizando este serviço.

Querido Guru Maharaja, aceite, por favor, minhas mais humildes reverências. Toda glória a Srila Prabhupada. Querido Guru Maharaja, escrevo algumas palavras sobre minha situação após o falecimento de Laksmidevi, minha esposa. Para continuar com a distribuição de livros, devo regular-me para dispor de tempo para cantar minhas voltas apropriadamente e ler, descansar e comer bem, e isso é muito bom para mim. Todo dia que saio à rua, sinto-me como se estivesse indo para o médico. O doutor é o todo-poderoso Senhor Caitanya, quem outorga o remédio para curar a doença. Ele prescreve o mesmo processo todos os dias para melhorar minha vida: ser humilde e ter paciência, determinação e entusiasmo para recuperar minha saúde. Quando tenho uma recaída, ou seja, quando caio no humor de ser o desfrutador, o Senhor Caitanya me dá o remédio apropria-

do para que eu possa me recuperar novamente. Compartilhar o conhecimento que contêm os livros de Srila Prabhupada significa dar Srila Prabhupada aos outros, e, no fim do dia, essa atividade me dá um sentido de cumprimento que nenhuma outra atividade me dá. Se minha vida pode melhorar em todos os níveis da existência humana por continuar o método prescrito pelo terapeuta original, através da sucessão discipular, por que não também a vida dos outros? Sinto-me muito afortunado e agradecido por ter esta tendência a sair a distribuir livros, e não quero estragar esta oportunidade me ocupando em procurar defeitos e em críticas. Por favor, querido Guru Maharaja, dê-me a força e a capacidade para evitar atividades prejudiciais, de maneira que possa servir melhor seus pés de lótus e os de Srila Prabhupada através deste serviço maravilhoso. Seu servo eterno,

Nityananda Dasa

21


Carta de Sankirtana

Jayadvaita Swami – editor, escritor e professor – é discípulo de Srila conferências Fez Prabhupada. extensivamente em faculdades e universidades, especialmente nos Estados Unidos. Desde 1988, atua como diretor da BBT. Atualmente supervisiona o trabalho da BBT África.

Julho 2012

ana e como é relacionado Carta de Sankirtana: O que é sankirt com a distribuição de livros? ifica a completa glorificaJayadvaita Swami: Sankirtana sign livros é relacionada com ção de Krishna. A distribuição de a de sankirtana. Sankirtana sankirtana por ser a principal form ente, pensamos no grupo significa glorificar Krishna. Geralm ... um outro sankirtana, de ir de kirtana como sendo sankirtana de Krishna. Sankirtana tamàs ruas e cantar os santos nomes mpos de Krishna. Significa bém pode significar contar passate es na congregação de deespecialmente cantar os santos nom votos.

da de brihad sankirtana. ReA distribuição de livros foi chama ta Sarasvati Thakur. Então, o ferimo-nos a Srila Bhaktisiddhan é uma forma de sankirtana sankirtana de distribuição de livros ana pode ser ouvido passanmuito poderosa. O grupo de kirt ana, se aproxima e depois do. A pessoa escuta o grupo de kirt um livro, ele fica com você. vai embora. Se você, porém, pegar ar a mensagem da consciênVocê terá a oportunidade de peg erá ser passado para uma cia de Krishna. O livro também pod a. Então, a distribuição de próxima pessoa e para uma próxim entra em contato com o lilivros é muito poderosa; a pessoa . vro e toda a sua vida pode mudar eriência com a distribuição Carta de Sankirtana: Qual a sua exp de livros? a distribuir livros em 1968. Jayadvaita Swami: Eu comecei cantávamos e distribuíamos Eu saía com os outros devotos, hna. Então, gradualmente, panfletos de O Cantar de Hare Kris os nos kirtanas e finalmente Prabhupada começou distribuir livr os. Faço isso desde 1968, começamos a sair e distribuir livr idor. Meu serviço desde o mas não como um grande distribu dução; diferentes aspectos começo era trabalhar na edição, pro que estive em distribuição de fazer os livros. A última vez Belo Horizonte, em uma de livros foi alguns dias atrás, em tribuir livros traz para a feira hippie; foi bem divertido. Dis

22


Carta de Sankirtana

Julho 2012

usiasmo, pessoa realização, inspiração e ent o. e beneficia a pessoa que pega o livr ição de Carta de Sankirtana: Como a distribu eria pod hor livros mudou sua vida? O sen teve no contar algumas realizações que sankirtana. muitas Jayadvaita Swami: Eu não tive ou como a grandes histórias de sankirtana ha vida distribuição de livros mudou min eu estava porque não era com isso que a munição. envolvido. Eu estava fornecendo distribuem te, e eu, fren ência de Krishna. Aqueles que não Os soldados estavam na linha de que realmente estarão perdendo. Vão perder tudo isso. fornecendo a munição. Eram eles a de frente, estavam fazendo o trabalho na linh ilhosa distribuir os livros de ir os livros É uma coisa marav o trabalho glorioso de distribu e fazer de sua , Srila Prabhupada. Cada um pod cias tân uns circ as as tod em a de Prabhupad ns podem fazer aqui, oude pessoas, própria maneira; algu tipo o tod com do ran ont enc se fazer porta a porta, oudas maratonas tros ali, outros podem passando por todos os esforços de distribuir os pada. tros podem ver outras formas bhu Pra a Sril de os livr os ir ribu para dist Mas se estamos por itos. Eu só livros de Srila Prabhupada. Eu não posso reivindicar esses créd nde oportufora, estaremos perdendo uma gra . fiz um pouco para a distribuição a estava pad nidade. A mente de Srila Prabhu s livros; ele muito centrada em distribuir esse so. Você pode mudanças era muito centrado em sua missão Carta de Sankirtana: Passamos por se ninguém os, ou pode ciais na ISKCON. Hoje em dia, qua distribuir livros, ou produzir livr alham, estu ou você pode vive nos templos. Os devotos trab ajudar os distribuidores de livros, deos a par de como disdam etc. O que o senhor aconselha estar pensando em uma estratégia o livros? a única pessoa votos para continuarem distribuind tribuir os livros. Não é o caso que de livros é dor. Na verda- que pode participar da distribuição Jayadvaita Swami: Algo motiva pode se , que, geral- o distribuidor em tempo integral. Você de eu estava pensando sobre isso tentar templos não focar na importância de distribuir livros e mente, com algumas exceções, os neira eles que distri- contribuir para isso. Com certeza, uma ma estão cheios de brahmacaris. Aqu ição a misericórdia importante de estar envolvido na distribu buem livros vão conseguir, claro, agradar Srila de livros é distribuir livros. de Caitanya Mahaprabhu, e vão sua própria Prabhupada. Estarão purificando Hare Krishna! re a consci- Obrigado. existência e tendo realizações sob

23


Carta de Sankirtana

Julho 2012

24


Carta de Sankirtana

25

Julho 2012


Carta de Sankirtana

26

Julho 2012


Faca seu pedido! ,

Nome

Carta de Sankirtana

BBT, na tentativa de se aproximar dos devotos e facilitar a sua pregação e distribuição de livros, criou uma série de depósitos na maioria das grandes cidades do Brasil. Um número grande de devotos se ofereceram para fazer este serviço tão importante como o de representantes da BBT.

Fortaleza - Balarama das alan-michell@hotmail.com Campina Grande - Rama Carita das (83) 8892 6785 ricardoss@ufcg.edu.br Olinda - Sri Vatsa devi dasi (81) 3439 5421/ 3053 2525 madalena108@yahoo.com.br Salvador - Krishna Yoga devi dasi (71) 3247 1248 jagadyoga@gmail.com Belém - Bk. Luciano soulucianofranco@gmail.com Belém - Isvari devi dasi (91) 8874 4396 Nova Gokula - Ekamurti devi dasi

Uberaba - Yadunatha das (34) 3312 8182/ 9192 2878 yadunatha_das@yahoo.com.br Rio de Janeiro - Jagadish das (21) 9897 1247/ 8557 3837 briciosnr@bol.com.br Porto Alegre - Mathuranatha das (51) 3443 6182 mathuranatha@terra.com.br Porto Alegre - Caitanya Candra das (51) 4063 9396/ 9663 2298 BBT Brasil - Nanda Kumara das (11) 2143 2116 contato@bbtmundi.com Ubatuba - Uddhava das (12) 3833 5687

BBT agora tem representantes nestas cidades. Se você quiser comprar livros, entre em contato com eles. Se você não mora perto de um representante e quer distribuir livros, entre em contato com BBT Brasil. E se a sua cidade tem uma congregação interessada em ter livros, e acha que deve-ria haver um representante da BBT para facilitar a distribuição de livros, também entre em contato com BBT Brasil.

Ja ` enviou seus resultados de Sankirtana ?

P a r t i c i p e envie-nos seu resultado de distribuição, passatempos, hitstórias e realizações escreva-nos no endereço: cartanacional@hotmail.com *Lembre-se das datas limites para a publicação resultados é até o dia 5 do mês seguinte passatempos, histórias e realizações até o último dia do mês. 27


38. CSN Julho 2012