Issuu on Google+

Téc ni c o de Ap oi o Psi co sso ci al Saída Profissional: Técnico de Apoio Psicossocial - 16.03 (Nível 4, A.N.Q.) Área de Formação: Trabalho Social e Orientação (762) .

A quem se destina o curso? O Curso de Apoio Psicossocial dirige-se a alunos que concluíram o 9º ano (ou formação equivalente) e que pretendam aceder ao mercado de trabalho após a conclusão do 12º ano. Sendo um curso da área de formação em trabalho social e orientação, o candidato a este curso é alguém capaz de se relacionar com facilidade com as pessoas, mesmo quando estas estão em situações de sofrimento, e com interesse em ajudar ou cuidar. As áreas de trabalho do curso estendem-se pelas áreas da educação, saúde e serviços sociais.

O Curso permite o prosseguimento de estudos no ensino superior? Sim; concluído o curso, o aluno pode optar por prosseguir estudos no ensino superior; para isso, tem de realizar pelo menos um exame nacional (Português), que lhe permite aceder a diversos cursos na área das humanidades e das ciências sociais, nomeadamente: Psicologia, Ciências da Educação, Sociologia, Serviço Social, e Educação de Infância (estes são os cursos para os quais o aluno recebe uma preparação específica cuja qualidade é única no sistema educativo português).

Quem é e o que faz um Técnico de Apoio Psicossocial? O aluno que adquire esta qualificação tem uma formação profissional que lhe permitirá trabalhar como auxiliar especializado dos técnicos superiores dos serviços de psicologia, serviço social, serviços de educação, serviços de terapia ocupacional, animação sociocultural e serviços de saúde mental (reabilitação psicossocial). Em termos mais concretos, o técnico de apoio psicossocial pode realizar, entre outras, algumas das seguintes tarefas:

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial

Conhece melhor os outros, conhecendote a ti próprio.

Jardins de Infância e Escolas — acompanhamento e apoio de crianças que frequentem a edução especial; desenvolvimento e monitorização de actividades de ATL, apoio aos educadores de infância. Hospitais e Instituições de Saúde Mental — acompanhamento e apoio na reabilitação psicossocial; desenvolvimento e monitorização de actividades lúdicas e ocupacionais (também em hospitais pediátricos); apoio domiciliário aos doentes.

Duração do Curso: O curso tem a duração de três anos

lectivos; o terceiro ano do curso inclui um estágio profissional numa instituição ou empresa. Certificação: O curso confere um diploma de nível secundário (12º ano) e um certificado profissional de Nível 3 (Tabela Nacional de Qualificações).

Lares de Idosos e Centros de Dia — acompanhamento e apoio de idosos; desenvolvimento e monitorização de actividades lúdicas e ocupacionais; apoio domiciliário aos idosos. Serviços Sociais (Câmaras Municipais): realização de trabalho de apoio aos Técnicos Superiores de Serviço Social (recolha e tratamento de dados, visitas ao domicílio, recepção e tratamento de documentos, lojas sociais).

Acompanhe-nos no nosso blogue:


—————————————————————————————————————————————————————— —————————————————————————————————————————————————————— —————————————————————————————————————————————————————— ——————————————————————————————————————————————————————

Telefone / Telemóvel: __________________/ ________________________ Razão por que se inscreve neste curso: ——

___________________ Morada: ___________________________________________ Cod. Postal: ________/ _____

BI : ________________________ Escola que frequenta: _____________________________________________________

Nome do Aluno: __________________________________________________ Data de Nascimento: ____/____/________

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial — Pré — inscrição no Curso

Actividades Específicas do Curso TAP — O curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial está organizado de forma a proporcionar aos alunos um ensino activo, aberto à comunidade e ligado ao mundo do trabalho; neste sentido, a equipa pedagógica do curso desenvolve diversas saídas de campo, visitas de estudo e experiência de trabalho em instituições e empresas da área vocacional do curso, a nível local ou nacional. Actividades específicas das disciplinas da área técnica do Curso TAP (Área de Expressões — Expressão Plástica, Expressão Dramática, Expressão Musical; Animação Sociocultural): a formação artística e a capacidade de organizar eventos lúdicos e culturais são uma característica diferenciadora deste curso, com um peso muito significativo no currículo (ver quadro ao lado). Nestas disciplinas, sobretudo nas Expressões, os alunos têm oportunidade de desenvolver as suas capacidades artísticas (pintura, música e teatro), produzindo as suas próprias obras e apresentando-as à comunidade (para uma perspectiva do que tem sido feito nestas disciplinas, visita o blogue do curso TAP, o endereço é o seguinte: http://psicossocial-aquelabase.blogspot.com/). Instituições e empresas que têm (actualmente) parcerias / acordo de colaboração com o Curso TAP: Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, Santa Casa da Misericórdia de Condeixa, Agrupamento de Escolas de Condeixa, Centro de Saúde de Condeixa, Câmara Municipal de Condeixa (Serviços Sociais).


Curso TAP