Issuu on Google+


mais que uma viagem


Quem somos Cuidando de Pessoas e do Ambiente desde 1998.Um programa de Caminhada Ecológica faz bem ao Corpo e a Alma ao mesmo tempo. Uma experiência vivida de maneira singular por cada um que percorre o caminho. A Andarilho da Luz é uma operadora de ecoturismo, fundada em 1998 e especializada em roteiros de Caminhadas Ecológicas. Com a missão de cuidar de pessoas e dos ambientes visitados, constrói uma história singular, tornando-se uma referência nacional na boa prática do Ecoturismo Sustentável e com Responsabilidade Social. Criou o conceito e o estilo de Caminhadas Ecológicas Terapêuticas, que valoriza a contemplação, as percepções e a interatividade, como instrumentos transformadores para uma vida melhor. São mais de 100 roteiros em Minas Gerais, Brasil e Exterior (Peru, Patagônia Argentina e Chile). Sempre inovadora, a Andarilho da Luz busca a excelência em tudo o que faz. Procura proporcionar aos seus clientes momentos especiais, vividos com segurança e qualidade. Levamos em consideração a melhor época do ano para a realização das viagens. O Programa Escola ao Ar Livre, tem conduzido alunos e professores de diversas escolas para caminhar na natureza. São roteiros eco-culturais que valorizam a promoção da cultura ao ar livre e o estímulo ao lazer saudável. Assim é viajar com a Andarilho da Luz. Conhecendo lugares, pessoas e culturas encantadoras, e se encantando a cada instante.


Reconhecimentos

Prêmio SESC/UNA de Turismo com Responsabilidade Social em Minas GeraisAbril de 2003 Trabalho: Projeto Ecoturismo com Responsabilidade Social no Alto Jequitinhonha

Troféu Voluntário das Gerais/FIEMG Junho 2003

Homenagem da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte pelos 10 anos em 2008.

A Andarilho da Luz foi finalista no Prêmio Excelência Empresarial, em 2007 e 2008. Foram 2.700 empresas inscritas. O prêmio reconhece o compromisso das empresas com a qualidade dos produtos e serviços ao consumidor, o aprimoramento das relações com seus diversos públicos e com o desenvolvimento sustentável.


Certificação Norma ABNT 15331 A Andarilho da Luz foi a 1ª Empresa Certificada em Minas Gerais sem nenhuma não conformidade com o produto Caminhada no Cânion das Bandeirinhas, realizada no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Com a certificação, a Caminhada ao Cânion das Bandeirinhas recebeu um selo do INMETRO, atestando o atendimento dos requisitos especificados na Norma


O Programa ESCOLA AO AR LIVRE consiste em pacotes exclusivos e personalizados para atender escolas, educadores e estudantes. Cada roteiro é acompanhado de nossa experiência com caminhadas na natureza desde 1998. Nossos roteiros eco-culturais, valorizam prioritariamente o despertar do olhar sobre o patrimônio cultural e natural brasileiro. Ao mesmo tempo, contribuem para a promoção da cultura da vida ao ar livre e o estímulo ao lazer saudável. A proposta é conhecer lugares, sabores, pessoas, num mergulho em nosso patrimônio natural e cultural. Uma experiência que enriquece o aprendizado escolar e contribui para o crescimento pessoal. Tudo isto com o apoio de especialistas, a fim de proporcionar momentos de estudo ou lazer com segurança e conforto.


Justificativa Pensar a questão do patrimônio na escola é uma ação fundamental da educação. Uma iniciativa importante para valorizar e defender elementos que constituem nossa identidade como mineiros e brasileiros. Além disso contribui sobremaneira para a compreensão da diversidade cultural a partir da qual fomos constituídos. Contemporaneamente, o conceito de patrimônio não está vinculado apenas a construções e bens materiais e restrito aos museus. Engloba também as manifestações, realizações e fazeres presentes na vida das pessoas através das artes visuais, música e literatura, da culinária, nas reservas naturais e parques nacionais e estaduais. No meio deles, elementos que constituem nossa identidade e determinam os valores e comportamentos que praticamos e defendemos. Com este foco organizamos os roteiros do Programa ESCOLA AO AR LIVRE. Num tempo tão acelerado e tecnológico, nossas viagens são um convite a  experimentar, sentir e pensar. Nas estradas, ladeiras e trilhas há paisagens e sinais da história; há lugares, saberes e fazeres que devem ser apreciados. Em cada destino, o trabalho procura despertar o olhar dos educadores e professores para estes aspectos. Com um diferencial: proporcionando aos participantes experiências concretas e inesquecíveis.


“ (...) só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, paciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. ” Paulo Freire


ouvir


Experimentar Experimentar


Caminhar


Educação Patrimônial


CAMINHADA ANDARILHA

Eu queria compartilhar com você... A delícia do ar livre, Vento brando da brisa Alto dos morros de Minas Calor do sol que toca o verde e doura a pele Frescor de água que sussura em seu curso.   Eu queria experimentar com você... Instantes e momentos Que movimentem seu corpo Emocionem seu coração Mobilizem seu pensamento.   Eu queria mostrar a você... História que pulsa Fazeres que resistem Saberes que insistem Patrimônios, sabores, hábitos, sonhos.   Eu queria pensar com você... Paisagem que se oferece inteira Relevo que se apresenta meigo Planta e pássaro que rodeiam Fazer humano que destrói ou mantem.   Eu queria levar você comigo... Para caminhar na natureza Para reviver a história Para encontrar culturas e gentes. Só depende de você.


mais que uma viagem


Fotobook