Page 1

Oficina de Férias do Instituto Moreira Salles Expedição ao Parque Buenos Aires Diálogos com a exposição Charles Landseer: desenhos e aquarelas de Portugal e do Brasil – 1825 – 1826


primeiro dia...


No primeiro dia, ainda no Instituto, nos apresentamos ao grupo e pudemos conhecer um pouco mais de cada participante, entre pais, avós e crianças. Depois disso, fomos ao parque para a realização das atividades. Chegando lá, entregamos a cada criança um kit contendo uma lupa, um par de luvas e um saquinho. Fizemos uma caminhada e cada um coletou o que achou de mais interessante, dentre flores, folhas, galhos, pedrinhas e sementes. Em seguida, realizamos uma atividade de frotagem, com folhas e galhos. Voltamos ao Instituto e analisamos o que foi coletado e os desenhos.


segundo dia...


No segundo dia, devido à chuva, nos encontramos no Instituto. A proposta do dia foi a realização de um desenho gigante coletivo, utilizando lápis aquarela. Esse material dialoga com os trabalhos da exposição em cartaz do artista viajante Charles Landseer. Também foi entregue um caderno para cada criança e cada um criou sua própria capa. Ele serviu como suporte para os desenhos realizados, os registros fotográficos e o material coletado no parque.


terceiro dia...


No último dia, realizamos uma contação de histórias a partir da vida do artista Charles Landseer. Para isso, utilizamos diversos objetos na atividade. Iniciamos a conversa com a confecção de barcos de papel, para ilustrar um dos meios de transporte da época. Passamos pela exposição comentando alguns desenhos. Num segundo momento da história, cada criança recebeu um cavalinho de madeira. Conversamos sobre os diversos deslocamentos realizados pelo artista no Brasil. A atividade final foi a realização de uma pintura sensorial com frutas, sementes e especiarias: café em grão, em pó e líquido, noz moscada, cravo, manga, banana, mamão, açúcar, areia e chocolate. Alguns deles foram retratados por Landseer. Produzimos a pintura e degustamos!


Oficina de férias no Instituto Moreira Salles  

Registros da oficina de férias: "Fazendo uma expedição no Parque Buenos Aires" realizada pelo educativo IMS|SP em julho de 2011.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you