Issuu on Google+

Os motivos da grande revolta

A independência do Peru

R$8,90

O castigo de Tupac Amarú

Cultura do Peru

Edição:30/05/2011


Editorial

Sweets & Bliss

Ao fazer a revista...

Ao fazer a revista nós desejávamos mostrar como seria a vida no Peru em 1780. Nós pensamos no que foi vivido no Peru durante e após uma época difícil e com tantas mudanças, nas lideranças e nas consequências da revolta do líder Tupac Amaru. Com tudo nós desejamos mudar os pensamentos e nos colocarmos nesse período, como se tudo isso, fosse uma revista da atualidade, como se realmente estivéssemos nessas trocas de lideranças de 1780.

Expediente Beatriz Gentil Sousa: publicitária, autora e designer

Brena Araújo: autora

Gabriela Sousa: publicitária, autora e designer

Mariana Rodrigues: autora e designer Vitória Bagatini:publicitári a e designer

“Doce a cada instante” 2


Carta dos leitores Olá, Gostaria de parabenizá-los pela ótima iniciativa da revista. Essa revista me trouxe conhecimento e principalmente interesse por outras nações. Na próxima edição, seria interessante serem publicados outros tipos de assuntos sobre o Peru, como alimentação e curiosidades. Esse país não é tão reconhecido na sociedade mundial, mas se tornará. Essa revista fará muito sucesso Abraços, Priscila Marques.

Via email

São Paulo, 2011

3


Índice Os motivos da grande revolta

5-6

O castigo de Tupac Amarú

7-8

Independência do Peru

10-12

Cultura do Peru

13-15

Expediente

16

4


Os motivos da grande revolta Por Brena Araújo

Em 1780, muitas causas fizeram com que José Gabriel resolvesse pegar em armas. Alem da cobrança de altos tributos pela metrópole, outro fator importante foi a negativa da Audiência de Lima em isentar os índios da província de Tinta, onde Tupac Amaru era o cacique, das obrigações da mita (forma de trabalho indígena compulsório). Havia também uma forte tensão entre espanhóis e crioulos, e entre as autoridades civis e eclesiásticas, que ajudavam a piorar o clima do vice-reino. Isso fez com que crescesse o numero de rebeldes rapidamente. O ódio dos nativos contra a prática dos repartos mercantis, que os reduziam a dependentes perpétuos do corregedor, resultou numa revolta generalizada.

5


A rebelião inicialmente seguiu o “estilo” fidelista. Não dirigia-se contra o rei, mas sim contra seus funcionários que burlavam as leis.

6


O castigo de Tupac José Gabriel, mais conhecido como Tupac Amaru. Por Mariana Gabriela

José Gabriel – mais conhecido como Tupac Amaru – assumiu o poder, de acordo com seus contemporâneos, graças à sua descendência inca. Filho de líderes indígenas, Tupac Amaru reivindicou o melhor tratamento dos nativos, em seus trabalhos, quais querem sejam eles, em minas ou em plantações. Tupac Amaru não possuiu muito sucesso na tentativa de melhorar a vida de sua população, e foi vencido. Com muita crueldade, Tupac Amaru foi torturado até a morte. Ele teve sua língua cortada, esquartejamento em praça publica e foi friamente violentado.

7


Sem mais, Tupac Amaru foi um líder revolucionário.

Somy 8


Um batom faz toda a diferenรงa No dia dos namorados, presenteie sua companheira com um batom

Somy

.

INDEPENDรŠNCIA DO PERU Por:Beatriz Gentil 9


Apesar do Tupac Amaru ser um grande líder que influenciou muito o Peru a indenpendencia deste, só veio acontecer 40 anos depois, ou seja, em 1821. O líder deste movimento tão importante foi José de San Martín que já havia feito a independencia da Argentina, e queria tornar independente todas as colônias espanholas, como Peru.

No dia: 28 de Julho de 1821 o Peru declarou a sua independência da Espanha dizendo: ...Deste momento em diante, o Peru é livre e independente, pela vontade geral dos povos e pela Justiça da sua causa que Deus defende. Vida longa à pátria! Vida longa à liberdade! Vida longa à independência!"

-José de San Martín

Claro que a Espanha não queria, assim ela ainda tentou reaver suas colônias americanas, como fez

10


na batalha de Callao, mas em 1879 acabou por reconhecer a independĂŞncia peruana.

(JosĂŠ de San Martin declarando Peru independente)

(Bandeira atual do Peru)

11


(Homenagem a JosĂŠ de San Martin)

12


Cultura do Peru Por Gabriela Sousa

Do que adianta saber sobre o movimento anticolonial do Peru, sem conhecer sua cultura? Cultura

Desde o período pré-colombiano o Peru foi o centro de vários povos americanos, que terminou com a conquista espanhola, cuja influência cultural marca e domina o Peru até hoje. As culturas pré-colombianas desenvolveram-se originais, cada uma contribuindo à outras grandes realizações sociais, tais como pela notável arquitetura, com excelente cerâmica, fina ourivesaria, escultura e construção monumental. O desenvolvimento dessa região na agricultura, desde muito cedo, com a utilização de obras de irrigação, campos de cultivo e a manutenção e desenvolvimento de várias espécies vegetais de grande valor alimentar.

13


Os incas ficaram conhecidos como execelentes contrutures, graças à maravilhosa arquitetura que desenvolveram na vasta região andina na América do Sul. Foram eles que construíram a cidade montanhesa de Machu Picchu e os edifícios de Cuzco.

(Cuzco)

14


15


Venha conhecer nossa coleção outono/inverno.

Seu corpo nunca esteve tão perfeito 16


17


Revista Mundo do Peru_2,4,7,19 e 29