Page 1

Revista comemorativa de aniversário

Nosso Jeito de Ser

Muitas histórias, amor e brincadeiras

A Escola de Educação Infantil Ser Criança nasceu do sonho de ter um espaço de Educação Infantil onde as crianças pudessem brincar, crescer, se desenvolver, aprender, cultivar valores, enfim... Ser Criança. O sonho se concretizou e o compromisso se renova a cada Ser Criança que recebemos e que observamos, anos depois, seguir seus caminhos.


NOSSA HISTÓRIA

O espaço sonhado para a Educação Infantil Desde o início da Ser Criança, que já foi chamada “Gurizada Medonha”, o objetivo foi permitir que as crianças tivessem uma infância feliz

A Escola de Educação Infantil Ser Criança nasceu de um sonho... O sonho de ter um espaço de Educação Infantil onde as crianças pudessem brincar, crescer, se desenvolver, aprender, cultivar valores, enfim... Ser Criança. Em maio de 1992, a partir da leitura de um anúncio de jornal – “Vende-se uma creche, interessados marcar entrevista pelo fone...” –, a concretização deste sonho começou a despontar. Depois de algumas reuniões, ficou decidido: compraríamos o ponto comercial e o nome fantasia “Mini Sítio Gurizada Medonha”. Em 1º de junho daquele mesmo ano, assumimos a direção da empresa e começamos a criar um novo espaço de Educação e cuidados para crianças de zero a seis anos. Começamos nosso trabalho modificando gradativamente a visão de Educação Infantil que até então era trabalhada na instituição. Atentas aos nossos objetivos, propusemos aos pais, educadores e crianças a alteração do nome “Gurizada Medonha”, porque não se encaixava na visão que tínhamos e temos de Criança. Assim, realizamos um processo democrático de escolha, no qual pais, educadores e crianças votaram. O nome Ser Criança foi escolhido entre cinco opções e, aos poucos, conquistou seu espaço entre as famílias e também na comunidade do bairro.

Em 1993, passamos a nos preocupar com o espaço físico onde as crianças ficavam, em alguns casos, até 12 horas por dia. No nosso entendimento, não poderíamos ter uma área tão reduzida como a que possuíamos. Assim, em agosto deste mesmo ano, nos mudamos para a Rua Eça de Queiroz. Lá permanecemos até maio de 2008. Sempre preocupadas em melhorar e em buscar as condições mais favoráveis para o desenvolvimento de cada uma Ser Criança que frequentava e frequenta nossa instituição, trocamos novamente de endereço. Fomos para a Rua Felipe de Oliveira, 1.309, onde permanecemos até hoje. Contamos com uma equipe de 40 colaboradores qualificados, todos empenhados em oferecer a melhor Educação Infantil para nossas crianças, sempre aliando cuidar e educar, com muito amor, carinho e respeito pela infância. Durante 22 anos, a gestão da Escola foi exercida em parceria entre mim e minha mãe, nossa querida e amada Dona Mercedes. Nos últimos três anos, ela se afastou da escola, ficando seu exemplo e seus ensinamentos.

Tia Susi e Dona Mercedes, as realizadoras de sonhos

Susana Coward Fogliatto

Nossa sede atual, que tanto adoramos, é o terceiro endereço da Ser Criança

3


NOSSO JEITO DE SER

As inter-relações na base do aprendizado

Nossa proposta pedagógica foi desenvolvida com base em diferentes valores, e optamos por dividir as turmas com intervalos de seis meses entre as idades Com a missão de fazer a diferença na Educação Infantil e baseando nossa proposta nos valores Respeito, Ética, Confiança, Afeto, Comprometimento, Responsabilidade, Profissionalismo, Cooperação e Dinamismo, realizamos nosso trabalho direcionado para o bem-estar das crianças, buscando respeitá-las em suas individualidades e oferecendo um atendimento integral. Foi pensando justamente nas individualidades e no respeito ao desenvolvimento de cada criança, que optamos por trabalhar com uma divisão diferente das turmas, se compararmos ao que normalmente ocorre. Passamos a oferecer 12 turmas, formadas de acordo com a faixa etária, mas com intervalos de seis meses entre as idades. Isso é importante para que as necessidades afetivas das crianças sejam atendidas da melhor forma possível. Seguindo com o objetivo de pensar em cada Ser Criança que temos na escola, nossa proposta pedagógica segue a linha do sociointeracionismo, que parte do princípio de que o conhecimento é também adquirido a

4

partir das relações interpessoais. Isto é, não é o aprendiz apenas quem produz a própria aprendizagem, mas também aquele que aprende com o outro e com o que seu grupo social produz. Assim, toda a aprendizagem é resultado de interações sociais. Por isso, trabalhamos com projetos pedagógicos cujos temas são escolhidos pelas próprias crianças em conjunto com a professora. O professor abandona o papel de transmissor de conteúdos para se transformar em um pesquisador e a criança, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.

CAMILA MUZA, 23 ANOS, CONSULTORA TRIBUTÁRIA:

“Na Ser Criança, pude viver momentos únicos da minha infância, que guardo, com carinho, em minha memória. Mais tarde, tive a oportunidade de voltar e me desenvolver profissionalmente, sempre com a mesma alegria de criança e com o desejo de conquistar. A escola sempre ocupou um espaço no meu coração e na minha formação. E, como diz o hino, uma coisa levo sempre comigo... o importante mesmo é Ser Criança!”

Respeito à individualidade de cada criança e às relações que ela constrói com o mundo é a base do aprendizado


Os projetos respeitam os interesses das crianças Durante o ano, diferentes atividades são propostas para as crianças, sem se distanciar dos projetos pedagógicos, mas com atenção aos interesses de cada um e de todos

Desenvolver projetos respeitando os interesses e as escolhas das crianças é uma missão bem mais difícil do que podemos imaginar. É preciso observar as crianças brincando, perceber o que desperta seus interesses ou lançar ideias nas rodinhas para então definir o próximo projeto. Este é um importante papel das professoras que, então, irão planejar, criar, pensar nas atividades que contemplem os objetivos pedagógicos de cada área e fase e os interesses das crianças. Assim nascem os projetos das pirâmides do Egito, dos dinossauros, dos peixes, dos animais ferozes ou os da fazenda, dos meios de transporte, dos bichinhos que voam, das músicas... No mínimo, 20 projetos diferentes são trabalhados ao longo do ano. Todos têm como base o brincar. Brincar é o que fazemos de mais importante na Educação Infantil: brincar para aprender, descobrir, interagir, socializar e crescer. Com os projetos, as crianças descobrem o prazer de aprender em um contexto que contribui para o desenvolvimento de suas capacidades. O objetivo é que elas sintam a

BEATRIZ MIRANDA, 24 ANOS, PEDAGOGA:

“A Ser Criança faz parte da minha história. Ingressei lá bem pequena, com menos de dois aninhos e aprendi a dividir os brinquedos, a ter amigos e receber a atenção da profe. Fui criança e muito feliz. Depois de alguns anos, com dúvidas na faculdade, ingressei na pedagogia e retornei à escola como educadora. Foi mágico. Me apaixonei ainda mais pelas crianças e pela Educação. Percebi que podemos crescer mesmo já sendo grandes e que continuamos sendo crianças. Quem por lá passa, tem a certeza de ter uma infância feliz e respeitada. Sou muito grata por ter cruzado o caminho desta Escola que se tornou uma grande família!”

escola como um lugar seguro, acolhedor e agradável, onde têm a oportunidade de explorar, aprender e desfrutar de inúmeras experiências. Acreditamos também que trabalhar com projetos investigativos leva os pequenos a um ambiente cooperativo, no qual professores e crianças convivem em uma relação baseada no respeito mútuo. Isso torna o processo de construção do conhecimento mais facilitado para se chegar a uma aprendizagem significativa. Para registrar este processo de crescimento e aprendizagem, utilizamos o portfólio, que procura mostrar o universo de cada criança, o resgate do trabalho metodológico que permeia o aprendizado desenvolvido na sua especificidade, com ênfase na oralidade, na literatura infantil, explorando atividades que envolvam o lúdico e o imaginário.

Com os projetos, as crianças descobrem o prazer de aprender em um contexto que contribui para o desenvolvimento de suas capacidades

5


NOSSA BASE

Papel de destaque para as famílias Para fortalecer as relações de seus filhos com a escola, muitos projetos são realizados com a participação de mães, pais e também os avós

A vida familiar e a vida escolar perpassam por caminhos concomitantes. É impossível separar a “criança aluno” da “criança filho”. Por isso, quanto maior o fortalecimento da relação família e escola, melhor será o desenvolvimento do Ser Criança. Além disso, a família tem um papel primordial no desenvolvimento saudável das relações de seus filhos com a escola e desta com eles. Como a família é a base da pirâmide social, ela responde pela maior parte dos valores apreendidos na infância. E são esses valores que, certamente, incluirão o indivíduo na sociedade. É assim que pensamos. Assim, desenvolvemos uma proposta pedagógica que valoriza a presença da família na vida escolar de seus filhos e procura trazer os pais para dentro da escola, criando a cumplicidade entre a nossa equipe e os responsáveis por nossas crianças.

6

Quando compartilhamos uma vitória de nossas crianças, presenciamos momentos da vida escolar deste Ser Criança e passamos a compreendê-lo de forma mais direta e completa. Esta é uma troca rica, que favorece nossas crianças, na medida em que eles percebem uma sintonia entre aqueles que são responsáveis pela sua Educação. Com isso, no decorrer do ano, além das reuniões administrativas, entregas de avaliações e encontro de pais, desenvolvemos diferentes atividades com a presença da família. Acreditamos que é de suma importância que família e escola saibam aproveitar os benefícios do estreitamento e do fortalecimento desta relação, porque isso resultará em princípios facilitadores da aprendizagem e da formação social da criança.

A presença dos pais e responsáveis pelas crianças tende a fortalecer o vínculo com a escola


FESTA JUNINA Durante o mês de junho, aproveitamos para conhecer um pouco mais sobre os costumes relacionados a esta tradicional comemoração, como roupas e comidas típicas. Para concretizar o aprendizado, organizamos uma festa, com muita música, brincadeiras e comidas características, para encerrar a atividade. DESFILE DA SEMANA DA PÁTRIA Este desfile é realizado com o objetivo de homenagear a nossa Pátria e conta com a participação de todas as nossas crianças. Neste ano, ele aconteceu na rua lateral da escola e contou com a presença da banda de música do 3º Batalhão de Polícia do Exército.

DIA DA FAMÍLIA Como estar em família é sempre muito bom, acreditamos que juntar as famílias é ainda melhor. Por isso, uma vez por ano realizamos um encontro com todas as famílias do Ser Criança. Estes eventos costumavam acontecer em uma praça de nossa cidade. Neste ano, porém, o encontro ocorreu na Quinta da Estância, proporcionando uma tarde maravilhosa para todos que puderam comparecer. JORNADA LITERÁRIA Todos os anos realizamos a nossa Jornada Literária, em que cada uma das nossas turminhas escolhe um livro relacionado ao projeto pedagógico que está em desenvolvimento, para fazer uma releitura. A semana de atividades se encerra com uma exposição para todas as famílias.

DESCOBRIANÇA É a nossa Feira de Descobertas ou Feira de Ciências e Vivências. Nela, as famílias são convidadas a conhecer os trabalhos realizados por nossas crianças, todos confeccionados por elas, abordando temas de interesse e construção por elas feitas. HOMENAGEM PELO DIA DAS MÃES, DOS PAIS E DOS AVÓS Acreditamos que estas são as pessoas mais importantes na vida de nossas crianças, por isso prezamos que sejam tratados com todo amor e carinho que merecem. Assim, quando essas datas especiais se aproximam, nossas turmas organizam lindas homenagens para recebê-los com muita alegria.

7 Cansado de dietas e exercícios para emagrecer e sem sucesso?

Dra. Jussara Munareto Silva - Cremers 12045

Você precisa de um

Q Elegância

Coaching de Emagrecimento Consciente!

Nova abordagem, sem sofrimento, usando técnicas da neurociência e PNL.

Nutróloga e Coaching de Emagrecimento

Por uma vida mais leve Av. Goethe 21, conj. 305 l Fones: 3225.2565 l 3085.5454 l

984.997.971


NOSSA FESTA

25 anos de história e de muitas construções Esta data tão importante foi comemorada com uma grande festa na rua, reunindo toda a Família Ser Criança

No mês de junho, a Ser Criança completou 25 anos de história, oportunizando um ambiente alegre, seguro e amoroso e proporcionando uma educação de qualidade para cada criança que passa por nós. Em todos estes anos, acreditamos que educar não é uma apenas uma atividade, mas uma arte, pois trabalhar na educação de crianças, participar de seu crescimento, de sua formação de caráter é uma tarefa que requer mais do que práticas ou técnicas. Exige amor.

Foi esse amor pela educação e pelas crianças que transformou a Ser Criança em uma escola acolhedora, que tem como principal objetivo oportunizar o desenvolvimento do aluno, com autonomia, afeto e confiança, respeitando suas necessidades como SER e como CRIANÇA. Para comemorar esta data tão importante, realizamos diversas atividades com nossos pequenos. Contudo, o evento mais significativo foi a linda festa que realizamos na rua da nossa escola. Reunimos alunos, colaboradores, ex-alunos, pais e a DÉBORA FOGLIATTO, comunidade escolar como um 26 ANOS, JORNALISTA todo em uma grande comemoração, com muita música, “A Ser Criança é o local onde eu pas-

sei grande parte da minha infância. Lá, eu cresci, aprendi e fiz amizades para vida toda. Mesmo depois de “grande”, continuo sempre me orgulhando das conquistas da Susi, minha mãe, e torcendo pra que a Ser Criança tenha cada vez mais sucesso!”

8

camarim, tatuagem, desenhos para colorir, brinquedos infláveis e até uma apresentação de alguns participantes da escola de samba Copacabana, com direito a receber um estandarte da Ser Criança. Para registrar esta comemoração, confeccionamos a “Árvore da Ser Criança”, onde todos deixaram suas digitais registradas, como se fossem as folhas desta grande árvore. Agora daremos continuidade a esta história, sempre pensando que podemos passar pela vida deixando nossas marcas e contribuições. Agradecemos por levarem uma “marquinha” nossa, e agradecemos mais ainda, por marcarem a nossa história.

Toda a comunidade escolar participou do encontro que comemorou nosso aniversário


COOPERAÇÃO

Uma rede em defesa da qualidade na Educação

Há 10 anos, a Ser Criança integra um grupo de escolas independentes, comprometidas com as boas práticas no que diz respeito ao segmento onde atuam

A busca por um diferencial fez com que, em 2005, a Ser Criança se unisse a outras nove escolas e, em parceria com o SEBRAE e com o Programa de Redes de Cooperação do Estado do Rio Grande do Sul, participou da criação da REDE CIRANDA, e dela participamos até hoje. A data oficial da fundação da rede é 31 de maio de 2007. Atualmente, a Rede de Escolas Infantis é formada por nove escolas independentes, estabelecidas através de uma única rede denominada CIRANDA. A qualidade na Educação Infantil, além de ser um pré-requisito para cada escola integrante, é também um compromisso permanente e o principal gerador de confiança e credibilidade para as famílias, para as crianças e para os demais públicos onde a marca CIRANDA estiver inserida.

Uma nova marca, mas sempre afetiva

No dia 1º de junho de 2017, nossa Escola completou 25 anos de dedicação à Educação Infantil, um marco na história da Ser Criança, que comemoALEXANDRA SILVA E ramos também com a modernização ROSANGELA FIGUEIRÓ: de nossa identidade visual. A “Ser Criança”, personagem conhecida e “O que dizer da escola que completa 25 anos e, destes belos anos, 17 nos acompanha? É uma escola que identificada por nossas crianças, faz a diferença na carreira profissional, aliando aos sonhos o ganhou traços mais modernos e jeitinho Ser Criança que devemos manter em nossos corações e, a companhia de dois corações, especialmente, na prática diária em sala de aula. Um lugar ímpar que que ressaltam o nosso amor acolhe diferentes profissionais, confiando no que de melhor podemos pela infância e a interação afetitrocar com nossas crianças, beneficiando não só os pequenos mas também o local onde estamos inseridos. Na Ser Criança, a experiência, o va entre adultos e crianças. Soamor ao que fazemos e as trocas compartilhadas neste ambiente tem mado a isso, um novo estilo de um significado diferenciado, tornando-o um lugar seguro e repleto letras também foi adotado para de uma essência única, que visa ao crescimento humano, baseado deixar a assinatura do nome ainno respeito e afeto. Formamos uma grande família. Nos sentida mais lúdica e cativante. Uma mos orgulhosas de fazer parte desta trajetória, sabedoras de que muitas sementes foram lançadas na certeza nova marca que já nasceu com a do crescimento do Ser e como Criança de alegria de Ser Criança. cada aluno que por ali passou.”

9


ARTIGO

Brincadeira é coisa séria A diretora da Escola de Educação Infantil Ser Criança e psicóloga destaca a importância do brincar, por possibilitar o desenvolvimento da criança

A criança precisa ter oportunidade de viver plenamente a infância, e nada melhor do que a brincadeira para isso.

Com o passar dos anos, a estrutura familiar, as relações sociais e de trabalho, as metodologias educacionais, o uso da tecnologia e as brincadeiras, entre outras coisas, mudaram. O que não mudou é o gosto que a criança tem por brincar. Toda criança deve ter a oportunidade de brincar, porque é por meio da brincadeira que ela aprende a conviver, a respeitar regras, a criar e a desenvolver estratégias. As brincadeiras aprendidas em casa, com parentes mais próximos, têm um significado especial, pois, além de preservarem uma cultura adquirida de geração em geração, trarão o fortalecimento dos laços afetivos de quem está brincando. É uma oportunidade única de dar gargalhadas, sorrir, conversar, fazer de conta, discordar, entrar em acordo e aprender muito.

Brincar é uma atividade muito séria e deve ser compreendida como tal. Enquanto a criança brinca, desenvolve a inteligência, as relações com os outros e aprende, também, a lidar com suas emoções. É imprescindível que os adultos percebam a brincadeira como uma atividade extremamente séria e importante para os pequenos. Estudos mostram que crianças que tiveram a oportunidade de brincar na infância demonstram melhor desenvolvimento e mais facilidade para interagir com outras pessoas. É importante ressaltar que hoje já se tem um olhar pedagógico para o ato de brincar. Por isso, as escolas incluem a brincadeira como a principal ferramenta para o desenvolvimento saudável da criança. Susana Coward Fogliatto ALGUMAS DICAS SOBRE O BRINCAR:

• Acreditem nos professores quando dizem que brincar faz bem à criança. • Deixem uma roupa especial (mais velha) para que a criança possa brincar sem medo de voltar suja para casa. “Fiquei um único ano na Ser Criança, mas as • Façam perguntas para saber do que seus filhos gostam amizades que cultivei tenho até hoje. A Tia Susi, de brincar. como eu continuo chamando, sempre foi uma mãe de coração para mim, sempre esteve presente em • Fiquem atentos às brincadeiras: elas revelam situações momentos importantes da minha vida, tanto os que, às vezes, passam despercebidas por nós. bons, como os ruins. Este ano de 2017, começou • Oportunizem situações de brincadeiras para as crianças. como um período de incertezas. Nunca imagi• Lembrem-se de que, para a criança brincar e se divertir, nei que, ao buscar auxílio de quem sempre bastam caixas e potes vazios, tampas, colheres de pau e esteve do meu lado, conseguiria o melhor emprego da minha vida.” outros objetos que chamem a atenção dela. JORDANA ROSSETI, 25 ANOS, ASSISTENTE DE DIREÇÃO:

10


NOSSAS ATIVIDADES

Despertando múltiplas habilidades Nas oficinas, os instrutores possibilitam que as crianças vivenciem diferentes atividades

As aulas de psicomotricidade desenvolvem as áreas motora e mental das crianças

Além das atividades realizadas pelas coordenadoras e professoras de turmas, as crianças participam de oficinas com instrutores especializados em cada uma das respectivas áreas. Com as oficinas, temos o objetivo de servir às diversas OFICINA DE MÚSICA A iniciação musical na Educação Infantil estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. A música contribui para o aprendizado de palavras, aproxima as crianças, favorece a harmonia e a integração entre elas. OFICINA DO MOVIMENTO Consiste em uma aula de psicomotricidade que, na Educação Infantil, tem o objetivo de estimular as percepções da criança e o desenvolvimento de seu esquema corporal. CIA. LÚDICA Por meio desta parceria são ministradas, na nossa escola, oficinas lúdicas de teatro, música e movimento, por meio de atividades criativas, de expressão e de movimento.

ALICE FOGLIATTO, 22 ANOS, DESIGNER DE PRODUTO:

“Desde a entrada até a bolacha da hora da despedida, tudo é pensado para a gente se sentir exatamente como me sinto: em casa. Tenho certeza de que cada uma das crianças que já passou ou está passando pela Ser Criança leva consigo um pouquinho do amor da minha mãe e da minha avó, Susi e Mercedes, que sempre fizeram questão de tratar cada criança com sua particularidade e cuidar de cada uma como se fosse seu próprio filho. Tenho orgulho de estar participando desta história tão linda junto da minha mãe e da minha avó, que, juntamente com uma equipe maravilhosa, estão no caminho certo para tentar fazer desse mundo um lugar melhor.”

ROBÓTICA Trabalha de forma lúdica e de acordo com a faixa etária das crianças, conceitos de física, mecânica, matemática e engenharia. Utiliza metodologia de ensino inovadora e eficaz para o novo perfil encontrado na sala de aula.

12

faixas etárias e aos diferentes turnos. Elas são organizadas de forma que nossas crianças sejam atendidas em seus interesses e necessidades. Confira as oficinas que foram sendo criadas ao longo dos 25 anos da Ser Criança.


INGLÊS Pensando no futuro dos pequenos, por meio da escola Learning Fun, promovemos o aprendizado da língua inglesa. Escolhemos esta parceria pelo comprometimento com o ensino especializado, que desenvolve os aspectos motor, cognitivo, intelectual, afetivo e social.

CIRCO Trabalhando o respeito às tradições circenses, pretendemos destacar as principais características do circo e sua influência na vida de todos nós. Buscamos proporcionar um ambiente favorável para que as crianças se desenvolvam, participem e se tornem protagonistas de um processo contínuo de aprendizagem.

INFORMÁTICA Observando a necessidade de levar as crianças a perceber que a tecnologia também pode ser utilizada para aprender coisas novas na escola e desenvolver múltiplas habilidades, nos preocupamos em trabalhar com os computadores, mas de forma lúdica a fim de atrair a atenção das crianças para novas descobertas. DANÇA Nossa escola possui uma parceria com o Centro de Artes Integradas Naira Nawroski, que acredita que arte, em qualquer forma de sua expressão, traz incontáveis benefícios na formação de uma pessoa. Assim, nas aulas de dança, as crianças são estimuladas a experimentar diversos movimentos, trabalhando não só o seu corpo como também sua espontaneidade.

EDUCAÇÃO FÍSICA A Educação Física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil. Por meio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento. Na nossa escola, é sinônimo de uma atividade de descobertas e de ampliação das experiências, que se integra ao desenvolvimento da criança.

Ser Criança é... brincar e ser feliz construir um mundo melhor ter o direito de Ser Criança viver um mundo de magia amar a natureza ter amigos, muitos amigos escrever sua própria história ser diferente Ser Criança é... a essência do ser! 13


SOLIDARIEDADE

Ações voltadas para o outro A Escola promove projetos que envolvem a comunidade para ajudar o próximo

Entre os diversos valores que procuramos desenvolver com as crianças, a solidariedade ocupa um espaço muito especial e, por isso, há alguns anos criamos o projeto SER SOLIDÁRIO. O objetivo é planejar e realizar atividades que busquem sensibilizar a Família Ser Criança, a fim de promover ações práticas de solidariedade, direcionadas para pessoas necessitadas de nossa comunidade, conscienti-

zando a todos, principalmente as crianças, da importância do cuidado com o próximo e da importância de se construir um mundo mais justo e fraterno. As atividades desenvolvidas pela escola ao longo do ano certamente resultam em valiosas experiências de vida e que jamais serão esquecidas pelas nossas crianças. Destacamos algumas.

LEITOR SOLIDÁRIO Este é um projeto permanente, que tem o objetivo de estimular a leitura entre os integrantes da comunidade escolar. Consiste no empréstimo de livros diversos, que ficam à disposição na recepção da escola. Os interessados retiram os livros à vontade e depois o devolvem. Não há necessidade de registro da retirada. DIA NACIONAL DO PIJAMA Esta é uma iniciativa e marca registrada da Mundos de Vida, de Portugal. No dia 20 de novembro de cada ano, as crianças de até seis anos de idade, nas escolas e nas instituições participantes de todo o mundo, vão para as escolas vestidas de pijama. Podem levar pantufas, chinelinhos, bichinhos de pelúcia, travesseiros, lanternas... E passam o dia na escola assim, participando de atividades divertidas. O objetivo deste projeto é fazer com que as crianças se deem conta de que todas as crianças têm direito a brinquedos, a roupas, a sapatos e a brincadeiras e, acima de tudo, de viver e crescer em uma família. A Ser Criança participa deste projeto desde 2013. CAMPANHAS DIVERSAS Ao longo do ano, outras campanhas são realizadas para desenvolver o espírito de solidariedade. Nas campanhas de arrecadação para doações, são escolhidas instituições com necessidade dos itens escolhidos. Nesses 25 anos, diferentes instituições foram beneficiadas. Confira algumas das campanhas realizadas: - Campanha da Páscoa Solidária; - Pedal da Inclusão: arrecadação de tampinhas; - Projeto Meias do Bem, em parceria com a Puket; - Campanha do Agasalho; - Arrecadação de materiais de escrita, em parceria com a Faber Castell; - Parquinho Solidário: arrecadação de brinquedos, em parceria com a Rede Ciranda.

Esta é uma publicação que celebra os 25 anos da Escola de Educação Infantil Ser Criança - Dezembro/2017. Coordenação: Susana Coward Fogliatto

Edição gráfica: Carolina Porto Ruwer

Impressão: Comunicação Impressa

Produção Editorial:

Textos: Escola de Educação Infantil Ser Criança

Fotos: Arquivo Ser Criança

Edição: Cláudia Coutinho

Comercialização: Isadora Reis

Tiragem: 2.000 exemplares

14


Revista Nosso Jeito de Ser - Ser Criança - 25 Anos  

Revista comemorativa ao aniversário de 25 anos da Escola de Educação Infantil Ser Criança, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Coor...

Revista Nosso Jeito de Ser - Ser Criança - 25 Anos  

Revista comemorativa ao aniversário de 25 anos da Escola de Educação Infantil Ser Criança, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Coor...

Advertisement