Page 1

Revista Atenção

Setembro/2016

| 1


2 | Revista Atenção

Setembro/2016


Revista Atenção

Setembro/2016

| 3


editorial

café com leitura Esta edição traz os resultados das eleições municipais de Bauru e a feliz notícia de que pela primeira vez a Câmara Municipal terá três mulheres como vereadoras. Ao todo são 17 vereadores, sendo que 6 terão o cargo pela primeira vez, 9 são parlamentares reeleitos e 2 estão retornando, pois já atuaram em legislaturas passadas. Fábio Manfrinato (PP) teve o maior número de votação, com mais de 10 mil votos. Já a jovem Yasmim Nascimento (PSC), filha do deputado estadual Celso Nascimento, obteve 2.938 votos e é a mais nova das mulheres. Para prefeito, teremos o segundo turno, onde os candidatos Clodoaldo Gazzetta (PSD) e Raul de Paula (PV) disputarão a vaga no executivo. Esse fato faz com que dê tempo para votarmos em um candidato que, ao nosso ver, vai realizar as melhorias necessárias na cidade. Votar consciente é essencial para que possamos fazer nossa parte na política da nossa cidade e do nosso País. Agora, mudando de assunto, entrevistamos a Deborah Franciscato, dona da L’Atelier Sucré, o atelier de doces e bolos mais gostoso de Bauru. Deborah nos conta

4 | Revista Atenção

Setembro/2016

como iniciou o gosto pela Gastronomia e o que aprendeu em suas viagens Brasil a fora. Vamos tirar suas dúvidas quanto ao consórcio, que trata-se de um grupo de pessoas que busca adquirir o mesmo bem. Para isso, formam um grupo e depositam mensalmente o valor referente à parcela do consórcio em um fundo comum. Neste caso, não há prazo estabelecido para o cliente obter a carta de crédito, é necessário que seja contemplado. Já a Casa Sol traz dicas de como renovar seu ambiente, decorando-o com design moderno, tendências internacionais e inúmeras opções de marcas. Temos também nossos colunistas que trazem assuntos de interesse dos nossos leitores, como a Bichectomia, onde a dentista Rafaela Maiolo Garmes revela os riscos e benefícios que o procedimento pode causar nos pacientes. Nos sociais temos eventos de grande importância como a festa da ACIB. Você vai ver tudo isso e muito mais em nossas páginas, recheadas de assuntos interessantes. Boa leitura e até a próxima edição. Priscila Nóbrega, jornalista


Revista Atenção

Setembro/2016

| 5


sumário

Foto da capa: André Timex

ARTIGOS MARKETING Fernanda Almeida Casa Sol apresenta ambientes inovadores Página 24

Ensaios de fotos pré casamento (com muito açúcar) Página 28

Nicolinha: um viaduto, muitas lembranças Página 36

cotidiano Zarcillo Barbosa

religião Padre Ricci Economia e você Reinaldo Cafeo direito João Gabriel Espaço PET Frederico Bruscki ELAS POR ELA Por Karina Pópolo

Saiba mais sobre a Bichectomia Página 41

Conheça os mais variados tipos de barba Página 42

A festa da Acib: Destaques do Ano Página 82

CRÔNICA Por Luciano Pires Fonoaudiologia Juliana Arbex Avelar

Expediente Fundador: Luiz Carlos Cordeiro (1982-2010); Diretor Executivo: Carlos Eduardo Cordeiro (diretoria@revistaatencao.com.br); Diretor de Planejamento: Luiz Alberto Cordeiro (diretoria.luiz@ revistaatencao.com); Executiva de Negócios: Maria Teresa Camara (comercial@revistaatencao.com. br); Jornalismo: Priscila Nóbrega ( jornalismo@revistaatencao.com.br); Diagramação: Carolina Britto (arte@revistaatencao.com.br); Auxiliar Administrativo: Stela Bianca (atendimento@revistaatencao. com.br); Impressão: Grafilar; Circulação: Bauru, Agudos, Pederneiras e mais 10 cidades da região. Endereço: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 19-15. Jardim América, Bauru-SP | CEP 17017.337 Telefone: (14) 3223-8560.

6 | Revista Atenção

Setembro/2016

Revista

ATENÇÃO Bauru e região

www.revistaatencao.com.br


Revista Atenção

Setembro/2016

| 7


8 | Revista Atenção

Setembro/2016


Revista Atenção

Setembro/2016

| 9


Entrevista

Deborah Franciscato

Referência em confeitaria Quem conhece se apaixona pelos macarrons, bolos e outras maravilhas do L’Atelier Sucré Pâtisserie, sucesso em Bauru e toda região. Formada em nutricão e gastronomia, a confeiteira e idealizadora Deborah conta um pouco de sua história.

Revista Atenção: Gastronomia foi sua primeira opção?

Deborah: Não, sou formada em nutrição e no final do curso comecei a faculdade de gastronomia.

Revista Atenção: E por que decidiu estudar gastronomia?

Deborah: Comecei a faculdade apenas com a intenção de complementar o meu conhecimento e currículo para a nutrição, mas assim que entrei me apaixonei pelo curso e me descobri na confeitaria!

Revista Atenção: Em que momento você se interessou em fazer bolos e produtos de confeitaria clássica?

Deborah: Durante o curso de gastronomia já comecei a me arriscar na cozinha e fazer cupcakes para amigos, depois de um tempo através do facebook, o que era uma brincadeira se tornou um negócio, e até hoje a minha relação com os clientes acontece via redes sociais. O bolo veio só depois de um tempo, quando vimos a necessidade de oferecer produto de alta qualidade para a região, então resolvi me especializar na área e me apaixonei também! Sou apaixonada por tudo que tem relação a confeitaria.

10 | Revista Atenção

Setembro/2016

Pesquisamos a fundo cada tema, cores a serem utilizadas, qual o sonho do cliente, o que ele espera... não é simples como parece!


Entrevista Revista Atenção: Você estudou fora do Brasil, certo?

Deborah: Sim, depois de me formar em nutrição e gastronomia na USC (Bauru) e ver que o que eu realmente gostava de fazer era cozinhar, decidi ir para Paris estudar no Le Cordon Bleu onde conquistei o Grand Diplôme (inclui formação em cozinha clássica francesa e confeitaria clássica francesa). Comecei a trabalhar e vi a necessidade de me aperfeiçoar na área artística de bolos, foi quando fui para Londres estudar na Peggy Porschen Academy.

Revista Atenção: Você considera que hoje, faz o que ama? Deborah: Com certeza, sou apaixonada pela confeitaria, seja clássica ou artística!

Revista Atenção: Quais os tipos de produtos você produz?

Deborah: Trabalhamos com bolos decorados personalizados (casamentos e artísticos), produtos da confeitaria clássica francesa como macarons, mini éclairs, madeleines, tarteletes e claro, os cupcakes que marcaram o início do atelier.

a atenção de todos os convidados... e, claro, no centro da mesa está o ator principal, o bolo! Os doces e bolo precisam estar sempre em harmonia com a decoração. Nada adianta uma mesa maravilhosa de flores se o que estiver ao redor não for tão bonito quanto! Em decorrência desses detalhes, fazemos um atendimento exclusivo e personalizado para cada cliente.

Revista Atenção: Quais são suas referências nesse segmento?

Deborah: Se tem algo que gosto muito de fazer é pesquisar! Pesquiso nomes, técnicas, faço muitos cursos, e visito feiras em busca de estar sempre atualizada e trazendo novidades para a região! Nomes que admiro demais: Isabella Suplicy e Peggy Porschen.

Revista Atenção: Você tem alguma inspiração? Deborah: Peggy Porschen, com certeza!

Revista Atenção: Em Bauru, você é referência. Mas atende outras cidades também? Deborah: Fico muito feliz de saber que somos referência em Bauru! Muito bom fazer o que ama e ser reconhecido! Sim, atendemos Bauru e toda região.

Revista Atenção: Quais os tipos de clientes que você atende? Deborah: Atendemos a todos, desde que o mesmo tenha um sonho e possamos realizá-lo.

Revista Atenção: Os clientes são exigentes?

Revista Atenção: Digo produz, porque é uma ilustre produção, certo?

Deborah: Sim, a produção exige muitos detalhes (e nós amamos), então pesquisamos a fundo cada tema, cores a serem utilizadas, qual o sonho do cliente, o que ele espera... não é simples como parece!

Revista Atenção: São doces e bolos são para se comer com os olhos de tão lindos. Eles ajudam na decoração da festa também?

Débora: Com certeza, a mesa de doces em si já chama

Deborah: Bastante, mas a equipe do L’Atelier Sucré também... então falamos a mesma língua! Buscamos sempre a perfeição em cada detalhe, seja na cor do macaron combinando com o tema, seja na renda que vai decorar o bolo de casamento. A exigência faz com que busquemos nos superar sempre!

Revista Atenção: Em sua opinião, o que constrói um bom cozinheiro/confeiteiro?

Deborah: Amor, dedicação e muita força de vontade! Não desistir nunca!

Quem quiser conhecer mais pode conferir a página do face: lateliersucrepatisserie, ou pelo telefone 3226-1363.

Revista Atenção

Setembro/2016

| 11


Notícias

Chris Ventura é sucesso no interior de São Paulo Vocalista, Violonista, Guitarrista, arranjador e compositor, Chris Ventura estuda música desde os oito anos de idade. Nascido em Santo André, estudou música em São Paulo. Chris está trabalhando em um projeto Violão Cigano, um repertório de Violão Clássico, flamenco e temas instrumentais para uma entrada de evento. Um repertório de Bossas, instrumental chorinho e MPB como um segundo clima. Repertório de Clássicos do POP, Rock Clássico, Blues e Baladas 80’s, 90’s. Busco uma expressão pessoal em um contesto musical universal. Adaptando músicas brasileiras e internacionais com arranjos e interpretações pessoais e diferenciadas. Assista aos vídeos no Youtube: www.youtube.com/venturamusico Acompanhe a página no Facebook: www.facebook.com/venturamusico Siga no Instagram: @venturamusico Contatos chrisventuramusico@gmail.com (14) 9 9867 4706 WhatsApp

12 | Revista Atenção

Setembro/2016

Chris foi premiado como melhor sonoplastia e direção musical regional e nacional, categoria teatro para adultos no Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto 2000 com a peça “Um Trágico Acidente” SOS teatro sob direção de Eduardo Catanozzi. É com talento e dom que conquistou o carinho de inúmeros fãs do seu trabalho.

Sul Americano da Juventude em Equitação Esse ano o Brasil voltou a sediar o Campeonato Sul Americano da Juventude – FEI. O local escolhido para receber essa importante prova foi a Sociedade Hípica Paulista, palco de importantes disputas nacionais e internacionais dos esportes equestres. As provas do Campeonato Sul Americano aconteceram na semana de 06 a 11 de setembro. Maria Luiza da Silva Martha Vieira foi vice campeã por equipes e quarta colocada no individual geral na Categoria mirim com obstáculos a 1,30m.


U M E S T I LO Ú N I C O . D O S E U J E I T O . Descubra a nova coleção Encanto Vintage Bauru Shopping - Piso Térreo www.pandorajoias.com.br

Revista Pandora Bauru 20,5x27cm.indd 1

PANDORA BRASIL

#TheLookOfYou

SEJA UM FRANQUEADO

21/09/16 09:48


Assinatura de convênio O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de SP assinou o Convênio de Cooperação CRCSP com a Prefeitura de Bauru.

14 | Revista Atenção

Setembro/2016

Estavam presentes na ocasião o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP Sr. Gildo Freire de Araujo e o Prefeito Rodrigo Agostinho. Este convênio tem por objetivo instituir que os documentos relativos a abertura, alteração ou encerramento de empresas e a organização e execução de serviços de contabilidade em geral encami-

nhada a Prefeitura Municipal, envolvendo a atuação de profissional da contabilidade, seja precedido de consulta prévia “on-line” ou “webservice” no sistema CRCSP. Através de LOGIN e SENHA fornecida para a Prefeitura é realizado acesso via internet no site do CRCSP permitindo consulta de qualquer profissional e/ou escritório de contabilidade registrado na base do CRCSP.


Revista Atenção

Setembro/2016

| 15


Atualização

Eleições

2016

Bauru definiu os seus 17 vereadores eleitos e terá novas eleições para o cargo de prefeito. Os candidatos Clodoaldo Gazzetta (PSD) e Raul de Paula (PV), foram para segundo turno com 78.349 e 52.668 votos respectivamente. O vereador Fabio Manfrinato (PP) foi reeleito e o mais votado com 10.254 votos. A Câmara tem nove vereadores reeleitos.

D

essa vez, as mulheres surpreenderam e conquistaram três cadeiras, tornando um fato histórico no município. As três vozes femininas são de grande notoriedade na cidade, como a Telma Gob-

16 | Revista Atenção

Setembro/2016

Lista completa Fábio Manfrinato (PP) – 10.254 votos Coronel Meira (PSB) – 4.774 votos Pr. Luiz Barbosa (PRB) – 3.834 votos Sandro Bussola (PDT) – 3.464 votos Carlinhos (PV) – 3.048 votos Telma Gobbi (SD) – 3.033 votos Yasmin (PSC) – 2.938 votos Natalino da Pousada (PV) – 2.701 votos Segalla (DEM) – 2.610 votos Chiara Ranieri (DEM) – 2.544 votos Markinho da Diversidade (PP) – 1.796 votos Serginho Brum (PSD) – 1.792 votos Mané Losila (PDT) – 1.769 votos Roger Barude (PPS) – 1.674 votos Carlão do Gás (PMDB) – 1.655 votos Miltinho Sardin (PTB) – 1.626 votos Ricardo Cabelo (PPS) – 1.512 votos

bi (SD), reeleita com 3.033 votos, Yasmin (PSC), com 2.938 votos, e Chiara Ranieri (DEM) com 2.544 votos. Também foram reeleitos Sandro Bussola (PDT), com 3.464, Carlinhos do PS (PV), com 3.048, Natalino da Pousada (PV), 2.701, Segalla (DEM), com 2.610, Markinho da Diversidade (PP), com 1.796, Carlão de Goes (PMDB), com 1.655 e Miltinho Sardin (PTB) com 1.626.


At uali zação

Ax imobiliária

Evidenciando imóveis de lançamento e em construção

A

empresa tem como diretor o corretor Ruy Pagano Neto, formado em Administração de Empresas pelo Ibmec-SP e experiente no mercado imobiliário de Bauru. Arrojado e criativo, Ruy atrai seus clientes com muito profissionalismo e com um atendimento personalizado, dando total atenção a cada um. Atuando com imóveis em lançamentos e em construção, imóveis prontos, novos e usados, administração de patrimônios e planejamento e marketing de empreendimentos imobiliários, a Ax qualifica seus corretores para manter o padrão de atendimento, proporcionando sucesso nas negociações para ambas as partes. A discrição nas negociações também faz parte dos diferenciais da imobiliária, garantindo o sigilo total de compradores e vendedores. Além disso, a criatividade e inovação são pilares de sustentação da empresa, sempre antecipando as tendências do mercado. Englobam os valores da Ax a ética, a confiança, o comprometimento e a transparência.

O início da empresa

Ruy trabalhou por alguns anos na sua área de formação em multinacionais e em empresas da família. Em um determinado momento começou a construir casas de porte médio para vender, e se viu apaixonado

18 | Revista Atenção

Setembro/2016

A Ax Imobiliária nasceu com a missão de atender seus clientes de uma forma totalmente diferenciada, proporcionando uma solução completa para suprir as necessidades e realizar os sonhos das pessoas

por essa área. Tirou o CRECI e começou a trabalhar em imobiliárias como corretor de imóveis. Sua experiência em três imobiliárias deu autonomia para atender clientes exigentes que esperam muito do seu trabalho. Respeitando cada pensamento e decisão, Ruy garante a liberdade entre tempo e decisão de cada cliente. Com relação à crise que o mercado está passando, Ruy afirma que com criatividade e competência, consegue realizar suas vendas com sucesso, driblando assim, a situação econômica que o País está passando.

AX Imobiliária

Endereço: Rua Neder Issa, 1-80, loja 4 Telefone: 3313-9810 Site: www.aximobiliaria.com.br Email: ruy@aximobiliaria.com.br


At uali zação

câmbio Um novo conceito em

A Upper Câmbio é correspondente cambial da Fourtrade Corretora de Câmbio e tem como maior objetivo oferecer uma nova opção de suporte para viagens, garantindo o atendimento personalizado com profissionais especializados e experientes que atuam há mais de 9 anos no mercado

S

egundo a especialista em câmbio Bruna Martins, a Upper é uma empresa nova, existe há 03 anos. “A Upper começou no Rio de Janeiro, e já está com 6 lojas, e tivemos a oportunidade de abrir essa filial em Bauru há cerca de 3 meses. É uma empresa nova sim, mas com profissionais de uma larga experiência no mercado, e apostamos na Upper para conseguir atender nossos clientes com uma maior comodidade, rapidez e segurança que é o diferencial nos tempos atuais”, expõe.

Tipos de produtos

Na Upper você encontra 16 tipos de moedas estrangeiras com a melhor taxa da região, sendo elas: dólar americano, euro, libra esterlina, dólar canadense, dólar australiano, pesos argentinos, franco suíço, iene, pesos mexicanos, pesos chilenos entre outas. Também tem o cartão de viagem Visa Travel Money, a maneira mais segura e prática de levar dinheiro para o exterior. Com ele realiza compras na função débito e saca dinheiro em toda a rede VISA/ PLUS em diversos países do mundo. Transferências Internacionais, que é uma maneira rápida e segura de enviar dinheiro e pagamentos referentes a: Manutenção de residente no exterior; Pagamento de cursos e congressos; Transferência de patrimônio e disponibilidade no exterior; Investimento no exterior; Importação/exportação.

Atendimento personalizado

E o atendimento delivery, totalmente personalizado, trazendo mais conforto para o cliente, sendo que o mesmo é realizado sem nenhum custo adicional para clientes de Bauru. E para a especialista em câmbio, Carla Montilha, o maior diferencial da empresa é o atendimento personalizado. “Na Upper, quando é do desejo do cliente, passamos a cotação, as oscilações do mercado diariamente por whatsapp ou e-mail. Assim ele acompanha conosco e fica preparado para o melhor momento da compra, pois diante dessa desvalorização do real, dos acontecimentos políticos dentro e fora do País, a moeda oscila muito, e para que nosso cliente não compre todo o valor que precisa com o mercado em alta, vamos acompanhando e avisando sobre as taxas para que compre aos poucos até a data da viagem, garantindo assim uma taxa média”, afirma.

Upper Câmbio Metropolitan Square, R. Luso Brasileira 4-44, sala 1009. Atendimento de segunda a sexta das 9h às 18h, e aos sábados conforme horário desejado. Contatos: (14) 3227-0271, (14) 99774-6668 | Site www.uppercambio.com.br.

Revista Atenção

Setembro/2016

| 19


At uali zação

Tira dúvidas com

HS Consórcios Saiba mais sobre o consórcio antes de adquirir ou trocar imóveis, automóveis ou serviços

A

HS Consórcios, empresa com mais de 20 anos no ramo de consórcios, tem nova parceria com a HSB Seguro e Consórcio em Bauru. A empresa está entre as quatro maiores administradoras independentes do País e, por consequência, entre as oito maiores (segundo dados BACEN/Desig.) Com as taxas bancárias abusivas para financiamentos, o consórcio vem ganhando força a cada dia no mercado.

ENTENDA

Afinal, como funciona o consórcio?

Atualmente, o consórcio tem sido uma das alternativas mais viáveis para aqueles que querem realizar o sonho de comprar ou trocar de imóvel, automóvel ou serviços. Consórcio é um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que busca adquirir o mesmo bem. Para isso,

Produtos Inovadores da HS

A administradora é reconhecida no mercado pelos seus produtos inovadores exclusivos, como a Meia-Parcela. Para todos os segmentos que a HS Consórcios atua, o comprador pode optar em pagar parcela cheia ou a metade, num período que lhe for conveniente. O consorciado tem a possiblidade de escolher entre continuar pagando a metade da parcela e adquirir o valor da carta de crédito equivalente às prestações pagas; voltar à parcela cheia e abater a diferença do valor total da carta de crédito; ou ainda, manter o plano, com a diferença diluída no restante das parcelas.  Existe flexibilidade mesmo depois da aquisição da cota. O consorciado também pode utilizar seu veículo usado para ofertar um lance em consórcios de Automóveis. A HS também é a única administradora que pode vender cartas de créditos para a compra dos desejados produtos da Apple, em parceria exclusiva com a rede de lojas iPlace.

20 | Revista Atenção

Setembro/2016

essas pessoas formam um grupo e depositam mensalmente o valor referente à parcela do consórcio em um fundo comum. A administradora é a empresa que oferece o serviço de consórcios, e é responsável pelo gerenciamento dos grupos, é regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central que garante a segurança no negócio. No consórcio não há um prazo estabelecido para o cliente obter a carta de crédito, é necessário que seja contemplado. Tanto o planejamento do consorciado, quanto a sorte, influenciam na contemplação. As parcelas do consórcio são isentas de juros, existem apenas taxas administrativas que variam de acordo com cada administradora.

FGTS

Posso utilizar o meu FGTS no plano de Consórcio para Imóveis?

Sim. É possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas seguintes condições: a) Como lance; b) Como pagamento da diferença entre a carta de crédito e o imóvel adquirido; c) Como quitação total da dívida do consórcio; d) Como abatimento de até 80% do valor das parcelas mensais. Obs: Deverão ser observadas as regras do Conselho Curador do FGTS.

HS Consórios CORRETOR Av. Getúlio Vargas Getúlio Vargas, 20-21 - AUTORIZADO Bauru/SP Nº 20-21 Av. - Bauru/SP contato@hsbconsórcios.com.br Contato: (14) 3010-2207


Revista Atenção

Setembro/2016

| 21


22 | Revista Atenção

Setembro/2016


A Exclusiva Tecidos

Veste de forma única H

á cinco anos Grazielle Tayar decidiu encantar suas clientes com tecidos exclusivos vindos dos melhores e mais atualizados fornecedores do Brasil. São produtos de todas as formas e ricos em cores, estampas, rendas e bordados. Seu carro-chefe é a grande variedade em ponta de estoque de marcas famosas. Com cerca de 20 tipos de tecidos para todos os gostos e bolsos, a Exclusiva Tecidos trabalha com malha, algodão, viscose e incontáveis formas de renda. No entanto, é rica em opções, garantindo que seu look seja único e adorável.

Consultoria e indicação de profissionais

FOTOS VINICIUS FERNANDES/SOCIAL BAURU

Além de vender os produtos, Grazielle, sua mãe e irmã prestam consultoria para seus clientes, indicando quais as melhores opções para a ocasião. Com isso, fideliza os clientes, oferecendo em um só lugar a variedade, a seleção e a qualidade que procuram.

Malha, algodão, viscose e incontáveis formas de renda podem ser encontradas para que você crie seu próprio look de festa ou casual

Proprietária Grazielle Tayar, sua mãe Lia Tayar, a irmã Danielle Tayar e filha Sarah, trabalhando juntas para oferecer as melhores opções entre as tendências da moda Sempre atualizada, a equipe trabalha com o que tem de novidade no mercado da moda. Desta forma, os clientes se sentem amparados por profissionais capacitados e devidamente preparados para atender. A Exclusiva Tecidos indica as melhores costureiras de Bauru, garantindo um atendimento humanizado e individualizado, que gera excelentes resultados. E tem um ateliê próprio, com uma costureira que possui mais de 20 anos de experiência. Entre seus clientes, mais de 90% são mulheres, isso mostra a grande responsabilidade em oferecer essa diversidade de tecidos, já que o público feminino é exigente e tem gosto requintado, optando sempre pelo melhor para se vestir. Além da facilidade e exclusividade para a escolha do tecido e do look, A Exclusiva Tecidos também auxilia na confecção de roupas de quaisquer medidas e tamanhos, ou seja, sempre encontrando a melhor alternativa para a satisfação dos seus clientes.

A Exclusiva Rua Antônio Alves, 23-27 Vila Santa Tereza, Bauru - SP (14) 3206-4515 Facebook: A Exclusiva Tecidos

Revista Atenção

Setembro/2016

| 23


Casa & Cia

Renove seu ambiente

Pisos e revestimentos com tecnologia Full HD A ViaRosa Porcelanato possui os mais modernos equipamentos italianos e espanhóis para a produção de Pisos e Revestimentos em Porcelanato e Monoporosa. Os investimentos em tecnologias são constantes e tornam a empresa única e pioneira no mercado. Toda a produção utiliza a tecnologia Full HD de impressão digital garantindo a reprodução fiel de qualquer superfície, plana ou com relevo, na decoração das placas. Atualmente, a ViaRosa já é referência nacional e internacional na produção e comercialização de pisos e revestimentos em Porcelanato e Monoporosa. Lançando novas tendências e conceitos e trazendo o que há de mais inovador no mercado mundial, a marca ainda mantém sua posição entre as líderes deste mercado com um portfólio completo de produtos com as mais variadas opções de cores, formatos e texturas que atendem às mais altas exigências.

Design, tendências e mercado

As novidades da Incepa A Incepa traz anualmente ao mercado uma grande diversidade de produtos que apresentam elevado desempenho técnico e dialogam com as tendências mais recentes do design. Assim, se renova e completa sua linha, ano após ano, mantendo o espírito de inovação com soluções e possibilidades para todos os usos. Características intrínsecas de todos os seus produtos têm três faces: Design, Desempenho e Diversidade - que são a essência da solução Incepa.

Beleza sem segredo As marcas CECAFI, FIORANO E IDEALLE do grupo Ceramica Carmelo Fior, atuam no mercado cerâmico há 27 anos, com um extenso portifólio entre pisos e revestimentos de diversos formato e designers. Busca atender seus consumidores oferecendo produtos de alta qualidade e muito bom gosto, com uma linha de produtos especialmente produzida para trazer um toque a mais de beleza nos ambientes. Uma empresa com tradição e segurança que seus clientes merecem.

24 | Revista Atenção

Setembro/2016


Praticidade estética

Harmonia para sua casa

Com mais de 60 anos de história os produtos da Ceusa destinam-se aos consumidores que desejam aliar qualidade, praticidade e estética, em companhia às últimas tendências de cores do mercado mundial. Tudo em constante preocupação com o bem-estar das pessoas e com o meio ambiente. Pioneira entre as Américas ao investir no sistema de impressão Full HD. Isso significa que a Ceusa reproduz em seus produtos imagens em alta definição e 100% digitais. Considerada uma das empresas mais modernas do Brasil e da América Latina, devido a sua estrutura tecnológica.

Villagres e Santa Fabrica de Ladrilhos são as marcas de um grupo inovador, com resultado de sucesso obtidos mediante a estratégia empresarial definida e tecnologica de última geração. Com o espírito de equipe sempre em sintonia, a Villagres consegue levar a harmonia para sua casa por meio de produtos únicos e com faces modernas. Existe, então, uma relação de confiança com o principal ativo do nosso negócio: vocë! Imaginação, coragem, curiosidade, compromisso com os demais e paixão pelo que faz são características de boas lideranças.

Lorenzetti Com mais de 90 anos e trajetória marcada pela constante inovação, ética e pioneirismo, a Lorenzetti é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás. A empresa se destaca por colocar à disposição dos consumidores o que há de melhor em louças, assentos, metais e plásticos sanitários, purificadores de água, lâmpadas LED, fluorescentes compactas e de alta potência.

Casa Sol Bauru Unidade 1 – Alameda Cônego Aníbal Difrancia, 13-92 – (14) 3109-9100 Unidade 2 – Castelo Branco, quadra 13 – (14) 3570-1010

Revista Atenção

Setembro/2016

| 25


26 | Revista Atenção

Setembro/2016


Doença de

Parkinson - PARTE II -

“O diagnóstico preciso da Doença de Parkinson (DP) é, sem sombra de dúvida, o primeiro passo para um tratamento bem sucedido”

O

s sintomas típicos da doença como o tremor, a rigidez e a lentidão e/ou diminuição de movimentos (Parkinsonismo) podem surgir em decorrência da carência da Dopamina produzida pela Substância Nigra do Mesencéfalo (Doença de Parkinson Primária) ou devido a danos estruturais no circuito dos Gânglios da Base, que recebe influência direta da Dopamina (Doença de Parkinson Secundária). Neste último caso, as causas mais frequentes em nosso meio são os Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos, relacionados principalmente a Hipertensão Arterial e as Doenças Degenerativas da Idade. Assim, o correto diagnóstico e classificação da doença são importantes para a formulação de estratégias terapêuticas. O tratamento da DP apresenta alguns paradigmas. O mais importante deles trata do objetivo. Como o Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva, não há até o momento, em termos práticos, nenhuma proposta de cura. Assim, o objetivo principal é o controle dos sinais e sintomas clínicos, visando à boa qualidade de vida dos pacientes. O Parkinson é, antes de mais nada, uma doença de tratamento clínico e multidisciplinar.

Dr. Lauro de Franco Seda Jr. é Neurocirurgião Especialista em Dor e Distúrbios do Movimento CRM-SP: 89.407

O uso judicioso de medicamentos pelo neurologista associado ao trabalho conjunto e especializado de fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e nutricionista concorrem para o bom resultado do tratamento. Várias classes de medicamentos são usadas para a DP, mas o “carro-chefe” desde que foi lançado no mercado no final da década de 60 continua sendo a Levodopa. Esta medicação deve ser iniciada precocemente no início da doença e mantida ao longo de toda sua evolução até as fases mais avançadas, pois consegue mais do que nenhum outro, resgatar o bom desempenho motor. Entretanto, como o passar do tempo, a eficácia da levodopa em manter os pacientes ativos ao longo do dia (fase “on”) cai. Além disso, surgem efeitos colaterais de ordem motora, principalmente quando se tenta aumentar sua dose. Estes efeitos são na verdade movimentos involuntários, às vezes muito incapacitantes, e que causam sérias restrições sociais, frustrando pacientes e familiares. Nesta situação, a alternativa é reduzir a dose de levodopa e associá-la a alguma(s) droga(s) antiparkinsoniana adjuvante, sempre sob a orientação e supervisão de um médico neurologista. Além do uso de medicamentos, outro importante pilar no tratamento da doença é a prática de atividade física. Inúmeros estudos comparativos recentes mostram que grupos de pacientes tratados com medicação exclusiva e outros com medicação e exercícios físicos diários apresentam, nestes, resultados indiscutivelmente melhores. Neste contexto, o trabalho multidisciplinar com a atuação de profissionais da área de fisioterapia e/ou educação física se torna indispensável no resultado final.

Revista Atenção

Setembro/2016

| 27


Personalize

D’Amelie

Fotografia com açúcar A D’amelie é uma empresa de fotografia de casamento e lifestyle que se inspirou no filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain por acreditar no amor.

C

28 | Revista Atenção

cn

ndem com té

as e se confu enas cotidian

Setembro/2016

os

mentos íntim

para os mo icas especiais


A

paixonadas por fotografia, arte contemporânea, design, viagens, cultura, bicicleta e gastronomia. Buscam em seu trabalho despertar e registrar o que há de mais gracioso nas relações humanas: o espontâneo, a sinceridade, a verdade e o amor. Empenhadas em preservar algumas das suas memórias mais preciosas, realizam cada trabalho como se fosse o último. Tudo começa fazer sentido a partir do momento que as fotógrafas conhecem a história de cada casal e então é iniciado um novo projeto. D’Amelie Fotografia está em Bauru, mas realiza seu trabalho por todo o Brasil, principalmente em São Paulo e também no Paraná. Trabalho esse que é avaliado pelos clientes por ser extremamente delicado e rico em detalhes. São detalhes de gesto de carinho, nervosismo, alegria e emoção que na maioria das vezes passam despercebidos para quem está presente na cerimônia. Os ensaios pré-wedding possibilitam entrar um pouco mais na intimidade do casal e antecipar algumas imagens antes do casamento, tirando um pouco da ansiedade dos noivos e mostrando tudo aquilo que acreditam e enxergam com um olhar diferenciado.

O nome e seus trabalhos

D’Amelie tem como slogan Fotografia com Açúcar, o que mostra o quão doce a equipe torna esse momento tão importante. Os atendimentos prévios ao casamento são realizados presencialmente e também por Skype. E, além de casamentos, a D’Amelie também realiza eventos corporativos, aniversários e fotos para site.

Telefone: 14-99740-7228 / 14-98802-9945 whats Site: www.damelie.com Face: www.facebook.com/dameliefotografia Instagram: @damelie.fotografia Skype: damelie.fotografia

Revista Atenção

Setembro/2016

| 29


Marketing COTIDIANO Por Zarcillo Barbosa

A PROPINOCRACIA

N

o Antigo Egito, há três mil anos antes de Cristo, os faraós começaram a construir pirâmides para servirem de monumentos fúnebres para eles mesmos. O império estava rico, apesar de manter a imensa maioria da população em situação lastimável. Apenas os sacerdotes e escribas tinham privilégios. Com a construção da Pirâmide de Queops, a maior delas, a população acabou se revoltando. Gastavam muito para satisfazer a vaidade dos faraós. Eles queriam deixar as suas marcas para a história, enquanto os cem mil operários recrutados à construção, morriam de tanto trabalhar e de inanição. Séculos depois, a monarquia francesa, incomodada com as pressões da plebe construiu o Palácio de Versalhes, a quilômetros da capital, Paris. Alguém convenceu os nobres de que, afastados, eles não ficariam expostos àquela pressão permanente na capital. E que, afastada, a população não veria os signos da ostentação, riqueza e preguiça da nobreza. Deu certo com Luís XIV, Luís XV e até Luiz XVI, que acabou guilhotinado na Place de La Concorde. Afastada da pressão, a monarquia se distanciou ainda mais do povo e só acordou quando a Revolução já era irreversível. A História pode nos ser útil se soubermos examinála com inteligência, para extrair dela as lições que gratuitamente nos oferece. Brasília, de certa forma é uma Versalhes permanente da vida brasileira. Juscelino Kubitschek a construiu para tirar a Capital do Rio de Janeiro, onde a irreverência carioca estava avacalhando com a demagogia dos políticos. Infelizmente, para eles, políticos, Brasília cresceu muito, os meios de comunicação avançaram e o isolamento no planalto central do Brasil, hoje, perdeu aquele sentido prático. Hoje, a população brasileira está possuída de total descrença da vida política. A corrupção desenfreada, os privilégios criados para beneficiar os que têm mandatos no Congresso ou no Executivo, aliados à

30 | Revista Atenção

Setembro/2016

Zarcillo Barbosa é jornalista, professor em cursos de pós-graduação em Comunicação Social, mestre em Ciências e doutor em Sociologia

incompetência administrativa, representam muito mais que as famosas sete pragas que assolaram o Egito. Tem razão o presidente Temer quando fala em limitar os gastos dos Estados, mediante lei. Seria uma forma de fazer os governantes desperdiçarem menos. O povo está cansado de obras faraônicas como as da Copa do Mundo, das Olimpíadas e da transposição do Rio São Francisco. Até as tampas com projetos inconsistentes como o do pré-sal, e das refinarias da Petrobras que deram origem ao propinoduto. Vamos lembrar também da Rodovia Transamazônica, para não sermos injustos e identificar equívocos apenas nos dias atuais. O povo quer e precisa de coisas simples: saúde, educação, transporte e segurança. Governos que se concentrarem nessas tarefas e governantes que exerçam suas funções com a consciência de que ocupam uma função pública, terão enorme êxito. Têm mais é que servir ao público, e não se servir do público. Vi Lula chorando na televisão, porque o acusam de ser inventor e chefe da “propinocracia”, que seria um projeto de poder sustentado pelo dinheiro da corrupção. Acho que muita gente já está convencida disso há muito tempo. A opinião pública só estava esperando as provas contundentes para fazer o expresidente expiar suas culpas com uma punição exemplar. No entanto, o jovem procurador Delton Dallagnol só nos apresentou um gráfico com conclusões políticas. Ele mesmo reconheceu que não tinha provas contra Lula, mas “firme convicção “ da sua passagem delituosa pelo poder. Em matéria de Direito Penal, convicção não prova nada. Além do mais, configurou a grande propina recebida por Lula, no famoso tríplex do Guarujá. Gorjeta, diante dos bilhões desviados por funcionários de segundo escalão da Petrobras. Paramos na retórica. Os faraós, pelo menos, construíam pirâmides com blocos de granito, para sempre. Aqui, no caso Lula, só nos apresentam palavras ao vento. Vamos ver no que dá. Ou seja, nada.


Revista Atenção

Setembro/2016

| 31


32 | Revista Atenção

Setembro/2016


Segurança para seu negócio Saúde para sua família Especial: soluções para sua casa e negócio

CONTROLE DE POMBOS, MORCEGOS, PARDAIS E OUTRAS AVES

E

xistem alguns animais que convivem com as pessoas, especialmente nas grandes cidades, e podem oferecer um grande risco de diversas doenças. Por isso, a população de bichos como pombos, ratos, morcegos, por exemplo, deve ser controlada para evitar danos maiores. Assim como os humanos, esses animais precisam de três fatores para sobreviver: água, alimento e abrigo. Justamente por isso, costumam viver perto da população porque é ela que fornece esses elementos nas frestas das casas, porões, sótãos ou até mesmo por deixar comida acessível no lixo ou aberta na despensa. Algumas pessoas voluntariamente alimentam os pombos, o que pode oferecer um grande risco à saúde pública. Vale lembrar, no entanto, que os pombos não devem ser mortos, apenas controlados, já que têm importância ambiental assim como outras aves. É preciso tomar cuidado ainda com as fezes dos pombos, que podem causar, pelo menos, 6 tipos de doenças, entre elas a criptocose, que pode dar meningite; a histoplasmose, que pode dar doenças pulmonares; a salmonelose, que pode dar distúrbios gastrointestinais; além de dermatites e alergias. É preciso cuidado ainda com os ratos, que costumam aparecer em locais com muitos pombos. A suspeita aumenta

se houver fezes, trilhas, manchas de gordura e objetos roídos, como alertaram os especialistas. Nesse caso, há o risco da leptospirose, uma doença causada por uma bactéria que chega ao ambiente através da urina do roedor. O Pombo é considerado uma praga urbana, e manter controle sobre seu crescimento e proliferação é vital para garantir a saúde das pessoas. A BAURU DEDETIZADORA é a melhor e mais eficiente dedetizadora de Bauru e região. A empresa oferece diversos serviços de controles de pragas urbanas em ambientes comerciais e residenciais e rurais. Os serviços prestados são de extrema qualidade para atender de forma satisfatória todas as exigências dos clientes, a BAURU DEDETIZADORA visa conquistar a confiança e o reconhecimento dos clientes através dos resultados positivos de seus serviços: agende uma visita técnica. Conheça os nossos outros serviços: Dedetização- -Descupinização–Desratização-Limpeza de caixas d’ água e gordura - Limpeza e desinfecção de forros e lajes - Desentupimento - Limpeza e Desentupimento de calhas -Limpeza em geral: pisos, pedras, vidros e telhados.

CONTATE A BAURU DEDETIZADORA, FAÇA UM ORÇAMENTO baurudedetizadora baurudedetizadora.com.br | (14) 3226-1010, 99772-4304 ou 99735-7890

Revista Atenção

Setembro/2016

| 33


Novidade

Confiança Aquarius é inaugurado em Marília

Segunda loja da rede na cidade se destaca pelo ambiente moderno, aconchegante e traz novidades como o self-checkout

D

epois de anunciar a segunda loja da rede em fevereiro deste ano na cidade de Marília, o Confiança Aquarius abriu suas portas ao público no último dia 24 de agosto, com uma linda festa. A unidade foi toda reformulada com o objetivo de oferecer a melhor experiência de compra para a população. Jad Zogheib, diretor presidente da rede, destacou o compromisso do Confiança em apresentar o que há de melhor no mercado para seus clientes. “Primeiro é uma satisfação poder oferecer esta segunda loja à Marília, que nos recebeu de braços abertos em 2008 e confiou no nosso trabalho. O Confiança Aquarius foi idealizado para proporcionar um ambiente agradável e com muita comodidade para a realização das compras.

Projetada para brilhar: visual moderno em Marília agrada os consumidores O objetivo da rede sempre foi surpreender nossos clientes com a qualidade dos produtos, serviços e, principalmente, do atendimento”, disse Zogheib. O projeto arquitetônico da unidade, de autoria de Carmen Iza Zogheib, destaca-se pelo moderno layout, detalhes de expositores e mobiliário, iluminação, programação visual, e até mesmo um trabalho criteriosos de sonorização e seleção musical dos ambientes. A loja tem uma área total construída de 10.900 metros quadrados, com 3.500 metros quadrados destinados à área de vendas, além de 15 lojas de apoio e estacionamento para 272 vagas. Uma das grandes novidades da loja é a presença dos self-checkouts ou caixas de autoatendimento, no qual o consumidor pode fazer sozinho todas as etapas de compra, como pesar os produtos, passá-los pelo leitor de códigos de barras, finalizar a compra e efetuar o pagamento. “Praticamente, o processo se dá exclusivamente pela interação do cliente com o equipamento. Temos muita segurança em poder confiar em nossos clientes à frente do processo”, ressalta Jad. A nova loja abriu cerca de 400 postos diretos e indiretos de trabalho. “Isto prova o papel social que a rede Confiança Supermercados desempenha em todas as praças que atende: que é o de ser gerador de empregos e renda para muitas famílias”, finaliza o diretor presidente Jad Zogheib.

Sobre o Confiança

Jad Zogheib, diretor presidente da rede Confiança

34 | Revista Atenção

Setembro/2016

A rede Confiança Supermercados está no mercado há 33 anos e, atualmente, conta com um quadro de cerca de 3.000 colaboradores distribuídos em 10 lojas, sendo seis em Bauru, duas em Marília, uma em Pederneiras e uma em Jaú, além de um moderno centro de distribuição e centro administrativo. E para o próximo ano está prevista a inauguração de uma nova e moderna unidade na cidade de Botucatu.


Breve lançamento na melhor

Aptos

localização da cidade

107 e 134

m2 2 e 3 vagas

4 ou 3

dorms. suítes

+ de

30

itens de

Perspectiva ilustrada da fachada noturna

lazer Sua vida mais intensa

Perspectiva ilustrada da piscina coberta aquecida

Perspectiva ilustrada da estação fitness

Perspectiva ilustrada da quadra de tênis oficial

Av. Affonso José Aiello, nº 10-187 - Vila Aviação - Bauru - SP Incorporação e Construção

Vendas:

B auru | (1 4 ) 324 5-0062 ( 14) 310 4-1234

(14) 2106-9500

(14) 3104-7222

www.bild.co m.br

CURTA A BILD NAS REDES SOCIAIS:

CRECI/SP: J 20878. Material preliminar ao Registro de Incorporação e futuro lançamento, e está sujeito a alterações sem necessidade de aviso prévio. Os desenhos, paisagismo, decorações que são mostrados nos materiais de divulgação são meramente ilustrativos.

Revista Atenção

Setembro/2016

| 35


Especial Memórias de Bauru

Um viaduto, muitas

lembranças

texto por Edu J. Avallone Advogado e diretor da Avallone Advogados

Nicolinha e Jânio Quadros

Durante a administração de Nicolinha, a cidade recebeu a visita do então presidente Juscelino Kubitschek. As aproximações políticas entre os dois eram fortes

A história se encontra e uma importante memória da cidade passa a ser preservada. Na primeira sessão do mês de julho, a Câmara Municipal de Bauru batizou o viaduto histórico com o nome de Nicola Avallone Júnior, o Nicolinha, (1919-2010); ex-prefeito e ex-deputado estadual que, na década de 1950, inaugurou outro com o nome de Viaduto Juscelino Kubitschek.

36 | Revista Atenção

Setembro/2016


Quem é de Bauru, certamente já ouviu comentários sobre o viaduto que faz a ligação entre a Vila Falcão e o Jardim Bela Vista; aquele com lendárias histórias que atravessaram seus 22 anos de obras até a sua inauguração, em agosto de 2015

N

essa semana, resolvi fazer um passeio por lá: em uma de suas pontas, está a revitalizada Praça Espanha e seus pontos de encontro aos acessos com o centro e a Falcão, e no seu final a importante Avenida Nuno de Assis. São 760 metros para fazer todo esse trajeto a 50 quilômetros por hora, um pouco mais de um minuto. Quem chega a sua extremidade final, se depara acima das cabeças com outro viaduto, esse fazendo a ligação da Bela Vista ao centro da cidade. Mais do que uma conjunção de obras de relevância, esse marco representa um encontro da história de Bauru. Eu explico. Na primeira sessão do mês de julho, a Câmara Municipal de Bauru batizou o viaduto histórico com o nome de Nicola Avallone Júnior, o Nicolinha, (1919-2010); ex-prefeito e ex-deputado estadual que na década de 1950 inaugurou o outro com nome de Viaduto Juscelino Kubitschek. A história se encontra e uma importante memória da cidade passa a ser preservada.

Nicolinha em um momento de discurso em uma das campanhas para deputado estadual.

Nicola Avallone Júnior Mini currículo

Nascimento: 10 de julho de 1919, Bauru (SP) Morte: 21 de setembro de 2010, São Paulo (SP) Família: Esposa: Ada Cariani Avallone, filha: Patrícia Avallone, netas: Stella Avallone e Paula Avallone Escolaridade: Economista – Formado pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) Empresário: Fundador do Diário de Bauru Prefeito de Bauru: 1º. de janeiro de 1956 a 10 de março de 1959 (Antecessor: Nuno de Assis) Deputado Estadual de São Paulo: > 12 de março de 1955 a 31 de dezembro de 1955 - suplência legislativa (atuação efetiva) > 12 de março de 1959 a 11 de março de 1963 - 1º mandato > 12 de março de 1963 a 11 de março de 1967 - 2º mandato > 12 de março de 1967 a 13 de dezembro de 1968 - 3º mandato interrompido pela Ditadura Militar.

Acima, Nicolinha saudava a população no dia em que assumiu o cargo na Prefeitura. Nessa época, o prédio estava localizado entre as ruas Agenor Meira e Treze de Maio

Para quem não conhece, Nicolinha foi uma das mais importantes figuras públicas políticas da sua época. A cidade de Bauru passou por uma verdadeira transformação durante o seu mandato de 1956 a 1959. Naquela época, a cidade era completamente diferente e a gestão pública também, muito embora a escassez de recursos seja um ponto de proximidade; o que não impediu que ele deixasse a sua marca. Logo nos primeiros dias de seu governo, Nicolinha buscou honrar um compromisso de campanha e conseguiu

Revista Atenção

Setembro/2016

| 37


Especial Memórias de Bauru nis o no Bauru Tê Almoço realizad ão ao presidente pç Clube em rece ridades, . Entre as auto adeiro Jânio Quadros Br na mesa o ig também estava esquerda) do à Faria Lima (segun

Nicolinha recebia a vis governador interino ita do , Porfírio da Paz, pa o General ra a inauguração do primeiro Corp o de Bombeiros da cidade e da regiã o.

Destaques

Gestão como prefeito de Bauru Pavimentação de uma rua inteira em 24 horas

Nicolinha cam in barnabés (com hava com os o os funcionário eram chamados s públicos da época) no di a de sua poss e.

asfaltar uma rua em menos de 24 horas. E foi com mediadas populares e visionárias que ele caiu na graça popular. Trouxe o primeiro Corpo de Bombeiros da região, assim como os projetos para a venda de alimentos a preços baixíssimos e assistência médica nos bairros; foram muitas as marcas inéditas que ele foi deixando. Pensar Bauru sem imaginar a importância da Avenida Nações Unidas é praticamente impossível. Foi nos três anos de mandato de Nicolinha que as obras começaram a ser realizadas: um mutirão de empresários e populares foi necessário para canalizar o Ribeirão das Flores e pavimentar o primeiro trecho que interligou a Vila Antártica à Avenida Rodrigues Alves. A Educação também estava assegurada no seu governo. As 10 primeiras escolas infantis foram construídas em seus três anos de mandato. O tempo passava e parecia que não havia limites para o progresso da cidade. Pois foi aí que nasceu o slogan “Bauru, Cidade Sem Limites” para caracterizar uma cidade acelerada no desenvolvimento e que passou a ser eternizada a partir de alguns versos publicados no jornal Diário de Bauru, que na época estava sob a administração de Nicolinha. Os limites também não existiam no esporte e lazer da população. Dizem que o popular político impulsionou o Bauru Atlético Clube, o famoso BAC, bem na época em que aqui despontava o jovem Rei Pelé, e garantiu que importantes artistas nacionais viessem à cidade para participar de eventos. Como deputado estadual, ele se despontava e conseguia emplacar importantes pautas para a cidade e a região em três mandatos, além de uma suplência com atuação efetiva.

38 | Revista Atenção

Setembro/2016

Obtenção junto ao Governo do Estado a instalação do Corpo de Bombeiros Obtenção junto ao Governo Federal a instalação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMDU) Obtenção junto ao Ministério do Trabalho (tutelado por João Goulart) dos Postos de Abastecimento de Produtos Alimentícios (SAPS) Canalização de Córregos Construção do primeiro trecho da Avenida Nações Unidas Construção do Viaduto Juscelino Kubitschek Criação do slogan “Bauru, Cidade Sem Limites” Construção das primeiras escolas municipais infantis (10 no total) Entusiasta da vinda da Universidade de São Paulo (USP) para Bauru Responsável pela fundação da Casa do Garoto junto com o padre Pedro Paulo Koop Incentivador do Esporte (BAC); Cultura e Lazer

No meio do passeio no recém-batizado viaduto, essas muitas lembranças vieram à minha cabeça e eu precisava compartilhá-las. A cada metro andando, em cada visão sobre a região, e em cada poste de iluminação só conseguia pensar na alegria dos familiares e amigos diante dessa homenagem. Por muito tempo, pensamos que Bauru havia se esquecido de mais um que dedicou anos de sua vida para proporcionar momentos melhores para uma geração. Se isso aconteceu, acredito que em parte foi apagado pela lembrança da Câmara Municipal. Agora, 60 nos depois de ter assumido a Prefeitura e seis anos após o seu falecimento, a cidade, representada pelos vereadores, eterniza seu nome e suas realizações em uma justa homenagem.


ESPAÇO PET Por Frederico Bruscki

Avenida Orlando Ranieri, 2-26 Contato: (14) 3313-8095 www.petcenterbauru.com.br

terapia alternativa

A

área de saúde veterinária tem que se destacado a cada ano com mais inovações para promover saúde e bem estar dos pets. Nos últimos tempos a expectativa de vida de cães e gatos aumentou devido a tais inovações, proporcionando a médicos veterinários alternativas cada vez mais modernas para prolongar de maneira saudável a vida dos filhos pet. Além de medicações modernas tem se utilizado rotineiramente terapias alternativas para diversos tratamentos. A acupuntura tem se mostrado uma ótima aliada em pacientes idosos com problemas articulares, em cães e gatos portadores de deficiências locomotoras e até em animais com problemas comportamentais. Compreende-se em varias sessões e deve ser realizada por um médico veterinário especialista na área. O uso de óleos essenciais extraídos de plantas são cada vez mais explorados para tratamento de problemas de pele, tão comuns em determinadas raças (Pug, Shar pei, Bull dog, Bull terrier) mantendo o paciente saudável sem uso de medicações como antibióticos. Nos casos onde o uso de antibi-

Dr. Frederico J. Bruscki é médico veterinário, CRMV-SP 22270, idealizador e fundador do Pet Center Clínica Veterinária

óticos é necessário, os óleos essenciais também podem ser utilizados como um complemento ao tratamento dermatológico, sem riscos. Nos tempos de hoje, muitos animais desenvolvem crises de ansiedade e estresse, o que desencadeia várias consequências ao organismo. Alguns se mutilam, se lambem compulsivamente e muitas vezes até param de comer. Uma das alternativas indicadas é o uso de Florais de Bach. Os Florais de Bach são essências que tratam problemas psicológicos e comportamentais dos animais, problemas de personalidade de cada um. Cada essência possui uma indicação e também podem sempre estar associadas a qualquer protocolo de tratamento. As terapias alternativas na medicina veterinária nos da chance de proporcionar ao paciente bem estar, alivio e tranquilidade em qualquer situação, por mais complicada que seja. Sempre deve ser realizada com indicação de um médico veterinário responsável, o qual saberá qual a melhor opção para cada caso.

Revista Atenção

Setembro/2016

| 39


Fazer um evento sempre é muito complicado, são muitos detalhes a se pensar principalmente na parte da comida que será servida, onde o objetivo é agradar a todos tanto pelo sabor do menu, quanto pela sua apresentação. Pensando nisso o Chef Prontos e Congelados te ajuda a se livrar de toda a preocupação, ainda com um diferencial totalmente especial, você poderá ter um Chef profissional preparando pratos incríveis em seu evento, que contará com muito mais sofisticação e glamour! Se preferir algo diferente com uma pegada mais descontraída e casual, nossa parceria com a Local Burguers montará uma Hamburgueria Gourmet em seu evento 40 | Revista Atenção

Setembro/2016

Alguns dos pratos que você poderá servir em seu evento: Filé Mignon ao Molho Madeira Filé Wellington Mango ou damasco ao Chutney Risotos Canapés

DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 18H ÀS 20H30.


ODONTOLOGIA Por Rafaela Garmes

Bichectomia

A cirugia da moda A cirurgia para afinar o rosto é popular entre as celebridades, porém existe complicações que devem ser consideradas

excessivo, infecção, lesão de nervo, assimetria, ressecção em excesso. Essa gordura (bola de bichat) possui íntima relação com ramos do sétimo par de nervos cranianos, que se forem lesionados podem desenvolver paralisia facial. Para realizar a bichectomia precisa ser analisado por um profissional para saber se está autorizado para tal procedimento, pois o aspecto volumoso do rosto pode ter outras causas que não envolvam a bolsa de gordura e recomendar o melhor para cada caso. Os profissionais que estão aptos para realizar a bichectomia são o cirurgiãodentista e o cirurgião plástico, pois é necessário conhecimento anatômico e cirúrgico, além de um bom diagnóstico para executar tal procedimento. Lembrando que o cirurgiãodentista só pode realizar tal cirurgia quando o paciente tiver problema funcional, se o objetivo for estético, será necessário procurar o cirurgião plástico. De acordo com a resolução CFM Nº 1536/1998 de 1998: “(...) Art. 2º - É da competência exclusiva do médico o tratamento de neoplasias malignas, neoplasias das glândulas salivares maiores (parótida, submandibular e sublingual), o acesso pela via cervical infra-hioídea, bem como a prática de cirurgia estética, ressalvadas as estéticas funcionais do aparelho mastigatório (...).” Recentemente, o CFM (Conselho Federal de Medicina) em conjunto com o CFO (Conselho Federal de Odontologia), redigiram uma última normativa a respeito do tema, a Resolução Nº 1950/2010, que apesar de possuir itens adicionais, mantém o Art. 2º intacto, não mudando nada sobre sua redação ou posição quanto às cirurgias plásticas de fins estéticos. foto: imagensgratis.blog.br

P

ara aqueles que estão acostumados a ver revistas, blogs, redes sociais repararam o grande aumento de pessoas que fizeram bichectomia, virou febre no mundo das famosas, até mesmo Kim Kardashian, Megan Fox, Angelina Jolie, Jenifer Aniston, Jennifer Lopez se renderam a essa cirurgia. A bichectomia, ou lipectomia facial parcial, é uma cirurgia plástica que se retira a bola de bichat, ou seja, bolsa de gordura com a finalidade de reduzir o volume das bochechas e afinar o rosto. A bola de bichat possui diversas funções, como sucção, auxílio à mastigação, preenchimento e deslizamento facial e proteção de estruturas importantes, como agrupamentos neurovasculares. O procedimento pode ser realizado com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é dentro da boca, sem causar cicatrizes, tendo de um a dois centímetros. A cirurgia dura em torno de 40 minutos, tendo uma técnica descrita em 1980 e já consolidada mundialmente no meio científico. A recuperação é semelhante a uma extração do terceiro molar (dente do siso), tendo inchaço e dor variável para cada indivíduo. Na primeira semana é recomendado repouso relativo, evitando esforço físico e exposição ao sol, não sendo necessário afastamento do trabalho, apenas nos primeiros três dias. Nesses primeiros dias é aconselhado dieta líquida e pastosa, de preferência gelada para diminuir o edema da região. Após, uma dieta com alimentos sólidos pode ser retomada. Não existe uma faixa etária ideal, mas é recomendado para maiores de 16 anos. Tanto homens quanto mulheres podem realizar tal tratamento, tendo o cirurgião-dentista ou médico responsável que respeitar a anatomia de ambos os sexos e obtendo excelentes resultados. Como toda cirurgia, mesmo sendo um procedimento de pequeno porte, há riscos, complicações como: sangramento

Rafaela Maiolo Garmes Cirurgiã-dentista formada pela USC, foi Representante Academica da faculdade USC na gestão 2012/2013, Presidente do Conselho Acadêmico da Regional de Bauru 2014 e Presidente do Conselho Acadêmico Regional Sao Paulo 2015

Revista Atenção

Setembro/2016

| 41


Dicas de Beleza & Cia

Barbearia

M o derna A vaidade masculina está cada vez mais impulsionada pelo mercado da beleza. Sobram opções de produtos e acessórios para deixar os homens elegantes dos pés à cabeça. E, é na cabeça que eles têm inventado moda e esbanjado irreverência. São cortes de cabelo inspirados em celebridades. O hábito que também é extensivo a cortes de barbas, ganham formatos diversos.

E

xistem pessoas que ditam tendência. Uma delas é David Beckham ( jogador de futebol). Ele assumiu esse mesmo papel dos homens de antigamente, pai de família, tatuado e com corte de cabelo totalmente rockabilly. Aquela imagem de metrossexual foi desvinculada e fez com que os homens passassem a se identificar com ele.

A herança Rockabiily

Em meados dos anos 50, Cabelos lambidos, topetes e barbas alinhadas sempre fizeram parte do estilo de um grupo de rapazes rebeldes. Eram roqueiros, amantes da velocidade e mantinham vivas as referências da country music. Assim eram os representantes do rockabilly, gênero musical que nasceu da junção do rock’n’roll com o termo hillbilly, uma espécie de gíria country. Figuras como James Dean, no cinema, e Elvis Presley, na música, acabaram eternizando o rockabilly em um estilo de vida. Além do ritmo pulsante das músicas e do comportamento contraventor, esses jovens ditavam a moda, genuinamente masculina. O figurino era representado pelo chamado rocker, que vestia jaqueta de couro ou suspensórios, camisa branca com as mangas dobradas, calças jeans e um topete com bastante brilhantina. Seis décadas depois, esses tempos já não parecem tão remotos. A onda hipster trouxe de volta referências dos anos 50 e com elas, a estética viril do rockabilly. O

42 | Revista Atenção

Setembro/2016

Dean esbanjava charme nas cenas de “Assim Caminha a Humanidade”, de 1956 resgate dessa moda de antigamente nada mais é do que homem reassumindo um estilo tradicionalmente masculino. Os homens sempre se cuidaram. Até os anos 50 era essa a figura do homem, pai de família, trabalhador e bem arrumado. Então, nos 60, com o movimento hippie, a coisa ficou mais largada. E hoje, percebemos que aquele estilo de vida está voltando. Vaidade sempre existiu, o homem sabe que não é feio se arrumar. Só que agora parece que essa cultura está evoluindo.


Dicas de Beleza & Cia

Famosos ajudam a disseminar tendências

Essa evolução culminou no hipster. Um estilo caipira moderno que curte exibir suas calças coladas, bigodes penteados e óculos retrôs. Como qualquer tendência, quando cai no gosto dos famosos, a proliferação é ainda mais imediata e não demora muito para cair no colo da cultura pop. Os filmes do Martin Scorcese são recheados de tendências, desde o moicano do De Niro em Taxi Driver até o cabelo do Leonardo Di Caprio em O Lobo de Wall Street, sem falar nas referências de bigode que aparecem em muitos filmes, um deles, Gangues de Nova York.

O legado das barbearias: uma tradição continuada

No ambiente não há espaço para o luxo ou muita modernidade. Cadeiras giratórias, fotografias antigas na parede e revistas voltadas ao público masculino compõem a decoração. A regra é se sentir cuidado e sair satisfeito. É assim que as barbearias resistem ao tempo e mantêm uma tradição que fideliza frequentadores. Entre os estabelecimentos visitados pela reportagem, algo em comum: amizade e simplicidade. Ter hora marcada também não funciona. O atendimento é por ordem de chegada. Os pedidos são simples e diretos, sem nomes modernos ou grandes inspirações.  É bigode ou cavanhaque, cabelo alto ou baixo, barba recortada ou desenhada. Mais que um serviço, a ida a estes locais é uma espécie de ritual e uma relação de troca entre o profissional e o cliente. Há os que chegam e saem sem falar nada, assim como os que fazem do local um ponto de encontro.

Balbo

O estilo preenche duas ou três partes do rosto. O bigode é separado da barba do queixo, que combina com o volume logo abaixo do lábio inferior. Um estilo clássico, eternizado por Johnny Depp

Barba cheia O estilo dá ares de um homem mais maduro e sofisticado, se a barba for bem cuidada. Em resumo, junta tudo: bigode, barba do queixo e da lateral do rosto e deixa crescer por igual.

Por fazer O five o’ clock shadow é aquela barba por fazer. Semelhante ao da barba cheia, mas só deixando a barba bem ralinha. Quem quer manter o estilo precisa aparar os pelos periodicamente. Para dias mais quentes, a barba por fazer deixa o visual do rosto clean, mas não totalmente pelado.

Barba grande Sensação do momento,  a old dutch, é aquela barba bem grande no queixo e com bigode. Uma tendência é aparar os pelos da lateral para deixar a barba mais alongada, evitando que o rosto fique muito redondo.

Ilustrações: gobeard.com.br

.

tipos de BARBA

BEAUTY HAIR CENTER

Rua Antônio Alves, 13-31. Telefone: (14) 3212-4094

Revista Atenção

Setembro/2016

| 43


44 | Revista Atenção

Setembro/2016


Esporte

Equitakids forma cavaleiros Acreditar na transformação e na evolução do ser humano através do esporte. É essa a ideologia da Escola Equitakids, criada no Nordeste há 14 anos pela família Modolo-Zanotelli. E agora, presente em Bauru.

S

eus idealizadores acreditam na ideia que o professor de equitação não é mero transmissor de conhecimento, mas um agente que trabalha na formação do caráter e também uma referência para os alunos. Enquanto a criança se diverte, aprende equitação – movimentar e parar o cavalo, mudanças de direção, postura correta na sela.

Crianças a partir de 2 anos de idade podem praticar O Equitakids é um sistema de Ensino de equitação, criado para introduzir crianças no esporte a partir de 2 anos de idade, utilizando método lúdico e pedagógico - criado por psicopedagogos, fisioterapeutas e instrutores de equitação - em um ambiente totalmente preparado e rico em estímulos visuais. A criança aprende a montar brincando e desenvolvendo habilidades como coordenação motora, equilíbrio, concentração, autoconfiança, responsabilidade e senso de trabalho em equipe. A unidade Equitakids de Bauru é uma iniciativa da amazona Maria Roberta Martha e de Paula Scatena Ferratone, que viram a possibilidade de trazer uma escola de equitação diferente de tudo o que já foi proposto na região, onde o hipismo tivesse metodologia e objetivos aliados à segurança e diversão. Como o Centro Hípico Santa Rosa apresenta toda estrutura adequada e história de sucesso dentro do hipismo brasileiro, elas decidiram trazer a franquia, com o apoio da familia Zanotelli.

Conceito totalmente diferenciado em Bauru A equitação lúdica faz uso de diferentes artifícios, como brinquedos e jogos educativos, a fim de estimular a criança, que terá o cavalo como referencial, buscando conhecer seus limites e fortalezas. Ao alimentá-lo, por exemplo, ela percebe que o animal tem necessidades essenciais parecidas com as dela, como de alimentação e higiene. Ao tocar, brincar e conduzir um ser maior e mais forte, a criança tem a sensação de poder e isso melhora sua autoestima. A atividade é recomendada para qualquer criança a partir dos 2 anos de idade, pois além de mudanças nos hábitos do dia a dia, a prática pode ajudar na melhoria da concentração, coordenação motora, sensibilidade, formação de caráter e autoestima. Serviço Local: Santa Rosa Centro Hípico km 241 da Rodovia João Baptista Cabral Renno (Bauru-Ipaussu). Faça sua inscrição pelos telefones (14) 3224-1240 e (14) 99733-4248. Terça a sábado das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 18h.

Revista Atenção

Setembro/2016

| 45


Capa

A rainha do

MegaHair De Bauru para o mundo! F

ran Leite, empresária, criadora do método e marca Invisible Hair Extensions, que foi eleito pela Revista Caras como um dos melhores métodos exclusivos de extensão capilar brasileiro. Motivo pelo qual Fran Leite se tornou a rainha do mega hair, credenciando clientes em todo o Brasil e também no exterior com sua técnica exclusiva. Muito conhecida nas redes sociais, Fran Leite tem seguidores do mundo todo, que admiram seu trabalho. E quando ela os encontra na rua, seus fãs pedem para tirar foto e conversar. “Vejo todo esse carinho que meus seguidores têm comigo e me sinto lisonjeada. Lutei tanto para estar onde estou. Acredito que seja resultado de todo meu esforço e claro, todo o cuidado com que eu e minha equipe temos ao atender as pessoas, usando a técnica do atendimento personalizado com cada cliente”, afirma. Com showroom de beleza na avenida mais famosa de Bauru, Fran não se conteve e realizou outro sonho, de abrir um salão na Oscar Freire, avenida mais badalada de São Paulo, vista como a mais sonhada pelos cabeleireiros brasileiros.

46 | Revista Atenção

Setembro/2016

Para chegar até aqui

Seu sucesso não chegou fácil e nem caiu do céu, tem muita história antes da vitória. Há uns cinco anos, Fran se via sem emprego, pois tinha sido demitida da empresa em que trabalhava como propagandista de medicamentos há muitos anos. E como não terminou sua faculdade de Publicidade e Propaganda, não sabia o que faria da vida. Preocupada com prestações que tinha para pagar do seu carro na época, estava aceitando vaga em qualquer empresa, mas nada aparecia. Porém, como sempre usou mega hair, gostava de cuidar dos seus cabelos e nos finais de semana fazia diversos cursos voltados para a área da beleza, aprendeu a fazer alongamento de unhas. Em um determinado dia Fran fez alongamento de unha em uma amiga, despretensiosa, nunca imaginou que daria certo alongar unhas, mas o sucesso foi tanto que ali viu uma oportunidade de ganhar o dinheiro que precisava, e assim começou a trabalhar colocando unhas em gel nas amigas, que foram indicando para outras, e assim foi. Tudo feito na sala de sua casa,


sem estrutura nenhuma. Em pouco tempo, já se via conhecida em Jaú pelo trabalho realizado. O tempo foi passando e chamou uma amiga para trabalharem juntas, ela alongando unha e sua amiga aplicando mega hair de nó. Durante o procedimento da cabeleireira, Fran via que faltava algo naquele cabelo, ficava observando e pensando nas melhorias que poderia fazer, pois sempre usou mega hair e sabia que aquele método poderia ser melhor. Comprou uma cabeça de boneca, em uma loja de produtos de beleza, e começou a treinar, dia e noite de pesquisas e tentativas, queria desenvolver uma maneira diferente de colocar mega hair. Até que um dia conseguiu chegar no seu objetivo... desenvolveu seu primeiro método, chamado de “ponto Frances”, sempre pensando na saúde do cabelo. Há dois anos resolveu abranger seu negócio e passou a credenciar salões, hoje tem seu método em mais 38 salões no Brasil, e está negociando com Portugal e Miami.

Os lugares que já teve salão

Tudo começou em Jaú, sem capital nenhum para investir e montar um salão, conheceu uma mulher, que trabalhava como pedreira. “Fizemos amizade e firmamos uma parceria. Eu dei o material que ela precisava para outra obra que faria e ela construiu meu primeiro salão”, explica Fran. Mas como o serviço era feito com muito amor e cuidado, a clientela cresceu e precisou mudar de lugar. Até que um dia resolveu sair da Cidade dos Calçados, construiu um salão em um bairro de Bauru para atender mulheres de todas as cidades, com uma equipe um pouco maior. Ficou um ano nesse primeiro salão, que se tornou apertado, nem tinha terminado as obras de melhoria do salão, já sentiu necessidade de ir para um maior. Foi onde resolveu mudar para uma casa próxima ao aeroporto de Bauru. O local se tornou um SPA, onde contava com mais de 30 profissionais, em diversas áreas da beleza. Já esteve em dois endereços na Cidade Sem Limites, e há 3 meses, montou seu Showrrom na Avenida Getúlio Vargas, com 3 salas e conta atualmente com 8 profissionais, onde busca eficiência no atendimento e realiza seu método exclusivo de extensão capilar com total disposição e amor. Atende clientes do Brasil todo, inclusive fora do país também. “Já estive em alguns endereços onde os salões eram imensos, mas me deu muita dor de cabeça e resolvi mudar para cá onde é um pouco mais compacto. Hoje,

Mulher de Negócios Fran Leite virou referência de empreendedorismo na área da beleza. “Sou muito perfeccionista e sei que nesse tipo de trabalho que eu realizo, a perfeição é fundamental. E, além de eu e minha equipe realizarmos um ótimo trabalho, eu preciso também ter a imagem sempre boa para as pessoas. Virei um personagem e isso faz com que eu saia de casa sempre feliz e pronta para conversar com quem eu encontro na rua. E também sirvo de exemplo para muita gente, recebo muitas mensagens diárias de pessoas que se inspiram em mim, fico até emocionada! Adoro tudo isso”, comenta.

No Instagram mais de 60 mil seguidores estou inteiramente satisfeita com nossa localização e o tamanho é ideal para realizar nossos procedimentos, inclusive o showroom com todos nossos cabelos”, complementa. Entre os planos para o futuro, está o de abrir uma clínica de beleza com algumas novidades inéditas em Bauru. A ideia é que seja no mesmo prédio em que já trabalha a extensão capilar para que possa administrar tudo de perto.

Sem limites

A clientela cresceu e houve a necessidade de se deslocar para espaços cada vez maiores

Revista Atenção

Setembro/2016

| 47


Invisible Hair Extensions

projeto do ambiente Priscila Cucci

Um método eficiente

Ninguém percebe que você usa alongamento, além de ser muito fino, ele fica imperceptível, pois a micro costura já vem na cor da sua raiz, dando a impressão que realmente o cabelo sai da sua raiz. A idéia da marca INVISIBLE HAIR EXTENSIONS livra as mulheres da escravidão de danificar os fios e ficar horas sentada na cadeira do cabeleireiro, hoje não é mais assim. Graças à criativa invenção, a Fran Leite pode oferecer a todas as mulheres, um produto altamente refinado, elegante, prático, de grande qualidade, sem danos aos cabelos e, sobretudo, um alongamento leve no uso cotidiano, imperceptível ao tato, perfeito esteticamente, impecável em elegância, um produto fabuloso. Onde te possibilita fazer o “rabo alto”, o penteado que você quiser, uso de chapinha, babyliss, secador de cabelos entre outros (claro que com muito cuidado e carinho).

Extensionista das Divas Fitness

Fran e sua marca INVISIBLE HAIR EXTENSION, se destacaram e se tornou a preferida entre as musas do mundo fitness. Despretensiosamente atingiu o público fitness. “A mulherada vaidosa, que se cuida tem que ter um cabelão”. Entre as divas que usam e recomendam o método, estão a Fernanda Sierra, Sue Lasmar (que hoje atua internacionalmente) e a Roberta Zuniga. Em seu IG no instagram, @invisiblehairextensionsoficial, hoje com mais de 59mil seguidores, a maioria são mulheres que admiram seu trabalho e interagem por meio dessa ferramenta.

Desenvolveu sua própria Linha de produtos – Extension Repair

Sua linha de produtos Extension Repair, foi projetada com muita cautela e profissionalismo. Essa idéia surgiu porque a Fran sempre usou mega hair e nunca encontrou um produto que desse o resultado que ela gostaria. “Precisei testar muitos produtos para chegar a esse resultado”, explica Fran.

48 | Revista Atenção

Setembro/2016

O Invisible Hair Extension, feito com micro pele capilar e fita cirúrgica antialérgica, é referência quando se trata de extensão capilar. Em meio à assinatura de contrato, a cliente que vai colocar cabelo fica apenas meia hora sentada na cadeira da Fran e, após ver o “cabelão”, sai satisfeita com o resultado. O objetivo é não fazer nada que a cliente não permita, deixando-a a vontade quanto às suas escolhas.

“O Kit Extension Repair é sucesso entre as usuárias de extensão capilar, o produto é perfeito, pois hidrata os fios instantaneamente, mantendo sua maciez e brilho”, expõe. O kit da sua linha contém 6 produtos, shampoo, BB cream, máscara de hidratação, reparação instantânea, óleo reparador e perfume capilar e podem ser enviado para todo o Brasil

Invisible Hair Extension - Produto com Excelência

O melhor método de alongamento com Cabelos humanos. Cabelos naturais, PREMIUM (retirado os cabelos curtos do meio) pontas cheias, cabelos cortados direto das cabeças das pessoas, cabelos de verdade. Não trabalham com cabelos no adesivo chinês e nem com cabelos russos processados. Vende kit de cabelo feito com uma microcostura, micropele like e fita cirúrgica, pronto para você colocar com o seu Cabelereiro. Saiba mais:

Envia para todo Brasil e exterior, solicite orçamento no whastapp (14) 99650.5252 ou 99102-5457 Showroom BAURU /SP. (14) 3021-0096 – showroom Bauru (14) 99133-1823 – agendamentos salão watsapp (14) 3245-6668 – escritório comercial (14) 99102-5457 whatsapp central de vendas (14) 99650-5252 whatsapp central de vendas (14) 98137-6870 - Central de atendimento/credenciamento. Atendimento de terça-feira a sábado, das 10hàs 19h.


Revista Atenção

Setembro/2016

| 49


Indústria

É preciso resgatar a confiança nas instituições

O

O autor, Rubens Ferreira Passos, é economista pela FAAP com MBA pela Duke University. Diretor Titular do Ciesp Bauru em exercício, presidente da Tilibra e presidente executivo da ABFIAE. Atua também como presidente do Conselho da Enactus Brasil e como conselheiro da Duke University para América Latina

50 | Revista Atenção

Setembro/2016

s brasileiros sempre tiveram orgulho de sua nacionalidade e do seu país. A partir da reconquista da democracia, também cresceu bastante a identidade da população com os Três Poderes e as instituições. Contudo, esse processo apresentou compreensível reflexo negativo em consequência dos seguidos casos de corrupção na ainda jovem história de nosso Estado de Direito e do processo de impeachment de dois presidentes da República num curto espaço de tempo. É inegável o enfraquecimento da identificação da sociedade com os símbolos nacionais e as instituições, provocado por anos de corrupção, desmandos e incompetência do governo. O patriotismo não foi abalado, mas sim a confiança no poder público. Também contribuem para que os brasileiros sintam-se estrangeiros em seu próprio país, a negligência com a saúde, a má qualidade das redes municipais e estaduais de ensino, a falta de segurança pública, o desemprego e o descompro-

misso da classe política com as prioridades nacionais. Felizmente, nossa democracia parece consolidada, resistindo com firmeza ao afastamento da presidente da República e à grave crise política. Mais uma vez, a Nação mostra-se maior do que o Estado e mais forte do que aqueles que buscam aparelhar o governo na defesa de interesses menores. Que a liberdade política nos redima e nos permita retomar o caminho do crescimento econômico, sob governos e legislaturas mais sérios e comprometidos com o povo. É premente o resgate da credibilidade das instituições, para o qual têm contribuído a Justiça, o Ministério Público e a Polícia Federal, no âmbito da Operação Lava Jato. Para que a confiança seja recuperada, o ensino também tem missão primordial: é preciso que nossas crianças e jovens tenham absoluta consciência de que, independentemente do caráter dos ocupantes do poder, precisamos trabalhar juntos pelo desenvolvimento do Brasil.

Junte-se ao Ciesp. Juntos somos mais fortes.


Revista Atenção

Setembro/2016

| 51


Acontece em Bauru

Primeiro

Encontro O otimismo dos irmãos

Aconteceu no dia 17 de setembro o primeiro encontro dos veneráveis Mestres com o Grão Mestrado da gestão 2016-2019, na cidade de Bauru, para as Lojas que fazem parte das Macro Regiões 1, 2 e 3.

A

abertura foi feita pelos Sereníssimos Grão Mestres Pascoal Marracini e Fernando Fernandes, que estavam acompanhados na mesa pelo Grande Secretário Adjunto do Interior da Macro Região 1 Paulo Silas Barreiros, e pelo irmão Paulo Martinello, do oriente de Bauru e que foi um dos organizadores do evento na cidade que recepcionou os demais irmãos. Após as boas vindas dos componentes da mesa houve apresentações sobre diversos temas. O Grão Mestre Pascoal Marracini apresentou o tema “O NOVO GOP QUE QUEREMOS”, onde pontuou o caminho que pretende seguir juntamente com os Veneráveis Mestres e os demais irmãos para que tenhamos um GOP atuante, respeitado, próximo das Lojas e dos irmãos, ouvindo os irmãos e mostrando as ações das Lojas, além da sua preocupação com a Educação Maçônica. Na última apresentação o Grande Secretário de Comunicação Raul Audi Junior apresentou o tema “RUMO AO GOP DO FUTURO” que deixou os irmãos bastante impressionados pelas mudanças que estão sendo projetadas e serão implementadas em breve, tanto na maneira de comunicação como nas ações que estão sendo preparadas.

52 | Revista Atenção

Setembro/2016

A expectativa dos irmãos presentes é a melhor possível, com todos já tendo a percepção de como a administração recém empossada tem se esmerado em fazer o melhor pelo GOP e que realmente a ONDA DA MUDANÇA não era somente uma promessa, e está sendo uma constatação.


RECEBA 2017 EM GRANDE ESTILO! A Una Travel oferece

PACOTES IMPERDÍVEIS

para você celebrar a chegada do Ano Novo de um jeito mais do que ESPECIAL! São inúmeros destinos para os mais variados gostos, confira alguns deles: RIO DE JANEIRO; CANCUN; MONTEVIDÉU; NOVA YORK; PUNTA CANA; e muito mais! Entre em contato conosco para saber mais! Ou se preferir, faça uma visita. Av. Getúlio Vargas, 21-51 Loja 3 | (14) 3012-0730

Revista Atenção

Setembro/2016

| 53


Negócios & Empresas

Campanha Multiplus Pontos Mais uma vantagem exclusiva para emissão de Certificados Digitais no Sindcon Empresários contábeis associados ao SindCon-Bauru (Sindicato dos Contabilistas de Bauru e Região) passam a contar com mais uma vantagem exclusiva para a emissão de Certificados Digitais. Isso porque, a mantenedora dos Certificados Digitais emitidos por meio do SindCon acaba de lançar a Campanha Multiplus Pontos.

3

Pontos Múltiplus a cada R$ 1,00 em Certificados Digitais

S

Certificação Digital

egundo o Presidente do SindCon, Rui Rocha Júnior, a iniciativa consiste em premiar o contador conforme for acumulando pontos na compra e emissão de Certificados Digitais. Para ter direito a essa troca dos pontos por prêmios, sem nenhum tipo de custo, o contabilista deve se cadastrar no site da entidade, no endereço www. sindconbru.org.br. “A Cada R$ 1,00 em Certificados Digitais emitidos e identificados no site equivale a 3 Pontos Multiplus. Conforme o contabilista for acumulando pontos, é possível verificar a lista com os itens para troca, que inclui produtos eletroeletrônicos, utilidades doméstica, serviços e passagens aéreas,

54 | Revista Atenção

Setembro/2016

Descontos exclusivos para associados

entre outros prêmios”, disse o presidente do SindCon. Além dessa vantagem, existem outros benefícios em adquirir o serviço de Certificação Digital com o Sindcon, como descontos exclusivos para associados, atendimento personalizado com hora marcada, renovação online, pagamento póspago do certificado - agilizando o seu agendamento para validação presencial -, e estacionamento. O Presidente Rui Rocha afirma que essas são apenas algumas das vantagens que o associado pode usufruir e aproveita para convidar os leitores para entrarem em contato e conhecerem o catálogo de serviços da entidade.


Negócios & Empresas

Solenidade de Posse da Diretoria eleita para o triênio 2015/2017 no Roccaporena Eventos em 28/nov/14

O que é o Certificado Digital? O Certificado Digital  é um Documento Eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada via Internet torne-se perfeitamente segura, já que as partes envolvidas deverão apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando as suas identidades. Através dela o usuário tem a opção de utilizar a assinatura digital, permitindo a troca de documentos, com autenticação, sigilo e integridade de conteúdo. Assim, os documentos que trafegam eletronicamente, para possuírem reconhecimento legal, não mais precisam ser convertidos em papel e assinados.

Presidente Rui Rocha Junior em expediente na Sede do Sindicato

Um serviço que coloca qualidade, compromisso social e modernidade em benefício de todos. Para acabar com a distância física, evitar fraudes, falsificações e possibilitar que um maior número de serviços eletrônicos sejam realizados com absoluta segurança. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sindconbru@uol.com.br ou pelos telefones (14) 3222-5202 /3222-7500.

Revista Atenção

Setembro/2016

| 55


Negócios & Empresas

Magic Tintas é excelência em atendimento

C

om 16 anos de mercado e atuando no mercado de tintas automotivas como distribuidor em Bauru e região, a Magic Tintas passou a comercializar tintas, optando pelo varejo e há dois anos abriu uma loja em Ourinhos-SP, ampliando sua atuação. Entre os produtos para aplicar as tintas, a empresa comercializa tintas automotivas, imobiliárias e industriais para todos os tipos de clientes. A Magic Tintas tem como trabalho, analisar as contingências de seu cliente e elaborar o melhor produto ou sistema para atendê-lo da forma mais adequada. Sua equipe é formada por profissionais altamente capacitados e especializados para atender de forma eficiente. A entrega é garantida e enviam para todos seus clientes, caso for solicitado. Em breve a empresa terá um site completo e um e-commerce com foco na linha de embelezamento automotivo e demais produtos de sua linha. Magic Tintas Rua Araújo Leite 20-64 | (14) 3243-5559

56 | Revista Atenção

Setembro/2016

Equipe Magic Car

Principais parceiros Sherwin Williams Automotiva | 3M do Brasil | Meguiar´s | Norton | | Sherwin Williams Imobiliária (nova parceria) | Ciplak Impermeabilizantes | | Alessi | Qualyvinil Tintas Imobiliárias | Ecomundi Texturas | Maxi Rubber


Espaço

Agrosolo inova em decoração com arranjos de flores permanentes e consultoria de profissionais do ramo.

chegou Já passou por aquela experiência de receber um lindo buquê, flor ou planta que encheu a casa de vida, mas mesmo cuidando acabou murchando algumas semanas depois? A Agrosolo veio trazer uma solução para isso, sem perder a beleza e o bom gosto. O setor de Jardinagem agora conta com profissionais especializadas em decorar o seu ambiente com arranjos de flores e plantas permanentes. Em cada ramo é preciso um olhar muito dedicado para identificar que são flores permanentes: Elas não deixam nada a desejar.

Uma novidade no setor é que agora você pode trazer fotos do ambiente que deseja decorar e nossas profissionais montarão arranjos baseados no que sua casa necessita para ficar mais viva e bela. As imagens contidas nesse artigo foram todas feitas em nosso setor de Jardinagem, e são algumas das novidades disponíveis na loja. Dia 21 de Setembro é o início da primavera, e com a Agrosolo, sua primavera pode prim durar para sempre. Aproveite! Horário de atendimento Seg. à Sexta das 7:30 às 19h aos Sábados das 8:00 às 17h

agrosolo.com.br DiskEntrega: (14) 3102-1000 Rua Marcondes Salgado 9-13


ECONOMIA Por Reinaldo Cafeo

É PRECISO FAZER A LIÇÃO DE CASA

Q

Reinaldo Cafeo é economista e consultor de empresas

uem atua no mercado há anos conviveu com de quem adentra nas mesmas, e sem que haja um cenários econômicos dos mais diversos. Se plano de mudança de comando. voltarmos, por exemplo, aos anos 1980, a Os funcionários não podem e não devem ser enespeculação financeira prevalecia. Não raramente carados como meras peças na engrenagem. Por mais as empresas obtinham maior ganho financeiro que as leis trabalhistas prevejam a dispensa sem justa do que ganhos em sua operação. Era a chamada causa, é o ser humano é quem faz a diferença nas orciranda financeira, em que, no overnight, era possível ganizações, portanto, é por estre prisma que deve ser remunerar o capital investimento em mais de 1% ao valorizado. dia. Isso mesmo 1% ao dia. Em um país dos impostos é imperativo um bom Naquela época investir em estoques era uma boa planejamento fiscal. Estudar em detalhes o melhor reestratégia à medida que a simples virada de mês, pergimente tributário e praticar todos os negócios dentro mitia “indexar” todos os valores e o empresário entenda legalidade é um caminho sem volta. O fisco está dia este ativo como investimento. Também toda a falta cada vez mais estruturado e é um engano imaginar de produtividade das organizações era “mascarada” que não haverá penalidade a eventual sonegação. empurrando para preços as altas de custos. A roda roA equipe de vendas tem estar motivada. Os condava desta maneira. troles internos devem nortear as decisões dos líderes. É O tempo passou e a preciso entender a dinâmica introdução do Real na ecoda empresa, como são seus nomia brasileira, e com ele resultados e como ser flexía queda da inflação, exigiu vel para eventuais mudanÉ o ser humano é quem faz a diferença que estas empresas virasças estratégicas. sem a chave. O controle de O tamanho da organinas organizações, portanto, é por estre custos passou a ser priorização deve estar adequado prisma que deve ser valorizado dade, e ganhos mais elea sua estrutura de capital. vados não viriam mais do Um passo em falso nesta mercado financeiro e sim direção pode ser o limite do resultado operacional das empresas. entre o sucesso e o insucesso. Muitas destas empresas fecharam suas portas, ouO caixa deve ser saudável. Todos precisam respirar tras se mantiveram e outras tantas foram introduzidas o orçamento da empresa. Se a decisão for para invesno mercado, o certo é que todas, sem exceção precitimentos de longo prazo que isso seja executado com sam fazer a lição de casa. recursos de longo prazo. A informalidade deve deixar de existir. As Enfim, em ambiente competitivo, em que a tecnoorganizações não podem ser encaradas como aquelas logia está disponível a todos, em ainda em ambiente que “tudo suportam”. Os acionistas precisam ter um de incertezas como o atual, um erro por menor que mínimo de regras para suas retiradas pró-labore e seja, pode levar a organização a um caminho de perainda estabeleceram uma política de reinvestimentos. das, sem volta. O tempo em que o empresário era rico a empresa Assim fazer o que tem que ser feito, ou seja, a lição de poderia ficar pobre já passou. Hoje se investe em casa garantirá vida longa aos negócios. E se há algum governança. Nenhuma sucessão familiar, por exemplo, momento de equacionar todos os pontos frágeis da passará impune se não forem discutidas competências empresa este momento é agora.

Recursos Humanos

58 | Revista Atenção

Setembro/2016


Revista Atenção

Setembro/2016

| 59


Uni versidade

Ativa parkinson BAURU CONTA COM UM PROGRAMA DE SAÚDE ESPECIALIZADO

Q

uem já passou pela situação de receber o diagnóstico de uma doença progressiva e, ainda sem cura, como a Doença de Parkinson (DP) conhece bem as incertezas e o desgaste emocional não apenas para seu portador, como para toda família. Nestas horas, o apoio da família, dos amigos e de uma equipe multiprofissional (médicos, fisioterapeutas, profissionais da educação física, psicólogos, biomédicos, entre outros) pode fazer toda diferença. A cidade de Bauru, desde maio de 2015, conta com um programa de atividade física sistematizado para pessoas da Doença de Parkinson: o ATIVA PARKINSON, com aulas duas vezes por semana em que se trabalha todos os aspectos importantes para a melhora das limitações causadas pela doença: exercícios de equilíbrio, coordenação, força, flexibilidade, agilidade e locomoção. O programa tem ainda o compromisso de trazer informações comprovadas pela ciência na forma de palestras e cursos tanto para o parkinsoniano e sua família como para profissionais que desejam se especializar na área. Isso é possível, pois o programa é parte das atividades desenvolvidas em parceria com duas Instituições de Ensino Superior (UNESP e USC), fazendo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

Benefícios motores já comprovados do exercício físico na Doença de Parkinson Locomoção (velocidade, tamanho dos passos)

Equilíbrio

Controle da postura

Coordenação motora

Mobilidade Força muscular

Flexibilidade Capacidade aeróbia (fôlego)

Benefícios não motores já comprovados do exercício físico na Doença de Parkinson emocionais Locomoção (velocidade, Aspectos Equilíbrio Aspectos cognitivos tamanho dos passos) Flexibilidade Convívio familiar (atenção, memória, Controle da postura Coordenação motora funções executivas) Qualidade de vida Mobilidade Capacidade aeróbia Força muscular (fôlego)

Sem desculpas!

Além do tratamento clínico proposto pelo médico, que acompanhará o paciente periodicamente, exercitar-se rotineiramente é, comprovadamente, uma das armas mais eficientes para driblar os sintomas físicos, motores e psíquico-emocionais da doença. Entretanto, nem sempre é fácil começar e encontrar um local com trabalho especializado para a DP. Praticar atividade física de forma regular e programada é difícil e exige dedicação, mas é inegavelmente compensador, especialmente quando os benefícios do exercício físico começam a serem percebidos e vivenciados. Para a pessoa com DP a sensação é ainda mais compensadora e vitoriosa devido às dificuldades motoras enfrentadas por este grupo de pessoas. Pesquisas científicas na área têm mostrado que as limitações impostas pela DP são passíveis de melhora com a prática de exercícios bem conduzidos por profissionais com conhecimento na área. O quadro verde mostra os benefícios físicos, que comprovadamente, são alcançados com os exercícios físicos (para mais informações consulte o livro

60 | Revista Atenção

Setembro/2016

Doença de Parkinson e Exercício Físico – autores: Fabio A. Barbieri, Lilian T. B. Gobbi e Rodrigo Vitório). Quando a prática de exercício físico é realizada em grupo, o convívio com outras pessoas que tem a doença traz um bônus nos benefícios psicológicos. A troca de experiências e a camaradagem acabam por trazer a motivação que às vezes falta para continuar. A ciência também mostra que praticar exercícios regularmente ajuda nas funções mentais, como atenção, memória e percepção (quadro azul). Creio que você já possa ter se convencido de que não há motivos para não se engajar em algum programa de atividade física, mas deve estar se perguntando onde procurar. Ativa Parkinson Informações: (14) 31036082 Ramal: 7993 Responsáveis pelo programa: Prof. Dr. Fabio A. Barbieri e Profa. Ms. Carolina M. Fiorelli.


Revista Atenção

Setembro/2016

| 61


uruaB

UNIMED BAURU

URUAB DEMINU EUQATSED ///

/// DESTAQUE

Bauru

Como nos anos anteriores, famílias e grupos de amigos marcaram presença na quarta edição da Caminhada de Bem com a Vida em Bauru.

4ª Caminhada de Bem com a Vida ajuda entidades Famílias e amigos colocaram em prática o slogan “Saúde se Faz Passo a Passo”. A manhã de sol e temperatura amena contribuiu para o sucesso da quarta edição da Caminhada de Bem com a Vida da Unimed Bauru, no domingo 28 de agosto. Mais de duas mil pessoas tomaram a Avenida Getúlio Vargas e se exercitaram de maneira saudável. A Caminhada é também uma ação de solidariedade. Para a inscrição foi solicitada a doação de uma caixinha de leite. Mais de 2.130 pessoas se inscreveram antecipadamente e ganharam kit com boné e camiseta. O total arrecadado chegou a 2.180 litros de leite e foi dividido entre o Centro Espírita Amor e Caridade (Ceac), para auxiliar nos seis projetos que atendem crianças e adolescentes e também o Albergue Noturno; o projeto

Sopão da Fé, da Igreja Só Jesus Salva do Parque Jaraguá, que serve café da manhã para crianças da comunidade; a Paróquia São José Trabalhador, que distribui cestas básicas para famílias carentes; e a Comunidade Bom Pastor, que mantém uma creche e auxilia na recuperação de dependentes químicos. Segundo a avaliação do presidente da Unimed Bauru, dr. Roberson Antequera Moron, o evento permitiu à cooperativa retribuir para a comunidade a preferência que tem como plano de saúde da maior parte dos bauruenses. A Caminhada reafirma o papel dos médicos no trabalho com a medicina preventiva, incentivando hábitos saudáveis.

Vacina contra a dengue está disponível Com intuito de contribuir para a prevenção dos casos de dengue, além da campanha anual de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Unimed Bauru está comercializando a nova vacina Dengvaxia, do Laboratório Sanofi Pasteur. É a primeira vacina contra a dengue a chegar ao mercado. A vacina é do tipo recombinante atenuada, que cobre os sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue. Testes clínicos demonstraram redução de 93% do total de episódios graves da doença. A indicação é para pessoas na faixa de 9 a 45 anos de idade. São três doses em aplicação subcutânea, com intervalo de 6 meses entre cada uma. Maiores de 46 anos só com indicação médica. A vacina está disponível para compra na sede administrativa da Unimed, no setor Financeiro, na Rua Gustavo Maciel, 11-30, no horário das 8 às 17 horas. Para outras informações, ligue no (14) 3235-3322. facebook.com/unimedbauru

twitter.com/unimedbauru


Tecnologia

INKmaster

Há 15 anos no mercado Soluções inteligentes e de qualidade

P

ioneiros no segmento de impressoras e suprimentos de informática, a INKmaster está há 15 anos oferecendo as melhores marcas como opção para sua casa ou empresa. São soluções inteligentes e de qualidade para pessoas físicas e jurídicas utilizarem os melhores produtos em suas impressões. Em razão do constante crescimento do mercado de remanufatura de cartuchos, toners, e produtos de informática, a empresa prioriza em seus processos, a utilização de suprimentos e produtos de fabricantes que possuem os certificados ISO 9001 e ISO 14001, para contribuírem com o pensamento sustentável da reciclagem e seu compromisso com a preservação do meio-ambiente.

Produção especializada e atendimento diferenciado

Uma vez que o produto apresenta perfeitas condições de funcionamento, iguais a de um produto novo, o processo de remanufaturamento é iniciado e a empresa garante a melhor forma de atendimento no pós – venda, dando todo o suporte necessário aos clientes. A produção é realizada por profissionais especializados na área de suprimentos de impressão e constantemente atualizados sobre as novas tecnologias, assegurando a qualidade e durabilidade do produto. Como revendedor das principais marcas de material para informática, a empresa possui parcerias com os melhores distribuidores do Brasil, proporcionando grande variedade de produtos e um atendimento personalizado para seus clientes, garantindo entrega rápida e serviço de leva e traz.

64 | Revista Atenção

Setembro/2016

João Vitor Venâncio da Silva, Luiz Carlos Rocha e Guilherme Rocha

Superar as expectativas

O empresário Luiz Carlos Rocha busca superar as expectativas dos clientes com produtos e atendimento de alta qualidade e confiabilidade. Em um local estratégico há oito anos, na zona sul da cidade, a loja mantém a referência em distribuição de produtos novos e remanufaturdos para o mercado de Bauru e região.

Ink Master Avenida Nossa Senhora de Fátima, 6-67 Fone: 3226-2527


Revista Atenção

Setembro/2016

| 65


RELIGIÃO & SABER Por Padre Ricci

Branqueamento da Mãe Negra Aparecida

Padre Ricci é pároco da Paróquia de São Cristóvão e diretor da Faculdade João Paulo II

O

cantor e compositor Oswaldo Montenegro pede que “a arte nos aponte uma resposta mesmo que ela não saiba”. De fato, a arte é meio para se buscar respostas, sentido e, inevitavelmente, novas perguntas. A arte nos provoca reflexão. Pois bem, visitando algumas lojas, especialmente no entorno da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, me surgiu uma questão inquietante: por que será que a tradicional imagem da Mãe Negra Aparecida foi branqueada? Pelas vitrines e lojas me deparei com vários “tipos” de imagens: de cor branca, dourada, com manto branco e dourado, imagem totalmente branca com alguns traços em azul, etc. A tradicional imagem negra com o manto azul corre o risco de ser substituída pela nova tendência? A arte de customizar e agregar valor ao produto será que foi incorporada pela representação simbólico-religiosa? A criatividade é o espírito da arte. Por essa razão, deve ser respeitada e valorizada. Contudo, “mudar” um símbolo que no próximo ano completará 300 anos de aparição é arte, estratégia ou comércio? Urge considerar que a Mãe de Jesus apareceu na cor negra num contexto de escravidão e de desrespeito à dignidade humana. Do ponto de vista filosófico e antropológico a escravidão é um pecado imperdoável, tanto pelo que fez quanto pelo “resíduo” de preconceito e exclusão que deixou. Trata-se de uma dívida impagável, de um pecado imperdoável. Os irmãos afrodescendentes carregam até hoje marcas indeléveis do passado. A imagem da Mãe Negra nos recorda o pecado e nos inspira a lutar contra todas as novas formas de escravidão e preconceitos. Branquear a imagem pode implicar no esquecimento da culpa e do sentido profundo da aparição. Afinal, são quase 300 anos da aparição acompanhada de graças, milagres, devoção sincera e conversão. Embora não tenhamos vivido no passado, quando a escravidão era permitida, somos sim responsáveis pelas consequências e marcas que o passado deixou . A mesma imagem negra que emociona e comove, também convida para a justiça

66 | Revista Atenção

Setembro/2016

restaurativa, respeito e acolhimento. O que fazer para restaurar e garantir aos negros e negras, de fato e não apenas de direito, as mesmas oportunidades e lugares? A questão não é tanto se posicionar a favor ou contra os novos “modelos” da imagem da Mãe Aparecida. As preocupações são outras. Na cultura do acessório o essencial se enfraquece. Que a arte nos provoque a pensar criticamente acerca dos novos modelos, belos sim, porém... O belo é companheiro inseparável do bom e do verdadeiro. Acentuar o belo, em detrimento do bom e verdadeiro, seria arte ou reforço de ideologias e tendências dominantes? Não se trata de fazer um juízo de valor, tampouco de condenação, mas apenas de colocar uma questão para reflexão. Que a arte nos aponte uma resposta... Afinal, está chegando o dia de Nossa Senhora Aparecida. Feliz festa da Mãe Negra!


Infarto atinge, cada vez mais, o público jovem. O infarto é a morte de uma “parte” do músculo do coração, causado pela falta de oxigenação devido a obstrução total ou subtotal de uma ou mais artérias coronárias (responsáveis por levar sangue com oxigênio ao músculo cardíaco). Quem acha que essa patologia acomete apenas os idosos, está completamente enganado. O infarto deixou de ser um assunto da terceira idade e está se tornando comum entre os jovens. Para saber mais sobre esse assunto, a Coluna do Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru desse mês entrevistou o Médico Cardiologista Marco Aurélyo Sanches, também diretor clínico da instituição. De acordo com o especialista, os jovens estão cada vez mais com hábitos mais propícios ao infanto.

Confira abaixo o conteúdo da entrevista.

ainda é maior. E o pior é que o infarto no jovem costuma ser fatal. O jovem pode morrer mais fácil e rápido que o idoso. 2

Jovens estão enfartando com mais frequência que os idosos? 1

Dr. Marco Aurélyo Sanches: A grande prevalência de infarto ainda pertence aos idosos, porém os jovens acham que esse risco é só dos mais velhos e deixam de se cuidar. No mundo moderno tudo contribui para isso. Muitos jovens têm vida sedentária, fumam, usam drogas, exageram na bebida alcoólica e comem comidas muito gordurosas. E isto é um passaporte para um infarto. Pode não acontecer agora, mas o risco é ainda maior após os 50 anos. Nos casos de predisposição genética, quando existem casos de doenças cardiovasculares na família, o risco

A vida moderna pode ser o motivo?

R.: É claro que o estresse é um fator de risco para o infarto, mas os grandes “vilões” ainda continuam sendo o sedentarismo, abuso de álcool e drogas, tabagismo, alimentação inadequada, predisposição genética, obesidade, hipertensão e diabetes. 3 Quando se deve procurar um Cardiologista?

R.: Após os 20 anos de idade seria importante passar pelo cardiologista, ao menos uma vez, para realização de exames preventivos. E ficar atento a qualquer sinal de alerta, tais como oscilações na pressão, obesidade e dor precordial (dor no peito).

4

Infarto costuma ser fatal ou não?

R.: Esta pergunta tem uma resposta um pouco complexa. A maioria dos pacientes que morrem do infarto não chegam a ter atendimento médico. Existem infartos mais ou menos graves, a gravidade depende da extensão, da localização, da idade do paciente, além de outras doenças concomitantes que podem agravar a doença. Infartos pequenos, que lesam menos músculo cardíaco têm melhor prognóstico: quanto maior a lesão do coração maior chance do paciente morrer. Infartos que atingem regiões importantes do coração, como o local onde se geram os estímulos cardíacos e infartos que provocam arritmias, costumam ser mais graves. A presença de outras doenças concomitantes, como diabetes, enfisema, hipertensão arterial, podem piorar o prognóstico. 5 Em sua opinião, qual a melhor forma de prevenir do infarto?

R.: Praticar atividade física, ter hábitos de vida saudável e procurar um médico.

“O segredo para uma vida saudável é evitar fumo, álcool e drogas, ter uma alimentação pobre em gorduras e sal, praticar atividade física diariamente e, acima de tudo, a entender que a definição de saúde é o bem-estar do Corpo, da Mente e da Alma.” Marco Aurélyo Sanches Médico Cardiologista

Revista Atenção

Setembro/2016

| 67


(14) 99161-9521 68 | Revista Atenção

Setembro/2016


Revista Atenção

Setembro/2016

| 69


gastronomia

Direito Por João Gabriel

crédito: notícias/uol

IMPEACHMENT - DIVISÃO DA PENA

D

epois de um longo e desgastante processo, o Brasil assistiu ao impeachment da então presidente Dilma Rousseff, segunda chefe do Poder Executivo a ser destituído do cargo na jovem democracia brasileira. No dia 31 de agosto de 2016 o Senado Federal aprovou o afastamento da então presidente pelo placar de 61 votos a favor e 20 votos contra. No entendimento dos senadores, Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade ao praticar as chamadas “pedaladas fiscais” o que, nos termos do que dispõe o art. 52, parágrafo único, da Constituição Federal, enseja a perda do cargo, e a inabilitação para o exercício de função pública pelo período de oito anos. Todavia, estranhamente o Senado Federal dividiu a votação das penalidades impostas à ex-presidente, de forma que primeiramente foram contabilizados os votos para a perda do cargo e, com a aprovação, o senadores opinaram sobre a inabilitação para o exercício de função pública pelo período de oito anos. O placar dessa segunda votação foi de 42 votos favoráveis à inabilitação e 36 contra. Para a imposição da pena eram necessários 54 votos. Desta forma, diante dos olhos de toda a população e da comunidade internacional, com ampla cobertura midiática, o Senado Federal atuou de maneira contrária à Constituição Federal, promovendo a aplicação da norma em dissonância com o seu texto. O parágrafo único do art. 52 é claro ao dispor que o ocupante do cargo de Presidente da República submetido ao processo de impeachment está sujeito “à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função

70 | Revista Atenção

Setembro/2016

João Gabriel de Oliveira Lima Felão é Advogado. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Bauru/ITE. Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Mestrando em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Faculdade de Direito de Bauru/ITE.

pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis”. O texto da norma não dá margem para a interpretação realizada pelo Senado Federal, pois impõe a aplicação das penas de perda do cargo e inabilitação de forma concomitante. Portanto, a divisão da votação sobre as penalidades a serem aplicadas é absolutamente contrária ao texto constitucional, sendo tal circunstância ainda mais grave em decorrência de a sessão de julgamento haver sido presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição Federal. Não se trata de discussão acerca do mérito do impeachment, da correção ou não da perda do cargo, mas sim da forma como se deu a votação. Nossa Lei Maior foi desrespeitada diante de nossos olhos, por representantes eleitos pelo povo, sob a presidência do chefe da instituição que deveria zelar pelo seu cumprimento. Alguma coisa está errada. O Estado Democrático de Direito – que o Brasil diz ser – não pode se curvar diante de interesses político-partidários, não deve se submeter ao sabor do momento vivenciado pelo país e, ainda mais, não pode ser aviltado diante de toda população. Os representantes do povo também devem se submeter às normas constitucionais, não são Deuses, mas são indivíduos que só ocupam a posição em que estão em decorrência do voto recebido pelo povo, cujos interesses estão lá para defender, e não os seus próprios. Há alguma coisa errada, com o povo ou com seus representantes.


Revista Atenção

Setembro/2016

| 71


MARKETING E COMUNICAÇÃO Por Fernanda de Almeida

MARCAS E OPINIÃO PÚBLICA O que é preciso para que uma empresa ou marca possa se recuperar após uma crise de imagem?

T

ivemos este ano diversos exemplos de marcas e personalidades que se viram às voltas com crises de imagem: repercussões negativas acerca de sua credibilidade profissional e empresarial, potencializadas pelo alcance vertiginoso das redes sociais. Mas as crises, como vêm, vão. E depois? É possível para essas marcas restabelecerem a confiança perante seus públicos e a sociedade? As crises podem acontecer por fatores internos, sob controle das empresas, porém que passaram despercebidos na gestão. Outras, são desencadeadas por fatos exógenos. No entanto, após o deflagrar da crise, o fato causal pode até perder relevância frente a repercussão gerada. Algumas empresas conduzem as crises de imagem com mais eficiência que outras, normalmente por já possuírem um planejamento prévio e diretrizes definidas para o enfrentamento destas situações. As demais, menos precavidas, ficam à mercê dos acontecimentos e reféns de explicações reativas a cada fato novo sobre o ocorrido. Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas pe-

las empresas, em curto e em longo prazo, dependendo da complexidade da crise de imagem, do impacto sobre sua credibilidade, do alcance do fato entre seus públicos e também da reputação da empresa antes da crise - o que significa maior ou menor boa vontade da opinião pública para com seus argumentos e explicações durante a crise. No entanto, alguns elementos costumam estar presentes em casos de crises de imagem bem gerenciadas: o enfrentamento transparente da empresa em relação ao fato; a consistência da imagem comunicada pela empresa em relação àquilo que ela de fato entrega ao consumidor; e, a disposição e capacidade para redefinir as políticas de gestão relativas ao fato que desencadeou a crise. Em dado momento, uma estratégia de comunicação eficaz será necessária para reposicionar a imagem da marca perante seus públicos; mas, ainda assim, nada será mais contundente para a reversão do conceito negativo do que a atuação da empresa no dia a dia, reconquistando sua credibilidade por meio de seus próprios atos.

Consultoria e Assessoria em:

Planejamento Estratégico da Comunicação Planejamento de Marketing Marketing para Profissionais Autônomos Comunicação Interna

contato@adenda.com.br

72 | Revista Atenção

Setembro/2016

Fernanda de Almeida é Relações-Públicas, Mestre em Comunicação e Especialista em Marketing e Planejamento Estratégico da Comunicação. É consultora, professora e diretora da Adenda – Comunicação e Marketing


Revista Atenção

Setembro/2016

| 73


74 | Revista Atenção

Setembro/2016


FONOAUDIOLOGIA Por Juliana Avelar

Juliana Arbex Avelar é fonoaudióloga especialista em Audiologia, empresária na Acurys Aparelhos Auditivos Siemens

1 American Tinnitus Association. Ototoxic Brochure by League for Hard of Hearing. 2012. 2 USNews.com. Hearing Loss Triples Risk of Falling: Study. 2012 3 Johns Hopkins Medicine. Hearing Loss Accelerates Brain Function Decline in Older Adults. 2013 4 Mary Kaland, Kate Salvatore. The Psychology of Hearing Loss. The ASHA Leader. 2002 5 David Jung, Neil Bhattacharyya. Association of Hearing Loss with Decreased Employment and Income Among Adults in the United States. Annals of Otology, Rhinology & Laryngology. 2014 6 Mark Downs, Executive Director of technology and Enterprise of the British RNID 7 Hear-it. Chemotherapy can cause hearing loss. Audiology Online; RNID. 2009 8 Johnnie K. Bass, Stephanie T. White, Skye E. Jones. Monitoring Ototoxicity in the Pediatric Oncology Population. American Speech-Language-Hearing Association. 2014 9 Oregon Health & Science University. “Hearing Loss From Chemotherapy Underestimated.” ScienceDaily. December 2005. <www.sciencedaily.com/ releases/2005/12/051212164355.htm>. (link to http://www.sciencedaily.com/ releases/2005/12/051212164355.htm/).

Informação para seus pacientes

O

s médicos têm um vasto conhecimento sobre os diversos efeitos da quimioterapia e da radioterapia. Entretanto, nos últimos anos pesquisas demonstram os riscos da perda auditiva ou outros problemas relacionados (ex. zumbido) após o tratamento de câncer nos pacientes. Estes estudos revelam uma forte correlação entre a perda auditiva e o tratamento do câncer, devido principalmente aos medicamentos utilizados na quimioterapia. É importante para o médico e o paciente terem ciência sobre as possíveis consequências do uso de ototóxicos durante o tratamento do câncer, como por exemplo, a perda auditiva permanente. Além da perda auditiva, alterações no equilíbrio e zumbido podem também ocorrer. Medicações quimioterápicas a base de platina, como a cisplatina e carboplatina, são consideradas as primeiras “culpadas“ pela ototoxicidade. Existem outros medicamentos quimioterápicos que também são considerados ototóxicos, como Bleomicina, Vincristina, Vimbastina, Bromocri-

pitine e Metotrexato (MTX) e mostarda de nitrogênio¹. O grupo de quimioterápicos baseado na platina é frequentemente usado no tratamento do câncer de cabeça, pescoço, ovários e bexiga nos adultos. E também é usado no tratamento de câncer no cérebro, ósseo e de fígado em crianças. A perda auditiva pode ser um aspecto negativo após o uso de determinados medicamentos da quimioterapia e radioterapia. Durante o tratamento de câncer, um audiologista pode monitorar os efeitos da ototoxicidade e recomendar uma intervenção precoce. Com os avanços na medicina, mais opções de tratamentos se tornaram disponíveis e as taxas de sobrevivência continuam a subir, assim fazem-se necessários profissionais da saúde para considerar a melhor qualidade de vida pós- tratamento. Quando o tratamento é finalizado, o profissional da audição poderá avaliar os efeitos da ototoxicidade e se necessário oferecer orientações e tratamentos que podem incluir os aparelhos auditivos e a reabilitação.

Revista Atenção

Setembro/2016

| 75


Elas por ela Por Karina Pópolo

Exercitando

a mente e o corpo da garotada

Q

uantos de nos passamos a infância pulando amarelinha, brincando de pega-pega na rua ou andando de bicicleta livremente pelo bairro? Com certeza, muitos! Quantos de nossos filhos podem brincar fora de casa, sem nos causar preocupações! O mundo mudou isso é fato! Contudo, isso não significa que vamos deixar os pequenos reféns de tablets e jogos. Existem meios de oferecer alternativas interessantes de lazer aos filhos. O que não está em falta, atualmente, são opções que oferecem estimulação física e intelectual para a garotada, não é mesmo? 

Futebol, Vôlei, basquete

Balé

Trabalham a potência muscular das pernas, melhorando a capacidade cardiovascular, velocidade, coordenação motora, visão periférica, além de incentivar a socialização e trabalho em equipe.

76 | Revista Atenção

Tênis

Abaixo, relacionei algumas opções. Porém, deixar uma criança sem supervisão em um ambiente repleto de objetos pontiagudos não é o cenário ideal. Ensinar uma criança a cozinhar, mesmo um prato simples, é algo que requer atenção redobrada, preparo, tempo e supervisão de um adulto. Em São Paulo já existem escolas especializadas para isso, disponibilizando ambientes seguros e profissionais especializados. Mas como estamos no interior, vamos optar pelo o estilo “Faca você mesmo!” Reserve um tempo para a aula com o seu pequeno. Deixe os ingredientes já cortados para facilitar e mãos a obra. Para ajudar, a internet esta recheada de receitinhas básicas para a garotada.  E ai? Gostou das opções? Com certeza seu pequeno vai se interessar por uma delas! Contudo, vale a pena ressaltar que a criança não deve ser obrigada a fazer o que não gosta. Deixe que ela escolha a atividade que quer desenvolver. 

Natação

Judô, Tae kwon do, Capoeira

Desenvolvem Atua em maior ou a coordenação menor grau em motora, a todas as partes do lateralidade, corpo, melhorando a flexibilidade a capacidade e agilidade, respiratória, ensinando a cair trabalhando e mobilizar o a consciência outro. Também corporal. trabalham valores como respeito e a disciplina. E ainda *Curtiu essa matéria? Confira outros assuntos em meu ajuda a melhorar a canal do you tube: programa Super Ka. concentração.  

Estimula a coordenação, lateralidade, musicalidade e criatividade.

Setembro/2016

Karina Pópolo é jornalista e colunista da Revista Atenção

Trabalha a lateralidade, a concentração, desenvolve flexibilidade, velocidade, agilidade, coordenação motora e musculatura.

Música

Entretenimento e auxílio do aprendizado na coordenação motora e na fala. A criança aprende a ouvir e organizar o seu tempo. Através da metodologia voltada para os pequenos, as crianças estudam os ruídos dos objetos e dos animais.


Revista Atenção

Setembro/2016

| 77


78 | Revista Atenção

Setembro/2016


Revista Atenção

Setembro/2016

| 79


Lazer

Engenho Banguê O cenário ideal para seu happy hour

O

ferecer a cerveja mais gelada da cidade, chopp em dobro todos os dias e o melhor da gastronomia, aliados a um ambiente descontraído e aconchegante. Essa é a proposta do Engenho Bangue, que procura atender seus clientes de forma atenciosa, ágil e respeitosa. Com cardápio recheado de drinks para os variados tipos de paladares, o Engenho também procura proporcionar porções bem servidas e caprichadas, a fim de garantir a satisfação total do cliente. Entre os drinks estão whisky, margarita, Rum, Vodka, Campari, Pingas de Sabores, Tequila, Saquê, Energéticos, Refrigerantes, Vinhos, Sucos e mais de 200 tipos de Cachaça. Já na cozinha são preparados pratos caprichosos como caldos, grelhados, porções e saladas. Os grelhados com fritas e o mix de carne fecham com chave de ouro as alternativas gastronômicas oferecidas pelo bar.

Tem cerveja gelada e chopp em dobro

Para os amantes de uma cervejinha enquanto assiste aquele esporte preferido ou conversa com os amigos,

80 | Revista Atenção

Setembro/2016

A casa está localizada em um dos pontos mais movimentados e tradicionais da cidade de Bauru tem inúmeras opções para escolher, a cerveja do dia a dia long neck prime é considerada a cerveja mais gelada da cidade, pois é mantida no freezer a menos de 7º. E os amantes de chopp, podem aproveitar o chopp em dobro de quarta à segunda-feira, das 17h às 23h. E para quem ainda prefere os destilados, tem drink em dobro também.

Infraestrutura de qualidade

O ambiente é decorado e inspirado em tudo o que motociclista gosta, lembrando um ambiente internacional sofisticado e moderno. Para quem gosta de pop rock, de sexta e sábado o bar conta com música ao vivo e comporta 200 pessoas devidamente acomodadas. Engenho Banguê Getúlio Vargas, 19-36 | Telefone: (14) 32230135 Facebook: Engenho Banguê


31/09

Revista Atenção

Setembro/2016

| 81


SOCIAIS

destaques do ano ACIB

1

HOMENAGEADOS Comércio: Simão Ford; Serviços: Shopping Bauru; Parceiro: Márcia e Marô Recepções; Empresário: Divaldo Disposti Personalidade: Sra. Olga Bicudo Tognozzi

2

3

5

82 | Revista Atenção

Setembro/2016

4

6


SOCIAIS fotos: valcir benício

1 - Prefeito Rodrigo Agostinho, Cássio Nunes Carvalho, Nilson Simão, Gebardo Whitaker, Américo Cardinale, Ivan Mouta, Ilson Dutra, Leonardo Amantini, Paulo Roberto Martinello, Luiz Carlos de Souza, Sra.Olga Bicudo Tognozzi, Patricia Rossi, Divaldo Disposti, Reinaldo César Cafeo, Neuza Maria de Souza Lima Disposti, Daniele Martins da Silveira Disposti e Daniel Souza Lima Disposti. 2 - Leonardo Amantini e Paulo Roberto Martinello “Destaque Parceira” Márcia e Marô Recepções 3 - Sra. Olga Bicudo Tognozzi e Patricia Rossi – Destaque Personalidade – Sra.Olga Bicudo 4 - Nilton Simão e Cássio Nunes Carvalho “Destaque Comércio” Simão Ford 5 - Daniele Martins da Silveira Disposti, Daniel Souza Lima Disposti, Divaldo Disposti, Reinaldo César Cafeo e Neuza Maria de Souza Lima Disposti ”Destaque Empresário” Divaldo Disposti 6 - Gebardo Whitaker, Ilson Dutra, Ivan Mouta, Américo Cardinale e Luiz Carlos de Souza – “Destaque Serviços” – Bauru Shopping 7 - Luciana Roza de Horta, Gonzalo Horta Perez, Gebardo Whitaker, Américo Cardinale e Cássio Car valho 8 - Prefeito Rodrigo Agostinho, Paulo Roberto Martinello e Solange Martinello

7

9 - Dr. Aliomar Amaral, Cláudia Fantini Amaral, Daniela Jovel Modolo, Dra. Maria Tereza Vera e Reinaldo César Cafeo 10 - Patricia Rossi, Sra. Olga Bicudo Tognozzi, Cleusa Maria Muniz Cândia e Giasone Albuquerque Cândia. 8

10

11 - Ibrahim Tobias, Paulo Roberto Martinello, Paulo Braga e Paulo Sérgio Gobbi.

9

11

Revista Atenção

Setembro/2016

| 83


SOCIAIS

caminhada da unimed Leite arrecadado na 4ª Caminhada da Unimed Bauru é entregue a quatro entidades

1 3

2 4

A

Unimed Bauru entregou nesta semana o leite doado pelos participantes da quarta edição da Caminhada de Bem com a Vida da Unimed Bauru, realizada no dia 28 de agosto. O total arrecadado chegou a 2.180 litros de leite, doados pelas mais de 2.130 pessoas que se inscreveram antecipadamente para a Caminhada. O Centro Espírita Amor e Caridade (Ceac) recebeu a maior parte das doações, 1.280 litros de leite, que irão auxiliar nos projetos que atendem crianças e adolescentes na periferia de Bauru e também o Albergue Noturno. Os 900 litros de leite restantes foram divididos igualmente entre três outras entidades assistenciais: o projeto Sopão da Fé, da Igreja Só Jesus Salva do Parque Jaraguá, que serve café da manhã para crianças da comunidade; a Paróquia São José Trabalhador, que distribui cestas básicas para famílias carentes; e a Comunidade Bom Pastor, que mantém uma creche e auxilia na recuperação de dependentes químicos.

84 | Revista Atenção

Setembro/2016

1 - As doações para o Sopão da Fé, da Igreja Só Jesus Salva, foram retiradas pela pastora Solange, Maria Aparecida da Silva, José Nacíbio da Silva, na foto ao lado da coordenadora de Marketing da Unimed, Márcia Palhacci, 2 - O leite doado ao Ceac foi retirado pelos voluntários Luzinário de Lima e Jefferson Ramos, na foto com a assistente de Marketing da Unimed, Alessandra Simeão. 3 - A Comunidade Bom Pastor retirou doações com Alessandra Simeão, assistente de Marketing da cooperativa, na foto com Marcelo Ingracia, coordenador, e voluntários da entidade. 4 - A doação para a Paróquia São José Trabalhador foi entregue pela coordenadora de Marketing da Unimed, Márcia Palhacci, para os voluntários Moisés Arroio e Milton Ferreira de Camargo.


Revista Atenção

Setembro/2016

| 85


SOCIAIS

I Arraiá União Solidária Em uma ação inédita de solidariedade em Bauru, os escritórios de advocacia Avallone Advogados, JBM Mandaliti e Mandaliti Advogados se uniram para promover o I Arraiá União Solidária; um evento junino beneficente com a finalidade de arrecadar doações para a Paróquia Nossa Senhora da Assunção do bairro Ouro Verde.

1

2

4

6

5

7

86 | Revista Atenção

Setembro/2016

3


SOCIAIS A atividade realizada no Recinto Mello Moraes contou com a presença maciça dos colaboradores, amigos e familiares dos três escritórios e da comunidade envolvida. Foram mais de quatro horas de festa com muita música, brincadeiras e barraquinhas típicas. De um lado, os adultos aproveitaram o encontro para conversar, comer as gostosuras preparadas pelos integrantes da paróquia e do outro as crianças se divertiram em um espaço com tobogã, cama elástica e a presença dos animadores Pakatcholo e Sininho. Toda a verba arrecada no evento foi destinada ao desenvolvimento dos projetos sociais da Paróquia e para a construção das salas de catequese que vão atender crianças, jovens e adultos do Ouro Verde.

8

1 - Vanderlei Ferreira de Lima, Ana Claudia Pires de Lima, Fernanda Mortari, Edu J. Avallone, Ivan Torres, Patricia Kirilos Torres 2 - Gisele Goes Abujamra, Fernanda Mortari 3 - Bruno Barreto, Mariana Martins Santos

9

13

4 - Dudu Curvelo Rett, Richard Rett, Renata Curvelo Rett, Fernanda Mortari, Edu J. Avallone, Vivian Rioli, Rodrigo Rioli 5 - Giovani Miranda, Emanuelle Oliveira, Thamirys Milano, Karen Pereira, Pâmela Zerlin, Edu J. Avallone e Fernanda Mortari 6 - Maria Rondina Mandaliti, Pe Rodrigo Sena, Edu J Avallone e Pakatcholo

10 14

7 - Jayr Avallone e Edu J. Avallone 8 - Milton Ap. Dias e Edu J. Avallone 9 - Fernanda Mortari, Maria Arcângelo, Erika Ferreira, Helida Sanches 10 - Recinto lotado durante o Arraiá

11

15

11 - Rose Silva, Maria de Lourdes Rondina Mandaliti e Vivian Freitas 12 - Maria Lúcia Barbosa, Daniel Bertotti, Etelvina Ferreira, Erika Ornellas, Rafael Ferreira 13 - Fernanda Mortari, Edu J. Avallone e Bianca Nogueira 14 - Ana Cecilia Pegoraro Masson, Renata Salina 15- Comunidade Ouro Verde 16 - Espaço Kids foi um sucesso

12

16

Revista Atenção

Setembro/2016

| 87


Sociais

39º FEIRA DA BONDADE

A Festa da Comunidade Bauruense é uma opção de divertimento para toda a família. Tem opções de lazer e entretenimento para crianças e adolescentes, gastronomia e muita música. A equipe organizadora pode dizer que a Feira da Bondade de 2016 foi um sucesso graças a participação de todos.

3

1

1 - Equipe do Yakissoba 2 - Equipe de Alice no País das Maravilhas 3 - Exposição de Antigomobilismo - parceria com o Clube de Carros Antigos do Centro Oeste Paulista 4 - Show da Banda Aurora Summer 5 - Chapeleiro Maluco 6 - Olga Bicudo e Equipe da Tapioca

88 | Revista Atenção

Setembro/2016

2 4

6

5


Sociais

Radically

{na 39 ª Feira da Bondade APAE Bauru} A Radically participou da 39ª Feira da Bondade, no maior evento filantrópico de Bauru, e pelo terceiro ano consecutivo ficaram responsáveis pelo área de entretenimento, com parede de escalada, cotonetes, pula-pula e piscina de bolinhas, atendendo cerca de 1000 pessoas ao longo desses 3 dias. Sem custo para a APAE, a Radically forneceu, além da estrutura, uma equipe de 8 monitores que se dedicaram ao máximo, incentivando as crianças a superarem seus medos. RADICALLY: recreação para festas e eventos, (14) 99645-4042, facebook: radically10

Revista Atenção

Setembro/2016

| 89


VBnews

www.facebook.com/VBNEWSBAURU

1

3

4

2

5

1 - E os meninos gêmeos Augusto e Vinicius já são adolescentes. Comemoraram em família os 13 aninhos. Na foto com os pais Altair e Thais e os padrinhos Juliana e Robson. Felicidades!

3 - Janaína Patrícia de Oliveira, a conhecida empresária dos deliciosos docinhos para festa, mostrou elegância como jurada no concurso da miss melhor idade na Hípica de Bauru

2 - As jornalistas Tania e Ludmila Gusman, diretoras da Mídia Brasil Associados em Muriaé, Minas Gerais, promoveram com sucesso um Encontro Nacional na cidade, que possui vários atrativos turísticos culturais.

4 - Juliana Bravin, da área comercial do Blue Tree Bauru, foi jurada e parceira do concurso que elegeu a miss melhor idade da cidade e na foto está com Márcio Mendes, do Trio Los Angeles que comandou o evento

90 | Revista Atenção

Setembro/2016

6

5 - Júnior Daré comemorou mais um ano de vida! 51, uma boa ideia para lhe desejar muita saúde! 6 - O jornalista, assessor de imprensa e mestre em comunicação, além de colunista da Atenção, Zarcillo Barbosa é o aniversariante do mês. Parabéns!


Revista Atenção

Setembro/2016

| 91


#unimedcontraadengue

Vacina contra a

DENGUE A Unimed vai ajudar você a se proteger!

Preocupada com a saúde de seus clientes e da comunidade, a cooperativa médica está comercializando a nova vacina Dengvaxia, do Laboratório Sanofi Pasteur. É a primeira vacina contra a dengue a chegar ao mercado. Testes clínicos demonstraram redução de até 93% do total de episódios graves da doença.

DENGVAXIA®

Informações sobre a vacina no Laboratório Sanofi Pasteur 0800 14 84 80

Pessoas de 9 a 45 anos de idade. 3 doses em aplicação subcutânea (com intervalo de 6 meses).*

CONTRAINDICAÇÃO

IMPORTANTE

Grávidas e mulheres amamentando não devem tomar a vacina; também não é recomendada para alérgicos aos componentes, com doenças ativas (viral aguda ou crônica) ou sistema imunológico enfraquecido. Nestes casos, aplicação apenas com receita médica. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

A aplicação será agendada no Hospital Unimed Bauru (HUB). Caso marque a aplicação e não compareça, a dose será descartada após o prazo agendado, devido à validade da vacina.

VALOR DE CADA DOSE:

92 | Revista Atenção

Clientes Unimed (Pessoa Física)

R$ 200,00 pagamento em até 3x no cartão de crédito

Compre sua vacina na Unimed Bauru (Rua Gustavo Maciel, 11-30, Centro) e agende a aplicação no Hospital Unimed Bauru (Fone 14 3103-2121, ramal 2732) Setembro/2016 de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Clientes Empresa (Pessoa Jurídica) Ligue no Comercial Unimed. Contato: (14) 3235-3322.

Bauru

*Sujeito à disponibilidade da vacina no mercado.

INDICAÇÃO VACINAÇÃO

Vacina contra a dengue tipos 1, 2, 3 e 4 (recombinante atenuada)

Revista Atenção | Edição de Outubro  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you