Issuu on Google+

Formação Magalhães – Carlos Tavares – 2009 / 2010 Agrupamento Vertical de Escolas de Dairas – Vale de Cambra

Magalhães – Formação – 1º Ceb

Objectivos da Formação: - Promover o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, em ambiente de sala de aula, no 1º Ciclo. - Motivar os professores para a prática da utilização do computador como um recurso no processo de Ensino / Aprendizagem dos seus alunos em exploração pedagógica. - Utilizar/Conhecer os conteúdos programáticos – software, existentes no computador Magalhães. - promover a divulgação de ideias e de experiências entre os professores. - Dar apoio técnico para utilização do Magalhães em sala de aula. - Utilização da Plataforma Moodle do Agrupamento para partilha de informação, durante e após a Formação. - Incentivar à criação de Blogues / Jornais de Turma como meio de partilha e divulgação de informação/ trabalho realizado pelos alunos. - Utilização de quadro Interactivo para Promover as actividades a desenvolver nesta Formação.

1


Início da acção: 29 de Outubro de 2009 Duração da Formação: 25 horas presenciais + 25 horas de trabalho individual Horários: 5ª feiras (quinzenalmente) Sala ? Tarde : 17:00 às 20:00

Propostas de trabalho a realizar / programas a utilizar: http://www.dgidc.min-edu.pt/eescolinha/index2.html Componentes O Magalhães é um computador portátil com funcionalidade iguais às de qualquer outro computador portátil. O que o torna especial é a sua elevada robustez, o seu peso reduzido (1,4 Kg), a consequente facilidade de transporte e a sua aparência. É extremamente atractivo para as crianças... As suas características principais são: Processador: Intel Atom de 1.60 MHz, Memória RAM de 1GB, Disco rígido de 30 GB (particionados do seguinte modo - 10GB Windows; 10GB Linux CM; 10GB Dados do utilizador) Ecrã de 9 polegadas com uma resolução de 1024 × 600 pixels. O Magalhães não tem Drive de CD-ROM, nem saída VGA (normalmente utilizada para ligação a vídeo ou datashow). Para colmatar este último aspecto sugere-se a aquisição de um cabo vga-usb Formação Magalhães – Carlos Tavares – 2009 / 2010 - Conhecer um amplo conjunto de software e aplicações, integrados em 2 sistemas operativos distintos: o Linux Caixa Mágica e o Windows. Dentro deste último, pode-se ainda optar por trabalhar no ambiente específico, o Magic Desktop. Ambientes de trabalho O Magalhães disponibiliza dual boot, ou seja, tem instalados dois sistemas operativos: Windows XP e o Caixa Mágica (Linux) e é possível escolher em qual dos dois se quer iniciar o trabalho com o computador. Depois de ligar o Magalhães o primeiro ecrã que surge revela um conjunto de opções que permitem escolher o sistema operativo ou a reposição de qualquer um dos sistemas. A partir do ambiente de trabalho Windows é ainda possível entrar no Magic Desktop. Este é um software que recria um outro ambiente de trabalho para os alunos mais pequenos. O seu público-alvo são crianças entre os 2 e os 10 anos. Funciona como um sistema operativo enele as crianças podem realizar um conjunto de actividades em tudo semelhantes às que realizam nos sistemas operativos mais comuns. O Magic Desktop, se devidamente configurado pelos pais, protege o computador de pequenos acidentes como alteração das definições do sistema e de ficheiros de dados, que por vezes e, inadvertidamente, as crianças com menos experiência podem alterar. A partir do endereço http://magicdesktop.easybits.com/pt/ é possível fazer a transferência de uma versão de teste (válida para 12 utilizações).

Software de apoio no Windows Parents Carefree O Parents Carefree é o software para controlo parental instalado no Magalhães.

2


Com este software é possível controlar os acessos a sítios da Internet e outras aplicações instaladas no Magalhães, permitindo ainda definir um horário de utilização do computador ou até mesmo bloquear o seu acesso. No Magalhães, o Parents Carefree encontra-se pré-configurado, à partida, para permitir acesso a apenas 20 sítios da Internet. Formação Magalhães – Carlos Tavares – 2009 / 2010

É, assim, da responsabilidade dos pais e encarregados de educação alterar esta configuração de acordo com o que considerarem mais adequado para as suas crianças. O controlo de sítios é feito pela criação de uma “lista branca” (endereços de sítios permitidos) ou de uma “lista negra” (endereços de sítios interditos). Em sentido semelhante, o controlo a programas é, igualmente, feito pela definição de uma lista de programas proibidos. Guia de Controle Parental (PDF) Inclui instruções para a configuração deste software. E- Learning Class O e-Learning Class é um software que permite a ligação, por acesso remoto, do computador utilizado pelo professor aos computadores Magalhães existentes na sala de aula, desde que esses computadores se encontrem ligados em rede. Existe um conjunto de actividades que o professor pode realizar com este software:  o professor pode visualizar os ecrãs dos computadores dos alunos ou permitir que os aluno vizualizem o ecrã do seu computador;  o professor pode mandar executar ou bloquear as aplicações instaladas no computador dos alunos;  o professor, a partir do seu computador, pode transmir um vídeo de curta duração ou o resultado da captura de imagens feita pela câmara instalada no computador do professor para serem visualizados no ecrã dos computadores dos alunos;  Pode criar grupos de trabalho de computadores e trabalhar particularmente com cada grupo. Antivírus O Magalhães tem instalado um programa para detecção de vírus: o Avast. O Avast é um programa que permite combater a instalação de virús nos pacotes executáveis dos sistemas operativos, nos arquivos (pastas e ficheiros) e no próprios sistemas de e-mail, protegendo das tentativas de invasão através da ligação à rede e dos ataques de hackers. Formação Magalhães – Carlos Tavares – 2009 / 2010

É importante que o computador seja ligado, com alguma frequência, à Internet para que seja feita a actualização do antivírus. Exemplos de software: Sistema Operativo Linux Caixa Mágica Open office: Texto - Processador de texto Matemática - Folha de cálculo Apresentações - Apresentação electrónica Tux Paint programa de pintura, GCompris... Office, Tux Paint, Clic Mat, Eu sei, Diciopédia...

Magic Desktop Ferramentas simples de escrita, desenho e jogos

3


- Desenvolver trabalho nos diferentes programas existentes em cada Sistema Operativo :

Supertux – Jogo de destreza semelhante ao "Super Mário" Aprender - conjunto de programas educativos (GCompris) para crianças a partir dos 2 anos

Internet - Acesso à Internet através do navegador de Internet Mozilla Firefox E-mail Mensageiro - mensageiro instantâneo que permite a ligação à rede MSN (programa de conversação)

Agenda - agenda electrónica Multimedia - leitor multimédia Contactos - aplicação que permite guardar, organizar e personalizar o correio (só funciona se existir acesso à Internet e se o programa for configurado pelos encarregados de educação)

Sistema Operativo Windows: Word – programa de processamento de texto (Microsoft Office Word 2007) Excel – Programa de folha de cálculo (Microsoft Office Excel 2007) Power Point - programa de apresentações electrónicas (Microsoft Office Power Point 2007)

Paint - programa de desenho (Acessório do Windows) Formação Magalhães – Carlos Tavares – 2009 / 2010

Software Educativo deste sistema operativo: À Descoberta do Ambiente - actividades e informações relacionadas com temas ambientais (DGIDC).

A Cidade do Faz de caso - actividades interactivas para o apoio desenvolvimento de competências no 1º ciclo (DGIDC) Childsplay- jogos interactivos para os mais pequenos (software livre) ClicMat - inclui 32 actividades interactivas de matemática dirigidas a alunos desde o 1.º ao 9.º ano. (DGIDC)

Diciopédia - Enciclopédia multimédia da Porto Editora que disponibiliza informação sobre vários temas que integram diversos tipos de documentos: artigos, recursos multimédia, diagrama, mapas... English is Fun- actividades de sensibilização à língua inglesa através de histórias, canções, jogos e palavras num dicionário interactivo (DGIDC), Eu Sei - actividades de apoio ao trabalho realizado nas diferentes áreas curriculares do 1º ciclo. Está organizado por anos de escolaridade. (Este programa é uma adaptação off-line de algumas actividades do sítio EU SEI, da ESE de Santarém) Mingoville - programa interactivo de aprendizagem do Inglês, dirigido a crianças entre os 5 e os 12 de idade. Tuxpaint - programa de desenho para crianças. Possui funcionalidades interessante, tais como, efeitos sonoro e carimbos.(software livre)

Magic Desktop O Magic Desktop, a que se tem acesso através de um ícone no ambiente de trabalho do sistema operativo da Microsoft Windows, disponibiliza um conjunto de programas educativos e de entretenimento, de fácil utilização, que desafiam as crianças mais pequenas a jogar e a aprender.

O software instalado no Magic Desktop é o seguinte: Formação Magalhães – Carlos Tavares – 2009 / 2010

4


Easy Write – processador de texto simples que permite praticar a escrita por exemplo através da criação de pequenas histórias ou da escrita de cartas que poderão ser enviadas por e-mail a amigos e familiares. Easy Paint – editor de imagens onde é possível criar os próprios desenhos e também colori-los. Estas imagens poderão ser impressas ou partilhadas com a família e amigos enviando-as por e-mail. Easy Learning – programa que disponibiliza um conjunto de exercícios de matemática e de ortografia. Estes exercícios podem ser seleccionados pelos pais e ajustados ao nível escolar de cada utilizador através da função “Seleccionar exercícios” que se encontra disponível nos “Tópicos do Assistente”. O programa permite conciliar a resolução de exercícios com momentos divertidos, permitindo ao utilizador jogar e ganhar pontos de bónus. Detective Bob – jogos para descobrir as diferenças com diversos níveis de complexidade. Find a Match – jogos para encontrar semelhanças ou pares correspondentes. FunCam – programa de gravação de imagens captadas com a webcam incorporada no Magalhães. Gamepad – programa que apresenta uma colecção de jogos que podem ser seleccionados a partir do livro “EasyBits Book Holder” (apresentado na barra superior direita). Magic Mail – programa de acesso, gestão e configuração de correio electrónico para ser utilizado pelas crianças. Antes de se poder enviar e receber e-mails é necessário configurar a conta de correio electrónico. Para isso é necessário iniciar o “Assistente de Contas de Correio”. Os pais e encarregados de educação podem controlar o livro de contactos de correio electrónico impedindo assim que crianças enviem ou recebam mensagens de e-mail de pessoas desconhecidas. As mensagens provenientes de endereços de e-mail desconhecidos são colocadas em quarentena, aguardando aprovação por parte dos pais. My First Browser – programa que permite direccionar a criança para um conjunto de sítios previamente definidos pelos pais como autorizado. Para funcionar é necessário garantir que o computador está ligado à Internet. Os pais têm igualmente acesso ao histórico completo de acessos e actividades desenvolvidas na Internet. My First Music – programa que permite escolher uma melodia que se pretende ouvir e o instrumento musical com o qual se pretende que a melodia seja reproduzida, ensinando às crianças noções sobre ritmos e andamentos. Puzzle King – programa que permite a construção de puzzles. Apresenta vários níveis de dificuldade. Formação Magalhães – Carlos Tavares – 2009 / 2010 Talking Parrot – permite gravar sons e mensagens de voz. Pode ser utilizado por crianças que não dominam ainda a leitura e escrita e querem enviar uma mensagem a alguém através do correio electrónico. Ligações importantes: http://www.magalhaes.caixamagica.pt/ http://www.eescolinha.gov.pt/ http://www.microsoft.com/portugal/educacao/magalhaes/default.mspx http://www.dgidc.minhttp://quadrointeractivo.webnode.com/magalhães/du.pt/eescolinha/index2.htm

O que fazer? Redigir histórias, relatos de visitas de estudo ou de experiências, escrever cartas ou emails, criar um blogue ou um sítio na Internet para a turma, realizar pesquisas na Internet (se existir ligação na sala de aula) ou na Diciopédia (enciclopédia instalada no Magalhães), preparar apresentações de projectos de estudo, explorar software educativo sobre determinados tópicos, construir tabelas, esquemas e gráficos, desenhar, colorir, inserir e modificar imagens em documentos de trabalho... são

5


exemplos das múltiplas actividades que podem ser realizadas pelos alunos utilizando o Magalhães na sala de aula. Algumas sugestões de temas sobre os quais pode ser produtivo dialogar com os encarregados de educação:

 Como e quando será possível utilizar o Magalhães na sala de aula? Todos os dias? Alguns dias por semana?

 Que cuidados a ter com o carregamento das baterias em casa?

Poderá ser importante lembrar a vantagem de garantir que as baterias estejam carregadas antes de trazer o Magalhães para a escola, visto que na escola, será difícil ou mesmo impossível carregar as baterias de todos os alunos da turma em simultâneo.

 Que cuidados a considerar na organização do ambiente de trabalho no computador Magalhães de cada um dos alunos?

 Que riscos correm os alunos ao transportar para a escola um objecto como o computador? Como os prevenir e/ou os enfrentar?

 Que procedimentos de segurança a ensinar às crianças no que respeita à utilização, de computadores e outros equipamentos electrónicos com sistemas de ligação à rede, telemóveis e consolas de jogos portáteis, no caminho entre escola e casa e em locais onde o espaço de intervenção de pais e professores é inexistente? Criação de rotinas de trabalho com os alunos

Formação Magalhães – Carlos Tavares – 2009 / 2010

É igualmente importante estabelecer com os alunos algumas regras e rotinas de trabalho facilitadoras da integração do computador no trabalho diário. Eis o exemplo de alguns aspectos que os professores deverão ter em conta:

 O que se pode fazer com o Magalhães na sala de aula?  Em que dias da semana devem trazer o Magalhães para a escola?  Em que momentos da aula se pode ligar o computador?  Onde gravar os ficheiros produzidos? Carregamento das baterias na escola Na sala de aula, é necessário prever a necessidade de carregar algumas baterias durante a utilização do computador na escola (poderá haver algum esquecimento de as carregar em casa). Por isso, será conveniente que, na sala de aula, existam tomadas e extensões que permitam a ligação à corrente eléctrica de alguns computadores em simultâneo. Nestas condições é necessário evitar que os fios das extensões se encontrem espalhados pela sala de aula.

6


Formação: PC Magalhães – Um Novo Paradigma Carlos 1 Tavares

Sessão n.º 3 – Oficina de Formação

Conteúdos / Objectivos: • Revisões:

7


o Limpeza do disco – my storage.. o Ligar-se à internet – wireless,

o Verificar actualizações, ( ao desligar o PC, deixar terminar o

processo), o Ligar-se à Sala Virtual – PC Classmate – e-learning: Enviar este ficheiro e um outro sobre os docs enviados por e-mail, o Correr o anti-vírus, verificar registo ( as letras que não eram visíveis no registo era por causa do Parents Carefee activo), o Funcionamento da Câmara fotográfica e de filmar, o Movie Maker – trabalhos realizados, • Novo: o Photo Story, o Trabalhos no Word – Inserir imagem, formatar, print scrin, paint……

Vale de Cambra, 08 de Novembro de 2009

Formação: PC Magalhães – Um Novo Paradigma Carlos 1 Tavares

Sessão n.º 4 – Oficina de Formação

Conteúdos / Objectivos: • Revisões:

O ‘item “ comprimir ficheiros antigos>opções>comprimir após 1 dia….. o Limpeza do disco – my storage..o Ligar-se à internet – wireless,

o Verificar actualizações, ( ao desligar o PC, deixar terminar o processo), o Ligar-se à Sala Virtual – PC Classmate – e-learning:

Enviar este ficheiro e um outro sobre os docs enviados por e-mail,

8


o Correr o anti-vírus, verificar registo ( as letras que não eram visíveis no registo era por causa do Parents

Care-

fee activo),-

Instalar Actualizações

o Funcionamento da Câmara fotográfica e de filmar, o Movie Maker – trabalhos realizados, o Photo Story,

o Trabalhos no Word – Inserir imagem, formatar, print scrin, paint……

• Novo:

o Criar Blogue,

Vale de Cambra, 12 de Novembro de 2009

Formação: PC Magalhães – Um Novo Paradigma Carlos Tavares – Professor

9


1

Sessão n.º 5 – Oficina de Formação – 7 e 10 de Dezembro 2009

Conteúdos / Objectivos: • Revisões:

o Inscrições Magalhães – Declaração segurança Social,

o Verificar actualizações, ( ao desligar o PC, deixar terminar o processo),

o Correr o anti-vírus, verificar registo ( as letras que não eram visíveis no registo era por causa do Parents

Carefee

Instalar Actualizações • Novo: activo),-

o RECOMENDAÇÕES AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – Mudar palavra-chave do Control Parental: Rato Dto > Definições > Inserir pte2010 > Definições de registo > mudar palavra-chave o

Criar (editar) Blogue,

Objectivo manter actualizado o blogue, como se fosse um diário, Paint e sua utilização p/ criar novas imagens….

Como editar novas postagens, cabeçalhos, adicionar mini-aplicação,

Para publicar no blogue Power point: ir ao Google> mais > Docs > carregar > seleccionar ficheiros

para carregar > iniciar carregamento > regressar a Docs > seleccionar > partilhar > obter link > guardar > mais acções > view the published version > publicar doc > seleccionar e copiar HTML > ir ao blogue > iniciar sessão > esquema > adicionar uma mini-aplicação > seleccionar HTML..java.. > ou em nova postagem > ir buscar o link da partilha > Guardar… Para publicar apresentação de fotos > picasa > http://picasaweb.google.com/home >fazer upload das fotos> link para este álbum > copiar link para este álbum > incorporar apresentação de slides > copiar link > ir ao blogue e proceder da mesma forma que na apresentação de power point… o Conhecer Caixa Mágica…. o Ligar-se à Sala Virtual – PC Classmate – e-learning: Enviar este ficheiro,

Gerar questionários – resposta múltipla, aberta - dissertivas, referendo.. sobre o Maga., programas, software instalado, outras….

Vale de Cambra, 07 de Dezembro de 2009

Manhattaan conversor USB 2.0 P/VGA-179119 – ( aplicativo do Maga p/ Data show )

10


Formação: PC Magalhães – Um Novo Paradigma Carlos Tavares - Professor

1

Sessão n.º 6 – Oficina de Formação – 4 e 7 de Janeiro 2010

Conteúdos / Objectivos: • Revisões:

o Verificar actualizações, ( ao desligar o PC, deixar terminar o processo),

o Correr o anti-vírus, verificar registo ( as letras que não eram visíveis no registo era por causa do Parents

Carefee

activo),-

Instalar Actualizações

o RECOMENDAÇÕES AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – Mudar palavra-chave do Control Parental: Rato Dto > Definições > Inserir pte2010 > Definições de registo > mudar palavra-chave o

Criar (editar) Blogue,

Objectivo manter actualizado o blogue, como se fosse um diário, é um cogumelo que surgiu no

recreio....abrir a porta da sala de aula, apanhar as oportunidades, dar um fim a este sistema comunicacional, Paint e sua utilização p/ criar novas imagens…. Como editar novas postagens, cabeçalhos, adicionar mini-aplicação, Para publicar no blogue Power point: ir ao Google> mais > Docs > carregar > seleccionar ficheiros para carregar > iniciar carregamento > regressar a Docs > seleccionar > partilhar > obter link > guardar > mais acções > view the published version > publicar doc > seleccionar e copiar HTML > ir ao blogue > iniciar sessão > esquema > adicionar uma mini-aplicação > seleccionar HTML..java.. > ou em nova postagem > ir buscar o link da partilha > Guardar… Para publicar apresentação de fotos > picasa > http://picasaweb.google.com/home >fazer upload das fotos> link para este álbum > copiar link para este álbum > incorporar apresentação de slides > copiar link > ir ao blogue e proceder da mesma forma que na apresentação de power point…

• Novo:

o Conhecer Caixa Mágica….

o Ligar-se à Sala Virtual – PC Classmate – e-learning: Enviar este ficheiro,

Gerar questionários – resposta múltipla, aberta - dissertivas, referendo.. sobre o Maga., programas, software instalado, outras….

Planificação de actividades lectivas com a utilização do “ Magalhães “, que recursos, programas, que conteúdos utilizar? Que tempos, abordagens, temas, metodologias, .......

11


Formação: PC Magalhães – Um Novo Paradigma Carlos Tavares - Professor

2

Qual o feedback da actividade dos professores nas respectivas escolas com os alunos, que utilizaram

os Magalhães; Em que situação, que conteúdos abordaram, que produtos produziram, que implicações tiveram, exemplos…..

Vale de Cambra, 04 de Janeiro de 2010

12


Formação: PC Magalhães – Um Novo Paradigma Carlos Tavares - Professor

1

Sessão n.º 7 – Oficina de Formação – 11 e 21 de Janeiro 2010  Conteúdos / Objectivos: o Novo:  Para publicar Apresentações de fotos/ > picasa > http://picasaweb.google.com/home >fazer upload das fotos> link para este álbum > copiar link para este álbum > incorporar apresentação de slides > copiar link > ir ao blogue e proceder da mesma forma que na apresentação de power point…  Para publicar trabalhos do Word ou em PDF no blogue: Inscrever-se no: http://issuu.com/ e m

up

Sign

ir a My library>fazer o upload do doc>ir novamente para a library>seleccionar o doc que queremos

publicar>ir a Embed> seleccionar esqª bloger>seleccionar e copiar embed code> ir ao blogue e postar como de costume….  Escola Virtual e a sua utilização, ( não esqueçam a v/ palavra-chave, utilizador), interagir e conhecer os recursos, actividades, Editores e como utilizar em ambiente de sala de aulas. Como planificar actividades com este recurso......  Conhecer Caixa Mágica….  Ligar-se à Sala Virtual – PC Classmate – e-learning:

 Gerar questionários – resposta múltipla, aberta - dissertivas, referendo.. sobre o Maga., programas, software instalado, outras….

 Planificação de actividades lectivas com a utilização do “ Magalhães “, que recursos, programas, que conteúdos utilizar? Que tempos, abordagens, temas, metodologias, .......  Qual o feedback da actividade dos professores nas respectivas escolas com os alunos, que utilizaram os Magalhães; Em que situação, que conteúdos abordaram, que produtos produziram, que implicações tiveram, exemplos…..  Publicar essa planificação na disciplina do Moodle, da Formação.

Vale de Cambra, 10 de Janeiro de 2010

13


Formação Magalhães-doc-issuu